Mariana dos Santos Padrão

Tem formação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Educação pelo ProPEd UERJ . Com experiência em Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado na perpesctiva do Ensino Colaborativo. Anteriomente exercicia a função de profissional tecnico (bolsista) PROATEC vinculado ao projeto : O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA A INDEPENDENTE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Como também, foi iniciação científica vinculado ao projeto "Educação Inclusiva e Formação de Professores: trabalhando a diversidade na prática pedagógica". Além disto, integrou Núcleo de Estudo da Infância Pesquisa Extensão- NEI:PE (UERJ), na modalidade de monitoria. Atuou como estagiária na modalidade educação especial na Prefeitura do Rio de Janeiro, além de, professor de alfabetização pelo projeto Mais Alfabetização e Mais Educação no Município de Duque de Caxias.

Informações coletadas do Lattes em 11/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2020 - 2022

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Formação continuada para profissionais da educação na pandemia: transição educacional de pessoas com deficiência intelectual para o mundo do trabalho, Ano de Obtenção: 2023
Annie Redig.

Especialização em andamento em Alfabetização e Letramento

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialização em andamento em Educação Especial

2023 - Atual

Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ

Graduação em Pedagogia

2013 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Compreendendo a microcefalia: observação do desenvolvimento motor e do perfil social de crianças com microcefalia
Orientador: Flávia Barbosa da Silva Dutra

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Estadual Dom Helder Câmara

Formação complementar

2022 - 2022

Deficiência Intelectual. (Carga horária: 10h). , Appai, APPAI, Brasil.

2021 - 2021

Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em CURSO INTRODUTÓRIO EM PROGRAMA DE TRANSIÇÃO. (Carga horária: 50h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós)pandemia, Descrição: O advento da educação inclusiva apresenta desafios para a sociedade contemporânea, principalmente no que tange o momento pós-escola para os sujeitos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). A escola é uma etapa da vida do indivíduo que vai além do ensino de conteúdos acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades para a vida independente. Acreditamos que a escola precisa elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia e independência, inserção no mercado de trabalho, ensino superior, cursos profissionalizantes e demais áreas. Com o surgimento da pandemia causada pela Covid-19, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, precisaram ser ressignificadas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem destes alunos foi afetado. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo analisar o processo de transição para a vida independente no itinerário formativo de jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou TEA, levando-se em consideração o contexto (pós)pandemia da Covid-19. Para tal, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de cursos de formação continuada docente, protocolos de aplicação do Plano Individualizado de Transição e potencializar a voz dos sujeitos com deficiência intelectual e TEA... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana dos Santos Padrão - Integrante / Annie Gomes Redig - Coordenador / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / IURY FAGUNDES DA SILVA - Integrante / Thyene da silva bürkle - Integrante / Suzanli Estef da Silva - Integrante / Suellen Teixeira Nascimento - Integrante.

