Vania Priamo

Possuo uma formação abrangente na área da saúde,com graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e especializações em áreas estratégicas, como Ativadores de Mudança na Formação Superior pela Fiocruz e Educação Permanente em Saúde em Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Meu percurso acadêmico inclui ainda uma residência multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e mestrado profissional em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Ao longo da minha carreira, acumulei experiência significativa em diferentes esferas do sistema de saúde. Trabalhei como Apoiadora Institucional e Gestora de Serviços na Fundação Estatal Saúde da Família, além de ter desempenhado funções estratégicas gerenciais na Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Minha atuação também se estende à docência, atuando em cursos de especialização (NESC/UFPB), graduação (ISC/UFBA e DMPS/UFBA) e como tutora e formadora de tutores EaD em instituições como UFPEL, UFRGS e HAOC. Como pesquisadora e consultora, contribuí em projetos de grande relevância para o sistema de saúde brasileiro, como o Projeto Interfederativo de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, em parceria com o Ministério da Saúde, OPAS e OMS. Atualmente, busco ampliar minha formação acadêmica como doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal (UaB) e como tutora EaD em cursos do Programa Primeiro Emprego da FESF-SUS. No Mês de março de 2024, iniciei minha atuação como Técnica de Atenção Primária à Saúde na Coordenação Geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária (CGIAD/SAPS) no Ministério da Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 04/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento

2020 - Atual

Universidade Aberta de Portugal
Orientador: Em definição

Mestrado profissional em Saúde Coletiva

2011 - 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Reflexões sobre a formulação de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais na Bahia, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Washington Luiz Abreu de Jesus
Palavras-chave: equidade em saúde; Planejamento em Saúde; Políticas Públicas; Povos e Comunidades Tradicionais.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Formação integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O olhar caleidoscópio na construção do Devir-Formador: relato de experiência
Orientador: Stefanie Kulpa

Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Prof. de Saúde

2015 - 2016

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A produção de cenários de prática em Saúde da Família: uma proposta para programas de residência multiprofissional em Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade
Orientador: Carina Pimentel Souza Batista

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família

2005 - 2007

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A família e os cuidados com a criança com deficiência física
Orientador: Cibelly Allyni Siqueira Lima
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Bacharel em Fisioterapia

1999 - 2004

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Efeitos do uso do Threshold sobre a força muscular respiratória em pacientes oncohematológicos submetidos à altas doses de quimioterapia
Orientador: Mirella Dias

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

1993 - 1995

Colégio Estadual Professora Adelina Régis

Formação complementar

2013 - 2013

Capacitação de orientadores do Curso SF EaD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Mediadores de Educação Permanente em Saúde. (Carga horária: 180h). , Escola Estadual de Saúde Pública, EESP, Brasil.

2010 - 2010

Qualificação de Gestores SUS. (Carga horária: 180h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2010

Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. (Carga horária: 190h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.

2006 - 2006

Prevenção de Incapacidades - Hanseníase. (Carga horária: 12h). , Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, EFSFVS, Brasil.

2006 - 2006

Atenção Básica em Hanseníase. (Carga horária: 24h). , Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, EFSFVS, Brasil.

2005 - 2005

Prevenção de Incapacidades. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de saúde de Sobral/CE, SMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Família.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Atenção Básica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Promoção da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Planejamento em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.

Organização de eventos

PRIAMO, V. . Encontro Regional Nordeste II da Rede Unida. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da ESP/CE.Educação Permanente em Saúde. 2021. (Encontro).

"sífilis não" e seus impactos no território: a pesquisa ação.Impactos da pesquisa ação em Salvador/Bahia. 2020. (Outra).

Bate papo com apoiadores do Projeto "Sífilis Não": Maranhão e Distrito Federal.Experiência dos Apoiadores do Maranhão e Distrito Federal. 2020. (Outra).

Bate papo com apoiadores do Projeto "Sífilis Não": Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.Experiência das apoiadoras do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. 2020. (Outra).

Bate papo com apoiadores do Projeto "Sífilis Não": Pará e Acre.Experiência das apoiadoras do Pará e Acre. 2020. (Outra).

Bate papo com apoiadores do Projeto "Sífilis Nâo": Piauí e Santa Catarina.Experiência das apoiadoras do Piauí e Santa Catarina. 2020. (Outra).

Bate papo com apoiadores do Projeto "Sífilis Não": São Paulo e Amazonas.Experiência das apoiadoras de São Paulo e Amazonas. 2020. (Outra).

12º Congresso Internacional da Rede Unida. Membro da comissão de avaliação de trabalhos. 2016. (Congresso).

Encontro Regional Nordeste II Rede Unida.Avaliador de Trabalhos. 2015. (Encontro).

III Congresso Nordeste de Medicina de família e comunidade e I Mostra Baiana de NASF. Mediadora da Roda de conversa: desenvolvimento de atividades em grupo: cuidado em saúde e práticas corporais. 2014. (Congresso).

III Congresso Nordeste de Medicina de Família e Comunidade e I Mostra Baiana de NASF. Participante. 2014. (Congresso).

