Damásio Macedo Trindade
Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e mestrado em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Chefe do Serviço da Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Coordenador do Protocolo do Ministério da Saúde em exposição de material biológico Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e trabalho, saúde e trabalho-doenças ocupacionais, acidente de trabalho, prevenção e profissionais da saúde.
Informações coletadas do Lattes em 08/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências em Gastroenterologia
2005 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
José Roberto Goldim.Palavras-chave: Gestão em Saúde Ocupacional.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva / Especialidade: Saúde e Trabalho. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde e Trabalho / Especialidade: Riscos Biológicos nos Trabalhadores da Saúde. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Atividades de atenção à saúde humana; Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Medicina do Trabalho
1985 - 1985
Graduação em Medicina
1977 - 1983
Universidade Católica de Pelotas
Bolsista do(a): Crédito Educativo.
Formação complementar
2007 - 2007
Capacitação em exposição a material Biológico. (Carga horária: 8h). , Centro de Referencia em Saude do Trabalhador.
2005 - 2005
Encontro-Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama. , Escola Brasileira de Mastologia.
2005 - 2005
Desdobramento do Mapa Estratégico. (Carga horária: 16h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Mama. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Semiologia Psiquiátrica na área Saúde Ocupacional. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva/Especialidade: Saúde e Trabalho.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Ocupacional Saúde e Trabalho/Especialidade: Doenças do Trabalho.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Ocupacional Saúde e Trabalho/Especialidade: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Ocupacional Saúde e Trabalho/Especialidade: Plano de Gestão Em Saúde Ocupacional Qualidade de Vida no Trabalho.
Participação em eventos
31ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Saturnismo por fragmentos de projétil alojados na coluna vertebral 13 anos após lesão por arma de fogo. 2011. (Congresso).
30ª Semana Cinetífica do Hospital de Clínicas de porto Alegre. Princípios de Biossegurança nos Ambientes da Saúde. 2010. (Congresso).
29ª Semana CIentífica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Protocolo de Exposição à Material Biológico do Ministério da Saúde. 2009. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Mastologia. Na qualidade de Membro Efetivo do evento.. 2009. (Congresso).
II Seminário da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho SMS.Doenças Ocupacionais e Riscos Biológicos. 2009. (Seminário).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.NR31-Ênfase em acidentes perfuro cortante. 2009. (Outra).
Biossegurança e Risco biológico para Profissionais da Saúde- extensão universitária modalidade Evento.Na qualidade de Integrante de equipe executora com contato com aluno/público. 2009. (Outra).
28ª Semaana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Perfil dos residentes em relação aos acidentes com material biológico ao ingressarem na residência médica. 2008. (Congresso).
VI Jornada Gaucha de Psicologia Hospitalar- Psicologia Baseada em evidências: um desafio no contexto hospitalar.Saúde Mental do Trabalhador da Saúde: Um modelo de atenção integral - Saúde do Trabalhador. 2008. (Outra).
XX Salão de Iniciação Científica.Na qualidade de Membro de Comissão.. 2008. (Outra).
1º Simpósio Internacional em Mastologia do Vale dos Vinhedos.Na qualidade de Debatedor de Mesa. 2007. (Simpósio).
22ª MOSTRATEC- Mostra internacional de ciência e tecnologia.Na qualidade de Avaliador. 2007. (Outra).
Riscos Biológicos no Ambiente Hospitalar.Biosegurança e o Profissional da Saúde. 2007. (Outra).
XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica. Na qualidade de Participante. 2006. (Congresso).
12th International Symposium on Viral Hepatitis and Liver Disease.Hepatitis C in former soccer players from 1950 to 1980. 2006. (Simpósio).
Oficina Nacional Ações para a Melhoria da Saúde do Trabalhador do SUS.Na qualidade de Participante do evento.. 2006. (Oficina).
I Workshop em Mastologia - Hospital Regina.Na qualidade de Participante. 2006. (Encontro).
II Curso de atualização HIV/AIDS.Manejo Pós-exposição à acidente com material biológico. 2006. (Outra).
XIII Congresso Brasileiro de Mastologia. Na qualidade de Participante de cursos. 2005. (Congresso).
IV Simpósio Internacional de Mastologia.Na qualidade de Membro Efetivo. 2005. (Simpósio).
Ação de extensão - Modalidade Evento.Saúde e Trabalho no Rio Grande do Sul. 2005. (Outra).
XXII Jornada de Dermatologia do HCPA.Prevenção e COnduta nos acidentes com Materiais Biológicos. 2005. (Outra).
Curso de Biossegurança para profissionais da Saúde do PEMC.Níveis de Biossegurança: Critérios de Avaliação de Riscos. 2005. (Outra).
Curso de Mama 2004 e 3º Encontro do Prof. Veronesi Alumni Club.Na qualidade de Participante. 2004. (Outra).
23ª Semana Científica do HCPA. Absenteísmo por doença no serviço de nutrição e dietética de um hospital universitário. 2003. (Congresso).
