Érica Sartório Bindaco

Docente do ensino superior. Nutricionista clínico e domiciliar, atendimentos nas modalidades presenciais e on-line (seguindo as diretrizes do CFN/2020 para COVID-19). Prestadora de serviços na Agência Qualidade Humana Bem estar corporativo, agência credenciada à CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Terapeuta Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda - ABRA com vivência e aprofundamento internacional no Hospital-escola, Arya Vaidyan P.V Ramavarier Birth Centennial, Ayurveda Hospital & AVP Training Academy, em Coimbatore/Índia. Mestre em Reiki pela escola Mikao Usui. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Vila Velha - UVV/ES. Pós-graduada em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica pelo GANEP/SP. Pós-graduada em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG. Em outubro de 2018 recebeu Menção Honrosa pelo 1º lugar na apresentação do trabalho oral "Avaliação e Educação Nutricional em Praticantes de Crossfit" da Mostra Técnico Científica realizada durante a "X Expociência Universitária Sul Capixaba", pelo Centro Universitário São Camilo-ES. Em 2017 recebeu a Comenda "Josué de Castro" da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES, em reconhecimento aos serviços prestados como nutricionista e docente do ensino superior, no município de Cachoeiro de Itapemirim. No ano de 2015 foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em reconhecimento aos serviços prestados como nutricionista e docente do ensino superior no Estado do Espírito Santo. Foi docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição, Enfermangem e Educação Física (bacharelado e licenciatura) no Centro Universitário São Camilo-ES até o ano de 2019 nas unidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória-ES. No curso de graduação em Nutrição ministrou as disciplinas: Nutrição Esportiva, Avaliação Nutricional, Técnicas em Avaliação Nutricional, Patologia Aplicada a Nutrição, Educação Nutricional, Técnicas em Educação Nutricional, Nutrição Humana, Saúde Coletiva, Projeto Integrador, entre outras. Supervisionou a Disciplina Estágio Curricular em Gestão em Nutrição Esportiva e Marketing e orientou trabalhos de conclusão de curso - TCC de alunos da graduação e pós graduação em Nutrição, Enfermangem e Educação Física. Trabalhou também como supervisora auxiliar nas disciplinas de Estágio Curricular em Nutrição Clínica e Nutrição Coletiva. Atuou no núcleo de Ensino à Distância (EAD) com a Disciplina Bioética e Metodologia do Ensino Superior. Elabora e ministra cursos de extensão, oficinas práticas e capacitação profissional nas áreas de Ayurveda, Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Avaliação e Diagnóstico Nutricional e Nutrição Vegana, Vegetariana e Flexvegetariana. Tem experiência profissional como Economista Doméstica, com ênfase em programas e projetos sociais, comunitários e de extensão rural.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

2016 - 2018

Universidade Vila Velha
Título: Análise Quimo Nutricional de Clones de Cacau, Cultivadas em um Sistema Agroflorestal - SAF, Ano de Obtenção: 2018
Denise Coutinho Endringer.Coorientador: Girlândia Brasil. Palavras-chave: Theobroma cacau; cacau; antioxidantes; sistema agroflorestal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Especialização em Especialização em Fitoterapia Aplicada a Nutrição Clínica

2014 - 2016

Ganep Nutrição Humana
Título: ABORDAGEM NUTRACEUTICA DO ALHO (Allium sativum L.) NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Orientador: LÚCIA ENDRIUKAITE

Especialização em Especialização em Nutrição Humana e Saúde

2004 - 2006

Universidade Federal de Lavras
Título: Avaliação do Estado Nutricional de Idosos Institucionalizados, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Orientador: Maria de Fátima Píccolo Barcelos

Aperfeiçoamento em Curso Internacional Avançado em Ayurveda

2019 - 2019

Associação Brasileira de Ayurveda
Título: Orientações nutricionais direcionados aos Doshas. Ano de finalização: 2019

Aperfeiçoamento em Terapeuta Ayurveda

2017 - 2018

Associação Brasileira de Ayurveda
Título: Orientações nutricionais direcionados aos Doshas. Ano de finalização: 2018

Graduação em Nutrição

2005 - 2006

Centro Universitário Salesiano

Graduação em Economia Doméstica

1998 - 2002

Universidade Federal de Viçosa

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Colégio Imediato

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1994

Colégio Jesus Cristo Rei

Formação complementar

2012 -

Extensão universitária em Curso de Homeopatia. (Carga horária: 400h). , Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Fitotecnia, UFV, Brasil.

