Sander Fridman

Doutor e Mestre em Psiquiatria pela UFRJ, graduou-se em medicina pela UFRGS em 1986; cursou residência médica em psiquiatria pelo convênio Escola de Saúde Pública - Hospital Psiquiátrico S. Pedro - Secretaria de Saúde e M.Ambiente do RS, reconhecida pelo MEC; foi aprovado em prova de título de especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em 1990; foi aprovado em prova do Dpto. de Psiquiatria Legal da ABP para a sub-especialidade Psiquiatria Forense, em 2001. Em fevereiro de 2008 teve aprovado seu trabalho de conclusão de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora, sob a orientação do Prof. Pedro Ribeiro e do Prof. Roberto A. Piedade. Publicou em 2009, pela revista Neuroscience Letter (Qualis Internacional A), o artigo "Effects of bromazepam in frontal theta activity on performance of a sensorimotor integration task: a quantitative electroencephalography study", junto com a equipe do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora. Com o mesmo grupo, publicou na revista Neurologia (España) - Qualis Internacional B, em 2006, o artigo "The effects of bromazepam on the contingent negative variation and reaction time in a visuomotor task". A contar do ano 2000, teve publicados 12 capítulos em livros de boas editoras (ArtMed, Atheneu, Espaco Jurídico, CUCA/IPUB), a maior parte sobre Psiquiatria Forense e Direitos Humanos na Doença Mental; uma revisão sobre Demência e Alcool; um capítulo sobre Neuropsicologia Forense, da editora CUCA/IPUB em livro sobre Psiquiatria Forense. Em 2001, monografia sobre os direitos civis dos doentes mentais, em co-autoria com a Dra. Katia Mecler, foi agraciada com o primeiro lugar em concurso de contribuições científicas, promovido pelo Dpto. de Psiquiatria Legal da ABP.

Informações coletadas do Lattes em 09/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Psiquiatria

2009 - 2013

Instituto de Psiquiatria - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Desenvolvimento de um novo paradigma para a mensuração de varíáveis relevantes para a direção veicular segura juntamente com a atividade EEG - avaliação do risco para a direção veicular após EMTC inibitoria em área DLPF Direita
Dr. Alair Pedro Ribeiro de Souza e Silva. Coorientador: Dr. Roberto Airthon Marques Piedade. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Risco para Direção Veicular; Construção e Validação de Instrumento - Desempenho; Direção Veicular Segura - Psicometria e EEG; EMTC Inibitoria DLPFD.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Perceptuais e Motores. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica / Especialidade: Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Atividades auxiliares dos serviços financeiros, seguros, previdência complementar e planos de saúde; Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Atividade teta ao longo do paradigma S1-S2-RM,Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Roberto A. M. Piedade
Palavras-chave: Bromazepam; Eletroencefalografia Quantitativa (EEGq); Integração Sensório-Motora; Psiquiatria do Trânsito; Benzodiazepínicos.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neuroimagem / Especialidade: EEG. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria / Especialidade: Psicofarmacologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociências. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Neurociências; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Especialização - Residência médica

1988 - 1990

Hospital Psiquiátrico São Pedro - Escola de Saude Pública - SSMA-RS
Residência médica em: Psiquiatria e Saúde MentalNúmero do registro: . Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Especialização em Psiquiatria Forense

2001 - 2001

Associação Brasileira de Psiquiatria
Título: Prova de conhecimentos na área

Especialização em Pós-Graduação em Neuropsicologia

1998 - 1999

Universidade Luterana do Brasil
Título: Aproximações Genéticas À Doença de Alzheimer - publicada em Arquivos Brasileiros de Psiq, Neurol e Medicina Legal 2000, 95 (72): 42-46.