IV Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Participante. 2014. (Congresso).

IV Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Avaliador de corredor temático. 2014. (Congresso).

Oficina para Qualificação da Política Estadual do NASF.Facilitadora/relatora: oficina de monitoramento e avaliação das equipes NASF. 2013. (Oficina).

10º Congresso Internacional da Rede Unida. Participante. 2012. (Congresso).

10º Congresso Internacional da Rede Unida. Avaliador dos Trabalhos. 2012. (Congresso).

III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Facilitador do encontro temático: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 2012. (Congresso).

III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Moderadora do Painel: acesso à atenção fisioterapêutica no Brasil. 2012. (Congresso).

II Seminário Estadual de Apoio Institucional.Participante. 2012. (Seminário).

Seminário para Integração das ações e serviços de saúde da população Indígena no Estado da Bahia.Participante. 2011. (Seminário).

II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2010. (Congresso).

I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância da Saúde e II Mostra Estadual de Saúde da Família.Participante. 2010. (Outra).

1º Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional Saúde Pró-Saúde IIe.Convidada. 2009. (Seminário).

8º Congresso Nacional da Rede Unida. Participante. 2009. (Congresso).

Seminário Regional de Práticas Educativas no SUS.Participante. 2009. (Seminário).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família.Participante. 2008. (Outra).

VIII Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS.Participante. 2008. (Encontro).

I Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Facilitador. 2007. (Congresso).

I Fórum de Ética e Trabalho da Fisioterapia e da terapia ocupacional. 2007. (Outra).

Inserção do Fisioterapeuta e do terapeuta Ocupacional na Atenção Básica.Inserção do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional na Atenção Básica. 2007. (Outra).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Participante. 2006. (Congresso).

I Encontro de Educadores de Sobral, Olhares: o ofício de educar.Participante. 2006. (Encontro).

II Seminário Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.Participante. 2006. (Seminário).

IV ENAFISIO - Encontro Nacional de Estudantes de Fisioterapia.Participante do curso: como funciona a sociedade?. 2006. (Encontro).

I EXPOESP, IIª Mostra Saúde da Família do Ceará, Iª Mostra em Vigilância Sanitária e IIIº Fórum de Residência Médica do Ceará. Participante. 2005. (Exposição).

II Seminário de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.Participante. 2005. (Seminário).

I Congresso Nacional dos Estudantes de Fisioterapia. Congressista e participante do curso: adaptações e prescrição de cadeiras de rodas. 2004. (Congresso).

I Congresso Nacional dos Estudantes de Fisioterapia. Expositor de Painel: Projeto de Extensão de Fisioterapia aquática para crianças com doenças crônico-degenerativas. 2004. (Congresso).

I Encontro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito 5.Participante. 2004. (Encontro).

16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. Participante do curso III: programas de reabilitação de doenças crônico-degenerativas. 2003. (Congresso).

16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. Congressista. 2003. (Congresso).

I Encontro Sul Brasileiro de Amputados e Usuários de Próteses Ortopédicas.Participante. 2003. (Encontro).

IX Eneefisio e II Enafisio.Participante. 2003. (Encontro).

VIII Eneefisio I Enafisio.Participante. 2002. (Encontro).

VIII Eneefisio I Enafisio.Participante do curso: intervenção precoce em PN's de risco. 2002. (Encontro).

JOPEF.Participante do curso: fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2001. (Outra).

Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica.Participante. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria do Socorro Araújo Dias

DIAS, M. S. A.; KROEFF, R. F. S.;PRIAMO, V.. Lentes da Educação Interprofissional na formação de profissionais da saúde: potencialidades e desafios expressos na produção científica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp., Monit. e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jonathan Elias Teixeira de Lucena

LUCENA, J. E. T.; SILVA, L. R.;PRIAMO, V.. O projeto caminhos do cuidado na Paraíba - um relato de experiência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp., Monit. e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FRANCISCO JADSON FRANCO MOREIRA

MOREIRA, F. J. F.; PETUCO, D. R. S.;PRIAMO, V.. Aprendizagem e concepções pedagógicas: refletindo acompanhamento, monitoramento e avaliação no fazer educação profissional em saúde. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp., Monit. e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio Macedo

SANTOS, Z. M. G.;PRIAMO, V.; SHIMOCOMAQUI, G. B.. Melhoria da Atenção à Saúde dos idosos na estratégia saúde da Família Sede, Pureza - RN. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda Braga

BONAT, P. F.;PRIAMO, V.; MACIEL, A. A. M.. Projeto de intervenção para melhoria da qualidade do atendimento à população de usuários portadores de hipertensão e diabetes na UBS Marabaixo em Macapá, AP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: José Maria Costa Rassy Filho

BONAT, P. F.;PRIAMO, V.; SANTOS, K. C. R.. Projeto de intervenção para melhoria da qualidade do atendimento à população de usuários idosos da UBS Pedro Barros Monteiro em Macapá, AP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jazziel Medeiros

