Lígia Cardoso Carlos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada, ensino de geografia, docência universitária e extensão universitária. Membro do grupo de pesquisa Espaço Social e Formação de Professores (GESFOP).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2006 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um Curso de Pedagogia para professores no exercício da docência
Orientador: em Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto ( Carlinda Leite)
com Mari Margarete dos Santos Forster. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: formação de professores; relação teoria-prática; formação continuada.

Mestrado em Educação

1993 - 1995

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Professoras em exercício e a democratização das relações de poder: pesquisa-ação na escola,Ano de Obtenção: 1996
Maria Helena Degani Veit.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: pesquisa-ação; formação em serviço; formação de professores.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

1986 - 1990

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: ENSINO DE GEOGRAFIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARLOS, L. C. ; PEREIRA, D.A. . 14º Encontro sobre o Poder Escolar. 2019. (Outro).

Cunha, M. I. ; LEITE, M.C.L. ; CARLOS, L. C. ; Zanchet, B.B.A. . XI Seminário Internacional de Ensino Superior. 2018. (Outro).

CARLOS, L. C. . 13º Encontro sobre o Poder Escolar. 2017. (Outro).

CARLOS, L. C. ; DALLIGNA, M. A. . 12º encontro sobre o Poder Escolar. 2014. (Outro).

CARLOS, L. C. ; DALLIGNA, M. A. . Encontro Vozes da Comunidade Escolar. 2013. (Outro).

CARLOS, L. C. ; DALIGNA, M. A. ; PERES, L. M. V. . 11 Encontro sobre o poder escolar. 2012. (Outro).

CARLOS, L. C. . Coordenação de sala de apresentação-V Seminário Nacional de Pedagogia Universitária. 2007. (Outro).

CARLOS, L. C. . Coordenação de sala de apresentação-V Seminário de Educaçaõ e comunicação. 2006. (Outro).

CARLOS, L. C. . Semana da Pedagogia: pensando a sala de aula, a escola e seu entorno. 2004. (Outro).

CARLOS, L. C. . Mostra de trabalhos do Curso de Pedagogia: um pouco do que fizemos no semestre em que completamos 25 anos. 2004. (Outro).

CARLOS, L. C. . II Seminário de Prática de Ensino em Séries Iniciais. 2001. (Outro).

CARLOS, L. C. . I Seminário de Prática de Ensino em Séries Iniciais. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

14 ENPEG Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.IDENTIDADE DOCENTE: DA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ÀS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional da ANPEGE.A autorregulação da aprendizagem como contribuição para a formação de professores de Geografia: reflexões iniciais. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional da ANPEGE.IDENTIDADE DOCENTE: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DO ESPAÇO SOCIAL. 2019. (Encontro).

XI SIES Seminário Internacional de Ensino Superior.Coordenadora dp painel "Prática pedagógica e a aula universitária: os desafios dos contextos emergentes. 2018. (Seminário).

XI SIES Seminário Internacional de Ensino Superior.O Programa Institucional da Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as práticas pedagógicas universitárias: contribuições para licenciatura em Geografia.. 2018. (Seminário).

XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SABERES CONSTRUÍDOS NA PRÁTICA. 2017. (Encontro).

37 Encontro do Forum Nacional dos Diretores de Faculdades/Institutos/Centros de Educação e Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras e Encontro Regional Sul da ANFOPE. 2016. (Encontro).

Seminário Nacional sobre a implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. 2016. (Seminário).

EDUCERE XII Congresso Nacional de Educaçãoi. formação continuada de docentes de escolas públicas: ação de extensão universitária. 2015. (Congresso).

III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO FOCANDO ESTRATÉGIAS, EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIA. 2013. (Congresso).

11 Encontro sobre o Poder Escolar.Debatedora na mesa: Formação Continuada de Professores. 2012. (Encontro).

11 Encontro sobre o Poder Escolar.Moderadora da Conferência "O que será da avaliação sem a ética de Terezinha Rios". 2012. (Encontro).

VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Licenciatura em pedagogia: o ensino na universidade e a aprendizagem para o exercício profissional. 2012. (Congresso).

XVI Encontro nacional de didática e prática de ensino.O Curso de Pedagogia e suas práticas de estágio: desafios do ensino e da aprendizagem diante das necessidades da escola e das possibilidades da formação inicial. 2012. (Encontro).

VII Congresso internacional de educação. O ensino na graduação e os professores que não pesquisam: docência e princípios metodológicos. 2011. (Congresso).

I Congresso de Docencia Universitaria. Estágio de docência na universidade brasileira: possibilidades de formação. 2009. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação. A experiência docente ns formação de professores em serviço: aspectos de um estudo de caso. 2009. (Congresso).

X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Formção Contínua de docentes no sul do Brasil: princípios e práticas de uma iniciativa de parceria entre universidade e municípios. 2009. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação no Curso de Pedagogia: ensinar, aprender e mobilizar saberes. 2008. (Encontro).

Congresso educação e democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania. Reflexões sobre a formação docente no curso de pedagogia: a marca do feminino. 2007. (Congresso).

V Congresso Internacional de Educação-Pedagogias (entre)lugares e saberes. Produzindo e transformando saberes no campo da pedagogia: uma experiência de educação continuada. 2007. (Congresso).

V Encuentro nacional y II Latinoamericano: a universidad como objeto de investigación.Formação e ação docente como possibilidade de produçaõ, transformação e mobilização de saberes. 2007. (Encontro).

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS.CONTEXTUALIZANDO E (DES)CONTEXTUALIZANDO A FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2006. (Seminário).

V Seminário de Educação e Comunicação/IV Colóquio sobre imaginário, cultura e educação.Reflexões sobre a formação docente no curso de Pedagogia:a marca do feminino. 2006. (Seminário).

IV Congresso Internacional de Educação. Pensando a relação teoria e prática na formação de professores em serviço: a experiência da FaE/UFPel. 2005. (Congresso).

II Forum Mundial de Educação.Formação de professores(as) para as séries iniciais:a relação teoria e prática nos cursos de pedagogia da UFPel. 2004. (Outra).

