Jacó Lavinsky

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1971) e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1981-1993), Fundador e Diretor do Instituto de Oftalmologia Lavinsky (desde1975), Coordenador do Programa Anual de Educação Médica Continuada para Especialistas em Oftalmologia (desde 1987), Coordenador e Pesquisador Principal de nove Pesquisas Multicêntricas Internacionais (Aprovadas pelo GPPG HCPA) e Pesquisas Nacionais (Aprovadas pelo GPPG HCPA). Foi vice- Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1991-1993), Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1993-1995), Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (1999-2001), Editor e Fundador da Revista da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e Presidente do Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (1999), Membro de Bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado, Livre- Docência e de Professor Titular da UNIFESP, USP- São Paulo, USP- Ribeirão Preto e UFMG. Recebeu 37 Prêmios , Títulos e Homenagens como: Moção de Congratulações e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa de Santa Catarina, foi incluído na publicação OS MAIS ADMIRADOS DA MEDICINA - 2007 (Revista Análise Saúde 2008). Publicou três livros, ministrou Conferências Magnas nos Congressos Brasileiro e Mundial, é orientador de Mestrado Acadêmico e Profissionalizante, Iniciação Científica e tem um Programa de Fellowship em Retina com duração de um ano com candidatos procedentes de outros Estados. Membro do Conselho Editorial de oito Publicações. Presidente do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia que ocorreu na Cidade de Porto Alegre entre os dias 5 e 8 de setembro deste ano (2011). CHEFE DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE apartir do ano de 2009, até o presente ano (2011).

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Oftalmologia

1972 - 1975

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: UVEÍTE EXPERIMENTAL COM VÍRUS DO HERPES SIMPLEX(VHS I) EM COBAIAS; ESTUDO CLÍNICO E IMUNOLÓGICO.
Orientador: Prof Hilton Rocha
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia / Especialidade: Oftalmologia Clínica. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Titulo de Especialista

1974 - 1974

Associação Médica Brasileira

Especialização em Especialista Em Oftalmologia

1972 - 1974

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Graduação em Medicina

1965 - 1971

Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado

1995 - 1997

Pós-Doutorado. , Cleveland Clinic Foundation International Center. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia / Especialidade: Oftalmologia Clínica E Cirúrgica.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia/Especialidade: Oftalmologia Clínica E Cirúrgica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia/Especialidade: Retina E Vítreo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia/Especialidade: Retinopatia Diabética.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Degeneração Macular Relacionada à idade.

Participação em eventos

Retina 2015. Coordenador Painel DMRI. 2015. (Congresso).

Retina 2015. Coordenador Casos clinicos II. 2015. (Congresso).

Retina 2015. Debatedor Painel Edema Macular Diabético. 2015. (Congresso).

Retina Expert Meeting. 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Discutidor do "Simpósio Prevenção: Projetos de Prevenção Extramuros: Experiência" com o seguinte tema: "Debate: Importância dos mutirões na atual conjuntura". 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. alestrante do "Dia Especial: Dia Especial de Retina" com o seguinte tema: "EYLIA no Brasil e no mundo". 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Moderador do "Dia Especial: Dia Especial de Retina" com o seguinte tema: "Módulo IV - Meu Caso Cirúrgico Mais Interessante dos Últimos Dois Anos (1h)". 2014. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Discutidor do "Painéis: Controvérsias nas Vasculopatias e Maculopatias". 2014. (Congresso).

17º Congresso de Oftalmologia e 16º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. APRESENTADOR no RETINA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS com o tema CASO CLÍNICO.. 2014. (Congresso).

17º Congresso de Oftalmologia e 16º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. DISCUTIDOR na atividade RETINA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS. 2014. (Congresso).

12º Congresso Brasileiro de Clinica Médica. Palestrante na Mesa Redonda- Doenças Oftalmológicas, abordando tema "Doenças degenerativas da retina". 2013. (Congresso).

3rd Macula & Retina Congress. Member to discuss the latest scientific and clinical information in this field. 2013. (Congresso).

Tratamento farmacológico das Maculopatias.DMRI- Diagnóstico e classificação e Tratamento farmacológico das oclusões venosas.. 2013. (Seminário).

Comando da Aeronáutica- Diretoria de Saúde- Hospital de Aeronáutica de Canoas.Atualização em retinopatia diabética e degeneração macular relativa à idade (DMRI). 2013. (Outra).

XVII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Simpósio de Retina I- Atualização no tratamento do edema macular diabético. 2012. (Congresso).

30º Jornada de Oftalmologia do HCPA. Coordenador do Módulo 3- Retina. 2012. (Congresso).

30º Jornada de Oftalmologia do HCPA. Apresentador do painel de casos Clínicos: Doença de Von Hippel Lindau. 2012. (Congresso).

37º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Debatedor na sessão: Fórum Diabetes- Módulo clinico. 2012. (Congresso).

GEPO- Grupo de Estudos e Pesquisa em Oftalmologia.Debatedor do módulo Retina e palestrante do módulo Senilidade Ocular.. 2012. (Seminário).

IV Fórum Nacional de Saúde Ocular.Debatedor no módulo Retinopatia Diabética. 2012. (Seminário).

36º Congresso da APO- Associação Paranaense de Oftalmologia. Edema Macular do Diabético- Participante do Módulo Retina-Simpósio Retina Clínica. 2011. (Congresso).

VI Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Simpósio Afecções Oculares no Diabetes- diabetes e catarata, neuropatia óptica diabética, retinopatia diabética- Classificação atual da RD. 2011. (Congresso).

29º Congreso Panamericano de Oftalmologia. Instructor of the SubDay: SPRV Pre- Congress activity with the topic Risk factors for Age related macular degeneration. 2011. (Congresso).

29º Congreso Panamericano de Oftalmologia. Instructor of the Symposium: What´s New in Imaging and Diagnostic Approaches of Retinal Diseases/ With the topic Fundoscopy and angiographic findings of hereditary retinal diseases. 2011. (Congresso).

XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. PRESIDENTE DO CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. 2011. (Congresso).

34º Simpósio Internacional Moacyr Álvaro.Palestrante do Retina Atualidades Estratégias de tratamento em DMRI.. 2011. (Simpósio).

II Encontro da Liga de Oftalmologia/Núcleo Acadêmico SIMERS.Retinopatia Senil. 2011. (Encontro).

GEPO- Grupo de Estudos e Pesquisa em Oftalmologia.Módulo de Retina com o tema: Oclusão de veia central da retina- tratamento baseado em evidências.. 2011. (Encontro).

35º Congresso da APO- Associação Paranaense de Oftalmologia. Participante da Mesa Redonda DMRI apresentando o tema Classificação, genética e epidemiologia.. 2010. (Congresso).

XVI Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Simpósio Retina I - Fatores de risco na degeneração macular relacionada a idade. 2010. (Congresso).

Scientific Meeting. Evento realizado por ALLERGAN LATAM. 2010. (Congresso).

13º Congresso de Oftalmologia e 12º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia. Congressista. 2010. (Congresso).

35º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo. 2010. (Congresso).

XXXIII SIMASP- UNIFESP.Novos conceitos em Retinopatia Diabética- Clínica e Cirúrgica- Fisiopatogenia e classificação da Retinopatia diabética. 2010. (Simpósio).

XXXIII SIMASP- UNIFESP.Painel: Condutas em DMRI- SBRV- Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo - Caso Clínico. 2010. (Simpósio).

XXXIII SIMASP- UNIFESP.Coordenador - Inovações em Retina- SBRV- Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo. 2010. (Simpósio).

17º Jornada Gaúcha de Oftalmologia.Discutidor de Temas Livres. 2010. (Encontro).

GEPO- Grupo de Estudos e Pesquisa em Oftalmologia.Módulo de Retina com o tema: Retina- DMRI Exsudativa. 2010. (Encontro).

Programa de extensão universitária Oftalmologia para o médico geral.Ministrante- Promoção: Departamento de Pediatria e Puericultura/Faculdade de Medicina. 2010. (Outra).

IX Congresso Sul- Brasileiro de Oftalmologia e XV Simpósio de Atualização em Oftalmologia. Palestrante com o tema: "Farmacoterapia Intra- vitrea" no módulo "Oftalmologia Geral". 2009. (Congresso).

34º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Palestrante do Módulo Pesquisa Clínica com o tema: Avaliação morfofuncional na DMRI exsudativa tratada com bevacizumab.. 2009. (Congresso).

34º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenador da Conferência Internacional .. 2009. (Congresso).

34º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Painelista do Painel DMRI. 2009. (Congresso).

34º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Palestrante do Simpósio Diabetes, com o tema: Anti- VEGF no edema macular diabético.. 2009. (Congresso).

34º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenador do Simpósio Diabetes. 2009. (Congresso).

XXXI COngresso de Oftalmologia da UNIFESP. Participou como discutidor- Grand Roud- Caso de Retina.. 2009. (Congresso).

XXXIV Congresso da APO. Participante da Mesa Redonda RETINOPATIA DIABÉTICA (RD) e palestrante do módulo "02- Auditório Allergan- Retina- Retinopatia diabética" com o tema "Classificação e abordagem do olho diabético".. 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do DIA ESPECIAL- RETINA com o seguinte tema: "Fatores de risco da DMRI". 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do Simpósio- RETINA E VÍTREO II- CIRÚRGICA. 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do Simpósio- Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo com o seguinte tema: "Tratamento do edema macular diabético". 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do Simpósio- Retina e vítreo II- Cirpurgica com o seguinte tema: "Retinopexia Pneumática". 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do Simpósio- Prevenção da Cegueira I com o seguinte tema: "Repensando as ações do CBO na Cegueira". 2009. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do DIA ESPECIAL- RETINA com o seguinte tema: Fatores de risco da DMRI. 2009. (Congresso).

12º Congresso de Oftalmologia e 11º Congresso de auxiliar de Oftalmologia da USP. Palestrante com o tema "Tratamento do edema macular diabético: o que realmente funciona?". 2009. (Congresso).

XXI Jornada de Oftalmologia - Centro de estudos- Prof. Heitor Marback.Palestrante do módulo de Retina com o tema: Anti- angiogênicos na doença macular relacionada a idade e como discutidor de apresentações de casos clínicos.. 2009. (Simpósio).

28º Jornada de Oftalmologia do HCPA.Palestrante. 2009. (Encontro).

Programa de Ação de extensão universitária.Apoio pedagógico- Programa de assistência á saúde de docência em residência médica 2009. 2009. (Outra).

XV Curso Regional Pan- Americano de la Asociación Panamericana de Oftalmología. Conferencista. 2008. (Congresso).

Congresso Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Congressista e Palestrante com os temas: "Minhas indicações e resultados com anti-angiogênicos"; "Conceitos atuais e tratamento de vitreo retinopatia proliferativa". Ambas as palestras foram apresentadas no Simpósio "Retina".. 2008. (Congresso).

33º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenador e Painelista do Simpósio DMRI Presente e Futuro com o painel: Debate em DMRI.. 2008. (Congresso).

33º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vìtreo. Palestrante do Simpósio Interativo vom o tema: " Correlação Morfo-funcional no resultado do tratamento com anti- angiogênicos".. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do simpósio- sociedade brasileira de retina e vitreo com o tema: anti- angiogênicos nas doenças da retina. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. palestrante da Reunião- Prevenção- Recursos humanospara a prática oftalmológica com o tema: A situação na minha região. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Moderador da reunião- Prevenção- Recursos humanos para a prática oftalmológica.. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Painelista do painel- prevenção de cegueira- "barreiras para o atendimento oftalmológico". 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Coordenador do simpósio- Oftalmologia no século XXI: uma perspectiva global: simpósio conjunto AAO, PAAO e CBO.. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do simpósio- Retina I com o tema: Drogas intra- oculares no tratamento da retinopatia diabética.. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Coordenador do simpósio- Retina I. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do DIA ESPECIAL- Retina- Sessão I- DMRI com o tema: Terapias combinadas. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Congressista. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestante do simpósio satélite- Novartis- "Lucentis, o tratamento padrão para a DMRI" com o tema: Abertura. 2008. (Congresso).

11º Congresso de Oftalmologia e 10º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. Congressista e palestrante no módulo Retina Clínica. 2008. (Congresso).

8th International AMD Congress. The art of science in medical practive- to advance patient care. 2008. (Congresso).

XV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Congressista. 2008. (Congresso).

Simpósio Bausch & Lomb.Moderador. 2008. (Simpósio).

1º Simpósio de Traumas e Urgências Oculares.Palestrante com o tema:. 2008. (Simpósio).

16º Jornada Gaúcha de Oftalmologia.palestrante e convidado. 2008. (Simpósio).

III Fórum Nacional de Saúde Ocular.palestrante. 2008. (Simpósio).

Programa de Assistência á saúde de docência em residência médica 2008.Integrante da equipe executora com contato aluno/público. 2008. (Encontro).

Programa de assistência á saúde de docência em residência médica 2008-Ação de Extensão Universitária.Promoção: Departamento de Ginecologia e Obstreticia/Faculdade de Medicina. 2008. (Outra).

XXX simpósio de oftlamologia da UNIFESP. Entrega do Prêmio FloraGLO Retina seguido da entrega da medalha de ouro Moacyr Álvaro. 2007. (Congresso).

32º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Farmacoterapia da DMRI efeitos sobre a acuidade visual e escotoma central. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Atividade conjunta CBO e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do curso Retina e Vítreo(5)-maculopatias clinicamente tratáveis com o tema: Neovascularização subretiniana na maculopatia miópica.. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Apresentador da sessão interativa: Atividade conjunta CBO e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Apresentador do simpósio: Sociedade Brasielira de Retina e Vítreo-SBRV- Módulo I-DMRI- casos clínicos com o tema: DMRI-casos clínicos. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Discutidor do simpósio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo-SBRV-Módulo I-DMRI Casos clínicos. 2007. (Congresso).

XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante do simpósio Retina e Vítreo(3)- Degeneração macular relacionada à idade com o tema: Terapia fotodinâmica com verteporfina: fatores determinantes da eficácia.. 2007. (Congresso).

3º Curso Interactivo de Retina y Vítreo. Antiogénesis y antiangiogénesis en las enfermidades retinianas;Tratamiento farmacológico combinado em DMRE;Nuevos recursos en tratamineto del edema macular diabético;Conceptos actuales del tratamiento de la vitreoretinopatía proliferativa.. 2007. (Congresso).

XXXII Congresso da Associação Paranaense de Oftalmologia. Palestrante dos seguintes assuntos: Materiais e técnicas para injeções intra-vítreo; e Aimportância do VEGF e de outros fatores angiogênicos nA fisiologia das doenças vasculares. Debatedor de 3 módulos.. 2007. (Congresso).

IV Congresso Nacional de Oftalmologia da SBO. Simpósio Regional: Degeneração macular relacionada à idade.Presente e futuro, com o tema: Terapia fotodinâmica: Quando indicar?. 2007. (Congresso).

10º Congresso de Oftalmologia e 9º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. Confernssista e Palestrante com o tema:Drogas antiangiogências e retinopatia diabética.. 2007. (Congresso).

XXX Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP.MESA REDONDA - Rumos da oftamologia: Problemática atual - Soluções. 2007. (Simpósio).

XXX Simpósio da Oftalmologia da UNIFESP.Retina ( discussão de casos ). 2007. (Simpósio).

XXX Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP.Retina- Novas tecnologias em DMRI- Luteína, avastin, PDT, etc.. 2007. (Simpósio).

Allergan Investigator Meeting. 2007. (Outra).

35º Prêmio Varilux.Julgador. 2007. (Outra).

Programa de Assistência á Saúde de docência em residência Médica 2006.Integranre da equipe exexutora com contato com aluno/público.. 2007. (Outra).

Temas Oftalmológicos da Atualidade.Membro Efetivo. 2007. (Outra).

XIV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Membro da comissão científica. 2006. (Congresso).

9º Congresso de Oftalmologia e 8º Congresso de Auxiliar de Oftalmologia da USP. Drogas antiangiogênicas e retinopatia diabética. 2006. (Congresso).

Euretina. Treatment of exudative AMD with photothrombosis: Predictive factors of efficacy. 2006. (Congresso).

31º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Farmacoterapia da DMRI efeitos sobre a acuidade visual e escotoma central. 2006. (Congresso).

31º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Tratamento Clínico das Maculopatias Diabéticas. 2006. (Congresso).

31º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. O que é VEGF. 2006. (Congresso).

World Ophthalmology Congress. Acquired Choroidal Folds: A sign of Idiopathic Inracranial Hypertension. 2006. (Congresso).

XXXI Congresso de Associação Paranaense de Oftalmologia. Anti - Angiogênicos I e II. 2006. (Congresso).

14º Congresso Mundial da Retina Internacional. ANTI - VEGF : MACUGEN. 2006. (Congresso).

III Circe Curso Internacional Retina, Refrativa, Catarata e Ecografia. Presidente do curso e debatedor de casos clínicos e cirúrgicos. 2006. (Congresso).

Joint Meeting. 2006. (Congresso).

Cannes Retina Festival. Vascular Leakage as a Predictive Factor of Outcome of Photodynamic Therapy with Visudyne. 2006. (Congresso).

World Ophtalmology Congress. Tratamento com drogas peri-oculares. 2006. (Congresso).

II Simpósio Internacional.Vaculopatías Lo que sabemos y lo que viene. 2006. (Simpósio).

Oftalmologia para Médico geral.Equipe executora com contato com aluno/público. 2006. (Encontro).

III Circe- Curso Internacional Retina, Refrativa, Catarata e Ecografia.Tratamento Clínico e Cirúrgico da Vitreo Retinopatia Proliferativa. 2006. (Outra).

Avaliação do Programa de Residência Médica em Oftalmologia.Pós Graduação (Avaliador Externo). 2006. (Outra).

Retina day at Allergan.convidado. 2006. (Outra).

30º Congresso SBRV. Novos Horizontes no Tratamento da Neovascularização Coroidal. 2005. (Congresso).

30º Congresso da SBRV. Membro Efetivo. 2005. (Congresso).

Pan- American congress of ophtalmology. Participante. 2005. (Congresso).

XXV Pan- American Congress of Ophtalmology. INSTRUTOR. 2005. (Congresso).

30º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Apresentador da Palestra: CASO CIRÚRGICO 02. 2005. (Congresso).

30º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Palestrante no simpósio SBRV 03. 2005. (Congresso).

30º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Debatedor no Painel TRATAMENTO DA RETINOPATIA DIABÉTICA. 2005. (Congresso).

30º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Estudos clínicos em retina-Medicina baseada em evidências. 2005. (Congresso).

American academy of Ophtalmology meeting. Membro efetivo. 2005. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. CONGRESSISTA. 2005. (Congresso).

III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. CONGRESSISTA. 2005. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Membro da comissão julgadora dos trabalhos. 2005. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal. Membro da comissão científica. 2005. (Congresso).

III Congresso dos centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná. Tratamento Controle Angiogenese Retiniana. 2005. (Congresso).

Novidades e perspectivas atuais nas Doenças da Retina.Temas oftalmológicos da Atualidade. 2005. (Seminário).

Novos horizontes no tratamento da neovascularização coroidal..Palestrante com o tema: DMRI: Bases da terapia anti-angiogênica. 2005. (Simpósio).

XXX Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia e I encontro Sul Brasileiro com Conselho Argentino de Oftalmologia..CONGRESSISTA. 2005. (Simpósio).

AB macugen.Protocolo de TTO (DMRI) (medicação de alto custo) e Plano para estudo epidemiológico. 2005. (Encontro).

New horizons in choroidal neovascularisation: current challenges and new developments.Participante. 2005. (Encontro).

Advisory Council Meeting.Participante. 2005. (Encontro).

23RD annual meeting of the american society of retina specialists.Membro efetivo. 2005. (Encontro).

Atualização em Oftalmologia para Especialistas.Equipe executora com contato com aluno/público. 2005. (Encontro).

Euretina.Participante. 2005. (Outra).

Retina Management Trends.Vitrectomia em PVR. Há condições para agentes antiproliferativos?. 2005. (Outra).

Programa de Assistência á Saúde de docência em residência médica..Integrante de equipe executora com contato com aluno/público. 2005. (Outra).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Apresentação do trabalho: Retinopatia diabética sensibilidade corneana em portadores de diabete mélito tipo 2 (PRÊMIO ALCON). 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. PALESTRANTE dos cursos: Considerações sobre o retratamento com terapia fotodinâmica e Tamponamentos internos: efeitos tardios. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasielira de Retina e Vítreo. Apresentação do trabalho: Dobras de coróide secundárias e pseudo tumor cerebri. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de retina e vítreo. Palestrante do simpósio: Discussão de casos clínicos. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e vítreo. Coordenador. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de retina e vítreo. Discutidor. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de retina e vítreo. Coordenador do curso: Vitrectomia. 2004. (Congresso).

3º Congresso de reciclagem em oftalmologia da Universidade de São Paulo. Palestrante/coordenador do curso de Refração com o tema módulo IV. 2004. (Congresso).