BISOGNIN, E.;PRIAMO, V.; LEMOS, S. S.. Melhoria da atenção ao pré-natal e ao puerpério na Unidade Básica de Saúde de Taboleirinho em Baia Formosa/RN. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lauro Brum Barbosa

MARTINS, A. R.;PRIAMO, V.; RIBEIRO, C. D.. Melhoria da atenção à saúde do idoso, na ESF 01, Arambare-RS. 2015 - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Liége Caroline Immich

FREIRE, I.;PRIAMO, V.; ALMEIDA, N. M. S.. Melhoria da prevenção do câncer de colo de útero e mama no âmbito da estratégia saúde da família de Bom Progresso - RS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Kênia Kanaiama Domingues

BISOGNIN, E.;PRIAMO, V.; ANDRADE, A.. Melhoria da Atenção à Saúde da criança na UBS Jardim Atlântico em Niquelândia/GO. 2014 - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Andreza de Carvalho Cruz Mendes

SOARES, M. U.;PRIAMO, V.; FLORES, G. C.. Melhoria da qualidade na atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF Centro de Saúde São José, São José do Jacuípe - BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: RAFAELA VIEIRA DE ALENCAR CÉO

CASARIN, S. T.;PRIAMO, V.; MONTEIRO, T.. Qualificação da detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na UBS Vila Jacaré em juazeiro/BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo Ricardo Oliveira da Silva

MONTEIRO, T.;PRIAMO, V.; HESLER, L. Z.. Qualificação do Programa de Prevenção do câncer de colo de útero e de mama na USF Dr. Raimundo Fernandes, Areia Branca/RN. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Francisco Jackson Benigno Cavalcanti

ROSSATO, E. M.;PRIAMO, V.; MONTEIRO, T.. Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Piquiri II, Canguaretama/RN. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ângela Carla Gonçalves Monteiro

MELO, R. M.;PRIAMO, Vania; SILVEIRA, E. R.. Qualificar a atenção aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabete mellitus na USF, Campo Alegre/BA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mirlene Guedes de Lima

AZEVEDO, D. M.;PRIAMO, V.; FASSA, M. E. G.. Melhoria da detecção de câncer de colo de útero e de mama no centro de saúde da família Parque Santa Rita, Goiânia/GO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda Hobmeier da Costa

MARQUES, L. B.;PRIAMO, V.; SILVEIRA, E. R.. Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na unidade básica de saúde Fernando de Noronha, Curitiba/PR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Erika Amorim Raposo da Camara

SAES, M.;PRIAMO, V.; SILVA, L.. Qualificação da Saúde da Criança na UBS - Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lígia Hellen Souza Anjos

GUIDOLIN, V. L. Q.;PRIAMO, V.; SILVA, L.. Atenção Primária à saúde da criança de 0 a 72 meses em uma UBS no município de SINOP/MT. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Suame Cristine Melo Freitas

THUROW, L. L.;PRIAMO, V.; SARMENTO, C. L.. Intervenção no grupo HIPERDIA do Centro de Saúde Vicente Rêgo Filho - Portalegre/RN. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Artur Caldeira Veloso Neto

OLIVEIRA, J. A. S.; OLIVEIRA, S. G.;PRIAMO, V.. programa de Prevenção ao Câncer Ginecológico: intervenção na Unidade de Saúde da família Doutora Zilda Arns no município de Barra - BA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Spinola Hissain

SARMENTO, C. L.; THUROW, L. L.;PRIAMO, V.. Intervenção no Programa de hipertensão e diabetes da Unidade de Saúde da família São judas Tadeu - Lauro de Freitas - BA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: ALAN JONH DE JESUS COSTA

PRIAMO, V.. As contribuições da epidemiologia social e da educação física para mudanças do modelo de atenção a saúde no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em educação Física, Esporte e Lazer) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alice Iana Tavares Leite

MORAES, M. S. T.; ALMEIDA, C. B.;PRIAMO, V.. Educação Permanente em Saúde: ferramenta para transformação de práticas na estratégia saúde da família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ana Mara Vieira Bezerra

Osvaldo de Albuquerque Sousa Filho;PRIAMO, V.. A percepção dos profissionais do Programa Saúde da Família em relação à inserção da fisioterapia na Atenção Básica.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Fortaleza.

Orientou

ARIANE GOMES DA SILVA

?Atuação da Fisioterapia no Matriciamento dos casos de Vertigem Posicional Paroxística Benigna na Atenção Primária à Saúde; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal Saúde da Família; Orientador: Vania Priamo;

Tamires Maria Amaral Andrade

Vivência na Saúde do Trabalhador na Diretoria e Gestão do Trabalho e Educação da Saúde da SESAB; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Fundação Estatal Saúde da Família; Orientador: Vania Priamo;

Isabel Cristina de Moura Leite

Histórias, arquivos e memórias: reflexões sobre possibilidades de estratégia organizacional na ETIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

ELZIMAR EVANGELISTA PEIXOTO PINTO

Caminhos do Cuidado no Espírito Santo: olhares e análises; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Maria Gilda Alves de Oliveira