IV Congresso Internacional da Região Sul. Entre a escola e a universidade: formando professores para as séries iniciais. 2004. (Congresso).

Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPED-Sul.Docências e discências nos cursos de Pedagogia da UFPel: uma relação entre ateoria e a prática. 2004. (Seminário).

XII ENDIPE.Formando professores para as séries iniciais: relãção entre a teoria e a prática pedagógica. 2004. (Encontro).

Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

Seminário Estadual: Formação de Professores no Brasil/AESUFOPE. 2003. (Seminário).

II Encontro estadual sobre o poder escolar.Arquitetando saberes: da formação inicial à escola. 2002. (Encontro).

I Congresso Ibero -Americano de Formação de Professores. 2000. (Congresso).

II Congresso Internacional de Educação. A formação da professora de séries iniciais: aproximando saberes. 2000. (Congresso).

II Seminário de saberes e linguagens em educação e comunicação.Aproximando saberes necessários a prática da professora de séries iniciais. 2000. (Seminário).

XXII Reunião anual da ANPED.Interpretando um processo de democratização escolar em tempos de calendário rotativo. 1999. (Outra).

IX ENDIPE.Políticas educacionais e práticas escolares. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rossele Hackbart Farias

CARLOS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.; BOLFE, S. A.. Cartografia escolar: os mapas mentais e a construção do pensamento espacial em uma escola pública. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucas Serpa Da Silva

CARLOS, L. C.; STRAFORINI, R.; SPIRONELLO, R. L.. Identidade docente: Processo de construção no espaço social de uma escola pública. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diego Noda dos Santos

ROSA, R. T. D.; DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; PEREIRA, D.A.. protagonismo juvenil e participação democrática no Movimento de Ocupação das escolas estaduais de Rio Grande-RS. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luciano Martins da Rosa

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; RICHTER, D.; DUARTE, T. S.. A literatura de ficção como estratégia na Educação Geográfica: tradição inventada, modelação e discurso no continente de São Pedro. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nitiane Bitencourt da Silva

CARLOS, L. C.; Zanchet, B.A.B.; ZAMPERETTI, M. P.. Encontro sobre o Poder Escolar: compreensões a partir de suas idealizadoras. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patrícia de Werk Raubach

CHAIGAR, V.; THUM, C.;CARLOS, L. C.. A produção do conhecimento de licenciandos compartilhada no seminário interfaces pedagógicas: licenciaturas em diálogo. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Igor Armindo Rockenbach

DUARTE, T. S.;CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.. A formação inicial de professores de Geografia: diálogo com os saberes docentes e o conhecimento pedagógico do conteúdo. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniele Prates Macedo

CARLOS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.; RICHTER, D.. Linguagem cartográfica, pensamento espacial e ensino de Geografia: reflexões na formação de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Letícia Fonseca da Silva

CARLOS, L. C.; CHAIGAR, V.; DIAS, L. C.. Formação continuada de professores de Geografia e saberes construídos na prática: experiências apresentadas nos Encontros sobre o Poder Escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Mendes da Rosa

CARLOS, L. C.; PEREIRA, D.A.; SPIRONELLO, R. L.. Formação de professores de Geografia no entrecruzamento entre universidade e escola: "Pibid" e Encontros sobre o Poder Escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila Paula de Souza

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; GIRARDI, G.. A cartografia social como narrativa cartográfica no ensino de Geografia: uma análise bibliográfica a partir dos artigos científicos do ENPEG e do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique Gorziza

DUARTE, T. S.;CARLOS, L. C.. Da Geografia Existente à Geografia Ideal para os Anos Iniciais: um atento olhar sobre sua organização curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéssica Moara Tessmann

CARLOS, L. C.; Oliveira, N. A.; COSTA, M.R.C.. O ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: José Alvaro Quincozes Martins

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; VIEIRA, S. G.. O livro didático como elemento mediador na aprendizagem do Ensino Médio Politécnico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - UFPel.

Aluno: Rogéria Aparecida Garcia

GHIGGI, G.; FONSECA, L. S.;CARLOS, L. C.. Não estão na escola? Um estudo sobre evasão nos anos iniciais da eja na cidade de Pelotas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Carolina Nogueira Oliveira

CARLOS, L. C.; Forster, M.M.S; Pinto, M. G. G.; Zanchet, B.B.A.. Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Carolina Nogueira Oliveira

Zanchet, B.A.B.; Forster, M.M.S;CARLOS, L. C.; Pinto, M. G. G.. Concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia em relação à matemática: as implicações da/na formação (qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mônica Corrêa de Borba Barboza

Cunha, M. I.; Zanchet, B.B.A.; NORNBERG, M.; ZAMPERETTI, M. P.;CARLOS, L. C.. O que é que essa "profe" tem? Vozes das docentes formadoras dos cursos de dança/licenciatura do RS. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Margarete Delaia

CARLOS, L. C.; Zanchet, B.A.B.; NORNBERG, M.; FELDKERCHER, N.. Caminhada formativa do professor universitário iniciante no contexto do seu fazer cotidiano: envolvimento e responsabilidade individual e institucional. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cátia Simone Becker Vighi

Zanchet, B.B.A.;CARLOS, L. C.; Forster, M.M.S; Pinto, M. G. G.; BOESSIO, C.P.D.. Da escola na zona urbana para a escola do/no campo: os professores em foco. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rossele Hackbart Farias

CARLOS, L. C.; DAMBROS, G.; SPIRONELLO, R. L.. Cartografia Escolar: a relação existente entre os mapas mentais e o conceito de lugar na construção do pensamento espacial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bianca Souza Barbosa

CHAIGAR, V.;CARLOS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.. A contribuição do PIBID no desenvolvimento profissional dos professores do Curso de Geografia na Universidade Federal de Pelotas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernanda Burkert do Amaral

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; FRISON, Lourdes. A autoregulação da aprendizagem como intervenção no curso de licenciatura em Geografia da UFPel. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucas Serpa Da Silva

SPIRONELLO, R. L.; STRAFORINI, R.;CARLOS, L. C.. Identidade docente: um processo de construção a partir do espaço social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nitiane Bitencourt da Silva

Zanchet, B.B.A.;CARLOS, L. C.; ZAMPERETTI, M. P.. Encontros sobre o Poder Escolar: compreensões a partir de suas idealizadoras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Diego Noda dos Santos

CHAIGAR, V.; DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.. Protagonismo juvenil e participação democrática no movimento de ocupação das escola estaduais de Rio Grande -RS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - UFPel.