2020 - 2020

Curso intensivo de Terapia Ayurveda. (Carga horária: 200h). , Ary Vaidyan P.V Centennial Ayurveda Hospital & AVP Training Academy, AVP, Índia.

2017 - 2019

Terapeuta Ayurveda. (Carga horária: 280h). , Associação Brasileira de Ayurveda, ABRA, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Introdução a Fotografia Digital. (Carga horária: 9h). , Escola de Imagem FORMACOR, FORMACOR, Brasil.

2013 - 2013

Fisiologia e Metabolismo em Nutrição Esportiva.. (Carga horária: 20h). , Núcleo - Atualização Científica em Nutrição, N, Brasil.

2013 - 2013

Nutrição esportiva: integrando teoria e prática.. (Carga horária: 20h). , Núcleo - Atualização Científica em Nutrição, N, Brasil.

2008 - 2008

Alimentos Funcionais. (Carga horária: 8h). , Vitalit - Educação em Nutrição, VITALIT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Esportiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Avaliação Nutricional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Fitoterapia Aplicada a Nutrição.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Valor Nutritivo de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Organização de eventos

BINDACO, Érica Sartório. . IX Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição - Alimentos Funcionais e Estética". 2018. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. . "XIII Jornada de Alimentação e Nutrição". 2018. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. . IV Jornada Integrada de Farmácia e Nutrição.. 2013. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. . Aula de Campo Nutrição Esportiva: orientação alimentar, na 1ª Corrida do Centro Universitário São Camilo-ES. 2013. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. ; BARBOSA, Wagner Miranda . Semana de Recepção de Calouros. 2010. (Outro).

BARBOSA, Wagner Miranda ; BINDACO, Érica Sartório. . "IV Jornada de Alimentação e Nutrição".. 2009. (Outro).

Wânia Machado ; BINDACO, Érica Sartório. . "III Jornada de Alimentação e Nutrição". 2008. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. . Primeiro Encontro de Gestantes e Nutrizes. 2002. (Outro).

BINDACO, Érica Sartório. . Sexualidade no Meio Estudantil.. 2001. (Outro).

Participação em eventos

V Amostra de Trabalhos Científicos X Jornada de Alimentação e Nutrição."O Papel dos Flavonoides do Cacau (Theobroma cação) no Tratamento e Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica em Adolescentes.". 2015. (Encontro).

V Amostra de Trabalhos Científicos X Jornada de Alimentação e Nutrição." Efeito do Açaí (Euterfe oleracea martius) no Controle da Hipercolesterolemia em Adultos.". 2015. (Encontro).

VII Expociência Universitária Sul Capixaba, simpósio Sul Capixaba de Engenharia.Avaliador de Pôster na VII Expociência Universitária Sul Capixaba, Simpósio Sul Capixaba de Engenharia e VI Mostra Técnico Científico.. 2015. (Simpósio).

"VIII Jornada de Alimentação e Nutrição".Mesa de abertura. 2013. (Outra).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Intolerância a Lactose na Infância e a Semente de Gergelim no Enriquecimento de Cálcio na Alimentação. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Principais Aspéctos da Desnutrição em Pacientes com Câncer. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Desnutrição Hospitalar; uma abordagem nutricional. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Promoção à Saúde de Homens e Mulheres de Mimoso do Sul -ES. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.A soja na Preevnção e Tratamento da Hipercolesterolemia.. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Doença Celíaca na Infância. 2013. (Encontro).

III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição.Doença Celíaca na Infância e a Importância da Quinoa com Agente Funcional. 2013. (Encontro).

"VII Jornada de Alimentação e Nutrição".Abertura e Mesa Redonda. 2012. (Outra).

Mega Evento de Nutrição 2012 - 13º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição. 2012. (Congresso).

Mega Evento de Nutrição 2012 - 13º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida. 1. 2012. (Congresso).

Mega Evento de Nutrição 2012 - 5º Simpósio Internacional da Italian Culinary Institute for Foreigners (Italia)l do. 2012. (Simpósio).

Mega Evento de Nutrição 2012 - 5º Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (France). 2012. (Simpósio).

Mega Evento de Nutrição 2012 - 8º Fórum Nacional de Nutrição. 2012. (Outra).

"VI Jornada de Alimentação e Nutrição".Abertura e Mesa Redonda. 2011. (Outra).

