Carlos Daniel da Silva Mousinho

Possui Graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2022) e Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e graduando em Sociologia pela Faculdade UNIFAHE. Possui especialização em Mediação de Conflitos pela CBMAE/Teresina, especialista em Direito Tributário pela PUC/MG, espcialista em Direito Eleitoral e Público e Municipal pela ESA/PI, especialista em Direito Público pelo Instituto Legale e especialista em Direto Civil e Empresarial pelo Instituto Legale. Pós-Graduando da Especialização em Prática na Advocacia Trabalhista e Previdenciária pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) em parceria coma ESA Nacional e Mestrando em Direito Constitucional Tributário pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora | UNLZ | de Buenos Aires/ARG. Professor/Orientador de TCC na Escola Superior da Advocacia da OAB/PI (ESA/PI), Professor e coordenador do curso de Direito da Faculdade Medio do Parnaiba - FAMEP/Urucui-PI, Professor Substituto de Direito do Instituto Federal do Piauí - IFPI, estagiou e foi Assessor Jurídico no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), atuando nas áreas de direito à educação,violência doméstica, direitos humanos, direito constitucional, direitos da população emsituação de rua, pessoas idosas, pessoas LGBT+, pessoas com deficiência etc, também realizou estagiário da Justiça Federal. Integrante de grupos de pesquisa e extensão vinculados à UFPI e outras instituições. Atualmente é presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/PI, subseção Floriano, professor universitário da Faculdade do Médio Parnaíba e professor de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia do Piaui e advogado tributarista atuante da empresa RR Contas Serviços Contábeis LTDA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito

Informações coletadas do Lattes em 29/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO

2023 - Atual

Universidad Nacional de Lomas de Zamora
Título: DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
Orientador: PROFESSOR DR. WALTER F. CARNOTA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: CONSTITUIÇÃO, ARRECADAÇÃO, CONTRIBUINTES.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em PRATICA EM DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

2024 - Atual

Escola Superior da Advocacia
Título: A REFORMA TRABALHISTA E IMPACTOS LEGISLATIVOS NO DIREITO NACIONAL
Orientador: CARLOS DANIEL DA SILVA MOUSINHO
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em DIREITO PÚBLICO

2024 - 2024

Faculdade Legale
Título: O poder judiciário na constituição: uma proposta de reforma

Especialização em DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL

2024 - 2024

Faculdade Legale
Título: A REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS DE ARRECADAÇÃO NA ECONOMIA NACIONAL
Orientador: CARLOS DANIEL DA SILVA MOUSINHO

Especialização em Direito e Processo Tributário

2023 - 2024

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A reforma tributária e seus impactos no sistema tributário brasileiro.

Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL

2023 - 2024

Escola Superior da Advocacia (PI)
Título: A NOVA REGULAMENTAÇÃO DO TSE SOBRE ATOS ILICITOS DE CAMPANHA
Orientador: CARLOS DANIEL DA SILVA MOUSINHO

Especialização em MEDIAÇÃO

2023 - 2023

CEAJUSC-PI
Título: A eficácia do Instituto da Mediação no ambito empresarial

Aperfeiçoamento em andamento em Iniciação Científica

2021 - Atual

Universidade Estadual do Piauí
Título: REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº. 72/2013 PELA LEI COMPLEMENTAR Nº. 150/2015: OS AVANÇOS SIGNIFICATIVOS E O NOVO PARADGMA DO EMPREGADO DOMÉSTICO NO BRASIL
Orientador: FERNANDA BARBOSA DE SOUSA

Graduação em andamento em Administração

2017 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Graduação em Direito

2017 - 2022

Universidade Estadual do Piauí

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Contabilidade para Advogados e Não Contadores. (Carga horária: 30h). , Universidade Damásio, UDE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Práticas Previdenciárias. (Carga horária: 32h). , Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Direito Constitucional Aplicado. (Carga horária: 45h). , Instituto Prominas Serviços Educacionais, PROMINAS, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em A Visão do Advogado na Defesa de Contas no Controle Externo. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Contas do Estado do Piauí, TCE/PI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Controle na Administração Pública. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Contas do Estado do Piauí, TCE/PI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Palestra Inicial do Curso de Controladores Sociais. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Contas do Estado do Piauí, TCE/PI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Prestação de Contas: Como Evitar Falhas. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Contas do Estado do Piauí, TCE/PI, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Modalidades, Tipos e Fases da Licitação. (Carga horária: 40h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Licitações e Contratos. (Carga horária: 4h). , Tribunal de Contas do Estado do Piauí, TCE/PI, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Jornada Jurìdica da FAESF:''O Direito Como Ciência Multidisciplinar". (Carga horária: 40h). , Faculdade de Ensino Superior de Floriano, FAESF, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Política Comtemporânea. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Debate Jurídico de Ciências Criminais:"Psicopatia;um Grau Acima da Maldade". (Carga horária: 10h). , Faculdade de Ensino Superior de Floriano, FAESF, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Gestão Documnetal no Poder Judiciário. (Carga horária: 5h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Doutrina Política: Novas Esquerdas. (Carga horária: 20h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Jornada de Estudos Jurídicos da Universidade Estadual do Piauí. (Carga horária: 30h). , Ordem dos Adovogados do Brasil, OAB - PI, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Improbidade Administrativa. (Carga horária: 20h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Controle de Constitucionalidade. (Carga horária: 30h). , Instituto de Tecnologia, Educação e Ciência do Piauí, ITEC, Brasil.

2016 - 2016

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Exelência no Atendimento. (Carga horária: 20h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.

2016 - 2016

Metodologia de Análise e Solução de Problemas. (Carga horária: 20h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

2016 - 2016

Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h). , BRADESCO/Escola de Canuanã, BRADESCO, Brasil.

2013 - 2015

Computação Básica. (Carga horária: 90h). , Senas Informática, SENAS, Brasil.

2011 - 2011

Liderança: Como Gerenciar Equipes de Trabalho. (Carga horária: 12h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

MOUSINHO, C. D. S. . X JORNADA CIENTIFICA DA FAMEP - SETORES EM DESTAQUE: AS OPORTUNIDADES EM SEU CAMPO DE INTERESSE E HABILIDADES RELEVANTGES PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL. 2024. (Congresso).

MOUSINHO, C. D. S. . IX JORNADA JURÍDICA DA FAMEP - A TRANSVERSALIDADE DA CIENCIA, TECNOLOGIA E INIVACAO PARA O BRASIL. 2023. (Congresso).

MOUSINHO, C. D. S. . VI Jornada Jurídica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano. 2021. (Congresso).

Participação em eventos

XII JORNADA CIENTIFICA DA UNIFAESF.COMO ESCREVER SEU ARTIGO CIENTIFICO. 2024. (Oficina).

IV JORNADA CIENTIFICA DO IFPI. IV JORNADA CIENTIFICA DO IFPI. 2023. (Congresso).

I Jornada Jurídica: O Direito Como Ciência Multidisciplinar.. 2016. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: LEONARDO AUGUSTO DE SOUSA

MOUSINHO, C. D. S.. FAKE NEWS E ELEIÇÕES: AINFLUÊNCIA DA FAKE NEWS DURANTE AS CAMPANHASELEITORAIS DE 2018 E 2022. 2024. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: Kerry Matos Furtado

MOUSINHO, C. D. S.. REFORMA TRIBUTÁRIA: reflexos noPacto Federativo Brasileiro sob a ótica da representatividade noCongresso Nacional dos entes federados e os principaisimpactos aos municípios 2024. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: Lucas Matheus Evangelista Santos

MOUSINHO, C. D. S.. O CRITÉRIOÉTNICO-CULTURAL E RELIGIOSO NA REGULAMENTAÇÃO DAFOTOGRAFIA DE REGISTRO DE CANDIDATURA. 2024. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: JOSÉ DILSON LOPES DE OLIVEIRA

MOUSINHO, C. D. S.. . PRÉ-CAMPANHAELEITORAL NO BRASIL: Limites Legais e Impactos no ProcessoDemocrático 2024. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: LARISSA MARQUES BARBOSA

MOUSINHO, C. D. S.. INCENTIVO A CANDIDATURASFEMININAS VISANDO A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICASDE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: José Maurí Soares Mendes Júnior

MOUSINHO, C. D. S.. APLICAÇÃO DA LEI DAFICHA LIMPA VISTA PELO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DAANTERIORIADE ELEITORAL.. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO PÚBLICO E MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA.

Aluno: EDINILSON RIBEIRO DA COSTA

MOUSINHO, C. D. S.. NOVOS TRIBUTOS SOBRE O CONSUMO (IBS E CBS). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: NAYRA SILVA AQUINO

MOUSINHO, C. D. S.. TRIBUTAÇÃO DE SERVIÇOS DIGITAIS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: PAULO JOSÉ FEITOSA GAMA

MOUSINHO, C. D. S.. RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONTRIBUINTE E JUDICIÁRIO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: Ana Maria Guimarães

MOUSINHO, C. D. S.. A TERCEIRA VIA DA REFORMA DO PROCESSO PENAL: O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: KAROLINE PINHEIRO GOMES

MOUSINHO, C. D. S.. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NO ÂMBITO TRABALHISTA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Aluno: ARIELE ALVES WAQUIM

MOUSINHO, C. D. S.. RESPONSABILIDADE CIVIL NAS OPERADORAS DE SAÚDE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba.

Orientou

LEONARDO AUGUSTO DE SOUSA

FAKE NEWS E ELEIÇÕES: A INFLUÊNCIA DA FAKE NEWS DURANTE AS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2018 E 2022; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

Kerry Matos Furtado

REFORMA TRIBUTÁRIA: reflexos no Pacto Federativo Brasileiro sob a ótica da representatividade no Congresso Nacional dos entes federados e os principais impactos aos municípios; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

Lucas Matheus Evangelista Santos

O CRITÉRIO ÉTNICO-CULTURAL E RELIGIOSO NA REGULAMENTAÇÃO DA FOTOGRAFIA DE REGISTRO DE CANDIDATURA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

JOSÉ DILSON LOPES DE OLIVEIRA

PRÉ-CAMPANHA ELEITORAL NO BRASIL: Limites Legais e Impactos no Processo Democrático; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

LARISSA MARQUES BARBOSA

INCENTIVO A CANDIDATURAS FEMININAS VISANDO A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

José Maurí Soares Mendes Júnior

APLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA VISTA PELO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA ANTERIORIADE ELEITORAL; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

LUNARIA RUTH DA SILVA LEITE

O PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

RENNAN FONTENELE DE SOUSA CARVALHO

INELEGIBILIDADE E FICHA LIMPA: APLICAÇÕES E CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

JOSE ELIANDERSON DE MOURA FONTES

ABUSO DE PODER ECONÔMICO E POLÍTICO NAS ELEIÇÕES: ESTUDO DE CASOS E MEDIDAS JURÍDICAS PARA COMBATER ABUSOS; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

STEFANY DA SILVA PAES LANDIM

INELEGIBILIDADE E A PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ELEITORAL E DIREITO PUBLICO MUNICIPAL) - ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA (PI); Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

ARIELE ALVES WAQUIM

RESPONSABILIDADE CIVIL NAS OPERADORAS DE SAÚDE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

Ana Maria Guimarães

A TERCEIRA VIA DA REFORMA DO PROCESSO PENAL: O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

KAROLINE PINHEIRO GOMES

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NO ÂMBITO TRABALHISTA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

CLARICE PIRES DE SOUSA SANTOS

A CRISE DO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

EDINILSON RIBEIRO DA COSTA

NOVOS TRIBUTOS SOBRE O CONSUMO (IBS E CBS); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

MARILIA SILVA ARAUJO

A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

NAYRA SILVA AQUINO

TRIBUTAÇÃO DE SERVIÇOS DIGITAIS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

PAULO JOSÉ FEITOSA GAMA

RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONTRIBUINTE E JUDICIÁRIO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

VITORIA RAVENA SILVA CARDOSO COSTA

JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS E A DESCRIMINALIZAÇÃO DE INFRAÇÕES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

ROGGER DE SOUSA LIMA

A PROTEÇÃO JURÍDICA DO CONSUMIDOR NO BRASIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DIREITO) - Faculdade do Médio Parnaíba; Orientador: Carlos Daniel da Silva Mousinho;

Produções bibliográficas

  • MOUSINHO, C. D. S. . 'BRAZIL'S TAX REFORM: the challenges and prospects on the international stage. doi.org/10.22533/at.ed.216562512036 , v. 01, p. 01-20, 2025.

  • MOUSINHO, C. D. S. . DESPERTANDO CONSCIÊNCIAS - POR UMA EDUCAÇÃO ANTICAPACITISTA COMO CAMINHO PARA PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 07, p. 70-93-140, 2025.

  • MOUSINHO, C.D.S . ILÍCITOS TRIBUTÁRIOS: CONCEITOS E ESPÉCIES. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 81-82, 2024.

  • MOUSINHO, C.D.S. . A NOVA REGULAMENTAÇÃO DO TSE SOBRE ATOS ILÍCITOS DE CAMPANHA. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 11-12, 2024.

