Filipe Aguiar Cargnin
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professor substituto nos cursos de Design Gráfico e Industrial (UDESC), e Produção Multimídia e Comunicação Visual (IFSC). Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Animação, Roteiro, Jogos e Computação Gráfica. É criador e roteirista da série de animação Boris e Rufus, exibida em Disney Channel, Disney XD, TV Cultura e Amazon Prime Video, indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019.
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Design
2020 - 2024
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Diretrizes para o design de jogos digitais destinados à coleta de dados em pesquisas com crianças entre 6 e 12 anos
Gilson Braviano. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Diretrizes; Jogos para Crianças; Design de Jogos; Pesquisa Baseada em Jogos; Coleta de Dados.
Mestrado em Design
2017 - 2019
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Framework conceitual para a produção do humor visual no design de animações para crianças
, Ano de Obtenção: 2019.Gilson Braviano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Cinema
2008 - 2013
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Ícaro: roteiro para animação
Orientador: José Cláudio Siqueira Castanheira
Graduação em Design
2006 - 2012
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Imagens reflexivas: um olhar sobre a autorreferência das imagens na contemporaneidade
Orientador: Gabriela Botelho Mager
Formação complementar
2018 - 2018
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
FIC Libras Intermediário. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria na disciplina Técnicas de Animação. 240h. (Carga horária: 240h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Animação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Roteiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema/Especialidade: Design Gráfico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Jogos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Computação Gráfica.
Participação em eventos
Graphica 2022 - XIV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. A utilização do desenho como instrumento de coleta de dados em pesquisas com crianças. 2022. (Congresso).
Lab 2014 - Catarina Criativa.Projeto de série animada selecionado: Os Pequenos do Espaço.. 2015. (Outra).
Lab 2014 - Catarina Criativa.Projeto de série animada selecionado: Boris e Rufus. 2015. (Outra).
4ª Mostrinha de Cinema Infantil.Exibição do curta-metragem Quiriri. 2013. (Outra).
Anima Mundi 2013 - 21º Festival Internacional de Animação do Brasil.Exibição do curta-metragem Quiriri. 2013. (Outra).
Baixada Animada 2013 - Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação.Exibição do curta-metragem Quiriri. 2013. (Outra).
Festival do Rio 2013.Exibição do curta-metragem Quiriri. 2013. (Outra).
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.Exibição do curta-metragem Quiriri e debate após a sessão. 2013. (Outra).
MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Exibição do curta-metragem Quiriri. 2013. (Exposição).
Participação em bancas
ZIMMERMANN, A.; MENEGAZZI, D. L.;CARGNIN, F.. Ziraldo dos cartazes ao livros: uma análise de Flicts e Menino Maluquinho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MERINO, G. S. A. D.; DEMILIS, M.;CARGNIN, FILIPE AGUIAR. Análise das microinterações como ferramentas potencializadoras da experiência de usuário nas interfaces digitais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
PEREIRA, J. A.;CARGNIN, F.; KRUSSER, R. S.. Análise semiótica do cartaz publicitário do filme Pulp Fiction. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
ZIMMERMANN, A.;CARGNIN, F.; MENEGAZZI, D. L.. A cor da inclusão: avalinado a acessibilidade do jogo Among Us para usuários daltônicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
ZIMMERMANN, A.; WEDEKIN, L. M.;CARGNIN, F.. She-Ra e as Princesas do Poder (2018): uma análise dos designs de personagens do ponto de vista arquetípico e semiótico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
ZIMMERMANN, A.; SILVEIRA NETO, W. D.;CARGNIN, F.. Overwatch (2016): o design de cenários na construção de narrativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
ZIMMERMANN, A.; SILVEIRA NETO, W. D.;CARGNIN, F.. Do livro ao jogo: narrativas literárias adaptadas para o meio dos jogos digitais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SILVEIRA NETO, W. D.; ZIMMERMANN, A.;CARGNIN, F.. A influência da tecnologia digital no processo produtivo do concept art. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
RIQUELME, A.; MARTINS, D.;CARGNIN, F.. A influência das produções audiovisuais no hábito de leitura: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
RIQUELME, A.; MARTINS, D.;CARGNIN, F.. A prática experimental da produção de cinema: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. F.; COPETTI, L.;CARGNIN, F.. Machismo e sexismo no jogo League of Legends? Ouvindo relatos de jogadoras do estado de Santa Catarina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
RIQUELME, A.; MARTINS, D.;CARGNIN, F.. Grande plano geral: as potencialidades do drone para o audiovisual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
RIQUELME, A.; ESTAREGUE, D.;CARGNIN, F.. Metodologia projetual do design e design thinking: relações e diferenças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina.
Orientou
A percepção de surdos e ouvintes acerca das emoções associadas às diferentes técnicas cinematográficas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Filipe Aguiar Cargnin;
A eficácia dos motion graphics na retenção de informações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Filipe Aguiar Cargnin;
A utilização do humor em séries televisivas do gênero dramédia: um estudo de caso da série Barry (2018); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Filipe Aguiar Cargnin;
As estratégias de ruptura do círculo mágico nos jogos digitais: estudo de casos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Filipe Aguiar Cargnin;
Um estudo comparativo da aplicação dos doze princípios da animação no stop motion; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Produção Multimídia) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Filipe Aguiar Cargnin;
Produções bibliográficas
-
CARGNIN, F. ; BRAVIANO, G. . Revisão sistemática da utilização de jogos digitais como instrumento de coleta de dados em pesquisas com crianças. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 18, p. 236, 2022.
