Bruna Pedroso Canever

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2009). Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN/UFSC - 2011). Doutora em Enfermagem (PEN/UFSC - 2014). Pós Doutorado (PEN/UFSC -2016). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem UFSC. Desenvolve projetos articulados ao Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde(EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase Formação Docente, Estratégias de Ensino Aprendizagem, Educação Permanente em Saúde e Educação em Enfermagem e Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Docente universitário da area da saúde: consciencia de si e de mundo para uma prática pedagógica transformadora
Marta Lenise do Prado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Produção do Conhecimento nos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 2011
Marta Lenise do Prado.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Grupos de Pesquisa; Produção Científica; Enfermagem.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.

Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Educação Permanente como potencializadora do trabalho coletivo: Desafios e perspectivas
Orientador: Elisabete Gonçalves Zuza

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2009 - 2011

Faculdades Itecne de Cascavel
Título: Tecnologias Educacionais no Ensino de Enfermagem: Repercussões no Processo de Trabalho
Orientador: Ana Maria Dyniewicz

Graduação em Enfermagem

2005 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Agente Comunitário de Saúde e as Ações de Promoção da Saúde no Pré-Natal
Orientador: Maria do Horto Fontoura Cartana/ Kenya Schmitz Reibnitz

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Outros

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Formação de tutores EPS em movimento. (Carga horária: 168h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2013

Capacitação no MOODLE e tutoria de EaD. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Oficina do Curso de Auxiliar em Enfermagem - Haiti. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2010

Inglês. (Carga horária: 150h). , English of Dublin, ED, Irlanda.

2006 - 2006

Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Italiano. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Enfermagem e Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Fundamental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

CANEVER, B. P. . 13 Congresso Mundo de Mulheres - Um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres. 2017. (Congresso).

CANEVER, B. P. . 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).

CANEVER, B. P. . XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2010. (Congresso).

CANEVER, B. P. . I Congresso de Saúde Mental-Perspectivas em saude mental: diversidade e aproximações. 2008. (Congresso).

CANEVER, B. P. . II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. 2008. (Congresso).

CANEVER, B. P. . Seminário-Enfermagem á família: a produção científica, tecnológica e artística- XI Encontro da rede sul de pesquisa família e saúde-LEIFAMS. 2007. (Outro).

CANEVER, B. P. . 14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2007. (Outro).

Participação em eventos

16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2018. (Seminário).

XIV Conferência Ibero-Americana de Educacion en Enfermaria. 2017. (Congresso).

12 Congresso Internacional Rede Unida. Potencializando o desenvolvimento gerencial por meio da educação permanente. 2016. (Congresso).

14 Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. (Congresso).

17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2013. (Seminário).

17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2013. (Seminário).

17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE. 2013. (Seminário).

65 Reunião Anual da SBPC. 2013. (Outra).

Ciclo de Debates do PNPG: Avaliação Científica no Brasil.Avaliação Científica no Brasil. 2013. (Outra).

III Salão Nacional de Divulgação Científica.Debate Inovação e internacionalização: relações e perspectivas para o desenvolvimento brasileorairo.. 2013. (Outra).

II Seminário do Mestrado Profissional Ensino em Saúde.O tripé do ensino superior na formação stricto sensu. 2013. (Seminário).

Third Global Forum on Human Resources for Health. 2013. (Encontro).

XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria.GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: TENDÊNCIAS TEMÁTICAS. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria.Itinerário de formação dos egressos de um curso de graduacao em enfermagem: ampliando os horizontes. 2013. (Outra).

XII CONFERENCIA IBEROAMERICANA DE EDUCACION EN ENFERMERIRIAA.Grupos de pesquisa em educação em enfermagem do Estado de São Paulo: tendencias temáticas. 2013. (Outra).

64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de Enfermagem. Formação crítico-criativa em Enfermagem: revisão de estudos brasileiros sobre instrumentos de avaliação de avaliação discente. 2012. (Congresso).

XIII Pan American Nursing Research Colloquium.Itinerário de formação dos egressos de um curso de graduação em enfermagem. 2012. (Outra).

16° SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENFERMAGEM. 2011. (Seminário).

16° SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2011. (Seminário).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Educação na Enfermagem e na Saúde: estudo bibliométrico de teses e dissertações produzidas por enfermeiros no Brasil. 2010. (Congresso).

II Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermeria.Grupos de pesquisa de educação em enfermagem: região Norte, Nordeste e Centro-oeste. 2010. (Outra).

IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Estilos de pensamentos na produção científica em Educação em Enfermagem das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. 2010. (Congresso).

XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2010. (Outra).

15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Produtividade dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Sul do Brasil: uma analise preliminar. 2009. (Seminário).

15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Política, práticas e produção do Grupo de Pesquisa de Educação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. 2009. (Seminário).

19 Semana de Iniciação Científica da UFSC.Produção científica dos Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil: em foco a região sul do Brasil. 2009. (Outra).

II Semana de Paulo Freire. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil: um estudo multicêntrico. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.A Produção Investigativa de Educação em Enfermagem no Brasil. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde EDEN: Muito Prazer. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.Produção científica em educação em enfermagem na região sul do Brasil: um estudo multicêntrico. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem.Comparando as áreas físicas de uma unidade de internação neonatal com a RDC n 50. 2009. (Seminário).

X Conferencia iberoamericano II Encuentro Latinoamérica- Europa y III Simpósio de Investigación de Educación en Enfermería III Reunion Internacional de Organización de Redes de Enfermería.PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DA REGIÃO SUL DO BRASIL. 2009. (Outra).

11 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Características dos Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da região Norte do Brasil. 2008. (Seminário).

11 Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2008. (Seminário).

18 Seminário de Iniciação Científica da UFSC.A produção investigativa de educação em enfermagem no Brasil: o estado da arte. 2008. (Seminário).

2 Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem.Produção científica em educação em enfermagem na região sul do Brasil: um estudo multicêntrico. 2008. (Seminário).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. A Integralidade na Formação e na Atenção à Saúde: um desafio para as Escolas de Enfermagem de Santa Catarina. 2008. (Congresso).

60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da região Centro-oeste do Brasil. 2008. (Congresso).

I Congresso Brasileiro Saúde Mental. 2008. (Congresso).

I Congresso Catarinense de Enfermagem em Emergência. 2008. (Congresso).

II Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. 2008. (Congresso).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental, e Direitos Humanos. 2008. (Outra).

II Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem. 2008. (Seminário).

I Simpósio do Núcleo Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. 2008. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de DST/AIDS. 2008. (Congresso).

14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE). 2007. (Seminário).

2 Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson. 2007. (Encontro).

6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.COMPARANDO AS ÁREAS FÍSICAS DE UMA UNIDADE NEONATAL COM A RDC n 50/ANVISA/ 2002. 2007. (Outra).

7 Congresso Nacional de Iniciação Científica e 5 Congresso Internacional Científica. Caracterização dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem da Região Sul do Brasil: Um Estudo Multicêntrico. 2007. (Congresso).

I Semana Acadêmica de Enfermagem- SAENF. 2007. (Encontro).

Seminário Acadêmico sobre projetos assistenciais do curso de Graduação em Enfermagem da UFSC do semestre de 2006.2. 2007. (Seminário).

Seminário Enfermagem á família: a produção científica, tecnológica e artística- XI encontro da rede Sul de pesquisa família e saúde-LEIFAMS. 2007. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal-COBEON. 2007. (Congresso).

XI Simpósio sobre a doença de Alzheimer. 2007. (Simpósio).

XVII Seminário de Iniciação Científica (SIC).AVALIAÇÃO DE IMPACTO DA PRAXIS COTIDIANA DOS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM PROJETOS ASSISTENCIAIS.. 2007. (Seminário).

