Henry Xavier Corseuil

Pesquisado Visitante no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Engenharia Ambiental - University of Michigan (1992). É professor titular da UFSC (aposentado). Atua há mais de 30 anos na área de sustentabilidade ambiental na indústria de óleo e gás Tem experiência na área de Engenharia Ambiental com ênfase em Degradação de compostos orgânicos perigosos, principalmente misturas de biocombustívies, petróleo e derivados, Remediação de Solos e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas impactadas, águas subterrâneas, biorremediação de misturas gasolina/etanol e diesel/biodiesel, avaliação de risco à saúde humana, modelos de transporte e transformação de compostos perigosos em solo e água subterrânea e recuperação avançada de petróleo por meios microbiológicos.Orientou dezenas de alunos de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de óleo e gás.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Ambiental

1987 - 1992

University Of Michigan
Título: Enhanced Degradation of Monoaromatic Hydrocarbons in Sandy Aquifer Materials by Inoculation Using Biologically Active Carbon Reactors
Orientador: Walter Weber Jr
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: biorremediação; groundwater; águas subterrâneas.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Remediação de Solos e Águas Subterrâneas. Setores de atividade: Refino de Petróleo.

Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

1982 - 1984

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Carvão ativado: uma nova tecnologia no tratamento da drenagem ácida de minas de carvão,Ano de Obtenção: 1984
Sérgio João De Luca.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MINA DE CARVÃO.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Recursos Minerais.

Graduação em Engenharia Civil

1976 - 1980

Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutorado

1999 - 2000

Pós-Doutorado. , University of Glasgow, GLASGOW, Escócia. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: petróleo e gás.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Remediação de Solos e Águas Subterrâneas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Química Orgânica Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Saneamento Ambiental.

Organização de eventos

CORSEUIL, H. X. . XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos. 2009. (Outro).

CORSEUIL, HENRY XAVIER . XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2002. (Congresso).

CORSEUIL, H. X. . Seminário de Tecnologias de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas. 1995. (Outro).

Participação em eventos

Encontro Técnico de Àreas Impactadas - Transpetro Petrobras.caracterização da área após eventos de vazamento em áreas terrestres. 2013. (Encontro).

VI Workshop da rede RECUPETRO.Impactos ambientais de derramamentos de misturas de diesel e biodiesel em águas subterrâneas. 2013. (Encontro).

XXXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e ComputacionalSBMAC 2010. O modelo matemático SCBR e análise de risco em áreas impactadas por derramamentos de gasolina. 2010. (Congresso).

III Workshop em Biodegradação e Biorremediação.Processos Biodegradativos Anaeróbios em Águas Subterrâneas Contaminadas por Biocombustíveis. 2009. (Outra).

78th Meeting of the Petroleum Environmental Research Forum.Ressacada Project - long term controlled release experiments with biofuels. 2008. (Encontro).

VIII Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental.SCBR Modelo matemático para o gerenciamento ambiental de águas subterrâneas. 2007. (Seminário).

Águas Subterrâneas: Diagnóstico e desafios para gestão.Palestrante convidado da mesa redonda Contaminação e Remediação de Aquíferos. 2002. (Seminário).

Encontro sobre Metodologias de Avaliãção de Risco a Saúde Humana.Análise de riscos ambientais. 2002. (Encontro).

Recuperação de áreas impactadas por atividades petrolíferas.Impactos do etanol em derramamentos subsuperficiais de gasolina. 2002. (Encontro).

Seminário sobre os Impactos Ambientais da Mistura de Álcool e Gasolina em derramamentos Subterrâneos..Seminário sobre os Impactos Ambientais da Mistura de Álcool e Gasolina em derramamentos Subterrâneos.. 2002. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Palestrante convidado da mesa redonda Contaminação de Aquiferos no XII Congresso Brasileiro de Aguas Subterrâneas. 2002. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Membro da comissão organizadora do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Florianópolis, SC.. 2002. (Congresso).

II Seminário do Programa de Qualidade Ambiental na Indústria Catarinense.Programa de Prevenção da Poluição: Máxima Prioridade da Gestão Ambiental. 1995. (Seminário).

I Seminário dp Programa de Qualidade Ambiental na Industria Catarinense.Programa de Prevenção da Poluição: Máxima Prioridade da Gestão Ambiental. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Marlon Brancher

CORSEUIL, H. X.; Belli, PF; Moreira, RFPM. Avaliação da degradação fotocatalítica de H2S em reator de fluxo pistão: caracterização, influência de parâmetros de operação e modelagem cinética. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fábio La Falce Decorato

Schmidell W.N;CORSEUIL, H. X.; F, AJ; Carciofi, BAM; Aragão, GMF. Cinética da liberação de O2 presente em oxidantes sólidos contendo peróxido de magnésio em condições bióticas e abióticas para aplicação no controle do souring em reservatórios de petróleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Michels

FURIGO JR, A.; Aquino SF;CORSEUIL, H. X.. Utilização de tiossulfato como doador de eletrons para remoção de nitrogênio via nitrificação e desnitrificaçção autotrófica em reator SBR. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Cristina Ferreira Dias

CORSEUIL, H. X.. Estudo das emissões de biogás em aterros de resíduos sólidos urbanos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eri Takeuchi

CORSEUIL, H. X.. Aplicação da metodologia RBCA para o município de Porto Alegre: Definição de níveis aceitáveis baseados no risco para hidrocarbonetos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Lopes de Souza

CORSEUIL, H. X.. Avaliação de um Biofiltro Piloto para Desodorização de Compostos Orgânicos Voláteis de Combustível. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria da Glória da Silva Santos

CORSEUIL, H. X.. Determinação de Resíduos de Carbofurano e do Metabólito 3-Hidroxi-carbofurano em Águas de Lavouras de Arroz Irrigado em Santa Catarina. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jose Julio Barrios Restrepo

CORSEUIL, H. X.. Determinação da Concentração de Metais Pesados no Sedimento Marinho ao Longo do Litoral Catarinense. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Celso Moller Ferreira

CORSEUIL, H. X.. Cenários de uso e outorga de água para a bacia hidrográfica do Rio Canoas: Uma contribuição à gestão social da água.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gilson Rodrigo de Miranda

CORSEUIL, H. X.. Avaliação das emissões provenientes da combustão de diesel, biodiesel de resíduos de óleo de fritura e suas misturas. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gilberto Benedet Júnior

CORSEUIL, H. X.. Avaliação de incertezas em Inventários de ciclo de vida. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ANTONIO PEDRO GOMES CARDOSO

CORSEUIL, H. X.. Análise da Produção mais limpa na região sul do Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Cezar Piceli

CORSEUIL, H. X.. Quantificação de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos no ar em ambientes internos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Regina Zimmermann da Foncesa

CORSEUIL, H. X.. O PVC e a sustentabilidade ambiental: marcos hitóricos e o caso Amanco Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francyne Carolina dos Santos Vieira

CORSEUIL, H. X.. Toxicidade de Hidrocarbonetos Monoaromáticos do Petroleo sobre metamysidopsis elongata atlantica. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luis Guilhermo Romero Esquivel

CORSEUIL, H. X.. Estudos de Remoção de precursores de trialometanos por filtração em margem da Lagoa do Peri, Santa Catarina Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rúbia Gomes Flores

SOARES, H.; Riella, HG; Amorim, CC;Corseuil, Henry X.; Gimenes, ML. Catalizadores e adsorventes produzidos a partir da drenagem ácida de minas de carvâo e aplicação ao tratamento de efluentes líquidos. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ieda Domingues Ferreira

MORITA, D. M.; MANFREDINI, S.; JARDIM, W. F.;CORSEUIL, H. X.; CONSONI, A. J.. Biorremediação de solo tropical contaminado com resíduos da produção de plastificantes.. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Civil - Hidraulica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clarice Ilse Schwarz Manzochi

CORSEUIL, H. X.. Logística para tratamento e disposição final de lodos de ETE's visando reciclagem agrícola. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Cristina Silva Muniz

CORSEUIL, H. X.. Contribuição para elaboração de uma metodologia para investigação do limite de percepção olfativa por vias olfatométrica e cromatográfica. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Hein de Campos

CORSEUIL, H. X.. Estudo da Remoção de Carbono e Nitrogênio de Efluentes Urbanos em um Reator de Leito Fluidizado Operado em Bateladas Seqüenciais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Negrão de Moura

CORSEUIL, H. X.. Remediação de Áreas Contaminadas com Metais Pesados Utilizando Acidithiobacillus sp.. 2006. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Sanitária) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Negrais Carneiro Seabra

CORSEUIL, H. X.. Estudo da Biorremediação de Solos Argilosos Contaminados com Petróleo. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ivana Ribeiro de Nardi

CORSEUIL, H. X.. Degradação de BTEX em reator RAHLF. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Lúcia Ribeiro

CORSEUIL, H. X.. Remoção de Compostos Orgânicos de Águas por Ultra e Nanofiltração. 2002. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Lyda Bolaños ROjas

CORSEUIL, H. X.. Tratamento de fenol em reator RAHLF sob condições mesofílicas. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kalinka dos Santos Laitano

CORSEUIL, H. X.. Análise do risco toxicológico do óleo cru e combustível do tipo Bunker.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Hein de Campos

CORSEUIL, H. X.. Tratamento Biológico do Esgoto Urbano em Reator de Biofilme em Bateladas Sequenciais. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

CORSEUIL, HENRY XAVIER; Cabrail, J; LEAO, M. M. D.. UFMG - Concurso Público para Professor - Departamento Engenhara Sanitária e Ambiental. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

CORSEUIL, H. X.. CONCURSO PARA PROFESSOR desa. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

CORSEUIL, H. X.. Concurso público para professor adjunto do Departamento de Engenharia Santiária e Ambiental - UFMG. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

CORSEUIL, H. X.. Concurso público para professor no IPH - UFRGS. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CORSEUIL, H. X.. Curso público para professor doutor MS-3 no Departamento de Hidráulica e Saneamento na Escola de Engenharia de São Carlos -USP. 2005. Universidade de São Paulo.

