Bianca Rodrigues Pinheiro

Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Possui graduação em Comunicação Social - Produção Editorial pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Trabalha no Setor de Comunicação, Cultura e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ e é gerente editorial da Revista Contemporânea de Educação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, com interesse principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, saúde mental, cultura terapêutica, mídias sociais e cinema.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Comunidades de sofredores: depressão, testemunho e subjetividade
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz

Mestrado em Comunicação

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Depressão, testemunho e subjetividade: relatos autobiográficos de indivíduos classificados como depressivos na internet, Ano de Obtenção: 2019
Paulo Roberto Gibaldi Vaz.

Graduação em Comunicação Social - Produção Editorial

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Depressão, testemunho e internet: a subjetividade adolescente perpassada pela doença mental
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz

Formação complementar

2016 -

Extensão universitária em Nietzsche e o Pensamento Trágico. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2013 - 2018

Curso de francês A1-B2. (Carga horária: 550h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.

2017 - 2017

Curso de francês C1 - Avançado. (Carga horária: 120h). , Education First Nice, EF, França.

2015 - 2015

Curso de Crítica Cinematográfica com Mario Abbade. (Carga horária: 8h). , Caixa Cultural, CC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Organização de eventos

PINHEIRO, B. R. ; GRAZINOLI, D. ; CID, G. . 5 Lançamento Coletivo de Livros da Faculdade de Educação da UFRJ. 2016. (Outro).

Participação em eventos

40 Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom). Os 13 Porquês sob o prisma da cultura terapêutica: vítima, sofrimento e risco. 2017. (Congresso).

Conexão Pós - 1 Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da ECO/UFRJ.A produção de subjetividade na depressão: uma análise de testemunhos de adolescentes classificados como depressivos na internet. 2017. (Encontro).

X Simpósio Nacional ABCiber.O ponto e vírgula e a depressão: uma análise de testemunhos de jovens classificados como depressivos no Facebook do Project Semicolon. 2017. (Simpósio).

A Comunicação na UFRJ: Ciclo de Debates - Democracia e Comunicação Pública. 2016. (Outra).

I Encontro Internacional de Profissionais do Livro (InterLivro). 2015. (Encontro).

Política e Cultura Afro-brasileira-UFRJ. 2013. (Outra).

Seminário Livre pela Democratização da Mídia-Associação Brasileira de Imprensa. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, B. R. . Entrelaçamentos entre depressão, narrativas de si e cultura terapêutica no TED Talks. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.

  • PINHEIRO, B. R. . Os 13 Porquês sob o prisma da cultura terapêutica: vítima, sofrimento e risco. In: 40 Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom), 2017, Curitiba. 40 Congresso Nacional de Ciências da Comunicação (Intercom), 2017.

  • PINHEIRO, B. R. . O ponto e vírgula e a depressão: uma análise de testemunhos de jovens classificados como depressivos no Facebook do Project Semicolon. In: X Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura, 2017, São Paulo. X ABCiber (2017), ECA/USP, 2017. p. 2342-2360.

  • PINHEIRO, B. R. . A produção de subjetividade na depressão: uma análise de testemunhos de adolescentes classificados como depressivos na internet. In: Conexão Pós - 1 Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da ECO/UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Conexão Pós - 1 Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da ECO/UFRJ, 2017.

  • PINHEIRO, B. R. . Tornando o podcast visível. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CID, G. ; PINHEIRO, B. R. . SECULT - Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, B. R. . A produção de subjetividade na depressão: uma análise de testemunhos de adolescentes classificados como depressivos na internet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINHEIRO, B. R. . O ponto e vírgula e a depressão: uma análise de testemunhos de jovens classificados como depressivos no Facebook do Project Semicolon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINHEIRO, B. R. . Os 13 Porquês sob o prisma da cultura terapêutica: vítima, sofrimento e risco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PINHEIRO, B. R. . Sangria desatada. 2015. (Blog).

PINHEIRO, B. R. . Revisão do livro 'Cinema em Foco, volume 3'. 2020. (Revisão).

PINHEIRO, B. R. . Produção editorial e capa do e-book Educação superior no Brasil contemporâneo: estudos sobre acesso, democratização e desigualdades. 2018. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Diagramação dos números de 2018 da Revista Contemporânea de Educação. 2018. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Redação de release para o artigo 'Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar?' da Revista Contemporânea de Educação. 2018. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Elaboração do logo do setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural (Faculdade de Educação da UFRJ). 2017. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Elaboração do logo do Cineclube Pedagogias da Imagem (Faculdade de Educação da UFRJ). 2017. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Elaboração da capa do V.12 N. 23 da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. 2017. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Elaboração do logo do Podcast Faculdade de Educação UFRJ. 2017. (Logo).