X Simpósio Doença de Alzheimer. 2006. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Juarez Coimbra Ormonde Junior

LAZZARI, D. D.;CANEVER, BRUNA PEDROSO. Perfil de competências na formação de enfermeiros: validação por docentes e acadêmicos de enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Débora Barbosa e Alcântara

LIBERMAN, F.;CANEVER, BRUNA PEDROSO; MAXIMINO, V. S.; HENZ, A. O.. Cuidado do Cuidador: Um Espaço Potencializador de Educação Permanente com Equipes de Estratégia de Saúde da Família. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Diana Coelho Gomes

Prado, Marta Lenise; Backes, Vânia Marli Schubert; Ferraz, Fabiane; ERDMANN, A. L.; SEBOLD, L. F.;CANEVER, B. P.. PERFIL DOS RECEM DOUTORES EM ENFERMAGEM aproximação ao perfil proposto pela área de Enfermagem da CAPES. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joanara Rozane da Fontoura Winters

Prado, Marta Lenise; Ferraz, Fabiane; Backes, Vânia Marli Schubert; HEIDEMANN, I. T. B.;Reibnitz, K.S.CANEVER, B. P.. Formação em enfermagem para o SUS numa perspectiva crítico e criativa: visão dos formandos. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Kellin Danieslki

Prado, M.L.; LIMA, M. M.;CANEVER, B. P.; KEMPFER, S. S.; HEINZLE, M. R. S.. Educação para a cidadania global na formação de enfermeiros: um estudo de caso.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lauriana Medeiros Costa Santos

BACKES, V. M. S.; REIBNITZ, Kenya Schmidt; MARTINI, J. G.; AGUIAR, A. C. V. V.;CANEVER, B. P.; VIANA, L. O.; MOYA, J. L. M.. Conhecimento pedagógico do conteúdo de docentes da educação profissional de nível técnico em enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diana Coelho Gomes

Reibnitz, K.S.; ERDMANN, A. L.; BACKES, V. M. S.; NASCIMENTO, E. R. P.;CANEVER, B. P.. PERFIL DOS RECÉM-DOUTORES EM ENFERMAGEM: aproximação ao perfil proposto pela Área de Enfermagem da CAPES. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pollyana Plauz Gorris

MAIA, A. R.;CANEVER, B. P.. Efeito da intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados pós operatórios de tireiodectomia.. 2017 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Monica Batista Boff Bellé

NASCIMENTO, K.C.; SANTOS, J.L.G.;CANEVER, B. P.. Indicadores de qualidade utilizados na gestão do serviço de enfermagem: revisão integrativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Unstituição Federal de educação de Santa Catarina.

Aluno: Greize Cristina Rios

NASCIMENTO, K.; PRADO, R.A.;CANEVER, B. P.. Riscos, danos e efeitos adversos na adminisitração de antibióticos em uma unidade de terapia intensiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Instituição Federal de educação de Santa Catarina.

Aluno: Kelyan Tenfer Ferrer

NASCIMENTO, K.C.; SARAIVA, S.S.;CANEVER, B. P.. A carga de doença da coinfecção tuberculose/AIDS nas macrorregiões de saúde do Estado de Santa Catarina. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Instituição Federal de educação de Santa Catarina.

Aluno: Juanita Alves Izidoro

NASCIMENTO, K.C.; MONGUILHOT, J. J. C.;CANEVER, B. P.. Avaliação da cobertura vacinal da influenza no Estado de Santa Catarina em idosos nos anos de 1999 a 2006 e seus reflexos na atualidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Instituição Federal de educação de Santa Catarina.

Aluno: Marcela Paul de Lima

BERTONCELLO, K. C. G.;CANEVER, B. P.; KNIHS, N. S.. Boas práticas para utilização do desfribilador externo automático pelo enfermeiro no cuidado do paciente no ambiente pré-hospitalar: construção de um instrumento.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mayara Leal

LIMA, M. M.;CANEVER, B. P.. Grupo de gestantes e casais grávidos: contribuição da atividade de extensão para a fromação do enfermeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Kenya Schmidt Reibnitz

PRADO, M. L.REIBNITZ, K.S; Mello, A.L.F. Formação docente na área da saúde: conhecimentos necessários para o ofício do professor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Elisabeth Kleba da Silva

PRADO, M. L.; MARTINI, J. G.;KLEBA, M. E.; HEIDEMANN, I.; SALUM, N.. Produção de conhecimento nos grupos de pesquisa em educação e enfermagem do estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação de Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Regina Ribeiro Cunha

PADILHA, M. I. C. S.; Reibnitz Júnior, C; MARTINI, J. G.; HEIDEMANN, I. T. S. B.;CUNHA,R.R.. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem - PEN/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann

Bruna Pedroso CaneverPRADO, M.L.BACKES, V. M. S.SILVA, M. E. K.MARTINI, J.HEIDEMANN, I. T. S. B.SALUM, N C. Produção do conhecimento nos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Marli Schubert Backes

PRADO, M. L.BACKES, V. M. S.; FERRAZ, C.A; BATISTA, S.H. S. S.; MELLO, A. L. S. F.; GROSSEMAN, S.. Docente universitário da área da saúde: consciencia de si e do mundo para uma pratica pedagogica transformadora. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Marli Schubert Backes

PRADO, Marta Lenise DoREIBNITZ, Kenya Schmidt; MELLO, Ana Lucia S. F.;Backes, Vânia Marli Schubert. Formação docente na área da saúde: conhecimentos necessários para o oficio de ser professor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Lucia Schaefer Ferreira de Mello

PRADO, M. L.; REIBNITZ, K. S.;MELLO, A. L. S. F.. Formação docente na área da saúde: conhecimentos necessários para o ofício de ser professor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jussara Gue Martini

PRADO, M L Do;MARTINI, J. G.; SILVA, M. E. K. da; HEIDEMANN, Ivonete T. B.; SALUM, Nádia Chiodelli. Produção do conhecimento nos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Estado de São Paulo.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jussara Gue Martini

MARTINI, J. G.. Produção do conhecimento dos grupos de pequisa em educação em enfermagem no Estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jussara Gue Martini

PRADO, Marta Lenise DoBACKES, V. M. S.; FERRAZ, C. A.; BATISTA, S. H. S. S.; MELO, A. L. F.; GROSSEMAN, S.;MARTINI, J. G.FERRAZ, F.. Docente Universitário da Área da Saúde: Consciência de Si e de Mundo para uma Prática Pedagógica Transformadora. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mõnica Motta Lino

PRADO, M. L. do;MARTINI, Jussara Gue; SILVA, M. E. K.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; SALUM, N. C.;LINO, Mônica Motta. Produção do conhecimento nos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem do estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marta Lenise do Prado

PRADO, M. L. doMARTINI, J. G.SILVA, M. E. K.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; SALUM, N. C.. Produção do Conhecimento nos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Estado de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marta Lenise do Prado

Prado ML doBACKES, V. M. S.; FERRAZ, C. A.; BATISTA, S. H. S. S.; MELLO, A. L. S. F.; GROSSEMAN, S.;MARTINI, J. G.FERRAZ, Fabiane. Docente universitário da área da saúde: Consciência de Si e de Mundo para uma prática pedagógica transformadora. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marta Lenise do Prado

PRADO, M. L. doREIBNITZ, K. S.; MELLO, A. L. S. F.;BACKES, V.M. Formação docente na área da saúde: conhecimentos necessários para o oficio de ser professor. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Ana Paula dos Santos

A escuta com qualidade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Drielli Mariotto

A educação permanente em saúde: hábitos saudáveis no C; A; I; S (Professor Cantídio de Moura Campos); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Márcio Pinheiro Machado

Auto-Atualização da Equipe NASF: Uma Iniciativa de E ducação Permanente em Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

MICHELLE CRISTINE DE OLIVEIRA MINHARRO

O caminho profissional e a educação permanente em saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro

Narrativas de percurso e experiência o afeto como fio condutor em experiência de edução permanente em saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Christine Böhm da Costa

Atenção integral a saúde do adolescente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Claudia Emika Itikava

Atendimento odontológico para a saúde da mulher; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Cristina Aparecida Rahine

O envelhecimento populacional e a odontologia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Edineia Scheffer de Mello

Grupo de gestantes: um espaço de reelaboração de saberes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Evaldo Hilário Vieira

A qualidade da informação nas declarações de óbito no município de Boa Vista; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Cleidiane da Silva

Atividades educativas realizadas na Casa de Detenção de Pimenta Bueno com foco na saúde da mulher; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Domisy de Araújo Vieira

Promoção da saúde do adolescente: na perspectiva de prevenir a iniciação do uso do cigarro na Escola Boa União Ensino Jovem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Fernanda Carlise Mattioni

A consulta de enfermagem como instrumento de cuidado ao usuário portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Cláudia Machado de Menezes Reis

Acolhimento humanizado a saúde do homem em uma unidade de estratégia de saúde da família no município de Oliveira dos Brejinhos-BA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Daiane Andréia Dinnebier

Importância das atividades educativas de grupo desenvolvidas pela ESF e NASF para os pacientes portadores de diabetes mellitus: relato de experiência; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Regiane Quesada Bertão Simões

Apoio Matricial e a Estrategia de Saúde da Famíla; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Renata Pereira Lima Paccini kazama

Desenvolvimento de análises, ações, e resultados em saúde bucal na Unidade de Saúde da Família com ênfase na captação e manejo odontológico de gestantes; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Rivair Pelin Damaceno