3º Congresso de reciclagem em Oftalmologia da Universidade de São Paulo.. Palestrante do curso de refração com o tema: Desenvolvimento de recursos humanos:equipe médica, equipe de postos de saúde.. 2004. (Congresso).

3º Congresso de reciclagem em oftalmologia da Universidade de São Paulo. Palestrante do surso de retina clínica com o tema: Como tratar a degeneração macular relacionada à idade. 2004. (Congresso).

The red sea international update conference in ophtalmologia. Membro efetivo. 2004. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo. Apresentador de trabalho. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Norte- nordeste de Oftalmologia. Palestrante com os temas: Proliferação vítreo retiniana(classificação e ediopatogênia) e Retratamento com PDT-critérios. 2004. (Congresso).

XIX Congresso Norte- Nordeste de Oftalmologia. Conferencista. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de prevenção a cegueira e reabilitação visual.. Coordenador de Cursode Retina e vítreo-tratamento farmacológico das doenças da retina e palestrante com o tema:Verteporfina na DMRI.. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. PALESTRANTE no curso de Retina e Vítreo - Tratamento Farmacológico das Doenças da Retina. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual.. Comentador no simpósio de Prevenção - Promoção da saúde ocular: prevenção ou preservação da cegueira. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante. 2004. (Congresso).

XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Discutidor. 2004. (Congresso).

XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Coordenador - Sessão de Retina e Vítreo. 2004. (Congresso).

XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Palestrante. 2004. (Congresso).

II Congresso do centro de ensino de Oftalmologia do Paraná. Congressista. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da cegueira e reabilitação visual. Congressista. 2004. (Congresso).

XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Congressista. 2004. (Congresso).

7º Congresso de Oftalmologia- USP. Congressista. 2004. (Congresso).

XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Homenageado. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Norte- nordeste de Oftalmologia. Ministrando a mini conferência: Clinical trials em Retina. 2004. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de prevenção e reabilitação visual. Ensaio clínico:estudos multicêntricos e Vitrectomia na retinopatia diabética proliferativa. 2004. (Congresso).

XXIX Simpósio da associação paranaense de Oftalmologia.Palestrante. 2004. (Simpósio).

XXIX Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia.Palestrante do curso Retina-Vitrectomia com o tema: Vitrectomia para o cirurgião de catarata. 2004. (Simpósio).

XXVII Simasp - Miopia e Oftalmologia do básico ao avançado.Palestrante. 2004. (Simpósio).

Macugen scientific exchange and discussion.Participante. 2004. (Encontro).

The red sea international updata conference in ophtalmology.Participante. 2004. (Encontro).

2004 Joint meeting.Participante. 2004. (Encontro).

Posurdex study investigator meeting.Participante. 2004. (Encontro).

Terapia Fotodinámica- Visudyne en el Peru.Degeneración Macular Relacionada con la edad: Diagnóstico y tratamiento. 2004. (Outra).

II Congresso dos centros de ensino em oftalmologia do Paraná e reunião do capítulo brasileiro da Associação Panamericana de Oftalmologia..Participante. 2004. (Outra).

Curso Degeneração macular relacionada à idade- novas opções terapêuticas.Ministrante. 2004. (Outra).

1º Grand Round de Oftalmologia.Coordenador - 1ª Sessão de Discussão de Casos. 2004. (Outra).

Temas Oftalmológicos da Atualidade.Temas Oftalmológicos da Atualidade. 2004. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Doenças vítreo-retinianas. 2003. (Congresso).

XXIV Congreso Panamericano de Oftalmología. Coordenador. 2003. (Congresso).

XXIV Congreso Panamericano de Oftalmologia. Coordinator. 2003. (Congresso).

XXIV Congresso Panamericano de Oftalmología. Instructor. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Simpósio catarata Tema: Propedêutica de Catarata - Avaliação da Retina no Pré-Operatório da Catarata. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Simpósio VISÃO SUBNORMAL Tema: Como eu Trato - Degeneração Macular. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Simpósio: Sociedade filiada - Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Simpósio Sociedade Filiada: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo - Terapia Fotodinâmica - PDT. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Simpósio Retina e Vitreo Tema Cirurgia Vitreorretiniana - Complicações Tardias dos Tamponamentos Internosw. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Curso Metodologia Científica. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Curso Metodologia Científica Tema: Conceitos Fundamentais - Representações Gráficas e Tabulares. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Curso Retina e Vitreo: Tratamento Farmacológico das Doenças da Retina. 2003. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de retina e vítreo. Terapia fotodinâmica. 2003. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Ministrante no Curso Metodologia Científicas - Conceitos Fundamentais, com o tema Representações gráficas e tabulares. 2003. (Congresso).

Americam Academy of Ophtalmology´s 2003 anual meeting. Member. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Membro efetivo. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestrante. 2003. (Congresso).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador. 2003. (Congresso).

II Congresso Nacional da SBO- Controvérsias e casos desafiadores. Membro efetivo. 2003. (Congresso).

II Congresso Nacional da SBO - Controvérsias e casos desafiadores. Palestrante. 2003. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Catarata e Refrativa. Coordenador. 2003. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Palestrante. 2003. (Congresso).

XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Diabetes I (tema: Fatores de risco da retinopatia diabética). 2003. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Discussão de casos clínicos/cirúrgicos. 2003. (Congresso).

XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenador. 2003. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Catarata e cirurgia refrativa. Facoemulsificação em olhos viterctomizados/Núcleo no vítreo-técnicas e resultados cirúrgicos/Vitrectomia para o cirurgião de catarata. 2003. (Congresso).

Grupo de estudos e pesquisas em Oftalmologia - Clínica Lavinsky.Terapia fotodinâmica/Fotocoagulação nas maculopatias/OCT. 2003. (Seminário).

XXVIII Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia e I Fórum Sul Brasileiro de Complicações em lentes de contato.Palestrante: Reabilitação da Degeneração macular relacionada à idade. 2003. (Simpósio).

XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia.Palestrante. 2003. (Simpósio).

XXVIII Simpósio da Associação Paranaense de Oftalmologia.Palestrante. 2003. (Simpósio).

Avanços da cirurgia de catarata.Mesa redonda: avanços da cirugia de catarata. 2003. (Outra).

I Circe - Curso Internacional de Retina, refrativa, catarata e ecografia.Membro. 2003. (Outra).

Mesa redonda- Avanços da Cirurgia de Catarata.relator. 2003. (Outra).

Temas Oftalmológicos sa Atualidade.organizador. 2003. (Outra).

Curso de urgências em Oftalmologia.Professor. 2003. (Outra).

Atualização em DMRI- Complicações na facoemulsificação e cirurgia refrativa.Palestrante: Terapia Fotodinâmica - Princípios, Técnicas e Indicações. 2003. (Outra).

Curso de alergia ocular em DMRI.Palestrante. 2003. (Outra).

Associação Paranaense de Oftalmologia.DMRI - Diagnóstico e tratamento. 2003. (Outra).

XII Congresso Internacional da Sociedade de Oftalmologia. Moderador no curso-Tratamento da DMRI (conversando com o mestre). 2002. (Congresso).

XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de retina e vítreo e IX Fórum Gladaof. Congressita e coordeandor dos simpósios. 2002. (Congresso).

Subspecialty Day - 2002 JOINT MEETING. retina member. 2002. (Congresso).

AAO/PAAO Joint- meeting 2002. Associate Instructor. 2002. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Integrante da Tribuna de Honra. 2002. (Congresso).

XII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Palestrante no simpósio de Retina com o tema: Degeneração Macular Relacionada à idade e Terapia Fotodinâmica. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso do Hospital São Geraldo. Coordenador da sessão de catarata, palestrante com o tema:Conduta e resultados da cirurgia do núcleo no vítreo e debatedor do painel Retina e Vítreo. 2002. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Coordenador e palestrande de cursos e simpósios. 2002. (Congresso).

V Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa.Membro efetivo. 2002. (Simpósio).

V Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre.Membro efetivo- Discutidor do bloco IV. 2002. (Simpósio).

Curso sobre urgências em Oftalmologia.Palestrante. 2002. (Outra).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Participante do Curso Atualidades na Cirurgia Vítreo-Retiniana. 2001. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasielira de Retina e Vítreo. Coordenador das conferências:Retinal Vasculitis;Vitrectomia no buraco macular:indicações,controvérsias e resultados;Maculopatia miópica.. 2001. (Congresso).

I Congresso de controvérsias em Oftalmologia da SBO. Debatedor de casos clínicos de retina I. 2001. (Congresso).

XXIII Congreso Panamericano de Oftalmología. membro efetivo- Dissertante. 2001. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenadorr das conferências: Vitrectomia nas endoftalmites;Might hereditary retinal degeneration became a surgical disease;Antiguidades e atualidades em retinopatia diabética.. 2001. (Congresso).

XXII Congresso do Hospital São Geraldo. Vitreoretinopatia proliferativa PVR. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do simpósio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo-Avanços em Retina-Consenso e controvérsias. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do curso CBO: Retina e vítreo-Técnicas de retinopexia. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Ministrador com o tema: Retina e vítreo-Cirurgia macular e vitreorretiniana-Vídeo-Apresentações-Retinopatia diabética. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Ministrador com o tema: Tratamento farmacológico das doenças da retina-Uso da hialuonidase em hemorragia vítrea. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Ministrador com o tema: Técnicas de retinopexia. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Metodologia científica. Parte II: Aplicações - Partes componentes de um trabalho e suas ordenações. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Integrante do simpósio: Módulo II- Terapia Fotodinâmica(PDT)-consenso. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Integrante do simpósio: Módulo II- Terapia Fotodinâmica(PDT)-consenso. 2001. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Integrante do simpósio: Terapia fotodinâmica-como e quando. 2001. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Administração Profissional em Oftalmologia. Palestrante com o tema: Aspectos administrativos e ética da pesquisa médica. 2001. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e vítreo. Apresentador das conferências:Maculopatia miópica;Cirurgia do núcleo do cristalino no vítreo.. 2001. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Apresentador dos simpósios com os temas: Da sociedade brasielira de retina e vítreo;Princípios básicos e técnicas;Cirurgia da proliferação vítreo retiniana(PVR).. 2001. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e vítreo. Coordenador do simpósio Defesa do exercício profissonal-Atuação e sugestão de novas ações.. 2001. (Congresso).

Seminário Ladarvision 4000 - A nova tecnologia em excimer laser.Participante. 2001. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa.PDT-princípios e indicações. 2001. (Simpósio).

The 18th Annual Meeting of the Vitreous Society.membro efetivo. 2001. (Encontro).

Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina.Participante. 2001. (Encontro).

2001 annual meeting.membro efetivo. 2001. (Encontro).

Iniciação Científica em Relatos.Orientador de Bolsista. 2001. (Encontro).

Serviço de Oftalmologia da Santa Casa. 2001. (Outra).

I Curso multicêntrico de cirurgia de catarata por videoconferência do Hospital Sírio Libanês.Coordenador em Porto Alegre. 2001. (Outra).

Simasp 2001- Oftalmologia de resultados práticos.Palestrante. 2001. (Outra).

1º Fórum Nacional de Saúde Ocular.Atualidades e perspectivas futuras nas doenças da retina. 2001. (Outra).

Centro de Estudos de oftalmologia Profº Moacyr Álvaro.Palestrante no curso de atualização em degeneração macular(DMRI) e diabetes. 2001. (Outra).

VI Congresso Internacional de catarata e cirurgia refrativa. membro efetivo. 2000. (Congresso).

III Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Coordenaodr da sessão de encerramento-defesa de classe-assembléia geral. 2000. (Congresso).

XXI Congresso Internacional do Hospital São Geraldo. Palestrante na mesa de retina com o tema: cirurgia do descolamento de retina-presente e futuro. 2000. (Congresso).

XI Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Coordenador do simpósio Retina e palestrante com o tema: Descolamento de retina-presente e futuro. 2000. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do tema: DR com PVR- retinopexia com vitrectomia. 2000. (Congresso).

Jornada Gaúcha de Oftalmologia 2000. Complicações da luxação do cristalino para a cavidade vítrea(melhor tema livre-menção honrosa-intitulado). 2000. (Congresso).

XXI Congresso Internacional do Hospital São Geraldo. Congressista. 2000. (Congresso).

III Congresso Brasileiro da Sociedade de Retina e Vítreo. Coordenador da sessão Complicações da cirurgia vitreorretiniana. 2000. (Congresso).

VI Congreso Internacional de catarata e cirurgia refrativa. Congressista com o tema: Vitrectomia para o cirurgião de catarata. 2000. (Congresso).

5º Congresso da Sociedade de Oftalmologia do triângulo mineiro. Palestrante com o tema: Tratamento cirúrgico do PVR. 2000. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Control of blindness: Past and present activities in Brazil-exemplos em alguns estados-Rio Grande do Sul. 2000. (Congresso).

14º Congresso brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Coordenador do curso: Técnicas de retinopexia e palestrante com o tema: Líquidos pesados. 2000. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do tema: Retinopatia diabética. 2000. (Congresso).

14º Congresso Brasieleiro de Prevenção da cegueira e reabilitação visual. Coordenador do curso Diabetes e palestrante com o tema: Fatores de risco da Retinopatia diabética. 2000. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de prevençaõ da cegueira e reabilitação visual. Palestrante do tema: Universidade. 2000. (Congresso).

XI Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Coordenador do curso Retinopatia diabética e palestrante com o tema: Maculopatia diabética. 2000. (Congresso).

III Congresso da Sociedade de Retina e Vítreo. Conferista do tema: Viterorretinopatia proliferativa. 2000. (Congresso).

III Congresso da Sociedade de Retina e Vítreo. Relator dos temas: Vitreorretinopatia Proliferativa;Vitrectomia enzimática-estudo multicêntrico no Brasil; Retinopatia Diabética na GLADAOF I-Grupo Latino Americano.. 2000. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre.Moderador do módulo III. 2000. (Simpósio).

Vitrase for vitreous hemorrhage study(VVHS) inverstigator meeting.Particpante. 2000. (Encontro).

Annual meeting 2000.membro efetivo. 2000. (Encontro).

First International Course on Photodynamic Therapy.Participante. 2000. (Outra).

Jornada de Atualização 2000.Participante. 2000. (Outra).

Jornada Gaúcha de Oftalmologia 2000.Presidente de Honra. 2000. (Outra).

Jornada de Atualização 2000.Palestrante com o tema: Maculopatia miópica (PDT). 2000. (Outra).

Subspecialty Day 2000 - Retina.membro efetivo. 2000. (Outra).

Associação Médica de Caxias do Sul.Atualização em doenças vítreo-retinianas para o oftalmologista geral. 2000. (Outra).

Associação Médica de Caxias do Sul.Atualização em doenças vítreo-retinianas para o oftalmologista geral. 2000. (Outra).

Temas oftalmológicos da atualidade.Cirurgia Vítreo-Retiniana. 2000. (Outra).

Programa de assistência à saúde e docência em residência médica: Projeto oftamologia e otorrinolaringologia.Participante. 2000. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do curso: Vitrectomia posterior-complicações. 1999. (Congresso).

1999 Joint Meeting da American Academy of Ophthalmology and Pan-American Academy of Ophthalmology. membro do international members focus group. 1999. (Congresso).

II Congresso da Sociedade Brasielira de retina e vítreo. Presidente da comissão organizadora. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. membro da Comissão Coordenadora das Sociedades Filiadas e do Calendário Oftalmológico do Brasil. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. membro da Comissão de Ex-Presidentes. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Conferista da conferência CBO - Profº Clóvis Paiva ministrando o tema: Retina-Presente e futuro. 1999. (Congresso).

XVI Congresso Argentino de Oftalmologia. Disertante. 1999. (Congresso).

Congresso Internacional da BLOSS,Congresso Internacional da SBU e X Simpósio da Sociedade Catarinense de Oftalmologia. Palestrante com o tema: Vitrectomia para o cirurgião do segmento anterior. 1999. (Congresso).

II Congresso da Sociedade Brasielra de Retina e Vítreo. Presidente, palestrante com o tema: Maculopatia diabética e coordenador do simpósio:Técnicas de retinopexia. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestras com os temas: Retinopatia diabética não proliferativa;Degenerações periféricas da retina;Complicações secundárias aos tamponamentos internos;Maculopatia diabética.. 1999. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Palestras com os temas: Retinopatia diabética não proliferativa;Degenerações periféricas da retina;Complicações secundárias aos tamponamentos internos;Maculopatia diabética.. 1999. (Congresso).

XI Salão - iniciação científica.Complicações da luxação do cristalino para a cavidade vítrea. 1999. (Seminário).

XXII Simpósio Internacional Moacyr Álvaro- Terapêutica ocular no século 21.Presidente da sessão de Retina e de úvea;Palestrante com os temas: Fundamentos básicos da vitrectomia e endoftalmite pós trauma ocular.Cirurgia de retina e uveítes.. 1999. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Retina e Vítreo.Palestrante com o tema: Luxação posterior do cristalino e LIO-como eu opero. 1999. (Simpósio).

1999 Joint meeting.membro efetivo. 1999. (Encontro).

13ª Reunión Anual de lo mejor de la academia y de la panamericana en español.Participante. 1999. (Outra).

VIII Forum Latinoamericano.disertante. 1999. (Outra).

VIII Forum Latinoamericano.Disertante. 1999. (Outra).

VI Simpósio Internacional de Catarata e Lente Intra Ocular. membro da Comissão Científica. 1998. (Congresso).

X Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Palestrante do curso vitrectomia e do tema:Conceitos atuais de retinopatia diabética. 1998. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual. Professor dos cursos: Senilidade com o tema Aspectos epidemiológicos da presbiopia;Retinopatia da prematuridade com o tema Classificações da retinopatia da prematuridade;. 1998. (Congresso).

41º Cogresso Médico de Londrina. Palestrante com os temas: Diabetes ocular;Doenças degenerativas periféricas da retina;Ateroesclerose e oclusões venosas;Degeneração macular relacionada à idade;Vitrectomia para o cirurgião de catarata.. 1998. (Congresso).

I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Participante da mesa redonda-Defesa de classe e palestrante com o tema: Vitrectomia-fundamentos básicos. 1998. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Professor do curso: Diabetes com o tema Fotocoagulação na retinopatia diabéticas não proliferativa e tratamento da maculopatia diabética.. 1998. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Palestrante com os temas: Oftalmologia e mercosul;Retinopatia diabética-conceitos atuais;Oftalmologia do idoso.. 1998. (Congresso).

IV Congresso Internacional de catarata e cirugia refrativa. Comentando palestra inflamação e glaucoma causado por fragmento intra-vítreo após facoemulsificação (da sessão temas livres) e ministrando a palestra vitrectomia: Técnica para o cirurgião de catarata. 1998. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Oftalmologia da Santa Casa de Porto Alegre.Palestrante com o tema:Vitrectomia na catarata e moderador de mesa.. 1998. (Simpósio).

SOIS - Simpósio Oftalmológico Interativo via Satélite.coordenador. 1998. (Simpósio).

III Simpósio Faco clube Allergan.congressista. 1998. (Simpósio).

18º semana cinetífica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Prevalência de glaucoma e catarata decorrentes do diabete melitus em nosso meio. 1998. (Simpósio).

18º Semana científica - Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Complicações pré e pós- operatórias do núcleo no vítreo. 1998. (Simpósio).

XI Jornada Gaúcha de Oftalmologia.membro da Comissão Científica. 1998. (Outra).

11ª Jornada Gaúcha de Oftalmologia.Prevalência de alterações oculares decorrentes do diabete melitus em nosso meio. 1998. (Outra).

II Curso de Oftalmología del Mercosur.Diseratante;Director de curso;Asistente.. 1998. (Outra).

XXIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do curso: Retina e Vítreo/Vasculopatias Retinianas I. 1997. (Congresso).

Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Professor na sessão de temas especiais com o tema: Prevenção farmacológica do PVR.. 1997. (Congresso).

XXI Congresso Panamericano de Oftalmologia. Membro efetivo. 1997. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Expositor com os temas:Substitutos Vítreos;Maculopatia diabética;Como evitar cegueira por diabetes e no recém-nascido;Afecções vasculares na retinopatia diabética;Dimensionamento ideal de uma clínica oftalmológica.. 1997. (Congresso).

Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. Debatedor da sessão de temas livres. 1997. (Congresso).

XXI Congreso Panamericano de Oftalmología. Congressista. 1997. (Congresso).

Geriatria e gerontologia- I congresso sul-Brasileiro, I Fórum Internacional e II Jornada de inverno da SBGG-RS. Coordenador e ministrantedo curso Oftalmologia com os temas:Por que o idoso?;Cataratas senis:etiopatogenia,sinais e sintomas;Cirurgia por facoemulsificação ultrasônica.. 1997. (Congresso).

Geriatria e gerontologia- I congresso sul-Brasileiro, I Fórum Internacional e II Jornada de inverno da SBGG-RS. Coordenador e ministrantedo curso Oftalmologia com os temas:Por que o idoso?;Cataratas senis:etiopatogenia,sinais e sintomas;Cirurgia por facoemulsificação ultrasônica.. 1997. (Congresso).