"V Jornada de Alimentação e Nutrição".Mesa Redonda. 2010. (Outra).

I Semana da Alimentação Saudável. 2009. (Outra).

IV Jornada de alimentação e Nutrição.."Palestra: Nutricionista - Atuação Profissional".. 2009. (Outra).

1º CONSAÚDE. Transtornos Alimentares. 2008. (Congresso).

III Jornada de Alimentação e Nutrição.Palestra: "O nutricionista e o Mercado de trabalho.". 2008. (Outra).

II Workshop de Integração Docente: Avaliação de Aprendizagem.. 2008. (Oficina).

II Workshop de Integração Docente: Plágio, Direitos Autorais e o Trabalho do Professor.. 2008. (Oficina).

I Seminário de Avaliação de Aprendizagem. 2008. (Seminário).

Nutrição Esportiva. 2008. (Outra).

Workshop "Avaliação Nutricional do Paciente Grave.Avaliação Nutricional. 2008. (Outra).

I Conferência Regional sobre Segurança Alimentar e Nutricional. 2007. (Outra).

III Conferencia Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: na condição de Delegado (a).. 2007. (Outra).

III Congresso Internacional de Alimentação Escolar Para América Latina. 2007. (Congresso).

Programa Contagem de Carboidratos Rodando o Brasil ? Preventa Consultoria em Saúde. 2005. (Outra).

Ecologia Humana e Educação para Gestão Ambiental.. 2002. (Outra).

I Encontro de Gestantes e Nutrizes. 2002. (Encontro).

XII SEMANA DE ECONOMIA DOMÉSTICA: FAMÍLIA, ECONOMIA DOMÉSTICA - "50 ANOS DE ECONOMIA DOMÉSTICA"..Razões do Estado de Saúde das Famílias Acompanhadas pelo PROEF/DSA: Caso da Vila Chaves - Universidade Federal de Viçosa/MG. 2002. (Outra).

IV Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica.. 2001. (Encontro).

Legislação e Inspeção Sanitária de Alimentos.. 2001. (Outra).

Práticas em Laboratório de Higiene dos Alimentos.. 2001. (Oficina).

Sexualidade no Meio Estudantil.. 2001. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Economia Doméstica. "Família e Políticas Públicas: Modernização e Exclusão.". 2001. (Congresso).

Agroindústria. 2000. (Oficina).

Arranjos e Serviços de Mesa.. 2000. (Oficina).

Crescimento Normal e Suas Alterações mais Frequentes.. 2000. (Outra).

Lavanderia Hospitalar: Aspectos Determinantes na Qualidade do Processamento das Roupas.. 2000. (Outra).

Limpeza e Higiene Hospitalar.. 2000. (Oficina).

Seminário: Aspéctos Médicos e Afetivos. 2000. (Seminário).

II Encontro Latino Americano de Economia Doméstica. 1999. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Economia Doméstica: "A Reorganização do Trabalho no Século XXI. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

BINDACO, Érica Sartório.. Avaliador de Pôster na X Expociência Universitária Sul Capixaba. 2018. Centro Universitário São Camilo-ES.

BINDACO, Érica Sartório.. Avaliador de Pôster na I Mostra de Trablahos Científicos Aplicados à Ciencia da Nutrição. 2018. Centro Universitário São Camilo-ES.

BINDACO, Érica Sartório.. Avaliador de Apresentação Oral de Trabalhos Científicos: IX Expociência Sul Capixaba. 2017.

BINDACO, Érica Sartório.. Avaliador de Pôster na VII Expociência Universitária Sul Capixaba, Simpósio Sul Capixaba de Engenharia e VI Mostra Técnico Científico.. 2015.

BINDACO, Érica Sartório.. Avaliador de Pôster na VIII Jornada de Alimentação e Nutrição e III Mostra de Trabalhos Científicos.. 2013. Centro Universitário São Camilo - ES.

