Ivna Sá dos Santos
Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997), especialização em Comunicação Pastoral pela UNISINOS (1998), especialização em Gestão de Marketing pela FCHPL (1999) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, mediação e recepção televisiva, mídia e educação, imprensa alternativa e formação de professores.
Já lecionou em cursos de Pedagogia, Jornalismo, Design, Publicidade e Propaganda e Teologia em várias instituições de ensino. Atualmente, é professora do curso de pós-graduação do Instituto São Tomás de Aquino em Belo Horizonte, na disciplina "Mídia e Formação Presbiteral" e da disciplina Pastoral e Comunicação para alunos da Teologia do mesmo Instituto. Atua também como fotógrafa profissional com estúdio próprio. É autora do livro "Dai-lhes vós mesmos de comer", que narra a história do Projeto Universidades Renovadas, já na segunda edição e também do livro "A vida que pulsa em nós" (2018), escrito em parceria com a psicóloga Raquel Araújo.
É idealizadora do Programa Viva sua real beleza, voltado para o público feminino (@vivasuarealbeleza) e do Treinamento 4IS (Imagem que Inspira e Informa no Instagram), voltado para mulheres empreendedoras (@ivnasamarketing)
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: "Nem inimiga, nem aliada: um estudo de caso sobre as percepções que alunas-professoras do Curso de Pedagogia da PUC-Minas têm da mídia",Ano de Obtenção: 2005
Sandra de Fátima Pereira Tosta.Palavras-chave: Mídia e Educação; Formação de professores; Educação e Comunicação; Mediação e recepção televisiva.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outro.
Especialização em Gestão Estratégica de Marketing
1999 - 2000
Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo
Título: Gestão Estratégica de Marketing Pessoal: Ferramenta Imprescindível aos profissionais do século XXI
Orientador: Paula Matos Marques Simões
Especialização em Comunicação Para Pastoral (CELAM)
1998 - 1998
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O Jornalismo como instrumento de Comunicação, Educação e Evangelização
Orientador: José Renato Soethe
Graduação em Jornalismo
1994 - 1997
Centro Universitário de Belo Horizonte
Título: A inserção da Igreja Católica na mídia televisiva
Orientador: Adélia Barroso
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Prática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Fotografia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Organização de eventos
SANTOS, Ivna Sá dos ; KIVITZ, E. R. ; SERGIO, P. ; GABRIEL, G. . A presença cristã na mídia social: sobre linguagem, pastoral e comunicação. 2019. (Outro).
SANTOS, Ivna Sá dos ; BUROCCHI, A. M. . Mistério no Fragmento. 2018. (Exposição).
Participação em eventos
Palestra para alunos da Faculdade de Comunicação da PUC-Minas.A construção da imagem a partir da deficiência visual. 2019. (Outra).
Um olhar para as mulheres.Por que se aprisionar se você pode voar?. 2019. (Outra).
III Simpósio Universitário.Projeto Universidades Renovadas: sonho, história e objetivos. 2017. (Simpósio).
Fórum de Comunicação e Educação. 2005. (Outra).
26ª Reunião Anual da ANped. Mini-curso "Educação e Processos de Comunicação". 2003. (Congresso).
Colóquio sobre Pesquisa em Educação. 2003. (Outra).
Fórum de Educação: Pedagogo: que profissional é esse?. 2002. (Outra).
II Seminário de Políticas Municipais de Juventude das Mercocidades. 2000. (Seminário).
I Seminário Multi Marketing. 1999. (Seminário).
Mutirão Brasileiro de Comunicação Social. 1998. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, Ivna Sá dos; RASLAN, Gilson. Jornalismo e Literatura na Interface da Escrita. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
A presença cristã nas mídias sociais: um estudo de caso sobre a Igreja Batista de Água Branca; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Instituto Santo Tomás de Aquino; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
A influência da TV na formação dos cidadãos do amanhã; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Fundação Comunitária Educacional de João Monlevade; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
Imagem e Infância: o processo de percepção da marca Coca-Cola em crianças ainda não alfabetizadas de uma escola infantil de Divinópolis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
As mediações no processo de recepção da mensagem televisiva: um estudo de caso sobre a recepção da novela América por uma adolescente de Divinópolis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
Comunicação e Educação: como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental vêem a mídia televisiva no processo educacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Comunitária Educacional de João Monlevade; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
Jornalismo e Responsabilidade Social: uma análise do tratamento dado às notícias pela TV Alterosa de Divinópolis; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ivna Sá dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Dai-lhes vós mesmos de comer. 03. ed. Belo Horizonte: RCCBRASIL, 2019. v. 01. 297p .