Atenção integral a saúde do adulto e as principais doenças crônicas não-transmissíveis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Sandro Satio Suzuki

Aceitação por parte das gestantes ao pré-natal odontológico na USF; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

TANIA DALLA VECCHIA FERRO

A Clínica Ampliada; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Tania Mara Aparecida Schneider

Tania Mara Aparecida Schneider; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Mariana Mara Ignacio Pacheco

A hipertensão arterial sistêmica e a saúde do adulto; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Oridiane Aparecida Toazza

Apoio Matricial, produzindo saúde de forma compartilhada; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Thiego da Silva Socoloski

A importância do educador físico no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Renata Goulart Castro

A participação do agente comunitário de saúde na atenção à saúde bucal; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Carla Regina Rudolf

Ações de saúde mental no contexto da estratégia saúde da família; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Alessandra Gessner Prade

O conhecimento do enfermeiro da unidade básica de saúde sobre o tema depressão; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Simone Saueressig

Utilização de medicamentos para tratamento das doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Helio Alves da Silva

Infertilidade masculina: ações médicas nos serviços de atenção básica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Juliana Renata Vieira

Estratégia da saúde da família voltada para o pré-natal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Ana Paula de Abreu Bastos

Ascendência da depressão em adolescentes; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Maria Emília de Medeiros Nunes

Ascendência da dependência química na adolescência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Maria de Fátima Menegaz Goulart

Diagnósticos de infecção ginecológica e outras complicações relacionadas ao não-uso de preservativo por mulheres; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Juzeli Angela Da Cunha Lemes

Infecção do trato urinário em mulheres adultas: causas e medidas de prevenção; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Bruna Pedroso Canever;

Foi orientado por

Michele Edianez Gayeski

Estágio Curricular não-obrigatório; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Michele Edianez Gayeski;

Ana Maria Dyniewicz

Tecnologias Educacionais no Ensino de Enfermagem: Repercussões no Processo de Trabalho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Faculdades Itecne de Cascavel; Orientador: Ana Maria Dyniewicz;

Vânia Marli Schubert Backes

Produção do conhecimento dos grupos de pesquisa em educação em enfermagem do Estado de São Paulo; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Vânia Marli Schubert Backes;

Vânia Marli Schubert Backes

A produção investigativa de educação em enfermagem nos grupos de pesquisa no Brasil: o estado da arte; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vânia Marli Schubert Backes;

Marta Lenise do Prado

Tendências paulistas na produção do conhecimento em educação e enfermagem; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marta Lenise do Prado;

Produções bibliográficas

  • BELLAGUARDA, MARIA LÍGIA DOS REIS ; TEIXEIRA, GUSTAVO DA CUNHA ; KNIHS, NEIDE DA SILVA ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; CARAVACA-MORERA, JAIME ALONSO . Interface morte-morrer e a formação para a assistência em enfermagem. Global Academic Nursing Journal , v. 3, p. 1-6, 2022.

  • SILVEIRA, CINDY MACEDO DA ; BELLAGUARDA, MARIA LÍGIA DOS REIS ; CANEVER, BRUNA ; COSTA, ROBERTA ; KNIHS, NEIDE DA SILVA ; CALDEIRA, SILVIA . Coping da equipe de enfermagem no processo morte-morrer em unidade neonatal. Acta Paulista de Enfermagem , v. 35, p. APE02261, 2022.

  • COSTA, DIOVANE GHIGNATTI DA ; MOURA, GISELA MARIA SCHEBELLA SOUTO DE ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; WEIMER, LUIZ EDUARDO ; KASSICK, FRANCYS ; COSTA, FRANCIS GHIGNATTI DA ; SOUZA, ANDRIELI DAIANE ZDANSKI DE ; TERRES, MELLINA DA SILVA . Experiência do paciente: caminhos percorridos e a percorrer na coprodução do cuidado centrado no paciente. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e32911124899, 2022.

  • BREHMER, LAURA CAVALCANTI DE FARIAS ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; ROSA, LUCIANA MARTINS DA ; LOCKS, MELISSA ORLANDI HONÓRIO ; MANFRINI, GISELE CRISTINA ; WILLRICH, GABRIELA PEREIRA BOZZETTI . DIABETES MELLITUS: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 15, p. e246321, 2021.

  • OLIVEIRA, S. N. ; CANEVER, B. P. ; SILVEIRA, N. I. R. ; FERNANDES, S. R. ; MARTINI, J. G. ; LINO, M.L. . Simulador de baixo custo para punção venosa periférica: da confecção à avaliação. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. 1-7, 2020.

  • REIS, M. L. B. ; KNIHS, N. S. ; CANEVER, B. P. ; THOLL, A. D. ; ALVAREZ, A. G. ; TEIXEIRA, G. . Simulação realística como ferramenta de ensino na comunicação de situação crítica em cuidados paliativos. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 24, p. 1-8, 2020.

  • BRAVO, P. ; BACKES, V. M. S. ; CANEVER, B. P. . ESTILOS DE APRENDIZAJE: PREFERENCIA DE LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA DE LA UNIVERSIDAD DE MAGALLANES, CHILE. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 29, p. e20190265, 2020.

  • ROSA, L. M. ; LOCKS, M. O. H. ; BREHMER, L. C. F. ; CANEVER, B. P. ; MANFRINI, G. C. ; CAURIO, E. P. . Avaliação dos pés em pessoas com diabetes mellitus hospitalizadas. REVISTA ENFERMAGEM ATUAL IN DERME , v. 92, p. 219-225, 2020.

  • DANIELSKI, K. ; PRADO, Marta Lenise Do ; LIMA, M. M. ; KEMPFER, S. S. ; HEINZLE, M. R. S. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO . TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN PARA LA EDUCACIÓN PARA CIUDADANÍA GLOBAL DE ENFERMEROS. MLS Educational Research , v. 4, p. 1-15, 2020.

  • CANEVER, B. P. ; SANES, M. S. ; OLIVEIRA, S. N. ; PESTANA, A. L. ; Prado, Marta Lenise ; COSTA, D. G. . Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 25, p. 1-8, 2020.

  • DA ROSA, LUCIANA MARTINS ; BREHMER, LAURA CAVALCANTI DE FARIAS ; LOCKS, MELISSA ORLANDI HONÓRIO ; CAURIO, EMANUELE POZZEBOM ; TERRA, JAKELINY SERAFINI ; CANEVER, BRUNA PEDROSO . Características sociodemográficas, clínicas e cuidados com a saúde de pessoas com diabetes mellitus hospitalizadas. Revista de Extensão , v. 17, p. 61-72, 2020.

  • VENTURA, G. ; SILVA, B. ; HEINZEN, K. V. ; BELLAGUARDA, M. L. R. ; CANEVER, B. P. ; PEREIRA, V. P. . Enfrentamiento de enfermeros a la muerte en el proceso de cuidado en la sala de emergencia. Revista Enfermería Actual , v. 1, p. 15-24, 2019.

  • RAMOS, F. R. S. ; BREHMER, L. C. F. ; CANEVER, B. P. ; PADILHA, M. I. C. S. ; SILVEIRA, L. R. . Desafios atuais da bioética brasileira. Revista Bioetica - Conselho Federal de Medicina , v. 27, p. 446-454, 2019.

  • CANEVER, BRUNA PEDROSO ; Prado, Marta Lenise ; GOMES, DIANA COELHO ; Backes, Vânia Marli Schubert ; JESUS, B. H. . SELF-KNOWLEDGE OF HEALTH TEACHERS: a qualitative exploratory study. NURSE EDUCATION TODAY , v. 65, p. 54-59, 2018.

  • LIMA, M. M. ; Machado, M.L. ; Costa, R. ; CANEVER, B. P. ; PINA, J. C. ; ALVES, I. F. B. O. . Contribuição da extensão em um grupo de gestantes e casais grávidos para a formação do enfermeiro. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 22, p. 1-8, 2018.

  • BREHMER, L. C. F. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; RAMOS, F. R. S. . História da bioética como campo de conhecimento e ação política no Brasil: perspectivas e desafios. SAÚDE & TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / HEALTH & SOCIAL CHANGE , v. 9, p. 211-222, 2018.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, Marta Lenise ; GOMES, DIANA COELHO ; JESUS, B. H. ; BACKES, V. M. S. . Consciência de mundo ingênua na prática pedagógica de docentes da área da saúde. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 26, p. 1-9, 2017.

  • LOPES, C. R. ; FERRAZ, F. ; PRADO, Marta Lenise Do ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; PILATTI P ; NASCIMENTO E P . INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE ESTUDOS BRASILEIROS. INOVA SAÚDE , v. 6, p. 155-176, 2017.