Especialização em Especialização em Administração Hospitalar

1996 - 1996

Instituto de Administração Hospitalar e Ciências das Saúde/PUCRS
Título: Administração Hospitalar

Aperfeiçoamento em Revisão Sistemática - Introd. e Registro de Título

2012 - 2012

Centro Cochrane do Brasil
Título: -. Ano de finalização: 2012

Aperfeiçoamento em Quantitative Electroencephalography

2010 - 2010

Novatech EEG (Mesa, Arizona, USA) http://www.novatecheeg.com/education.html
Título: -. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Advanced EEG Course in EEG Phenotypes

2010 - 2010

Novatech EEG (Mesa, Arizona, USA) http://www.novatecheeg.com/education.html
Título: -. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Event Related Potential (ERP) Training Program

2009 - 2010

Novatech EEG (Mesa, Arizona, USA) http://www.novatecheeg.com/education.html
Título: -. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Perícias Psiquiátricas

2000 - 2000

Dpto. Ética, Psiquiatria Legal - Ass. Psiquiátr. RJ
Título: Neuropsicologia e Psicometria: vicissitudes clínicas e forenses. Ano de finalização: 2000

Graduação em Medicina

1978 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formação complementar

2008 - 2008

Potenciales Evocados. (Carga horária: 12h). , Sociedad Argentina de Electroencefalografía y Neurofisiología Clínica.

2005 - 2005

Psiquiatria, Higiene Mental e Psicanálise no Brasi. (Carga horária: 120h). , PPG História das Ciências da Saúde - COC/Fiocruz.

2004 - 2004

EPI-01 - Fundamentos de Epidemiologia. (Carga horária: 30h). , PPG Epidemiologia UFRGS/FAMED.

2004 - 2004

História das Ciências no Brasil. (Carga horária: 120h). , PPG História das Ciências da Saúde - COC/Fiocruz.

2004 - 2004

História e Historiografia das Ciências. (Carga horária: 120h). , PPG História das Ciências da Saúde - COC/Fiocruz.

2004 - 2004

NSC-743: Construção e Análise de Base de Dados. (Carga horária: 30h). , PPG Saúde Coletiva/NESC-FAMED-UFRJ-Dpto Medicina Preventiva.

2000 - 2000

The Halstead-Reitan Neuropsychology Battery. (Carga horária: 18h). , The Neuropsychology Clnic - Dallas, Tx, USA.

2000 - 2000

Legal Applications of the Halstead-Reitan Neuropsy. (Carga horária: 16h). , The Neuropsychology Clnic - Dallas, Tx, USA.

1994 - 1994

Técnicas Avançadas em Terapia Ericksoniana. (Carga horária: 32h). , WORKSHOPSY - Editorial Psy II.

1993 - 1994

Ericksonian Hypnotherapy. (Carga horária: 96h). , The Milton H. Erickson Foundation, Inc..

1992 - 1992

Curso Intensivo de Terapia Sexual. (Carga horária: 150h). , Centro de Sexologia de Brasília.

1990 - 1990

Treinamento PSE/CATEGO Diagnóstico Psiquiátrico. (Carga horária: 40h). , IPq-HC-USP.

1988 - 1988

Treinamento no Research Diagnostic Criteria. (Carga horária: 80h). , Dpto. de Psicobiologia da EPM-Unifesp.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psiquiatria/Especialidade: Psiquiatria Forense.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociências.

Participação em eventos

IV Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. 2008. (Congresso).

VIII Congreso de la Sociedad de Neuropsicologia Argentina. 2008. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional Anual do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre - II Jornada Brasileira de EEG quantitativo.Car Acquisition: estudo eletroencefalográfico dinâmico da ação diferencial do bromazepam sobre regiões cerebrais. 2008. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. 2007. (Congresso).

Abordagens Terapêuticas no Tratamento da Obesidade - PPG-IEFD/UERJ.Tendências nos Tratamentos Medicamentos da Obesidade. 2007. (Simpósio).

XI Simpósio de Atualiz Psiq Geriátrica - Casos de Difícil Manejo". 2007. (Simpósio).

XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2006. (Congresso).

Simpósio Internacional Psiquiatria Geriátrica do Rio de Janeiro. 2006. (Seminário).

I Jornada Brasileira de EEGq. 2006. (Outra).

Emotional Neuroscience - 5th Charité Conference on Psychiatric Research. 2006. (Outra).

I Jornada de Neuropsicologia e Neurociências - SBNP. 2006. (Outra).

III Simpósio Internacional de Neuropsiquiatria. 2005. (Simpósio).

Epistemologia da Psiquiatria Forense e a Teoria da Prova.Epistemologia da Psiquiatria Forense e a Teoria da Prova. 2005. (Outra).