Aluno: Raissa Brum Gonçalves de Ávila

SPIRONELLO, R. L.;CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.. A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em Geografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Daniele Prates Macedo

SPIRONELLO, R. L.;CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.. Cartografias sociais e pensamento espacial/geoespacial na educação geográfica: proposições para uma nov a política da espacialidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Kainan Rodrigues dos Santos

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; DUARTE, T. S.. Política públicas na formação de professores: análise dos efeitos/resultados do PIBID no ensino de Geografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila Paula de Souza

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; GIRARDI, G.. Por uma outra cartografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Mendes da Rosa

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.. Formação de professores de Geografia no entrecruzamento entre universidade e escola: PIBID e Encontros sobre o Poder Escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Igor Armindo Rockenbach

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; STRAFORINI, R.. Os professores de Geografia e sua formação inicial: as fragilidades e as potencialidades na construção do ser docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Letícia Fonseca da Silva

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; CHAIGAR, V.. Formação continuada de professores de Geografia e saberes construídos na prática: experiências apresentadas nos Encontros sobre o Poder Escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliandersson Victoria Alexandre

DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; FRISON, Lourdes. O lugar universidade como prática cotidiana: a trajetória educacional de alunos com deficiência física até a educação superior. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anderson Weber Pereira

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.. Paisagem no ensino de geografia: percepção, leitura e compreensão a partir do cotidiano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique Gorziza

CARLOS, L. C.; CHAIGAR, V.. A geografia escolar dos anos iniciais: a relevância dos conceitos de geografia na formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ires de Oliveira Furtado

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.. Tecnologias de informação móveis e sem fio (TIMS) no cotidiano: o estudo da paisagem através de smartphones. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéssica Moara da Cunha Tessmann

CARLOS, L. C.; Oliveira, N. A.; COSTA, M.R.C.; MACHADO, C.L.B.. O ensino da Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e a educação do campo: estudo de caso no município de Canguçu/RS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Suelen Ramos Novack

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.. O ensino de cartografia nos livros didáticos de geografia para os anos iniciais: uma proposta de análise metodológica a partir do processo de alfabetização cartografica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adriana Dal Molin

CARLOS, L. C.; DIAS, L. C.; SPIRONELLO, R. L.. Geografias da educação de jovens e adultos: um estudo a partir do município de Canguçu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: José Álvaro Quincoses Martins

CARLOS, L. C.; VIEIRA, S. G.. O livro didático de geografia no ensino médio politécnico: perspectivas e possibilidades. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rogéria Aparecida Garcia

CARLOS, L. C.; GHIGGI, G.; FONSECA, L. S.. Evasão nos anos iniciais da educação de jovens e adultos: um estudo no município de Pelotas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Isabela Schiavon Amaral

CARLOS, L. C.; OLIVEIRA, C. T.. Um debate sobre a alfabetização científica no contexto da formação inicial de professores de ciências. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carolina Leal Andrade

FERREIRA, C.; OLIVEIRA, C. T.;CARLOS, L. C.. Ser docente na educação infantil: compreensões sobre os fatores que constituem a identidade profissional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Matheus Soares Miranda

PEREIRA, D.A.;CARLOS, L. C.. Como pensar a cidadania? Reflexões à luz do pensamento de Antônio Joaquim Severino e dos diálogos construídos com estudantes do Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jéssica Moara da Cunha Tessmann

PEREIRA, D.A.;CARLOS, L. C.. Perspectivas da formação humana: considerações sobre o momento atual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lenir silveira

CARLOS, L. C.. Vestígios e marcas: os métodos no percurso de uma alfabetizadora. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Neila Ribeiro

CARLOS, L. C.. Escolha e uso do livro didático. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patrícia F

CARLOS, L. C.. Silva. Da universidade à escola: 20 anos na trajetória de professores de história. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Patrícia Collat Bento

PERES, E. T.;CARLOS, L. C.. Como os professores avaliam a aprendizagem. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Márcia Pereira André

SILVA, J. R.;CARLOS, L. C.. Fatores que contribuem para o sucesso escolar das classes populares nas séries iniciais. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Gisane Campos

MEDEIROS, R. C.;CARLOS, L. C.. Uma reflexão sobre a formação de professores. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Adriane Santos Ferraz

DALIGNA, M. A.;CARLOS, L. C.. O viver e o brincar que produzem a infância. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MARCIA GOMES DE ALMEIDA

CAVA, P.P.;CARLOS, L. C.. Família x escola: educação na contramão. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Lucilia Almeida Elias

CAVA, P.P.;CARLOS, L. C.. Mulher agricultora: opressão e submisão. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ivany Cielo de Barros

THOMAZ, T. C.;CARLOS, L. C.. Pais e escola: uma relação delicada. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rosane Voigt bochardt

WURDIG, R. C.;CARLOS, L. C.. Considerações sobre minha prática pedagógica. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Paulo César Moysés

CAVA, P.P.;CARLOS, L. C.. A arte nas séries iniciais: expectativas e desafios. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Erenita Martins

PEREIRA, M. V.;CARLOS, L. C.. Projeto pré vestibular Desafio:1993-1998. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gilmar Fonseca Pedrotti

THOMAZ, T. C.;CARLOS, L. C.. A participação do CPM na gestão da escola. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: MÔNICA C

CARLOS, L. C.; SABALLA, V.; Hoffmann, C.. Borba.Profissão, professora de dança! A trajetória de uma professora de balé clássico na cidade de Pelotas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Meliza Pellegrinotti do Amaral

CARLOS, L. C.. Ensino de Geografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Fernando Uhlmann Soares