CORSEUIL, H. X.; CAMPOS, J.; PIVELI, R. P.; CORAUCCI FILHO, B.. Concurso livre-docência Dioni Mari Morita - USP. 2010. Universidade de São Paulo.

Orientou

Diego Cathcart

SCBR: UM ESTUDO COMPARATIVO DA SIMULAÇÃO DO FLUXO SUBTERRÂNEO E DO TRANSPORTE DE CONTAMINANTES COM SOLUÇÕES ANALÍTICAS E MODELOS NUMÉRICOS; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Henry Xavier Corseuil;

MURIEL EDYTH LUMSDEN SZYMANSKI PATRICIO

Modelagem matemática do transporte de óleo mineral isolante na zona não saturada: estudo de caso em subestações de energia elétrica; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Filipe Viezzer da Silva

AVALIAÇÃO DE RISCO ECOLÓGICO EM SOLOS: METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESTUDOS DE CASO E LIMITAÇÕES PARA SUA APLICAÇÃO EM ÁREAS CONTAMINADAS NO BRASIL; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Wagner Clayton Fonseca

IMPACTO DE DERRAMAMENTOS DE ETANOL EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EXPERIMENTO DE CAMPO; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Gabriel Cavelhão

pH como variável indicadora em águas subterrâneas de vazamentos provenientes de sequestro geológico de carbono; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Karina Lopes Joussef

Influência da taxa de dose potencial variável em áreas contaminadas no cálculo de risco à saúde humana; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Camila Correia Muller

Investigações Forenses e a Previsão da Idade da Fonte em Áreas Contaminadas por Gasolina com Etanol; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Cássio Moraes Schambeck

Cinética de biodegradação de múltiplos substratos em águas subterrâneas impactadas por derramamentos de misturas de gasolina com etanol; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Cláudia Schneider

Estudo em Tempo Real da Migração de Etanol na Zona Vadosa em Experimento de Campo; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Lorena Bittencourt Guimarães Thibau

Identificação da presença de combustíveis em subsuperfície através de técnicas de biologia molecular; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobras; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Márcia Michele Fialho Farias

Transporte de etanol e compostos monoaromáticos do solo para a água subterrânea em experimento de campo; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Aplicação do modelo SCBR no gerenciamento de áreas contaminadas - estudo de caso: Terminal de Petróleo de São Sebastião; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Suhita Monteiro Ramos

Análise comparativa da influência do etanol em diferentes processos de biorremediação de águas subterrâneas impactadas por gasolina; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério dos Petróleos de Angola; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Lorena Bittencourt Guimarães Thibau

Uso de ferramenta de biologia molecular na investigação de áreas impactadas por derivados de petróleo; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Paula Nogareti Gomes

Biodegradação de biodiesel soja, mamona e hidrocarbonetos monoaromáticos em ambientes aquáticos; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Mário do Rosário

Processo Decisório de Aquisição de Imóveis para Novos Empreendimentos na Área de Petróleo, Gás e Energia; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Deise Paludo

Intemperização de Fontes de Contaminação de Óleo Diesel em Águas Subterrâneas na Presença e Ausência de Etanol; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Carlos José de Amorim Júnior

Avaliação dos Critérios de Impermeabilização de Bacias de Contenção da Norma ABNT NBR 17505-2/2006 para Terminais de Armazenamento de Petróleo e Derivados; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Helen Simone Chiaranda

Volatilização dos compostos BTEX em ambientes subsuperficiais contaminados com gasolina e etanol: comparação entre concentrações medidas e simuladas; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Cristiana Michels

Avaliação de risco à saúde humana nos terminais de armazenamento de petróleo e derivados de Barueri e Cubatão; 2005; 122 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Leandra Fatorelli

Proposta de Avaliação de Risco Ecológico para Contaminações de Petróleo e Derivados - Estudo de Caso; 2005; 102 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Sílvia Pedroso Melegari

Eficiência das bacias de contenção em áreas de armazenamento de petróleo e derivados em casos de derramamentos superficiais; 2005; 60 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Bianca Alves Dias Martins

Avaliação da cinética de biodegradação aeróbia do etanol em concentrações limitantes de nutrientes; 2004; 97 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Lilian Mazzuco

Atenuação natural de hidrocarbonetos aromáticos em aqüíferos contaminados com óleo diesel; 2004; 92 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marivânia Kumkamp

Atenuação natural de hidrocarbonetos de petróleo em um aquífero contaminado com derramamento simultâneo de diesel e etanol; 2003; 190 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Gilberto Nicolai

Avaliação das Concentrações de Nitrato na Água Subterrânea do Município de Chapecó - SC; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ioana Nicoleta Firta

Extensão de Plumas em Aqüíferos Contaminados por Derramamentos de Gasolina sob Influência de Etanol; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Clarisse Ilse Schwarz Manzochi

Gerenciamento Ambiental de Postos de Serviço Automotivos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Márcio Roberto Schneider

Avaliação dos Métodos para Determinação da Taxa de Biodegradação de Hidrocarbonetos Monoaromáticos e Etanol em Ambientes Subsuperficiais; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Luciano Gebler

A Aplicabilidade da Rotina PRZM do Modelo Matemático PRZM3 em uma Situação Ambiental do Oeste de Santa Catarina; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Jonas Cordazzo

Modelagem e Simulação Numérica do Derramamento de
Gasolina Acrescida de Álcool em Águas Subterrâneas; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Henry Xavier Corseuil;

Luciana Borba Benetti

AVALIAÇÃO, EM MICROCOSMOS, DO POTENCIAL DE ATENUAÇÃO NATURAL DE HIDROCARBONETOS MONOAROMÁTICOS DE PETRÓLEO EM PRESENÇA DE ETANOL; 1999; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

CRISTIANE DE SOUZA CRUZ

AVALIAÇÃO DA ATENUAÇÃO NATURAL DE HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS CLORADOS EM UM AQÜÍFERO CONTAMINADO; 1999; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

ALBERTINO FRELLO

AVALIAÇÃO DA BIODESSULFURIZAÇÃO DO CARVÃO MINERAL DE SANTA CATARINA POR INTEMPERISMO NATURAL, LIXIVIAÇÃO COM ÁGUA ÁCIDA DE MINA E INOCULAÇÃO MICROBIANA; 1998; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Fabio Netto Moreno

AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO POTENCIAL DO CHORÃO (SALIX BABYLONICA-REITZ) NA FITORREMEDIAÇÃO DE AQÜÍFEROS CONTAMINADOS POR NITRATOS , ETANOL E BENZENO; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marcio Luis Busi da Silva

EFEITO DO ETANOL NA CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO AERÓBICA DE BENZENO E TOLUENO POR PSEUDOMONAS PUTIDA F1; 1998; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marilda Fernandes

INFLUÊNCIA DO ETANOL NA SOLUBILIDADE DE HIDROCARBONETOS MONOAROMÁTICOS EM AQÜÍFEROS CONTAMINADOS COM GASOLINA; 1997; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Alexandra Rodrigues Finotti

ESTUDO DA APLICABILIDADE DO MODELO DA AÇÃO CORRETIVA BASEADA NO RISCO (RBCA) PARA CONTAMINAÇÕES SUBTERRÂNEAS COM GASOLINA E ETANOL; 1997; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ruy Carlos Ferreira dos Santos

IMPACTO DO ETANOL NA BIODEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS HIDROCARBONETOS MONOAROMÁTICOS EM AQÜÍFEROS CONTAMINADOS POR DERRAMAMENTO DE GASOLINA; 1996; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Fabrizio Rama

MODELO CONCEITUAL DA HIDRODINÂMICA DO TRANSPORTE DE GASOLINA E ETANOL EM UM AQUÍFERO COSTEIRO RASO; 2019; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, petrobras; Coorientador: Henry Xavier Corseuil;

Juliana Braun Muller

BIOESTIMULAÇÃO COMBINADA DE FERRO E SULFATORREDUÇÃO UTILIZANDO ÓXIDOS DE FERRO RECUPERADOS DO TRATAMENTO DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINA E ACETATO DE AMÔNIO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS IMPACTADAS COM DIESEL B20; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobras; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Franciele Fedrizzi

OXIDAÇÃO QUÍMICA PARCIAL (COM PERÓXIDO DE MAGNÉSIO E ÓXIDO DE FERRO) ASSOCIADA À BIODEGRADAÇÃO PARA REMOÇÃO ACELERADA DE LNAPLs EM SISTEMAS SUBSUPERFICIAIS CONTAMINADOS COM BIODIESEL (B100); 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Débora Toledo Ramos

Bioestimulação de processos metanogênicos para degradação acelerada de hidrocarbonetos de petróleo em águas subterrâneas contaminadas com biodiesel de soja B20; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Helen Simone Chiaranda