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Nem inimiga, nem aliada: percepções sobre a mídia na prática docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Educar para mídia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Educar para a mídia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Dos meios às mediações: o papel do professor na sociedade mediática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Comunicação como ferramenta de mobilização social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VENTURA, de Souza A. ; SANTOS, Ivna Sá dos . A escola no contexto da Sociedade Mediatizada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Gestão Estratégica de Marketing Pessoal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Superação: o desafio para profissionais e empresas do século XXI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Mídia e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Educação e Comunicação: o uso do jornal em sala de aula. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Imprensa Alternativa: histórico, mudanças e perspectivas de mercado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Ivna Sá dos . Imprensa Alternativa: histórico, mudanças e perspectivas de mercado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SANTOS, Ivna Sá dos . Mídia e Religião. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, Ivna Sá dos ; VENTURA, de Souza A. . Leitura Crítica da Comunicação: ressignificações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Ivna Sá dos . Cartilha Cultural do Município. 2006. (Editoração/Outra).
SANTOS, Ivna Sá dos . Rádio e TV: mídia eletrônica e cultura no Brasil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Ivna Sá dos ; TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. . Educação e Processos de Comunicação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Ivna Sá dos . Diagramação e Programação Visual. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, Ivna Sá dos ; ARAUJO, T. . Mídia, escola e família. 2006.
SANTOS, Ivna Sá dos . Imprensa Alternativa: histórico, conceito e perspectiva de mercado. 2002 (Palestra) .
SANTOS, Ivna Sá dos . Assessoria de Comunicação. 2002 (Oficina) .
SANTOS, Ivna Sá dos . Educação e Comunicação: o uso do jornal em sala de aula. 2002 (Palestra) .
SANTOS, Ivna Sá dos . Diagramação e Programação Visual. 2002 (Oficina) .
SANTOS, Ivna Sá dos . Imprensa Alternativa: histórico, conceitos e perspectivas de mercado. 2002 (Palestra) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário UNA, Faculdade de Ciências Gerenciais. , Rua da Bahia, 1723., Lourdes, 30160-011 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32747525, Fax: (31) 32747525, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Instituto Santo Tomás de AquinoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
1994 - 1996
Superintendência de Limpeza Urbana de Belo HorizonteVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
10/1994 - 02/1996
Serviços técnicos especializados , Assessoria de Comunicação Social, Centro Rua Tupis 149.,Serviço realizado, Redação de Jornal institucional, redação de releases diários para imprensa, clipping, reportagem de programa de TV interno, teatro e composição de esquetes para conscientização ambiental..
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Teologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pastoral da Comunicação
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficiina de Comunicação Escrita
2006 - 2008
Centro Universitário UNAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14
Atividades
-
02/2006
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação (1º período)
-
02/2006
Ensino, Comunicação Institucional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Temáticos (3º período), Sistemas de Comunicação (1º período)
2002 - 2007
Fundação Comunitária Educacional de João MonlevadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: outro (professor), Carga horária: 6
Atividades
-
02/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismmo, Planejamento Gráfico em Jornalismo
-
05/2002 - 11/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Convergências das Mídias
2003 - 2005
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 4
Atividades
-
02/2003 - 11/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação em Tecnologia Educacional, Linguagem e Técnica em Jornalismo, Planejamento Gráfico em Jornalismo
2002 - 2003
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 6
Outras informações:
Como professora dessa disciplina, editei a primeira publicação da REVISTA ÁGORA, dos alunos do Curso de Jornalismo da Newton de Paiva.
Atividades
-
09/2002 - 02/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Jornalismo, Laboratório de Jornalismo I
2000 - 2002
Associação dos Aposentados e Pensionistas da CemigVínculo: Outro (contratada autônoma), Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
10/2000 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Setor de Comunicação Social, Belo Horizonte.,Serviço realizado, Produção de jornal institucional, acompanhamento de home-page, assessoria de imprensa e serviços de design..
1999 - 2002
Jornal Folha de Pedro LeopoldoVínculo: Contratada autônoma, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Atividades
-
01/1999 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , Redação, Pedro Leopoldo.,Serviço realizado, Serviços de Reportagem e Edição..
1998 - 1998
Iochpe Maxion TecmisaVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 4
Atividades
-
04/1998 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Assessoria de Comunicação Social, Contagem Mg.,Serviço realizado, Edição e Redação de Jornal institucional..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ivna Sá dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?