CARLOS, L. C.; QUINTANA, P.. Aculturação global: reflexo num "Brazil" subdesenvolvido a partir do bairro Centro da cidade de Pelotas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marilaine Bergmann

CARLOS, L. C.; LUCAS, R. E.. A vivência do professor de geografia em sala de aula. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Caren Cardoso Vieira

CARLOS, L. C.; LUCAS, R. E.. O ensino de geografia-um estudo de caso: ensino médio. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Michele Silveira Rodrigues

CARLOS, L. C.; LUCAS, R. E.. Pré-vestibular e o ensino da geografia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Tailor Farias Canez

CARLOS, L. C.; LUCAS, R. E.. O meio ambiente como tema transversal na disciplina de geografia de escolas públicas e as contribuições para a formação de cidadãos conscientes: um estudo de caso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.; SILVA, M.A.; Gadea, Carlos. Concurso para professor adjunto na área de Sociologia e Ensino de Sociologia. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.; MEIRA, M.; GARCIA, M. M. A.. Tutor PET Pedagogia. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.. Banca examinadora/seleção professor substituto. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.. Banca examinadora/Seleção professor substituto. 2004.

CARLOS, L. C.; SILVA, J. R.; HYPOLITO, A. M.. Seleção professor-substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.; THOMAZ, T. C.; MESQUITA, C. G.. Seleção professor-substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.; HYPOLITO, A. M.; DALIGNA, M. A.. Seleção professor-substituto. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.. 9 Congresso de Iniciação Científica e 2 Encontro da Pós-Graduação. 2000. Universidade Federal de Pelotas.

CARLOS, L. C.. 8 Congresso de Iniciação Científica. 1999. Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Degani Veit

VEIT, M. H. D.. Professoras em exercício e a democratização das relações de poder: pesquisa-ação na escola. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mari Margarete dos Santos Forster

FORSTER, M. M. S.CUNHA, Maria Isabel da; FISCHER, Maria Clara Bueno; FERNANDES, C. B.; ABDALLA, Maria de Fátia Barbosa. Formação e inserção profissional: estudo de caso em um curso de pedagogia para professoras no exercício da docência. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Mari Margarete dos Santos Forster

FORSTER, M. M. S.; FERNANDES, Cleoni; ANDREOLA, Balduíno.;CUNHA, Maria Isabel da; LUCARELLI, Elisa. Saberes docentes em movimento: formação inicial e continuada em curso de Pedagogia para professores em exercício (Exame de Qualificação - Doutorado/ Lígia Cardoso Carlos). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Balduino Antonio Andreola

ANDREOLA, B. A.. Saberes Docentes em Movimento: formação inicial e continuada em um curso de pedagogia para professores em exercício.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Cleoni Maria Barboza Fernandes

FORSTER, Mari Margarete dos Santos;CUNHA, Maria Isabel da; FISCHER, Maria Clara Bueno;FERNANDES, C. M. B.; ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Formação e inserção profissional: estudo de caso em um curso de Pedagogia para Professoras no exercício da docência. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Cleoni Maria Barboza Fernandes

FORSTER, Mari Margarete dos Santos;FERNANDES, C. M. B.CUNHA, Maria Isabel da; ANDREOLA, B.; LUCARELLI, E.. Saberes docentes em movimento: formação inicial e continuada em um curso de Pedagogia para professores e professoras em exercício. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Isabel da Cunha

ABDALA, Maria de Fátima;CUNHA, M. I.FORSTER, Mari MargareteFERNANDES, Cleoni Maria; FISCHER, M. C. B.. Formação e inserção profissional: estudo de caso em um curso de Pedagogiapara professoras no exercício da docência. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Isabel da Cunha

CUNHA, M. I.FERNANDES, Cleoni MariaFORSTER, Mari Margarete; LUCARELLI, Elisa. Saberes docentes em movimento: formação inicial e continuada em um Curso de Pedagogia para professores em exercício. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Clara Bueno Fischer

FISCHER, M. C. B.; FORSTER, M. M. S.; CUNHA, Maria Isabel da; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza; ABDALLA, M. F. B.. Formação e inserção profissional: estudo de caso de um curso de Pedagogia para professoras no exercício da docência. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

KarenRuzicki

Formação de professores e educação geográfica; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Camila Alves

Formação de professores e estudos socioespaciais; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Josiane Silveira da Silveira

Políticas educacionais no RS: escalas de análise local e regional; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Julio Balbella

BNCC para o ensino fundamental; A Geografia nas políticas curriculares; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Fernanda do Amaral Burkert

Formação inicial na Licenciatura em Geografia e aprendizagens discentes; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Brod

Projeto de extensão: encontros sobre o Poder Escolar; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; PROBEC PREC UFPel; (Orientador);

Lucas Serpa

Identidade docente: Processo de construção no espaço social de uma escola pública; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Diego Noda dos Santos

Protagonismo juvenil e participação democrática no Movimento de Ocupação das escolas estaduais de Rio Grande-RS; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Nitiane Bitencourt da Silva

Encontros sobre o Poder Escolar: compreensões a partir de suas idealizadoras; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Lígia Cardoso Carlos;

Bianca Souza Barbosa

A contribuição do PIBID no desenvolvimento profissional de professores no Curso de Pedagogia da UFPel; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Letícia Fonseca da Silva

Formação Continuada de Professores de Geografia e Saberes da Prática: experiências apresentadas nos Encontros sobre o Poder Escolar; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Bruna Mendes da Rosa

Formação de professores de Geografia no entrecruzamento universidade e escola: PIBID e Encontros sobre o Poder Escolar; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Marilaine Bergmann

Alfabetização geográfica; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Elis Regina da Parciuncula

Cotidiano das crianças e projeto político pedagógico da escola: distâncias e aproximações; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Leandro Haerter

Educação e diferença: um estudo de caso sobre o significado da categoria "incluído" para alunos surdos; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Margarida Mota

Um olhar para a licenciatura em geografia da UFPel a partir de seus docentes; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Maria Rainelia Alfonso