Bioética e saúde mental: o projeto terapêutico singular como materialização do respeito à autonomia e à dignidade humana; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Cláudia Sumaia Ferreira de Oliveira Belonia

Metodologias Ativas como ferramenta na educação permanente em saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Lilia Bispo dos Santos

Caminhando sobre cacos de vidro: narrativa da trajetória de aprendizagem relacionada ao campo de estudo no curso acompanhamento, monitoramento e avaliação na educação em saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Mônica Oliveira da Silva e Souza

Resgate da cidadania através da RETSUS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Denise Mara Ramaldes Pedrosa

Uma ponte em nós: reflexões sobre a avaliação enquanto ferramenta do cotidiano no trabalho e na formação em saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Douglas Gonçalves Jacob

A jornada e suas nuances: reflexões acerca do processo formativo no curso de Especialização em acompanhamento, monitoramento e avaliação na educação em saúde coletiva; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Nathalia Borba Raposo Pereira

Entre nós; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Jaciara e Lima Romualdo

Um olhar sobre a avaliação na ETSUS-Vitória: avanços e desafios; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Acomp; , Monit; e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Josefa Lusitãnia de Jesus Borges

O diário de uma tutora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

FRANCISCO CARLOS DE ALBUQUERQUE JUNIOR

Reflexões a partir do cotidiano do trabalho na saúde: na gestão e na formação, a EPS em Movimento presente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Verônica Rita Pina Vieira

Nos caminhos da tutoria: narrativa da atuação no curso de especialização em educação permanente em saúde em movimento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vania Priamo;

Caio Rodrigues dos Santos

Melhoria na atenção às pessoas com HAS e/ou DM pela equipe de Saúde da Família: construindo a saúde em Jucuruçu/BA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

João Batista Machado de Sá Neto

Qualificação das ações para detecção precoce do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS Módulo 33, em Parnaíba/PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

TÂNDERSON RITTIERI CAMÊLO SOARES

Qualificação da Atenção à saúde Bucal de escolares no município de São João da Serra/PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

Walter Leite Garcia de Oliveira

Melhoria na Atenção à Saúde Bucal no Pré-natal e Puerpério na USF Paulino Antônio do Carmo, Distrito de Roda Velha, em São Desidério/BA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

Clarisse Cortez

Qualificação das ações de atenção à saúde para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus na Unidade Básica de Saúde do Diogo, No município de Francisco Santos - Piauí; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

Bruno Rodrigues de Miranda

Qualificação das ações de atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses na Unidade Básica de Saúde Mãe Vença; em Santo Inácio/PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família - EaD) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vania Priamo;

Produções bibliográficas

  • Mareco, TCS ; LIma, TGFMS ; Ramos, MNP ; Santos, MM ; Silva, JA ; PRIAMO, V. ; Brito, CMG ; Pereira, EDS ; Oliveira, CAP ; Cortez, LR ; Andrade, IGM ; Almeida, MCD ; Valentim, RAM . Analyzing a National Health Surveillance Strategy to Reduce Mother-to-child Transmission of Syphilis: the Case of Brazilian Investigation Committees. https://doi.org/10.1016/j.ijregi.2023.07.008 , v. 8, p. 164-171-171, 2023.

  • PRIAMO, V. ; SANTOS, S. C. ; Santos, J S . Pistas para o trabalho do apoio no Projeto ?Sífilis Não?. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 10, p. 12-22, 2020.

  • SANTOS, S. C. ; PRIAMO, V. ; SANTOS, J. S. . Mosaicos do pensar e do fazer: construindo uma proposta de enfrentamento à Sífilis. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 10, p. 34-51, 2020.

  • PINTO, E. E. P. ; BELMONTE, P. ; PRIAMO, V. . Caminhos do Cuidado: leitura sobre seus efeitos no Espírito Santo. Cadernos do Cuidado , v. 2, p. 4-17, 2018.

  • PINTO, JULIANA MARTINS ; WALSH, ISABEL APARECIDA PORCATTI DE ; COELHO, VITÓRIA HELENA MACIEL ; Cardoso, Luciana de Cássia ; Leal, Ana Clara de Oliveira ; Souza, Gabriela Maria Auxiliadora Candido ; Bartolo, Denise da Costa Di ; Rottmann, Bernardo de Almeida ; Ostolin, Thatiane Lopes Valentim Di P. ; Pimentel, Luana de Paula ; Fernandes, Sheila Maria Pereira ; Oliveira, Ana Carolina Otoni ; Castro, Laianne Liliane Peireira Troncha de ; Graffitti, Lívia Pires Marra ; Accioly, Marilita Falangola ; Cockell, Fernanda Flávia ; Alves, Aline Bernardes ; Morais, Kesia Damascena Winter De ; PRIAMO, V. . FISIOTERAPIA, FAMÍLIA, COMUNIDADE E POLÍTICAS DE SAÚDE: experiências, desafios e perspectivas. 1. ed. Editora Bagai, 2021. v. 1. 158-174p .