  • GOMES, DIANA COELHO ; Prado, Marta Lenise ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; JESUS, B. H. ; BACKES, V. M. S. ; SEBOLD, L. F. . DOCTOR OF NURSING: CAPACITY FOR BUILDING A PROFESSIONAL AND SCIENTIFIC CAREER PROJECT. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 25, p. 1-9, 2016.

  • LUFT, J. ; BOES, A. A. ; LAZZARI, D. D. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; BUSANA, J. A. ; NASCIMENTO, E. R. P. . Lesão renal aguda em unidade de tratamento intensivo: características clínicas e desfechos. Cogitare Enfermagem (UFPR) , v. 20, p. 1-9, 2016.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, Marta Lenise ; GOMES, DIANA COELHO ; JESUS, B. H. . Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 37, p. 1-8, 2016.

  • CANEVER, BRUNA PEDROSO ; PRADO, Marta Lenise Do ; BACKES, V. M. S. ; COELHO, D. ; BRIGUENTE, T. L. ; Ferraz, Fabiane . TENDÊNCIAS TEMÁTICAS DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. http://dx.doi.org/10.18616/is.v5i2.3014.%p , v. 5, p. 124-141, 2016.

  • CANEVER, B. P. ; PESTANA, A. L. ; TAVARES, V. ; ZYTKUEWISZ, G. V. ; MARTINI, J. G. ; HEIDEMANN, I. T. B. . Produçao do conhecimento latino-americano sobre educaçao superior em enfermagem. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 6, p. 88-96, 2016.

  • POLETTO, D. ; SILVA, D. G. V. ; CANEVER, B. P. ; GOMES, D. C. . Análise bibliométrica sobre avaliação de serviços de saúde. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 9, p. 7609-7614, 2015.

  • MENEGAZ, J. C. ; Backes, Vânia Marli Schubert ; MOYA, J. L. M. ; Prado, Marta Lenise ; CANEVER, B. P. . Práticas pedagógicas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos estudantes. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 24, p. 629-636, 2015.

  • CATAFESTA, GABRIELA ; KLEIN, DÉBORA POLETTO ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; LAZZARI, DANIELLE DELACANAL . CONSULTA DE ENFERMAGEM GINECOLÓGICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 22, p. 85, 2015.

  • MASSAROLI, R. ; MARTINI, J. G. ; MASSAROLI, A. ; LAZZARI, D. D. ; OLIVEIRA, S. N. ; CANEVER, B. P. . Nursing work in the intensive care unit and its interface with care systematization. Escola Anna Nery , v. 19, p. 252-258, 2015.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, M.L. ; GOMES, D. C. ; KEMPFER, S. S. . Conhecimento de si do docente em saúde: uma reflexão em Freire. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 5, p. 379-386, 2015.

  • GOMES, D. C. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; JESUS, B. H. ; SPILERE, L. B. B. ; PRADO, Marta Lenise Do ; REIBNITZ, Kenya Schmidt . Itinerário de Formação dos Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem: ampliando os horizontes. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 680-5, 2015.

  • CANEVER, B. P. ; PRADO, M. L. do ; BACKES, V. M. S. ; LINO, M.L. . Characterization of research groups in nursing education in the state of são paulo. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 23, p. 21-28, 2014.

  • CANEVER, B. P. ; SILVEIRA, L. R. ; LAZZARI, D. D. ; TAFNER, D. P. O. V. ; REIBNITZ, K.S ; PRADO, M. L. do . Percepção de pós-graduandos sobre as diretrizes curriculares nacionais. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP) , v. 21, p. 63-67, 2014.

  • CANEVER, B. P. ; GOMES, DIANA COELHO ; JESUS, B. H. ; SPILLERE, L. ; PRADO, Marta Lenise Do ; BACKES, V. M. S. . Process of training and insertion in the labor market: a vision of nursing graduates. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 35, p. 87-93, 2014.

  • MASSAROLI, A. ; CANEVER, B. P. ; LAZZARI, D. D. ; SAUPE, R. ; MARTINI, J. G. . Avaliação de programas de educação permanente na atenção básica: identificação de descritores. Journal of Nursing and Health , v. 4, p. 13-20, 2014.

  • CANEVER, B. P. ; Backes, Vânia Marli Schubert ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. ; Ferraz, Fabiane ; GOMES, D. C. ; MARTINI, J. G. . Teses e dissertações de enfermeiros sobre educação em enfermagem e saúde: um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 66, p. 251-256, 2013.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, Marta Lenise ; Backes, Vânia Marli Schubert ; SCHVEITZER, M. C. . Tendências pedagógicas na produção do conhecimento em educação em enfermagem do estado de São Paulo. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 66, p. 935-941, 2013.

  • LASSALLE, M. M. L. ; KLOCH, D. ; REIBNITZ, K.S ; CANEVER, B. P. ; AMESTOY, S. C ; PRADO, M. L. . INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: possibilidades de aproximação com os pensamentos de Freire.. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 4, p. 01-06, 2013.

  • CANEVER, B. P. ; GOMES, D. C. ; JESUS, B. H. ; SPILLERE, L. ; Prado, Marta Lenise . Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Escola Anna Nery , v. 17, p. 336-345, 2013.

  • Amestoy, Simone Coelho ; Backes, Vânia Marli Schubert ; Trindade, Letícia de Lima ; CANEVER, B. P. . Produção científica sobre liderança no contexto da enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 227-233, 2012.

  • Backes,V.M.S. ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. ; FERRAZ, F. ; Reibnitz, K.S. ; CANEVER, B. P. . GRUPOS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 436-42, 2012.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, M.L. ; Backes,V.M.S. ; GOMES, D. C. . Produção do conhecimento acerca da formação do enfermeiro na América Latina. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 33, p. 211-220, 2012.

  • CANEVER, B. P. ; MATTIA, Daiana de ; VIRTUOSO, AM ; Reibnitz, K.S. ; CARTANA, M. H. F. ; AMESTOY, S. C. ; TRINDADE, L. L. . PERCEPÇÕES DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE SOBRE O PRÉNATAL. Investigacion y Educacion en Enfermeria , v. 29, p. 204-211, 2011.

  • CANEVER, B. P. ; SCHVEITZER, M. C. ; Backes,V.M.S. ; LINO, M.L. ; GOMES, D. C. . Grupos de pesquisa em educação em enfermagem: caracterização de três regiões brasileiras. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 20, p. 117-123, 2011.

  • GOMES, D. C. ; Backes,V.M.S. ; LINO, M.L. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; SCHVEITZER, M. C. . Produção científica dos grupos de pesquisa em educação em enfermagem do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso) , v. 32, p. 330-337, 2011.

  • Lino, Mônica Motta ; Backes, Vânia Marli Schubert ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. . Profile of scientific and technological production in nursing education research groups in the south of Brazil. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso) , v. 18, p. 452-458, 2010.

  • Prado, M.L. ; Backes,V.M.S. ; Reibnitz, K.S. ; CARTANA, M. H. F. ; ABE, K. L. ; ROCHA, P. K. ; CANEVER, B. P. . Produções Tecnológicas em Enfermagem em um Curso de Mestrado. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 18, p. 475-481, 2009.

  • BACKES, V. M. S. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; Prado, M.L. ; Reibnitz, K.S. . Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da Região Sul do Brasil. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso) , v. 30, p. 249-256, 2009.

  • Backes,V.M.S. ; LINO, M.L. ; Prado, M.L. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; CANEVER, B. P. . Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , v. 66, p. 858-861, 2008.

  • CANEVER, B. P. ; OLIVEIRA, S. N. ; GONCALVES, N. . Estratégias para a aprendizagem significativa da punção venosa para alunos da graduação.. In: Bellaguarda MLR; Knihs NS; Tholl AD; Canever BP; Girondi JBR. (organizadoras). (Org.). Atelie de ideias - estratégias educacionais de apoio ao ensino e a aprendizagem.. 1ed.Florianópolis: Papa- livro, 2020, v. 1, p. 63-73.

  • AMANTE, L. N. ; JUNCKES, C. ; GOMES, DIANA COELHO ; MARTINS, T. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZO, S. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA VASCULAR PERIFÉRICA. In: Lúcia Nazareth Amante, Juliana Balbinot Reis Girondi, Ana Rosete Camargo Rodrigues Maia, Keyla Cristiane do Nascimento e Neide da Silva Knihs. (Org.). Cuidados de Enfermagem no período perioperatório: Intervenções para a prática. 1ed.: EDITORA CRV, 2016, v. 1, p. 60-92.

