Arlesson Oliveira Santos

Possui graduação em pedagogia - Estácio Atual (2013). Bacharel em Letras Libras pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2018). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atua com tradução / interpretação em espaço educacional, tradução de textos técnicos e produção de materiais bilíngues na direção Português-Libras-Português. Atua com tradução/interpretação de Língua de Sinais / Língua Portuguesa para Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVA) do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Roraima - UFRR e Web sites. Membro do grupo de pesquisa em para criação e elaboração de glossário técnico para uso e consulta de tradutores/intérpretes em atuação. Membro discente do Laboratório de Pesquisa de Línguas Orais e Sinalizadas - LaPLOS/UFRR. Tradutor Intérprete de Libras no Instituto Federal de Roraima - IFRR - Campus Amajari. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR.

Informações coletadas do Lattes em 23/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós Graduação em Letras

2022 - Atual

Universidade Federal de Roraima
Título: Decolonialidade no ensino de línguas: um caso do IFRR campus Amajari
Paulo Jeferson Pilar.

Graduação em Letras - Libras

2014 - 2018

Universidade Federal de Roraima
Título: As marcas nao-manuais em estratégias de desambiguação lexical na libras
Orientador: Paulo Jeferson Pilar Araújo

Graduação em pedagogia

2009 - 2013

Estácio Atual
Título: bilinguísmo como metodologia de ensino para alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental
Orientador: jackson hansem

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de extensão em tradução e interpretação de Língua portuguesa/lingua s. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Formação Continuada em Libras - Modular. (Carga horária: 220h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2013 - 2013

Curso Avançado de Libras. (Carga horária: 120h). , Centro de Apoio ao Surdo, CAS/RR, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso Básico de Libras I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

Idiomas

Libras

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Organização de eventos

SANTOS, A. O. . I Semana de Letras-Libras. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário de pesquisas e práticas em educação especial e inclusão & II Semana de integração do curso de Letras Libras Bacharelado.Língua, cultura, educação e diversidadade. 2017. (Seminário).

II Seminário de pesquisas e práticas em educação especial e inclusão & II Semana de integração do curso de Letras Libras Bacharelado.Antropologia da Performance: A língua Brasileira de Sinais e as representações e atuações nas narrativas surdas. 2017. (Oficina).

I Semana de Letras - Libras.Funções e Papéis de Tilsp na Educação: Visões dos Diferentes Sujeitos deste Processo. 2017. (Seminário).

I Semana de Letras - Libras. 2017. (Seminário).

I Semana de Letras - Libras. 2017. (Oficina).

Palestra: Políticas Linguísticas e Libras. 2017. (Outra).

Palestra: Fenômenos de Contato Entre Línguas Indígenas e o Português: Motivações Sócio-Históricas e as Configurações Sociolinguísticas Contemporâneas. 2016. (Outra).

XII Semana de Letras. 2014. (Oficina).

II Seminário Nacional de Educação Inclusiva.Participante. 2010. (Seminário).

II Seminário Nacional de Educação Inclusiva.Libras na UFRR: Descruze os braços, a solução está em suas mãos. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Augusto Azerêdo; Maycon Kennedy;SANTOS, A. O.; Aniceto, Dalcides. Técnico Especializado em Línguas de Sinais. 2021. Universidade Federal de Roraima.

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. O. . Funções e Papéis de Tilsp na Educação: Visões dos Diferentes Sujeitos deste Processo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SOUZA, T. B. ; SANTOS, A. O. . Interpretação em Contexto: I Semana de Letras Libras. 2017.

GOMES, M. L. S. ; RODRIGUES, L. E. ; BARBERENA, C. F. R. ; SANTOS, A. O. . Interpretação em contexto: I ciclo de debate: Tradutores Intérpretes de Libras / Língua Portuguesa no Estado de Roraima. 2016.

SANTOS, A. O. . ?Libras, que língua é essa??. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Roraima. , Avenida Capitão Ene Garcez - de 751 a 1983 - lado ímpar, Mecejana, 69304000 - Boa Vista, RR - Brasil, Telefone: (95) 36213165

Experiência profissional

2019 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutor Intérprete de Libras, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Roraima - campus Amajari.,Linhas de pesquisa

2019 - 2019

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40