VLADIMIR SA

* Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, pelo programa de pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais - PPGEEI, Porto Alegre - RS. * Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo - SP, em 2024. Cujo o tema: CRISES ECONÔMICAS NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: um estudos a partir dos impactos de Programa de Ajustamento Estrutural em Angola e Guiné-Bissau, 1990-2010. A linha de pesquisa: Política Internacional, Segurança Internacional e Geopolítica. * Graduado em Relações Internacionais pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Campus dos Malês, São Francisco do Conde-BA em 2021, tendo como o título: O envolvimento de Moçambique e Guiné-Bissau com a Questão de Timor-Leste (1974-2002): um estudo sobre a Diplomacia da Libertação a Partir da Documentação Disponível no CIDAC. * Bacharel em Humanidade pela mesma Universidade, em 2018. Cujo tema: As Relações Política Diplomática entre Brasil e Guiné-Bissau nos Planos da Educação Durante o Governo da Dilma Rousseff: um olhar sobre o desenvolvimento da Política Externa Brasileira para a Guiné-Bissau. Membro fundador da Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU. Área de interesse acadêmico: diplomacia, política internacional, segurança e estudos estratégicos internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 10/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Estratégicos Internacionais

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: SEGURANÇA REGIONAL: TERRORISMO COMO UM FENÔMENO QUE AMEAÇA A PAZ E ESTABILIDADE NA ÁFRICA OCIDENTAL
Orientador: S/O
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em andamento em RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2021 - Atual

Universidade Federal do ABC
Título: CRISES ECONÔMICAS NOS PAÍSES AFRICANOS DA LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: UM ESTUDO A PARTIR DOS IMPACTOS DE PROGRAMAS DE AJUSTAMENTO ESTRUTURAL EM ANGOLA E GUINÉ-BISSAU - 1990-2010.
Valéria Lopes Ribeiro.

Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais

2018 - 2021

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: O envolvimento de Moçambique e Guiné-Bissau com a questão de Timor-Leste (1974-2002) um estudo sobre a diplomacia da libertação a partir da documentação disponível no CIDAC
Orientador: Prof. Dr. Daniel De Lucca Reis Costa

Graduação em Humanidades

2016 - 2018

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: As Relações Política Diplomática entre Brasil e Guiné-Bissau nos Planos da Educação Durante o Governo da Dilma Rousseff: um olhar sobre o desenvolvimento da Política Externa Brasileira para a Guiné-Bissau.
Orientador: Marcio Andre de Oliveira dos Santos

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Samora Moises Machel

Formação complementar

2022 - 2022

Empreendedorismo. (Carga horária: 4h). , ESCOLA SUPERIOR DE EMPREENDEDORISMO SEBRAE-SP, ESE SEBRAE-SP, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento sobre O Processo de Refúgio no Brasil: Proteção e Integração Lo. (Carga horária: 7h). , Agência da ONU para Refugiado, ACNUR, Brasil.

2019 - 2021

Extensão universitária em Grupo de Pesquisa Observatório de Relações Internacionais - ÓRBITA. (Carga horária: 480h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2020

Extensão universitária em Projeto de Conversation English Space. (Carga horária: 240h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Língua e Cultura Árabe. (Carga horária: 30h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso de iniciação de Espanhol Básico. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em PARADIPLOMACIA E GESTÃO PÚBLICA: A INSERÇÃO INTERNACIONAL DO ESTADO DA BAH. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em curso de iniciação em língua francesa. (Carga horária: 60h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em projeto de interculturalidade e dinâmicas de sociabilidade na cidade de São. (Carga horária: 120h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2014 - 2015

Curso de Língua INGLESA. (Carga horária: 750h). , ESCOLA ENGLISH, FRANCH TEACHER, EFTER_SCHOOL, Guiné Bissau.

2014 - 2014

Formação dos Professores. (Carga horária: 20h). , Organização portuguesa: Jovem Sem Fronteira, JSF, Portugal.

2012 - 2013

Curso de Língua Francesa. (Carga horária: 750h). , Centro Cultural Francês na Guiné-Bissau, CCFGB, Guiné Bissau.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

SÁ, V. . Roadshow EducationUSA. 2024. .

SÁ, V. . VII SEMIÁRIO PESQUISAR CHINA CONEMPORÂNEA. 2023. (Outro).

SÁ, V. . Do Ciclo De Debates De Relações Internacionais. 2023. (Outro).

SÁ, V. . Membro da comissão acadêmica da Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU. 2023. (Outro).

SÁ, V. . A POLÍTICA DE SEGURANÇA MARÍTIMA DO REINO UNIDO. 2022. (Outro).

SÁ, V. . Acordo de Cooperação Internacional. 2022. (Outro).

SÁ, V. . Projeto Da Revista Cientifica Do Programa De Pós-Graduação Em Relações Internacionais (PRI). 2022. (Outro).