XX!! Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Cientometria, Psiquiatria Forense e Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação. 2004. (Congresso).

Centro de Estudos do IPUB-UFRJ.Epistemologia da Psiquiatria Forense e a Teoria da Prova no Processo de Justiça: Apresentação Voluntária no Centro de Estudos, Sustentando os Resultados de Pesquisas Realizadas No IPUB e Levadas ao Congresso Brasileiro de Psiquiatria em 2003, em Goiânia.. 2004. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Epistemologia da Psiquiatria Forense e a Teoria da Prova no Processo de Justiça. 2003. (Congresso).

12a Jornada de Psiquiatria da APERJ - Avanços em Diagnóstico e Tratamento. 2003. (Simpósio).

XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2002. (Congresso).

I Forum de Medicina Psicossomática.Aspectos Psicolegais em Medicina Psicossomática. 2002. (Simpósio).

VI Simpósio Internacional Atual Psiq Geriátrica: "Demência e Transornornos Cognitivos no Idoso: Da Epidemiologia à Reabilitação. 2002. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2001. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Neuropsicologia e Psicometria - vicissitudes clínicas e forenses. 2000. (Congresso).

Workshop on Multimodal Neuroimaging and Theories of Cognitive Dynamics.Depression as Preponent and Triggering for CVA - Poster At The Duke University: Workshop on Multimodal Neuroimaging and Theories of Cognitive Dynamics. 2000. (Simpósio).

IX Jornada de Psiquiatria do Estado do RJ. 2000. (Simpósio).

Centro de Estudos do IPUB-UFRJ.Introdução à Neuropsicologia Forense - Apresentação no Centro de Estudos de Resultados de Pesquisa Realizada no Âmbito do Programa de Ética e Psiquiatria Forense, Apresentada em Congresso Brasileiro de Psiquiatria no mesmo ano... 2000. (Outra).

Simpósio Nacional de Psiquiatria Forense na Prática Clínica. 1999. (Simpósio).

Reunião da Comissão Técnica de Seguros.Neuropsicologia e Neurofisiologia do Trânsito - Convidado Pelo Sindicato de Seguros do Rio Grande do Sul, Apresentou Tema Sobre Psicofisiologia e Neuropsicologia do Trânsito.. 1999. (Encontro).

Escalas de Avaliação para Monitoração de Tratamento com Psicofármacos. 1988. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Fridman S ; BEZERRA, R. ; CAGY, M. ; BASILE, L. ; PIEDADE, R. ; RIBEIRO, P. . Efectos del bromacepam sobre la variación negativa contingente y el tiempo de reacción en una tarea visuomotora. Revista de Neurología , v. 43, p. 398-402, 2006.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; MENDLOWICZ, M. V. ; WERNER, M. C. M. ; MORAES, T. M. . Capacidade Mental Legal: revisão comparada da legislação internacional. (Este trabalho recebeu prêmio nacional da Associação Brasileira de Psiquiatria, em 2001). Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal , Rio de Janeiro, v. 96, n.80/81, p. 33-42, 2002.

  • Fridman S ; MENDLOWICZ, M. V. ; MECLER, K. ; COSCARELLI, P. ; MORAES, T. M. . Neuropsicologia e Psicometria: Vicissitudes Clínicas e Forenses. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal , Rio de Janeiro, v. 96, n.77, p. 22-28, 2001.

  • MECLER, K. ; Fridman S ; MENDLOWICZ, M. V. ; COSCARELLI, P. ; MORAES, T. M. . "Loucos de Todo o Gênero": revisão de conceitos e implicações médico-legais. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal , Rio de Janeiro, v. 96, n.78, p. 31-39, 2001.

  • Fridman S ; Aproximações genéticas à doença de Alzheimer. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal , v. 95, p. 42-47, 2000.

  • Fridman S ; Weber, E ; Azeredo, RH . Tipologia dos Relacionamentos Amorosos. Revista Brasileira de Sexualidade Humana , São Paulo, v. 5, n.1, 1994.

  • Fridman S ; Aspectos Médico-Legais das Demências. In: Leonardo Caixeta. (Org.). Demências: aspectos multidisciplinares. São Paulo: Atheneu, 2006, v. , p. 45-75.