Alterações biogeoquímicas em águas subterrâneas impactadas por biodiesel de soja e misturas de diesel/biodiesel (B20); 2011; Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Hilda Romero Costa

Bioestimulação com injeção de nitrato em águas subterrâneas impactadas por derramamento de gasolina com etanol; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Cristina Cardoso Nunes

Dinâmica da Variação dos receptores de elétrons e subprodutos metabólicos em águas subterrâneas impactadas por derramamento de gasolina e etanol; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Márcio Roberto Schneider

Intemperismo de fontes de contaminação em aquiferos impactados por derramamentos de gasolina e álcool e a influência sobre o risco à saúde humana; 2005; 177 f; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

B

I; A; KAIPPER; Influência do etanol na solubilidade de hidrocarbonetos aromáticos em aqüíferos contaminados por óleo diesel; 2003; 179 f; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marilda Fernandes

Atenuação natural de aquíferos submetidos à contaminação por gasolina e etanol; 2002; Tese - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Maria Rubini Liedke

2015; Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Henry Xavier Corseuil;

Débora Toledo Ramos

2013; Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobras; Henry Xavier Corseuil;

Rúbia Gomes Flores

2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Henry Xavier Corseuil;

Helen Simone Chiaranda

2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Henry Xavier Corseuil;

Joil José Celino

Remediação de Solos e Águas Subterrâneas; 2008; Universidade Federal da Bahia,; Henry Xavier Corseuil;

Cristina Cardoso Nunes

2007; Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobras; Henry Xavier Corseuil;

Marcio Luis Busi da Silva

2007; Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobrás; Henry Xavier Corseuil;

Christian Milanez Preis

Diagnóstico de óleos isolantes de transformadores de potência nas subestações de transmissão de energia elétrica no estado de Santa Catarina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Djema M Cristiano

Método do fluxo de massa na avaliação do intemperismo de fontes de contaminação em águas subterrâneas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Cássio Moraes Schambeck

Avaliação da biodegradação de benzeno e do tolueno na presença de biodiesel de soja sob condições metanogênicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Camila Correia Muller

Estudo da influência dos processos biológicos no comportamento da pluma de contaminação na água subterrânea em derramamentos de gasolina com etanol; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Guilherme Périco

Avaliação da remoção de DQO e SST na etapa biológica da ETE do Resort do Costão do Santinho em Florianópolis/SC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ivam Vargas Martins da Silva

Modelagem da qualidade da água e capacidade de autodepuração do Rio das Antas/RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Andréia Senna Soares

Intemperização de fontes de contaminação com óleo diesel e diesel e etanol em águas subterrâneas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Luana Ronconi

Microchip filogenético: uma nova ferramenta molecular para o estudo da biodiversidade do solo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

NARA ALONSO SALLES

Avaliação de zonas biorreativas causadas pela degradação do etanol em derramamentos subsuperficiais de gasolina; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marcos Felipe Wendt

Avaliação do modelo SCBR para os parâmetros de fluxo da água subterrânea: estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Erico de Souza Teixeira Malamud

Ferramentas gerenciais para gestão de áreas contaminadas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Madalena Heisen

Influência dos nutrientes nitrogênio e fósforo na biodegradação aeróbica do etanol; 2004; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Helen Simone Chiaranda

Proposta de gerenciamento ambiental para postos de serviços automotivos da cidade de Florianópolis; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

LORENA ALVES CLARAMUNT

simulação matemática da qualidade da água do rio Canoas utilizando o modelo QUAL2EU; 2004; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Carlos José de Amorim Jr

Calibração do modelo SCBR para determinação do fluxo advectivo e dispersivo da água subterrânea na área experimental da Ressacada; 2004; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Deise Paludo

GERENCIAMENTO DO RISCO À SAÚDE HUMANA NUM

GERENCIAMENTO DO RISCO À SAÚDE HUMANA NUM
Gerenciamento do Risco à saúde human em um terminal de armazenamento de petróleo; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Marcela de Oliveira

Biodegradação do etanol em condições anaeróbicas em sistemas subsuperficiais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Juliana Walendowsky

Avaliação dos impactos ambientais causados pelo uso do etanol com combustível no Brasil; 2003; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Viviane Aparecida Todeschini

Determinação da partição água-gasolina/óleo diesel em derramamentos subsuperficiais; 2002; 59 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanirtária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Adriano Augusto Ribeiro

Simulação do Potencial de Contaminação por Agrotóxicos na Região Agrícola da Microbacia do Rio Cubatão Sul; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Márcio Roberto Schneider

Estudo do Movimento da Água Subterrânea em um Aquífero; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Cláudia Schneider

Remoção de nitrato após biorremediação de gasolina com etanol; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Jean Garcia Junkes

Avaliação de Impactos Ambientais em Locais Contaminados por Biodiesel (B20); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Renata Martins Pacheco

Bioestimulação de processos fermentativos para degradação acelerada de hidrocarbonetos de petróleo em águas subterrâneas contaminadas com biodiesel B20; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Djema Maria Cristiano

Avaliação da técnica de biorremediação ativa com sulfato redução em solos contaminados com gasolina E10; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Nadine Lory Bortolotto

Avaliação dos impactos potenciais de derramamentos de biodiesel de mamona e sua atenuação natural na água subterrânea; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Luiz Rafael Catoira de Vasconcelos

Avaliação da tecnologia de remediação ativa com injeção de nitrato; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Eduardo Zapp

Avaliação dos impactos potenciais causados pelo biodiesel ao solo e à água subterrânea; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Beatriz Rohden Becker

Impermeabilização de bacias de contenção em terminais de armazenamento de petróleo e derivados: avaliação e emprego de biofilmes para redução da permeabilidade; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Cássio Moraes Schambeck

Avaliação de Impactos Ambientais em Locais Contaminados por Biodiesel; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Jucimara Andreza Rigotti

Efeito da bioestimulação microbiana aeróbica/ anaeróbica na produção de biosurfactantes e subprodutos metabólicos e seu efeito na recuperação de óleo residual; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ampara à Pesquisa e Extensão Universitária; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Ana Cláudia Schneider

Biorremediação de nitrato; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Petrobras; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Julia Vaz Lorenzetti

Atenuação natural monitorada de derramamentos de gasolina; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Viviane Aparecida Todeschini

Manual de Avaliação da Lixiviação de Agrotóxicos em Zonas Agrícolas; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Adriano Augusto Ribeiro

Simulação do Potencial de Contaminação por Agrotóxicos na Região Agrícola da Microbacia do Rio Cubatão; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

João Rogério Mortari

Estudo de Modelagem Matemática da Lixiviação de Agrotóxicos; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

A

MATER; A BIOLIXIVIAÇÃO DO CARVÃO MINERAL COMO UM PROCESSO INDUSTRIAL VIÁVEL; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Vagner Jorden

Estudo de Modelagem Matemática da Lixiviação de Agrotóxicos; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Produções bibliográficas

  • RAMA, FABRIZIO ; RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; MÜLLER, JULIANA BRAUN ; CORSEUIL, HENRY XAVIER ; MIOTLINSKI, KONRAD . Flow field dynamics and high ethanol content in gasohol blends enhance BTEX migration and biodegradation in groundwater. JOURNAL OF CONTAMINANT HYDROLOGY , v. 22, p. 17-30, 2019.

  • VIEZZER DA SILVA, FILIPE ; TOLEDO RAMOS, DÉBORA ; CARDOSO NUNES, CRISTINA ; XAVIER CORSEUIL, HENRY . Avaliação de risco ecológico de solos contaminados pelas abordagens ERAGS e TRIAD: aplicabilidade no contexto brasileiro. ÁGUAS SUBTERRÂNEAS , v. 33, p. 229-236, 2019.

  • STEINER, L. V. ; RAMOS, D. T. ; LIEDKE, A. M. R. ; Serbent MP ; CORSEUIL, H. X. . Ethanol content in different gasohol blend spills influences the decision-making on remediation technologies. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 1, p. 8-16, 2018.

  • RAMA, FABRIZIO ; MIOTLINSKI, KONRAD ; FRANCO, DAVIDE ; Corseuil, Henry X. . Estimativa da recarga a partir de dados descontínuos de lençol freático em um aquífero costeiro raso em clima subtropical húmido. HYDROGEOLOGY JOURNAL , v. 26, p. 1887-1902, 2018.

  • VILELA STEINER, LEONARDO ; TOLEDO RAMOS, DÉBORA ; RUBINI LIEDKE, ANA MARIA ; SERBENT, MARIA PILAR ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . Ethanol content in different gasohol blend spills influences the decision-making on remediation technologies. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 212, p. 8-16, 2018.

  • MÜLLER, JULIANA B. ; RAMOS, DÉBORA T. ; LAROSE, CATHERINE ; Fernandes, Marilda ; LAZZARIN, HELEN S.C. ; VOGEL, TIMOTHY M. ; Corseuil, Henry X. . Combined iron and sulfate reduction biostimulation as a novel approach to enhance BTEX and PAH source-zone biodegradation in biodiesel blend-contaminated groundwater. Journal of Hazardous Materials (Print) , v. 326, p. 229-236, 2017.

  • RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; LAZZARIN, HELEN SIMONE CHIARANDA ; Alvarez, Pedro J.J. ; VOGEL, TIMOTHY M. ; Fernandes, Marilda ; DO ROSÁRIO, MÁRIO ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . Biodiesel presence in the source zone hinders aromatic hydrocarbons attenuation in a B20-contaminated groundwater. Journal of Contaminant Hydrology , v. 193, p. 48-53, 2016.

  • FEDRIZZI, FRANCIELE ; RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; LAZZARIN, HELEN SIMONE CHIARANDA ; Fernandes, Marilda ; LAROSE, CATHERINE ; VOGEL, TIMOTHY M. ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . A Modified Approach for In Situ Chemical Oxidation Coupled to Biodegradation Enhances LNAPL Source-Zone Remediation. Environmental Science & Technology , v. 51, p. 463-472, 2016.

  • CORSEUIL, HENRY XAVIER ; GOMEZ, DIEGO E. ; SCHAMBECK, CÁSSIO MORAES ; RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; Alvarez, Pedro J.J. . Nitrate addition to groundwater impacted by ethanol-blended fuel accelerates ethanol removal and mitigates the associated metabolic flux dilution and inhibition of BTEX biodegradation. Journal of Contaminant Hydrology , v. 174, p. 1-9, 2015.

  • CAVELHAO, G. ; LAZZARIN, H. S. C. ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . pH como variável indicadora em águas subterrâneas de vazamentos provenientes de sequestro geológico de carbono. Revista Brasileira de Recursos Hídricos , v. 20, p. 452-461, 2015.

  • SCHAMBECK, CÁSSIO MORAES ; RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; CHIARANDA, Helen Simone ; MEZZARI, MELISSA PAOLA ; Fernandes, Marilda ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . Influência do biodiesel de soja na biodegradação anaeróbia do benzeno e tolueno. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 20, p. 315-321, 2015.

  • RAMOS, DÉBORA TOLEDO ; DA SILVA, MÁRCIO LUÍS BUSI ; NOSSA, CARLOS WOLFGANG ; Alvarez, Pedro J. J. ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . Assessment of microbial communities associated with fermentative-methanogenic biodegradation of aromatic hydrocarbons in groundwater contaminated with a biodiesel blend (B20). Biodegradation (Dordrecht) , v. 25, p. 1-10, 2014.

  • da Silva, Marcio Luis Busi ; SOARES, HUGO MOREIRA ; FURIGO, AGENOR ; SCHMIDELL, WILLIBALDO ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . Effects of Nitrate Injection on Microbial Enhanced Oil Recovery and Oilfield Reservoir Souring. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 8, p. 1-12, 2014.

  • OLIVA, ANDRESA ; MOREIRA, ANDRÉA CRISTINA DE CASTRO ARAUJO ; CHANG, HUNG KIANG ; ROSÁRIO, FATIMA FERREIRA DO ; MUSSE, ANA PAULA SANTANA ; MELO, CLARISSA LOVATO ; BRESSAN, LIA WEIGERT ; KETZER, JOÃO MARCELO MEDINA ; CONTANT, MARCELO JARDIM ; LAZZARIN, HELEN SIMONE CHIARANDA ; CAVELHÃO, GABRIEL ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . A Comparison of Three Methods for Monitoring CO2 Migration in Soil and Shallow Subsurface in the Ressacada Pilot site, Southern Brazil. Energy Procedia , v. 63, p. 3992-4002, 2014.

  • RAMOS, D. T. ; SILVA, M. L. B. ; Chiaranda, Helen S. ; Alvarez, Pedro J. J. ; CORSEUIL, H. X. . Biostimulation of anaerobic BTEX biodegradation under fermentative methanogenic conditions at source-zone groundwater contaminated with biodiesel blend (B20). Biodegradation (Dordrecht) , v. 24, p. 333-341, 2013.

  • MULLER, C. ; ROSÁRIO, Mário Do ; CORSEUIL, H. X. . Investigações forenses e a estimativa da idade da fonte em áreas contaminadas por gasolina com etanol. Águas Subterrâneas , v. 27, p. 88-100, 2013.

  • JOUSSEF, K. L. ; Nunes, Cristina C. ; Pontedeiro E.M. ; CORSEUIL, H. X. . Influência da taxa de dose potencial variável em áreas contaminadas no cálculo do risco à saúde humana. Águas Subterrâneas , v. 27, p. 101-110, 2013.

  • JOUSSEF, K. L. ; NUNES, C. C. ; PONTEDEIRO, E. M. ; Rosario, Mario do ; CORSEUIL, H. X. . INFLUÊNCIA DA TAXA DE DOSE POTENCIAL VARIÁVEL EM ÁR EAS CONTAMINADAS NO CÁLCULO DO RISCO À SAÚDE HUMANA. Águas Subterrâneas , v. 27, p. 101-110, 2013.

  • da Silva, Marcio Luis Busi ; CORSEUIL, H. X. . Groundwater microbial analysis to assess enhanced BTEX biodegradation by nitrate injection at a gasohol-contaminated site. International Biodeterioration & Biodegradation , v. 67, p. 21-27, 2012.

  • de Oliveira Gonçalves PJR ; VIEIRA, L. C. ; Nogueira, AV ; CORSEUIL, H. X. ; MEZZARI, M. P. . Tolerance of Tree Reforestation Species (Schizolobium parahyba, Mimosa scabrella and Enterolobium) to Gasoline aND Diesel Phytotoxicity Assays. Journal of Bioremediation & Biodegredation , v. S, p. 1-8, 2012.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; HADLICH, G. M. . Persistent toxic substances in surface water of Todos Os Santos Bay, Brazil. Resources and Environment , v. 2, p. 141-149, 2012.

  • Corseuil, Henry X. ; Monier, Amy L. ; Fernandes, Marilda ; Schneider, Marcio R. ; Nunes, Cristina C. ; do Rosario, Mario ; Alvarez, Pedro J. J. . BTEX Plume Dynamics Following an Ethanol Blend Release: Geochemical Footprint and Thermodynamic Constraints on Natural Attenuation. Environmental Science & Technology , v. 45, p. 3422-3429, 2011.

  • CORSEUIL, H. X. ; Monier, Amy L. ; Gomes, Ana P.N. ; Chiaranda, Helen S. ; do Rosario, Mario ; Alvarez, Pedro J.J. . Biodegradation of Soybean and Castor Oil Biodiesel: Implications on the Natural Attenuation of Monoaromatic Hydrocarbons in Groundwater. Ground Water Monitoring & Remediation , p. no-no, 2011.

  • MEZZARI, M. P. ; ZIMERMANN, D. M. H. ; CORSEUIL, H. X. ; Nogueira, AV . Potential of grasses and rhizosphere bacteria for remediation of diesel-contaminanted soils. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) , v. 35, p. 2227-2236, 2011.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; GARCIA, K. S. . Distribution and Sources of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in the Aquatic Environment: A Multivariate Analysis.. Revista da Escola de Minas , v. 63, p. 211-218, 2010.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; GARCIA, K. S. ; SÁNCHEZ, G. M. ; SILVA JUNIOR, P. S. E. . Occurrence and Distribution of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in Surface Water of Todos os Santos Bay, Bahia, Brazil.. Cadernos de Geociencias (UFBA) , v. 1, p. 40-46, 2010.

  • COSTA, A. H. R. ; NUNES, Cristina Cardoso ; CORSEUIL, H. X. . Biorremediação de águas subterrâneas impactadas por gasolina e etanol com o uso de nitrato. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 14, p. 265-274, 2009.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. . Associação de Fases e Origem dos Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos na baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. Analytica (São Paulo) , v. 8, p. 66-74, 2009.

  • NUNES, Cristina Cardoso ; CORSEUIL, H. X. . Importância do etanol na atenuação natural de águas subterrâneas impactadas por gasolina.. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 12, p. 259-265, 2007.

  • CORDAZZO, J. ; MALISKA JR, C. ; CORSEUIL, H. X. . Numerical Simulation of Groundwater Contamination by Ethanol-Emended Gasoline. Mecánica Computacional , v. XXIV, p. 225-245, 2005.

  • CORSEUIL, H. X. ; KAIPPER, B. I. A. ; FERNANDES, M. . Cosolvency effect in subsurface systems contaminated with petroleum hydrocarbons and ethanol. Water Research (Oxford) , Londres, v. 38, n.6, p. 1449-1456, 2004.

  • CORSEUIL, H. X. ; POWERS, S. E. ; HUNT, C. S. ; HEERMANN, S. E. ; RICE, D. ; ALVAREZ, P. J. J. . The transport and fate of ethanol and BTEX in groundwater contaminated by gasohol. Critical Reviews in Environmental Science and Technology , v. 31, n.1, p. 79-131, 2001.

  • CORSEUIL, H. X. ; MORENO, F. N. . Phytoremediation potencial of willow trees for aquifers contaminated with ethanol-blended gasoline. Water Research (Oxford) , Londres, UK, v. 35, n.12, p. 3013-3017, 2001.

  • KAIPPER, B. I. A. ; MADUREIRA, L. A. S. ; CORSEUIL, H. X. . Use of activated charcoal in a solid-phase extraction technique for analysis of pesticide residues in tomatoes. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , São Paulo, v. 12, n.4, p. 514-518, 2001.

  • MORENO, F. N. ; CORSEUIL, H. X. . Fitorremediação de Aqüíferos Contaminados por Gasolina. Engenharia Sanitária e Ambiental , Rio de Janeiro, v. 6, n.1 - 2, p. 62-68, 2001.

  • CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. . Efeito do Etanol no Aumento da Solubilização de Compostos Aromáticos Presentes na Gasolina Brasileira. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 4, n.1 e 2, p. 71-75, 1999.

  • CORSEUIL, H. X. ; HUNT, C. S. ; SANTOS, R. C. F. ; ALVAREZ, P. J. J. . The Influence of the Gasoline Oxigenate Ethanol on Aerobic and Anaerobic BTX Biodegradation. Water Research (Oxford) , LONDRES - REINO UNIDO, v. 32, n.7, p. 2065-2072, 1998.

  • CORSEUIL, H. X. ; MARINS, M. D. . Contaminação de Águas Subterrâneas por Derramamento de Gasolina: O Problema é Grave?. REVISTA ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, v. 2, n.2, p. 50-54, 1997.

  • CORSEUIL, H. X. ; AIRES, J. R. ; ALVAREZ, P. J. J. . Implications of the Presence of Ethanol on Intrinsic Bioremediation of BTEX Plumes in Brasil. HAZARDOUS WASTE AND HAZARDOUS MATERIALS, v. 13, n.2, p. 213-221, 1996.

  • CORSEUIL, H. X. ; ALVAREZ, P. J. J. . Natural Bioremediation Perspective for BTX-Contaminated Groundwater in Brazil. Water Science and Technology , v. 34, n.7-8, p. 311-318, 1996.

  • CORSEUIL, H. X. ; ALVAREZ, P. J. J. . Natural Bioremediation of Aquifer Material Contaminated with Gasoline-Ethanol Mixtures. REV. MICROBIOL., SÃO PAULO, v. 27, n.1, p. 19-26, 1996.

  • WEBER, W. J. ; CORSEUIL, H. X. . Inoculation of Contaminated Subsurface Soils with Enriched Indigenous Microbes to Enhance Bioremediation Rates. Water Research (Oxford) , LONDRES - REINO UNIDO, v. 28, p. 1407-1414, 1994.

  • CORSEUIL, H. X. ; WEBER, W. J. J. . Potencial Biomass Limiations on Rates of Degradation of Monoaromatic Hydrocarbons by Indigenous Microbes in Subsurfaces soils. Water Research (Oxford) , LONDRES - REINO UNIDO, v. 28, p. 1415-1423, 1994.

  • CORSEUIL, H. X. . Limitações da Biomassa Autóctone na Degradação de Compostos Tóxicos em Subsolo. REVISTA BIO, v. III, n.2, p. 46-56, 1994.

  • CORSEUIL, H. X. . Biorremediação Acelerada em Subsolos Contaminados Através da Inoculação Microbiana. REVISTA BIO, v. III, n.4, p. 60-67, 1994.

  • PEDROSO, M. F. M. ; BARBOSA, E. M. ; CORSEUIL, H. X. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; LINHARES, M. M. . Ecotoxicologia e avaliação de risco do petróleo. 1. ed. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2002. v. 12. 246p .

  • CORSEUIL, H. X. . Enhaced Degradation of Monoaromatic Hydrocarbons in Sandy Aquifer Materials by Inoculation Using Biologically Active Carbon Reactors. Michigan: UMI, 1993. 196p .

  • CORSEUIL, H. X. ; DE LUCA, S. J. . Carvão Ativado: Uma Nova Tecnologia no Tratamento da Drenagem Ácida de Minas de Carvão. UFRGS, 1985. v. 11. 189p .

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; TRIGÜIS, J. A. ; FERNANDES, M. . Valores orientadores para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em água e sedimentos de manguezais na Baía de Todos os Santos. In: Antônio Fernando de Souza Júnior; Joil José Celino. (Org.). Avaliação de Ambientes na Baía de Todos os Santos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2008, v. , p. 115-133.

  • CORSEUIL, H. X. ; DE LUCA, S. J. . Activated Carbon: a new technology in the treatment of acid mine drainage. In: Pan-American Health Organization (PHO); CNPq. (Org.). Appropriate technologies / Basic Sanitation. Brasília - DF: CNPq, 1985, v. , p. 89-99.

  • MULLER, C. ; Nunes, Cristina C. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; ROSÁRIO, Mário Do ; CORSEUIL, H. X. . The SCBR model as a decision support tool to assess the age of biofuel releases. In: International Network of Environmental Forensics Conference, 2013, Pennsylvania. INEP Penn State Conference 2013, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • CAVELHAO, G. ; LAZZARIN, H. S. C. ; CORSEUIL, H. X. . Alterações geoquímicas em águas subterrâneas impactadas por vazamentos de CO2 provenientes de sequestro geológico. In: III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2013, São Paulo. III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. São Paulo: ABAS, 2013. v. 1. p. 1-3.

  • JOUSSEF, K. L. ; Nunes, Cristina C. ; CORSEUIL, H. X. . A influência da variação temporal das concentrações de exposição em áreas contaminadas no cálculo de risco à saúde humana.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2012, Bonito MS. XXVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2012. v. I. p. 1-4.

  • SCHNEIDER, A. C. ; CORSEUIL, H. X. . Calibração de sonda TDR para monitoramento em tempo real da fração de etanol na zona vadosa. In: VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2012, Criciuma. VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • SCHNEIDER, A. C. ; NUNES, Cristina Cardoso ; JOUSSEF, K. L. ; Schneider, Marcio R. ; ROSÁRIO, Mário Do ; CORSEUIL, H. X. . SCBR model as a decision support system tool for management of biofuels contaminated sites. 5th Latin American CFD Workshop Applied to the Oil and Gas Industry 2012. In: 5th Latin American CFD Workshop Applied to the Oil and Gas Industry 201, 2012, Rio de janeiro. 5th Latin American CFD Workshop Applied to the Oil and Gas Industry 201, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • RAMOS, D. T. ; CHIARANDA, Helen Simone ; SILVA, M. L. B. ; CORSEUIL, H. X. . Assessment of Stimulatory Fermentative Processes to Enhance Natural Attenuation of Groundwater Contaminated with Biodiesel (B20). In: International Symposium on Bioremedation and Sustainable Environmental Technologies, 2011, Reno, Nevada. Proceedings of Internacional Symposium on Bioremedation and Sustainable Environmental Technologies. Columbus, Ohio: Battelle, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • SCHAMBECK, C. M. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da Interação de múltiplos Substratos em águas subterrâneas impactadas por misturas de combustíveis. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011.

  • Serbent MP ; Cristiano DM ; Santanna FSP ; CORSEUIL, H. X. . Estudo in situ da sulfato redução para a biorremediação de águas subterrâneas contaminadas com gasolina E10. In: II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, 2011, São Paulo. II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. São Paulo: ABAS, 2011.

  • RAMOS, S. M. ; NUNES, Cristina Cardoso ; CORSEUIL, H. X. . Biorremediação de águas subterrâneas impactadas por gasolina E10 com o uso de Sulfato. In: X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2010, Maceió. Anais X SIBESA, 2010.

  • COLONESE, B. L. ; CORSEUIL, H. X. ; NUNES, Cristina Cardoso . Aplicação do Modelo SCBR no Gerenciamento de Áreas Contaminadas - Estudo de Caso: Terminal de Petróleo de São Sebastião. In: VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2010, Porto Alegre. Anais VII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2010.

  • RAMOS, D. T. ; CHIARANDA, Helen Simone ; Guimaraes, L. B. ; SILVA, M. L. B. ; CORSEUIL, H. X. . Influência do biodiesel sobre comunidades microbianas em derramamentos subsuperficiais.. In: XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2010, São Luis. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2010.

  • Guimaraes, L. B. ; RAMOS, D. T. ; CHIARANDA, Helen Simone ; MEZZARI, M. P. ; SILVA, M. L. B. ; CORSEUIL, H. X. . Uso de ferramenta de biologia molecular na investigação de áreas impactadas por derivados de petróleo.. In: XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2010, São Luis. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2010.

  • CHIARANDA, Helen Simone ; CORSEUIL, H. X. . Assessing Natural Attenuation of Diesel/Biodiesel Mixtures Spills in Groundwater.. In: IWA World Water Congress and Exhibition, 2010, Montreal. Proceedings of IWA World Water Congress and Exhibition, 2010.

  • CHIARANDA, Helen Simone ; SCHAMBECK, C. M. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da atenuação natural do biodiesel de soja puro (B100) e da mistura diesel/biodiesel (B20) em sistemas subsuperficiais. In: 25o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife - PE. Anais do 25o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2009.

  • SOUZA, A. J. ; AMORIM JR, C. J. ; COELHO, J. I. E. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação do transporte de derivados de petróleo na zona não saturada do solo em cenários de derramamentos acidentais de bacias de contenção de terminais de armazenamento.. In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife - PE. Anais do 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2009.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; SÁNCHEZ, G. M. . Distribuição de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos entre sedimentos e água nos ecosistemas costeiros e estuarinos.. In: XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2008, Natal - RN. Anais do XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2008.

  • SILVA, M. L. B. ; CORSEUIL, H. X. . Monitoramento de áreas impactadas por derramamento de gasolina utilizando biologia molecular. In: XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2008, Natal - RN. Anais do XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2008.

  • SCHNEIDER, A. C. ; COSTA, A. H. R. ; CORSEUIL, H. X. . Remoção de nitrato de águas subterrâneas após biorremediação de gasolina com etanol. In: XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2008, Natal - RN. Anais do XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2008.