Semjinário para construção da agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde..Na qualidade de Participante do evento. 2003. (Seminário).
Semjinário para construção da agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde..Na qualidade de Participante do evento. 2003. (Seminário).
21 Senama Científica do HCPA. Repercursões comportamentais no registro de acidentes com material biológico a partir do uso da profilaxia pós-exposição ocupacinal em acidentes com material biológico. 2001. (Congresso).
20ª Semana Científica do HCPA e 7º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Mercosul. Status imunológico istórico de doenças transmissíveis em profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre atuando em área de risco.. 2000. (Congresso).
18ª Semana Científica e 5º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Alterações matabólicas em 65 pacientes com lesões de esforços repatitivos - Uma primeira aproximação. 1998. (Congresso).
2º Simpósio Internacional Clínica Médica.Serviço de Saúde Ocupacional: Concepção e Responsabilidades. 1998. (Simpósio).
I Seminário Paulista; DST/AIDS no local de trabalho.Implicações das DST/AIDS na Medicina Ocupacional X Saúde Pública: O Papel da Empresa. 1997. (Seminário).
IV Curso de preparação de Médicos para o Manejo Clínico Edpidemiológico da AIDS pediátrica e da Sífilis Congênita.Na qualidade de Docente Instrutor. 1996. (Outra).
VI Treinamento Básico para Enfermeiros na Assistência a Portadores de HIV e Pacientes com AIDS.Na qualidade de Docente Instrutor. 1996. (Outra).
II Treinamento para Manejo Clínico-Epidemiologico da Infecção pelo HIV + e AIDS em Ginecologia e Obstetrícia.Na qualidade de Docente Instrutor. 1995. (Outra).
Curso de Formação de Membros de CIPA.Na qualidade de Palestrante. 1995. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Percepção da qualidade do ar pelo trabalhador avulso do centro urbano de Porto Alegre. 1994. (Congresso).
14ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Participação na qualidade de Congressista no Evento. 1994. (Outra).
VI Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho e III Encontro de Profissionais de Saúde Ocupacional em Hospitais.Acidentes de trabalho em Hospital universitário de Porto Alegre. 1994. (Outra).
VI Curso de Especialização em Medicina do Trabalho.Na qualidade de docente.. 1994. (Outra).
Sixth Conference of the International Society for Environmental Epidemiology e Fourth Conference of the International Society for exposure analysis.The Chronic effect of grain dust exposure and smoking in 235 Brazilian grain workers: a cross-sectional controlled study. 1994. (Outra).
II Jornada de Enfermagem Hospital Bruno Born.Na qualidade de Palestrante. 1994. (Outra).
Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Riscos de acidentes e doenças do trabalho na área hospitalar. 1994. (Outra).
Seminário sobre Mapa de Riscos.Fundamentação teórica para elaboração do Mapa de Riscos- Riscos Biológicos. 1993. (Seminário).
Curso para formação de Membros de CIPA- Comisão Interna de Prevenção de Acidentes.Na qualidade de Palestrante. 1993. (Outra).
Curso de Qualificação para Coletores.Na qualidade de Palestrante. 1993. (Outra).
X Reunião da Sociedade Brasileira de Otologia.Avaliação Audiológica de Trabalhadores atendidos no ambulatório de doenças do trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 1993. (Outra).
CIPA- Hospital da Criança Santo Antônio.Na qualidade de Palestrante para os funcionários do Hospital. 1993. (Outra).
I Encontro de Saúde Ocupacional em Hospitais.Tuberculose e Trabalho. 1990. (Encontro).
II Encontro Nacional de Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar.Participação na qualidade de Congressista no Evento. 1988. (Encontro).
Participação em bancas
TRINDADE, D. M.. Membro da Banca do cuso de Especialização em Medicina do Trabalho. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. Uso do EDTA em Intoxicação por Chumbo Inorgânico. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. Acidentes de trabalho com material pérfuro cortante nos profissinais do setor de enfermagem.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. Especialização em Medicina do Trabalho. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. PCMSO em uma Empresa Metal Mecânica. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. Uma Pesquisa de Demanda em um Serviço da Saúde do Trabalhador. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo 32 - Engenheiro de Segurança do Trabalho I. 2008. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
TRINDADE, D. M.. Coordenador da Banca Examinadora do Processo Seletivo 20, edital 04/2008 -Médico do Trabalho I. 2008.
TRINDADE, D. M.. Coordenador da Banca examinadora do processo seletivo 17, edital 04/2008 - cargo de Médico I ( Clínico para Área de Medicina Ocupacional). 2008. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
TRINDADE, D. M.. Coordenador da Banca Examinadora do Processo Seletivo 37, edital 07/2007- Técnico de Segurança do Trabalho. 2007. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
TRINDADE, D. M.. Membro da Comissão Julgadodra na sessão de Ciências da Sáude- Saúde da Comunidade e Medicina do Trabalho B. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TRINDADE, D. M.; JOVELEVITHS, D.; PRATI, C.. Banca examinadoara para a seleção dos candidatos à Residência Médica do Programa de Medicina Preventiva e Social. 2003. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Orientou
; Investigação da Ocorrência de Queixas de Perda Auditiva Induzida por Ruido nos Trabalhadores que Procuram o Ambulatório de Doenças do Trabalho do HCPA; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde e Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Damasio Macedo Trindade;
Avaliação da Exposição Ocupacional ao Mercúrio num Grupo de Cirurgiões Dentistas do SESI; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Damasio Macedo Trindade;
Análise das Comunicações de Acidentes do Trabalho da UNIMED-Vale dos Sinos; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Damasio Macedo Trindade;
Produções bibliográficas
-
TRINDADE, D. M. ; GOLDIM, J. R. ; CHAVES, E. B. M. . Vulnerability of Health Professionals to Biological Materials in the Research Setting. International Journal of Biosafety and Biosecurity , v. 1, p. 01-02, 2010.
-
TRINDADE, D. M. ; FORTES, C. B. B. ; FARIAS, E. R. ; FRIEDRICH, J. ; LAFIN JUNIOR, S. H. ; FENTERSEIFER, L. M. . Avaliação da exposição ocupacional ao mercúrio num grupo de cirurgiões-dentistas da unidade sede do sesc de porto alegre. Rev Fac Odontologia de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 40, n.1, p. 18-21, 1999.
-
TRINDADE, D. M. ; FENSTERSEIFER, L. M. ; TIETHBOEHL, C. ; KOHLER, L. L. ; GIUSTI, L. ; MILLMAN, R. . Estudo da demanda do ambulatório de doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Revista HCPA (UFRGS. Impresso) , v. 13, p. 149-151, 1993.
-
TRINDADE, D. M. ; COSTA, L. A. L. . Riscos Biológicos nos profissionais de saúde. In: Bruce B. Ducan, Maria Inês Schmidt, Elsa R.J. Giugliani. (Org.). Medicina Ambulatorial. Porto Alegre: Artmed, 2003, v. 3ª ed., p. 000-000.
-
TRINDADE, D. M. ; COSTA, L. A. L. . Riscos biológicos nos profissionais de saúde. In: Ricardo Xavier, Galton Albuquerque e Elvino Barros. (Org.). Laboratório na prática clínica: consulta rápida. Porto Alegre: Artmed, 2003, v. 1º ed., p. 000-000.
-
TRINDADE, D. M. . Intoxicações por Metais Pesados. In: Bruce Duncan; Maria Inês Schmidt; Elsa Guigliani. (Org.). Medicina Ambulatorial. 2ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, v. 1, p. 739-742.
-
TRINDADE, D. M. . O Medo Veste Branco. Revista Época, São Paulo, 05 out. 1999.
-
TRINDADE, D. M. . Postura correta é fudamental. Amanhã Economia & Negócios, Rio Grande do Sul, p. 26 - 27.
-
TRINDADE, D. M. . Intoxicados Crõnicos por Metais Pesados e Tracto Gastrointestinal no Ambulatório de Doenças do Trabalho. In: 13 Semana Científica do HCPA, 1993, Porto Alegre. Anais Científicos - Revista do HCPA, 1993. v. 9. p. 145-145.
-
MERLO, A. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; TIETBOEHL, C. N. ; BRUM, M.C. ; OLIVEIRA, P. A. B. ; PEREIRA, R. M. ; VIANA, M. C. V. ; WINTER, J. J. ; YATES, Z. B. . Uma Nova Formação na Área Ocupacional: O programa de Residência em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2006. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: ABEC, 2006. v. 1. p. 471-471.
-
JOVELEVITHS, D. ; MERLO, A. ; TRINDADE, D. M. ; AZAMBUJA, M. I. R. ; OLIVEIRA, P. A. B. . Modelo de Formação Médica em Saúde do Trabalhador. In: XLIII Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2006. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: ABEC, 2006. v. 30. p. 138-138.
-
JOVELEVITHS, D. ; FUJII, L. ; MERLO, A. ; FABRIS, P. ; TRINDADE, D. M. . Hepatitis C in former soccer players from 1950 to 1980. In: 12th International Symposium on Viral Hepatitis and Liver Disease, 2006, Paris. Abstracts 12 th ISHVLD, 2006. p. 286-286.
-
TRINDADE, D. M. . Adesão e Eficácia da Vacinação contra Hepatite B em Funcionários de um Hospital Universitário de Porto Alegre. In: XV Congresso Mundial Sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial Sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999. v. 1. p. 110-110.
-
TRINDADE, D. M. . Análise de Alterações Hepáticas em Trabalhadores Expostos ao Óxido de Etileno na Esterilização de Materiais Hospitalares.. In: Anais do XV Congresso Mundial Sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999. p. 395-395.
-
TRINDADE, D. M. . Lesões de Esforços Repetitivos e Alterações Metabólicas Associadas. In: XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde noTrabalho, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999. v. 1. p. 344-344.
-
TRINDADE, D. M. . Quimioprofilaxia para HIV em Acidentes com Material Biológico. In: xv CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial Sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999. v. 1. p. 119-119.
-
TRINDADE, D. M. . Alterações Metabólicas em 65 Pacientes com Lesões de Esforços Repetitivos . In: 18 Semana Científica do HCPA-5 Congresso De Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1998, Porto Alegre. SUPLEMENTO DA REVISTA DO HCPA, 1998. v. 18. p. 185-185.
-
TRINDADE, D. M. . Perfil da Vacinação contra Hepatite B em Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. In: 18 Semana Científica do Hcpa- 5 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1998, Porto Alegre. Suplemento da Revista do HCPA, 1998. v. 18. p. 175-175.
-
TRINDADE, D. M. . Análise das Alterações Hepáticas em Trabalhadores Expostos ao Oxido de Etileno na Esterilização de Materiais Hospitalares. In: 18 Semana Científica do HCPA, 1998, Porto Alegre. Revista do HCPA, 1998. v. 18. p. 173-173.
-
TRINDADE, D. M. . Acidentes do Trabalho-um estudo comparativo entre os anos 1994-1995. In: 16 Semana Científica do HCPA, 1996, Porto Alegre. Anais da 16 Semana Científica do HCPA, 1996. v. 1. p. 153-153.
-
TRINDADE, D. M. . Prevalência de Onicomicoses em Profissionais de Enfermagem. In: 16 Semana Científica do HCPA, 1996, Porto Alegre. Anais da 16 Semana Científica do HCPA, 1996. v. 1. p. 100-100.
-
TRINDADE, D. M. . Acidentes de Trabalho em Hospital Universitário de Porto Alegre. In: 14 Semana Científica do HCPA-! Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento, 1994, Porto Alegre. Anais do Congresso-Revista do HCPA, 1994. v. 1. p. 220-220.
-
TRINDADE, D. M. . Análise das Alterações Hepáticas em Trabalhadores Expostos ao Oxido de Etileno na Esterilização de Material Cirúrgico. In: 14 Semana Científica do HCPA-1 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1994, Porto Alegre. Revista do HCPA, 1994. v. 14. p. 216-216.
-
TRINDADE, D. M. . Avaliação Médica em Trabalhadores da Saúde Expostos a Radiações Ionizantes. In: 14 Semana Científica do HCPA-I Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1994, Porto Alegre. Revista do HCPA, 1994. v. 1. p. 215-215.
-
TRINDADE, D. M. . Programa de Cinesiologia para Prevenir Lesões de Esforços Repetitivos. In: 14 Semana Científica do HCPA-I Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1994, Porto Alegre. Revista do HCPA, 1994. v. 14. p. 215-215.
-
THIETBOHEL, C. ; MOREIRA, J. ; TRINDADE, D. M. ; VIEIRA, J. ; MENOZZO, L. . The Chronic effect of grain dust exposure and smoking in 235 Brazilian grain workers: a cross-sectional controlled study. In: Sixth Conference of the International Society for Environmental Epidemiology e Fourth Conference of the International Society for exposure analysis, 1994, North Carolina. Program/abstracts - ISEE/ISEA Joint Conference 1994, 1994. v. 1. p. 63-63.
-
TRINDADE, D. M. ; HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; OLIVEIRA, L. . Lesões de Esforços Repetitivos-Um estudo da demanda no Ambulatório de Doenças do Trabalho.. In: VIII Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, 1993, Salvador. Anais do VIII Congresso da ANAMT, 1993. v. 1. p. 82-82.
-
TRINDADE, D. M. ; MERLO, A. ; CARVALHO, L. ; JOVELEVITHS, D. ; THIETBOHEL, C. ; HOEFEL, M. G. L. . Padrão Epidemiológico e Perfil dos Usuários do Ambulatório de Doenças do Trabalho do HCPA. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABALHO, 1993, Salvador. Anais do VIII Congresso da ANAMT, 1993. v. 1. p. 25-25.
-
TRINDADE, D. M. ; HOEFEL, M. G. L. ; THIETBOHEL, C. ; KESSLER, J. ; MRONISNKI, C. ; VIEIRA, J. ; WAISS, A. . A Relação dos Pacientes com Hipoacusia e Alt. Trato Gastrointestinal no Ambulatório de Doenças do trabalho.. In: SEMANA CIENTÍFICA DO HCPA, 1993, PORTO ALEGRE. Anais Científicos da Semana Científica, 1993. v. 9. p. 148-148.
-
TRINDADE, D. M. ; THIETBOHEL, C. . Exposição Ocupacional ao Asbesto. Jornal de Pneumologia , v. 18, n.1, 1992.
-
DANTAS FILHO, F. F. ; COELHO, R. C. ; LOUREIRO, G. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. . Saturnismo por fragmentos de projétil alojados na coluna vertebral 13 anos após lesão por arma de fogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. . Princípios de Biossegurança nos Ambientes da Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . NR31-Ênfase em acidentes perfuro cortante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. . Doenças Ocupacionais e Riscos Biológicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . Protocolo de Exposição à Material Biológico do Ministério da Saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . Visão Conceitual e Aplicativa da Biossegurana e Bioossegurança na Pesquisa Clínica com Material Biológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . Saúde Mental do Trabalhador da Saúde: Um modelo de atenção integral - Saúde do Trabalhador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. ; VIANA, M. C. V. ; BRUM, M.C. . Perfil dos residentes em relação aos acidentes com material biológico ao ingressarem na residência médica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAVES, E. B. M. ; TRINDADE, D. M. ; VIANA, M. C. V. ; BRUM, M.C. ; PEREIRA, R. M. ; YATES, Z. B. ; MACIEL, D. ; THIELE, B. S. . Impacto de um programa de capacitação na prevenção de acidentes com material biológico num hospital universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. . Biosegurança e o Profissional da Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . Manejo Pós-exposição à acidente com material biológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. . Saúde e Trabalho no Rio Grande do Sul. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. . Prevenção e COnduta nos acidentes com Materiais Biológicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, L. ; VIANA, M. C. V. ; MACIEL, D. ; BRUM, M.C. ; TRINDADE, D. M. . Absenteísmo por doença no serviço de nutrição e dietética de um hospital universitário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, M. C. V. ; YATES, Z. B. ; CARVALHO, L. ; BRUM, M.C. ; MACIEL, D. ; TRINDADE, D. M. . Exposição à material biológico- Estratégia de Treinamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. ; HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; YATES, Z. B. ; VIANA, M. C. V. . Repercursões comportamentais no registro de acidentes com material biológico a partir do uso da profilaxia pós-exposição ocupacinal em acidentes com material biológico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOEFEL, M. G. L. ; TRINDADE, D. M. ; CARVALHO, L. ; YATES, Z. B. ; VIANA, M. C. V. ; LORENZI, A. . Indicadores de Frequência e Gravidade em acidentes de trabalho e doença ocupacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, L. ; HOEFEL, M. G. L. ; TRINDADE, D. M. ; VIANA, M. C. V. ; YATES, Z. B. ; MUZZEL, J. ; REIS, L. . Acidente de trabalho e Violência: Perfil de um Hospital Universitário. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. ; HOEFEL, M. G. L. ; BALEN, Z.Y. ; VIANA, M. C. V. ; MACIEL, D. ; MACHADO, A.L. ; KONKEWICZ, L. R. ; KUPLICH, N. M. ; TORRIANI, M. ; BARROS, E. . Status imunológico istórico de doenças transmissíveis em profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre atuando em área de risco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOEFEL, M. G. L. ; MERLO, A. ; MULAZANI, P. ; VOLKMANN, L. ; FERRONATO, M. ; BRAVO, M.F. ; TRINDADE, D. M. ; JOVELEVITHS, D. . Alterações matabólicas em 65 pacientes com lesões de esforços repatitivos - Uma primeira aproxi. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOEFEL, M. G. L. ; BIANCHESSI, D. ; MERLO, A. ; TRINDADE, D. M. . Lesões de esforços repetitivos: Uma proposta de tratamento.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. . Implicações das DST/AIDS na Medicina Ocupacional X Saúde Pública: O Papel da Empresa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TRINDADE, D. M. . Percepção da qualidade do ar pelo trabalhador avulso do centro urbano de Porto Alegre. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. . Saúde Mental do Profissinal da Saúde. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; RODRIGUES, R.L. ; WINTER, J. J. ; WOLFF, J. ; BRUM, M.C. ; BACELAR, A. ; PINTO, A. ; SCALETSKY, F. ; BOROWSKY, C. . Avalia médica em trabalhadores da saúde expostos a radiações ionozantes. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; FOLLETTO, J. ; WINTER, J. J. ; YATES, Z. B. ; RODRIGUES, R.L. ; GERMANY, L. . Análise das alterações hepátcas em trabalhadores expostos ao óxido de etileno na esterilização de materiais cirurgicos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HOEFEL, M. G. L. ; TRINDADE, D. M. ; JOVELEVITHS, D. ; RODRIGUES, R.L. ; BALBINOT, L. F. ; CAPPARELLI, R. ; FRIDRCH, L. . Programa de Cinesiologia para prevenir lesões por esforços repetitivos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HOEFEL, M. G. L. ; TRINDADE, D. M. ; POIAN, L. ; MENEZES, J. ; DIAS, N. ; MACIEL, D. ; FELIPE, B. ; GIORA, J. ; RODRIGUES, R.L. ; RAMOS, M. . Acidente de trabalho em Hospital Universitário de Porto Alegre. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HOEFEL, M. G. L. ; CHAVES, E. B. M. ; TRINDADE, D. M. ; POIAN, L. ; MENEZES, J. ; DIAS, N. ; MACIEL, D. ; FELIPE, B. ; GIORA, J. ; RODRIGUES, R.L. . Acidentes de trabalho em Hospital universitário de Porto Alegre. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HOEFEL, M. G. L. ; TRINDADE, D. M. ; JOVELEVITHS, D. ; RODRIGUES, R.L. ; BALBINOT, L. F. ; CAPPARELLI, R. ; FRIDRCH, L. . Programa de Cinesiologia para prevenir lesões por esforços repetitivos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; WINTER, J. J. ; YATES, Z. B. ; RODRIGUES, R.L. ; GERMANY, L. ; FOLLETTO, J. . Análise das alterações hepátcas em trabalhadores expostos ao óxido de etileno na esterilização de materiais cirurgicos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TRINDADE, D. M. ; SILVA, J. O. ; CASARIN, A. ; CASSOL, J. L. ; BARROS, C. S. L. . Percepção da qualidade do ar pelo trabalhador avulso do centro urbano de Porto Alegre. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, D. M. . Riscos de acidentes e doenças do trabalho na área hospitalar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. . Avaliação Audiológica de Trabalhadores atendidos no ambulatório de doenças do trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. . Fundamentação teórica para elaboração do Mapa de Riscos- Riscos Biológicos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TRINDADE, D. M. . Tuberculose e Trabalho. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRINDADE, D. M. ; HOEFEL, M. G. L. ; JOVELEVITHS, D. ; YATES, Z. B. ; VIANA, M. C. V. . Manual de PCMSO(Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional) na Área da Saúde. Porto Alegre: CEDOP-UFRGS, 1999 (Elaboração de Manual na Área da Saúde).
-
VIANNA, N. S. ; PIOVESAN, A. ; TRINDADE, D. M. . Manual de Diretrizes Técnicas para Elaboração e Implantação de Programas de Prevenção e Assistência em DST/AIDS no Local de Trabalho . Brasília: Ministério da Saúde, 1997 (Manual de Diretrizes Técnicas em DST/AIDS).
Outras produções
TRINDADE, D. M. ; AL, C. W. E. ; SOUZA, K. V. ; SIQUEIRA, L. S. ; FERREIRA, S. D. ; CRISTINE, V. ; FENSTERSEIFER, L. M. . Investigação da Ocorrência de Queixas de Perda Auditiva Induzida por Ruidos nos Trabalhadores que procuram o Ambul.Doenças Do Trabalho do HCPA.. 1999.
TRINDADE, D. M. ; FORTES, C. B. B. ; FARIAS, E. R. ; FRIEDRICH, J. ; LAFIN, J. ; HENRIQUE, S. . Avaliação da Exposição Ocupacional ao Mercúrio num Grupo de Cirurgiões-Dentistas na Unidade sede do SESI.. 1997.
TRINDADE, D. M. ; SINQUEVITS, C. ; ESTRELLA, E. G. ; OLIVEIRA, H. G. ; LUSTOSA FILHO, P. ; AGOSTINI, P. R. ; WEISSHEIMER, J. F. ; LUZ, A. M. H. ; FENSTERSEIFER, L. M. . Análise das Comunicações de Acidentes do Trabalho da UNIMED Vale dos Sinos no ano de l996.. 1997.
TRINDADE, D. M. ; CHAVES, E. B. M. ; WINTER, J. J. ; GERMANY, L. ; YATES, Z. B. ; JOVELEVITHS, D. . Avaliação do Programa de Vacinação contra a Hepatite B em Funcionários de um Hospital Universitário. 1994.
TRINDADE, D. M. ; BARROS, C. S. L. ; CASSOL, J. L. ; SILVA, J. O. ; CASARIN, A. . Percepção da Qualidade do Ar pelo Trabalhador Avulso do Centro Urbano de Porto Alegre. 1993.
TRINDADE, D. M. ; BALBINOT, L. F. ; FALK, J. W. ; SANTOS, A. C. ; HOEFEL, M. G. L. . Reabilitação de Lesões por Esforços Repetitivos. 1992.
TRINDADE, D. M. ; KIRJNER, G. ; BOER, J. M. ; TORRES, J. B. ; VASCONCELLOS, J. A. S. ; KUNRATH, N. R. ; TESSER, R. ; VEIGA NETO, A. J. . Intoxicação Profissional por Chumbo no Rio Grande do Sul de 1985-1990. 1990.
TRINDADE, D. M. . Curso de Biossegurança na Perspectiva do trabalho e da pesquisa em saúde. 2009. .
TRINDADE, D. M. . Capacitação do Protocolo de Exposição a Materiais Biológicos. 2009. .
TRINDADE, D. M. . Programa de Assistência a saúde de docência em residência médica 2009. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . Aula Inaugural no curso de Biossegurança em Laboratório. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . Biosegurança e Risco Biológico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, D. M. . II Curso de Atualização HIV/AIDS. 2006. .
TRINDADE, D. M. . Disciplina de Ética em Pesquisa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, D. M. . Biosegurança para profissionais da saúde. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . Prática em Medicina do Trabalho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . Programa de assistência à saúde de docência em residência médica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . Níveis de Biossegurança: Critérios de Avaliação de Riscos. 2005. .
TRINDADE, D. M. . Programa de Educação Médica Continuada - Riscos biológicos em trabahadores da saúde.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . VI Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . VI Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . VI Curso de especialização em Saúde e Trabalho. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . Programa de Educação Médica continuada - Riscos biológicos em trabalhadores da Saúde.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRINDADE, D. M. . VI Curso de Especialização em Saúde e Trabalho e XIV Curso de Especcialização em Medicina do Trabalho. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . Elaboração de Prova de Conhecimentos Específicos do Cargo de Médico Clínico-Processo Seletivo Público.. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova de Conhecimentos Específicos).
TRINDADE, D. M. . IV Curso de preparação de Médicos para o Manejo Clínico Edpidemiológico da AIDS pediátrica e da Sífilis Congênit. 1996. .
TRINDADE, D. M. . VI Treinamento básico para enfermeiros na assistencia a portadores de HIV e Pacientes com AIDS. 1996. .
TRINDADE, D. M. . II Treinamento para Manejo Clínico-Epidemiologico da Infecção pelo HIV + e AIDS em Ginecologia e Obstetrícia. 1995. .
TRINDADE, D. M. . Curso de Formação de Membros de CIPA- Comissão interna de Prevenção de Acidentes. 1995. .
TRINDADE, D. M. . Curso de Formação de Membros de CIPA- Comissão interna de Prevenção de Acidentes. 1995. .
TRINDADE, D. M. . Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TRINDADE, D. M. . Curso de Formação de Membros de CIPA- Comissão interna de Prevenção de Acidentes. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, D. M. . Curso de Qualidade para Coletadores. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRINDADE, D. M. . Avaliação do Programa de Vacinação Contra Hepatite B em Funcionários de um Hospital Universitário.. 1994 (Banca Examinadora) .
Projetos de pesquisa
-
2003 - Atual
Avaliação do absenteísmo por doença respoiratória em funcionários vacinados e ão-vacinados contra gripe no HCPA em 2003., Descrição: Estudo transversal: análise dos prntuários dos funcionários afastados do trabalho no período compreendido entre maio e setembro de 2003, devido doença respiratória ( a partir do CID registrado) - desfecho clínico será avaliado. Se submeteram-se ou não a acinação contra a gripe em 2003- fator em estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Damasio Macedo Trindade - Coordenador.
Prêmios
2006
Diploma em Homenagem por participação na coordenação de cursos do Programa de Educação Médica Continuada, Universidade Federal do Rio Grando do Sul - Faculdade de Medicina.
1998
Certificado pela valiosa contriuição a Entidade., Associação dos Deficientes Visuais deNovo Hamburgo.
1992
Mérito por trabahos Rotários no ano de 1992., Rotary Monumento.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Área Social e de Saúde Publica, Serviço de Medicina Ocupacional Hcpa. , Rua Ramiro Barcellos 2390- sala 1117., Centro, 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 3168222, Fax: (51) 3168512, URL da Homepage:
Experiência profissional
1989 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 5
Atividades
-
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Residência Médica em Medicina do Trabalho
-
06/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Seviço de Medicina Ocupacional.,Linhas de pesquisa
-
03/1998
Ensino, Saúde e Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Serviços de Medicina do Trabalho, Riscos Biológicos-HIV, Metais |Pesados-Intoxicação Chumbo
-
04/1997
Direção e administração, Ministério da Saúde, Prevenção das Dst Aids no Local de Trabalho.,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor para o Controle e Prevenção das DST/AIDS no Local de Trabalho, Conforme Portaria do Gabinete do Ministro em 04/04/1997, D.O. N65, Seção 2,Páginas 2303/4..
-
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Seviço de Medicina Ocupacional.,Linhas de pesquisa
-
03/1991
Ensino, Especialização Em Medicina do Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Doenças do Trabalho, Serviços de Medicina do Trabalho, Riscos Biológicos-HIV
-
03/1990
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Trabalhador
-
Direção e administração, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Seviço de Medicina Ocupacional.,Cargo ou função, Membro da Coordenação do Centro de Documentação, Pesquisa e Formação em Saúde e Trabalho da Faculdade de Medicina da UFRGS.
-
01/2009 - 02/2010
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Modalidade CursoPresencial- Programa de Assistência a Saúde de Docência em Regência Médica - 2009.
-
10/2007 - 09/2009
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Integrante da Comissão Coordenadora do Programa de Educação Médica Continuada.
-
03/2008 - 05/2009
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Modalidade evento-Biossegurança e Risco Biológico para Profissionais da Saúde.
-
01/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Assistencia a saúde de docência em residência médica - modalidade curso presencial- 2008.
-
03/2008 - 03/2008
Ensino, programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina BIP00150 - Ética aplicada a Pesquisa.
-
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Educação Médica Continuada 2007.
-
01/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Asistência à Saúde de Docência em Residência Médica 2007..
-
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Assistência à Saúde de Docência em Residência Médica.
-
02/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Prática em Medicina do Trabalho.
-
01/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Programa de Assistência à Saúde de docencia em residência médica.
-
10/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Biossegurança para Profissionais da Saúde.
-
03/2005 - 03/2005
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Saúde e trabalho no Rio Grande do Sul.
-
01/1999 - 12/2004
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador da discipina MED514-Saúde do Trabalhador.
-
01/2004 - 06/2004
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Colaborador na disciplina MED05514- Saúde do Trabalhador, turmas C e D
-
06/2003 - 12/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professore colaborador ministrando a disciplina MED05514 - Saúde do Trabalhador nas turmas C e D.
-
01/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Comissão institucional de avaliação docente da GED.
-
09/2003 - 09/2003
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Programa de Educação Médica Continuada - Riscos Biológicos em Trabalhadores da Saúde..
-
01/2003 - 06/2003
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Colaborador na disciplina MED05514 - Saúde do Trabalhador
-
09/2001 - 09/2001
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, .,Atividade de extensão realizada, Atuação como Coordenador da Extensão Univaersitária Programa de Educação Médica Continuada.
-
02/1999 - 12/1999
Ensino, Especialização Em Saúde e Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Regente da disciplina Legislação em Saúde do Trabalhador.
-
08/1999 - 08/1999
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Atividade de extensão realizada, Educação Médica Continuada-LER-DORT.
-
05/1999 - 07/1999
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Atividade de extensão realizada, Programas de Controle Médico em Saúde Ocupacional.
-
Ensino, Especialização Em Saúde e Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Regente da disciplina Doença do Trabalho III
-
Ensino, Especialização Em Saúde e Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Regente da disciplina Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho
-
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Curso de Educação Médica Continuada da UFRGS, na área de Doenças do Trabalho(Intoxicaçoes,LER)..
-
12/1997 - 12/1998
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Atividade de extensão realizada, Programa de Assistência a Saúde e de Residência Médica.
-
03/1996 - 12/1998
Direção e administração, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Cargo ou função, Professor Regente da Disciplina MED-514 UFRGS.
-
01/1996 - 12/1998
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Regente da disciplina MED05514 - Saúde do Trabalhador
-
12/1994 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento..
-
01/1994 - 12/1994
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Colaborador na disciplina MED514-Saúde do Trabalhador
-
12/1992 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, .,Cargo ou função, Representante da Categoria dos professores auxiliares no Colegiado do Departamento de Medicina Social..
-
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Medicina Social no Ambulatório de Saúde Ocupacional no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
1985 - 1990
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Médico do Hospital de Clínicas, Enquadramento Funcional: Médico Contratado, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2009
Direção e administração, Serviço do HCPA, .,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Medicina Ocupacional - Ato nº 025/2009..
-
Estágios , Serviço de Medicina Ocupacional, .,Estágio realizado, Estágios de Capacitação em Saúde e Trabalho no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
-
09/1998
Direção e administração, Serviço de Medicina Ocupacional, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Proteção Radiológica..
-
07/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Rotinas em emergência e catastrofe, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Rotinas em Emergências e Catástrofe do HCPA.
-
Serviços técnicos especializados , Serviço de Medicina Ocupacional, .,Serviço realizado, Coordenador de Campo de Estágio do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da UFRGS, junto ao Ambulatório de Doenças do Trabalho do HCPA.
-
06/1990
Direção e administração, Serviço de Medicina Ocupacional, .,Cargo ou função, Coordenador do Ambulatório de Doenças do Trabalho..
-
04/1986
Direção e administração, Serviço de Medicina Ocupacional, .,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Medicina Ocupacional.
-
12/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço do HCPA, .,Cargo ou função, Coordenador da Banca examinadora do processo seletivo 17, edital 04/2008 - cargo de Médico I ( Clínico para Área de Medicina Ocupacional).
-
12/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço do HCPA, .,Cargo ou função, Coordenador da Banca Examinadora do Processo Seletivo 20, edital 04/2008 -Médico do Trabalho I.
-
08/2007 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço do HCPA, .,Cargo ou função, Coordenador da Banca Examinadora do Processo Seletivo 37, edital 07/2007- Técnico de Segurança do Trabalho.
-
07/2007 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Engenharia do HCPA, .,Cargo ou função, Coordenador da Banca Examinadora do Processo Seletivo 32, Edital 07/2007 - Engenheiro de Segurança do Trabalho I.
-
10/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço do HCPA, .,Cargo ou função, Comissão de Sindicância para apuração de fatos..
-
09/1998 - 12/1998
Treinamentos ministrados , Departamento de Medicina Social, .,Treinamentos ministrados, Capacitação das Chefias do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
1984 - 1990
Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Medico Contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Médico contratado da Medicina do Trabalho
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Damásio Macedo Trindade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?