Alexander Aparecido Silva
Mestre em Física pela UFES (2014); Especialista em Neurociências do comportamento pela Faciência (2023); Especialista em Neuroeducação pela EMESCAM (2020); Graduado em Física pela UFES (2010); Autor de livro e Palestrante em eventos com minicursos, workshops, seminários e oficinas nas áreas de Neuroeducação aprendizagem ativa.Atuante no ensino médio lecionando a componente curricular Física nas redes pública e privada e em curso de pós-graduação com módulos pertinentes à especialização em questão. Presta atendimento Neuroeducacional especializado em clínica a estudantes típicos e atípicos.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Física
2012 - 2014
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Experimentos e experiências na sala de aula: potencialidades pedagógicas das atividades investigativas no ensino de física, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA
Coorientador: MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROEDUCAÇÃO
2018 - 2020
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Título: ESCOLA DE NINJAS GODÔ - UMA EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO BASEADA NO ANIME JAPONÊS NARUTO
Orientador: Loise Passos Drumond
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Gamificação na educação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Metodologias ativas no ensino híbrido. (Carga horária: 25h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Design thinking. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
Expert em ensino remoto. (Carga horária: 12h). , Moonshot Education, MOONSHOT, Brasil.
2020 - 2020
Reaprendizagem criativa. (Carga horária: 20h). , Keep learning school, KLS, Brasil.
2020 - 2020
Expert em ensino remoto. (Carga horária: 12h). , Moonshot Education, MOONSHOT, Brasil.
2020 - 2020
Expert em ensino remoto. (Carga horária: 5h). , Moonshot Education, MOONSHOT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.
Participação em eventos
I SIMPEC - ES.ATIVIDADE INVESTIGATIVA ESTRUTURADA NO V DE GOWIN A RESPEITO DO MOVIMENTO E SUAS CAUSAS. 2017. (Simpósio).
I SIMPEC - ES.REALIZAÇÃO DE UMA GINCANA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA. 2017. (Simpósio).
I SIMPEC - ES.Atividade investigativa sobre circuitos elétricos. 2017. (Simpósio).
I SIMPEC - ES.ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE UMA INTERVENÇÃO PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS. 2017. (Simpósio).
Y SIMPEC - ES.ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Simpósio).
XI mostra de Física UFES.Sala de Física Moderna. 2009. (Outra).
X Mostra de Física da UFES.Física Moderna. 2008. (Outra).
Feira de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.Monitor de Física. 2007. (Encontro).
IX Mostra de Física da UFES.Monitor da Sala de Física Moderna - IX Mostra de Física da UFES. 2007. (Outra).
VIII Mostra de Física da UFES.Monitor da Sala de Eletromagnetismo - VIII Mostra de Física. 2006. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. A. . Ninguém te ensinou a estudar. 1. ed. maringá: Viseu, 2023. 90p .
-
SILVA, A. A. ; POLONINE, T. ; FERRACIOLI, L. . A UTILIZAÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO ACERCA DO TEMA CALOR. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2013, São Paulo - SP. Anais do XX Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2013, 2013.