  • Prado, Marta Lenise ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; CANEVER, B. P. ; BERNARDI, M. C. ; SILVA FILHO, C. C. . Contexto da Educação superior em Enfermagem do Brasil. In: Marta Lenise do Prado; María Antonia Jiménez-Gómez; Lucila Cárdenas-Becerril,. (Org.). DESARROLLO INVESTIGATIVO EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA EN BRASIL, MÉXICO Y COLOMBIA 1995-2012. 1ed.Florianópolis: UFSC/ Departamento de Enfermagem, 2014, v. , p. 25-62.

  • RIBEIRO, K. R. B. ; TESTONI, A. K. ; CANEVER, B. P. ; MASSAROLI, A. ; KEMPFER, S. S. ; Prado, Marta Lenise ; Backes, Vânia Marli Schubert . Produção científica em educação em enfermagem nas temáticas pedagogia e currículo, no Brasil. In: Marta Lenise do Prado; María Antonia Jiménez-Gómez; Lucila Cárdenas-Becerril. (Org.). DESARROLLO INVESTIGATIVO EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA EN BRASIL, MÉXICO Y COLOMBIA 1995-2012. 1ed.Florianópolis: UFSC/ Departamento de Enfermagem, 2014, v. , p. 101-123.

  • MASSAROLI, A. ; CANEVER, B. P. ; GOMES, DIANA COELHO ; Backes, Vânia Marli Schubert ; Prado, Marta Lenise ; KEMPFER, S. S. . Estudantes, egressos e professores: visibilidade dos sujeitos da educação evidenciado nos estudos brasileiros. In: Marta Lenise do Prado; María Antonia Jiménez-Gómez; Lucila Cárdenas-Becerril. (Org.). DESARROLLO INVESTIGATIVO EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA EN BRASIL, MÉXICO Y COLOMBIA 1995-2012. 1ed.Florianópolis: UFSC/ Departamento de Enfermagem, 2014, v. , p. 127-149.

  • Prado, Marta Lenise ; KEMPFER, S. S. ; Lino, Mônica Motta ; TESTONI, A. K. ; GOMES, DIANA COELHO ; CANEVER, B. P. . Caracterização dos investigadores em educação em enfermagem no Brasil. In: Prado, Marta Lenise.; Jiménez-Gómez, María Antonia; Cárdenas-Becerril, Lucila.. (Org.). DESARROLLO INVESTIGATIVO EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA EN BRASIL, MÉXICO Y COLOMBIA 1995-2012. 1ed.Florianópolis: UFSC/ Departamento de Enfermagem, 2014, v. , p. 225-237.

  • Prado, Marta Lenise ; KEMPFER, S. S. ; TESTONI, A. K. ; CANEVER, B. P. ; GOMES, DIANA COELHO . Áreas e linhas de investigação de investigação e enfermagem no Brasil. In: Marta Lenise do Prado; María Antonia Jiménez-Gómez; Lucila Cárdenas-Becerril. (Org.). DESARROLLO INVESTIGATIVO EN EDUCACIÓN EN ENFERMERÍA EN BRASIL, MÉXICO Y COLOMBIA 1995-2012. 1ed.Florianópolis: UFSC/ Departamento de Enfermagem, 2014, v. , p. 239-245.

  • OLIVEIRA, S. N. ; CANEVER, B. P. ; PRADO, M. L. ; MARTINI, J. G. ; RADUNZ, V. . SALA DE AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM. In: 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, Florianópolis. 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018.

  • ROQUE, A. T. F. ; CANEVER, B. P. ; BELLAGUARDA, M. L. R. . METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. In: 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, Florianópolis. 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018.

  • KUSTER, A. S. ; CANEVER, B. P. ; PRADO, M. L. ; TESTONI, A. K. ; DANIELSKI, K. . PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA DECORRENTE DAS TESES DE DOUTORADO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL - TRIÊNIO 2013-2015. In: 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, Florianópolis. 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018.

  • GOMES, D. C. ; PRADO, M. L. ; CANEVER, B. P. ; BACKES, V. M. S. ; KUSTER, A. S. . DOUTOR EM ENFERMAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O EXERCÍCIO DO PROCESSO EDUCATIVO. In: 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018, Florianópolis. 16 SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 13 SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2018.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, Marta Lenise ; Backes, Vânia Marli Schubert ; GOMES, D. C. ; YANES, C. Y. . A formação do enfermeiro na América Latina: uma revisão integrativa da literatura. In: 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais do 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal: UFRN, 2013. v. 3. p. 23-28.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, Marta Lenise ; Backes, Vânia Marli Schubert ; Lino, Mônica Motta . Grupos de pesquisa em educação em enfermagem de São Paulo. In: 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais do 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal: UFRN, 2013. v. 3. p. 26-30.

  • MASSAROLI, A. ; CANEVER, B. P. ; LUZ, J. H. ; SAUPE, R. ; MASSAROLI, R. . Avaliação da educação permanente em saúde em atenção básica, conforme os enfermeiros. In: 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais do 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal: UFRN, 2013. v. 5. p. 18-24.

  • LOPES, C. R. ; Prado, Marta Lenise ; CANEVER, B. P. ; Ferraz, Fabiane . Formação crítico-criativa em enfermagem: revisão de estudos brasileiros sobre instrumentos de avaliação discente. In: 64o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64o Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília: ABEN-Nacional, 2012. v. 1. p. s/p-s/p.

  • CANEVER, B. P. ; Prado, M.L. ; Backes,V.M.S. . CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. In: 16 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2011, Campo Grande. Anais do 16 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2011.

  • CANEVER, B. P. ; PESTANA, A. L. ; ZYTKUEWISZ, G ; COSTA, V.T. ; HEIDEMANN, I.T.S.H. ; MARTINI, J. G. . CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENFERMAGEM. In: 16 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2011, Campo Grande. Anais do 16 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), 2011.

  • AMESTOY, S. C. ; Backes,V.M.S. ; THOFEHRN, M. B. ; TRINDADE, L. L. ; CANEVER, B. P. ; MILBRATH, V. M. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE LIDERANÇA NA ENFERMAGEM. In: Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010, Florianópolis/SC. Anais do Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010.

  • SCHVEITZER, M. C. ; Backes,V.M.S. ; LINO, M.L. ; CANEVER, B. P. . GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE. In: XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010, Florianópolis/SC. Anais do XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010.

  • FERRAZ, F. ; GUBERT, E. ; Prado, M.L. ; CANEVER, B. P. . Estudo bibliométrico da produção brasileira de teses e dissertações sobre educação permanente em saúde na área da enfermagem. In: 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. Anais do 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasilia: Editora da ABEn-Nacionais, 2010. v. 1. p. 1695-1698.

  • CANEVER, B. P. ; BACKES, V. M. S. ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. ; FERRAZ, F. ; GOMES, D. C. . Educação na Enfermagem e na Saúde: estudo bibliométrico de teses e dissertações produzidas por enfermeiros no Brasil. In: 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. Anais do 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasilia: Editora da ABEn-Nacional, 2010. v. 1. p. 1691-1694.

  • Backes,V.M.S. ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. ; FERRAZ, F. ; Reibnitz, K.S. ; CARTANA, M. H. F. ; MARTINI, J. G. ; CANEVER, B. P. ; KLOH, Daiana ; ABE, K. L. . Políticas, Práticas e Produção do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. In: 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Anais do 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania, 2009. v. 1. p. 1194-1197.

  • LINO, M.L. ; Backes,V.M.S. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. ; SCHVEITZER, M. C. . Produtividade dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem do Sul do Brasil: uma análise preliminar. In: 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro- RJ. Anais do 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania, 2009. v. 1. p. 1927-1930.

  • Backes,V.M.S. ; SCHVEITZER, M. C. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; Reibnitz, K.S. . Caracterização dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem no Brasil. In: 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Anais do 15 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Enfermagem: conhecimento, cuidado e cidadania, 2009. v. 1. p. 2379-2381.

  • CANEVER, B. P. ; Backes,V.M.S. ; Prado, M.L. ; Reibnitz, K.S. ; CARTANA, M. H. F. ; Erdmann, A. ; Kalinowski, C.E.H. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; ABE, K. L. ; FERMO, V.C. ; KLOCH, D . PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO MULTICÊNTRICO. In: 2 SITEn- Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem, 2008, Curitiba- PR. Anais do II Seminário Internacional sobre Trabalho na Enfermagem, 2008. v. prelo. p. prelo-prelo.