Na visão dos docentes: a evasão e a reprovação escolar; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Henri de Leão Motta

Os PCN(s) de geografia estão na nova ordem mundial?; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Regiana Blank Wille

Música na vida, música na escola; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Carla Maria Bitencourt Leite

A avaliação planejada e a avaliação realizada em geografia: estudo de caso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Carla Maria Bitencourt Leite

A avaliação planejada e a avaliação realizada em geografia: estudo de caso; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Marcos Leivas

A geografia dos PCN(s) e a geografia da sala de aula; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Isabel Centeno do Amaral

Ensino de geografia em 5 e 6 séries do ensino fundamental e os PCN(s); 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Célia Constenla

Alternativas pedagógicas para o ensino de geografia; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Margarida Cabreira da Motta

Licenciatura em geografia e a formação de professores; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Andressa Bartz

Estratégias de formação no ensino superior: experiência e memória na FURG; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Carolina da Silva Buttow

Organização do trabalho escolar: um estudo das relações de poder; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Ramon de Oliveira Granado

Projeto de formação continuada: Encontros sobre o Poder Escolar; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Maristela Bergmann

Relação universidade escola: projeto "Encontros sobre o poder escolar; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Fabiane Weber

Projeto "Encontros sobre o Poder Escolar"; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Larissa de Souza Schwanz

Análise de trabalhos apresentados "encontros sobre o poder escolar"; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Tamires Martins

Organização de informações: trabalhos apresentados "encontros sobre o poder escolar"; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Nitiane Bitencourt

Poder Escolar: ação de extensão; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Tatiane Cavalheiro

Ações de formação continuada na extensão universitária; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, PROBEC PREC UFPel; Orientador: Lígia Cardoso Carlos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Degani Veit

Professoras em exercício e a democratização das relações de poder: pesquisa-ação na escola; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Maria Helena Degani Veit;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIERZCKALSK, C. C. ; BEHLING, R. ; CARLOS, L. C. . O Ensino da EJA nos Anos Iniciais: Dificuldades e possibilidades. RELACult-Revista Latino Americana em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 01-11, 2019.

  • CARLOS, L. C. ; SOUSA, C. B. P. ; SOUSA, V. . As primeiras fábricas de compotas de pêssego na área rural de Pelotas: ensinando e aprendendo nos anos iniciais. RELACult-REvista Latino Americana em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 01-09, 2019.

  • SPIRONELLO, R. L. ; CARLOS, L. C. . ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARTOGRAFIA NA LICENCIATURA: discussões e reflexões necessárias. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 9, p. 269-279, 2019.

  • CARLOS, L. C. ; PEREIRA, D.A. . Formação de professores em uma perspectiva democrática: encontros sobre o Poder Escolar. ROTEIRO , v. 1, p. 155-176, 2018.

  • BARTZ, A. B. R. ; CARLOS, L. C. ; KLEIN, M. . Alfabetização cartográfica nos anos iniciais como desafio de uma pedagoga. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 7, p. 242-253, 2017.

  • PALUDO, C. ; CARLOS, L. C. . Formação de professores, possibilidades e desafios das práticas em estágios na educação de jovens e adultos. Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP , v. 4, p. 320-334, 2016.

  • CARLOS, L. C. ; DALLIGNA, M. A. . Formação continuada de docentes de escolas públicas: empoderamento e democracia. Expressa Extensão (UFPel) , v. 19, p. 71-79, 2014.

  • CHAIGAR, V. ; CARLOS, L. C. . Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: Uma conversa no espiral do tempo. Formação Docente , v. 05, p. 23-32, 2013.

  • CARLOS, L. C. ; CHAIGAR, V. . Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior. Educação (PUCRS. Impresso) , v. 35, p. 191-198, 2012.

  • CARLOS, L. C. ; Pereira. M.F. . A escrita como dispositivo de formação em educação. Cadernos de Educação (UFPel) , v. 20, p. 175-192, 2011.

  • Cunha, M. I. ; CARLOS, L. C. ; JARDIM, I. ; BASTOS, A. R. B. ; GUZZO, V. . Contextualizando a formação de professores: movimentos reflexivos em ação. Revista de Educação CEAP (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1808-0669 Presente! (Salvador)) , v. 14, p. 46-53, 2007.

  • CARLOS, L. C. ; SILVA, M.A. . Pensando a relação teoria e prática na formação de professores em serviço: a experiência da Faculdade de Educação da UFPel. UNIrevista (UNISINOS. Online) , v. ano I, p. 02, 2006.

  • CARLOS, L. C. ; PEREIRA, E. P. . Práticas escolares e política educacional: considerações a partir de uma investigação-ação. Cadernos de Educação (UFPel) , Pelotas, v. v.11, p. 43-52, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARLOS, L. C. . Formação continuada de docentes no Estado do RS: um olhar a partir do banco de dissertações e teses da CAPES. 2016.

CARLOS, L. C. . VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia. 2019.

CARLOS, L. C. . Comissão científica VI Seminário Interfaces Pedagógicas. 2018.

CARLOS, L. C. . Comissão científica V Seminário Programa de Pós Graduação em Geografia. 2018.

CARLOS, L. C. . Comissão científica do XI Seminário Internacional de Educação Superior. XI SIES. 2018.

CARLOS, L. C. . Avaliadora trabalhos IV SEMPGEO. 2017.

CARLOS, L. C. . Parecer ad hoc Revista Geografia Ensino & Pesquisa. 2017.

CARLOS, L. C. . Avaliadora trabalhos 13 Encontro sobre o Poder Escolar. 2017.

CARLOS, L. C. . Avaliadora V Congresso Docência Universitária CINDU. 2017.

CARLOS, L. C. . Avaliadora IV Seminário Interfaces Pedagógicas. 2016.

CARLOS, L. C. . Parecer ad hoc Revista Geografia Ensino & Pesquisa. 2016.

CARLOS, L. C. . Avaliadora III SemPGEO. 2016.

CARLOS, L. C. . Avaliadora III Seminário Interfaces Pedagógicas. 2015.

CARLOS, L. C. . Avaliadora edital de seleção de bolsas de extensão (PROBEC). 2014.