  • PRIAMO, Vania ; FALLEIRO, L. M. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA - MANUAL DO TRABALHADOR. 1. ed. Salvador: , 2021. v. 1. 228p .

  • PRIAMO, Vania ; FALLEIRO, L. M. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . Acolhimento pedagógico para profissionais da Atenção Básica: manual do facilitador. 1. ed. Salvador: , 2021. v. 1. 262p .

  • PRIAMO, V. ; 99 autores . Severina, que vida é essa? Visitando todo o Pernambuco. 1. ed. Pernambuco: , 2008. v. 1. 180p .

  • PRIAMO, V. . SUS e Saúde Coletiva. In: Cleber Luz Santos; Kelson Nonato Gomes da Silva. (Org.). 1.000 questões comentadas de provas e concursos em fisioterapia. 1ed.Salvador: Editora Sanar LTDA, 2018, v. , p. 542-589.

  • RODRIGUES, E. T. ; PRIAMO, V. ; ROSA, G. F. S. ; COUTINHO, A. M. V. ; CARVALHO, C. P. B. V. . Plano de Empregos, Cargos e Salários (PECS) da Fundação Estatal Saúde da Família. Prêmio InovaSUS 2012/2013: valorização de boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde. 1ªed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. 1, p. 81-88.

  • ROSA, G. F. S. ; COUTINHO, A. M. V. ; CARVALHO, C. P. B. V. ; RODRIGUES, E. T. ; PRIAMO, V. . Gestão por Resultados na Fundação Estatal Saúde da Família: Prêmio de Inovação e Qualidade. Prêmio InovaSUS 2014: valorização das boas práticas e inovação na gestão do trabalho na saúde.. 1ªed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. 1, p. 37-43.

  • MOLINA, C. E. ; ROCHA, C. ; PEDOTI, M. A. ; OLIVEIRA, R. H. ; REGOLIN, F. ; KIELMANN, S. ; AYRES, S. P. ; PRIAMO, V. ; PISANESCHI, E. . Reabilitação e a Saúde Integral da Pessoa Idosa no NASF. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. 1ªed.Brasília: Ministério da Saúde, 2010, v. 1, p. 46-58.

  • PRIAMO, V. ; SANTOS, S. C. ; SANTOS, J. S. . PISTAS PARA O TRABALHO DO APOIO NO PROJETO ?SÍFILIS NÃO?. In: I CONEPS ? I Conferência Nacional de Experiências do Projeto ?Sífilis Não?: apoiadores em ação., 2020, Natal - RN. Anais - relatos de experiências do I CONEPS em ação. Natal/RN: Natal: SEDIS/UFRN, 2020. v. 1. p. 1-76.

  • PRIAMO, V. . A construção do devir-formador do curso de Formação em Educação Permanente em Saúde em Movimento. In: 12º Congresso internacional Rede Unida, 2016, Campo Grande/MS. Revista Saúde em Redes. Porto Alegre/RS: Rede Unida, 2016. v. 2.

  • AGNE, J. E. ; POLETTO, M. ; PRIAMO, V. . Qualidade de Vida do idoso portador de hipertensão arterial. In: 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso). São Paulo: RedPrint, 2003. v. 9. p. S1-S78.