  • Prado, Marta Lenise ; GOMES, D. C. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; Backes, Vânia Marli Schubert . FORMAÇÃO DE DOUTORAS EM ENFERMAGEM E SUA COMPETÊNCIA NA PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.. In: 18 SENPE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2015, Fortaleza. ANAIS DO 18 SENPE - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2015.

  • BREHMER, L. C. F. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; RAMOS, F. R. S. . Bioética como campo de conhecimento e ação políticano Brasil. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA CLÍNICA, III CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO DA ÉTICA, 2015, Curitiba. ANAIS III CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA CLÍNICA, III CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO DA ÉTICA. Curitiba, 2015.

  • RIBEIRO, A. C. R. C. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; CAPUCCI, P. F. ; RIBEIRO, R. A. . Apoio Institucional em Paidéia: construção de uma cartilha colaborativa. In: 14 Congresso Paulista de Saúde Pública, 2015, São Carlos. Anais 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. São Carlos - SP, 2015.

  • GOMES, C. ; COUTO, V. ; CANEVER, BRUNA PEDROSO ; CAPUCCI, P. F. . Sensibilização de ouvidoria na saúde: um relato de experiência. In: 12 Congresso Paulista de Saúde Pública, 2015, São Carlos - SP. Anais 12 Congresso Paulista de Saúde Pública. São Carlos - SP, 2015. p. 16-18.

  • CANEVER, BRUNA PEDROSO ; CAPUCCI, P. F. ; IUSIM, L. M. C. D. ; DALARMELINO, B. B. . Educação permanente como proposta para discussão de redes de atenção à saúde: um relato de experiência. In: 14 Congresso Paulista de Saúde Pública, 2015, São Carlos - SP. Anais do 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. São Carlos - SP, 2015. p. 13-15.

  • JESUS, B. H. ; Backes, Vânia Marli Schubert ; GOMES, DIANA COELHO ; CANEVER, B. P. ; ZAMPROGNA, K. . CONTRIBUIÇÕS DA ATIVIDADE DE TUTORIA EM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO STRICTO-SENSU EM ENFERMAGEM. In: XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2014, Cartagena das Indias. Anais do XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2014.

  • JESUS, B. H. ; GOMES, DIANA COELHO ; Prado, Marta Lenise ; CANEVER, B. P. ; FERRAZO, S. . PERFIL DOS RECÉM-DOUTORES EGRESSOS DE TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL. In: XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2014, Cartagena das Indias. Anais do XIV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2014.

  • CANEVER, B. P. ; COELHO, D. ; Prado, M.L. ; Backes,V.M.S. ; FERRAZ, F. . Grupos de pesquisa em educação em enfermagem do Estado de São Paulo: tendencias temáticas. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais da XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • CANEVER, B. P. ; COELHO, D. ; JESUS, B. H. ; SPILLERE, L. ; Prado, M.L. . Itinerário de formação dos egressos de um curso de graduacao em enfermagem: ampliando os horizontes. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais da XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • GOMES, D. C. ; Prado, Marta Lenise ; JESUS, B. H. ; CANEVER, B. P. ; SPILLERE, L. . ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O ROTEIRO DA VIAGEM. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais da XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • Prado, Marta Lenise ; JESUS, B. H. ; GOMES, D. C. ; SPILLERE, L. ; CANEVER, B. P. . Itinerário de Formação dos Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem. In: XIII Pan American Nursing Research Colloquium, 2012, Miami. Anais do XIII Pan American Nursing Research Colloquium. Miami: University of Miami School of Nursing and Health Studies, 2012.

  • Prado, Marta Lenise ; CANEVER, B. P. ; Backes, Vânia Marli Schubert ; SCHWEITZER, M.C. ; GOMES, D. C. . Tendências Pedagógicas na Produção do Conhecimento em Educação em Enfermagem do Estado de São Paulo. In: XIII Pan American Nursing Research Colloquium, 2012, Miami. Anais do XIII Pan American Nursing Research Colloquium. Miami: University of Miami School of Nursing and Health Studies, 2012.

  • GOMES, D. C. ; Prado, M.L. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; CANEVER, B. P. ; SCHVEITZER, M. C. ; AMESTOY, S. C. . Caracterização das produções científicas de educação em enfermagem no Rio de Janeiro e Minas Gerais. In: 20 Seminário de Iniciação Científica, 2010, Florianópolis. Anais do 20 Seminário de Iniciação Científica, 2010.

  • CANEVER, B. P. ; MATTIA, Daiana de ; VIRTUOSO, AM ; CARTANA, M. H. F. ; Reibnitz, K.S. . Agente comunitário de saúde e as ações de promoção à saúde no pré-natal. In: 9 Congresso Nacional da Rede Unida, 2010, Porto Alegre. Anais do 9 Congresso Nacional da Rede Unida, 2010.

  • CANEVER, B. P. ; Backes,V.M.S. ; LINO, M.L. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; AMESTOY, S. ; COELHO, D. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DO BRASIL: EM FOCO A REGIÃO SUL DO BRASIL. In: 19 Seminário de Iniciação Científica, 2009, Florianópolis. Anais 19 Seminário de Iniciação Científica, 2009.

  • LINO, M.L. ; BACKES, V. M. S. ; PRADO, M. L. do ; FERRAZ, F. ; CANEVER, B. P. ; SCHVEITZER, M. C. . PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM DA REGIÃO SUL DO BRASIL. In: X Conferencia iberoamericano II Encuentro Latinoamérica- Europa y III Simpósio de Investigación de Educación en Enfermería III Reunion Internacional de Organización de Redes de Enfermería, 2009, Ciudad de Panamá. Anais da X Conferencia iberoamericano II Encuentro Latinoamérica- Europa y III Simpósio de Investigación de Educación en Enfermería III Reunion Internacional de Organización de Redes de EnfermeríaX Conferencia iberoamericano II Encuentro Latinoamérica- Eu, 2009.

  • BACKES, V. M. S. ; Prado, M.L. ; CARTANA, M. H. F. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; Erdmann, A. ; Kalinowski, C.E.H. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; SCHMIDT, Sandra Marcia Soares ; CANEVER, B. P. ; ABE, K. L. . Grupos de investigación de educación en enfermería, de la región sur del Brasil: un estudio multicéntrico. In: III Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2008, San Juan- Puerto Rico. Anais do III Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2008. v. prelo. p. prelo-prelo.

  • Backes,V.M.S. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; KLOCH, D ; LINO, M.L. ; ABE, K. L. ; Prado, M.L. . Caracterização dos Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da Região Norte do Brasil. In: 11o Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem, 2008, Belém-PA. Anais do 11o Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. Belém, 2008, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Backes,V.M.S. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. . Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da Região Centro-Oeste do Brasil. In: 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2008, Belo Horizonte-MG. Anais do 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem- Belo Horizonte - MG. Belo Horizonte - MG: Trevo Soluções Multimídias, 2008, 2008. v. 1. p. 367-367.

  • Backes,V.M.S. ; CANEVER, B. P. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. ; FERMO, V.C. . Caracterização dos Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da Região Sudeste do Brasil. In: 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2008, Belo Horizonte - MG. Anais do 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem.. Belo Horizonte - MG: Trevo Soluções Multimídia, 2008. v. 1. p. 495-495.

  • REIBNITZ, Kenya Schmidt ; KLOCH, D ; CANEVER, B. P. ; Backes,V.M.S. ; FERRAZ, F. . A Integralidade na Formação e na Atenção à Saúde: um desafio para as Escolas de Enfermagem de Santa Catarina. In: 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2008, Belo Horizonte - MG. Anais do 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Belo Horizonte - MG: Trevo Soluções Multimídias, 2008. v. 1. p. 2237-2237.

  • Backes,V.M.S. ; CANEVER, B. P. ; LINO, M.L. ; Prado, M.L. ; Reibnitz, K.S. ; FERMO, V.C. . Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem do Brasil: um estudo multicêntrico. In: XI Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2008, Quito - Equador. Anais do XI Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2008. v. 1. p. 273-273.

  • CANEVER, B. P. ; Backes,V.M.S. ; FERRAZ, F. ; LINO, M.L. ; CARTANA, M. H. F. ; Prado, M.L. ; FERMO, V.C. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; KLOCH, D . A produção investigativa de educação em enfermagem no Brasil: o estado da arte. In: 18o Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2008, Florianópolis - SC. Anais do 18o Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis - SC: CAPD-UFSC, 2008. v. 1.