  • Fridman S ; Demência e Alcoolismo. In: Leonardo Caixeta. (Org.). Demência - uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Atheneu, 2006, v. , p. 427-461.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Medicina e Direito: Introdução ao projeto sócio-jurídico. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaco Jurídico, 2005, v. , p. 403-405.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Psiquiatria, Tóxicos, Ética e Direito. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2005, v. , p. 407-415.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Psiquiatria Legal e os Códigos Substantivo, Adjetivo e Executivo Penais. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2005, v. , p. 417-421.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Psiquiatria Forense e o Direito Civil. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2005, v. , p. 423-456.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Psiquiatria Forense, o Processo de Trabalho e o Processo Administrativo. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2005, v. , p. -.

  • Fridman S ; MORAES, T. M. . Psiquiatria Forense e o Processo de Justiça - Peritos e Assistentes Técnicos. In: Lana RL & Figueiredo AM. (Org.). Temas em Direito Médico. Rio de Janeiro: Espaço Jurídico, 2005, v. , p. 465-477.

  • MORAES, T. M. ; Fridman S . Medicina Forense, Psiquiatria Forense e Lei. In: José G.V. Taborda, Miguel Chalub, Elias Abdalla-Filho. (Org.). Psiquiatria Forense. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2004, v. , p. 21-29.

  • TABORDER, J. G. ; MECLER, K. ; Fridman S ; MORAES, T. M. . Avaliação da Capacidade Civil e Perícias Correlatas. In: José G.V. Taborda, Miguel Chalub, Elias Abdalla-filho. (Org.). Psiquiatria Forense. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2004, v. , p. 177-190.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; MENDLOWICZ, M. V. ; MORAES, T. M. ; DUARTE, M. . Gerenciando Cenários Psico-Comportamentais Frente a um Acidente Termonuclear em Angra - temas em saúde mental preventiva. In: Fernández DEG, Serantes NP, Suárez SMA. (Org.). Congreso Internacional y Virtual de Intangibles e Interdisciplinariedad, 23-27/6/2003. : RedIRIS, 2003, v. , p. -.

  • Fridman S ; MENDLOWICZ, M. V. ; MECLER, K. ; COSCARELLI, P. ; MORAES, T. M. . Neuropsicologia e Psicometria: Vicissitudes Clínicas e Forenses. In: Talvane Marins de Moraes. (Org.). Ética e Psiquiatria Forense. rio de janeiro: IPUB-CUCA, Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ, 2001, v. , p. 167-183.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; DUARTE, M. . Gerenciando Cenários Psico-Comportamentais para um Virtual Acidente Termonuclear em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. In: Congreso Internacional y Virtual de Intangibles, 2003, Santiago de Compostella. http://psicondec.rediris.es/interdisciplinariedad/Congreso_virtual_2003/36.pdf, 2003.

  • Fridman S ; KORTMANN, G. L. ; MECLER, K. ; MENDLOWICZ, M. V. ; MORAES, T. M. . Neuropsicologia, Desemprego e Capacidade Mental. In: Congresso Internacional Lasallista de Educação, 2003, Canoas. Anais do Congresso Internacional Lasallista de Educação. Canoas: Editora Lasalle, 2003.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; GLASMAN, J. B. ; MORAES, T. M. . Aspectos de Interesse Legal na Velhice. In: III Jornada de Psicanálise com Idosos e Suas Intersecções, 2001, Rio de Janeiro. Anais da III Jornada de Psicanálise com Idosos e Suas Intersecções. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise - Movimento Freudiano / Ed. Rebouças, 2001. p. 44-67.

  • Fridman S ; Psiquiatria Forense, Cientometria e Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004.

  • Fridman S ; Epistemologia Psiquiátrico-Forense e a Teoria da Prova. In: XXI Congresso Brasileiro de Psiquitria, 2003, Goiânia. Livro de Resumos, 2002. p. 80-80.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; MENDLOWICZ, M. V. ; COSCARELLI, P. ; MORAES, T. M. . Rebellions among penitentiary prisoners in Brazil. In: XXVIth International Congress on Law and Mental Health, 2001, Montréal. Proceedings of the XXVIth International Congress on Law and Mental Health, 2001.