Simpósio SBO 75 anos.Palestrante com o tema: Prevenção farmacológica do PVR. 1997. (Simpósio).

SOIS - Simpósio Oftalmológico Interativo via Satélite.coordenador. 1997. (Simpósio).

Simpósio SBO 75 anos.Congressista. 1997. (Simpósio).

XX Simpósio Internacional Moacyr Álvaro.Palestrante com o tema: Síndrome de bardet-bieldl. 1997. (Simpósio).

7 Encuentro Internacional - Médicos del Mercosur.Participante. 1997. (Encontro).

II Simpósio Faco Clube Allergan.Congressista,conferenssistae palestrante com o tema: Cirurgia simultânea -segmento anterior e posterior. 1997. (Outra).

Curso C-LASIK.Participante. 1997. (Outra).

III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. Presidente do simpósio 37: Implantação secundária. 1996. (Congresso).

IX Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Palestrante com o tema: Doença oclusiva venosa retiniana; Comentador dos temas livres: Aniridia e descolamento de retina e Vitrectomia com visualização panorâmica(vantagens e limitações). 1996. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e I Congresso Panamericano de Prevenção da Cegueira. membro efetivo. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. Coordenador de temas livres. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. relator do curso: segmento posterior e LIO luxada no vítreo.. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. relator e discutidor: tipos de anestesia e condução do estímulo visual nas anestesias retro e peribulbar. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de catarata e cirurgia refrativa. autor do Vídeo vitrectomia nas facectomias. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de catarata e cirurgia refrativa. relator de temas livres perfil cardiopulmonar do paciente submetido a cirurgia de catarata. 1996. (Congresso).

IX Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Congressista. 1996. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de administração em oftalmologia. congressista. 1996. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e I Congresso Panamericano de prevenção da cegueira. Coordenador dos cursos: Retinopatia diabética;Doenças sistêmicas. Coordenador dos simpósios:Como evtar a cegueira-retinopatia da prematuridade e diabética.. 1996. (Congresso).

III Congresso Internacional de catarata e cirurgia refrativa. relator do curso 22: Segmento posterior e LIO luxada no vítreo;relator do simpósio 7: Tipos de anestesia condução do estímulo visual nas anestesias retro e peribulbar.. 1996. (Congresso).

I Congresso Oftalmológico do Mercosul. Diabete Ocular-Estudo epidemiológico. 1996. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e I Congresso panamericano de prevenção da cegueira. Presidente da conferência internacional e palestrante com os temas:Por que idoso?;Situação do oftamologista-conclusões;Vitrectomia na retinopatia diabética;Maculopatia diabética.. 1996. (Congresso).

Simpósio Internacional de Lentes de Contato, Córnea e Refração.membro efetivo. 1996. (Simpósio).

Simpósio Internacional de lentes de contato, córnea e refração.Presidente conferência: Uso terapêutico das LC cosméticas. 1996. (Simpósio).

Jornada de atualização 96.Palestrante do tema:Conduta no tratamento da maculopatia diabética. 1996. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Cirurgia de Catarata.Palestrante com o tema: Núcleo no vítreo e coordenador da sessão retina e catarata.. 1996. (Simpósio).

Simpósio Internacional de retina e vítreo.Enfoque terapêutico nas degenerações periféricas da retina. 1996. (Simpósio).

Curso Teórico e Prático Inaugural.Participante. 1996. (Outra).

Facoemulsificação.Participante. 1996. (Outra).

Curso teórico e prático inaugural do Instituto de excimer laser.Memebro efetivo. 1996. (Outra).

Advances in anterior segment surgery -continuing education.participante. 1996. (Outra).

Congresso Norte Nordente de Oftalmologia. membro efetivo. 1995. (Congresso).

Congresso da Associação Brasileira de Banco de Olhos. Participante. 1995. (Congresso).

XXCongresso Panamericano de Oftalmologia. membro efetivo. 1995. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de oftalmologia. membro efetivo. 1995. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira. presidente de honra. 1995. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Presidente de Honra. 1995. (Congresso).

Simpósio Internacional de Retina e vítreo.Participante. 1995. (Simpósio).

5º Symposium International de la presbyopia.Aspects épidémiologiques de I` amplitude d`accommodation. 1995. (Simpósio).

XXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia.Coordenador do tema livre premiado. 1995. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira. Presidente da CBO e presidente de honra da comissão organizadora do evento. 1994. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Membro efetivo. 1993. (Congresso).

V Simpósio Interancional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.Membro Efetivo. 1988. (Simpósio).

XXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Angiografia fluoresceínica retiniana. 1987. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira. Causas da cegueira. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Thiago Vernetti Ferreira

MAESTRI, M.;LAVINSKY, J.; FUCHS, F. D.. Reprodutibilidade de leitura de retinografias digitais do Elsa Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anderson Gustavo Teixeira Pinto

LAVINSKY, J.; Andre Correa Maia de Carvalho; Mario Junqueira Nobrega; Andre Barbosa Castelo Branco. Modelo para quantificar a tração vitreoretiniana exercida pelas ponteiras de vitrectomia durante a vitrectomia. 2011.

Aluno: Rodrigo Leivas Lindenmeyer

LAVINSKY, J.; FORTES FILHO, J. B.; CORSO, A. L.. Pressão intra-ocular em pré- termos de muito baixo peso de nascimento e sua relação com a idade pós- concepção.. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Lemos Marques

LAVINSKY, J.. Enxerto versus retalho de conjuntiva autóloga no tratamento cirúrgico do pterígio. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da saúde) - Universidade Federal de Ciências da saúde de Porto Alegre.

Aluno: Marco Antonio Vieira Paschoal

LAVINSKY, J.. Análise comparativa dos resultados das refrações computadorizada e subjetiva.. 2005. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Medicina) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Bom Duarte

LAVINSKY, J.. Utilização da perimetria de freqüência duplicada em pacientes submetidos a laser assisted in situ keratomileusis(LASIK) : custo- benefício. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Helena Messinger Pakter

LAVINSKY, J.; FUCHS, F. D.; DUNCAN, B.; FUCHS, S. C.. Avaliação automatizada de estreitamento arteriolar em retinografias digitalizadas: desenvolvimento e validação do método.. 2003. Dissertação (Mestrado em Med Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gilberto Padilha de Vargas

LAVINSKY, J.. Modelo de gestão de clínica oftalmológica. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marida Miyusi Shinzato

LAVINSKY, J.. Estudo da viabilidade no uso da telemedicina no dignóstico de pacientes com retinopatia diabética.. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Flávio Antônio Romani

LAVINSKY, J.. Prevalência de transtornos oculares na população de idosos em Veranópolis,RS,Brasil.. 1998. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde.) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Samuel Rymer

LAVINSKY, J.. Comparação entre a eficácia antimicrobiana de três diferentes meios de preservação de córnea.. 1995 - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: NORMA ALLEMANN

LAVINSKY, J.. Ultra-som de alta freqüência para a análise de imagem e espectro acústico no hifema traumático.. 1995 - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Marcelo Maestri

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora- Marcelo Maestri. 1995 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Tereza Ramos Moreira

LAVINSKY, J.. Prevalência do tracoma em pré- escolares das regiões Sul, Norte e Oueste do Estado do Paraná.. 1993 - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Carlos Roberto Paiva

LAVINSKY, J.. Cirurgia de Catarata: Capsulotimia medial.. 1990 - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Sérgio Kwitko

LAVINSKY, J.. Análise da solução de hidroximetilpropilcelulose a 2% para uso intra-ocular sob microscopia óptica e eletrônica.. 1989 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diogo de Sousa Martins

LAVINSKY, J.. O uso de luteína e zeaxantina como corantes intraoculares para cirurgia oftalmológica. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Bibiana Maria Lobo de França

LAVINSKY, J.. Transplante de células mononucleares da medula óssea em camundongo com degeneração retiniana.. 2011.

Aluno: Caio Vinicius Saito Regatieri

LAVINSKY, J.. Estudo da ação de drogas anti-angiogênicas na neovascularização de coróide. Papel dos componentes da matriz extracelular.. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Letícia Procianoy

LAVINSKY, J.MARINHO, Diane; MORSCHBACHER, R.. Acurácia do Teste de fixação preferencial para o diagnóstico de ambliopia em pacientes estrábicos.. 2008. Tese (Doutorado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: David Leonardo Cruvinel Isaac

ÁVILA, M.;LAVINSKY, J.; Takahashi, Walter; BARBOSA, M. A.; MEDEIROS, M.. Comparação entre perímetro de hiperacuidade preferencial e a tela de amsler em diferentes estágios de degeneração macular relacionada à idade. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Eduardo Vitor Navajas

LAVINSKY, J.. Caracterização dos elementos vasculares e identificação do sítio de crescimento em complexos neovasculares relacionados a vasculopatia polipoidal da coróide. 2007. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nilva Simeren Bueno de Moraes

LAVINSKY, J.. Retinopatia da prematuridade: Estudo clínico e epidemiológico na cidade de São Paulo. 2007 - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: José Augusto Cardillo

BONOMO, P. P.; FARAH, M. E.;LAVINSKY, J.; MILTRE, J.; OLIVEIRA, A. G.. Sistema Intravítreo biodegradável de liberação controlada de naproxeno e 5- fluorouracil para o tratamento experimental da retinopatia vitreoproliferativa após trauma.. 2007 - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Flavio Attanasio de Rezende

LAVINSKY, J.; BURNIER JUNIOR, M. N. N.; FARAH, M. E.; ÁVILA, M. P.; NEHEMI, M.. Estudo ultra-sonográfico da influência do descolamento posterior do vítreo nos resultados cirúrgicos de descolamento regmatogênico da retina em olhos fácidos.. 2004. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Simone Stumpf

LAVINSKY, J.. Estudo do endotélio corneano em cirurgias de cataratas duras: extração extracapsular da catarata e facoemulsificação.. 2003. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Érika Pacheco Magalhães Diniz

LAVINSKY, J.. Estudo histopatoçógico e ultra-estrutural de doses limiares e subliminares decrescentes da termoterapia transpupilar em coelhos pigmentados.. 2003. Tese (Doutorado em Oftalmologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flávio Antônio Romani

LAVINSKY, J.; JOSÉ, N. K.; CRUZ, I. B. M.; BODANESE, L. C.; FERNANDES, J. G.; MORIGUCHI, E. H.. Estudo longitudinal sobre a evolução de transtornos oculares em idosos residentes em comunidade.. 2003. Tese (Doutorado em Faculdade de Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio Zisman

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora- Márcio Zisman. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nassim da Silveira Calixto Jr

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do exame geral de qualificação em nível de Doutorado. 2000. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edson Procianoy

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do Exame Geral de Qualificação em nível de Doutorado. 1999. Tese (Doutorado em Medicina: Ciências Médicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elke Passos

LAVINSKY, J.. Uso do fator tecidual ativador de plasminogênio intravítreo em obstrução venosa retiniana experimental em coelhos. 1999. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosane da Cruz Ferreira

LAVINSKY, J.; BELFORT JUNIOR, R.; CUNHA, R. P.; MOREIRA, A. T. R.; GOLDCHMITH, M.. Aspectos genéticos em estrabismo. 1998. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina Oftalmologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Pereira de Avila

LAVINSKY, J.. Neovascularização sub-retiniana - contribuição ao estudo angiográfico e à terapêutica da Degeneração Macular relacionada à idade. 1997. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antonio Marcelo Barbante Casella

LAVINSKY, J.. Membro da comissão julgadora- Antônio Marcelo Brabante Casella. 1997 - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Alvaro Garcia Rossi

LAVINSKY, J.. Membro da comissão julgadora- Álvaro Garcia Rossi. 1996 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Ana Rosa Pimentel de Figueiredo

LAVINSKY, J.. Aspectos Oftalmológicos da Associação de toxoplasmose congênita e deficiência mental.. 1988 - Universidade de Belo Horizonte.

Aluno: Francisco Grupenmacher

LAVINSKY, J.. Análise da topografia corneana fotoceratoscopia.. 1988 - Universidade de Belo Horizonte.

Aluno: Rogério da Rocha Lacerda

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora- Rogério da Rocha Lacerda. 1978 - Universidade de Belo Horizonte.

Aluno: Ayrton Roberto Branco Ramos

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do Exame Geral de qualificação. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Medicina Oftalmologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Bibiana Maria Lobo de França

LAVINSKY, J.; Jefferson Braga Silva; Dario Francisco Guimaraes de Azevedo; Jefferson Becker. Transplante de células mononucleares da medula óssea em camundongo com degeneração retiniana. 2010 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Banca de exame do concurso público para Professor Titular. 2009. Universidade Federal de Goiás.

LAVINSKY, J.. Banca Examinadora do Prof. Dr. Marcos Ávila da UFG. 2009. Universidade Federal de Goiás.

LAVINSKY, J.. Banca Examinadora do Concurso de Professor - Titular do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia .. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

LAVINSKY, J.. Membro efetivo e secretário da banca examinadora do concurso de títulos e provas para provimento efeito do cargo, junto ao Dep. de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.. 2005. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do Concurso de Professor Titular do Departamento de Oftalmologia - UNIFESP. 2004. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Comissão julgadora para professor titular tendo comocandidato o prof. Drº Newton Kara José. 1998. Universidade de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão para o julgamento de notório saber para concessão da inclusão na pós- graduação em Oftalmologia da UFMD, de Dr. Márcos Ávila.. 1995. Universidade Federal de Minas Gerais.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão examinadora- Médico oftalmologista do convênio HCPA/UFRGS. 1987. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Banca examinadora para Concurso Público UFG. 2009. Universidade Federal de Goias.

LAVINSKY, JACO. Toxicidade retiniana do aciclovir após injeção intravítrea em coelhos. 2014. Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto Usp.

LAVINSKY, J.. Degeneração Macular Relacionada à Idade: dos aspectos translacionais às evidências clínicas. 2013. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora- Dr. Augusto Paranhos Jr.. 2007. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da namca examinadora Prova obtenção de Título de Livre Docência junto ao Dep. Oftalmologia- Dra. Cristina Muccioli. 2002. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora para obtenção de Título de Livre-Docência junto ao Dep. Oftalmologia- Dr. Marinho Jorge Scarpi.. 2002. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do concurso de livre-docência- Dra Maria Veronesi. 2000. Universidade de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da Comissão Julgadora do Concurso à Livre-Docência junto ao Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. 1997. Universidade de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora- Dr. Roberto Greire Santiago Malta. 1994. Universidade de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Revisão da Prova Nacional de Oftalmologia. 2008. Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Avaliação do Programa de Residência médica em Oftalmologia. 2006. Universidade de São Paulo.

LINDENMEYER, R. L.;LAVINSKY, J.. Pressão intra-ocular em pré- termos de muito baixo peso de nascimento e sua relação com a idade pós- concepção. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Comissão Julgadora da Dissertação de Mestrado de Cátia Rejane Soares de Soares. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Banca de defesa de tese de Doutorado. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão julgadora do prêmio SBO - Ciba Vision. 2005. Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Banca examinadora dos trabalhos científicos do prêmio Alcon de retina e vítreo.. 2003. Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

LAVINSKY, J.. Concuros para ingresso na carreira docente.. 2003. Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto Usp.

LAVINSKY, J.; FUCHS, F. D.; DUNCAN, B.. Membro da banca examinadora - Defesa pública - Dra Helana Pakter. 2003. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Banca Examinadora para o concurso público para professor adjunto na área de oftalmologia do departamento de cirurgia. 1997. Universidade Federal de Goiás.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão julgadora do VII Salão de Iniciação Científica, promovido pela PROPESP/UFRGS.. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Coordenador da banca examinadora prova prática para concessão do título de especialista em oftalmologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, para candidatos da região Sul.. 1995. Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora para aplicar a prova teórica do exame de habilitação ao título de especialista em oftalmologia.. 1994. Universidade de Brasília.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora do exame de habilitação à título de especialista em Oftalmologia.. 1991. Universidade do Contestado Campus Curitibanos.

LAVINSKY, J.. Membro da banca para seleção de R3 do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. 1990. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da banca de seleção de R1 do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. 1990. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Médico contratado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. 1990. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Participante da comissão julgadora do 19º Prêmio Varilux.. 1990. Varilux.

LAVINSKY, J.. Coordenador da banca examinadora no exame de habilitação ao título de especialista em Oftalmologia.. 1988. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão julgadora dos trabalhos que concorreram ao prêmio oferecido pela Associação Pan Americana de Oftalmologia.. 1986. Associação Pan Americana de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão de ensino do CBO que instituiu e aplicou a primeira prova nacional para conceder o título de especialista em Oftalmologia do CBO.. 1984. Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora para seleção de Monitor para a disciplina de Oftalmologia.. 1983. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora para selecionar residentes para o curso de especialização em Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. 1982. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da banca examinadora para seleção de monitor para a disciplina de Oftalmologia.. 1978. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão examinadora do concurso para seleção dos médicos residentes de Oftalmologia, no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.. 1978. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão examinadora do concurso para seleção dos médicos residentes de Oftalmologia, no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.. 1977. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão examinadora do concurso para a concessão do título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.. 1976. Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

LAVINSKY, J.. Membro da comissão examinadora do concurso para seleção dos médicos residentes de Oftalmologia, no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.. 1975. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Luciano Porto Bellini

Uso de lente de contato em sistema telescópico como auxílio óptico em pacientes com baixa de visão; Início: 2006; Dissertação (Mestrado profissional em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas; (Orientador);

Rogério Riet Vargas Tomasi

Estudo comparativo da flora bacteriana de pacientes normais e pacientes diabéticos; Início: 2006; Dissertação (Mestrado profissional em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Letícia Eizerik

Exame de Fundo de Olho em Crianças e Adolescentes com Hipertensão Arterial e Pressão Normal Alta e num Grupo Controle com Pressão Arterial Normal; Início: 2005; Dissertação (Mestrado profissional em Ciência Médicas Em Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica; (Orientador);

Luciano Porto Bellini

Estudo comparativo entre o telescópio com lente de contato e o telescópio convencional em pacientes com baixa visão; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Giovane Tomasetto

Avaliação da Sensibilidade Macular em Pacientes com Maculopatia Diabética Focal; 2007; Dissertação (Mestrado em Medicina Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Francisco de Lima José Bocaccio

Novo modelo experimental de queimadura química alcalina, da superfície ocular; 2006; Dissertação (Mestrado em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Paula Blasco Gross

Agregação familiar de retinopatia diabética em pacientes com Diabete Melito tipo 2; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Jacó Lavinsky;

Alberto Luiz Gil

Injeção Intravítrea de Triancinolona versus Fotocoagulação a Laser no Edema Macular Diabético difuso; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Abdo Abbas Abed Husein Abed

Variáveis nos Custos da Vitrectomia Via pars plana; 2003; 35 f; Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Lourival Cardoso

Análise comparativa dos sistemas digital e não digital para avaliação fundoscópica de pacientes diabéticos à distância; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Daniel Fridman

Associação entre hipoestesia corneana, olho seco e outros fatores em portadoes de Diabte Melito tipo 2; 2002; 126 f; Dissertação (Mestrado em Ciência Médicas Em Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jacó Lavinsky;

Maria Cristina Boelter

Fatores genéticos e não genéticos em formas avançadas de retinopatia diabética em pacientes com Diabete Melito tipo 2; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Jacó Lavinsky;

Luiz Alberto Zago Filho

Fotocoagulação a laser complementar de retina periférica na regressão da neovascularização de disco após panfotocoagulação em retinopatia diabética proliferativa- aplicação multicêntrica de protocolo eletrônico na coleta de dados; ; 2011; Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica)) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Jacó Lavinsky;

Geline Haas

Orientador da Aluna Bolsista; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Ricardo Golbert

Orientador do Aluno Bolsista; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Samara Ariente

Orientador da Aluna Bolsista; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Guilherme Fernandes Diehl

Orientador do Aluno Bolsista; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Jauru Nunes de Freitas

Orientador do Aluno Bolsista; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Jacó Lavinsky;

Luciana Meister Dei Ricardi

Orientador da Aluna Bolsista; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Raquel Goldhardt

Orientador da Aluna Bolsista; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Daniela Vieira Roehre

Orientador da Aluna Bolsista; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Leonardo Reichmann Fasolo

Orientador do Aluno Bolsista; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Paulo Caldas Silber

Orientador do Aluno Bolsista; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Odinei Fior

Orientador do Aluno Bolsista; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Oftalmologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jacó Lavinsky;