  • GOMES, A. P. N. ; LIMAS, Mariana Molleri de ; CORSEUIL, H. X. . Biodegradação do Biodiesel de Mamona em Águas Superficiais. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

  • AMORIM JR, C. J. ; COELHO, J. I. E. ; MATULJA, Aline ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da Capacidade de Impermeabilização das Bacias de Contenção de Três Terminais de Armazenamento de Derivados de Petróleo e Etanol. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

  • CORSEUIL, H. X. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; ROSÁRIO, Mário Do ; MALISKA JR, C. . Solução corretiva baseada no risco (SCBR): Modelo matemático de tomada de decisão para o gerenciamento ambiental de águas subterrâneas contaminadas.. In: XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2006, Curitiba. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2006.

  • COSTA, A. H. R. ; CORSEUIL, H. X. ; WENDT, M. F. . Biorremediação com injeção de nitrato de águas subterrânenas contaminadas por vazamento de gasolina.. In: XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2006, Curitiba. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2006.

  • PALUDO, Deise ; LIMAS, Mariana Molleri de ; CORSEUIL, H. X. . Intemperização de fontes de diesel em sistemas subsuperficiais. In: XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2006, Curitiba. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: ABAS, 2006.

  • CORSEUIL, H. X. ; ROSÁRIO, Mário Do ; SCHNEIDER, Marcio Roberto . Weathering of ethanol-blended gasolina in aquifers - a field experiment. In: The International Conference on Environmental Science and Technology, 2005, New Orleans. The International Conference on Environmental Science and Technology. New Orleans: American Academy of Science, 2005. v. 1. p. 100-106.

  • SCHNEIDER, Marcio Roberto ; SILVEIRA, Orley Damásio ; CORSEUIL, H. X. . Intemperismo da gasolina com etanol em sistemas subsuperficiais. In: 23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande, Anais. Rio de Janeiro: ABES, 2005. Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 6. p. 1-9.

  • NUNES, Cristina Cardoso ; CORSEUIL, H. X. . A importância da biodegradação anaeróbica em aqüíferos impactados por gasolina e etanol. In: 23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande, Anais. Rio de Janeiro: ABES, 2005.. Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 6. p. 1-7.

  • CHIARANDA, Helen Simone ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da importância da rota de inalação de vapores em locais contaminados com derivados de petróleo. In: 23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande, Anais. Rio de Janeiro: ABES, 2005. Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 6. p. 1-5.

  • MALAMUD, Erico ; AMORIM JR, C. J. ; OLIVEIRA, José Carlos Silveira de ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da atenuação natural dos contaminantes BTEX e etanol em um derramamento controlado de gasolina através do balanço de massa. In: 23o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 23, 2005, Campo Grande, Anais. Rio de Janeiro: ABES, 2005.. Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 6. p. 1-7.

  • CORSEUIL, H. X. ; MICHELS, C. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; COELHO, J. I. E. . Avaliação de Risco à Saúde Humana em Terminais de Armazenamento de Petróleo e Derivados: Estudos de Casos. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004.

  • CORSEUIL, H. X. ; MELEGARI, S. P. ; COELHO, J. I. E. ; OLIVEIRA, José Carlos Silveira de . Avaliação da Eficiência de Bacias de Contenção Associada a Possíveis Derramentos de Hidrocarbonetos de Petróleo. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004.

  • CORSEUIL, H. X. ; FATORELLI, L. . Avaliação de Risco Ecológico para a Estação Intermediária de Guaratuba. In: XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004, Cuiabá. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2004.

  • CORSEUIL, H. X. ; KULKAMP, M. ; ROSÁRIO, Mário Do . Simultaneus spills of diesel and ethanol - a controlled release experiment In: In situ and on-site Bioremediation. In: Batelle - The Seventh International Symposium, 2003, Orlando - Florida. Batelle - The Seventh International Symposium. San Diego: Batelle, 2003. v. CD ROM. p. 1-10.

  • SCHNEIDER, Marcio Roberto ; MALAMUD, Erico ; CORSEUIL, H. X. . O intemperismo de fontes de contaminação e a análise de risco em locais contaminadospor derramamentos de gasolina e álcool. In: 22. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 220 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambienta. Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. -. p. 1-10.

  • MAZZUCO, L. ; AMORIM JR, C. J. ; CORSEUIL, H. X. . Degradação dos naftalenos em derramamentos sub-superficiais de óleo diesel. In: 22. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. -. p. 1-10.

  • CORSEUIL, H. X. ; KUMKAMP, M. ; KAIPPER, B. I. A. . Influência do etanol na atenuação natural de hidrocarbonetos de petróleo em uma aquífero contaminado com uma mistura de diesel e etanol. In: 22. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. -. p. 1-10.

  • CORSEUIL, H. X. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; ROSÁRIO, Mário Do . Natural Attenuation Rates of Ethanol and BTEX Compounds in Groundwater Contaminated with Gasohol. In: International Solid Waste Association 2002, 2002, Istambul. Appropriate Environmental and Solid Waste Management and Technologies for Development Countries. Istambul: ISWA, 2002. v. 4. p. 2121-2128.

  • SCHNEIDER, Marcio Roberto ; CORSEUIL, H. X. ; ROSÁRIO, Mário Do . Avaliação dos métodos para determinação dos coeficientes de biodegradação dos compostos BTEX e etanol em águas subterrâneas contaminadas por gasolina. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002, Florianópolis. Anais do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: Dream Art Produções Ltda, 2002. v. 1. p. 1-11.

  • KAIPPER, B. I. A. ; CORSEUIL, H. X. ; TODESCHINI, V. A. . Influência do Etanol na Solubilidade de Hidrocarbonetos Totais de Petróleo em Aqüíferos Contaminados por Diesel. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2002, Florianópolis. Anais do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. São Paulo: Dream Art Produções Ltda, 2002. v. 1. p. 1-6.

  • KUMKAMP, M. ; CORSEUIL, H. X. ; AMORIM JR, C. J. . Influência do Etanol na Biodegradação de Hidrocarbonetos de Petróleo em Aqüíferos Contaminados por Diesel. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2002, Florianópolis. Anais do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. São Paulo, 2002. v. 1. p. 1-5.

  • Silva, F.K. ; CORSEUIL, H. X. . Biorremediação de Águas Subterrâneas Contaminadas por Derramamentos de MTBE. In: 21o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. -. p. ---.

  • KAIPPER, B. I. A. ; CORSEUIL, H. X. . Policíclicos Aromáticos em Águas Subterrâneas Contaminadas com Óleo Diesel. In: 21o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2001. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. -. p. ---.

  • SCHNEIDER, Marcio Roberto ; CORSEUIL, H. X. . Determinação da Cinética de Biodegradação para Compostos BTEX e Etanol em Processo de Atenuação Natural. In: 21o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2001.

  • FERNANDES, M. ; CORSEUIL, H. X. . Atenuação Natural de Hidrocarbonetos em um Aqüífero Contaminado com Gasolina com Etanol. In: 21o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. RIo de Janeiro: ABES, 2001. v. -. p. -.

  • CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; ROSÁRIO, Mário Do ; SEABRA, P. N. . Results of a Natural Attenuation Field Experiment for an Ethanol-Blended Gasoline Spill. In: 2000 Petroleum Hydrocarbons and Organic Chemicals in Ground Water: Prevention, Detection, and Remediation, 2000, Anaheim, California. proceedings of the 2000 Petroleum Hydrocarbons and Organic Chemicals in Ground Water: Prevention, Detection, and Remediation, 2000. p. 24-31.

  • CORSEUIL, H. X. . Atenuação Natural de Plumas de Hidrocarbonetos de Petróleo. In: II Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial, 2000, São Paulo, 2000.

  • SANTANNA, F. S. P. ; FRELLO, A. ; CORSEUIL, H. X. . Avalação da Biodessulfurização do Carvão Mineral de Santa Catarina por Intemperismo Natural, Lixiviação com Água Ácida de Mina e Inoculação Bacteriana. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro- RJ. ANAIS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1999. p. 3362-3371.

  • MORENO, F. N. ; CORSEUIL, H. X. . Uso do Chorão (Salix Babilônica) na Remediação de Águas Subterrâneas. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e AmbientalL, 1999, Rio de Janeiro - RJ. ANAIS DO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1999. p. 174-181.

  • CORSEUIL, H. X. . Co-solvency effect in aquifers contamined with ethanol-amended gasoline. In: The Fifth International In Situ and On-Site Bioremediation Symposium, 1999, San Diego, CA. Natural Attenuation of Chlorinated Solvents, Petroleum Hydrocarbons, and Other Organic Compounds. Columbus-Richland: Battelle Press, 1999. p. 135-140.

  • SILVA, M. L. B. ; SILVA, R. G. ; CORSEUIL, H. X. . Effect of Ethanol on Aerobic Biodegradation of Benzene and Toluene by Isolated Culture of Pseudomonas Putida. In: Third Latin American Biodegradation & Biodeterioration Symposium, 1998, Florianópolis - SC. THIRD LATIN AMERICAN BIODEGRADATION & BIODETERIORATION SYMPOSIUM, 1998. p. 15.

  • FRELLO, A. ; SANTANA, F. S. P. ; CORSEUIL, H. X. . Dessulfurização Microbiológica de Carvão Mineral. In: Third Latin American Biodegration & Biodeterioration Symposium, 1998, Florianópolis - SC. THIRD LATIN AMERICAN BIODEGRADATION & BIODETERIORATION SYMPOSIUM, 1998. p. 43.

  • HUNT, C. S. ; CRONKHITE, L. A. ; CORSEUIL, H. X. ; ALVAREZ, P. J. J. . Effect of Ethanol on Anaerobic Toluene Degradation in Aquifer Microcosms. In: 213TH American Chemical Society National Meeting, 1997, San Francisco - CA. PROCEEDINGS OF 213TH AMERICAN CHEMICAL SOCIETY NATIONAL MEETING, 1997. p. 424-426.

  • HUNT, C. S. ; ALVAREZ, P. J. J. ; SANTOS, R. F. ; CORSEUIL, H. X. . Effect of Ethanol on Aerobic BTX Biodegradation. In: Batelle Fourth International Conference, 1997, New Orleans - EUA. BATELLE FOURTH INTERNATIONAL CONFERENCE, 1997. v. 1. p. 49-54.

  • CORSEUIL, H. X. ; SANTOS, R. F. ; FERNANDES, M. . Contaminação de Aquíferos por Derramamentos de Gasolina e Álcool. In: 19o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997, Foz do Iguaçu- PR, 1997.

  • FINOTTI, A. R. ; CORSEUIL, H. X. . O Uso de Ações Corretivas Baseadas no risco Ambiental na Remediação de Aquíferos Contaminados porVazamentos em Postos de Gasolina. In: 19o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997. FOZ DO IGUAÇU, 1997. p. 2448-2452.

  • FERNANDES, M. ; CORSEUIL, H. X. . Efeito Potencial do Etanol na Solubilização dos BTX em Águas Subterrâneas Contaminadas com Gasolina. In: VI Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador- BA, 1997. v. I. p. 150-153.

  • CORSEUIL, H. X. ; ALVAREZ, P. J. J. . Natural Bioremediation Perspective for BTX-Contaminated Groundwater in Brazil. In: 18TH IAWQ Biennial International Conference, 1996, Cingapura. PROCEEDINGS 18TH IAWQ BIENNIAL INTERNATIONAL CONFERENCE, 1996. v. 4. p. 9-16.

  • FERNANDES, M. ; CORSEUIL, H. X. . Contaminação de Águas Subterrâneas pr Derramamento de Gasolina: Efeito Cossolvência. In: III Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1996, Gramado- RS. ANAIS DO III SIPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1996.

  • CORSEUIL, H. X. ; MONTENEGRO, M.A.P. ; LUZ, L. B. ; X, C. H. ; SANTOS, R. F. . Influência do Etanol na Biorremediação do Benzeno em Aquíferos Contaminados com Derramamento de Gasolina. In: III Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária, 1996, Gramado- RS. ANAIS DO III SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA, 1996.

  • CORSEUIL, H. X. ; SANTOS, R. F. ; FERNANDES, M. . Contaminação de Aquíferos por Derramamento de Gasolina e Álcool. In: Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 1996. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL. RS, 1996. p. 68-75.

  • CORSEUIL, H. X. ; PRADO, M. A. ; MARINS, M. D. . Biorremediação Passiva de Águas Subterrâneas Contaminadas por Derramamentos de Gasolina. In: 11o. Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 1996, Rio de Janeiro - RJ. ANAIS DO 11o. CONGRESSO DE BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 1996. v. set/96. p. 1442-1447.

  • CORSEUIL, H. X. ; SANTOS, R. F. ; FERNANDES, M. . Contaminação de Aquíferos por Derramamento de Gasolina e Álcool. In: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1996, Florianópolis- SC. ANAIS DO VI SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1996. v. I. p. 1-10.

  • CORSEUIL, H. X. ; JORDEN, W. ; MASSATO, K. . Simulação Matemática da Lixiviação de Agrotóxicos em Zonas Agrícolas. In: 18o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Salvador- BA. ANAIS DO 18o. CONGRESSO BRASILERIO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1995.

  • MATER, A. ; CORSEUIL, H. X. . Determinação dos Coeficientes Cinéticos da Biolixiviação do Carvão Mineral Através da Termodinâmica da Reação. In: 18o. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Salvador- BA. ANAIS DO 18o. CONGRESSO BRASILERIO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1995.

  • CORSEUIL, H. X. . Programa de Prevenção da Poluição: Máxima Prioridade da Gestão Ambiental. In: I Seminário do Programa de Qualidade Ambiental na Indústria Catarinense, 1995, Joinvile - SC. I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE QUALIDADE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA CATARINENSE, 1995.

  • CORSEUIL, H. X. . Programa de Prevenção da Poluição: Máxima Prioridade da Gestão Ambiental. In: II Seminário do Programa de Qualidade Ambiental na Indústria de Santa Catarina, 1995, Blumenau - SC. II SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE QUALIDADE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA CATARINENSE, 1995.

  • CORSEUIL, H. X. . Influência do Receptor de Elétrons no Tratamento de Despejos Químicos Gerados nos Laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina. In: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Florianópolis - SC. ANAIS DO VI SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1994. v. I. p. 68-75.

  • COSTA, R. H. R. ; CORSEUIL, H. X. . Alternativas para o Tratamento de Despejos Químicos Gerados nos Laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina. In: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1994, Florianópolis - SC. ANAIS DO VI SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 1994. v. I. p. 1-10.

  • CORSEUIL, H. X. ; WEBER, W. J. J. . Enhanced Degradation of Monoaromatic Hydrocarbons in Sandy Aquifer Materials. In: IAWQ Third Internacional Conference on Waste Management in Chemical and Petrochemical Industries, 1993, Salvador. Pre-Prints, 1993. v. I. p. 189-195.

  • WEBER, W. J. J. ; CORSEUIL, HENRY XAVIER . An Enggineering Reactor Approach to Integrating Physicochemical and Biollogical Process for In-situ Bioremediation of Contaminated Subsurface Systems. In: Environmental Engineering Conference, 1991, Reno. American Society of Civil Engineers, 1991. v. 1.

  • CELINO, J. J. ; CORSEUIL, H. X. ; FERNANDES, M. ; GARCIA, K. S. . Persistent Organic Pollutants in surface water of Todos os Santos bay, Brazil.. In: XIII Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar-COLACMAR, 2009, Habana. Anais do XIII Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar-COLACMAR, 2009. v. 1. p. 174-174.

  • CORSEUIL, H. X. ; KAIPPER, B. I. A. ; MADUREIRA, L. A. S. . Otimização de Métodos de Extração e Purificação em Carvão Ativado para Análise de Pesticidas Organofosforados em Tomate. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria - RS. Livro de Resumos do Encontro Nacional de Química Analítica, 1999. p. QA-68.

  • KAIPPER, B. I. A. ; MADUREIRA, L. A. S. ; CORSEUIL, H. X. . Utilização de Extração em Fase Sólida (EFS) em C18 e Florisil na Análise de Pesticidas Organofosforados em Tomate. In: VI Encontro de Química, 1998, Maringá - PR. ANAIS DO VI ENCONTRO DE QUÍMICA, 1998. p. QA-34.

  • CORSEUIL, H. X. ; SANTOS, R. F. ; FERNANDES, M. . Biorremediação de Aquíferos Contaminados por Gasolina e Etanol. In: I Reunião Nacional de Microbiologia Aplicada ao Meio Ambiente, 1996, Campinas - SP. ANAIS DO I REUNIÃO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA APLICADA AO MEIO AMBIENTE, 1996. p. 21-21.

  • FERNANDES, M. ; CORSEUIL, H. X. . Derramento de Gasolina em Aquíferos: Efeito cossolvência. In: III Semana da Pesquisa, 1995, Florianópolis - SC. ANAIS DA III SEMANA DA PESQUISA, 1995. p. 48-49.

  • MONTENEGRO, M. A. P. ; LUZ, L. B. ; CORSEUIL, H. X. . Quantificação da Biomassa Autóctone Degradadoras de Compostos Monoaromáticos (BTX) e Etanol em Subsolo Arenoso do Litoral Catarinense. In: III Semana da Pesquisa, 1995, Florianópois- SC. ANAIS DA III SEMANA DA PESQUISA, 1995. p. 49-50.

  • SANTOS, R. C. F. ; CORSEUIL, H. X. . Estudos da Biodegradação de Compostos Monoaromáticos (BTX) e Etanol em Subsolo Arenoso do Litoral Catarinense. In: III Semana da Pesquisa, 1995, Florianópolis - SC. ANAIS DA III SEMANA DA PESQUISA, 1995. p. 50-51.