-
CARGNIN, FILIPE AGUIAR ; ALVES, RAFAEL MARTINS ; AMARAL, ANA LETÍCIA OLIVEIRA DO ; BRAVIANO, GILSON ; GONÇALVES, BERENICE SANTOS ; MENDONÇA, MARIA COLLIER DE . Contribuições do Design Thinking para o desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã. DATJOURNAL DESIGN ART AND TECHNOLOGY , v. 7, p. 163-178, 2022.
-
CARGNIN, F. ; BRAVIANO, G. . Classificação de jogos de tabuleiro modernos a partir da percepção dos processos cognitivos envolvidos. PROJETICA , v. 11, p. 281-305, 2020.
-
CARGNIN, F. ; GONÇALVES, B ; BRAVIANO, G. . O humor nos jogos digitais: o desafio da não linearidade. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 22, p. 111-122, 2018.
-
CARGNIN, FILIPE AGUIAR ; MAGER, GABRIELA BOTELHO . Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual. DAPESQUISA , v. 13, p. 63-84, 2018.
-
CARGNIN, F. ; BRAVIANO, G. . As estratégias reflexivas do jogos digitais. TRÍADES EM REVISTA , v. 6, p. 1-15, 2017.
-
CARGNIN, F. ; MAGER, G. B. . O desenvolvimento da reflexividade nas imagens da contemporaneidade. REVISTA TAMANDUÁ , v. 1, p. 1-19, 2016.
-
CARGNIN, F. ; SOUZA, E. B. . Criação e formatação de projetos de séries animadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CARGNIN, F. ; SOUZA, E. B. . Desventuras Espaciais - curta-metragem de animação. 2022. Animação.
CARGNIN, F. ; SOUZA, E. B. . Boris e Rufus - série televisiva de animação. 2018. Animação.
CARGNIN, F. . Quiriri - curta-metragem de animação. 2013. Animação.
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Expressão Gráfica e Representação da Forma, Descrição: Este grupo contempla uma parceria entre pesquisadores do Depto. de Expressão Gráfica da UFSC e da Escola de Belas Artes da UFRJ, com orientações em diversos níveis. São realizadas publicações a partir de pesquisas sobre as transformações que estão sofrendo os métodos gráficos de criação e representação da forma. Dois AVAS-Ambientes Virtuais de Aprendizagem (o Transpontuais e o Desenho Geométrico Virtual) foram desenvolvidos no seio do grupo. O ritmo acelerado com que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação vêm se apresentando ao público impôs a ampliação das linhas de pesquisa, inicialmente direcionadas ao campo do Desenho Geométrico e da Hipermídia, para o Design de Interfaces Informacionais, transitando em temas como o humor, histórias em quadrinhos, tipografia e pessoas com necessidades especiais. O líder do grupo, editor da Revista Brasileira de Expressão Gráfica, atua como presidente da Associação Brasileira de Expressão Gráfica e avaliador de cursos e IES no MEC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Filipe Aguiar Cargnin - Integrante / Gilson Braviano - Coordenador.
Prêmios
2020
Edital Armando Carreirão 2020, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis.
2019
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 - Finalista na categoria Série Brasileira de Animação - Projeto: Boris e Rufus, Academia Brasileira de Cinema.
2011
Edital Catarinense de Cinema 2010 - Categoria Vídeo - Projeto: Quiriri, Fundação Catarinense de Cultura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - 2024
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
2023 - 2024
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Desenvolvimento - Designer Gráfico, Carga horária: 40
2020 - 2022
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Atividades
-
11/2020
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Computação Gráfica em Design Gráfico I e II, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Laboratório de Desenho III, Modelamento Virtual I e III, Prática Projetual em Design Gráfico II, III e VI, Produção da Imagem em Movimento
-
03/2007 - 12/2008
Estágios , Escola Superior de Administração e Gerência.Estágio realizado, Auxílio técnico na manutenção de computadores.
2020 - 2020
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
05/2020 - 09/2020
Ensino,Disciplinas ministradas, Desenvolver os algoritmos e a estrutura de dados para jogos digitais, Realizar testes em jogos digitais, Oficina 1, Oficina 3, Pesquisa Aplicada 1, Pesquisa Aplicada 3
2018 - 2019
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2018 - 12/2019
Ensino, Tecnologia em Produção Multimídia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Animação I, Animação II, Animação 3D, Projeto Multimídia Bilíngue V
2016 - 2019
Belli StudioVínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Roteirista, Carga horária: 20
Outras informações:
1) maio de 2016 a janeiro de 2017 - Produção da primeira temporada de Boris e Rufus
2) outubro de 2017 a setembro de 2018 - Produção da primeira temporada de Tuca, o Mestre Cuca
3) fevereiro de 2019 a julho de 2019 - Produção da segunda temporada de Boris e Rufus
2022 - 2024
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES
2017 - 2018
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES
2014 - 2014
Orbital VFXVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Animador e Generalista 3D, Carga horária: 40
2013 - 2014
E10 MarketingVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Animador e Generalista 3D, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Filipe Aguiar Cargnin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?