Viviane Cerqueira Torres
Doutoranda em Democracia e Eficácia dos Direitos Fundamentais. UNOESC (2020).
Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (2016).
Linha de Pesquisa: Direitos Fundamentais e sua aplicação na modernidade (2014). Orientador: Prof Dr. Alberto Jorge de Barros Correia.
Mestrado em Sociologia na Universidade Federal da Bahia, (interrompido 2013); disciplinas cursadas: Estudos Prisionais e Filosofia Contemporânea.
Pós Graduação lato sensu em Ciências Criminais (2013). Tem experiência na área de pesquisas criminológicas e políticas criminais como bolsista do PIBIC- Programa de Iniciação Científica (2012). Graduada em Direito pela SEUNE- Sociedade de Ensino do Nordeste (2012).
Leciona: Processo de Execução Penal e Criminologia, Direito Penal e Criminologia nos Cursos de Pós-Graduação Estácio e Unit, Direito Penal no Curso Preparatório para Concursos Isoladas.
ATUOU EM 2017 UNIVALI/SC: Processo de Execução Penal, Prática Penal, Direito Penal Parte Geral e Parte Especial e
Introdução ao Estudo do Direito.
DESDE 2018 a 2020 FASC/ IES: Processo de Execução Penal, Processo Penal, Direito Penal especial, Psicologia Jurídica, História do Direito, Hermenêutica Jurídica, Criminologia.
COORDENADORA DA PÓS-GRADUACÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS. PRESENCIAL.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
2014 - 2016
Universidade Federal de Alagoas
Título: CRÍTICAS AO CONTROLE PENAL SOBRE TRAFICO DE ENTORPECENTES: A CRIMINALIZAÇÃO DO PEQUENO VAREJISTA SOB UMA PERSPECTIVA CRIMINOLÓGICA E DOGMÁTICA.,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: ALBERTO JORGE CORREIA DE BARROS LIMA
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado interrompido em 2013 em Ciencias Sociais
2012 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Orientador: Luiz Lourenço;;Ano de interrupção: 2013
Especialização em PÓS GRADUAÇÃO CIÊNCIAS PENAIS
2012 - 2013
Universidade Anhanguera de São Paulo
Título: FALÊNCIA DA POLÍTICA CRIMINAL DE DROGAS E AS MANIFESTAÇÕES DO CONCEITO DE INIMIGO NO SISTEMA PUNITIVO
Orientador: HUGO LEONARDO SANTOS
Graduação em Direito
2006 - 2012
Faculdades da Seune
Título: Reprodução de Estigmas Sociais decorrentes da atual Política Criminal Antidrogas.Análise dos aspectos criminológicos.
Orientador: Ana Flávia Jordão Ramos
Formação complementar
2012 - 2013
Pós Graduação Ciências Penais. (Carga horária: 360h). , Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO EM TRANSTORNOS MENTAIS.. (Carga horária: 50h). , Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE PSICOLOGIA CRIMINAL.. (Carga horária: 12h). , INSTITUTO DE ESTUDOS DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA., ISQV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.
Participação em eventos
IV SEMINÁRIO NACIONAL IBADPP. 2014. (Seminário).
Simpósio Privação de Liberdade- Entre o discurso do cuidado e a prática da exclusão. 2013. (Simpósio).
I Simpósio de Pesquisa Docente da Seune.Políticas Públicas para Usuários e Dependentes de Drogas Ilícitas em Maceió: Identificação de Estigmas Sociais relacionados ao Sistema Penal.. 2012. (Simpósio).
Participação em bancas
TORRES, V. C.. A PESSOA JURÍDICA COMO SUJEITO PASSIVO DA DIFAMÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. A INCONSTITUCIONALIDADE DA PSICOGRAFIA COMO PROVA NO TRIBUNAL DO JURI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí.
TORRES, V. C.TORRES, V. C.. DETRAÇÃO DAS MEDIDAS CAUTELARES NO PROCESSO PENAL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. O PRINCIPIO DA PROPORCIONALIDADE COMO CRITERIO DE ANALISE SOBRE A ILICITUDE DA PROVA NO PROCESSO PENAL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. INTERVENÇÃO DO REU NO PROCESSO PENAL. A INTERVENÇÃO CORPORAL NA PRODUÇÃO DE PROVAS E A ANECESSIDADE DE COLABORAÇÃO DO REU.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. A FIGURA DA MULA NO TRAFICO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PENAIS. 2016.