SÁ, V. . ENERI BA - 2020/2021. 2021. (Outro).

SÁ, V. . O PROSUB: Momento atual e perspectivas. 2021. (Outro).

SÁ, V. . VII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNILAB. 2021. (Outro).

SÁ, V. . Professor De Língua Inglesa Do Projeto Good Morning, Bonjour: Aprendizagem De Línguas Estrangeiras Modernas Na UNILAB/Malês. 2021. (Outro).

SÁ, V. . Comissão Internacional de Extensão Universitária - CIEU, entre os meses de maio a dezembro de 2021. 2021. (Outro).

SÁ, V. . Iº Semana de Relações Internacionais. 2019. (Outro).

SÁ, V. . IV Semana Universitária da UNILAB. 2017. (Outro).

Participação em eventos

Celebração de 50 anos da independência da Guiné-Bissau.Guiné-Bissau 50 anos da independência: quais são os desafios?. 2023. (Outra).

Dia da África.A União Africana: entre desafios e perspectivas para o desenvolvimento do continente africano. 2023. (Outra).

VIII encontro da iniciação cientifica - ABC.Avaliador de trabalhos acadêmicos. 2023. (Seminário).

VII Seminário Pesquisar China Contemporânea. 2023. (Seminário).

A Política De Segurança Marítima Do Reino Unido: Respostas Para Um Espaço Em Transformação?. 2022. (Outra).

Iº Seminário Transnacional Sobre Cultura De Cooperação Acadêmica, Na Escola Superior De Bengo - Angola. 2022. (Seminário).

Seminário Transnacional Sobre Cultura de Cooperação Acadêmica. 2022. (Seminário).

3º Congresso Internacional de Extensão universitário. O ensino de inglês por meio de > google.meet: desafios e perspectivas. 2021. (Congresso).

II Seminário Internacional De Direitos Emigrantes na Sociedade Global. 2021. (Seminário).

IIº Seminário Internacional De Direitos Emigrantes Na Sociedade Global. 2021. (Seminário).

O PROSUB: Momento Atual E Perspectivas. 2021. (Outra).

PALESTRA, O PROSUB: MOMENTO ATUAL E PERSPECTIVAS. 2021. (Simpósio).

SEMANA DO REFUGIADO.PALESTRANTE. 2021. (Seminário).

VII Semana Universitária Da UNILAB. 2021. (Seminário).

Iº Seminário de Pesquisa Organizado pelo Grupo Órbita. 2020. (Seminário).

Pesquisa em África: Desafios e abordagens Contemporânea. 2019. (Outra).

Conversação em língua inglesa. 2018. (Oficina).

Forúm Social Mundial. 2018. (Outra).

I Forum da Independência de Cabo-Verde na UNILAB. 2018. (Outra).

II Festival das Culturas da UNILAB.Pré-Roteria de Extensão, Arte e Cultura. 2017. (Outra).

II Festival das Culturas da UNILAB.Pré-Roteria de Extensão, Arte e Cultura. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SÁ, V. . Desafios de Segurança Regional Africano no Século XXI: uma análise da presença francesa e estadunidense no combate ao crime organizado no Sahel. In: XIII ENABED2024, 2024, Belo Horizonte.  Anais Eletrônicos do XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (XIII ENABED) 2024. Belo Horizonte: ENABED, 2024. p. 1-19.