Orientou

Raiany Paulucio

"Dietoterapia e Novos Recursos Clínicos e Nutricionais na Prevenção e Controle do Climatério"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Tatiele Depolo Schaider e Lanna Araújo Franklin Ferreira

"Perfil Nutricional do Paciente com Câncer de Esôfago"; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Walquíria Lagassi Pandini e Thainá Silva Costa

"Suplementação de Ácido Ascórbico em Atletas de alto Estresse Oxidativo"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Úrsula Martins Kuster e Marcielly Rangel Duarte Zuqui

"Edulcorantes Não Calóricos e Calóricos na Dietoterapia de Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Letícia Riedel de Jesus e Stephanie Dutra dos Anjos

"Obesidade Infanto-juvenil Relacionada à Resistência Insulêmica e ao Déficit de Cálcio"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Bianca Fernandes Miler, Lívia Conceição Costa e Sabrina Mota

"Aspectos Relevantes sobre a Intervenção Nutricional na Obesidade Infantil"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Julliane Machado Dias

"Consumo de suplementos Alimentares e a Importância das Orientações Nutricionais nas Academias de Ginásticas"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Gabriel Gomes, Rayana da Silva e Syntia Justa de Barros

"Condutas Nutricionais Administradas em Jogadores de Futebol Profissional: Uma Revisão Bibliográfica"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Lívia Silva Machado, Pollyana Donna Rangel e Thuany Nogueira

"Ômega-3 na Prevenção e Tratamento da Hipertensão Arterial em Idosos"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Bianca Sena e Lara Brasil

"Perfil Nutricional de Pacientes com Câncer Atendidos na Casa de Apoio do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim-ES"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

machado, e

de L; ; MOULAIS, F; A; ; VENTURINI, M; A; F; ; "Princípios Ativos do Gingeng e Suas Respectivas Funções Fitoterápicas, Ergogênicas e Termogênicas"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Dayana Gabriel de Lucca e Laís Cristina Gaspar Côrrea

"Efeitos da Utilização de Ácidos Graxos Poliinsaturados - ômega 3 na Atividade Física"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo-ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Sabrina de Albuquerque Cola Pim

A Influência da Ingestão de Carboidrato no Desempenho Físico e Imunossupressão; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Eder Serbate de Barros

Administração do Whey Protein Associado ao Exercício de Força; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Camila Belshoff Canal e Olga Natani Pin Fassarella

Administração de Maltodextrina em Atletas de Endurence; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Rayanny Delabella Depollo e Carla Monique Gregio Jordão

Uso Terapêutico da Creatina na Homeostase da Glicose em Diabéticos do Tipo II Praticantes de Atividade Física; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Washington Pereira Bento

Avaliação do Estado Nutricional dos Integrantes do Corpo de Bombeiros de Cachoeiro de Itapemirim - ES, Brasil; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Fabiano Ayub Rocha e Jocarlylson de Carvalho Dias

Considerações Bibliográficas Acerca de Uma Alimentação Adequada no Treinamento de Força; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Charles de C

Leite, Mirella C; Ponciano e Neuracy M; Laude; Alterações Fisiometabólicas e Psíquicas em Atletas e Praticantes de Atividade Física; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Priscilla M

Rodrigues e Paula V; Viana; Whey Protein: os benefícios e malefícios na performance física do praticante de atividades físicas e do atleta; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Louise Piteres e Calila B

Guimarães; A Incidência do Uso de Agentes Ergogênicos Por Praticantes de Atividade Físicas, em Academias Brasileiras: uma revisão bibliográfica; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Renata B

Loyolla e Helena Luíza da R; Lopes; A Importância do Trabalho do Profissional Nutricionista nas Academias e nos Clubes Desportivos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Fabiano A

Rocha, Jocarlylson de C; Dias e Geovani Cora; A Importância da Alimentação Saudável na Melhoria da Performance Física de Adolescentes Praticantes de Atividades Físicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Poliane Fontana Farias e Tauane de Souza Norbiato

"Alimentos Antioxidantes na Prevenção do Envelhecimento Celular"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Elizabeth F

V; de Oliveira, Hingrid de S; Bayer e Poliana V; "Terapia Nutricional de Pacientes Adultos Portadores de Diabetes Melittus tipo 2: Uma Revisão Bibliográfica"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Fernanda Rodrigues Brioschi e Hemily Marquezine Hemerly

"Efeitos Ergogênicos da Creatina"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Bruna dos Santos Rebonato

"Papel Ergogênico da Cafeína na Estimulação da Lipólise"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Lígia de Souza Dias e Wanderson da Conceição de Aguiar

"Doença de Alzheimer e Seus Desafios Nutricionais"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Lucélia Frisso Muscarelli e Paula Rosa da Silva

"Interação Fármaco X Nutriente: Novas Perspectivas ao Profissional da Área de Saúde"; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo - ES; Orientador: Érica Sartório Bindaco;

