Kamila Weber Blasius

Mestranda e Bolsista UNIEDU em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2019) sendo bolsista CAPES/PROUNI. Foi bolsista PIBID - Programa Brasileiro de Iniciação a Docência (2017/2018) e Programa Residência pedagógica (2018/2019). Integrante do Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL. Possui experiência nas áreas de Educação em Ciências e Didática (formação de professores/as de Ciências e Biologia) com ênfase na promoção do Pensamento Crítico e na Educação Sexual Emancipatória.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Formação de professores de Ciências e Biologia: a interface entre o estágio supervisionado obrigatório e as inovações didáticas e tecnológicas,Orientador:
Yalin Brizola Yared.Bolsista do(a): Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, UNIEDU, Brasil. Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia; Metodologias ativas; Inovação didática e tecnológica.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Biológicas

2015 - 2019

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA
Orientador: Yalin Brizola Yared
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

E. E. B. Dr. Miguel de Patta

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciclo de Formação Docente - PROFOCO. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em VIII Curso de Inverno em Ecologia. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Palestra "Formação de professores em Portugal". (Carga horária: 2h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2018 - 2018

Jornada Pedagógica A escola dos meus sonhos. (Carga horária: 8h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.

2018 - 2018

Disciplina Pensamento Crítico na Educação em Ciências. (Carga horária: 60h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso Educação Sexual Emancipatória. (Carga horária: 24h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2017 - 2017

Curso em Ecologia de Campo. (Carga horária: 60h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em ciências e biologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pensamento Crítico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Sexual Emancipatória.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Educação Ambiental em tempos de crise existencial. 2019. (Seminário).

IX Colóquio do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual. 2018. (Encontro).

Palestra: Desafios e perspectivas das mudanças climáticas nos recursos hídricos. 2018. (Outra).

Semana de Divulgação Científica do Curso de Ciências Biológicas. 2018. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Educação Sexual. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Educação Sexual. CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. (Congresso).

XIII Jornada Unisul de Iniciação Científica - JUNIC e XIII Seminário de Pesquisa.A PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE EGRESSOS PIBIDIANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISUL: ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. 2018. (Encontro).

Aborto: o cuidado à saúde e um olhar social. 2017. (Encontro).

Contribuições das geotecnologias na conservação do bioma Mata Atlântica. 2017. (Outra).

Formação de professores em Portugal. 2017. (Seminário).

Mesa Redonda: Perspectivas para o Combate à poluição no Rio Tubarão e Complexo Estuarino de Laguna. 2017. (Encontro).

Semana do Meio Ambiente. Atividades na Semana do Meio Ambiente. 2017. (Exposição).

Semana Paulo Freire. 2017. (Outra).

XVI Semana Acadêmica - SEMABIO. 2017. (Outra).

IX Semana de Divulgação Científica e Semana do Meio Ambiente. 2016. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas - SEMABIO: Conservação e Gestão de Ecossistemas Catarinenses. 2016. (Outra).

XV Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas. 2016. (Outra).

Palestra Memórias das árvores: Relações históricas entre as árvores e os homens. 2015. (Outra).

XIV Semana Acadêmica - SEMABIO. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fátima Elizabeti Marcomin

MARCOMIN, F. E.; JUNG, M. S.; YARED, Y. B.. Formação de professores de Ciências e Biologia: uma análise documental do PPC do curso de Ciências Biológicas sob a perspectiva teórica do pensamento crítico e da educaçaõ sexal emancipatória.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thereza de Almeida Garbelotto

Estágio nos Laboratórios de Zoologia e Biologia Geral; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Thereza de Almeida Garbelotto;

Yalin Brizola Yared

Formação de professores de Ciências e Biologia: o estágio obrigatório e as inovações didáticas-tecnológicas em interface com a BNCC; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de Bolsas de Estudo de Educação Superior; (Orientador);

Yalin Brizola Yared

Formação de professores de ciências e biologia: uma análise documental do PPC de Ciências Biológicas sob a perspectiva teórica do pensamento crítico e da educação sexual emancipatória; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Yalin Brizola Yared;