Produções bibliográficas

  • BOYER, D. S. GOLDBAUM, M. LEYS, A. M. STARITA, C. BLUMENKRANZ, M. BUYSE, M. GOLDBERG, M. GRAGOUDAS, E. MILLER, J. SCHWARTZ, S. SINGERMAN, L. YANNUZZI, L. ADAMIS, A. GUYER, D. O'SHAUGHNESSY, D. BUYSE, M. DE GRONCKEL, S. FESNEAU, G. QUINAUX, E. TREMOLET, D. WANG, K. BRAILEY, A. FINMAN, J. TING, N. BRESSLER, N. , et al. BRESSLER, S. DENBLOW, R. SCHEIN, O. SEABROOK, S. SOLOMON, S. SCHACHAT, A. PHILIPS, D. ALTAWEEL, M. DAVIS, M. BLODI, B. DANIS, R. IP, M. HINER, C. ELLEDGE, J. WEBSTER, M. HANNAN, C. FICKEN, J. ALEXANDER, S. NEIDER, M. WABERS, H. VARGO, P. LAMBERT, E. KASTORFF, L. CARR, A. SHKIELE, A. BALIKER, J. GUYMER, R. CONSTABLE, I. ARNOLD, J. SARKS, S. CHANG, A. GILLIES, M. MITCHELL, P. HAAS, A. STUR, M. LEYS, A. MOREIRA, C. PORTELLA, E. DE AVILA, M. TALEB, A. LAVINSKY, J. LAVINSKY, D. FARAH, M. WILLIAMS, G. LEONARD, B. GARCIA, R. MABERLEY, D. LOPEZ, J. RODRIGUEZ, F. FISER, I. LARSEN, M. KOROBELNIK, J.-F. SOUBRANE, G. KOENIG, F. GAUDRIC, A. DITHMAR, S. HOLZ, F. JOUSSEN, A. KIRCHHOF, B. WIEDEMANN, P. PAULEIKHOFF, D. SCHNEIDER, U. SUVEGES, I. GYORY, J. POLLACK, A. LOEWENSTEIN, A. ROSENBLATT, I. GIOVANNINI, A. MENCHINI, U. BRANCATO, R. CARDILLO PICCOLINO, F. GRIGNOLO, F. BANDELLO, F. SCHLINGEMANN, R. DEUTMAN, A. KALUZNY, J. PECOLD, K. CUNHA-VAZ, J. DA SILVA, R. RUIZ MORENO, J. MONES, J. FIGUEROA, M. POURNARAS, C. ZOGRAFOS, L. LOIS, N. CHAKRAVARTHY, U. HYKIN, P. CHISHOLM, I. JOHNSON, M. MARCUS, D. MANDAVA, N. HALLER, J. CANGEMI, F. BOYER, D. KIM, I. LOEWENSTEIN, J. HEIER, J. REICHEL, E. FALCONE, P. WEISSGOLD, D. CONWAY, B. GARFINKEL, R. GLASER, B. LYON, A. LEWIS, H. WELLS, J. WILCOX, L. FISH, G. ELIOTT, D. FEKRAT, S. TANEY, B. EATON, A. DERAMO, V. WROBLEWSKI, J. TOM, D. CHOW, D. ORTH, D. PACKO, K. HOLZ, E. MIELER, W. KUPPERMANN, B. SABATES, N. CUMMINGS, H. PENDERGAST, S. GONZALES, C. LIM, J. CHARLES, S. SANISLO, S. ROSENFELD, P. CONNOR, T. CANTRILL, H. WILLSON, R. BAILEY-FREUND, K. ROSEN, R. LEONARD, R. BRUCKER, A. HO, A. SNEED, S. FRIBERG, T. KLEIN, M. TORNAMBE, P. STOLLER, G. CAPONE, A. BERNSTEIN, P. MCDONALD, H. SCHATZ, H. JOHNSON, R. NANDA, M. AVERY, R. WONG, K. GRIZZARD, W. HIGGINS, P. HUDSON, H. JOFFE, L. VARENHORST, M. SLUSHER, M. ADAMIS, A. BETTS, F. CUNNINGHAM, E. CURTISS, K. GUYER, D. HARRISON, E. KATZ, B. MASONSON, H. DEMARCO, R. O'SHAUGHNESSY, D. BEALS, C. PATEL, M. RODRIGUEZ, I. STARITA, C. ; Effect of pegaptanib sodium 0.3 mg intravitreal injections (Macugen) in intraocular pressure: posthoc analysis from V.I.S.I.O.N. study. British Journal of Ophthalmology , v. 00, p. 00, 2014.

  • GIL, Alberto Luiz ; AZEVEDO, M. J. ; TOMASETTO, Giovani Generali ; MUNIZ, C. H. G. ; LAVINSKY, J. . Treatment of diffuse diabetic maculopathy with intravitreal triamcinolone and laser photocoagulation: randomized clinical trial with morphological anf functional evaluation. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso) , v. 74, p. 343-347, 2011.

  • LAVINSKY, FABIO ; TOLENTINO, MICHEAL JOHN ; LAVINSKY, JACO . The macular threshold protocol of the Humphrey visual field analyzer: a superior functional outcome of intravitreal bevacizumab for the treatment of neovascular age-related macular degeneration. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso) , v. 73, p. 111-115, 2010.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, D. ; LAVINSKY, F. ; FRUTUOSO, A. . Acquired choroidal folds: a sign of idiopathic intracranial hypertension. Graefe's Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology , v. 245, p. 883-888, 2007.

  • BOELTER, M. C. ; GROSS, J. L. ; CANANI, L H ; COSTA, L A ; LISBOA, H L ; TRES, G S ; LAVINSKY, J. ; AZEVEDO, M. J. . Proliferative diabetic retinopathy is associated with microalbuminuria in patients with type 2 diabetes. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , v. 39, p. 1033-1039, 2006.

  • FRIDMAN, Daniel ; FREITAG, M. M. ; KLEINERT, F. ; LAVINSKY, J. . Olho seco: conceitos, história natural e classificações.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , v. 67, p. 181-185, 2004.

  • BOELTER, M. C. ; LAVINSKY, J. ; COSTA, L. ; MOREIRA, J. S. R. ; MAIA, A. ; GROSS, J L ; AZEVEDO, M. J. . Fatores de risco para retinopatia diabética- Atualização continuada.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 66, n.2, p. 239-247, 2003.

  • LAVINSKY, J. ; GOLDHARDT, Raquel ; ARIENTE, S. K. ; DOMINGUES, C. G. ; LAVINSKY, F. . Síndrome de Bardet- Biedl - Relato de dois casos. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 66, n.5, p. 675-680, 2003.

  • CANANI, L. ; BOELTER, M. ; GROSS, J. ; COSTA, L. ; LAVINSKY, J. ; MAIA, A. ; AZEVEDO, M. J. . DNA Polymorphisms in insulin resistance related genes are not associated with diabetc retinopathy (DR) in patients with type 2 diabetes(DM). (Complications, Ocular). American Diabetes Association, v. 1, p. 1, 2003.

  • LAVINSKY, J. ; Estudo dos fatores predisponentes para o descolamento regmatogênico da retina. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , v. 2, p. 4-6, 2003.

  • LAVINSKY, J. ; FIOR, Odinei ; GOLDHARDT, Raquel . Complicações sa luxação do cristalino para a cavidade vítrea.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 65, p. 435-439, 2002.

  • LAVINSKY, J. ; TOMASETTO, Giovani ; SOARES, Emir . Utilização de um Telescópio com Lente de Contato em Pacientes com Visão Subnormal. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 64, n.4, p. 48-48, 2001.

  • LAVINSKY, J. ; TOMASETTO, G. ; SOARES, E. . Use of a contact lens telescopic system in low vision patients.. International Journal Of Rehabilition Journal, USA, v. 24, n.4, p. 337-340, 2001.

  • LAVINSKY, J. ; GUS, P. I. ; EHLERS, João Arthur ; ROEHE, D. ; NORA, Daniel Bocchese . Visual- Evoked potencials: assrssment of retrobulbar and peribulbar anesthesia.. Journal Cataract Refract Surgery, ESTADOS UNIDOS, v. 26, p. 1529-1532, 2000.

  • LAVINSKY, J. ; FRIDMAN, Daniel ; FIOR, Odinei ; SILBER, P C ; ZYLBERSZTEJN, J. ; FASOLO, Leonardo . Perfil cardiopulmonar do paciente submetido à cirurgia de catarata.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 60, n.1, p. 50-58, 1997.

  • LAVINSKY, J. ; MARINHO, Diane ; GRIMBERG, Aliana . Iridociclite heterocrômica de Fuchs e ceratocone.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 59, n.6, p. 617-619, 1996.

  • MANFROI, W. C. ; LAVINSKY, J. ; FERREIRA, R. C. ; CHOTGUES, L. F. ; QUADROS, A. S. ; MAESTRI, T. D. ; BETAT, R. ; CAMPOS, M. ; SCHMIDT, M. . Estudo comparativo entre extensão da aterosclerose coronária com fatores de risco e as alterações na artéria da retina.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , SÃO PAULO, v. 63, n. 3, p. 185-189, 1994.

  • LAVINSKY, J. ; Catarata congênita. Revista Brasileira de Oftalmologia , v. 53, p. 352-354, 1994.

  • LAVINSKY, J. ; Estudo comparativo entre extensão da aterosclerose coronária com fatores de risco e as alterações na artéria central da retina.. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , v. 13, p. 80-85, 1993.

  • LAVINSKY, J. ; Controvérsias em catarata. Revista Brasileira de Oftalmologia , v. 47, p. 202-210, 1988.

  • LAVINSKY, J. ; Diagnóstico das viroses oculares. Revista Cietifica do Casl, PORTO ALEGRE, v. 40, p. 46-60, 1979.

  • LAVINSKY, J. ; viroses oculares: Diagnóstico clínico e laboratorial. Enciclopédia Médica Brasileira de Oftalmologia, BRASIL, v. 42, p. 239-244, 1979.

  • LAVINSKY, J. ; Uveite experimental com vírus herpes simplex(VHS1) em cobaias: estudo clínico e imunológico.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , BRASIL, v. 40, n.2, p. 47-111, 1977.

  • ÁVILA, M. ; LAVINSKY, J. ; MOREIRA JR, C. A. . Retina e Vitreo. 3. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2013. 454p .

  • ÁVILA, M. P. ; LAVINSKY, J. ; MOREIRA JR, C. A. . Retina e Vitreo. 2. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2011.

  • ÁVILA, M. P. ; LAVINSKY, J. ; MOREIRA JR, C. A. . Retina e Vitreo. 1. ed. RIO DE JANEIRO: EDITORA GUANABARA KOOGAN E CULTURA MÉDICA, 2008. v. 1.

  • LAVINSKY, J. ; DOENÇAS PREVALENTES DA RETINA E VÍTREO. 1. ed. RIO DE JANEIRO: EDITORA CULTURA MÉDICA, 2002. v. 1. 680p .

  • LAVINSKY, J. ; ABUJAMRA, Suel ; ÁVILA, M. ; FARAH, M. E. ; GONÇALVES, J. O. R. ; MOREIRA JR, C. A. ; NEHEMY, M. B. ; SUZUKI, H. . RETINA E VÍTREO - Clínica e cirurgia. 1. ed. SÃO PAULO: EDITORA ROCA LTDA., 2000. v. 1. 1025p .

  • LAVINSKY, D. ; LAVINSKY, J. . Retinopatia Diabética. In: Marcos Ávila; Augusto Paranhos Junior.. (Org.). Farmacologia e terapêutica ocular. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2013, v. , p. 519-522.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, D. . Descolamento de retina regmatogênico: Vitrectomia no DR primário. In: Marcos Ávila, David Isaac. (Org.). Vitrectomia 20, 23 e 25G. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010, v. , p. 177-185.

  • LAVINSKY, J. ; Terapia Fotodinâmica. In: Walter Y. Takahashi. (Org.). Degeneração Macular relacionada à Idade (DMRI). Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2007, v. , p. 169-181.

  • ÁVILA, M. ; LAVINSKY, J. . Ações do Ministério da Saúde. In: Marcos Ávila. (Org.). OLHARES SOBRE O BRASIL - Perspectivas da saúde ocular para o século XXI. 2ed.: Walprint Gráfica e Editora, 2007, v. , p. 256-257.

  • ÁVILA, M. ; LAVINSKY, J. . Atualidades e perspectivas futuras nas doenças da retina. In: Marcos Ávila. (Org.). OLHARES SOBRE O BRASIL- Perspectivas da saúde ocular para o século XXI. 2ed.: Walprint Gráfica e editora, 2007, v. , p. 233-234.

  • LAVINSKY, J. ; Notório Saber. In: Carlos Cavalcante. (Org.). CLÓVIS PAIVA: Um médico sem fronteiras. 1ªed.Recife: EDUPE, 2004, v. 1, p. 287-288.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, F. . Maculopatia diabética. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). DOENÇAS PREVALENTES DA RETINA E VÍTREO. 1ed.RIO DE JANEIRO: CULTURA MÉDICA, 2002, v. 1, p. 279-288.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, D. . Pregas de coróide. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). DOENÇAS PREVALENTES DA RETINA E VÍTREO. 1ed.RIO DE JANEIRO: CULTURA MÉDICA, 2002, v. 1, p. 429-432.

  • LAVINSKY, J. ; Cuidados oculares recomendados a população. In: LUIZ LAVINSKY. (Org.). SAÚDE INFORMAÇÕES BÁSICAS. 3ªed.PORTO ALEGRE: EDITORA DA UNIVERSIDADE, 2002, v. , p. 291-300.

  • LAVINSKY, J. ; FIOR, Odinei . Degenerações trófico- tracionais da retina periférica. Doneças prevalentes da retina e vítreo. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2002, v. 1, p. 89-94.

  • LAVINSKY, J. ; VARGAS, J. A. A. ; FIOR, Odinei . Degenerações trófico- tracionais da retina periférica. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). Doenças Prevalentes da Retina e Vítreo. 1ed.PORTO ALEGRE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, 2001, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Maculopatia diabética. In: JACÓ LAVINSKY;. (Org.). Doenças Prevalentes da Retina e Vítreo,. 1ed.PORTO ALEGRE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VÍTREO, 2001, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Pregas da coróide. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). Doenças Prevalentes da Retina e Vítreo. PORTO ALEGRE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, 2001, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Arterioloesclerose retiniana. In: Newton Kara José; Geraldo V. Almeida. (Org.). Senilidade Ocular. São Paulo: ROCA, 2001, v. , p. 157-166.

  • LAVINSKY, J. ; Laser nas doenças da Retina. In: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues;Adalmir Morterá Dantas.. (Org.). Oftalmologia Clínica. 2ºed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2001, v. , p. 723-736.

  • LAVINSKY, J. ; Ética médica: Publicidade e Trabalhos científicos. In: CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. (Org.). Exercício da Oftalmologia-Orientação Profissional. 1ed.SÃO PAULO: CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, 2000, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Descolamento e aderência da retina - Contribuição à Fisiopatologia e Métodos de Tratamento. In: MICHEL EID FARAH. (Org.). DESCOLAMENTO E ADERÊNCIA DE RETINA. SÃO PAULO: , 2000, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Laser nas Doenças da Retina. In: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues; Adalmir Morterá Dantas. (Org.). OFTALMOLOGIA CLÍNICA. 2ªed.RIO DE JANEIRO: EDITORA CUTURA MÉDICA, 2000, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Campo visual. In: Abujamra S., Ávila M., Barsante C., Farah M.E., Gonçalves J.. (Org.). RETINA E VÍTREO - CLÍNICA E CIRURGIA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. 11-38.

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia diabética não proliferativa. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA E VÍTREO - CLÍNICA E CIRURGIA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. 485-499.

  • LAVINSKY, J. ; Doneças retinianas e gravidez. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA E VÍTREO - Clínica e cirurgia. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Neurites ópticas ou neuropatias ópticas inflamatórias. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA E VÍTREO CLÍNICA E CIRURGIA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Lesões predisponentes e tratamento profilático do descolamento de retina. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA E VÍTREO - CLÍNICA E CIRURGIA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. 810-829.

  • LAVINSKY, J. ; Técnicas cirúrgicas básicas. In: Jacó Lavinsky. (Org.). RETINA E VÍTREO - CLÍNICA E CIRURGIA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. 854-863.

  • LAVINSKY, J. ; Farmacoterapia na cirurgia vitreorretiniana. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA E VÍTREO - CLÍNICA E CIRURGIA. 2ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 2000, v. 1, p. 895-908.

  • LAVINSKY, J. ; Campo visual. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. : ROCA, 1999, v. , p. 11-38.

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia diabética não proliferativa. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. : ROCA, 1999, v. , p. 485-499.

  • LAVINSKY, J. ; Doenças retinianas e gravidez. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. : ROCA, 1999, v. , p. 583-587.

  • LAVINSKY, J. ; Neurites ópticas ou neuropatias ópticas inflamatórias. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. : ROCA, 1999, v. , p. 750-766.

  • LAVINSKY, J. ; Lesões predisponentes e tratamento profilático do descolamento da retina. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). Retina Clínica e Cirúrgica. 1ed.Rio de Janeiro: ROCA, 1999, v. 1, p. 810-820.

  • LAVINSKY, J. ; Técnicas cirúrgicas básicas. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. : ROCA, 1999, v. , p. 854-863.

  • LAVINSKY, J. ; Farmacoterapia na cirurgia vitreorretiniana. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA ROCA, 1999, v. 1, p. 895-909.

  • LAVINSKY, J. ; Senilidade ocular. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). ATUALIDADES EM GERIATRIA. POA: GRÁFICA EXPRESSA, 1996, v. , p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Degeneração macular relacionada a idade. In: JORGE ESTEVES E COLS. (Org.). ROTINAS EM OFTALMOLOGIA. POA: , 1995, v. , p. 202-209.

  • LAVINSKY, J. ; Epidemiological aspects of the accomodative amplitude. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). LIVRO DO SIMPOSIUM INTERNACIONAL DE LA PRESBYTIE. NICE-FRANCE: , 1995, v. , p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Manual do CBO 95. Manual do CBO 95. : ZIT Gráfica e Editora Ltda, 1995, v. 1, p. 265-.

  • LAVINSKY, J. ; Troca fluido- gasosa. In: JOÀO ALBERTO HOLANDA DE FREITAS. (Org.). VITRECTOMIA. RJ: RIO MED, 1994, v. , p. 31-37.

  • LAVINSKY, J. ; Aspects épidémiologiques de Iàmplitude d` accommodation. 5 Symposium international de la presbytie. : essilor, 1994, v. , p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Doenças da coróide e retina. In: JOSÉ FRANCISCO P. DIAS. (Org.). CAMPO VISUAL. : CULTURA MÉDICA, 1992, v. , p. 159-172.

  • LAVINSKY, J. ; Laser nas doenças da retina. In: Maria de Lourdes Veronese Rodrigues. (Org.). Oftalmologia clínica. RIO DE JANEIRO: EDITORA CULTURA MÉDICA, 1992, v. 1, p. 669-687.

  • LAVINSKY, J. ; Cuidados recomendamos a população. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). SAÚDE- INFORMAC`OES BÁSICAS. POA: ED. DA UNUVERSIDADE, 1988, v. , p. 175-181.

  • LAVINSKY, J. ; Senilidade ocular. In: ARON HUTZ E COLS. (Org.). TEMAS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. : FUNDO EDITORIAL BYK, 1986, v. , p. -.

  • LAVINSKY, J. ; Ceratite herpética. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). ENCICLOPÉDIA MÉDICA BRASILEIRA. RJ: ED MANOLE, 1982, v. , p. 1-10.

  • LAVINSKY, J. ; Viroses oculares. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). ENCICLOPÉDIA MÉDICA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA. RJ: MANOLE, 1982, v. , p. 1-9.

  • LAVINSKY, J. ; Imunologia nas uveítes. In: JACÓ LAVINSKY. (Org.). ENCICLOPÉDIA Médica brasileira de oftalmologia. RJ: MANOLE, 1982, v. , p. 1-8.

  • LAVINSKY, J. ; Educação continuada a distância: A experiência CBO. Jota Zero, p. 22 - 22, 04 jan. 2015.

  • LAVINSKY, J. ; Enfatizar o papel do CBO. Jota Zero, São Paulo, p. 25 - 25, 26 nov. 2014.

  • LAVINSKY, J. ; Perspectivas para o futuro. Universo Visual, São Paulo, p. 14 - 14, 01 dez. 2013.

  • LAVINSKY, J. ; Os médicos e os hospitais mais admirados do Brasil segundo a opinião dos próprios médicos. Análise Saúde 2013, 01 set. 2013.

  • LAVINSKY, J. ; Comissão de Ensino- Entrega do Prêmio CBO. Jota Zero, São Paulo, p. 19 - 19, 01 jul. 2013.

  • LAVINSKY, J. ; Residência em Oftalmologia. Espaço Aberto- Hospital de Clinicas de Porto Alegre, p. 23 - 23, 01 maio 2013.

  • LAVINSKY, J. ; FARAH, M. E. ; Andre Correa Maia de Carvalho ; MOREIRA JR, C. A. ; RODRIGUES, E. B. ; BICCAS NETO, L. ; NEHEMI, M. ; ÁVILA, M. P. ; MOTTA, M. M. S. ; MAGALHAES JUNIOR, O. ; Takahashi, Walter . Tratamentos atuais para a Degeneração Macular relacionada à Idade no Brasil. Retina & Vitreo, São Paulo, p. 2 - 7, 01 fev. 2013.

  • LAVINSKY, J. ; Painel de destaque- Academia de Medicina. Espaço Aberto- HCPA, Porto Alegre, p. 28 - 28, 05 nov. 2012.