CARLOS, L. C. . Avaliadora III Congresso internacional de docência Universitária. 2013.

CARLOS, L. C. . Avaliadora do III Congresso Internacional de Avaliação e o VII Congresso de Educação. 2013.

CARLOS, L. C. . Avaliadora Edital Proequip/UFPel. 2013.

CARLOS, L. C. . Avaliadora do XXII Congresso de Iniciação Científica UFPel. 2013.

CARLOS, L. C. . I Congresso Infâncias e Cultura. 2012.

CARLOS, L. C. . I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS. 2012.

CARLOS, L. C. . Avaliadora Ad Hoc II Congresso docência universitária- Vigo. 2011.

CARLOS, L. C. . Avaliadora Ad Hoc VII Congresso internacional de educação -UNISINOS. 2011.

CARLOS, L. C. . avaliadora Ad Hoc- Programa de Iniciação Científica/UNEB. 2011.

CARLOS, L. C. . XIX Congresso de Iniciação Científica/II Mostra Científica. 2010.

CARLOS, L. C. . XIX Congresso de iniciação científica/II mostra científica. 2010.

CARLOS, L. C. . 10 Encontro do Poder Escolar. 2010.

CARLOS, L. C. . Cadernos de Educação. 2001.

CARLOS, L. C. . Cadernos de Educação. 1999.

CARLOS, L. C. . Introdução à Cartografia. 2017. (Oficina).

CARLOS, L. C. ; CHAIGAR, V. . Qualidade do Ensino de Graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente entre professores não pesquisadores. 2012. (Relatório de pesquisa).

CARLOS, L. C. ; PEREIRA, E. P. . Jornadas Pedagógicas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Escola e Comunidade: um estudo socioespacial na perspectiva da formação continuada de professores da Educação Básica, Descrição: A proposta de investigação integra o Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores (GESFOP) e emerge de uma das ações do projeto de extensão Encontros sobre o Poder Escolar. Tem como movimento inicial a premissa de que há um distanciamento entre escola e comunidade, o qual prejudica os processos escolares de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a questão de pesquisa é saber qual o contexto socioespacial da escola, na medida em que está implicado em tal distanciamento. A investigação ocorrerá em uma escola pública da rede estadual que participou das ações do projeto de formação continuada Encontros sobre o Poder Escolar entre os anos 2015 e 2016. Os procedimentos de coleta de dados serão realizados através de entrevistas narrativas (BAUER & JAVCHELOVITCH, 2002) na busca de reconstrução de acontecimentos socioespaciais a partir da perspectiva dos informantes; elaboração de mapas mentais (RICHTER, 2011) para evidenciar representações espaciais do espaço vivido no cotidiano; e participação em reuniões pedagógicas da escola com o intuito de identificar dinâmicas de formação e expectativas curriculares. A análise dos dados terá como princípios a análise de conteúdo (BAUER, 2002; FRANCO, 2003). Os desdobramentos em torno do objeto de pesquisa serão tratados a partir dos estudos de LEFEBVRE (2006) e SOUZA (2016). A pesquisa, ao pretender compreender o contexto socioespacial da escola, bem como identificar práticas espaciais dos membros da comunidade escolar, incide em um campo de estudos que conecta investigações sobre escolas e espacialidades no âmbito da formação de professores e da educação geográfica. Palavras-chave: formação de professores; educação geográfica; estudo socioespacial; escola e comunidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rosângela Lurdes Spironello - Integrante / Lana de Souza Cavalcanti - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA., Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com a formação continuada de educadores atuantes na educação básica. Trabalhando em parceria com as escolas públicas, busca a valorização da educação, da formação em geral e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional ? o PIBID UFPel ? no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG ? Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013 e 2015/2016 ? que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didáticas e pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares. Será construído em conjunto como os participantes do projeto um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a autorregulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência. Palavras-chave: PIBID, Políticas Públicas, Geografia, Formação de Professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Liz Cristiane Dias - Coordenador / Rosângela Lurdes Spironello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Inventário das ações de formação continuada de docentes da educação básica na UFPel. experiências pedagógicas selecionadas nos eventos, Descrição: O projeto de pesquisa tem o propósito de inventariar as ações de formação continuada de docentes da educação básica desenvolvidas no âmbito da UFPel. Inicia focando o projeto de extensão ?Qualificação das práticas pedagógicas nas redes públicas de educação básica da região sul do RS: reinventando o poder escolar?. Busca investigar as experiências pedagógicas selecionadas para apresentações nas doze edições do evento de culminância do projeto referido, Encontros sobre o Poder Escolar. Pretende reconhecer áreas privilegiadas e tendências teórico-metodológicas ao longo dos anos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com um delineamento inspirado na etnografia. A geração de dados contará com documentos do acervo do projeto de extensão. A análise dos dados será realizada com princípios da análise de conteúdo. Os resultados contribuirão no aprimoramento e em possíveis reorientações das ações de extensão com repercussões na formação continuada de professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Helenara Facin - Integrante., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4