  • CANEVER, B. P. ; Backes,V.M.S. ; FERRAZ, F. ; Prado, M.L. ; LINO, M.L. ; Kalinowski, C.E.H. ; FERMO, V.C. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; CARTANA, M. H. F. ; VASCONCELOS, Claudiniete ; KLOH, Daiana ; ABE, K. L. . Caracterização dos Grupos de Pesquisa de Educação em Enfermagem da Região Nordeste do Brasil: um estudo multicêntrico. In: 7a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX, 2008, Florianópolis - SC. Anais da 7a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX. Florianópolis - SC: CAPD-UFSC, 2008. v. 1. p. prelo-prelo.

  • CANEVER, B. P. ; GONCALVES, M. I. ; MATOS, T. A. ; SOUZA, M. ; ALBUQUERQUE, Gelson Luiz . COMPARANDO AS ÁREAS FÍSICAS DE UMA UNIDADE NEONATAL COM A RDC n 50/ANVISA/ 2002. In: 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão- SEPEX, 2007, Florianópolis. UFSC, 2007.

  • CANEVER, B. P. ; ABE, K. L. ; LINO, M.L. ; Backes,V.M.S. . Caracterização dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem da Região Sul do Brasil: Um Estudo Multicêntrico. In: 7 Congresso Nacional de Iniciação Científica e 5 Congresso Internacional Científica, 2007, Sorocaba. Anais/ CONIC CD-ROM, 2007.

  • BACKES, V. M. S. ; LINO, M.L. ; CANEVER, B. P. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; Prado, M.L. . Avaliação dos enfermeiros egressos do curso ESPENSUL na atuação como educador em saúde.. In: 21o Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. 30a Jornada Catarinense de Enfermagem, 2007, Joinville. Anais: 21o Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. 30a Jornada Catarinense de Enfermagem, 2007. v. prelo. p. prelo.

  • BACKES, V. M. S. ; LINO, M.L. ; CANEVER, B. P. ; REIBNITZ, Kenya Schmidt ; Prado, M.L. . Competência dos enfermeiros egressos do curso ESPENSUL na atuação como educador em saúde: um estudo avaliativo.. In: 59o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007, Brasília-DF. Anais do 59o Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2007. v. 1. p. prelo-prelo.

  • CANEVER, B. P. . Mobilidade acadêmica: desafios e possibilidades.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANEVER, B. P. . Debriefing no ensino-aprendizagem por simulação clínica em doença pulmonar obstrutiva crônica.,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANEVER, B. P. ; PIRES, F. R. O. ; BELLAGUARDA, M. L. R. . Ensinagem da morte e morrer na formação profissional do enfermeiro.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANEVER, B. P. . Conhecimento de si de docentes da área da saúde: educação como prática de opressão ou liberdade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CANEVER, B. P. . Simulação Clínica no ensino da sistematização da assistência de enfermagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CANEVER, B. P. . Participação do bolsista de extensão em um grupo de gestantes: contribuição para formação do enfermeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CANEVER, B. P. . Educação em Enfermagem: experiência na formação em mestrado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CANEVER, B. P. . Capacitação Atenção e Cuidado Paliativo: Assistência ao final da vida e ritos de passagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CANEVER, B. P. . Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CANEVER, B. P. ; OLIVEIRA, S. N. . Construção de simulador de baixo custo para punção venosa.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM, Descrição: O processo de formação dos profissionais de enfermagem necessita oferecer aos estudantes um ambiente de aprendizagem que sensibilize, permita reflexão, gere comprometimento com os seres humanos, bem como permita um engajamento, um entendimento e a contínua perspectiva de aprendizado que a experiência proporciona. No ensino libertador/ criativo busca-se a transformação das metodologias do processo de ensino-aprendizagem e compreende-se que os alunos são seres ativos e com capacidade de assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento humano. Neste sentido, as metodologias ativas são estratégias de ensino que buscam transformar o educando em um sujeito ativo, crítico e com capacidade de transformar-se e transformar seu contexto. Considerando a importância da metodologia ativa no processo de aprendizagem dos alunos de graduação de enfermagem e a experiência das pesquisadoras na disciplina Fundamentos para o cuidado Profissional de Enfermagem, o objetivo geral deste projeto é compreender as contribuições das estratégias utilizadas dentro das metodologias ativas, na disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional de Enfermagem, para formação de um profissional crítico-reflexivo. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. A coleta de dados ocorrerá por triangulação. O estudo será desenvolvido junto a um grupo de acadêmico de enfermagem da disciplina ? Fundamentos para o Cuidado Profissional de Enfermagem? de um Curso de Graduação, de uma Universidade Pública do Sul do Brasil, no período de dezembro de 2017 a dezembro de 2019. Serão utilizados como instrumentos para a coleta de dados: entrevista aberta ou em profundidade, com questões abertas e fechadas e a observação participante. A análise dos dados será efetuada utilizando a Análise de conteúdo de Bardin, com os seguintes passos: reconhecimento da realidade por meio das questões respondidas pelos educandos, leitura e avaliação dos portfólios dos educandos, incluindo o diário reflexivo, avaliação da socialização realizada pelos educandos como parte do processo de construção do conhecimento, a observação no cenário de sala de aula e laboratório de enfermagem. O projeto será encaminhado para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa local e serão observadas/ cumpridas as determinações da Resolução n 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Coordenador / Mônica Motta Lino - Integrante / Aline Lima Pestana - Integrante / VERA RADÜNZ - Integrante / Natália Gonçalves - Integrante / Luciana Bampi - Integrante / Diovane Ghignatti da Costa - Integrante.

  • 2015 - 2019

    A FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ENFERMAGEM NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO E A CONSOLIDAÇÃO DO CORPO DE CONHECIMENTO DISCIPLINAR, Descrição: Trata-se de um estudo qualitativo, tipo estudo de caso múltiplos, desenvolvido em três fases (exploratória; delimitação do problema; análise sistemática e elaboração dos resultados) de acordo com Ludke e André (1986). Tem como objetivos: (a) Compreender a contribuição da formação de doutores em Enfermagem no desenvolvimento e na consolidação do corpo de conhecimento disciplinar; (b) Compreender a contribuição do processo de formação no desenvolvimento das competências mínimas esperadas nos três domínios (pesquisador, docente e gestor) pelos egressos dos cursos de doutorado em Enfermagem. Os casos serão três cursos de doutorado em enfermagem, com conceitos 5, 6 ou 7, de diferentes regiões geográficas brasileiras. Participarão do estudo, docentes e doutores egressos dos programas de pós-graduação elegidos. A coleta de dados será realizada por meio de análise documental e entrevista aberta. O desenvolvimento deste estudo contribuirá para avaliar o produto do trabalho pedagógico e do potencial formador da Instituição, bem como a inserção do doutor no mercado de trabalho e sua capacidade de enfrentamento aos desafios do cenário de atenção á saúde da população. Além disso, permitirá avaliar a contribuição dos doutores em enfermagem na produção científica e de inovação no cenário nacional e internacional. Este estudo soma-se aos esforços avaliativos da CAPES, potencializando a investigação de todos os itens indicados pelos seus documentos, e que incluiu entre eles, o conhecimento acerca dos egressos dos cursos de pós-graduação, podendo contribuir na proposição de novas diretrizes para a formação de pesquisadores/ cientistas em Enfermagem... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Backes, Vânia Marli Schubert - Integrante / GOMES, DIANA COELHO - Integrante / MARTA LENISE DO PRADO - Coordenador / Ana Karolliny Testoni - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A história da Bioética como campo de conhecimento e ação política no Brasil, Descrição: O objetivo de pesquisa é historicizar a construção da Bioética como campo de conhecimento e ação política no Brasil, a partir de sua emergência na década de 1970 até o presente. Permite contextualizar este campo em uma visão ampliada e possibilitar um entendimento de sua construção e desenvolvimento histórico...... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Flavia Regina Souza Ramos - Coordenador / Luciana Ramos Silveira - Integrante / Laura Cavalcanti de Farias Brehmer - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Formação Docente na Educação Profissional em Enfermagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Marli Schubert Backes em 30/12/2015., Descrição: Os enfermeiros que têm entrado no mercado de trabalho da educação profissional, nos últimos anos, podem não ter realizado uma formação inicial para a docência, inclusive porque o acesso foi reduzido, fato que tem consequências diretas na qualidade da educação e da atenção a saúde. A complexidade referida torna necessária abordagem minuciosa com o intuito de explicar: suas histórias de vida, suas experiências provenientes de seu percurso pedagógico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Kenya S. Reibnitz - Integrante / BACKES, V. M. S. - Coordenador / MARTINI, Jussara Gue - Integrante / MARTA LENISE DO PRADO - Integrante.