  • LAVINSKY, J. ; Discurso de Posse na Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Jota Zero, São Paulo, p. 43 - 43, 01 maio 2012.

  • LAVINSKY, J. ; Referência profissional. REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VÍTREO, São Paulo, p. 10 - 11, 01 out. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I ; MELLO, P. A. A. . Oftalmologia em equilibrio. A Revista da Oftalmologia Universo Visual, p. 30 - 31, 01 out. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; O Grande encontro que todos nós construímos em Porto Alegre. Jota Zero, São Paulo, p. 8 - 22, 21 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Evoluções oculares. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 10 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . 70 anos CBO- Festa de aniversário. Universo Visual UV News, p. 03 - 03, 06 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; MELLO, P. A. A. . Pesquisas médicas: Visão artificial é tema de Congresso na Capital. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 03 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . O Grande encontro que todos nós construimos em Porto Alegre. Jota Zero, São Paulo, p. 32 - 32, 01 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I ; MELLO, P. A. A. . O mapa da mina. A Revista da Oftalmologia Universo Visual, São Paulo, p. 8 - 9, 01 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; De olho no futuro, sem esquecer o passado. A Revista de Oftalmologia Universo Visual, p. 28 - 33, 01 set. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Novos conhecimentos. Universo visual, 01 ago. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . Painel de Destaques- Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Porto Alegre. Espaço Aberto - HCPA, Porto Alegre, p. 25 - 25, 01 ago. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . Palavras finais. Jota Zero, São Paulo, p. 22 - 22, 01 jul. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . Comissão Executiva do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Jota Zero, 01 mar. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Marcon, I . XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia- Venha viver este evento. Jota Zero, p. 25 - 38, 01 jan. 2011.

  • LAVINSKY, J. ; Atuações Destacadas na Oftalmologia. Espaço Aberto, Porto Alegre, p. 19 - 19, 01 nov. 2010.

  • LAVINSKY, J. ; Programação Cientifica. Jota Zero, p. 29 - 29, 04 jan. 2010.

  • FERREIRA, R. C. ; LAVINSKY, J. . De óculos e numa boa. Zero Hora, Porto Alegre, 05 dez. 2009.

  • Marcon, I ; LAVINSKY, J. . Defesa da candidatura de Porto Alegre para o Congresso Brasileiro de Oftalmologia em 2011. Jota Zero, 01 out. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; Você acredita neles?. Zero Hora/ Caderno Vida, Porto Alegre, 15 ago. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; Transparência/ Diálogo/ União. Joata Zero, 01 ago. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; A medicina baseada em evidência. Jota Zero, p. 43, 01 ago. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; Oftalmologia brasileira vive momento promissor que exige novas posturas. Jota Zero, 01 ago. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; Marcos Ávila aprovado como Professor Titularda UFG. Jota Zero, Membro da Banca Examinadora, 01 abr. 2009.

  • LAVINSKY, J. ; Os médicos e os hospitais mais admirados do RS. Zero Hora, Porto Alegre, 20 dez. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; XVIII Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual- Mesa de Honra da solenidade de abetura e Homenageados. Jota Zero- Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 01 set. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Assembléia Legislativa de Santa Catarina promove sessão solene em homenagem à Oftalmologia brasileira "Os homenageados". Jota Zero, São Paulo, 01 set. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Batalhão do bem. Universo Visual, p. 58 - 58, 01 ago. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; II Fórum Nacional de saúde ocular. Jota Zero- Conselho Brasileiro de Oftalmologia, p. 50 - 50, 01 jul. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; XV Congresso Internacional- Homenageados da SBO e da câmara dos vereadores do Rio de Janeiro. Jornal Brasileiro de Oftalmologia, 01 jul. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Debate. Jota Zero- Conselho Brasileiro de Oftalmologia, p. 32 - 32, 01 maio 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Idosos e a Degeneração. Zero Hora - Carderno Vida, 12 jan. 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Controle de natalidade. Universo Visual, p. 50 - 50, 15 maio 2007.

  • LAVINSKY, J. ; II Workshop de Saúde Ocular Comunitária. JOTA ZERO - Jornal Oftalmoógico, p. 13 - 13, 15 fev. 2007.

  • LAVINSKY, J. ; Conferência Magna no Congresso Mundial de Oftalmologia. Informativo da Faculdade(UFRGS), p. 3 - 3, 15 maio 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Enhanced efficacy associated with early treatment of neovascular age-related macular degeneration with pegaptanib sodium: an exploratory analysis. RETINA- THE JOURNAL OF RETINAL AND VITREOUS DISEASES, , v. 25, p. 815 - 827, 04 nov. 2005.

  • LAVINSKY, J. ; Perguntas relevantes à prática da oftalmologia no Brasil. CBO - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, BRASILIA, p. 22, 08 jul. 2005.

  • LAVINSKY, J. ; ABUJAMRA, Suel . Ponto e contraponto- Farmacoterapia da degeneração macular relacionada à idade. JBO Jornal Brasileiro de Oftalmologia, SÃO PAULO, p. 8 - 9, 02 abr. 2005.

  • LAVINSKY, J. ; Pegaptanib for Neovascular Age-Related Macular Degeneration. New Englad Journal of Medicine, New York, , v. 351;27, p. 2805 - 2816, 30 dez. 2004.

  • LAVINSKY, J. ; A sua visão vai bem?. JORNAL CLUBE DO APOSENTADO PANVEL, PORTO ALEGRE, , v. 1, p. 6 - 6, 01 out. 2003.

  • LAVINSKY, J. ; O tratamento da degenerãção macular relacionada à idade.. UNIVERSO VISUAL, SÃO PAULO, , v. 10, p. 28 - 34, 29 set. 2003.

  • LAVINSKY, J. ; Novo Tratamento contra cegueira. A RAZÃO - SAÚDE, SANTA MARIA, RS, p. 4 - 4, 03 dez. 2002.

  • LAVINSKY, J. ; Mal relacionado à idade chega aos 50. CORREIO DO POVO, PORTO ALEGRE, RS, p. 9 - 9, 24 nov. 2002.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial- Degeneração Macular Relacionada à idade e a Terapia Fotodinâmica. REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA, RIO DE JANEIRO, , v. 60, p. 387 - 388, 01 jun. 2001.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial. RETINA BR - INFORMATIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, LONDRINA, PR, , v. 3, p. 2 - 2, 01 abr. 2001.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial. Jornal Oftalmológico Jota Zero - Informativo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SÃO PAULO, , v. 77, 01 fev. 2001.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial. RETINA BR - INFORMATIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, LONDRINA, PR, , v. 2, p. 2 - 2, 01 out. 2000.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial. RETINA BR - INFORMATIVO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, LONDRINA, , v. 1, p. 2 - 2, 01 abr. 2000.

  • LAVINSKY, J. ; Acontecimentos na área da retina. O GLOBO OCULAR, Serviço de Oftalmologia HCPA, , v. 2, p. 4 - 4, 31 dez. 1999.

  • LAVINSKY, J. ; O perfil da oftalmologia brasileira. O GLOBO OCULAR, Serv Oft do HCPA, , v. 1, p. 7 - 7, 31 dez. 1998.

  • LAVINSKY, J. ; Quando os olhos começam a falhar. ZERO HORA - Caderno Via, Porto Alegre, p. 4 - 5, 09 mar. 1996.

  • LAVINSKY, J. ; Saiba detectar problemas visuais. ZERO HORA - CADERNO VIDA, PORTO ALEGRE, p. 5 - 5, 02 mar. 1996.

  • LAVINSKY, J. ; Dois anos de C.B.O. Jornal Oftalmológico-JOTA ZERO, p. 2 - 2, 10 set. 1995.

  • LAVINSKY, J. ; JUSTO, D. . Astigmatismo por incisão e sutura.. Jornal da Sociedade Brasileira de Implantes Intra-Oculares, 01 jan. 1991.

  • LAVINSKY, J. ; Diagnóstico das viroses oculares.. REVISTA CIENTÍFICA DO CASL, POA, , v. 40, p. 46 - 60.

  • LAVINSKY, J. ; Controvérsias em catarata.. REVISTA BRASILEIRA DE OFTALMOLOGIA, BRASIL, , v. 47, p. 202 - 210.

  • LAVINSKY, J. ; Estudo comparativo entre extensão aterosclerose coronária com fatores de risco e alterações na artéria central da retina.. Revista do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, POA, , v. 13, p. 80 - 85.

  • LAVINSKY, J. ; Catarata congênita, Fórum. Revista Brasileira de Oftalmologia, BRASIL, , v. 53, p. 352 - 354.

  • LAVINSKY, J. ; Editorial. JORNAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VITREO, LONDRINA, PR, , v. 4, p. 2 - 2.

  • LAVINSKY, J. ; Retina no Mundial. Retina e vítreo, p. 26 - 26.

  • LAVINSKY, J. ; Catarata. Universo Visual, p. 11 - 12.

  • LAVINSKY, J. ; Antiangiogênese e as doenças oculares. Retina e vítreo.

  • LAVINSKY, J. ; Medicina baseada em evidência aplicada ao tratamento da DMRI. Universo Visual, p. 28 - 32.

  • LAVINSKY, J. ; Medicina baseada em evidências em oftalmologia. Revista Brasleira de Oftalmologia.

  • LAVINSKY, J. ; Notícias dos cursos credenciados UNIFESP- Membro da banca examinadora do concurso. Jornal Oftalmológico-JOTA ZERO.

  • LAVINSKY, J. ; Tempos modernos em DMRI-A espantosa surpresa. Universo Visual, p. 14 - 14.

  • LAVINSKY, J. ; Dez anos sem Hilton Rocha. Jornal Oftalmológico-JOTA ZERO.

  • LAVINSKY, J. ; Entrevista. Revista Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

  • LAVINSKY, J. ; Dia D alerta para riscos de cegueira em diabéticos. FATOS EM FOCO, p. 5 - 5.

  • LAVINSKY, J. ; Os admirados da Medicina. ANÁLISE- SAÚDE 2008.

  • LAVINSKY, J. ; Abra o olho e previna-se. Jornal Clube do Aposentado- Panvel.

  • LAVINSKY, J. ; BABIC, M. . Eu, médico, apenas um ser humano. Revista Universo Visual, São Paulo, p. 12 - 16.

  • LAVINSKY, J. ; Galeria dos Homenageados. XXXIV Congresso da APO.

  • LAVINSKY, F. ; TOLENTINO, M. J. ; LAVINSKY, J. . The macular threshold protocol of the Humphrey visual field analyzer: a superior functional outcome of intravitreal bevacizumab for the treatment of neovascular age- related macular degeneration. In: XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da cegueira e Reabilitação visual, 2010, Salvador. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso). São Paulo: IPSIS GRÁFICA E EDITORA S.A, 2010. v. 73. p. 103-212.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, D. ; LAVINSKY, F ; TOMASI, Rogério Riet Vargas . Vascular leakege as a predictor factor of outcome photodynamic therapy with visudyne. In: Cannes retina festival, 2006, Cannes/ França. Vascular leakege a predictor factor of photodynamic therapy with visudyne, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; LAVINSKY, D. ; LAVINSKY, F. ; FRUTUOSO, A. . Acquired choroidal folds: A sign of idiopathic intracranial hypertension. In: American Society of Retina Specialists - 23rd Annual Meeting, 2005, Montreal. Acquired choroidal folds: A sign of idiopathic intracranial hypertension, 2005. p. 158-158.

  • LAVINSKY, J. ; Autor do Tema Oficial do XXXI Congresso Brasileiro de Oftalmologia - Senilidade ocular. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, 2001, SÃO PAULO. tEMA OFICIAL DO XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - SENILIDADE OCULAR. SÃO PAULO: CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, 2001. v. 1.

  • LAVINSKY, J. ; FREITAS, J ; FIOR, Odinei . Amplitude acomodativa em diabéticos com glicemia controlada.. In: 19ª Semana Científica do HCPA e 6º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do MERCOSUL, 1999, Porto Alegre, RS. Revista HCPA, 1999.

  • LAVINSKY, J. ; Inflamação e glaucoma causado por fragmento intra-vítreo após facoemulsificação. In: IV Congresso internacional de catarata e cirurgia refrativa, 1998, Rio de Janeiro. Inflamação e glaucoma causado por fragmento intra-vítreo após facoemulsificação, 1998.

  • LAVINSKY, J. ; Aspectos epidemiológicos da amplitude acomodativa.. In: XI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira,Brasilia 06 setembro 1994, 1994, BRASÍLIA. , ANAIS DO XI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira,Brasilia 06 setembro 1994. BRASÍLIA, 1994.

  • LAVINSKY, J. ; CATTANI, S. ; FIOR, Odinei ; BORTOLOMIOL, Luciana . Avaliação das influências das ametropias esféricas sobre a amplitude acomodativa em pacientes de 42 a 50 anos.. In: XIV Semana Científica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre., 7 a 11 novembro de 1994., 1994, POA. ANAIS DA XIV Semana Científica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre., 7 a 11 novembro de 1994.. POA, 1994. p. 146-146.

  • LAVINSKY, J. ; Prevalência de alterações oculares em pacientes usuários de cloroquina.. In: XIV Semana Cientifica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 7 a 11 novembro de 1994, 1994, POA. ANAIS DA XIV Semana Cientifica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 7 a 11 novembro de 1994. POA, 1994.

  • LAVINSKY, J. ; Estudo comparativo do comprometimento aterosclerótico das artérias coronárias e retinianas.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia , Porto Alegre 11 setembro 1993., 1993, POA. ANAIS DO XXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia , Porto Alegre 11 setembro 1993.. POA, 1993.

  • LAVINSKY, J. ; Avaliação do astigmatismo gerado pela sutura córneo escleralcom pontos separados e em `X`. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CATARATA E IMPLANTES INTRA-OCULARES, 1990, RJ. IV Simpósio Internacional de catarata e implantes intra- oculares. RJ, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Epidemiologia da degeneração macular senil- estudo estatístico.. In: SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA, 1990, POA. Semana científica do HCPA. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Avaliação da variação da tensão arterial pelo uso do colírio fenilefrina à 10%.. In: SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA, 1990, POA. SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Projeto URBI- RS e a prevenção da cegueira.. In: Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 20 de setembro de 1990, em Porto Alegre., 1990, POA. Semana científica do Hospital de Clínicas. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Estudo prospectivo da inflamação ocular nos implantes de lentes intra- oculares.. In: na Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 20 de setembro de 1990,, 1990, POA. ANAIS DA Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 20 de setembro de 1990,. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Efeito da trabeculoplastia a laser sobre a pressão intra- ocular medida as 6hs em repouso.. In: Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 21 de setembro de 1990, em Porto Alegre, 1990, POA. ANAIS DA Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 21 de setembro de 1990, em Porto Alegre. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Toxocaríase ocular.. In: na Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 21 de setembro de 1990, em Porto Alegre, 1990, POA. ANAIS DA Semana Científica do Hospital de Clínicas, em 21 de setembro de 1990, em Porto Alegre. POA, 1990.

  • LAVINSKY, J. ; Angiografia, ecobiometria e campimetria.. In: SÉTIMA SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA, 1988, POA. ANAIS DA SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA. POA, 1988.

  • LAVINSKY, J. ; Causas da cegueira. In: VII CONGRESSO BRAS. DE PREVENCÀO À CEGUEIRA, 1986, POA. VII CONGRESSO BRAS. DE PREVENCÀO À CEGUEIRA. POA, 1986. p. 49-101.

  • LAVINSKY, J. ; Ceratite herpética. In: XXI CONGRESSO BRAS. DE OFTALMOLOGIA, 1981, RECIFE. ANAIS DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. RECIFE, 1981. p. 120-129.

  • LAVINSKY, J. ; Tratamento específico das uveites.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENCÀO DA CEGUEIRA, 1980, BH. ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENCÀO DA CEGUEIRA. BH, 1980. p. 248-258.

  • Daniela Osório Alves ; LAVINSKY, F. ; Geline Maria Haas ; LAVINSKY, J. . Perfil dos fatores de risco e gravidade de retinopatia diabética em diabéticos tipo 2. In: XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da cegueira e reabilitação visual, 2010, Salvador. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso), 2010. v. 73. p. 1-82.

  • LAVINSKY, J. ; BABIC, M. . Eu, médico, apenas um ser humano.. In: Universo Visual, 2008, Buenos Aires. Universo Visual, 2008.

  • GROSS, Paula Blasco ; LAVINSKY, J. ; MEOTTI, C. D. ; BURTTET, L. M. ; RIZZATTI, M. ; GROSS, J. L. ; CANANI, L H ; AZEVEDO, M. J. . Familiar aggregation of diabetic retinopathy among brazilian patinets with type 2 diabetes mellitus. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Familiar aggregation of diabetic retinopathy among brazilian patinets with type 2 diabetes mellitus, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; FORTES FILHO, J. B. ; CAGLIARI, P. Z. . Perfuração Ocular secundária a procedmento anestésico peribulbar: relato de caso clínico. In: Wold ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Perfuração Ocular secundária a procedmento anestésico peribulbar: relato de caso clínico, 2006.

  • ABREU, G. P. ; SCOCCO, C. ; SPADONI, V. S. ; LAVINSKY, J. . Complicações tardias do óleo de silicone intra-ocular. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Complicações tardias do óleo de silicone intra-ocular, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; PANDOLFO, M L L ; MACHADO, P. R. . Manifestações oculares na síndrome de down. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Manifestações oculares na síndrome de down, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Tratamento com drogas peri-oculares. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, Sao Paulo. Tratamento com drogas peri-oculares, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Custos para o paciente.A cirurgia é gratuita? (CATARATA). In: World Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Custos para o paciente.A cirurgia é gratuita? (CATARATA), 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Leaning ophtalmology outside the academic enviroment. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Leaning ophtalmology outside the academic enviroment, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Projeto de correção óptica: pré escolar e escolar; Adulto e idoso. In: Wold Ophtalmology Congress, 2006, São Paulo. Projeto de correção óptica: pré escolar e escolar; Adulto e idoso, 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Anti- VEGF Treatment for Diabetic retinopathy. In: Anti- VEGF Treatment for Diabetic Retinophaty/ Caring for Diabetes.com, 2006. Anti- VEGF Treatment for Diabetic Retinophaty/ Caring for Diabetes.com.

  • LAVINSKY, J. ; MEOTTI, C. D. ; BURTTET, L. M. ; RIZZATTI, M. ; RADOS, D. V. ; GUS, Patricia Ioschpe ; GROSS, J. L. ; CANANI, L H ; AZEVEDO, M. J. . Retinopatia diabética proliferativa e agregação familiar em pacientes com diabete melito tipo 2.. In: Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2006. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2006. v. 26. p. 172-173.

  • LAVINSKY, J. ; BELLINI, Luciano Porto . Uso de lente de contato em sistema telescópico como auxílio óptico em pacientes com baixa de visão. In: Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2006. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2006.

  • LAVINSKY, J. ; Science and Patients: Partnership for the future. In: 14th Retina International World Conference, 2006, Rio de Janeiro. 14th Retina International World Conference, 2006.

  • BURTTET, L. M. ; MEOTTI, C. D. ; GROSS, Paula Blasco ; LAVINSKY, J. ; GROSS, J. L. ; CANANI, L. ; AZEVEDO, M. J. . Agregação familiar de retinopatia diabética em pacientes com diabete melito tipo 2.. In: Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. v. 1. p. 64-65.

  • LAVINSKY, J. ; GROSS, J. L. ; WEINERT, L. ; CAMARGO, E. ; SILVEIRO, S. . Efeito da aspirina em baixa dosagem sobre a excreção urinária da albumina e a taxa de filtração glomerular em pacientes com diabete melito tipo 2 e microalbuminúria.. In: Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. v. 01. p. 64-65.

  • LAVINSKY, J. ; GIL, Alberto Luiz ; LAVINSKY, D. . Tratamento de membrana neovascular sub-retiniana predominantemente clássica com terapia fotodinâmica (PDT).. In: Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., 2005. v. 1. p. 50-51.

  • LAVINSKY, J. ; VARGAS, J. A. A. ; ALMEIDA, F. ; PRIETSCH, R. F. ; TREIN JUNIOR, J. A. ; FREITAG, M. M. . Telangiectasias perifoveias e síndrome de sneddon - relato de caso. In: XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da cegueira e reabilitação visual, 2004. Telangiectasias perifoveias e síndrome de sneddon - relato de caso, 2004. p. 103-103.

  • VARGAS, J. A. A. ; TREIN JUNIOR, J. A. ; ALMEIDA, F. ; LAVINSKY, J. . Membrana Neovascular em Coriorretinite por toxoplasmose tratada com fotocoagulação. In: XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Ceggueira e Reabilitação Visual, 2004. Membrana Neovascular em Coriorretinite por toxoplasmose tratada com fotocoagulação, 2004. p. 103-103.

  • FRIDMAN, Daniel ; FREITAG, M. M. ; KLEINERT, F. ; LAVINSKY, J. . Olho seco: conceitos,história natural e classificações. In: XVI Congresso Brasileiro de prevenção da cegueira e reabilitação visual, 2004, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2004. v. 67. p. 181-185.

