Gabriela Guarnieri Mendes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2007) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2015). Tem especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Neuroaprendizagem e Educação Inclusiva. É especialista em áreas, Distúrbios de Aprendizagem, Avaliação e Intervenção neurocognitiva em Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem. Atualmente é psicopedagoga clínica da Prefeitura Municipal de Orlândia- SP e psicopedagoga em Clínica Particular. Autora do livro PROALF-Programa de Alfabetização e Estimulação Cognitiva.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2013 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Processamento fonológico e habilidades de leitura e de escrita em crianças em processo de alfabetização,Ano de Obtenção: 2015
Sylvia Domingos Barrera.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva

2012 - 2013

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA
Título: O TDAH com sinais psicóticos na infância de crianças abandonadas: implicações na vida escolar

Especialização em Neuroaprendizagem

2011 - 2011

Instituto CEFAC

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2008 - 2009

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Hiperatividade Compulsiva com Tendência Psicótica em Infância de Crianças Abandonadas
Orientador: Sueli Aparecida Masson

Graduação em Pedagogia

2004 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Concepções de Professores do Ensino Fundamental sobre o TDAH: Um estudo exploratório.
Orientador: Sylvia Domingos Barrera

Formação complementar

2021 - 2021

ABA. (Carga horária: 20h). , Instituto LAHMIEI, LAHMIEI- UFSCAR, Brasil.

2021 - 2021

Alfabetização de pessoas com Autismo e DI. (Carga horária: 40h). , LUNA EDUCACAÇÃO, LUNA, Brasil.

2020 - 2020

Práticas de Alfabetização. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Ed. Especial Inclusiva: conceitos, evidências e práticas contemporâneas. (Carga horária: 40h). , LUNA ABA, LUNA, Brasil.

2014 - 2014

Introdução às análises estatísticas do SPSS. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

2° Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem e Comportamento para uma Educação Inclusiva. 2021. (Congresso).

Simpósio Dislexia, TDAH e Neurociência: família, escola e terapia unidas para a integralidade. 2021. (Simpósio).

Simpósio IDNH Primeira Infância. 2021. (Simpósio).

1ª Jornada Internacional de Alfabetização. APRENDER A LER E A ESCREVER: CONTRIBUIÇÕES DAS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

1ª Jornada Internacional de Alfabetização. Processamento Fonológico e Habilidades de Leitura e de Escrita na Alfabetização. 2015. (Congresso).

CONPEE- Congresso de Psicologia Escolar. Processamento fonológico e habilidades de leitura e de escrita em crianças em processo de alfabetização. 2015. (Congresso).

I Encontro Educação e Subjetividades: Múltiplos Olhares..APRENDER A LER E A ESCREVER: CONTRIBUIÇÕES DAS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Encontro).

Jogos e Práticas Psicológicas: Contribuições ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social...... 2015. (Encontro).

Os mundos da infância: indicadores subjetivos de bem - estar. 2015. (Oficina).

Congresso Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp. 2012. (Congresso).

V Congresso Internacional da ABDA. 2011. (Congresso).

Prática Docente e Educação Contemporânea.. 2010. (Outra).

Dificuldades de Aprendizagem E Inclusão Escolar. 2009. (Outra).

O professor e a sala de aula.. 2009. (Outra).

Fórum Educação Existencial - Reflexões sobre Ética e Competências.. 2008. (Simpósio).

5ª Semana da Educação USP ? Educação Escolar: A escola em meio ao otimismo pedagógico, à reprodução e à contradição.. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MENDES, GABRIELA GUARNIERI ; BARRERA, SYLVIA DOMINGOS . Phonological Processing and Reading and Writing Skills in Literacy. PAIDÉIA (USP. ONLINE) , v. 27, p. 298-305, 2017.

  • MENDES, G. G. . PROALF- Programa de Alfabetização e Estimulação Cognitiva. 1. ed. Ribeirão Preto: Booktoy, 2018.

  • MENDES, G. G. ; BARRERA, S. D. . Processamento Fonológico e habilidades de leitura e escrita.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. G. ; BARRERA, S. D. . Processamento fonológico e habilidades de leitura e de escrita na alfabetização.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. G. ; BARRERA, S. D. . APRENDER A LER E A ESCREVER: CONTRIBUIÇÕES DAS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, G. G. ; BARRERA, S. D. . APRENDER A LER E A ESCREVER: CONTRIBUIÇÕES DAS HABILIDADES DO PROCESSAMENTO FONOLÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, G. G. . O TDAH com sinais psicóticos na infância de crianças abandonadas: implicações na vida escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, G. G. . Hiperatividade Compulsiva com Tendência Psicótica em Infância de crianças abandonadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, G. G. . Concepções de Professores do Ensino Fundamental sobre o TDAH: Um estudo exploratório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MENDES, G. G. . Concepções de Professores do Ensino Fundamental sobre o TDAH: Um estudo exploratório. 2007. (Conclusão de Curso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador

Atividades

  • 07/2013 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.,Linhas de pesquisa

2011 - Atual

Clínica Particular

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Orlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicopedagogo Clínico, Carga horária: 40

2017 - 2017

Centro Universitário Unifafibe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professora no curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Disciplinas: Neurofisiologia do Comportamento Emocional e das Funções Cognitivas. Fundamentos da Psicopedagogia.