  • 2012 - 2014

    Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior, Descrição: Projeto interinstitucional UNISINOS/UFPel/UNIPAMPA/FURG/UFPR/Unesp-Rio Claro/UFFS.Tem como objetivo analisar as condições e iniciativas de Instituições de educação superior para enfrentar o desafio que envolve a relação entre democratização do acesso acadêmico e os padrões de qualidade, incluindo a desejada taxa de sucesso da aprendizagem estudantil. Leva em conta as políticas da última década onde houve uma significativa expansão e interiorização da oferta de vagas, incluindo, no espaço público, tanto Programas como o Reuni, como a criação de novas Universidades, campus e IFets. A preocupação com a qualidade do ensino remete a reflexão sobre o perfil dos novos docentes recrutados, em geral com boa preparação para as atividades de pesquisa, por serem mestres e/ou doutores, mas distantes dos saberes da docência, que os torne aptos a enfrentar as condições objetivas em que se inserem suas práticas. Iniciativas de formação, incluindo a criação de núcleos de apoio pedagógico começam a se esboçar no cenário da educação superior para responder a esses desafios, exigindo profissionais assessores que respondam às exigências da pedagogia universitária, alicerçada numa didática para esse nível de ensino. Nesse contexto o intento é analisar as concepções de desenvolvimento profissional que sustentam essas iniciativas, as estratégias institucionais que estão em curso nessa direção, o perfil das assessorias pedagógicas, com especial atenção à atuação junto aos professores iniciantes. Tomar-se-ão como campo empírico universidades ou campus instalados na última década, no contexto das políticas de democratização e interiorização das oportunidades educacionais de terceiro grau. Poderão, também, constituir-se como objeto de estudo, IES consolidadas que assumam, quer por suas condições de localização geográfica, quer pela adesão ao Reuni, as condições de democratização e interiorização do acesso estudantil. A pesquisa assume a condição quanti/qualitativa e objetiva incluir institu. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Vânia Chaigar - Integrante / Beatriz Maria Boessio Atrib Zanchet - Integrante / Luis Henrique Sommer - Integrante / Marinalva Lopes Ribeiro - Integrante / Marja Leão Braccini - Integrante / Maria Janine Dalpiaz Reschke - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2014

    Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior: o caso da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Descrição: O projeto de investigação refere-se a uma dimensão da pesquisa interinstitucional ?Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior?, sob responsabilidade do grupo de pesquisa ?Formação de professores, ensino e avaliação?, coordenado pela professora Dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS). A dimensão aqui apresentada tem como foco analisar as concepções de desenvolvimento profissional, as estratégias institucionais e os dispositivos de formação presentes na experiência da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), expressas em algumas iniciativas de formação localizadas no interior da universidade entre o final da década de 1970 e início da década de 1990 e no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (PROFOCAP) atualmente em vigor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Vânia Chaigar - Integrante / Helenara Facin - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2012

    Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino pesquisa e desenvolvimento profissional docente.Sub-grupo: os docentes não pesquisadores., Descrição: Este projeto de pesquisa refere-se a um dos eixos da pesquisa interinstitucional "Qualidade do ensino de graduação: a relação entre ensino pesquisa e desenvolvimento profissional docente" coordenada pela prof. dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS). No contexto do eixo de nossa responsabilidade, procuramos compreender, a partir da experiência e trajetória dos professores não pesquisadores, ou seja, que não estão inseridos em cursos de pós-graduação, em suas respectivas instituições, o pressuposto da qualidade alicerçada na relação pesquisa e ensino. O eixo inclui uma amostra de docentes de instituições públicas e privadas, representantes de diferentes áreas do conhecimento e com reconhecida competência no ensino. Na busca de elementos para a investigação, ensaiamos as seguintes questões: - Os professores não pesquisadores consideram-se bons professores? Por quê? - Esses professores reconhecem e/ou distinguem especificidades entre os saberes da pesquisa e os da docência? - Os professores não pesquisadores reconhecem e/ou consideram a condição de não pesquisadores como um déficit na sua formação e/ou desempenho? - De que maneira os professores não pesquisadores constroem suas docências? De onde atribuem os saberes que as constituem? - Como esses docentes compreendem a qualidade da educação superior? Esses encaminhamentos e o atual modelo de formação e valorização do docente universitário, focado nas habilidades de pesquisa, e seus impactos na qualidade da educação superior, pautam nossos interesses investigativos e definem a centralidade de nossas preocupações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Vânia Chaigar - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Qualidade do ensino da graduação: a relação entre ensino, pesquisa e desenvolvimento profissional docente., Descrição: Projeto interinstitucional tendo como foco a pedagogia universitária e a qualidade do ensino de graduação. A pesquisa pauta-se por importantes questionamentos: Há um pressuposto inquestionável de que a pesquisa qualifica o ensino e sobre ele há uma tácita concordância que todos ratificamos. Mas será que essa relação se faz de forma tão linear? Sempre que há pesquisa haverá ensino de qualidade? Serão necessárias outras mediações para que essa relação aconteça? A formação do professor universitário contempla essa relação e esses saberes? São perguntas mobilizadoras do grupo que instigam a examinar como, na prática, diferentes atores percebem a relação ensino e pesquisa como elemento que dá qualidade ao ensino de graduação. Também, a analisar a trajetória de formação de docentes universitários e as condições que definem a relação ensino e pesquisa e a construir referenciais pedagógicos para práticas de ensinar e aprender na educação superior em tempos de democratização do acesso a esse nível de ensino. O projeto organiza-se em oito sub-grupos de trabalho, os quais atendem a diferentes eixos investigativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Heloiza Rodrigues - Integrante / Vânia Chaigar - Integrante / Eliane Felden - Integrante / Beatriz Maria Boessio Atrib Zanchet - Integrante / Luis Henrique Sommer - Integrante / Marinalva Lopes Ribeiro - Integrante.

  • 2007 - 2009

    (Re)significando a escola como espaço formativo: dos diálogos com a comunidade escolar à sistematização de conhecimentos, Descrição: O estudo trata da temática da formação continuada de professores, tendo a escola como espaço formativo privilegiado. Conta como interlocutores, professores e equipe diretiva de uma escola municipal, de Montenegro/RS, que já vem experienciando a pesquisa como instrumento qualificador de suas ações educativas. O referencial teórico central é Freire, Tardiff, Canário, Barroso, Perez Gomes, Pimenta e Brandão. O estudo tem natureza qualitativa e se utiliza da pesquisa ação crítico-colaborativa. A dimensão colaborativa evidencia-se na proposta de problematizar as práticas institucionais vivenciadas. Já, a dimensão crítica refere-se ao momento em que os pesquisadores da escola passam a ter condições de empreender estudos e intervenções no seu espaço escolar. Dois eixos de análise orientam o trabalho: o diálogo e a reflexão, sustentados em Freire. A intencionalidade é, através do diálogo, identificar e analisar os saberes que estão sendo trabalhados, na perspectiva de refletir sobre os mesmos e sobre a relação que eles apresentam com os sujeitos e com o meio social onde estão inseridos. Para, além disso, ao investigar situações formativas do e no cotidiano escolar, discutir os elementos que as tornam, ou não, geradoras de desenvolvimento profissional docente emancipatório, e que significados atribuem a elas os professores e equipe diretiva. O estabelecimento de um diálogo entre pesquisadores, professores e educandos da escola investigada e a comunidade que a circunda, a partir das realidades observadas nas práticas de sala de aula e da realidade social onde se inserem os sujeitos, tem sido fundamental para circunscrever o objeto investigado. O envolvimento dos professores em discussões em torno da origem dos saberes que estão sendo construídos, na perspectiva de refletir sobre os conteúdos, conhecimentos, saberes e a relação que eles apresentam com os sujeitos e com o meio social onde estão inseridos, tem se mostrado promissor na busca do desenvolvimento profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Juliana Sbicigo - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Coordenador / Denise Grosso da Fonseca - Integrante / Gisele Palma - Integrante / Delciane Boeira da Cunha - Integrante / Carmem Lascano Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2009