  • BOELTER, M. C. ; AZEVEDO, M. J. ; GROSS, J. L. ; LAVINSKY, J. . Fatores de risco para retinopatia diabética. In: Atualização continuada-Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2003. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, 2003. v. 66. p. 239-247.

  • ARIENTE, S. K. ; MACHADO, P. R. ; LAVINSKY, J. . Casuística do setor de retina do serviço de oftalmologia do HCPA.. In: 22ª SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE e 9} Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do MERCOSUL, 2002, PORTO ALEGRE. REVISTA HCPA, 2002.

  • LAVINSKY, J. ; FASOLO, Leonardo R ; FIOR, Odinei ; TOMASETTO, Giovani ; PORTO-SILVA, F. L. . Variabilidade da amplitude acomodativa dos 42 aos 50 anos. In: Semana científica HCPA, 2000, Porto Alegre. REVISTA HCPA, 2000.

  • LAVINSKY, J. ; FORMAS CLÍNICAS DA DMRI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DMRI: Bases da terapia anti-angiogênica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; NOVAS INDICAÇÕES PARA TERAPIA FOTODINÂMICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DEBATEDOR com o tema RETINA E VÍTREO - CIRURGIA VÍTREO RETINIANA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; RETINA - DMRI - CLASSIFICAÇÃO DA DMRI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; MATERIAL E MÉTODO: Organização Disciplinada do que se quer fazer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; RESULTADOS E SUAS DISPOSIÇÕES (FIGURAS, GRÁFICOS E TABELAS). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; TERAPIA FOTODINÂMICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Cuso TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DAS DOENÇAS DA RETINA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; FARMACOTERAPIA DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; RETINA E ÚVEA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Curso da SBRV- Módulo II- Retina clínica e cirúrgica Aula: PDT. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante no Módulo Diabetes I, com o tema FATORES DE RISCO DA RETINOPATIA DIABÉTICA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Módulo III: DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS-CIRÚRGICOS - MESA 1. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do MÓDULO: DOENÇAS VITREO-RETINIANAS II. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; TERAPIA FOTODINÂMICA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Pepresentações gráficas e tabulares, durante o Curso I: Metodologia científica: conceitos fundamentais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante com o tema REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, no Curso Metodologia Científica: Conceitos Fundamentais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante no Simpósio Campanha Retinopatia Diabética - Experiência de cada Serviço e Críticas ao Projeto Retinopatoa Diabética. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante com o tema Verteporfina na Degeneração macular relacionada a idade, durante o Curso Tratamento Farmacológico das Doenças da Retina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante com o tema projeto catarata- comentários durante o simpósio Promoção da Saúde Ocular. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante com o tema terepia fotodinâmica(PDT) - Perspectivas futuras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante no curso Terapia fotodinâmica(PDT) - Indicações atuais, resultados, perspectivas futuras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante com o tema PVR - tratamento cirúrgico, no Simpósio Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador- Simpóso II: projeto catarata. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador Curso V: Tratamento Farmacológico das Doenças da Retina. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Discutidor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; TERAPIA FOTODINÂMICA - PRINCÍPIOS, TÉCNICAS E RESULTADOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Moderador no Curso Tratamento do DMRII (conversando com o mestre). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Degeneração macular relacionada à idade e Terapia fotodinâmica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; APRESENTADOR DE CASOS CLÍNICOS NO CURSO PDT - IPTT - TTT. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; CONCEITOS ESTABELECIDOS E INVESTIGACIONAIS EM DMRI. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Simpósio da SBRV- Farmacologia- Terapia fotodinâmica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do simpósio da SBRV - Farmacologia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Integrante do Simpósio da SBRV- descolamento da retina- Técnicas de introflexão escleral. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; RETINOPATIA DIABÉTICA - apresentação de casos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE com o tema CONDUTA E RESULTADOS DA CIRURGIA DO NÚCLEO DO VÍTREO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR DA SESSÃO DE CATARATA - MODULO IV. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; DEBATEDOR do Painel RETINA E VÍTREO . 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; LESÕES DE RETINA PREDISPONENTES A DESCOLAMENTO DE RETINA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DESCOLAMENTO DE RETINA PÓS TRAUMA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; O que Ensinar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Cirurgia da proliferação vítreo retiniana (PVR). 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Maculopia Miópica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Cirurgia do Núcleo do Cristalino no Vítreo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Simpósio PDT no Brasil com o tema Princípios básicos e técnicas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Defesa do exercício profissional - Atuação e sugestão de novas ações, com o tema Da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Curso de Atualização em Degeneração Macular (DMRI) e Diabetes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Ações do Ministério da Saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Aspectos administrativos e éticos da pesquisa médica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Curso de Casos Clínicos de Retina 1. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Simpósio de Retina e Vítreo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Palestrante. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Terapia Fotodinâmica - como e quando. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Partes Componentes de um trabalho e suas ordenações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PVR. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Terapia Fotodinâmica (PDT) - Consenso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Uso da Hialuronidase em Hemorragia Vítrea. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PDT - Princípios de Indicações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Complicações Vítreo retinianas relacionadas a cirurgia da catarata. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Temas em Retina, Vítreo e Úvea - Terapia Fotodinâmica na DMRI. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Vitreoretinopatia Proliferativa PVR. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR da Conferência Retinal Vasculitis. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador da Conferência Vitrectomia nas Endoftalmites. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR da Conferência Might hereditary retinal degeneration became a surgical disease?, . 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador da Conferência Antiguidades e atualidades em retinoparia diabética. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR da Conferência Vitrectotoma no buraco macular: Indicações, controvérsias e resultados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador da Conferência Maculopatia Miópica,. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Simpósio Defesa do exercício profissional - Atuação e sugestão de novas ações. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Twinning Course Advances and Perspectives in the Pharmacological Treatment of Retinal Diseases. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Instrutor associado do painel Descolamento de retina - Avanços e Controvérsias - Vitreorretinopatia proliferativa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Instrutor associado do painel Techniques, Advances, and Controversies in Vitreoretinal Surgery for Complication - Proliferativa Diabetic Retinopathy. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Curso CBO: Retina e Vítreo: Técnicas de Retinopexia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Simpósio Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo - Avanços em Retina - Consenso e Controvérsias - Módulo I. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Diagnóstico e Tratamento de Doenças Prevalentes da Retina,. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAVINSKY, J. ; Vitrectomia para o Cirurgião da Catarata. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR da Sessão de Encerramento - Defesa de Classe - Assembléia Geral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Vitreorretinopatia Proliferativa E Retinopatia Diabéticana GLADAOF I - Grupo Latino Americano de Angiofluoresceinografia e Fotocoagulação a Lase E Vitrectomia Enzimática - Estudo Multicêntrico no Brasil, na Sessão RETINOPATIA DIABÉTICA E COORDENADOR da Sessão COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA VITREORRETINIANA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Curso Internacional de Actualización en Cirugía Vitreo-retinal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Vitreorretinopatia Proliferativa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Vitrectomia Enzimática - Estudo Multicêntrico no Brasi. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Vitrectomia Proliferativa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Cirurgia do Descolamento de Retina: Presente e Futuro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Descolamento de retina - presente e futuro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Maculopatia Diabética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Deslocamento de retina - presente e futuro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Tratamento Cirúrgico do PVR. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; MODERADOR do Módulo III. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Prevenção da Cegueira e Reabilitação VisuaL. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Fatores de Risco da Retinopatia Diabética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Líquidos pesados. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Control of blindness: Past and present activities in Brazil - exemplos em alguns estados - Rio Grande do Sul, no Simpósio International Agency of Prevention of Blindness - IAPB. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; DR com PVR - Retinopexia com vitrectomia no Simpósio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo - Tratamento Clínico-Cirúrgico das Doenças de Retina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Maculopatia Miópica (PDT), . 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR da Sessão COMPLICAÇÕES DA CIRURGIA VITREORRETINIANA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR do Curso Retinopatia Diabética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR do Simpósio Retina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Curso Diabetes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Curso Técnicas de Retinopexia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Simpósio Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo - Tratamento Clínico-Cirúrgico das Doenças de Retina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; FRIDMAN, Daniel ; FIOR, Odinei ; FASOLO, Leonardo ; DIEHL, Guilherme . PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES OCULARES DECORRENTES DO DIABETE MELITUS EM NOSSO MEIO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; FIOR, Odinei ; GOLDHARDT, Raquel ; RICARDI, Luciana M Dei . Complicações da luxação do cristalino para a cavidade vítrea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Complicações da Luxação do Cristalino para a Cavidade Vítrea,. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética não Proliferativa e conferencista da Conferência CBO Prof. Clóvis Paiva sob o tema Retina: Presente e Futuro- tema Degenerações Periféricas da Retina- COORDENADOR do curso VITRECTOMIA POSTERIOR - COMPLICAÇÕES- Simpósio RETINA CLÍNICA, com o tema Maculopatia Diabética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Luxação Posterior do Cristalino e LIO: Como eu opero. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética não Proliferativa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Degenerações Periféricas da Retina. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Maculopatia Diabética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Complicações Secundárias aos Tamponantes Internos, . 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Retina: Presente e Futuro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; COMPLICAÇÕES DA LUXAÇÃO DO CRISTALINO PARA A CAVIDADE VÍTREA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Retina Cirúrgica, Vitrectomia - Fundamentos Básicos- PARTICIPANTE da Mesa Redonda DEfesa de Classe. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Inflamação e Glaucoma causado por fragmento Intra-video após facoemusificação,. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Oftalmologia do Idoso- mesa redonda REtinopatia da Prematuridade - mesa redonda DIabetes,Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Vitrectomia na Catarata. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Defesa de Classe. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Oftalmologia do Idoso. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Diabetes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Defesa de Classe. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Simpósio 12 Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, . 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Moderador do Módulo III . 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Os resultados da campanha olho no olho. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; ANESTESIA OCULAR E POTENCIAL VISUAL EVOCADO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS ANESTESIAS PERIBULBAR E RETROBULBAR. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; COMPLICAÇÕES PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS DO NÚCLEO NO VÍTREO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Avaliação dos fatores de risco da retinopatia diabética. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Síndrome de Bardet- Biedel: relato de casos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Prevalência de alterações oculares decorrentes do diabete melitus em nosso meio. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Perfil cardiopulmonar do paciente submetido à cirurgia de catarata. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; PREVALÊNCIA DE GLAUCOMA E CATARATA DECORRENTES DO DIABETE MELLITUS EM NOSSO MEIO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Diabetes ocular . 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Síndrome de Bardet-Biedl, do II SIMAsop -97 . 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Cirurgia Simultânea - Segmento Anterior e Posterior. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Prevenção Farmacológica do P.V.R.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Oftalmologia, abordando o tema : Cirurgia por Facoemulsificação Ultrassônica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Prevenção farmacológica do PVR. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo-Perspectivas no Tratamento da Retinopatia Diabética. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Conferencista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Congresso Panamericano de Oftalmologia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Curso Oftalmologia, abordando o tema: Cataratas Senis: Etiopatogenia, Sinais e Sintomas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Curso Oftalmologia, abordando o tema: Por que o Idoso?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Debatedor da Sessão de Temas Livres. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; EXPOSITOR do Curso: Administração de Clínicas Oftalmológicas , com o tema: Dimensionamento Ideal de uma Clínica Oftalmológica.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Curso: Retina e Vítreo/Vasculopatias Retinianas I com o tema : Afecções Vasculares na Retinopatia Diabética.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; EXPOSITOR do Simpósio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, com o tema: Substitutos Vítreos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Expositor do Simpósio CBO: Perspectivas no Tratamento da Retinopatia Diabética,. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Prevenção farmacológica do PVR. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR do Curso de Oftalmologia . 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do Curso: Retina e Vítreo/Vasculopatias Retinianas I,. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR do curso VITRECTOMIA POSTERIOR - COMPLICAÇÕES. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; SÍNDROME DE BARDET-BIEDEL: RELATO DE DOIS CASOS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; DIABETE OCULAR - ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; debatedor da mesa redonda nossa experiência em administração em clínicas oftalmológicas.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; debatedor da mesa redonda marketing ético em oftalmologia: posição do CRMMG; consultoria, comunicação e marketing; Federação panamericana de associações de escolas e faculdades de medicina.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; EDEMA CISTÓIDE MACULAR. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Doença oclusiva venosa retiniana. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; comentador do Tema Livre vitrectomia com visualização panorâmica. vantagens e limitações- comentador do Tema Livre aniridia e descolamento de retina. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; NÚCLEO NO VÍTREO- COORDENADOR DA SESSÃO RETINA E CATARATA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Presidente da conferência : uso de terapêuticos das LC cosméticas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; ENFOQUE TERAPÊUTICO NAS DEGENERAÇÕES PERIFÉRICAS DA RETINA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; COMPLICAÇÕES RETINIANAS DA FACOEMULSIFICAÇÃO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; PERSPECTIVA NO TRATAMENTO DA PVR. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; CONDUTA NO TRATAMENTO DA MACULOPATIA DIABÉTICA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; PORQUE O IDOSO- SITUAÇÃO DO OFTALMOLOGISTA - CONCLUSÕES- VITRECTOMIA NA RETINOPATIA DIABÉTICA- PRESIDENTE DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL- - COORDENADOR DO SIMPÓSIO: CMO EVITAR A CEGUEIRA - RETINOPATIA DA PREMATURIDADE- - COORDENADOR DO SIMPÓSIO: COMO EVITAR A CEGUEIRA - RETINOPATIA DIABÉTICA- COORDENADOR DO CURSO: RETINOPATIA DIABÉTICA- COORDENADOR DO CURSO: DOENÇAS SISTÊMICAS - DIABETES. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; NÚCLEO NO VÍTREO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COMENTADOR do Tema Livre ANIRIDIA E DESCOLAMENTO DE RETINA, . 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; PORQUE O IDOSO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Situação dos oftalmologistas- conclusões. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Vitrectomia na retinopatia diabética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Maculopatia diabética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Presidente da conferência Internacional. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do simpósio: como evitar a cegueira - retinopatia da premeturidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; coordenador do curso: retinopatia diabética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Coordenador do curso: Doenças sistêmicas- diabetes. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; perfil cardiopulmonar do paciente submetido a cirurgia de catarata. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; TECNICAS E CONSEQUENCIAS DA FOTOCOAGULAÇÃO NA RETINOPATIA DIABÉTICA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; PESQUISA VITREO RETINIANA . 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; VITRECTOMIA EM UVEITES . 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; RETINA CIRURGICA . 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; VITRECTOMIA NO PSEUDOFACICO . 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; EPIDEMIOLOGY OF THE AMPLITUDE OF ACCOMODATION. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; coordenador da Mesa-Redonda sobre retinopatia diabética- maculopatia diabética - implante e núcleo no vítreo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; RETINA CIRÚRGICA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; MACULOPATIA DIABÉTICA . 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; Implante e núcleo no vítreo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR Mesa-Redonda sobre RETINOPATIA DIABÉTICA, . 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; CERATOCONE E IRIDOCICLITE DE FUCHS . 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; Perfil cardiopulmonar do paciente submetido a cirurgia de catarata. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; MACULOPATIA DIABÉTICA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; RETINA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE DA MR - DISCUTIDOR DO TL-72. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; CAPSULOTOMIA COM YAG LASER E DESCOLAMENTO DE RETINA, . 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; COORDENADOR DE MESA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÕES PERIFÉRICAS DA RETINA, DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA Á IDADE, CIRURGIA VÍTREO-RETINIANA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA VITREO RETINIANA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; VITRECTOMIA NA FACECTOMIA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; RETINOPATIA FALCIFORME - RELATO DE CASO E DISCUSSÃO . 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; MACULOPATIAS. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; RETINOPATIA DIABÉTICA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; MACULOPATIA DIABÉTICA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA DE CATARATA POS CERATOTOMIA RADIAL. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; mesa redonda sobre retinopatia diabética. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA AMBULATORIAL EM OFTALMOLOGIA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; INFECÇÃO/INFLAMAÇÃO PÓS FACECTOMIA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA DE CATARATA PÓS CERATOTOMIA RADIAL. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA AMBULATORIAL EM OFTALMOLOGIA. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÕES MACULARES SENIS-ASPECTOS ATUAIS. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; CONDUTA NAS DEGENERAÇÕES PERIFÉRICAS DE RETINA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; UVEÍTE PÓS-IMPLANTE DE LENTE INTRA-OCULAR - EVOLUÇÃO E TRATAMENTO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; LIO- COMO ESCOLHER CORRETAMENTE- CÁLCULOBIOMÉTRICO-ESCOLHA DO CÁLCULO DA LIO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; AVALIAÇÃO DO DIÂMETRO PUPILAR NA CIRURGIA DE CATARATA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; Sobre DOENÇAS DA PERIFERIA DA RETINA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL: DIAGNÓESTICO E CONDUTA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL COMO CAUSA DE CEGUEIRA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; NOVAS APLICAÇÕES DO YAG LASER. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; MACULOPATIA DIABÉTICA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; TROCA FLUIDO GASOSA. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRANTE . 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; RECENTES AVANÇOS NA CIRURGIA DE CATARATA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; INTERPRETAÇÃO DAS QUEIXAS OCULARES. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; ASTIGMATISMO NO PÓS-OPERATÓRIO DAS CATARATAS. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; LASER NA DEGENERAÇÃO DA PERIFERIA RETINIANA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; EDUCAÇÃO OFTALMOLÓGICA . 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; ETIOPATOGENIA DA DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; AVANÇOS RECENTES EM LENTE INTRA-OCULAR. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; ESTUDO DO EFEITO DO USO DE FENILEFRINA 10% COLÍRIO NA TENSÃO ARTERIAL. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; PARTICIPANTE DA SESSÃO DE ENCERRAMENTO . 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; DOENÇAS VASCULARES OCLUSIVAS- DOENÇAS DEGENERATIVAS CENTRAIS E PERIFÉRICAS- RETINOPATIA DIABÉTICA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; LESÕES PERIFÉRICAS PREDISPONENTES AO DESCOLAMENTO DA RETINA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÂO ARTERIAL PELO USO DO COLÍRIO FENILEFRINA 10%, . 1990. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; AVALIAÇÃO DO ASTIGMATISMO GERADO PELA SUTURA CÓRNEO ESCLERAL COM PONTOS SEPARADOS E EM X . 1990. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO DA PERIFERIA DA RETINA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; TRATAMENTO ESPECÍFICO DAS UVEÍTES. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; LESÕES PERIFÉRICAS PREDISPONÍVEIS AO DESCOLAMENTO DE RETINA. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; TOXOCARÍASE OCULAR. 1988. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAVINSKY, J. ; LIO E INFLAMAÇÕES OCULARES. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; CAUSAS DE CEGUEIRA NO BRASIL. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; PALESTRA SOBRE RETINA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; FOTOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO EM OFTALMOLOGIA (PHOTOGRAPHY AND DOCUMENTATION IN OPHTALMOLOGY. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; PATOLOGIAS PREVALECENTES EM OFTALMOLOGIA INFANTIL. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; UVEÍTES EM IMPLANTES INTRA-OCULARES. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; RELATÓRIO sobre CAUSAS DE CEGUEIRA. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; INFORMÁTICA NA MEDICINA, APLICAÇÃO EM OFTALMOLOGIA. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; ANGIOGRAFIA FLUORESCEINICA NORMAL E PATOLÓGICA. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; MEMBRO DA MESA REDONDA: COMO EU TRATO AS DOENÇAS DA RETINA. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA EXTRA-CAPSULAR E IMPLANTES INTRA-OCULARES DE CÂMARA POSTERIOR. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÃO MACULAR SENIL. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; COMPUTAÇÃO EM OFTALMOLOGIA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; I SEMINÁRIO PARANAENSE SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA NAS UVEÍTES. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; COMPUTAÇÃO EM OFTALMOLOGIA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAVINSKY, J. ; DISTÚRBIOS OFTALMOLÓGICOS NA INFÂNCIA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CURSO DE UVEÍTES. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DISTROFIA MACULAR SENIL. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DEGENERAÇÕES MACULARES . 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; COMPUTAÇÃO E OFTALMOLOGIA . 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO - DIAGNÓSTICO CLÍNICO - TRATAMENTO - IMUNOLOGIA OCULAR E UVEÍTES. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DOENÇAS OCULARES DO RECÉM NASCIDO. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CIRURGIA PLÁSTICA PALPEBRAL. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CERATITE HERPÉTICA. 1981. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; ALTERAÇÕES GERAIS NO FUNDO DO OLHO E RETINOPATIA HIPERTENSIVA E DIABÉTICA. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; TRATAMENTO ESPECÍFICO DAS UVEÍTES. 1980. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LAVINSKY, J. ; ANAMNESE DIRIGIDA NAS UVEÍTES. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; AVANÇOS RECENTES EM IMUNOLOGIA OCULAR. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; NORMAS PRÁTICAS EM ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; UVEÍTES. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; DIAGNÓSTICO DE VIROSES OCULARES: DIAGNÓSTICO DE VIROSES OCULARES CLÍNICA E LABORATORIAL . 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CURSO DE UVEÍTES (I). 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CURSO DE UVEÍTES (II). 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CURSO DE IMUNOLOGIA EM OFTALMOLOGIA. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; RELATÓRIO DO SETOR DE ESTRABISMO E FORMAS CLÍNICAS DO HERPES OCULAR - DIAGNÓSTICO CLÍNICO E LABORATORIAL. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; RECURSOS ÓTICOS ATUAIS. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; UVEÍTE HERPÉTICA EXPERIMENTAL. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; CORTICÓIDES EM OFTALMOLOGIA. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; INFECÇÕES VIRAIS. 1977. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; UVEÍTE E VÍRUS HERPÉTICO. 1976. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; IATROGENIA EM OFTALMOLOGIA. 1976. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; LINFOCITOTERAPIA EM OFTALMOLOGIA. 1975. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; AMBLIOPIA ORGÂNICA E FUNCIONAL. 1975. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LAVINSKY, J. ; Padronização de Medicamentos. HOSPITAL MOINHOS DE VENTO, 1997 (MANUAL).

Outras produções

LAVINSKY, J. ; Membro do Comitê técnico assessor da Catarata - Clínica Oftalmológica DSRA/SAS/MS. 2002.

LAVINSKY, J. ; A medicina baseada em evidência aplicada ao tratamento da degeneração macular relacionada à idade. 2006.

LAVINSKY, J. ; Evidence based ophtalmology - Advances and perspectives in retina- Age related macular degeneration (AMD). 2006.

LAVINSKY, J. ; Temas Oftalmológicos da Atualidade. 2006.

LAVINSKY, J. ; Terapia com Visudyne: Mecanismos de ação da verteporfina. 2006.

LAVINSKY, J. ; Farmacoterapia nas Doenças da Retina: Presente e Futuro. 2005.

LAVINSKY, J. ; Grupo de estudos e pesquisa em Oftalmologia e discussão de casos clínicos (GEPO). 2004.

LAVINSKY, J. ; Cirurgia vitreorretiniana. 2003.

LAVINSKY, J. ; Doenças prevalentes da retina - Pftalmologia para o médico geral. 2003.

LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética. Degeneração Macular Relacionada à idade. 2003.

LAVINSKY, J. ; Conceitos Atuais de Doença Macular Relacionada à Idade. 2002.

LAVINSKY, J. ; Curso de Atualização em Degeneração Macular Relacionada à idade. 2002.

LAVINSKY, J. ; Técnica da realização do tratamento(tempo de infusão, diluição da droga, momento próprio de aplicação do laser- eleginilidade para o tratamento). 2002.

LAVINSKY, J. ; Doenças prevalentes da retina e vítreo. 2001.

LAVINSKY, J. ; Retinopatia Diabética. 2001.

LAVINSKY, J. ; Atualização em Doenças vitreo-retinianas para o Oftalmologista Geral. 2000.

LAVINSKY, J. ; Curso Internacional de Actualización en Cirurgía Vitreo-retinal. 2000.

LAVINSKY, J. ; Diagnóstico e tratamento de Doenças prevalentes da retina. 2000.

LAVINSKY, J. ; Curso de Retina clínico- cirúrgico. 1999.

LAVINSKY, J. ; Retina: Presente e Futuro. 1999.

LAVINSKY, J. ; Retina: Presente e Futuro. 1999.

LAVINSKY, J. ; Campanha Nacional da Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual - 1998 Veja Bem Brasil. 1998.

LAVINSKY, J. ; II Curso de revisão e Atualização em Semiologia. 1998.

LAVINSKY, J. ; Projeto Oftalmologia e Otorrinolaringologia. 1998.

LAVINSKY, J. ; Curso de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. 1997.

LAVINSKY, J. ; Dimensionamento Ideal de uma Clínica Oftalmológica- Como evitar cegueira por Diabetes e no recém- nascido. 1997.

LAVINSKY, J. ; Projeto Catarata/ Projeto URBI. 1997.

LAVINSKY, J. ; Oftalmologia. 1997.

LAVINSKY, J. ; Complicações Retinianas na Facoemulsificação. 1996.

LAVINSKY, J. ; Urgências Oftalmológicas- Uma abordagem para o médico generalista. 1996.

LAVINSKY, J. ; Doenças oculares na senilidade. 1995.

LAVINSKY, J. ; Vitrectomia- Sua importância e Avanços recentes no tratamento clínico das Doenças retinianas. 1994.

LAVINSKY, J. ; Vitrectomia na Cirurgia da catarata. 1994.

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 06-183 Estudo randomizado, multicêntrico para explorar a segurança e a eficácia de três doses diferentes de injeções intravítreas de PEGAPTANIB SÓDICO em pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) neovascular subfoveal. 2007. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 06-669 Estudo multicêntrico, fase 3, mascarado, randomizado, com controle simulado e duração de três anos para avaliar a segurança e eficácia do sistema de aplicação dex ps dds(sistema de liberação de droga no segmento posterior de dexametasona) de 700UG e 350UG no tratamento de pacientes com edema macular diabético.. 2007. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 07-502 Um estudo fase II, randomizado duplo- mascarado, comparando a segurança e a eficácia de soluções oftálmicas a 1,0% e 0,3% de ATG003 (mecamilamina HCL) com a de placebo em pacientes com degeneração macular neovascular(exsudativa) relacionada a idade(DMRI). 2007. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Evidence based ophtalmology - Advances and perspectives in retina - Age related macular degeneration(AMD). 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

LAVINSKY, J. ; Terapia com visudyne: Mecanismos de ação da verteporfina. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

LAVINSKY, J. ; A medicina baseada em edidência aplicada ao tratamento da degeneração macular relacionada à idade. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

LAVINSKY, J. ; 02-321 Uma avaliação da eficácia e segurança de injeção justaescleral posterior de Acetato de Anecortave versus Veículo em pacientes com neovascularização coroidal subfoveal (NVC) devido a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) exsudativa(LACAR). 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 02-372 Exame de fundo de olho em crianças e adolescentes com hipertensão arterial e pressão normal alta e num grupo-controle com pressão arterial normal. 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 05-445 Uso de lente de contato em sistema telescópico como auxílio óptico em paceintes com baixa visão. 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 05-535 Estudo randomizado, controlado, duplo-cego, multicêntrico, para comparar a segurança e eficáci de injeções intravítreas de PETAPTANIB SÓDICO(MACUGEN) à injeções simuladas em indivíduos com edema macular diabético(DME) envolvendo o centro da mácula.. 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 91-048 Estudo comparativo do comprometimento arterosclerótico das artérias coronárias e retinianas. 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 93-068 Prevalência de degeneração macular senil na faixa etária de 65 a 85 anos. 2006. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; FRUTUOSO, A. ; SEVERO, N. ; DORNELLES, F. ; GIL, Alberto Luiz ; LAVINSKY, D. . 04-420 Estudo multicêntrico, mascarado, randomizado, com aplicação de DEX PS DDS, para tratamento dos pacientes com edema macular ´pós oclusão de veia central da retina ou oclusão de ramo da veia central da retina.. 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 01-351 Estudo randomizado, duplo-cego, multicêntrico e comparativo, com aplicaçoes de injeções intravítreas de EYE 001 em pacientes com degeneração macular exsudativa relacionada à idade (AMD).. 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; SPRITZER, P. M. ; LAVINSKY, D. ; ILGENFRITZ, M. . 04-196 Miopia patológica e estrogênios em pacientes femininas. 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 04-288 Injecão intravítrea de triancinolona versus fotocoagulação a laser no edema macular diabético difuso. 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 04-353 Avaliação da sensibilidade macular em pacientes com edema macular diabético focal após fotocoagulação a laser. 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 05-280 Estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, para estabelecer a segurança e a eficácia no tratamento de pacientes portadores de degeneração macular relacionada à idade(DMRI) forma neovascular utilizando fototrombose mediada pela indocianina verde(I-MP). 2005. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 01-053 Métodos de coleta e diagnóstico clínico em infecções oculares, implicação nos resultados laboratorias. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; ARIENTE, S. K. ; LAVINSKY, D. ; LAVINSKY, F. . 01-406 Translocação macular experimental. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 03-359 Estudo randomizado, duplo-mascarado com controle ativo, para comparar a segurança e eficácia de injeções intra-vítreas de EYE001. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; AZEVEDO, M. J. . 04-075 Aspectos genéticos e não genéticos relacionados à retinopatia diabética em pacientes com diabete melito tipo 2: fatores de risco, agregação familiar e polimorfismos genéticos. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 96-278 Prevalência de alterações oculares decorrentes do diabete mellitus.. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; 99-377 Líquidos pesados na cirurgia de catarata. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; RYMER, S. ; TOMASI, Rogério Riet Vargas . 04-200 Análise da flora bacteriana ocular normal de ambos os olhos em pacientes hígidos e diabéticos. 2004. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 99-275 Estudo de fase III sobre a segurança e eficácia da vitrase (hialuronidase) - injeção oftálmica intravítrea- para resolução de hemorragia vítrea grave.. 2003. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 02-182 Prevalênica de pregas de coróide em pacientes com diagnóstico de Pseudotumor Cerebri. 2002. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Doenças prevalentes da retina e vítreo. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

LAVINSKY, J. ; 01-028 Sensibilidade corneana de pacientes diabéticos tipo 2 - Efeitos do tratamento com suplementos de vitamina C oral. 2001. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 99-285 Utilização de um telescópico com lentes de contato em pacientes com visão subnormal. 2000. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Retina - Presente e Futuro. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

LAVINSKY, J. ; WALLAU, A. D. ; BELLINI, Luciano Porto ; ARANTES, P. B. S. . 99-111 Complicações do uso de óleo de silicone intra-ocular pós vitrectomia. 1999. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 99-016 Estudo de fatores de risco para retinopatia diabética. 1997. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; EHLERS, João Arthur ; GUS, Patricia Ioschpe ; ROEHE, Daniela Vieira . 97-192 Avaliação da condução do estímulo visual, após a anestesia retrobulbar e peribulbar: estudo neurofisiológico. 1997. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; 94-074 Manifestações oculares do diabetes mellitus - prevalência de alterações oculares decorrentes do diabetes mellitus em nosso meio. 1996. (Relatório de pesquisa).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAVINSKY, J. ; Programa de Educação Médica Continuada em Oftalmologia. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2013

Prêmio CBO Ensino/ Prova Nacional 2013, Curso de Especialização em Oftalmologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2013

Análise Saúde 2013- Um dos mais admirados pelos próprios médicos, Análise editorial.

2011

Medalha Jacques Tupinambá, XVIII Simpósio Internacional de Atualização em Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo.

2011

Comenda Otto Freusberg, Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

2011

Certificado de Excelência em garantir o enorme sucesso do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia, CBO e CCM Worldwide.

2009

ANÁLISE MEDICINA 2009- Um dos Mais Admirados na especialidade Oftalmologia, Análise Editorial.

2009

Homenageado por seus serviços prestados na sub- especialidade de retina e pela parceria de longos anos com a APO., Associação Paranaense de Oftalmologia.

2008

OS MAIS ADMIRADOS DA MEDICINA-2007, REVISTA ANÁLISE (SAÚDE).

2008

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E LOUVOR pela significativa contribuição ao desenvolvimento da medicina em nosso País., CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.

2007

Homenageado do XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

2006

TOP EMPRESARIAL INTERNACIONAL (DESTAQUE EM OFTLAMOLOGIA- CLÍNICA DO ANO), Associação dos Empresários do Rio Grande do Sul.

2006

Coordenação de cursos, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2006

III Curso Internacional de Retina, Refrativa, Catarata e Ecografia- Homenageado, III CIRCE.

2006

Comenda A.P.O -Preservação da Saúde Ocular, Associação Paranaense de Oftalmologia.

2005

Ex - Presidente homenageado, Sociedade Brasileira de Retina e vítreo.

2004

HONRA AO MÉRITO, ESSILOR América Latina.

2004

DESTAQUE CLÍNICO CIRURGIA OCULAR - Troféu Clave de Sol 30ª edição, Assoc Empresários do RS, SC e PR e MERCOSUL.

2004

PROFISSIONAL DE SUCESSO, LESTER Comunicação e Marketing.

2004

SBO- CIBA VISION, Sociedade Brasielira de Oftalmologia.

2004

PRÊMIO ALCON, ALCON.

2004

Homenagem USP- pelos serviços prestados à Oftalmologia, Universidade de São Paulo.

2004

Homenagem do XXV Congresso do Hospital São Geraldo pelas relevantes contribuições para o avanço cinetífico e o engrandecimento da Oftalmologia Brasileira, Faculdade de Medicina/Hospital das Clinicas-UFMG.

2004

Mestre Editor-Homenagem, Associação Paranaense de Oftalmologia-ALLERGAN.

2003

COMENDA ANITA GARIBALDI, Personalidade Nacional, INSTITUTO GIUSEPPE E ANITA GARIBALDI.

2003

TROFÉU OBIRICI - categoria bronze, Lester Comunicação e Marketing.

2002

HOMENAGEM ESPECIAL, CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA.

2002

Homenagem especial dos Médicos do Intituto CEMA, Instituto CEMA.

2000

MELHOR TEMA LIVRE - MENÇÃO HONROSA - Complicações da luxação do cristalino para a cavidade vítrea, Jornada Gaúcha de Oftalmologia.

1999

HONRA AO MÉRITO pela Conferência C.B.O. com o título Retina: Presente e Futuro, proferida em setembro de 1999., Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

1999

Presidente de honra no Congresso Internacional da BLOSS-Congresso Internacional da SBU e X Simpósio da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Secretaria Executica Açoriana e ALLERGAN.

1999

HOMENAGEADO na Noite dos Destaques pela Organização Feminina Na'amat Pioneiras, em 30 de junho de 1999., COMISSÀO ORGANIZADORA.

1997

Homenagem da Oftalmologia Brasileira pelo XXIX Congresso Brasieleiro de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

1996

Reconhecimento e agradecimento pela participação voluntária na CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

1994

HOMENAGEADO pela Participação na Organização na Campanha Nacional de Reabilitação do Idoso, 4 de setembro de 1994, COMISSÀO ORGANIZADORA.

1993

TROFEU LEÃO DE OURO - CLINICA DESTAQUE DO ANO- COMPETENCIA, CONFERIDO PELA SSOCIAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL, 26 AGOSTO 1993, ASSOCIAÇÃO DE EMPRESÁRIOS DO RS.

1993

MENCÃO HONROSA, pela participacão no trabalho da Relação entre os fatores de risco, e extensão da aterosclerose coronária e alterações do fundo de olho, na 13 semana Cientifica do HCPA, 12 nov 1993, HCPA.

1991

DIPLOMA DE MÉRITO pelo TROFÉU BOTA AMARELA, outorgado pela Prefeitura Municipal de Erechim, no dia30 de abril de 1991., PREFEITURA DE ERECHIN.

1990

HOMENAGEADO ESPECIAL do III Congresso Sul-brasileiro de Oftalmologia em Curitiba de 19 a 21 de abril de 1990., SOCIEDADE DE OFTALMOLOGISTAS.

1990

HOMENAGEM da Prefeitura de Tupanciretã pelo trabalho desenvolvido na execução do projeto URBI, da Fundação Hilton Rocha, no Rio Grande do Sul., PREFEITURA DE TUPANCIRETÀ.

1990

HOMENAGEADO ESPECIAL conferido pela Associação Paranaense de Oftalmologia, Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Sociedade Gaúcha De Oftalmologia, Curitiba 1990., SOCIEDADE DE OFTALMOLOGIA.

1983

Diploma na qualidade de Sócio Titular, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

1976

VOTO DE LOUVOR, conferido pelo Conselho Diretor do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, pelos resultados obtidos no Curso de Doutorado, em 17 de novembro de 1976., HCPA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Clinica Lavinsky, Departamento de Oftalmologia. , Rua Quintino Bocaiuva,673., Moinhos de Vento, 90440051 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33302444, Fax: (51) 33306834, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Acadêmico Titular

2004 - 2005

Jobson Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA UNIVERSO VISUAL

Atividades

  • 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista Universo Visual, Conselho Editorial.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL.

2004 - Atual

American Society Of Retina Specialistas

Vínculo: MEMBRO EFETIVO, Enquadramento Funcional: MEMBRO EFETIVO, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2004

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO EFETIVO.

2005 - Atual

Ocular Surgery News Latin America Edition

Vínculo: MEMBRO DA JUNTA EDITORIAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA JUNTA EDITORIAL, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DA JUINTA EDITORIAL

2004 - 2004

Ocular Surgery News Latin America Edition

Vínculo: MEMBRO DA JUNTA EDITORIAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA JUNTA EDITORIAL, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DA JUNTA EDITORIAL

2003 - 2004

Ocular Surgery News Latin America Edition

Vínculo: EDITORIAL, Enquadramento Funcional: EDITORIAL, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL

Atividades

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL.

2003 - Atual

Fundação Altino Ventura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Investigação Científica, Conselho Editorial da Revista Memórias Fundação Altino Ventura no.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL.

2002 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO do Comitê Técnico Assessor da Catarata, na Campanha Nacional de Catarata, do Ministério da Saúde, no período de janeiro a dezembro de 2002.

2000 - 2001

Ministério da Saúde

Vínculo: COORDENADOR ESTADUAL, Enquadramento Funcional: COORDENADOR ESTADUAL, Carga horária: 0

Outras informações:
1. COORDENADOR ESTADUAL DA CAMPANHA DE CIRURGIA DE CATARATA E RETINOPATIA DIABÉTICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/CBO

1999 - 2000

Ministério da Saúde

Vínculo: ASSESSOR TÉCNICO, Enquadramento Funcional: ASSESSOR TÉCNICO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. ASSESSOR TÉCNICO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA CAMPANHA NACIONAL DE CIRURGIAS DE CATARATA E RETINOPATIA DIABÉTICA 1999/2000

Atividades

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, MEMBRO do Comitê Técnico Assessor da Catarata, na Campanha Nacional de Catarata, do Ministério da Saúde, no período de janeiro a dezembro de 2002..

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, COORDENADOR ESTADUAL.

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, ASSESSOR TÉCNICO.

2002 - Atual

Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares

Vínculo: SÓCIO TITULAR, Enquadramento Funcional: SÓCIO TITULAR

2001 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: CONSULTOR "ad hoc", Enquadramento Funcional: CONSULTOR "ad hoc", Carga horária: 0

Atividades

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultor "ad hoc" no processo de avaliação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, 2001, do Setor de Ciências da Saúde..

2001 - Atual

Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO TITULAR, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR

2000 - 2001

Academia Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO, Enquadramento Funcional: VICE PRESIDENTE EXECUTIVO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO da Academia Brasileira de Oftalmologia, indicado em 8 de fevereiro de 2000.

Atividades

  • 01/2000

    Direção e administração, .,Cargo ou função, VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO.

1993 - Atual

Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

Vínculo: MEMBRO TITULAR, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE

1999 - 2001

Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

Vínculo: PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE

Outras informações:
PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RETINA E VÍTREO 1999/2001 eleito em Porto Alegre, maio 1999, gestão 1999/2001.

1999 - 2001

Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

Vínculo: EDITOR, Enquadramento Funcional: EDITOR E FUNDADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
EDITOR RESPONSÁVEL da Revista RETINA BR e fundador, publicação da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo. 2000/2001

Atividades

  • 01/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Membro Titular, .,Atividade realizada, MEMBRO TITULAR E MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO E COMISSÃO CIENTÍFICA..

  • 01/1993

    Direção e administração, Membro Titular, Secretaria.,Cargo ou função, MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE.

  • 01/1999

    Direção e administração, .,Cargo ou função, PRESIDENTE.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista da Sbrv, .,Cargo ou função, EDITOR E PRESIDENTE DO CONGRESSO DA SBRV EM 1999.

1997 - Atual

Ophthalmology Times

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO do Board Internacional

Atividades

  • 01/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CORPO EDITORIAL.

  • 01/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, MEMBRO DO BOARD INTERNACIONAL.

1997 - Atual

Hospital São Geraldo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
1. SÓCIO EFETIVO da Associação dos Ex-Residentes e Estagiários do Hospital São Geraldo, desde 1972.

Atividades

  • 01/1972

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, SÓCIO EFETIVO.

1997 - Atual

Revista Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO DO CORPO EDITORIAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CORPO EDITORIAL, Carga horária: 0

Atividades

  • 06/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CORPO EDITORIAL.

1996 - Atual

Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO do Conselho Editorial dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia

Atividades

  • 01/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL.

1995 - Atual

Highlight Of Ophthalmology International

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
SPECIAL CONSULTANT DO HIGHLIGHT OF OPHTHALMOLOGY INTERNATIONAL - BRAZILIAN EDITION, PANAMA 1995.

Atividades

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Brazilian Edition, .,Cargo ou função, SPECIAL CONSULTANT.

1995 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 0

Outras informações:
CONSULTOR "AD HOC'' DO CNPq, PARA ANÁLISE DE PROJETOS DE PESQUISA, Convite 17/11/95

Atividades

  • 11/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.