  • SÁ, V. . A UNIÃO AFRICANA: ENTRE DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONTINENTE AFRICANO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, V. ; DJU, I. ; TAMBA, P. ; NANQUE, A. ; TIMBANE, A. A. . Projeto DE EXTENSÃO - GOOD MORNING, BONJOUR: APRENDIZAGEM INICIAL DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS NA UNILAB/MALÊS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, V. . A SEMANA DO REFUGIADO: ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁ, V. . MOÇAMBIQUE E A LUTA DE LIBERTAÇÃO DE TIMOR-LESTE (1974-2002): A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL NA DOCUMENTAÇÃO DISPONÍVEL (CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO AMÍLCAR CABRAL E WEBSITE MOZAMBIQUE HISTORY NET). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, V. . A Importância da UNASUL para Integração Reegional no Cone Sul e para o Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, V. . A Importância da UNASUL para Integração Reegional no Cone Sul e para o Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÁ, V. . Semana Relações Internacionais da UNILAB. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÁ, V. . A LÍNGUA CRIOULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SÁ, V. . DIA DA ÁFRICA NA UFG. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SÁ, V. . GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÁ, V. . Curso De Inteligência Artificial Na Saúde. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÁ, V. . No Curso Da Capacitação Sobre O Empreendedor Com Atitudes Certeiras. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÁ, V. . O Processo De Refúgio No Brasil: Proteção E Integração Local. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Moçambique e a luta de libertação de Timor-Leste (1974-2002): a solidariedade internacional na documentação disponível online, Descrição: Este plano de trabalho propõe um estudo das relações entre Moçambique e a luta pela libertação de Timor-Leste a partir de documentação disponível em acervos online. Com a ocupação de Timor-Leste pela Indonésia (1975-1999), Maputo acolheu parte da diáspora timorense e a capital moçambicana transformou-se na principal base diplomática da chamada Resistência Timorense. Considerando este contexto ampliado, este estudo busca abordar centralmente dois eixos de análise: 1) ter contato com a literatura sobre a diáspora e a diplomacia timorense no período da ocupação; e 2) identificar e examinar documentos que estabeleçam relações entre Moçambique e Timor-Leste, no período entre 1974 e 2002, no Arquivo & Museu da Resistência Timorense e também nas matérias do Jornal do povo Maubere.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vladimir Sá - Coordenador / Daniel De Lucca Reis Costa - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Um mosaico de interesses: mapeando as interações e o perfil dos protestos políticos realizados nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (2018-2019), Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo mapear os protestos realizados em Salvador e na Região Metropolitana no período 2018-2019, buscando entender a natureza e o perfil dos protestos, seus principais atores políticos, demandas, relações com o espaço, assim como as interações com o sistema político (governos, instituições e partidos). O projeto busca dialogar com diversas vertentes teóricos de movimentos sociais que ancoram as análises no âmbito institucional do sistema político. Em termos metodológicos, a pesquisa será realizada por meio da categorização qualitativa dos protestos, considerando as informações relatadas nos principais meios de comunicação destas cidades (blogs, jornais, e, o perfil de lideranças desses nas redes sociais e jornais em meio impresso), bem como a divulgação nas redes sociais. Busca-se entender, sobretudo, o perfil destes protestos enquanto um repertório de ação (Maria da Glória Gohn, 1997). Estes dados estarão disponíveis publicamente em um site e poderão ser visualizados em tempo real num mapa interativo que será criado até final de primeiros deste ano. Também será feita algumas entrevistas em profundidades tanto com os principais lideres de movimentos sociais quanto participante do mesmo e protestos realizados na capital baiana. Esta pesquisa tem como objetivo mapear os protestos em Salvador no período 2018-2019, buscando entender a natureza e o perfil dos protestos, seus principais atores políticos, demandas, relações com o espaço, assim como as interações com o sistema político (governos, instituições e partidos). Desse modo, busca-se dialogar com vertentes das teorias dos movimentos sociais que ancoram as análises no âmbito institucional do sistema político. Palavras-chave: Movimento sociais; Salvador, protestos e Região Metropolitana. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vladimir Sá - Coordenador / CLAÚDIO ANDRE DE SOUZA - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. , Rua Carlos da Cunha Mattos, 512, Chácara Inglesa, 05140040 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (71) 993406270

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2022

Cáritas Arquidiocesana de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Acolhida e Setor Social, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Eu, Vladimir Sa, prestei serviço social como voluntário na Caritas Arquidiocesana de São Paulo - SP durante o período entre Janeiro a Dezembro de 2022, no qual trabalhei nos dois setores: setor de Acolhida e Social. No setor Acolhida trabalhamos com o registro de migrantes recém-chegados/as ao Brasil e na Caritas em especial, desenvolvemos direcionamos nossas atividades efetivamente para aqueles/as que ainda não conseguiram regularizar sua situação migratória no território nacional brasileiro, além disso o setor alimenta banco de dados da instituição através de uma planilha criada internamente e da ACNUR através do sistema de PROGRESS e entre outros serviços. Em seguida, o Setor Social apoia os migrantes na reintegração social, tal como: ajudar na busca de vaga nos abrigos públicos, nas doações de cestas básicas, roupas, meio econômico, saúde, etc. É de salientar que a Caritas é uma entidade religiosa sem fins lucrativos e que recruta alguns voluntários para realizar serviço social.

2020 - 2021

Consulado Honorário do Japão na Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Acadêmico, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Eu, Vladimir Sa, prestei serviço acadêmico como voluntário no Consulado Honorário do Japão na Bahia durante o período entre Outubro de 2020 a Abril de 2021. O estágio realizado nessa instituição foi com o intuito de cumprir com as exigências ou demandas acadêmicas de realizar dois estágios, um estágio supervisionado pela coordenadora da disciplina e outro institucional, ou seja, fora do ambiente acadêmico como requisito básico para conclusão do curso de graduação em Relações Internacionais na UNILAB.

2018 - 2021

Rede de ativistas voluntários

Vínculo: Ativista voluntário, Enquadramento Funcional: Ativismo voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Integrante do grupo de ativismo local de salvador, participando na mobilização social em defesa e promoção dos direitos humanos.