  • CORSEUIL, H. X. . Processos Biodegradativos Anaeróbicos em Águas Subterrâneas Contaminadas por Biocombustíveis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORSEUIL, H. X. . Long-Term Impacts of aquifer contamination by ethanol-amended gasoline. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORSEUIL, H. X. . Solução corretiva baseada no risco (SCBR): Modelo matemático de tomada de decisão para o gerenciamento ambiental de águas subterrâneas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORSEUIL, H. X. . Etanol como aditivo à gasolina: Conseqüências para as Águas Subterrâneas - Experimento de Campo 3. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORSEUIL, H. X. . Mesa Redonda: Água Subterrânea e Etanol: Consumo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORSEUIL, H. X. . Mesa Redonda: Biocombustíveis: Impactos Sócio-Ambientais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORSEUIL, H. X. . Atenuação Natural Monitorada: Resultados Experimentais no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORSEUIL, H. X. . Solução Corretiva Baseada no Risco (SCBR): Modelo matemático de tomada de decisão para o gerenciamento ambiental de águas subterrâneas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORSEUIL, H. X. . Solução Corretiva Baseada no Risco (SCBR): Modelo Matemático de Tomada de Decisão para o Gerenciamento Ambiental de Águas Subterrâneas Contaminadas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

CORSEUIL, H. X. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; MALISKA JR, C. . Desenvolvimento do software SCBR 1.0 de simulação do transporte de hidrocarbonetos de petróleo em águas subterrâneas. 2004.

MALISKA, C. R. ; CORSEUIL, H. X. ; SCHLINDWEIN, S. L. ; MELO, E. ; AMARAL, D. A. ; PHILIPPI, L. S. . CD-ROM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA BACIA DO RIO CUBATÃO. 1998.

CORSEUIL, H. X. ; SCHNEIDER, Marcio Roberto ; MALISKA JR, C. . Projeto SCBR 2.0 - Modelo Matemático de Solução Corretiva Baseada na Risco -. 2007. (Relatório de pesquisa).

CORSEUIL, H. X. . Processos de Contaminação em Subsuperfície por Derivados de Petróleo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2019

    Investigação dos impactos ambientais de derramamentos de biodiesel e misturas com diesel, Descrição: Estudos dos impactos de derramamentos de biodiesel puro e misturas com diesel em solos e águas subterrâneas.
Experimentos envolvem biodiesel de soja puro e B20 (20% soja e 80% diesel). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Rubia Gomes Flores - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2004 - 2007

    Avalição da eficiência das bacias de contenção em terminais e do risco ambiental associado aos possíveis derramamentos de petróleo e derivados, Descrição: Este estudo abordará a necessidade de atendimento as exigências técnicas estabelecidas pela CETESB referentes à impermeabilização das bacias de contenção, conforme sugerido na NBR 7505-1. A NBR 7505-1 define que a área interna de bacias de contenção para tanques estacionários de líquidos inflamáveis deve ter coeficiente de permeabilidade máximo de 10-6 cm/s, referenciado à água a 20°C. O estudo proposto pretende investigar se o critério de permeabilidade 10-6 cm/s é suficiente e conclusivo para a contenção de petróleo e seus derivados, considerando as peculiaridades de cada bacia de contenção e o produto armazenado no(s) respectivo(s) tanque(s) (diversos tipos de solos e tipos de produtos).
Com base nos resultados obtidos serão apresentadas proposições das melhorias que sejam necessárias para estarem em conformidade com o princípio de proteção dos aqüíferos contidos na NBR 7505-1. O produto final desta pesquisa terá grande significância técnica e econômica para a PETROBRAS/TRANSPETRO nos seus diversos segmentos de negócios em todo país, pois a exigências adotadas pela CETESB em São Paulo têm sido historicamente seguidas por órgãos ambientais de outros estados, fato este que já está ocorrendo para este caso em especifico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Marcio Roberto Schneider - Integrante / Carlos José de Amorim Júnior - Integrante., Financiador(es): Petrobrás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2000 - 2019

    Desenvolvimento e customização do modelo matemático SCBR para previsão de cenários acidentais e apoio ao gerenciamento ambiental de áreas contaminandas em unidades da Petrobras, Descrição: O objetivo geral deste projeto é o Desenvolvimento e customização do software SCBR e realização de melhorias de usabilidade para atender as especificidades das Unidades de Negócios da PETROBRAS na tomada de decisão no controle da poluição do solo e das águas subterrâneas. O desenvolvimento de novas ferramentas de simulação matemática ambiental e customização do SCBR às necessidades específicas de cada unidade da PETROBRAS têm como foco aperfeiçoar e subsidiar as atividades de prevenção de acidentes o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador.

  • 1997 - 2019

    Avaliação de tecnologias in situ de remediação de hidrocarbonetos de petróleo na Fazenda experimental da Ressacada, Descrição: Objetivos gerais:

Desenvolvimento de estudos de liberação controlada de diferentes combustíveis na Fazenda Experimental da Ressacada para definir estratégias de gerenciamento de áreas impactadas adequadas às características e especificidades brasileiras.


Objetivos específicos:

- Estabelecimento de uma base física para demonstração de tecnologias de biorremediação com todos os recursos analíticos e experimentais;
- Demonstração aos órgãos ambientais nacionais da efetividade das tecnologias de remediação a serem utilizadas;
- Envolver usuários, agências de regulamentação, poderes públicos e cidadãos no processo de demonstração de tecnologias inovadoras e de baixo custo;
- Formação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado na área de remediação de solos e águas subterrâneas;
- Colaboração com outros grupos de pesquisa nacional que desejem realizar pesquisas complementares na área experimental como geofísica;
- Avaliação da tecnologia de atenuação natural para diferentes tipos de contaminantes;
-Avaliação de tecnologias ativas de remediação como biorremediação com nitrato e fitorremediação;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Bianca Alves Dias Martins - Integrante / Madalena Heisen - Integrante / Helen Simone Chiaranda - Integrante / Erico Malamud - Integrante / Lilian Mazzuco - Integrante / Cristina Cardoso Nunes - Integrante / Ana Hilda Romero Costa - Integrante / Marcela de Oliveira - Integrante / Julia Vaz Lorenzetti - Integrante / Marcos Felipe Vendt - Integrante / Mariana Molleri de Limas - Integrante., Financiador(es): Petrobrás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 10

  • 1994 - 2017

    projetos realizados detalhados financiados pela Petrobrás- ANP, Descrição: Os títulos dos projetos com os recursos recebidos estão apresentados no link do website do CTC no memorial descrtivo de concurso para titular de Henry Xavier Corseuil.
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/126804/MEMORIAL%20DE%20ATIVIDADES%20ACAD%C3%8AMICAS%20HENRY%20X.%20CORSEUIL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2019

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2019

    Projeto Recuperação microbiológica avançada de petróleo, Descrição: Estudo de inibição de microorganismos redutores do sultato através de estimulação da desnitrificação. Avaliação da produção de biosurfactantes para aumentar a recuperação do petróleo em poços profundos marinhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Henry Xavier Corseuil - Coordenador / MÁRCIO LUÍS BUSI DA SILVA - Integrante / Hugo Soares - Integrante / Ajenor Furigo Jr - Integrante., Financiador(es): Cenpes - Auxílio financeiro.

Prêmios

2007

Prêmio Petrobras de Tecnologia Edição 2006/2007 Categoria mestrado - tecnologia de preservação ambiental, Petrobras.

1984

II Concurso Nacional de tecnologias de Baixo Custo, Categoria Processos de Saneamento Básico, Organização Panamericana da Saúde e CNPq.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador visitante no Pr ograma PRH/ANP 11.1 "Desenvolvimento Energético Sustentável no Setor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis" , no Departamento de Engenharia Química e Alimentos.

1985 - 2019

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular (aposentado), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor permanente nos Programas de Mestrado e Doutorado de 1994 até 2019.
Professor Coordenador do Laboratório de Remediação de Solos e Àguas Subterrâneas junto à ANP até 2017.
Coordenador do Nucleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA) parceria com a Petrobrás até 2017.
Participou no PRH 09 2004-2006 da Eng Mecânica , coordenada pelo Prof. Clóvis Maliska.
Coordenou 15 projeto de pesquisa em parceria com a Petrobrás de 1994 até 2017.
(ver detalhes em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/126804/MEMORIAL%20DE%20ATIVIDADES%20ACAD%C3%8AMICAS%20HENRY%20X.%20CORSEUIL.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Atividades

  • 08/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de engenharia Química e Alimentos.,Linhas de pesquisa

  • 03/1998 - 12/2019

    Serviços técnicos especializados , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Serviço realizado, Avaliações de Passivos Ambientais em Áreas Degradadas.

  • 03/1998 - 12/2019

    Extensão universitária , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Atividade de extensão realizada, Análise de Risco Ambiental em Solos e Águas Subterrâneas.

  • 03/1994 - 12/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica Ambiental, Quimiodinâmica Ambiental, Remediação de Solos e Águas Subterrâneas

  • 03/1985 - 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Linhas de pesquisa

  • 03/1985 - 12/2019

    Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Poluição das Águas

  • 12/2004 - 12/2006

    Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Coordenador de programa de pós-graduação.

1999 - 2000

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro da comissão de avaliação das engenharias I período 98-2000

Atividades

  • 05/1999 - 07/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Avaliação Continuada da Pós Graduação, Engenharias I.,Cargo ou função, Membro de comissão.

2003 - 2005

Americal Association Of Civil Engineers

Vínculo: editor associado para América, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 0

Outras informações:
Revista Practice Periodical of Hazardous, Toxic and Radioactive Waste Management da ASCE (American Society of Civil Engineers)

Atividades

  • 12/2003 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Practical Periodical Of Hazardous Toxic Radioactive Waste Management.,Cargo ou função, Editor Associado da revista.

1994 - 2019

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 5

Outras informações:
Consultor da Petrobras na área de remediação de solos e águas subterrâneas. tendo coordenado mais de 15 projetos de pesquisa e extensão durante mais de 25 anos.