  • 2010 - 2014

    A PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA E CRIATIVA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM, Descrição: O presente estudo tem por objetivo compreender a contribuição da proposta pedagógica de um Curso de Graduação em Enfermagem no desenvolvimento de um aluno com atitude crítica-reflexiva e criativa. Trata-se de um estudo qualitativo, tipo estudo de caso, pois busca ampliar o conhecimento ou melhorar a compreensão da totalidade de um dado problema (Burns, Grove, 2004). O estudo será desenvolvido em 3 fases de acordo com Ludke e André (1986) , a saber: 1ª Fase Exploratória: consiste na revisão bibliográfica e a seleção do campo. Concomitantemente, inicia-se a coleta de dados, e uma análise do problema inicial, culminando com a redefinição do problema; 2ª Fase - Delimitação do problema - focalização e delimitação do problema. A coleta de dados e a revisão bibliográfica continuam e inicia-se a categorização; 3ª Fase - Análise sistemática e elaboração dos resultados e relatório final. Nesta fase, tanto a coleta de dados como a revisão bibliográfica prosseguem, concomitante a análise dos dados apoiada o referencial teórico. O caso será o Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. O PPP do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC fundamenta-se em um marco contextual e conceitual que orientam todo o seu processo de ensino, incluindo o desenvolvimento do seu eixo curricular. O Eixo Curricular expressa à trajetória do aluno durante o processo de sua formação profissional, direcionando a ação educativa e coordenando as diversas possibilidades e experiências para o desenvolvimento das competências eleitas, de acordo com o referencial teórico e filosófico assumido. Participarão do estudo discentes, docentes e profissionais dos campos de vivências que desenvolvem suas atividades junto ao curso, ao longo das 8 fases curriculares. Sub-projeto: Simulação clínica com o uso de atores: potencialidade na formação de en enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Diana Coelho Gomes - Integrante / Bruna Helena de Jesus - Integrante / Carolina Yone Yanes - Integrante / Kenya Schmidt Reibnitz - Integrante / Vânia Marli Schubert Backes - Integrante / Silvana Silveira Kempfer - Integrante / Marta Lenise do Prado - Coordenador / Roberta Waterkemper - Integrante / Joanara Winters - Integrante / Lia Beatriz Bortolotto Spilere - Integrante / Saionara Nunes de Oliveira - Integrante / Ana Testoni - Integrante / Mariely Bernardi - Integrante / Crhistiny Lopes - Integrante.

  • 2007 - 2010

    O estado da arte da produção investigativa em Educação em Enfermagem na Ibero-América, Descrição: esquisa multicêntrica desenvolvida com o objetivo de conhecer o estado da arte da produção investigativa em eduação em enfermagem na ibero-América, no período de 1996-2006. Os dados serão coletados junto a IES, para caracterização da instituição e das pesquisas e pesquisadores em educação em enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Fabiane Ferraz - Integrante / Diana Coelho Gomes - Integrante / Kenya Schmidt Reibnitz - Integrante / Vânia Marli Schubert Backes - Integrante / Alacoque Lorenzini Erdmann - Integrante / Marta Lenise do Prado - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    A Produção Investigativa de Educação em Enfermagem no Brasil: o Estado da Arte, Descrição: Os avanços e as mudanças no desenvolvimento curricular nos cursos de formação profissional em enfermagem, bem como no ensino de pós-graduação, as novas tendências e inovações pedagógicas, tem contribuído e também tem sido produto dos diferentes processos de produção científica e investigativa na área da educação em enfermagem. A educação em enfermagem tem evoluído através do tempo, passando de uma educação menos diretiva para uma posição mais reflexiva que tem permitido por uma parte sair do modelo de atenção assentada no paradigma biomédico com uma alta orientação técnico-mecanicista em direção ao paradigma holístico-disciplinar que tem possibilitado formar indivíduos com habilidades e competência para a inserção em setores profissionais, para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e para estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, fortalecendo a profissão e o desenvolvimento investigativo na enfermagem (BRAGA, 1999). Indagar sobre as diferentes publicações, resultados dos processos investigativos, tendências metodológicas, reflexões e conclusões formuladas se constituem em um mecanismo e instrumento valioso para a análise e projeção do futuro da educação em enfermagem. A cooperação internacional pode enriquecer, sobremaneira, o conhecimento e por meio da pesquisa em educação, a enfermagem no mundo pode mudar e todos podem contribuir com essa mudança (ZANOTTI, 1996). Engajadas nesta perspectiva, pesquisadoras da Universidade Nacional de Colômbia da Faculdade de Enfermagem, construíram um projeto de pesquisa multicêntrico acerca da produção investigativa em educação em enfermagem na Colômbia com vistas a captar o estado da arte e expandir o estudo para o âmbito ibero-americano. Desta forma, pesquisadores brasileiros foram convidados por meio da Associação Brasileira de Enfermagem ficando como investigadores principais no Brasil Dra. Marta Lenise do Prado, Dra. Alacoque Erdmann, Msc. Carmem Kalinowski, Dra. Vânia Mar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Mônica Motta Lino - Integrante / Vânia Marli Shubert Backes - Integrante / Marta Lenise do Prado - Coordenador / Maria do Horto Fontoura Cartana - Integrante / Alaconque Erdmann - Integrante / Carmen E. H. Kalinowski - Integrante / Fabiane Ferraz - Integrante / REIBNITZ, Kenya Schmidt - Integrante / Mariana Cabral Schveitzer - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2005 - 2008

    Avaliação de Impacto da Práxis Cotidiana dos Enfermeiros Especialistas em Projetos Assistenciais, Descrição: Avaliação de Impacto da Práxis Cotidiana dos Enfermeiros Especialistas em Projetos Assistenciais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Bruna Pedroso Canever - Integrante / Mônica Motta Lino - Integrante / Vânia Marli Shubert Backes - Coordenador / Marta Lenise do Prado - Integrante / Kenya S. Reibnitz - Integrante / Maria do Horto Fontoura Cartana - Integrante / Fabiane Ferraz - Integrante / LUIS ANILDO ANACLETO DA SILVA - Integrante / Geani F. Machado Fernandes - Integrante / BACKES, V. M. S. - Integrante / REIBNITZ, Kenya Schmidt - Integrante / SCHMIDT, Sandra Marcia Soares - Integrante / Lita M. M. Espinoza - Integrante / Rosângela Inês Wayhs - Integrante / Thayse Corrêa Lino - Integrante / Nádia Chiodelli Salum - Integrante / Telma Elisa Carraro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2009

Prêmio de Desempenho Acadêmico, Pró - Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

2008

Prêmio de Desempenho Acadêmico, Pró - Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2007

Prêmio de Desempenho Acadêmico, Pró - Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde,. , Campus Universitário, Trindade, 88040400 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37219480, Fax: (48) 37219787, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutora do curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em movimento)

2013 - 2014

Associação de Pós-Graduandos em Enfermagem

Vínculo: Diretoria, Enquadramento Funcional: Secretária Geral

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica e Pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora Técnica e Pedagógica do Curso de Enfermagem Polivalente, do Projeto de Formação de Recursos Humanos na Atenção Primária a Saúde- Haiti.

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Supervisor de tutoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisora de tutoria do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC)

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora no Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem na área de concentração: Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).

2013 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Docente e supervisora de estágio

Outras informações:
Docente e supervisora de estágio voluntária no Curso de Auxiliar de Enfermagem Polivalente, do Projeto de Formação de Recursos Humanos na Atenção Primária a Saúde- Haiti.

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituta UFSC, Carga horária: 20

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora Presencial do Curso de Especialização em Gestão em Saúde, modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

2012 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional

Outras informações:
Estágio Profissional Voluntário realizado no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), supervisionado pela Enfermeira Michele Edianez Gayeski, no total de 60h.

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporária, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora no Curso de Especialização em Saúde da Família- Modalidade a Distância, do Departamento de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, participante do Projeto Pesquisa: PRODUÇÃO INVESTIGATIVA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE, coordenada por Vânia Marli Schubert Backes. Membro do Grupo EDEN - Educação e Saúde em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina.

2006 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria Embriologia Humana, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista Voluntário de Iniciação Científica, participante do Projeto Pesquisa:Avaliação de Impacto da Práxis Cotidiana dos Enfermeiros Especialistas em Projetos Assistenciais coordenada por Vânia Marli Schubert Backes. Membro do Grupo EDEN - Educação e Saúde em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atividades

  • 08/2006 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Embriologia, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Embriologia.,Atividade realizada, Monitoria de Embriologia.

2015 - 2017

Associação Saúde da Família

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Técnico - Educação Permanente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.