Produções bibliográficas

  • MAZUCO, RENATA ALVES ; CARDOSO, PRYSCILLA MARIA MARTINS ; BINDACO, ÉRICA SARTÓRIO ; SCHERER, RODRIGO ; CASTILHO, RACHEL OLIVEIRA ; FARACO, ANDRÉ AUGUSTO GOMES ; RUAS, FABIANA GOMES ; OLIVEIRA, JAIRO PINTO ; GUIMARÃES, MARCO CESAR CUNEGUNDES ; DE ANDRADE, TADEU UGGERE ; LENZ, DOMINIK ; BRAGA, FERNÃO CASTRO ; ENDRINGER, DENISE COUTINHO . Maltodextrin and Gum Arabic-Based Microencapsulation Methods for Anthocyanin Preservation in Juçara Palm (Euterpe edulis Martius) Fruit Pulp. PLANT FOODS FOR HUMAN NUTRITION , v. 73, p. 209-215, 2018.

  • PIM, S. A. S. C. ; BINDACO, Érica Sartório. . A Influência da Ingestão de Carboidrato No Desempenho Físico E Imunossupressão. Nutrição em Pauta , v. 1, p. 15-20, 2012.

  • DUARTE, D. G. ; MATTOS, F. ; BINDACO, Érica Sartório. . Fatores Socioculturais, Clínicos e Nutricionais que Influenciam a Anorexia e a Bulimia Nervosa.. Cadernos Camilliani , v. 11, p. 111-119, 2010.

  • BRASIL, Lara ; BINDACO, Érica Sartório. ; SOBREIRA, Juliana Machado ; SENA, Bianca ; VIANA, Mirelle Lomar . Desnutrição Hospitalar: Uma abordagem Nutricional.. In: Nelson Coimbra Ribeiro Neto, Fernanda Moura Vargas Dias e Rhollander Bonicenha Aride. (Org.). Atualizações em Saúde.. 1ed.Vila Velha-ES: Opção, 2013, v. 1, p. 4-618.

  • BINDACO, Érica Sartório. ; FAZOLI, Ana Paula Brunelli ; RORIZ, Gabriela Altoé ; ROSA, Guinever Duque ; PORCARI, Hugo . 'Apresentação Oral: Avaliação e Educação Nutricional em Práticas de Crossfit'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. ; CASAGRANDE, Mirella Siqueira ; VIDIGAL, B. S. ; FRANCISCHETTO, A. L. C. ; LANGA, Cíntia Malvestido . ' A Importância De Uma Alimentação Adequada Na Performance Física Do Apleta de Jiu-jitsu'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. ; PEREIRA, Talita Cachuba ; PANCRÀCIO, Carolina Nalli ; FEU, Fernanda de Souza ; MILIOLI, Geovana de Souza . Projeto De Avaliação E Educação Nutricional Em Idosos Praticantes De Atividade Física Na Cidade De Cachoeiro De Itapemirim-ES'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. ; GOMES, Rayssa Macedo ; SILVA, Mikaely Scherrer ; VILELA, Thálita Paiva ; OLIVEIRA, Gabriele Campos . 'Educação Alimentar Infantil Em Pré-escolares De Uma Escola De Cachoeiro De Itapemirim-ES'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Minicurso: 'Alimentação Do Trabalho e Suas Implicações Legais'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. ; ASSUMPÇÃO, L. S. ; GOMES, G. O. ; PANDINI, W. L. ; QUEIROZ, N. L. . 'O Papel dos Flavonoides do Cacau (Theobroma cação) no Tratamento e Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica em Adolescentes.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . 'Uso de suplementos alimentares em nutrição esportiva.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CONCEIÇÃO, A. K. D. da ; SOARE, C. R. ; OLIVEIRA, S. G. ; BINDACO, Érica Sartório. . ' Efeito do Açaí (Euterfe oleracea martius) no Controle da Hipercolesterolemia em Adultos.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BELMONTE, Alexandra ; CAPETINI, A. T. ; GUALANDI, E. ; BINDACO, Érica Sartório. ; Wânia Machado . Promoção à Saúde de Homens e Mulheres de Mimoso do Sul -ES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SENA, Bianca ; BRASIL, Lara ; BINDACO, Érica Sartório. ; VIANA, Mirelle Lomar . Desnutrição Hospitalar; uma abordagem nutricional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SENA, Bianca ; BRASIL, Lara ; BINDACO, Érica Sartório. ; VIANA, Mirelle Lomar . Principais Aspéctos da Desnutrição em Pacientes com Câncer. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Palestra: 'Alimentação e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Relatório de Estágio: Setor de Gerênciamento Executivo de Hotelaria e Lavanderia, Hospital UNIMED - Cachoeiro de Itapemirim/ES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Razões do Estado de Saúde das Famílias Acompanhadas pelo PROEF/DSA: Caso da Vila Chaves - Universidade Federal de Viçosa/MG.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Alimentos Funcionais Aplicados a Estética da Unha, Pele e Cabelo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Palestra 'Mitos e Inverdades sobre Alimentação e Nutrição. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Palestra 'Nutrição na Saúde Mental'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Oficina: 'Elaborando chás com otimização de seus efeitos fitoterápicos.'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . 'Palestra sobre Alimentação e Fatores de Risco para o Desenvolvimento de Doenças'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . 'Leitura e Interpretação de Rótulos de Suplementos Alimentares para Atletas'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Minicurso intitulado: 'Leitura e Interpretação de Rótulos de Suplementos Alimentares para Atletas.'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BINDACO, Érica Sartório. . 'Mini curso: Aproveitamento Integral dos Alimentos: Teoria e Prática'. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BINDACO, Érica Sartório. . 'Palestra: Nutricionista: Atuação Profissional'.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Mini Curso de Alimentos Funcionais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BINDACO, Érica Sartório. . Orçamento Familiar e Aproveitamento Integral dos Alimentos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Outras produções

