Caroline Reis Costa Prudente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e Especialização em Educação Especial e Mediação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é Especialista em Educação básica e professora na Rede Estadual de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico,educação infantil, ensino fundamental, educação especial, psicopedagogia e gestão escolar.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Especial e Mediação Pedagógica

2016 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O lúdico no processo de modificabilidade cognitiva estrutural
Orientador: Juliene Madureira Ferreira
Bolsista do(a): Centro de Ensino, pesquisa, extensãoe atendimento em Educação Especial, CEPAE, Brasil.

Especialização em Psicopecopedagogia Escolar e Institucional

2012 - 2013

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Diagnóstico e perspectiva de intervenção:Atendimento psicopedagógico de um adolescente
Orientador: Mariana de Lima Alves Hathenher
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2007 - 2010

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Educação Infantil e Anos iniciais do ensino fundamental:discutindo relações.
Orientador: Myrtes Dias da Cunha

Formação complementar

2020 -

Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Ensino Fundamental de nove anos. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Formação Cont. de prof. numa perspectiva inclusiv. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

A cultura e o lúdico no processo de formação.... (Carga horária: 57h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2009 - 2009

Autismo e Condutas Atípicas. (Carga horária: 6h). , Espaço das oficinas, EDO, Brasil.

2007 - 2008

Libras-Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Organização de eventos

COSTA, C. R. . X Seminario Nacional: Uno e Diverso na Educação Escolar e IV Seminario de Dodatica: Docencia e Formação de Professores. 2009. (Outro).

COSTA, C. R. . I congresso de Psicopedagogia Escolar:Contribuiçoes da Psicopedagogia para a Educação Escolar. 2009. (Congresso).

COSTA, C. R. . VI Congresso de Alfabetização, IV congresso de Educação Infantil e IV congesso de Educação de jovens e Adultos. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

2 Encontro de Especialista em Educação da SRE de Uberlândia. 2017. (Encontro).

Curso de Extensão para 'Professores(as) Alfabetizadores(as) de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com ênfase em Interdisciplinaridade no Ciclo da Alfabetização'. 2017. (Outra).

1 Encontro de Especialista em Educação da SRE de Uberlândia. 2016. (Encontro).

II CURSO DE EXTENSÃO - O FAZER PSICOPEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DE INTERVENÇÃO. 2012. (Outra).

VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA A APRENDIZAGEM: OS JOGOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. (Congresso).

II congresso de Psicopedagogia Escolar. O processo de Aprendizagem da escrita: a brincadeira como mediação do trabalho educativo na passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2011. (Congresso).

III Semiário de Pática Educativa-semana da pedagogia.Educação Infantil e Ensino Fundamental: Discutindo relações. 2010. (Seminário).

II seminário de Pesquisa do NUPEPE: Cultura, Formação Docente e cotidiano escolar. 2010. (Seminário).

Trieja-IV Fórum do Triângulo Mineiro de Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Outra).

V Seminário nacional de Educação especial e III encontro Nacional de Pesquisadores em educação especial.educação especial um importante espaço para formação. 2010. (Encontro).

X Encontro da ANPEd Centro-Oeste.Desafios e articulações entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2010. (Encontro).

XV semiário Regional sobre a Formação do Educador.Educação Especial:Da formação Inicial à pratica em sala de aula. 2010. (Seminário).

XV Seminário Regional sobre a Formação do Educador, participação no mini-curso:" Educomunicação". 2010. (Seminário).

1 encontro Interdiciplinar da ABENEPI-Núcleo triângulo Mineiro e alto paranaíba- Transtornos do Desenvolvimento e aprendizagem: diagnostco e tratamento Interdiciplinar.. 2009. (Encontro).

A importancia da Arte no Processo de Ensino aprendizagem na Educação Especial. 2009. (Oficina).

Desenvolvimento Emocional e a Formação do professor na Obra de Winnicott. 2009. (Oficina).

I Colóquio de Psicologia da Educação: Perspectivas para a Formação de Professores, participação no mini-curso: "Desenvolvimento Emocional e a Formação do Professor na Obra de D. W. Winnicott". 2009. (Outra).

I congresso de Psicopedagogia Escolar:Contribuiçoes da Psicopedagogia para a Educação Escolar. A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO. 2009. (Congresso).

IV Seminário Internacional O Estado e as Politicas Educacionais no Tempo Presente. 2009. (Simpósio).

Participação na visita técnica ao Instituto de Permacultural e Ecovilas do Cerrado.. 2009. (Outra).

Participação na visita técnica ao Instituto de Permacultural e Ecovilas do Cerrado.. 2009. (Outra).

Semana da pedagogia: Olhares sobre a pedagogia. 2009. (Outra).

Semana da pedagogia:Olhares sobre a pedagogia. Participação no mini-curso " A importância da arte no Processo de Ensino aprendizagem na Educação especial".. 2009. (Outra).

VI Congresso de Alfabetização, IV congresso de Educação Infantil e IV congesso de Educação de jovens e Adultos. Desfios e Articulações necessrias entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2009. (Congresso).

VII encontro Nacional Perspectiva para o Ensino de História. 2009. (Encontro).

VII Semana pedagogica-Profissão Professor: Indentidade(s) em construção.Desafiando nossa pratica pedagogica:Um diferente modo de avaliar. 2009. (Outra).

X Seminario Nacional: Uno e Diverso na Educação Escolar e IV Seminario de Dodatica: Docencia e Formação de Professores.Perfil do pedagogona visão do PPP da UFUe alguns questionamentos. 2009. (Seminário).

2 Simposio de Educação De jovens e adultos e 2Forum de EJA do Triangulo Mineiro e Pontal do Triangulo. 2008. (Simpósio).

5ª Semana Acadêmica e 4ª Semana do Servidor da UFU. Palestra: Porque as Instituições Federais precisam fazer Gestão por Competências?. 2008. (Seminário).

5 Semana Academica da Universidade Federal de Uberlandia.O Ludico na Educaçao Infantil. 2008. (Outra).

A Educação a serviço do amor-Pais Brilhantes x Professores Fascinantes. 2008. (Outra).

Curso Autismo e Sistema 2002.. 2008. (Outra).

I congresso da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Tupacigura. 2008. (Congresso).

III Seminario Nacional de educação especial e IIencontro Nacional de pesquisadores em educação especial e inclusão escolar.O Papel do professor no processo de aprendizagem e na saúde mental das criancas e adolescentes com TDAH. 2008. (Seminário).

III Workshop do Legeo. 2008. (Oficina).

I seminario de Pratica Educativa. 2008. (Seminário).

IX Seminario Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminario Regional sobre Formaçao do educardor. 2008. (Seminário).

Letramento Academico e Cultural do curso de Pedagogia. 2008. (Outra).

4 semana academica Unversidade Federal de Uberlandia. 2007. (Outra).

II coloquio "Historia, Politica e Saberes Escolares" IV horkshop do grupo de pesquisa cidade-escola. 2007. (Outra).

V Congresso de alfabetização e III congresso de Educação Infantil. 2007. (Congresso).

XIII Seminario Regional sobre a Formação do Educador. 2007. (Seminário).

O Ensino de Matrizes a partir da Resolução de Problemas. 2005. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • COSTA, C. R. ; FRAGA, N. C. A. . Construindo Alternativas para a aprendizagem: Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental.. In: CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E VCONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO., 2012, Uberlândia. PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO... Uberlândia: Eduufu, 2012. v. 6. p. 46-56.

  • COSTA, C. R. . O processo de aprendizagem da escrita: a brincadeira como mediação do trabalho educativo na passagem da educação infantil para o ensino fundamental.. In: II congresso de Psicopedagogia Escolar, 2011, Uberlândia. A construção do saber psicopedagógico no contexto educacional., 2011.

  • COSTA, C. R. ; MELO, T. B. . Limites e possibilidades da Utilização das brincadeiras como atividades potencializadoras de aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. In: 13 Jornada Pedagógica, 2010, Marilia. Formação do pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas., 2010.

  • COSTA, C. R. ; MELO, T. B. . Desenvolvimento Infantil e aprendizagem da escrita: O papel da brincadeira. In: 13 Jornada Pedagógica da Unesp, 2010, Marilia. Formação do pedagogo e da pedagoga:pressupostos e perspectivs., 2010.

  • COSTA, C. R. . Desfios Articulações Necessárias entre as aprendizagens realizadas na educação infantil e no ensino fundamental.. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2010, Uberlândia. Desafios da produção e Divulgação do Conhecimento.

  • Ribeiro,C.A. ; COSTA, C. R. . Educação Especial: Um importante espaço de formação.. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Educação Inclusiva, 2010, Uberlândia. Educação inclusiva na atualidade, 2010.

  • LIMA,L.R. ; NUNES, Liliane dos Guimarães A. ; COSTA, C. R. ; Rocha,L.C. . Inclusão Escolar: Um espaço para(re)construção de novas metodologias. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial e III Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Educação Inclusiva, 2010, Uberândia. Educação inclusiva, 2010.

  • COSTA, C. R. ; Ribeiro,C.A. . Educação Especial: da formação Inicial à pratica em sala de aula. In: XV Seminario Regional sobre a Formação do Educador, 2010, Uberlândia. cinquenta anos do curso de pedagogia, dez anos da faculdade de Educação e um ano do curso de comunicação socia, 2010.