TORRES, V. C.. VÍCIOS NO INQUÉRITO POLICIAL. ANALISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO DA AÇÃO PENAL EM DECORRÊNCIA DA PROVA CAUTELAR IRREPETÍVEL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA E A PROTEÇÃO DA DGNIDADE DA PESSOA HUMANA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. A CONFISSÃO QUALIFICADA E A SUA APLICAÇÃO COMO ATENUANTE GENÉRICA DE PENA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades da Seune.
TORRES, V. C.. Inaplicação da presunção absoluta de vulnerabilidade no crime de estupro de vulnerável.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Alagoas.
TORRES, V. C.. .A crise da pena privativa de liberdade no sistema penitenciário e a aplicação de medidas alternativas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Alagoas.
TORRES, V. C.. Crimes de Perigo Abstrato: análise de inconstitucionalidade face aos princípios constitucionais penais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Alagoas.
TORRES, V. C.. .Tráfico Internacional de Mulheres: por uma perspectiva de gênero sob o olhar da Criminologia Crítica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Alagoas.
Produções bibliográficas
-
TORRES, V. C. . POSSÍVEIS DELIMITAÇÕES CRIMINOLÓGICAS ACERCA DA IDENTIFICAÇÃO DO PEQUENO VAREJISTA DE ENTORPECENTES: FUNDAMENTOS PARA A DESCRIMINALIZAÇÃO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TORRES, V. C. . POSSIVEIS DELIMITAÇÕES CRIMINOLOGICAS ACERCA DA IDENTIFICAÇÃO DO PEQUENO VAREJISTA DE ENTORPECENTES. FUNDAMENTOS PARA DESCRIMINALIZAÇÃO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TORRES, V. C. . CRIMES ELEITORAIS EM DIÁLOGO COM A CRIMINOLOGIA CRÍTICA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TORRES, V. C. . O SIGNIFICADO DA PENA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA:UMA LEITURA A PARTIR DA TEORIA AGNÓSTICA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TORRES, V. C. . POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS AO USUÁRIO DE DROGAS ILÍCITAS-IDENTIFICAÇÃO DE ESTIGMAS RELACIONADOS AO SISTEMA PENAL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
NEVIAL-NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A VIOLÊNCIA EM ALAGOAS., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Cerqueira Torres - Integrante / ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA - Integrante / RUTH VASCONCELOS LOPES FERREIRA. - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Faculdades da SeuneVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Criminologia, Execução Penal.
2016 - Atual
Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora IED, TGP
2016 - Atual
ATC CURSOS JURÍDICOSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CIÊNCIAS CRIMINAIS.
Outras informações:
Professora de Criminologia, Ciências Penais.
2016 - Atual
ESTÁCIO PÓS GRADUAÇÃO.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CURSO PÓS GRADUAÇÃO.
Outras informações:
PROFESSORA NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS.
2015 - Atual
Faculdade de MaceióVínculo: Professor PÓS-GRADUAÇÃO, Enquadramento Funcional: Professor da PÒS GRADUAÇÂO CIÊNCIAS CRIMINAIS
2016 - Atual
FUNDAÇAO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DOUTOR RAIMUNDO MARINHOVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de IED e Teoria Geral do Processo.
Outras informações:
FAT. Professora de Introdução ao Estudo do Direito e Teoria Geral do Processo.
2016 - Atual
FUNDAÇAO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DOUTOR RAIMUNDO MARINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Criminologia e D.Penitenciário.
Outras informações:
SEUNE. Professora de Criminologia e D. Penitenciário.
2015 - Atual
FUNDAÇAO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DOUTOR RAIMUNDO MARINHOVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA CURSO DE DIREITO
Outras informações:
DISCIPLINAS: DIREITO ADMINISTRATIVO, IED, CRIMINOLOGIA.
2014 - Atual
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA.Vínculo: APROVADA EM CONCURSO PÚBLICO., Enquadramento Funcional: TÉC. EM DIREITO NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
Outras informações:
Diário Oficial da Bahia, 18 Fevereiro de 2014, p. 4, ed. n 21361.
2013 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Pesquisador., Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador.
Outras informações:
Pesquisadora do NEVIAL- Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, desde 2013.
Atividades
-
11/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão.,Linhas de pesquisa
2011 - 2011
3º Juízado Cível e Criminal da capital do Estado de Alagoas, 3ªJCEVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
2006 - 2007
Denfensoria Pública do Estado da Bahia.Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
2017 - 2018
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Viviane Cerqueira Torres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?