-
SILVA, A. A. ; POLONINE, T. ; FERRACIOLI, L. . XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
SILVA, A. A. . @prof.alex_silva. 2014. (Rede social).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Uma proposta metodológica para a aquisição de dados num laboratório didático de Física. Projeto contemplado no edital universal 01/2007 FAPES, processo número: 38863316/2007., Descrição: Este projeto pretende estudar de que forma a abordagem de uma nova metodologia, a ser empregada num laboratório didático de Física, é capaz de influenciar a capacidade do aluno modificar conhecimentos prévios trazidos consigo ao longo de anos de vivência, de estudos anteriores e de observações do seu cotidiano. Pretende-se mostrar que através de experimentos caseiros, simples e a baixo custo, pode-se trabalhar num laboratório didático de física com um sistema de aquisição de dados em tempo real (Experimentos Assistidos por Computador - EAC). Os conhecimentos dos alunos sobre determinado fenômeno físico serão avaliados previamente através de questionários e de modelagem computacional. A partir da apresentação de um problema físico conhecido serão levados a formular hipóteses e a construir um método para a interpretação e análise do problema. Após esta avaliação prévia, serão encaminhados ao laboratório didático, onde realizarão a experiência sobre o problema anteriormente apresentado, onde serão priorizadas a observação do fenômeno físico, a interpretação dos resultados obtidos em tempo real e a sua discussão, proporcionando uma rica fonte de debate e construção/modificação do conhecimento. Após a realização do experimento os alunos devem voltar ao ambiente de modelagem computacional, onde serão novamente avaliados quanto aos seus conhecimentos sobre o mesmo fenômeno apresentado no início da avaliação e que foi tema da experiência realizada no laboratório didático. A partir da comparação dos dados da avaliação pré e pós laboratório, pretende-se estudar o efeito que a mudança na análise dos dados traz na estrutura dos modelos mentais dos indivíduos, e até que ponto esta nova metodologia empregada no estudo de experimentos contribui para uma melhor compreensão da teoria e/ou modificação de conceitos prévios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alexander Aparecido Silva - Integrante / Angela Emilia de Almeida Pinto - Coordenador / Thiago Mello dos Reis - Integrante / Kim Okada - Integrante / Augusto Tagliare Tedesco - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Estudo do processo de aprendizagem de estudantes num laboratório de Física, Descrição: Através deste trabalho pretende-se estudar se há mudanças siginificativas para alunos, quando se trabalha com um laboratório didático de Física informatizado. Certamente esta nova metodologia traz uma série de vantagens e desvantagens no que diz respeito ao preparo e concepção da aula experimental. Se por um lado o professor vai dedicar mais do seu tempo no preparo de suas aulas e no conhecimento e adpatação aos novos equipamentos, por outro lado ganha em qualidade, já que os dados são coletados em tempo real à realização da experiência e permite um maior tempo para a discussão dos resultados obtidos por parte dos seus alunos.Várias questões contudo podem ser levantadas na aplicação desta nova metodologia, e certamente serão o alvo deste estudo. Questões clássicas como a confiabilidade em excesso do professor na precisão do sistema de aquisição de dados, e como é perigoso trabalhar com ferramentas de apoio e confundí-las com o objetivo principal da aula, tornando o sistema de aquisição o centro da aula. Por outro lado, para o aluno, o sistema também é novo, e trabalha-se com uma metodologia na qual se tira da aula o caráter puro de coleta de dados, e a reverte em discussão dos fenômenos físicos observados em tempo real. Este projeto visa, dessa forma, estudar todas as vantagens e desvantagens que essa informatização traz ao processo de ensino e aprendizagem proposto.O presente trabalho deverá ser desenvolvido junto ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LaPEFI), do Departamento de Física da UFES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexander Aparecido Silva - Integrante / Angela Emilia de Almeida Pinto - Coordenador / Thiago Mello dos Reis - Integrante / Kim Okada - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Capixaba de Educação e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações:
PROFESSOR DE DISCIPLINAS DE FÍSICA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS.
2008 - 2009
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física.,Linhas de pesquisa
-
01/2007 - 12/2007
Estágios , Prefeitura de Vitória.,Estágio realizado, Monitor da Escola de Ciências Física cumprindo 20 h semanais.
-
01/2005 - 07/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física - Mecânica (Ensino Pré-vestibular Alternativo. EPA)
2013 - Atual
Faculdade Brasileira UNIVIXVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2010 - Atual
Escola Estadual de Ensino Médio Godofredo SchneiderVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações:
Vínculo efetivo a partir do ano de 2012
2015 - Atual
Centro Educacional Colégio UPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
2018 - 2023
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de VitóriaVínculo: Contrato PJ, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Não é um contrato com carga horária definida, mas módulos em cursos de pós-graduação que estão sujeitos à sazonalidade dos cursos.
2009 - 2011
Colégio Americano BatistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexander Aparecido Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?