  • 2019 - Atual

    O processo de transição da escola para a vida adulta e o mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual., Descrição: A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão escolar de pessoas com deficiência é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouco se debate quais ações devem ser pensadas e construídas para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como possibilitar itinerários formativos para a formação para uma vida independente. Acreditamos que a escola precisa elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia e independência, inserção no mercado de trabalho, ensino superior, cursos profissionalizantes e demais áreas. Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos de idade, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio), classes ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado que contemple o Plano Individualizado de Transição para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariana dos Santos Padrão - Integrante / Annie Gomes Redig - Coordenador / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / vanessa cabral da silva pinheiro - Integrante / Vanêssa Lima do Nascimento - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Educação Inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo, Descrição: O presente projeto tem como objetivo proporcionar vivência universitária para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA) que cursam ou já concluíram o Ensino Médio. A inserção no ensino superior é um desafio para muitos sujeitos com deficiência, principalmente para o público-alvo aqui definido, pois apresenta inúmeros aspectos a serem vencidos, como aprovação nos exames de seleção, permanência na universidade e conclusão do curso, além das barreiras pedagógicas e acadêmicas existentes. Muitos alunos com deficiência intelectual e/ou TEA encontram dificuldades para finalizar o ensino básico e com isso é necessária a construção de estratégias que auxiliem a sua escolarização e o acesso ao mundo do trabalho e universitário. Portanto, o presente estudo pretende a partir de cursos de formação na modalidade de extensão, proporcionar o favorecimento da elaboração de cultura inclusiva na UERJ e a quebra de paradigmas e entraves encontrados na sociedade... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Padrão - Integrante / FLÁVIA BARBOSA S. DUTRA - Integrante / Annie Gomes Redig - Coordenador / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / vanessa cabral da silva pinheiro - Integrante / Vanêssa Lima do Nascimento - Integrante / IURY FAGUNDES DA SILVA - Integrante / Thyene da silva bürkle - Integrante / Suellen Teixeira Nascimento - Integrante / Hellen Cordoniz Ribeiro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    CAFÉ INCLUSIVO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE, Descrição: O presente projeto tem por objetivo discutir questões referentes à inclusão escolar, social e laboral de pessoas com necessidades educacionais especiais de forma a contribuir para a formação inicial, continuada e em serviço de estudantes do curso de formação em nível Médio, graduação, pós-graduação e demais profissionais da área. Nesta direção, a formação continuada e em serviço se realizará por meio de encontros dialógicos periódicos, denominado de ?Café Inclusivo?. Nestes encontros serão discutidos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ?Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais? e demais temáticas sugeridas pelos participantes. Portanto, será utilizada a pesquisa qualitativa baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. Para essa formação, contaremos com a participação dos integrantes do grupo de pesquisa, estudantes dos cursos de formação, docentes de diferentes níveis de ensino da rede pública e privada, pesquisadores e demais profissionais. Para tanto, utilizaremos leituras (artigos, dissertações, teses e livros) e equipamentos (tecnologias assistivas de baixo e alto custo) que subsidiarão essa prática, para que a inclusão e o ensino baseado na diversidade se efetivem. A intenção é que os conteúdos das discussões incidam em um embasamento teórico que sustentem práticas educacionais inclusivas na escola contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Padrão - Integrante / FLÁVIA BARBOSA S. DUTRA - Integrante / Annie Gomes Redig - Coordenador / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / vanessa cabral da silva pinheiro - Integrante / Vanêssa Lima do Nascimento - Integrante / Hellen Cordoniz Ribeiro - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Educação Inclusiva e Formação de Professores: trabalhando a diversidade na prática pedagógica, Descrição: A educação brasileira prevê dois tipos de professores para atuar no magistério com alunos com deficiência: os capacitados e os especializados. Segundo a Resolução n. CNE/CEB 02/2001, que define as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, esses docentes têm atribuições diferenciadas. Nessa direção, a formação de professores, para atuarem em uma perspectiva inclusiva, é importante, pois dados nos chamam atenção sobre o aumento de matrícula de alunos com deficiência tanto na rede pública quanto na rede particular (MEC, 2014). Cada ano que passa, recebemos mais alunos com deficiência em nossas escolas, tornando assim de grande importância a reflexão acerca da formação continuada dos professores, que trabalharão diretamente com estes alunos. Afinal, o sucesso de alunos com deficiência pode ficar comprometido pela falta de recursos e soluções que os auxiliem na superação de dificuldades funcionais no ambiente da sala de aula e fora dele (SÁ, 2003). Assim, contamos com as Tecnologias Assistivas que são alternativas disponíveis, consideradas como algo de alto ou baixo custo e pouco acessível para todos. Desta forma, na presente pesquisa, nosso foco é a formação e informação dos professores da Escola Modelar Cambaúba, através de estudos, palestras e discussões sobre o tema, aplicados à prática também da Escola Municipal Especial Rotary Club, incentivando a parceria entre as duas realidades. Para essa formação, contaremos com a participação de docentes da UERJ, especializados em educação especial e prática docente. Para tanto, utilizaremos leituras (artigos, dissertações, teses e livros) e equipamentos (tecnologias assistivas de baixo e alto custo) que subsidiarão essa prática, para que a inclusão e o ensino baseado na diversidade se efetivem de fato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana dos Santos Padrão - Integrante / FLÁVIA BARBOSA S. DUTRA - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 34972943

Experiência profissional

2014 - 2015

MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador de aluno com deficiência, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2014 - 07/2015

    Estágios , Prefeitura do Rio de Janeiro.,Estágio realizado, Mediador.

2019 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista proatec, Carga horária: 20

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica em Educação Inclusiva, Carga horária: 20

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Infância e cultura -NEI:P&E UERJ, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades.,Linhas de pesquisa

2021 - 2022

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA MESTRADO NOTA 10, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista Mestrado nota 10-FAPERJ

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto do Colégio de Aplicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta do Colégio de Aplicação da UFRJ, alocado no Núcleo de Educação Especial Inclusiva -NEEI

2018 - 2018

Secretaria Municipal de Educação - Duque de Caxias

Vínculo: Professor Mais Alfabetização, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

2017 - 2018

Secretaria Municipal de Educação - Duque de Caxias

Vínculo: mediador, Enquadramento Funcional: Mediador Lingua Portuguesa

Outras informações:
Mediador de Língua Portuguesa Projeto Mais Educação