    Trajetórias e lugares de formação dos professores universitários: da perspectiva individual ao espaço institucional, Descrição: A intenção foi questionar a fluidez dos espaços de formação, percebendo se o "não lugar" - que ocorre por falta de regulação legal para o exercício da docência universitária- reforça a compreensão de que essa é uma responsabilidade individual dos sujeitos interessados nessa profissão. Nesse caso a responsabilidade da sociedade, do Estado e das Instituições se encolhe, para dar lugar a uma disputa concorrencial entre os postulantes à docência do ensino superior, descolando as iniciativas de formação dos projetos político pedagógicos institucionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Amélia Rota Borges de Bastos - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Heloiza Rodrigues - Integrante / Vânia Chaigar - Integrante / Rosane Wolff - Integrante / Beatriz Maria Boessio Atrib Zanchet - Integrante / Marinalva Lopes Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2006 - 2009

    Formação e profissionalidade em ação: estudo de caso em um Curso de Pedagogia para professores no exercício da docência, Descrição: A pesquisa refere-se a um estudo de caso realizado em uma turma do Programa Especial para Formação de Professores em Serviço vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Teve como questão inicial de pesquisa saber como foi possível conseguir transformações no senso comum fortalecido pelas práticas de escolarização e de docência das professoras discentes de tal curso. A questão delimitou um campo de análise e estava inserida no propósito de compreender e dar visibilidade a um processo de êxito no que se referia às expectativas dos sujeitos envolvidos. Quanto à coleta de dados, foram privilegiados textos escritos pelas alunas durante o curso de formação e entrevistas narrativas que permitiram reconstruir determinados acontecimentos a partir da perspectiva individual. A análise foi feita dentro da estratégia do estudo de caso, com a utilização de princípios da análise de conteúdos. As unidades de análise ? leitura, escrita e participação - foram consideradas como dispositivos de formação com capacidade de qualificar a profissionalidade em ação. Nesse processo, o diálogo com autores que valorizam os saberes construídos nos cotidianos de vida e de trabalho, com ênfase em Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos e Maurice Tardif, possibilitaram identificar duas dimensões do estudo de caso, as quais fortaleceram os dispositivos, quanto foram por eles ressignificadas. Refiro-me à incorporação da experiência docente no currículo e à perspectiva de unidade entre teoria e prática que foi sendo construída ao longo do processo. Em decorrência, foram se materializando, no percurso profissional das alunas, caminhos de autonomia e protagonismo docente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

  • 2004 - 2005

    Concepções de teoria e prática que orientam a formação nos cursos de pedagogia da UFPel: o olhar das alunas, Descrição: A pesquisa foca duas modalidades do curso de Pedagogia da UFPel: o curso regular (formação inicial) e o curso para professores em serviço ( formação continuada). Busca compreender as concepções de teoria e prática reveladas pelas alunas e construídas no âmbito dessas respectivas modalidade de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / SILVA, Márcia Alves da - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 1997 - 1999

    Organização do trabalho escolar: um estudo das relações de poder e conhecimento nos processos de (re)estruturação educacional., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Eliana Póvoas Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Aproximando saberes na formação da professora de séries iniciais., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Lígia Cardoso Carlos - Coordenador / Rogério Costa Wurdig - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação. , Rua Alberto Rosa, 154, Porto, 96010770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (053) 32845533, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1995 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação

Atividades

  • 08/1995 - 08/1996

    Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral

1997 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Representante da comissão das licenciaturas no Forum permanente Ensino Superior e Educação Básica.

  • 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Representante da Faculdade de Educação na Comissão das Licenciaturas da UFPel.

  • 08/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A escola e a sala de aula como campo de pesquisa: reflexões teórico-metodológicas sobre a investigação da/na prática docente

  • 01/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós-Graduação em Geografia, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2012

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do projeto de extensão "Encontros sobre o Poder Escolar".

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Geografia, .,Cargo ou função, Representante do departamento de Ensino no Colegiado do Curso de Geografia.

  • 03/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino, aprendizagem, conhecimento e escolarização V , Estágio Curricular- Educação de Jovens e Adultos, Teoria e Prática Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos

  • 05/2017 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Representante dos professores adjuntos no conselho departamental da Faculdade de Educação.

  • 07/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Comitê Gestor Institucional da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica COMFOR.

  • 08/2012 - 08/2016

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Vice-diretora da Faculdade de Educação.

  • 11/2015 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Representante da UFPel junto ao Forum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente FEPAD.

  • 03/2011 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.

  • 12/2010 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Avaliação do Estágio Probatório Docente.

  • 11/2010 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 09/1997 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de estudos sociais, Prática de ensino e estágio supervisionado

  • 07/2003 - 10/2005

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 05/2002 - 06/2005

    Ensino, Especialização em geografia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino e currículo

  • 09/1997 - 04/2002

    Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I, Didática II, Prática de ensino em geografia

  • 03/1998 - 12/2001

    Ensino, Especialização em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Núcleo de interesse: políticas educacionais e currículo

2009 - 2011

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: membro grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: membro grupo de pesquisa

Atividades

  • 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa