Elaine Rodrigues

Graduada em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Pós graduada em Ensino Integrado de História, Sociologia, Filosofia e Geografia pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Possuo experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: memórias, identidades, patrimônio cultural com ênfase nos patrimônios industriais e tensões no campo patrimonial. Atuei como bolsista do PIBID - Programa de Iniciação a Docência de 2014 à 2017 e participei do Projeto de Iniciação Científica com pesquisas vinculadas aos campos de patrimônio, memória e educação e do GRUPHEME - Grupo de Pesquisa e Memória da Educação. Fui voluntária na Comissão de revitalização dos patrimônios do bairro Rio Fiorita na cidade de Siderópolis/SC - REALIZA e atualmente sou membro do Conselho Municipal de Cultura. Possuo experiência de 6 anos como professora de História, atuando nas redes municipal e estadual de ensino, atuando também algum tempo nas disciplinas de Filosofia e Geografia.

Informações coletadas do Lattes em 15/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Ensino integrado de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

2017 - 2021

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO
Orientador: Marcia Lobo

Graduação em História

2013 - 2016

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: PATRIMÔNIO INDUSTRIAL: USOS, CONFLITOS E DISPUTAS EM TORNO DAS ESTRUTURAS DO CARVÃO EM SIDERÓPOLIS/SC
Orientador: Michele Gonçalves Cardoso
Bolsista do(a): Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1991 - 1993

Colégio Dom Orione

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Patrimônio, Identidades e Memória.

Organização de eventos

RODRIGUES, E. . Café com História: Gestações, maternidades e feminismos. 2016. (Outro).

RODRIGUES, E. . IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PATRIMÔNIO CULTURAL, LUGARES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América. "Patrimônio Industrial: usos, conflitos e disputas em torno das estruturas do carvão em Siderópolis/SC". 2018. (Congresso).

VII SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.Mesa-redonda: Reflexões em Torno das Atividades Carboníferas em Santa Catarina: Patrimônio Industrial em Debate. 2017. (Seminário).

VII SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.FRAGMENTOS DA MEMÓRIA: O IMPACTO DAS ATIVIDADES CARBONÍFERAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO CEMESSC (região AMESC e AMUREL. 2017. (Seminário).

IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PATRIMÔNIO CULTURAL, LUGARES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES. Memórias do carvão: Conflitos e disputas em torno do patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional em Siderópolis/SC. 2016. (Congresso).

IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PATRIMÔNIO CULTURAL, LUGARES, MEMÓRIAS E IDENTIDADES,. 2016. (Congresso).

Filosofia e Sociedade: Filosofar com e para todos. 2015. (Seminário).

XIV SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA E MÍDIA. 2015. (Outra).

X Semana Acadêmica de História - História do tempo presentee. 2015. (Outra).

I JORNADA DE AFRICANIDADES QUILOMBOLAS DO SUL: SUJEITOS E PRÁTICAS. 2013. (Outra).

XIII SEMANA DE ESTUDOS HISTÓRICOS - AMERICA LATINA NO SÉCULO XXI. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Indústria carbonífera em Siderópolis: reflexões e disputas em torno dos patrimônios da Companhia Siderúrgica Nacional. FACES DA HISTÓRIA , v. 4, p. 30-52, 2017.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . RECREIO DO TRABALHADOR DE SIDEROPOLIS: UM PATRIMÔNIO EM RUÍNAS. CRIAR EDUCAÇÃO ¿ Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação ¿ UNESC , v. 5, p. 1-9, 2016.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . MEMÓRIAS DO CARVÃO:Conflitos e Disputasem torno do patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional em Siderópolis/SC. In: XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, 2016, Chapecó. Anais do XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, 2016.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . MEMÓRIAS DO CARVÃO: Conflitos e Disputas em torno do patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional em Siderópolis/SC.. In: IV Colóquio de História da Educação, 2016, Criciúma. Patrimônio Cultural, Lugares, Memórias e Identidades.. Criciúma: UNESC, 2016. p. 1-7.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Recreio do Trabalhador de Siderópolis: um patrimônio em ruínas (1952 - 2007). In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação, 2016, Criciuma. Anais do II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de formação nos país Ibero-americanos. Criciuma: Criar Educação, 2016. v. 1.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Fragmentos da memória: o impacto das atividades carboníferas nas instituições escolares do CEMESSC (região AMESC e AMUREL). In: VIII Semana de Ciência e Tecnologia, 2017, Criciúma. Anais VIII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciuma: ediunesc, 2017. v. 8.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Estruturas do carvão: abandono e conflitos refletidos no Patrimônio deixado pela CSN em Siderópolis/SC.. In: I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, 2016, Porto Alegre. Caderno de resumos e programação: I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, 2016. p. 46-47.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Recreio do Trabalhador de Siderópolis: um patrimônio em ruínas (1952-2007). In: VII Semana de Ciência e Tecnologia - UNESC, 2016, Criciuma. Anais da Semana de Ciência e Tecnologi, 2016. v. 7.

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . MEMÓRIAS DO CARVÃO: Conflitos e Disputas em torno do patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional em Siderópolis/SC.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Disputas e Ressignificações Identitárias em Siderópolis/SC: o patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, E. . Estruturas do carvão: abandono e conflitos refletidos no patrimônio deixado pela CSN em Siderópolis/SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Recreio do Trabalhador de Siderópolis:Um patrimônio em ruínas( 1952 - 2007). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, E. ; CARDOSO, M. G. . Recreio do Trabalhador de Siderópolis: Um patrimônio em ruínas (1952-2007). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2022

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40

2022 - 2022

Prefeitura Municipal de Siderópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Ensino Religioso, Carga horária: 22

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Siderópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Geografia e Filosofia, Carga horária: 11

2017 - 2017

Centro Preparatório de Admissão Militar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História e Geografia, Carga horária: 6

2014 - 2017

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

Outras informações:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica. O programa oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

2015 - 2017

Projeto de Iniciação Científica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
O Programa de Iniciação Científica da Unesc é um programa desenvolvido pela Propex em conjunto com a Coordenação de Políticas de Atenção ao Estudante - CPAE, que tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa a serem executados por acadêmicos em conjunto com professores orientadores.