Yalin Brizola Yared

A PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE EGRESSOS PIBIDIANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISUL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL; Orientador: Yalin Brizola Yared;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BLASIUS, K. W. ; YARED, Y. B. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DO PENSAMENTO CRÍTICO E DA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • YARED, Y. B. ; BLASIUS, K. W. ; SILVA, B. G. . CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLASIUS, K. W. ; YARED, Y. B. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISUL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA PIBID. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BLASIUS, K. W. ; YARED, Y. B. . A PRÁTICA DIDÁTICO PEDAGÓGICA DE EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISUL: ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Formação de professores de Ciências e Biologia: a interface entre o estágio supervisionado obrigatório e as inovações didáticas e tecnológicas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Yalin Brizola Yared em 20/08/2019., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kamila Weber Blasius - Integrante / Yalin Brizola Yared - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    A formação de professores de ciências e biologia: a prática didático-pedagógica de egressos do curso de ciências biológicas da UNISUL a partir da implementação do programa PIBID, Descrição: Projeto de Iniciação Científica analisou a compreensão de egressos do curso de Ciências Biológicas/UNISUL sobre práticas didático-pedagógicas a partir da implementação do Programa Brasileiro de Iniciação a Docência/PIBID. Fundamentou-se no materialismo histórico-dialético e no método dialético de análise da realidade. De cunho qualitativo, representa pesquisa exploratória e descritiva e utilizou a técnica de Análise de Conteúdo. Visto a recomendação de que pesquisas dessa natureza sejam realizadas, torna-se fundamental para contribuir no acompanhamento de egressos e do impacto do PIBID, especialmente no que consiste a práticas pedagógicas inovadoras e de um posicionamento mais questionador, racional na formação de cidadãos críticos e participativos socialmente. Registrou-se amplo impacto do PIBID.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kamila Weber Blasius - Integrante / Yalin Brizola Yared - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DO PENSAMENTO CRÍTICO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Yalin Brizola Yared em 21/07/2019., Descrição: A necessidade da transformação paradigmática no modelo de ensino, particularmente no ensino de Ciências e Biologia, configura-se como uma realidade urgente e necessária. A busca pela superação da educação bancária, ou seja, do foco no professor como detentor de conhecimentos e responsável pela sua transmissão num movimento antidialógico, representa esforços para uma mudança de papéis em sala de aula, onde o processo de ensino-aprendizagem seja centrado no estudante, num movimento dialógico na construção e uso dos conhecimentos, por meio da práxis autêntica. Pensar a formação inicial e continuada de docentes representa atualmente um desafio ao campo da Educação, pois vivemos em um sociedade democrática amplamente marcada pela Ciência e pela Tecnologia que demanda cada vez mais intensamente a vivência da cidadania em plenitude, com cidadãos autônomos, críticos, capazes de exercitar a alteridade responsável, a percepção crítica e a efetiva participação social e política. Um amplo conhecimento científico é produzido e divulgado diariamente no mundo, assim como as transformações tecnológicas que ocorrem numa velocidade notável. Isso demanda a importância de cidadãos e cidadãs com capacidade de pensar criticamente, de ler com consciência o mundo, confiantes, capazes de participar de debates científicos, tomarem posição, agirem racionalmente nos mais diversos âmbitos da vida, engajados numa sociedade justa, solidária, produtiva, com qualidade de vida e com um futuro mais sustentável para todos. Ainda, professores e professoras da área das Ciências Biológicas encontram em suas diretrizes curriculares a temática ?ser humano e saúde?. Consequentemente, as temáticas sobre sexualidade e educação sexual estarão presentes em suas práticas pedagógicas. Contudo, além de vivenciarmos um momento histórico em nosso país de grande parda de direitos e desafios na luta por igualdade e respeito às diversidades, pesquisas apontam que esses docentes apresentam medo, insegurança e descrédito nas abordagem sobre sexualidade, educação ou gênero, inclusive, que estas, quando existentes, estão focadas apenas num paradigma médico-biologista. Diante do exposto, o uso de habilidades e disposições de pensamento crítico faz-se imprescindível, bem como o desenvolvimento e uso de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, visto que pensar criticamente não é algo inato, mas sim, algo a ser ensinado, num processo gradual de aprendizagem. Portanto, para desenvolver com êxito habilidades e disposições de pensamento crítico, é fundamental o uso de estratégias didático-pedagógicas focadas no ensino deste tipo de pensamento. Assim, essa pesquisa, vinculado ao Grupo de Pesquisa GPECrit CNPq/PPGE/UNISUL/Brasil, apresenta parceria entre pesquisadores de Grupos de Pesquisa de diferentes IES, entre Brasil e Portugal: o grupo de pesquisa EDUSEX ? Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/PPGE/UDESC/Brasil e o grupo de pesquisa CIDTFF ? Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação/UA/Portugal. Por meio de pesquisa e atividades em rede, visamos promover intencionalmente a promoção do pensamento crítico na formação inicial e continuada de docentes brasileiros que ensinam Ciências e Biologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kamila Weber Blasius - Integrante / Yalin Brizola Yared - Coordenador / Ediane da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Sul de Santa Catarina. , Av. José Acácio Moreira, 787, Dehon, 88704080 - Tubarão, SC - Brasil, Telefone: (48) 996103313

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2018 - 2019

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto de Iniciação Científica analisou a compreensão de egressos do curso de Ciências Biológicas/UNISUL sobre práticas didático-pedagógicas a partir da implementação do Programa Brasileiro de Iniciação a Docência/PIBID. Fundamentou-se no materialismo histórico-dialético e no método dialético de análise da realidade. De cunho qualitativo, representa pesquisa exploratória e descritiva e utilizou a técnica de Análise de Conteúdo. Visto a recomendação de que pesquisas dessa natureza sejam realizadas, torna-se fundamental para contribuir no acompanhamento de egressos e do impacto do PIBID, especialmente no que consiste a práticas pedagógicas inovadoras e de um posicionamento mais questionador, racional na formação de cidadãos críticos e participativos socialmente. Registrou-se amplo impacto do PIBID.

2018 - 2019

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do programa Residência Pedagógica, Carga horária: 8

2017 - 2018

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do programa PIBID, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2019 - 08/2019

    Estágios , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Clínica e Escola de Fisioterapia.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado não Obrigatório.

  • 04/2019 - 04/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas.,Atividade realizada, Monitora do Projeto Biologia na Escola.

  • 03/2017 - 04/2018

    Estágios , Departamento de Ciências Biológ. e da Saúde e de Ciências Soc. Aplicadas, .,Estágio realizado, Estágio não obrigatório no Laboratório de Zoologia e Biologia Geral.

  • 08/2017 - 11/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes.,Atividade realizada, Monitora do Programa de Extensão: Educação Sexual Emancipatória.

2019 - 2019

Centro de Educação Infantil Tio Patinhas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 10

2019 - 2019

Centro de Educação Infantil Tio Patinhas II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Berçário I, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colônia de férias