  • PRIAMO, V. ; RODRIGUES, E. T. ; ALVES, D. C. M. ; PINTO, R. M. C. . Apresentação Oral: Apoio Institucional FESF-SUS: ferramentas para o desenvolvimento do trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, R. M. C. ; PRIAMO, V. ; DUARTE, C. C. ; SANTANA, J. S. S. ; PEREIRA, F. W. A. ; SANTOS, J. T. R. ; ALVES, D. C. M. ; HERRERA, H. T. . Apresentação Oral: Desenvolvimento Interfederado da Atenção Básica: a contratualização dos municípios com a FESF-SUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; LOPES, L. M. A. ; ALVES, D. C. M. ; XAVIER, A. L. ; KHOURY, F. D. ; SANTOS, J. T. R. ; HERRERA, H. T. ; BARRETO, L. D. ; SILVA, M. M. A. ; DUARTE, C. C. ; PEREIRA, F. W. A. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; ROSA, G. F. . Apresentação Oral: Formação Inicial do Trabalhador via EaD: percepção dos educandos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, L. M. A. ; ROSA, G. F. ; BARRETO, L. D. ; XAVIER, A. L. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; SILVA, M. M. A. ; KHOURY, F. D. ; PRIAMO, V. . Apresentação Oral: A Qualificação dos Trabalhadores da Fundação Estatal Saúde da família FESF-SUS, como eixo estruturante para contribuir no desenvolvimento da Atenção Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; FONTANA, T. B. ; HUPSEL, T. M. ; LOPES, L. M. A. ; DUARTE, C. C. ; PEREIRA, F. W. A. ; GOMES, I. . Apresentação Oral: O núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na proposta da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. . Mesa redonda: Experiência de Apoio da Fundação estatal Saúde da Família (BA). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Conferência: a integração ensino-serviço. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Oficina: A formação profissional do NASF como dispositivo de implantação de apoio matricial à estratégia saúde da família: compartilhando experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Oficina: Metodologias Ativas na Educação em Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, Vania . Mesa-redonda: reorientando a fisioterapia: o fisioterapeuta e a necessidade da população. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRIAMO, V. . Debate Científico: Técnicas fisioterapêuticas + educação em saúde na lombalgia crônica inespecífica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: A fisioterapia e os níveis de atenção à saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: Atenção Básica e a formação acadêmica em fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Mesa-redonda: o papel do fisioterapeuta no apoio matricial: proposta do NASF em João Pessoa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: Acolhimento e Avaliação do Idoso no PSF. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. ; PINTO, M. S. ; SILVA, A. L. F. . Trabalho apresentado: Grupo de hábitos saudáveis: uma experiência interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; FREITAS, C. A. S. L. . Trabalho apresentado: A Família e os cuidados com a criança com deficiência física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. . Palestra: Dilemas da Fisioterapia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: Residência Multiprofissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: o fisioterapeuta na estratégia saúde da família. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Palestra: A participação da fisioterapia no PSF de Sobral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRIAMO, V. . Workshop: vivência na Unidade Básica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, C. M. R. ; PINTO, M. S. ; PRIAMO, V. ; SILVA, A. L. F. . Pôster: Acolhimento Multiprofissional na atenção em saúde bucal em Sobral/CE - uma nova abordagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vanessa Carol de Souza Lima ; JAESCHKE, A. ; MANGUEIRA, J. O. ; LIMA, V. M. M. ; PRIAMO, V. . Pôster: A Fisioterapia nos Núcleos de Atenção Integral à Saúde da Família - NAISF. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; SILVA, A. L. F. ; MOURA, G. I. P. . Pôster: Campanha de vacinação: um momento de integração na visão dos Residentes em Saúde da Família. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; MUNIZ, V. M. S. ; JAESCHKE, A. . Pôster: A comunidade cuidando da coluna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRIAMO, V. ; SILVA, A. L. F. ; ARAUJO, E. M. D. ; OLIVEIRA, J. M. P. ; PONTES, L. D. ; PINTO, M. S. . Pôster: Saúde e Arte - ensinando e encenando. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, M. S. ; SILVA, A. L. F. ; ARAUJO, E. M. D. ; OLIVEIRA, J. M. P. ; PONTES, L. D. ; PRIAMO, V. . Pôster: Promoção e incentivo ao aleitamento materno exclusivo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGNE, J. E. ; POLETTO, M. ; PRIAMO, V. . Pôster: Qualidade de Vida do idoso portador de hipertensão arterial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FALLEIRO, L. M. ; PRIAMO, V. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . Acolhimento pedagógico para profissionais da Atenção Básica: manual do trabalhador. Salvador: SESAB/SAIS/DAB, 2020 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. ; FALLEIRO, L. M. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . Acolhimento pedagógico para profissionais da Atenção Básica: manual do facilitador. Salvador: SESAB/SAIS/DAB, 2020 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. . E-book 1 - Saúde-doença e seus Determinantes Sociais em Saúde 2018 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. . E-book 2 - Conhecendo a história da saúde pública no Brasil 2018 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. . E-book 3 - SUS a maior política de inclusão social do Brasil 2018 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. . E-book 4 - A Política Nacional de Humanização no SUS 2018 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. . E-book 5 - Como se constitui e está organizada a saúde na Bahia? 2018 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. ; COLABORADORES, O. . Realizando o ideal do SUS. Salvador: ASCOM - FESFSUS, 2014 (Livro Informativo).

  • PRIAMO, V. ; COLABORADORES, O. . A Bahia unida por um novo caminho para a Saúde da Família. Salvador: ASCOM - FESFSUS, 2009 (Livro informativo).

Outras produções

FALLEIRO, L. M. ; PRIAMO, V. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . Manual do Trabalhador: Acolhimento pedagógico para profissionais da Atenção Básica. 2020.

PRIAMO, V. ; FALLEIRO, L. M. ; Matos, M E C ; Theodoro, V G . Manual do Facilitador: Acolhimento pedagógico para profissionais da Atenção Básica. 2020.

ALMEIDA, M. M. C. ; PRIAMO, Vania . Aula: Território e saúde na Atenção Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PRIAMO, V. . Formação Inicial do Trabalhador - FIT. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de trabalhadores da saúde da família).