  • LIMA,L.R. ; NUNES, Liliane dos Guimarães A. ; COSTA, C. R. . A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO. In: I congresso de psicopedagogia Escolar, 2009, Uberlandia. congresso de psicopedagogia Escolar. contribuições da psicopedagogia para aeducação escolar. Uberlândia: Sistema de bibiliotecas UFU/Setor de catologação e classificação, 2009.

  • COSTA, C. R. ; GONZAGA, G. A. S. ; lourenço,L.N. . Perfil do Pedagogo na visão do PPP da UFU e alguns questionamentos. In: X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na educação Escolar e IV Seminario de Didatica:Docencia e Formação de Profesores, 2009, Uberlandia. X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na educação Escolar e IV Seminario de Didatica:Docencia e Formação de Profesores, 2009.

  • Elieuza Aparecida de Lima ; COSTA, C. R. . Desafios e Articulações necesária entre as aprendizagens realizadas na Educação infantil e no ensino fundamental. In: VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação infantil e IV congresso de Educação de Jovens e Adultos, 2009, Uberlândia. Metodologias para aprendizagem da língua escrita., 2009.

  • COSTA, C. R. ; GONZAGA, G. A. S. ; lourenço,L.N. . Desafiando nossa Prática Pedagogica :Um diferente modo de avaliar. In: VII Semana Pedagogica -Profissão Professor:Identidade(s)em construção, 2009, Uberlândia. II Semana Pedagogica -Profissão Professor:Identidade(s)em construção. Uberlandia: Mauricio dos Reis Brasão, 2009. v. 03.

  • COSTA, C. R. ; FRAGA, N. C. A. . Construindo Alternativas para a aprendizagem: Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundametal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, C. R. . O processo de aprendizagem da escrita: a brincadeira como mediação do trabalho educativo na passagem da educação infantil para o ensino fundamental.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; CUNHA, M. D. . Educação infantil e anos Iniciais do Ensino : Discutindo realções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; Ribeiro,C.A. . Educação Especial: Da formação Iniical a pratica em sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. . Educação Especial: um importante Espaço de formação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, T. B. ; COSTA, C. R. . Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem da Escrita: O papel da brincadeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; MELO, T. B. . Limites e possibilidades da Utilização das Brincadeiras como atividades Potencializadoras de aprendizagem na educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. . Desafios e Articulaçoes necessárias entre as Aprendizagens realizadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. . Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental:Discutindo relações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rocha,L.C. ; NUNES, Liliane dos Guimarães A. ; LIMA,L.R. ; COSTA, C. R. . Inclusão Escolar:Um Espaço para (re)econstrução de novas metodologias.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; LIMA, E. A. . Desafios e Articulaçoes necessárias entre as Aprendizagens realizadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; NUNES, Liliane dos Guimarães A. ; LIMA,L.R. . A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, C. R. ; GONZAGA, G. A. S. ; lourenço,L.N. . Perfil do pedagogo na visão do PPP da UFU e alguns questionamentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Gonçalves,G.S.(Gabriela Silveira Gonçalves) ; COSTA, C. R. ; lourenço,L.N. . Desfiando Nossa Pratica Pedagogica: Um diferente modo de avaliar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; Gabriela da Silveira Gonçalves . O Papel do Professor no processo de aprendizagem e na saúde mental das crianças e adolescentes comTDAH. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. R. ; FRAGA, N. C. A. ; AGRINITO, L. C. . Os jogos e as brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental da Eseba/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2014 (Revista Olhares e Trilhas).

Outras produções

COSTA, C. R. . Estudos de Casos de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, C. R. ; Gonçalves,G.S.(Gabriela Silveira Gonçalves) . Psicomotricidade na Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, C. R. ; GONZAGA, G. A. S. . O Ludico na Educação infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. , Adutora São Pedro, 40 - Campus Educação Física, Aparecida, 38400075 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (034) 32182905, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2014

Instituto Teresa Valsé

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2015 - 2015

Centro Educacional Nossa Escola

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 24

2012 - 2012

Centro Educacional Nossa Escola

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, 1 ano do Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Colégio Marista Champagnat de Ubelândia

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, 1 ano do Ensino Fundamental, Carga horária: 24

Outras informações:
Professora regente do 1 ano do ensino fundamental.

2012 - 2013

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prosessora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiaria Remunerada, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio para compor projeto de inclusão, que consiste no acompanhamento escolar de um aluno com deficiência em classe regular nos anos finais do ensino fundamental.

2007 - 2008

Escola Infantil Favinho de Mel

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Educação Infantil, Carga horária: 20

2007 - 2007

Associacão de Pais e Amigos dos Exepcionais

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Sala, Carga horária: 20

2017 - Atual

Escola Clertan Moreira do Vale

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

2015 - Atual

Escola Clertan Moreira do Vale

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em educação Basica, Carga horária: 24