1994 - Atual

Sociedade Brasileira de Lentes de contato e córnea

Vínculo: MEMBRO, Enquadramento Funcional: MEMBRO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE LENTES DE CONTATO E CÓRNEA, 1994

Atividades

  • 01/1994

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO.

1992 - 1992

Texas Retina Associates Serviço de Albert Vaiser

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO NO TEXAS RETINA ASSOCIATES, Serviço de Albert Vaiser, de 4-15 Fevereiro de 1992, Dallas Texas, EUA 1992.

Atividades

  • 02/1992 - 02/1992

    Estágios .,Estágio realizado, ESTAGIO NO TEXAS RETINA ASSOCIATES, Serviço de Albert Vaiser..

2009 - Atual

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissões Assessoras da Diretoria do CBO

2005 - Atual

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
Representante do CBO junto a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ligado à Secretaria de educação Superior, para vistorias de programas de residência médica. Comissão de ensino, Comissão Cinetífica, Comissão de Publicações e Comissão de É tica.

2005 - Atual

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: COMISSÃO CIENTÍFICA, Enquadramento Funcional: CONSELHO DE DIRETRIZES E GESTÃO, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do conselho de diretrizes e gestão,Comissão científica, Comissão de Ensino(Avaliação profissional),Comissão para regimento e estatuto,Colégio dos planejamentos estratégicos.

2001 - Atual

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO, Enquadramento Funcional: MEMBRO, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DO COMITÊ TÉCNICO ASSESSOR DA CAMPANHA NACIONAL DE CATARATA E RETINOPATIA DIABÉTICA PARA 2001, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

2009 - 2011

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DO CONGRESSO EM PORTO ALEGRE

Outras informações:
Presidente da Comissão Executiva do XXXVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia e Integrante do Conselho de Diretrizes e Gestão.

2007 - 2009

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão de Ética

Outras informações:
Atuou como assessor da diretoria na qualidade de integrante da Comissão de Ética, Comissão de Ensino- Publicação, Comissão Científica, Conselho de Diretrizes e Gestão e Comissão de Ensino

2003 - 2005

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO CONSELHO CONSULTIVO, Enquadramento Funcional: MEMBRO CONSELHO CONSULTIVO, Carga horária: 0

Outras informações:
ASSESSOR DA DIRETORIA - CONSELHO CONSULTIVO

2001 - 2003

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: ASSESSOR, Enquadramento Funcional: ASSESSOR, Carga horária: 0

Outras informações:
ASSESSOR ESPECIAL DA DIRETORIA

2001 - 2003

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ASSESSOR, Carga horária: 0

Outras informações:
ASSESSOR DA COMISSÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS - CBO INTERNACIONAL

2001 - 2003

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO, Enquadramento Funcional: MEMBRO, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE EX-PRESIDENTES

2001 - 2003

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE REFORMA DO ESTATUTO

1997 - 1999

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO, Enquadramento Funcional: MEMBRO, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO da Comissão de Estudos do Mercosul, nomeado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no período de 1997 a 1999.

1997 - 1999

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: ASSESSOR DA DIRETORIA, Enquadramento Funcional: ASSESSOR DA DIRETORIA, Carga horária: 0

Outras informações:
1. ASSESSOR da Diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, durante o biênio 1997/1999, na qualidade de Coordenador da Comissão Coordenadora das Sociedades Filiadas.

1993 - 1995

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO

1993 - 1995

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE

1991 - 1993

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: VICE-PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: VICE-PRESIDENTE, Carga horária: 0

1990 - 1991

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Outras informações:
GERENTE Sul do Conselho Brasileiro de Oftalmologia no Plano Nacional de Saúde Ocular e Prevenção da Cegueira - PNOSPC, desde 1990.

Atividades

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, Comissão de ensino, comissão científica, comissão de publicações e comissão de ética..

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, Comissão de ensino , Comissão Cinetífica, Comissão de Publicações e Comissão de Ética..

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão- Membro do Colégio de diretrizes e gestão.

  • 11/2003

    Direção e administração, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, COMISSÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS.

  • 11/2003

    Direção e administração, Comitê Técnico Assessor de Catarata e Retinopatia Diabética, .,Cargo ou função, ASSESSOR.

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Integrante do Conselho Consultivo, .,Cargo ou função, MEMBRO INTEGRANTE DO CONSELHO.

  • 11/2001

    Direção e administração, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COMITÊ TÉCNICO ASSESSOR DA CAMPANHA DE CATARTA E RETINOPATIA DIABÉTICA.

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO EDITORIAL, dos.

  • 11/2003 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE ENSINO.

  • 11/2003 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, COMISSÃO ASSESORIA DA PRESIDÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL.

  • 11/2003 - 11/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Reforma do Estatuto, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO.

  • 01/2003

    Direção e administração, Conselho Consultivo, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA, COMO MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO..

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, ASSESSOR ESPECIAL DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, gestão 2001/2003..

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO da Comissão de Assuntos Internacionais do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, gestão 2001/2002..

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO da Comissão de Reforma do Estatuto, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, gestão 2001/2002.

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO DA Comissão de Ex-Presidentes, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, gestão 2001/2002..

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, MEMBRO da Comissão Científica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, gestão 2001/2002..

  • 01/1999 - 01/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Atividade realizada, Integrante da comissão de assuntos internacionais CBO- internacional.

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Serviço realizado, COORDENADOR ESTADUAL DA CAMPANHA DE CIRURGIA DE CATARATA E RETINOPATIA DIABÉTICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/CBO.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na qualidade de integrante da Comissão de Reforma do Estatuto, biênio 1999/2001.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na qualidade de integrante da Comissão Assuntos Internacionais CBO - Internacional, biênio 1999/2001..

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na qualidade de integrante da Comissão de Ética e Defesa Profissional - I - Ética, biênio 1999/2001.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na Comissão Coordenadora das Sociedades Filiadas e do Calendário Oftalmológico Brasileiro, na qualidade de Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, biênio 1999/2001..

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na qualidade de integrante da Comissão de Ex-Presidentes, biênio 1999/2001.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, ASSESSOR DA DIRETORIA do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, na qualidade de integrante da Comissão de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, biênio 1999/2001..

  • 05/1996 - 05/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Atividade realizada, COORDENADOR ESTADUAL da Campanha Nacional de Recuperação Visual do Idoso, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Ministério da Saúde - Maio/96..

  • 11/1993 - 09/1995

    Direção e administração, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, PRESIDENTE DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, empossado, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Porto Alegre, de setembro de 1993 a setembro de 1995..

1990 - Atual

American Academy Of Ophthalmology

Vínculo: MEMBRO ASSOCIADO INTERNACIONAL, Enquadramento Funcional: MEMBRO ASSOCIADO INTERNACIONAL, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO ASSOCIADO da Academia Americana de Oftalmologia desde 1990.

Atividades

  • 01/1990

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO ASSOCIADO INTERNACIONAL.

1987 - Atual

Kerato Refractive Society

Vínculo: MEMBRO TITULAR, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO TITULAR da Kerato - Refractive Society, do Texas, USA, desde 1987

Atividades

  • 01/1987

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO TITULAR.

1987 - Atual

Pan American Association Of Ophthalmology

Vínculo: MEMBRO TITULAR, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO TITULAR DA PAN AMERICAN ASSOCIATION OF OPHTHAMOLOGY, 1987

Atividades

  • 01/1987

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO TITULAR.

1985 - 1993

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1993

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - PALESTRA sobre

  • 01/1992

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PALESTRA sobre

  • 01/1991

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PALESTRA sobre

  • 01/1990

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre "OFTALMOLOGIA NO IDOSO", ministrado no XIII Curso de Pós-graduação em Geriatria, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Instituto de Geriatria, em 19 de julho de 1990.

  • 01/1989

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre

  • 01/1988

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre

  • 01/1985

    Ensino, Geriatria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre

1989 - 1989

Serviço de Retina Associates

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO NO SERVIÇO DE RETINA ASSOCIATES, Serviço do Prof. C. Schepens, em Boston, EUA, 13 a 20 de fevereiro de 1989.

1982 - 1982

Serviço de Retina Associates

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO NO SERVIÇO DE RETINA ASSOCIATES, no Serviço do Prof. C. Schepens, em Boston, EUA, 4 a 16 de outubro de 1982.

Atividades

  • 01/1989

    Estágios .,Estágio realizado, ESTAGIO NO SERVIÇO DE RETINA ASSOCIATES, Serviço do Prof. C. Schepens, em Boston, EUA.

  • 01/1982

    Estágios .,Estágio realizado, ESTAGIO NO SERVIÇO DE RETINA ASSOCIATES, no Serviço do Prof. C. Schepens, em Boston, EUA.

1982 - Atual

Sociedade Brasileira de Uveite

Vínculo: MEMBRO ASSOCIADO, Enquadramento Funcional: MEMBRO ASSOCIADO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO ASSOCIADO da Sociedade Brasileira de UveÍte, desde setembro de 1982.

Atividades

  • 01/1982

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO ASSOCIADO.

2013 - Atual

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselho consultivo

Outras informações:
Conselho consultivo composto por: Jacó Lavinsky, Paulo Augusto de Arruda Mello e Roberto Lorens Marback.

2003 - Atual

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: VICE PRESIDENTE REGIONAL, Enquadramento Funcional: Vice Presidente regional- Comissão de Ética, Carga horária: 0

Outras informações:
Revisor da Revista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

2013 - 2014

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: Comissão consultiva, Enquadramento Funcional: Comissão consultiva

2007 - 2008

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: Diretoria, Enquadramento Funcional: Vice Presidente Regional

1981 - 2003

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: MEMBRO CORRESPONDENTE, Enquadramento Funcional: MEMBRO CORRESPONDENTE, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO CORRESPONDENTE da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, desde 26 de novembro de 1981

1988 - 1990

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Vínculo: VICE PRESIDENTE REGIONAL, Enquadramento Funcional: Vice Presidente Regional, Carga horária: 0

Outras informações:
Vice-Presidente regional

Atividades

  • 01/2007

    Direção e administração, Jornal Brasileiro de Oftalmologia, .,Cargo ou função, VICE PRESIDENTE REGIONAL.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, .,Cargo ou função, COMISSÃO DE ÉTICA.

  • 01/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Revista da Sbo, .,Atividade realizada, REVISOR.

1986 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR TITULAR de Oftalmologia, junto ao Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina UFRGS, cargo obtido mediante concurso público, e exercendo esta atividade desde 25 de setembro de 1986 até a presente data. Membro das pós graduações.

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COMISSÃO DE PESQUISA, Carga horária: 0

Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE PESQUISA DA FACULDADE DE MEDICINA, período 01-04-2005 a 31-03-2007.

2001 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: PROFESSOR TITULAR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 0

Outras informações:
1. PRESIDENTE da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Setor Oftalmologia, FAMED/UFRGS, 2001.

2001 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 0

Outras informações:
1. MEMBRO da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, FAMED/UFRGS, 2001

1995 - 1995

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EXTENSÃO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA, 13 JAN 1995

1985 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CHEFE DO DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA

1982 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO EM TEMPO INTEGRAL, Carga horária: 40

1981 - 1982

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 20

1978 - 1981

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 20

1975 - 1978

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR DE ENSINO, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1987

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, COORDENADOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA PARA ESPECIALISTAS EM OFTALMOLOGIA POR 21 ANOS..

  • 01/2005

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA - Curso ATUALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA PARA ESPECIALISTAS.

  • 01/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Interna.,Atividade de extensão realizada, MINISTRANTE no evento Oftalmologia para o Médico Geral - carga horária 1 hora..

  • 01/2001

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, COORDENADOR do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Oftalmologia, da FAMED/UFRGS. EM FASE DE IMPLANTAÇÃO.

  • 01/1975

    Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, PRESIDENTE da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Setor Oftalmologia, FAMED/UFRGS, 2001..

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, FAMED/UFRGS, 2001.

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, PRESIDENTE da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Setor Oftalmologia, FAMED/UFRGS, 2001..

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, MEMBRO da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, FAMED/UFRGS, 2001.

  • 01/1999

    Ensino, Ciências Médicas: Endocrinologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Grupo de Pós-Graduação em Ciências Médicas em Endocrinologia

  • 01/1999

    Ensino, Programa de Edução Médica Continuada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenador e Professor do Curso

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Endocrinologia.,Serviço realizado, PROF. ORIENTADOR DA PÓS-GRADUAÇÃO.

  • 01/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador da Aluna Bolsista.

  • 01/1998

    Ensino, Programa de Edução Médica Continuada, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professor da Atividade de Extensão Universitária

  • 01/1998

    Ensino, Programa de Edução Médica Continuada, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso de Oftalmologia para o Médico Geral, Programa de Educação Médica Continuada, FAMED/UFRGS

  • 01/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, - Coordenador da Atividade de Extensão Universitária.

  • 01/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, Professor da Atividade de Extensão Universitária.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador da Aluna Bolsista.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador da Aluna Bolsista.

  • 01/1997

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, COORDENADOR do Curso de Pós-graduação em Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1997..

  • 01/1997

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, COORDENADOR do Curso de Oftalmologia para Especialistas do Programa de Educação Médica Continuada - Faculdade de Medicina/UFRGS, no ano de 1997..

  • 01/1997

    Ensino, Programa de Edução Médica Continuada, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Curso de Oftalmologia para o Médico Geral, Programa de Educação Médica Continuada

  • 01/1997

    Ensino, Programa de Edução Médica Continuada, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professor da Atividade de Extensão Universitária

  • 01/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, Professor da Atividade de Extensão Universitária.

  • 01/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto Visão da Criança, "Projeto Catarata/Projeto URBI",.

  • 01/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenador da Atividade de Extensão Universitária.

  • 01/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador do Aluno Bolsista.

  • 01/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador do Aluno Bolsista.

  • 01/1995

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EXTENSÃO.

  • 01/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Orientador do Aluno Bolsista.

  • 01/1989

    Ensino, Medicina Oftalmologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre UVEITES ministrado no Curso de Especialização em Oftalmologia do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringoloiga do HCPA 1989.

  • 01/1984

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente-COMISSÃO ADMINISTRATIVA DO FUNDO DE INCENTIVO À PESQUISA DO HCPA.

  • 01/1983

    Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Cargo ou função, REGENTE DE DISCIPLINA-INTRODUÇÃO À PRÁTICA MÉDICA.

  • 01/1982

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre

  • 01/1982

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - CURSO sobre

  • 01/1981

    Ensino, Medicina Oftalmologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - CURSO sobre

  • 01/1981

    Ensino, Med Oftalmologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - CURSO sobre

1979 - 1979

Clinica Ophtalmologique de L'hotel Dieu

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO NA CLÍNICA OPHTALMOLOGIQUE DE L'HOTEL DIEU em Paris, de dois meses e meio, sob a orientação do Prof. Guy Offrete, Docteur J. Denis, 1979.

Atividades

  • 01/1979

    Estágios .,Estágio realizado, ESTAGIO de dois meses e meio, sob a orientação do Prof. Guy Offrete, Docteur J. Denis.

1979 - 1979

Université Claude Bernard

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO NA UNIVERSITE CLAUDE BERNARD, em Lyon, na França, orientado pela Profª. Michele Aymard, de 8 a 9 de março de 1979.

Atividades

  • 01/1979

    Estágios .,Estágio realizado, ESTAGIO NA UNIVERSITE CLAUDE BERNARD, em Lyon, na França, orientado pela Profa. Michele Aymard.

1976 - 1979

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1976

    Ensino, Especialização em Oftalmologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROF. RESPONSÁVEL PELOS SETORES DE ESTRABISMO E UVEÍTES

  • 07/1977 - 07/1977

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre "UVEÍTES" ministrado no Curso de Especialização em Oftalmologia, do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, na Santa Casa de Misericórdia, no período de 1 a 30 de julho de 1977.

  • 03/1977 - 03/1977

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - CURSO sobre

  • 11/1976 - 11/1976

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CURSO sobre "RETINA", ministrado no Curso de Especialização em Oftalmologia, do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia, na Santa Casa de Misericórdia, no período de 1a 29 de novembro de 1976.

  • 11/1976 - 11/1976

    Ensino, Med Oftalmo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 3 - CURSO sobre

  • 02/1970 - 02/1970

    Estágios , Departamento de Medicina Interna, Gastroenterologia.,Estágio realizado, ESTÁGIO DE GASTROENTEROLOGIA, realizado no Serviço de Gastroenterologia da Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, durante o mês de fevereiro de 1970..

2003 - Atual

Instituto de Oftalmologia Lavinsky Ltda

Vínculo: COORDENADOR, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 0

Outras informações:
Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Oftalmologia - GEPO

1975 - Atual

Instituto de Oftalmologia Lavinsky Ltda

Vínculo: DIRETOR, Enquadramento Funcional: DIRETOR, Carga horária: 0

Outras informações:
DIRETOR DO INSTITUTO DE OFTALMOLOGIA LAVINSKY LTDA, desde a sua Fundação até a presente data.

Atividades

  • 09/1975

    Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR.

1975 - Atual

Societé Française D'ophthalmologie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1975

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, MEMBRO TITULAR.

1975 - Atual

Associação Médica do Rio Grande do Sul

Vínculo: SÓCIO EFETIVO, Enquadramento Funcional: SÓCIO EFETIVO, Carga horária: 0

Outras informações:
1. SÓCIO EFETIVO da Associação Medica do Rio Grande do Sul através do Departamento de Oftalmologia, desde dezembro de 1975.

Atividades

  • 12/1975

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Oftalmologia, .,Atividade realizada, SÓCIO EFETIVO.

2009 - Atual

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: CHEFE SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA, Enquadramento Funcional: CHEFE DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA

Outras informações:
CHEFE DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE apartir do ano de 2009, até o presente ano (2011).

1975 - Atual

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: MEMBRO DO CORPO CLÍNICO, Enquadramento Funcional: MÉDICO ASSISTENTE (PROFESSOR MEDICINA)

2008 - 2009

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Chefe da Oftalmologia, Enquadramento Funcional: Chefe do Serviço de Oftalmologia

Outras informações:
ato de nº 037/2009 no dia 20/01/2009

1980 - 1993

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: CHEFE, Enquadramento Funcional: CHEFE DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO HCPA

1972 - 1975

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: SERVIDOR TÉCNICO, Enquadramento Funcional: RESIDENTE- PÓS-GRADUANDO- SERVIDOR TÉCNICO, Carga horária: 0

Outras informações:
Curso realizado (1972-1975) no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da U.F.M.G. Credenciado pelo MEC para Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia (Parecer CFE No. 239/71)

Atividades

  • 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, .,Serviço realizado, MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PARA PROFESSOR TITULAR..

  • 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA da Tese de Doutorado apresentada pela aluna Elke Passos, sob o assunto "Retina", em 23 de fevereiro de 1999, Curso de Doutorado em Oftalmologia da UFMG..

  • 01/1997

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO DA COMISSÃO EXAMINADORA DE TESE DE DOUTORADO, no curso de pós-graudação em Medicina, área de Oftalmologia, da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 24 de janeiro de 1997, na avaliação do trabalho "Neovascularização sub-retiniana - contr.

  • 01/1995

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO DA COMISSÃO PARA O JULGAMENTO DE NOTÓRIO SABER, para concessão da inclusão na pós- graduação em Oftalmologia da UFMG, de Dr. Marcos Ávila, junho de 1995..

  • 01/1988

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO DA COMISSÃO EXAMINADORA da Tese de Doutorado do Dr. Francisco Grupenmacher, SOBRE ANALISE DA TOPOGRAFIA CORNEANA FOTOCERATOSCOPIA em Belo Horizonte, no dia 17 de setembro de 1988. DOC.: DECLARAÇÃO.

  • 01/1978

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DA TESE DE DOUTORAMENTO EM OFTALMOLOGIA, do Dr. Rogério da Rocha Lacerda, em Belo Horizonte, no dia 30 de junho de 1978..

  • 01/1976

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Linhas de pesquisa

  • 01/1975

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Serviço realizado, MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA da Tese de Doutorado do Dr. Marcos Moraes, em Belo Horizonte /MG..

  • 01/1972

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, Curso realizado (1972-1975) no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da U.F.M.G. Credenciado pelo MEC para Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia (Parecer CFE No. 239/71)..

  • 01/1974

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA, título pela realização da Residência Médica em Oftalmologia (1972-1974), no HOSPITAL SÃO GERALDO (Serviço do Prof. Hilton Rocha) do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da UFMG.

  • 01/1972

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia.,Atividade realizada, MÉDICO RESIDENTE no Hospital São Geraldo, da Faculdade Medicina de UFMG, em Belo Horizonte, no período de 1972 a 1974..

1970 - 1971

Clínica Oftalmológica do Hospital São Sebastião

Vínculo: ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 0

Outras informações:
ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA, realizado na Clínica Oftalmológica do Hospital São Sebastião, em Florianópolis, no período de 01 de agosto de 1970 a 27 de setembro de 1971.

Atividades

  • 08/1970 - 09/1971

    Estágios .,Estágio realizado, ESTÁGIO EM OFTALMOLOGIA.