PRIAMO, V. . Fisioterapia no Programa Saúde da Família - expectativas futuras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Projeto de Qualificação da Gestão estratégica e Participativa do SUS, Descrição: Estudos sobre os Sistemas Nacionais de Saúde, Gestão Regional e Participativa. Atividades realizadas enquanto pesquisadora: - Coleta e análise de indicadores socioeconômico, demográficos, epidemiológicos e de capacidade instalada dos sistemas de saúde nos estados brasileiros; - sistematização e análise da literatura nacional sobre Federalismo, descentralização e regionalização do SUS; - Elaboração de instrumentos de coleta de dados sobre a estrutura e a dinâmica de funcionamento das Comissões Intergestores Regionais (CIR); Participação em oficinas de pré-teste de questionário on-line semiestruturado para coleta de dados juntos a presidentes/coordenadores das CIR; - Sistematização e análise dos resultados nacionais e estaduais da Pesquisa Nacional das CIR; Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa em oficinas com gestores e técnicos nos estados brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vania Priamo - Coordenador / Assis Luiz Mafort Ouverney - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2021 - Atual

    solucao de saude digital intitulada ?Salus 2.0?, Descrição: A referida pesquisadora deu seu apoio a pesquisa atuando como Business Product Owner (PO) da solucao de saude digital intitulada ?Salus 2.0? desenvolvendo as seguintes atividades: Elicitacao de requisitos, apoio na escrita e validacao de historias e jornadas do usuario, refinamento do product backlog e participacao em cerimonias de planejamento, revisao e retrospectiva de sprints com times ageis que atuam no desenvolvimento do Salus 2.0. Ate o momento o Salus 2.0 (https://salus2.lais.ufrn.br/) reune as seguintes funcionalidades: Gerenciamento de vinculos, autenticacao de usuarios, gestao de casos da sifilis, registro de usuario/paciente, gerenciamento de planos terapeuticos, busca ativa de usuarios, relatorios, mapa interativo de casos, central de alertas e notificacoes, painel de indicadores e a central de ajuda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vania Priamo - Coordenador / Fernando Lucas de Oliveira Farias - Integrante.

  • 2021 - Atual

    solucao de saude digital intitulada ?Salus 2.0?, Descrição: A referida pesquisadora deu seu apoio a pesquisa atuando como Business Product Owner (PO) da solucao de saude digital intitulada ?Salus 2.0? desenvolvendo as seguintes atividades: Elicitacao de requisitos, apoio na escrita e validacao de historias e jornadas do usuario, refinamento do product backlog e participacao em cerimonias de planejamento, revisao e retrospectiva de sprints com times ageis que atuam no desenvolvimento do Salus 2.0. Ate o momento o Salus 2.0 (https://salus2.lais.ufrn.br/) reune as seguintes funcionalidades: Gerenciamento de vinculos, autenticacao de usuarios, gestao de casos da sifilis, registro de usuario/paciente, gerenciamento de planos terapeuticos, busca ativa de usuarios, relatorios, mapa interativo de casos, central de alertas e notificacoes, painel de indicadores e a central de ajuda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vania Priamo - Coordenador / Fernando Lucas de Oliveira Farias - Integrante.

Prêmios

2020

Melhor artigo apresentado no I Coneps em Ação, Laboratório de Inovação em Saúde - Lais/UFRN.

2014

Concurso Prêmio INOVASUS 2014, DEGERTS/SGTES/MS.

2012

Concurso Prêmio INOVASUS 2012, DEGERTS/SGTES/MS.

2007

Contribuições no projeto: Atribuições do Fisioterapeuta na Atenção Básica no PSF, Crefito 6.

2006

Melhor Pôster apresentado, ENEFI.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica de Atenção Primária à Saúde, Carga horária: 40

2022 - 2024

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Medicina Preventiva e Social - DMPS

2018 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EaD no curso de Especialização PMM, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2021 - Atual

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EaD, Carga horária: 10

Outras informações:
Enquanto tutora, acompanho Trabalhadores-educandos do Programa Primeiro Emprego (PPE) do Estado da Bahia, desenvolvido pela FESF-SUS.Os cursos em que atuo como tutora são: Estratégias de Tecnologia e Comunicação em Saúde; Introdução ao Mundo do Trabalho; e, Políticas Públicas de Saúde. Além de cursos específicos que são ofertados aos trabalhadores educandos durante o período em que estiverem no PPE.

2020 - 2022

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiadora Pedagógica Núcleo da Fisioterapia

Outras informações:
O trabalho do APN é acompanhar o residente em uma relação docente-discente em campo.

2018 - 2021

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista

Outras informações:
O trabalho do professor conteudista consiste em elaborar o conteúdo do curso, bem como as atividades avaliativas, e sua edição na plataforma moodle do programa, bem como acompanhar seu desenvolvimento.O material elaborado trata- se de 5 e-books e textos orientadores das atividades na plataforma, conforme assuntos a seguir:e-book 1 - Saúde-doença e seus Determinantes Sociais em Saúde - 25 pg.e-book 2 - Conhecendo a história da saúde pública no Brasil - 12 pg.e-book 3 - SUS a maior política de inclusão social do Brasil - 20 pg.e-book 4 - A Política Nacional de Humanização no SUS - 20 pg.e-book 5 - Como se constitui e está organizada a saúde na Bahia? - 15 pg.

2016 - 2016

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora do Serviço Telessaúde Brasil RedesBA, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvendo a organização do serviço no Estado da Bahia, junto à equipe Telessaúde, desempenhando também atividades de teleconsultoria e acompanhando o contrato junto à CAA.