BINDACO, Érica Sartório. . Cuidados com a Alimentação no Verão. 2009 (Entrevista: Jornal "Espírito Santo de Fato").

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Análise quimo-nutricional de clones de cacau, cultivados em um sistema agroflorestal - SAF., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Érica Sartório Bindaco - Coordenador / Denise C Endringer - Integrante / Girlândia Brasil - Integrante.

Prêmios

2018

Menção Honrosa: Apresentação Oral de Trabalho na Mostra Técnico-Científica da X Expociência Universitária Sul Capixaba, Centro Universitário São Camilo-ES.

2017

Comenda "Josué de Castro", Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES.

2015

Homenagem ao Dia do Nutricionista, Assembléa Legislativa do Estado do Espírito Santo - ES.

2015

Mensão Honrosa de 1º lugar como trabalho: "O papel dos flavonóides do cacau (Theobroma cação) no tratamento e controle da hipertensão arterial sistêmica em adolescentes"., Centro Universitário São Camilo - Cachoeiro de Itapemirim/ES.

2015

Mensão Honrosa de 2º lugar co o trabalho: "Efeito do açaí (Euterpe oleracea martius) no controle da hipercolesterolemia em adultos"., Centro Universitário São Camilo - Cachoeiro de Itapemirim/ES.

2014

Professora Homenageada, Formandos de Nutrição - Turma Vespertino: Centro Universitário São Camilo - ES.

2013

Reikiana - Nível II de Reiki - Método Tradicional do Dr. Mikao Usui, Mestra Maria Elvira Taveres Costa - Espaço Azul.

2013

Menção Honrosa de 1º lugar na III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição., Centro Universitário São Camilo - ES.

2013

Menção Honrosa de 2º lugar na III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição., Centro Universitário São Camilo - ES.

2013

Menção Honrosa de 3º lugar na III Mostra de Trabalhos Científicos: VIII Jornada de Alimentação e Nutrição., Centro Universitário São Camilo - ES.

2011

Professora Homenageada, Formandos de nutrição - turma matutino - Centro Universitário São Camilo (ES).

2011

Professora Homenageada, Formandos de nutrição - turma vespertino - Centro Universitário São Camilo (ES).

2011

Paraninfo (a), Formandos de nutrição - turmas vespertino e matutino - Centro Universitário São Camilo (ES).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Profissional Liberal. , Avenida Doutor Aristides Campos, Basiléia, 29302801 - Cachoeiro de Itapemirim, ES - Brasil, Telefone: (28) 8999550193

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Vila Velha

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: mestre

Outras informações:
Mestranda do curso em Ciências Farmacêuticas.

2007 - 2019

Centro Universitário são Camilo - Campus Espírito Santo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor I - parcial, Carga horária: 38

Outras informações:
Professora e membro do núcleo do curso de graduação e pós graduação em Nutrição, do núcleo de Ensino a Distância (EAD) e do curso de graduação em Educação Física, do Centro Universitário São Camilo, Campos Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim - ES. Supervisora da disciplina Estágio em Gestão em Nutrição Esportiva e Marketing e orientadora do trabalho de conclusão de curso - TCC.