  • MOUSINHO, C.D.S. . A NOVA DOGMÁTICA DA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL: DESDOBRAMENTO E PERSPECTIVA. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 11-12, 2024.

  • MOUSINHO, C. D. S. . SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. 01. ed. Floriano: CARLOS DANIEL, 2024. v. 01. 20p .

  • MOUSINHO, C. D. S. . A REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS DE ARRECADAÇÃO NA ECONOMIA NACIONAL. 01. ed. MINAS GERAIS (MG): EDITORA VIRTUAL EBOOKS, 2024. v. 01. 20p .

  • MOUSINHO, C. D. S. . A NOVA REGULAMENTAÇÃO DO TSE SOBRE ATOS ILÍCITOS DE CAMPANHA. In: Carlos Daniel da Silva Mousinho. (Org.). A contribuição das Ciências Sociais Aplicadas na competência do desenvolvimento humano 3. 01ed.PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL: Atena Editora, 2024, v. 01, p. 128-140.

  • MOUSINHO, C. D. S. . ILÍCITOS TRIBUTÁRIOS: CONCEITOS E ESPÉCIES. In: Carlos Daniel da Silva Mousinho. (Org.). A contribuição das Ciências Sociais Aplicadas na competência do desenvolvimento humano 3. 01ed.PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL: Atena Editora, 2024, v. 01, p. 1-16.

  • MOUSINHO, C. D. S. . A REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: os impactos das mudanças de arrecadação na economia nacional. In: Carlos Daniel da Silva Mousinho. (Org.). A contribuição das Ciências Sociais Aplicadas na competência do desenvolvimento humano 3. 01ed.: Atena Editora, 2024, v. 01, p. 100-111.

  • MOUSINHO, C. D. S. . A Importância do Delegado de Policia na Condução do Inquerito Policial. Revista da Faculdade de Direito , 2018.

  • MOUSINHO, C. D. S. . A Nova Legislação do Trabalhador Doméstico. Revista da Faculdade de Direito , 2017.

  • MOUSINHO, C. D. S. . O IMPACTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA ARRECADAÇÃO DO ESTADO E O PESO PARA CONTRIBUINTES. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOUSINHO, C. D. S. . A IMPORTÂNCIA DA ORTÓRIA E DO PORTUGUÊS JURÍDICO AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DO DIREITO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOUSINHO, C. D. S. . O IMPACTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA ARRECADAÇÃO DO ESTADO E O PESO PARA CONTRIBUINTES. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • MOUSINHO, C. D. S. . A IMPORTÂNCIA DA ORTÓRIA E DO PORTUGUÊS JURÍDICO AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DO DIREITO. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Jus Advocacia

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: Estaiário, Carga horária: 20

2018 - 2018

Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Matéria de Direito Penal, Carga horária: 10

2018 - 2018

Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Núcleo de Pesquisa e Extenção, Carga horária: 10

2018 - Atual

RR Contas Serviços Contábeis LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Jurídico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Tribunal de Justiça Subseção Floriano-PI

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2019 - 2021

Justiça Federal Subseção Floriano-PI

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2022

Ministério Público do Estado do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Faculdade do Médio Parnaíba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO, HERMENEUTICA E ARGUMENTAÇÃO JURIDICA, CIENCIA POLITICA, DIREITO CIVIL, DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL CIVIL, DIREITO TRIBUTARIO.

2023 - Atual

Faculdade do Médio Parnaíba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Coordenador de Curso Superior em Bacharelado em Direito

2022 - Atual

Faculdade do Médio Parnaíba

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENSINO BASICO, Carga horária: 30

Outras informações:
PROFESSOR ENSINO BÁSICO EM TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E TECNICO EM ENFERMAGEM

2024 - Atual

Tribunal de Justiça do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RESIDENTE JURÍDICO, Carga horária: 20

2024 - Atual

Escola Superior da Advocacia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 20

2024 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE APLICAÇÃO DE PROVAS, Carga horária: 20

2024 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 30

Outras informações:
PESQUISADOR EM LINHAS DE PESQUISAS NO NÚCLEO DE PESQUISA EM DIREITO DO PPGD-UFPI.AS PEQUISAS DESENVOLVIDAS EM LINHAS DE HISTÓRIA CONSTITUCIONAL, CLIENTELISMO E PATRIMONIALISMO NO BRASIL E JUDICIALISMO E ATIVISMO.

2025 - Atual

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40