Cleide da Silva Mariano

Mestrado em Química Analítica pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do ABC (2010). Bacharel com Atribuições Tecnológicas e Licenciada em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2007). Atuou em laboratório de controle de qualidade de produto acabado e matéria prima de vaselinas e produtos afins (2002 - 2007). Atuou como técnica de laboratório no colégio FECAP (2016 - 2017) e leciona no ensino superior na Faculdade de Tecnologia Pentágono.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Tecnologia

2008 - 2010

Universidade Federal do ABC
Título: Adsorção, em papel de filtro quantitativo, do sal trissódico do ácido 1,8-dihidróxi- 2-(4-sulfofenilazo)- 3,6-naftalenodissulfônico (SPADNS) e do complexo Cu(II)/SPADNS em meio de tensoativo.,Ano de Obtenção: 2010
Ivanise Gaubeur.Bolsista do(a): Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil. Palavras-chave: Pré-concentração em fase sólida, SPADNS.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Graduação em Bacharelado e Licenciatura

2004 - 2007

Faculdade de São Bernardo do Campo
Título: Tecnologia Gas-to-Liquid: Descrição do processo GTL em baixas temperaturas para obtenção de combustíveis a partir da síntese Fischer-Tropsch
Orientador: Wagner Alves Moreira

Curso técnico/profissionalizante em Química

2002 - 2003

Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita

Curso técnico/profissionalizante em Laboratorista Industrial

1999 - 2000

Escola Técnica Estadual Lauro Gomes

Formação complementar

2010 - 2010

Microtécnicas de extração e pré-concentração. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2009 - 2009

Esp. absorção atômica de alta resolução(HR-CS AAS). (Carga horária: 6h). , Encontro Nacional de Química Analìtica, ENQA, Brasil.

2009 - 2009

Gerenciamento de resíduos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Participação em eventos

33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Papel de filtro quantitativo modificado com SPADNS: potencial fase sólida para a pré-concentração de íons metálicos. 2010. (Congresso).

15º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica (CIAQA). Impregnação de SPADNS em papel de filtro visando a retenção de metais. 2009. (Congresso).

Workshop - Ciência & Tecnologia. Modificação do papel de filtro com SPADNS para a retenção de metais. 2009. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Anderson Bonatti, Débora Araújo, Edilson Costa, Simone Lang

CRISTINO, W.;MARIANO, C. S.; FIGUEIREDO, C. A.. Fabricação de perfumes com sensação térmica. 2014 - Faculdade de Tecnologia Pentagono.

Aluno: Hilana Lima, João V

REIS, E. L. T.;MARIANO, C. S.; FIGUEIREDO, C. A.. Cunha, Lais E. Moura, Mayara Mariuci.Bioadsorção de Cromo hexavalente com Pinus Taeda  . 2013 - Faculdade de Tecnologia Pentagono.

Aluno: Elker Nascimento Grisante

OCA, V. C. M.;MARIANO, C. S.; SILVA, R.. Obtenção do dióxido de mangsês eletrolítico para fabricação de pilha seca. 2011 - Faculdade de Tecnologia Pentagono.

Orientou

Paulo Sergio Mataruco

Alternativa sustentável para o metal zinco presente em pilhas secas e alcalinas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia Pentagono; Orientador: Cleide da Silva Mariano;

Camila Padilha, Claudio Costa, Igor Marchetti, Laís Medeiros

Obtenção do ácido pirolenhoso proveniente da combustão da madeira de eucalipto, sua aplicação como bioestimulante e influência no solo de cultivo do feijão carioca (phaseolus vulgaris); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia Pentagono; Orientador: Cleide da Silva Mariano;

Caroline M

A; S; Laurindo, Luciano G; Mota, Mirlei S; Billa; Tinta fotocrômica para aplicação imobiliária; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia Pentagono; Orientador: Cleide da Silva Mariano;

Produções bibliográficas

  • MARIANO, C. S. ; GAUBEUR, I. . Papel de filtro quantitativo modificado com SPADNS: potencial fase sólida para a pré-concentração de íons metálicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, C. S. ; GAUBEUR, I. . Modificação do papel de filtro com SPADNS para a retenção de metais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIANO, C. S. ; GAUBEUR, I. . Impregnação de SPADNS em papel de filtro visando a retenção de metais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Tecnologia Pentagono. , Rua Coronel Fernando Prestes, Centro, 09020110 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 44375577, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - 2008

Faculdade de São Bernardo do Campo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 44

Outras informações:
Preparação de soluções e equipamentos para aulas, auxilio professores no decorrer das aulas, cotação e compra de reagentes, controle e manutenção dos laboratórios e serviços administrativos, participação em feiras para divulgação e realização de experimentos científicos.

2002 - 2007

Bertoncini Industrias Químicas Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Química, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de controle de matéria-prima e produto acabado, pesquisa dos produtos químicos envolvidos, cálculo do teor de produtos químicos e manuseio de equipamentos de precisão (potenciometro, viscosimetros, ponto de fulgor, ponto de fusão, etc).

2016 - 2017

Colégio Fecap

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Auxílio nas aulas práticas de laboratório. Elaboração de experimentos e aplicação em oficina experimental de química

2010 - Atual

Faculdade Pentagono

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministrar aulas práticas e teóricas relacionadas ao ramo da química.