PINHEIRO, B. R. . Divulgação da produção científica da Revista Contemporânea de Educação. 2016. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Banners para o 5 Lançamento Coletivo de Livros da Faculdade de Educação da UFRJ. 2016. (Divulgação científica).

PINHEIRO, B. R. . Sintae debate carreira e qualificação dos técnicos-administrativos no último dia. 2013 (Matéria para o site da UFRJ) .

PINHEIRO, B. R. . 1ª Conferência Interuniversitária de Cultura debate universidade e políticas culturais. 2013 (Matéria para o site da UFRJ) .

PINHEIRO, B. R. . UFRJ celebra a não remoção da Vila Autódromo. 2013 (Matéria para o site da UFRJ) .

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Depressão, testemunho e subjetividade, Descrição: Esta pesquisa analisa testemunhos de indivíduos que se classificam como depressivos na internet. A hipótese é que esses testemunhos produzem subjetividade ao possibilitarem a articulação dos denominados depressivos em comunidades de sofredores, onde, a partir de uma linguagem calcada na dimensão privada das emoções, esses sujeitos constituem e fixam uma identidade em torno da depressão, o que se torna possível por conta do caráter crônico da doença. Nesse sentido, utilizando o argumento da linguagem privada de Wittgenstein (1999) e o looping effect de Hacking (1995), esta dissertação argumenta que está emergindo um novo tipo de linguagem pública, baseada nos saberes dos não-especialistas, ou seja, dos indivíduos considerados comuns, que participam ativamente do processo de invenção de pessoas. Essa nova linguagem é característica de um contexto de verdade autorreferenciada e valorização da autoridade da experiência. A partir de uma genealogia da loucura e da doença mental, constata-se o caráter histórico, social e, sobretudo, contingente, desses conceitos. A depressão emerge na contemporaneidade como um modo de ser possibilitado pelos desdobramentos do saber técnico-científico, da moralidade contemporânea e da cultura terapêutica. Como meio privilegiado da articulação entre identidade e depressão aparece o testemunho, narrativa costumeiramente protagonizada por vítimas que narram histórias de superação. Foram analisados dez vídeos publicados no YouTube por indivíduos que se classificam como depressivos e são considerados comuns. Concluímos que a depressão apresenta um conceito elástico, que pode ser adaptado a uma variedade de trajetórias individuais, gerando confusão entre tristeza cotidiana e tristeza patológica e a inflação diagnóstica, facilitando, assim, o autodiagnóstico. A suposta cronicidade da doença forma e fixa identidade, dificultando ou até impossibilitando outras maneiras de encarar o sofrimento e de superá-lo. Além disso, questionamos se a maneira de dar sentido ao sofrimento através da entidade diagnóstica da depressão não estaria causando mais sofrimento por representar o fechamento do futuro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bianca Rodrigues Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Urca, 22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 31762805

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Outras informações:
Atualização do site da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação; Gerenciamento da página da Faculdade de Educação no Facebook e do perfil no Instagram; Divulgação de eventos e informes para a comunidade acadêmica da FE/UFRJ; Elaboração de peças gráficas; Gerente editorial da Revista Contemporânea de Educação; Integrante do projeto de extensão cineclube Pedagogias da Imagem; auxiliando na pré-produção e na produção das sessões; Integrante do projeto de extensão Podcast Faculdade de Educação UFRJ, colaborando na redação de roteiros, elaboração de pautas e edição de áudio.

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Como bolsista da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, atuei como redatora, escrevendo notícias para atualização do site da instituição e cobrindo eventos da faculdade.

Atividades

  • 01/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Educação da UFRJ.,Atividade de extensão realizada, Integrante do projeto de extensão Podcast Faculdade de Educação UFRJ, colaborando na redação de roteiros, elaboração de pautas e edição de áudio..

  • 08/2017

    Extensão universitária , Faculdade de Educação da UFRJ.,Atividade de extensão realizada, Gerente Editorial da Revista Contemporânea de Educação, periódico B2 da Faculdade de Educação da UFRJ..

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicação da UFRJ.,Linhas de pesquisa

  • 02/2017

    Extensão universitária , Faculdade de Educação da UFRJ.,Atividade de extensão realizada, Integrante da equipe do Cineclube Pedagogias da Imagem.

2015 - 2015

Grupo Editorial Record

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de Produção Editorial no selo José Olympio do Grupo Editorial Record. Como atividades, pedi fichas catalográficas, liberei provas e revisão e copidesque, fiz briefing de capa, solicitei reedições, organizei contratos e entrei em contato com colaboradores.

2015 - 2016

Prime Up Soluções em TI, PrimeUp

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária em projeto de blog de notícias. Atuei como redatora, escrevendo textos sobre Internet, aplicativos para celular, redes sociais e etc.

2013 - 2014

Harlequin Books

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Departamento Editorial.

2014 - 2014

Filme B

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuei como freelancer responsável pela inclusão de filmes no banco de dados.