Atividades

  • 02/2007 - 12/2019

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição Esportiva; Avaliação Nutricional; Educação Nutricional; Avaliação Nutricional; Nutrição Humana; Estágio Curricular Supervisionado

2005 - 2007

Hospital Unimed Cachoeiro

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 10

Outras informações:
UNIMED Cachoeiro, Função: Nutricionista ? terceirização de serviços, como: palestras, consultorias e atendimentos nutricionais, profissional integrante do projeto Viva-Saúde/Unimed (em atuação), Cachº de Itapemirim-ES.

2001 - 2001

Hospital Unimed Cachoeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15

Outras informações:
Hospital UNIMED Cachoeiro, nos Setores de Higienização Hospitalar e Gerenciamento Executivo de Hotelaria e Lavanderia Hospitalar, setembro a outubro de 2001, Cachº de Itapemirim-ES.

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 30

Outras informações:
SEME ? Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim/ES, Função: Nutricionista ? Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, setembro de 2006 a dezembro de 2007, Cachº de Itapemirim-ES.

2003 - 2003

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Economista Doméstica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto ?Esperança? ? Convênio com a empresa ITALMAGNÈSIO Nordeste S/A, Departamento de Economia Doméstica/DED, Sociedade de Investigações Florestais/SIF e Universidade Federal de Viçosa/UFV. Objetivo: Melhoria da qualidade de vida das famílias dos funcionários da empresa ITALMAGNÉSIO Nordeste S/A, abril de 2003 a novembro de 2003, Várzea da Palma-MG. Função: Economista Doméstica responsável pelo planejamento e execução do projeto em Várzea da Palma-MG.

1999 - 2002

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Aluna - graduanda, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 4

Outras informações:
Idealizadora, organizadora e executora do Projeto ?Vila Chaves?, com parceria do Departamento de Economia Doméstica e do programa PROEF/Divisão de saúde, Universidade Federal de Viçosa/UFV. Objetivo: Extensão do Programa PROEF/DSA/UFV para a Comunidade Vila Chaves, com o intuito de promover melhoria da qualidade de vida das famílias dos funcionários, novembro de 1999 a setembro de 2002, Viçosa-MG. Idealizadora, organizadora e executora do ?Relatório modelo de Estágio? no Setor de gerenciamento de hotelaria e lavanderia hospitalar do Hospital Unimed Cachoeiro. Objetivo: Elaborar um relatório modelo para as disciplinas curriculares referentes a estágio e projeto científico contidas na grade curricular do curso de Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa/UFV, Viçosa-MG.

1999 - 2001

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Aluna - Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
PROEF ? Programa de Orientação Educacional à Família, Crianças de 0 a 12 anos, Gestantes e Nutrizes, Divisão de Saúde (DSA) - Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários/Universidade Federal de Viçosa (UFV), março de 1999 a julho de 2001, Viçosa-MG.

2023 - Atual

Faculdade multivix

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 4

Outras informações:
Prestadora de serviçoa na Agência Qualidade Humana Bem estar corporativo, agência credenciada a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Nutricionista habilitada e credenciada ao projeto/programa "Nutrição e Hábitos Saudáveis" como parte dos Programas de Saúde e Bem Estar da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Este programa atende todas as agências da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em âmbito Nacional.

2019 - 2022

Faculdade multivix

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Docente do Ensino Superior na Faculdade Multivix, unidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Professora do corpo docente do curso de graduação em Nutrição na Faculdade Multivix.

2023 - Atual

Agência Qualidade Humana Bem Estar Corporativo

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Profissional liberal, Carga horária: 4

Outras informações:
Prestadora de serviços nutricionais na Agência Qualidade Humana Bem Estar Corporativo agência credenciada à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Esta agência executa programas de bem estar e qualidade de vida aos funcionários das agências da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL em âmbito nacional. No momento, atuo como profissinal habilitada e credenciada ao programa de Nutrição e Hábitos Saudáveis da Agência Qualidade Humana Bem Estar Corporativo.

2023 - Atual

Consultório Clínico Particular

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Profissional liberal, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuo como nutricionista clínica em consultório particular e credenciamento à planos de saúde. Atendimentos particulares presenciais e ou on-line.