2013 - 2016

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora de Implantação de Serviços, Carga horária: 40

Outras informações:
Tendo a responsabilidade, enquanto apoiadora institucional e coordenação de equipe, na implantação e desenvolvimento de serviços executados pela FESF-SUS junto aos contratantes: Telessaúde Brasil-Redes-Bahia, Implementação da Política de humanização do estado, Centrais de regulação de Leitos Hospitalares da rede Própria, Apoio Institucional, Humanização ao Parto nos Hospitais de Pequeno Porte e também em projetos estratégicos como o de Apoio ao Desenvolvimento do baixo Sul e os Programas de residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família, com a realização do Acolhimento dos trabalhadores e acompanhamento ao início dos serviços. Durante esse período esteve nomeada para a Comissão de Avaliação e Acompanhamento(CAA) de contratos junto a Secretaria do Estado e substituía o Diretor de gestão de Serviços, na ausência do mesmo, desempenhando as funções inerentes a esse cargo.

2011 - 2013

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de contratualização e Apoio Instituci, Carga horária: 40

Outras informações:
Com a responsabilidade de gerir o processo de contratualização dos serviços e metas de gestão compartilhada junto aos municípios, realizando atividades de Apoio Institucional no apoio às equipes de gestão e do cuidado para adesão e alcance de resultados junto a programas federais e estaduais de incentivo financeiro e demais projetos que objetivam melhorias para Atenção Básica e demais redes de Atenção à Saúde. Durante esse período também substituiu a Coordenação do Apoio Institucional, na ausência da coordenadora, desempenhando as funções de apoio aos Apoiadores institucionais.

2009 - 2011

Fundação Estatal Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Estudos e Pesquisas, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento e ações para formação/qualificação dos trabalhadores da instituição, enquanto apoiadora institucional e matricial, desenvolvendo a Formação Inicial do Trabalhador, curso ofertado para todos os trabalhadores. realizado em ambiente virtual de aprendizagem. Da FIT estive contribuindo com a elaboração do material didático do curso, e também com a facilitação do conteúdo junto aos trabalhadores. No desenvolvimento de ações nessa função, também contribui para a implantação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS/Bahia

2018 - 2022

Laboratório de Inovação em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiadora de Pesquisa e Intervenção, Carga horária: 30

Outras informações:
O LAIS é parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e junto com o Ministério da Saúde executou o Projeto integração inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida à Sífilis.Atuei nesse projeto como apoiadora e pesquisadora de campo nos municípios de Salvador e Camaçari.Atualmente, em outro vínculo bolsista, estou desenvolvendo a pesquisa com os dados levantados em 72 municípios prioritário do Brasil.

2016 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Carga horária: 40

Outras informações:
Enquanto coordenadora, acompanhava junto às áreas técnicas da secretaria municipal de saúde, o desenvolvimento das atividades de apoio institucional, assumindo na mesma época a gerência da educação na Saúde, com proposta de formação para os trabalhadores, incluindo o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde.

2008 - 2009

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral do Curso de Formação ACS, Carga horária: 20

Outras informações:
A coordenação geral consistia em acompanhar o desenvolvimento do curso, a relação junto à instituição certificadora, a formação dos tutores/facilitadores em campo e a elaboração de material didático.

2007 - 2009

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Atenção Básica, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvendo ações inerentes ao gerenciamento de 05 Distritos Sanitários, congregando 180 equipes de Saúde da Família e 10 equipes de NASF, a partir do qual se desenvolveu a implantação do apoio institucional e apoio matricial no município de João Pessoa/PB.

2012 - 2015

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador EaD de Curso de Especialização SF, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhando via Ead o curso de especialização em saúde da Família do Provab e Mais Médicos Brasil. Realizando também a atividade de orientadora de TCC.

2013 - 2013

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Orientadora da 4ª capacitação de novos orientadores do curso de especialização em Saúde da Família EaD.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EaD no curso de Especialização, Carga horária: 10

Outras informações:
Curso de Especialização Acompanhamento,Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora Curso Especialização, Carga horária: 20

Outras informações:
Formadora Curso Especialização EPS em Movimento, acompanhando o trabalho de 06 (seis) tutores, junto com suas turmas de alunos-especializandos.

2009 - 2010

Escola Estadual de Saúde pública

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de Aprendizagem (OAC), Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de profissionais da equipe de gestão municipal e trabalhadores das equipes de saúde da família no desenvolvimento do Curso de Especialização em Saúde da família e em gestão da Atenção Básica, com ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado do SUS.

2008 - 2009

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente no Curso de especialização em SF, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade de docência no curso de especialização Semi-presencial com carga horária de 450 horas, sendo 210 horas em sala de aula e 240 horas em atividades práticas.

2007 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Facilitador do Projeto de Extensão, Carga horária: 12

Outras informações:
Atividade desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará, o Liga de saúde da família possibilita a vivência acadêmica na estratégia saúde da Família.