  • Fridman S ; Neuropsicologia e Psicometria: Vicissitudes Clínicas e Forenses. In: XVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2000. p. 45-45.

  • Fridman S ; MONIZ, A. M. G. . Periodic monitoring of lithium blood levels: useless?. In: 9th World Congress of Psychiatry, 1993, Rio de Janeiro. Abstracts. Rio de Janeiro: World Psychiatry Association, 1993. p. 59-59.

  • Fridman S ; MECLER, K. ; VALENCA, A. . Modelo farmacológico para a fobia social - a propósito de um caso responsivo ao milnaciprano. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004.

  • MECLER, K. ; Fridman S ; VALENCA, A. ; MENDLOWICZ, M. V. ; MORAES, T. M. . Estudo dos Autos dos Processos de Interdição em 3 Varas de Órfãos e Sucessões do Estado do Rio de Janeiro. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. CD dos Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004.

  • MECLER, K. ; VALENCA, A. ; Fridman S . Transtorno de Personalidade e Homicídio: relato de caso. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador. CD dos Resumos do XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004.

  • MECLER, K. ; Fridman S ; MENDLOWICZ, M. V. ; MORAES, T. M. . Psiquiatria Forense: Aspectos Periciais. In: XX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2002, Florianópolis. Livro de Resumos, 2002. p. 82-82.

  • Fridman S ; Machado, S ; Cunha, M ; Velasques, B ; Pompeu, F ; Budde, H ; CAGY, M ; BASILE, L ; PIEDADE, R ; RIBEIRO, P . Effects of bromazepam in frontal theta activity on performance of a sensorimotor integration task: a quantitative electroencephalography study. Neuroscience Letters , 2009.

  • Fridman S ; O Justificável pode excluir a Culpa; o Explicável, a Culpabilidade. Vitória, Espírito Santo: Jus Vigilantibus, 2007 (Portal Jurídico de Notícias, Legislação, Jurisprudência, Doutrina e Ensaios).

  • Fridman S ; Correspondências. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. Jan./Mar. 2001, vol.47, no.1 [cited 27 March 2004], p.21-22.. São Paulo: Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. Jan./Mar. 2001, vol.47, no.1 [cited 27 March 2004], p.21-22., 2001 (carta em revista centífica).

  • Fridman S ; Neurology: Reply to Wang and Rieder: Wang et al question the laboratory criteria for establishing B12 or folate deficiency.. The American Academy of Neurology and Lippincott, Williams & Wilkins, 2001 (carta em revista centífica).

Outras produções

Fridman S ; Café Philo da Galeria 1618. 2007 (Promoção da Saúde Mental Mediante Debates Motivados por Filmes Cinematográficos).

Fridman S ; Encontros de Leitura Cinematográfica da Casa da Gávea. 2002 (Promoção da Saúde Mental Mediante Debates Motivados por Filmes Cinematográficos).

Fridman S ; Leituras Cinematográficas "Café com Cinema". 2001 (Promoção da Saúde Mental Mediante Debates Motivados por Filmes Cinematográficos).

Fridman S ; Criminalidade, Violência e Drogas. 2003 (Palestra) .

Prêmios

2001

Prêmio Nacional Álvaro Rubim de Pinho por Contribuição Científica em Psiquiatria Legal, Associação Brasileira de Psiquiatria, Dpto. Psiquiatria Legal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2001 - 2002

Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário no atendimento em Neuropsiquiatria, Carga horária: 4

Outras informações:
Ambulatório de Neuropsiquiatria de Adultos

Atividades

  • 04/2001 - 06/2002

    Serviços técnicos especializados , Ambulatório de Psiquiatria - Agenda de Neuropsiquiatria de Adultos, .,Serviço realizado, Atendimento de Adultos e Adolescentes com Sintomas Sugestivos de Transtornos Mentais Orgânicos ou com Problemas de Memória.

1991 - 1996

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: Diretor Científico do SEDA, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 9

Outras informações:
SERVIÇO DE DOENÇAS AFETIVAS Atendimento de agenda especializada em depressões refratários; Atendimento a grupos de familiares de pacientes depressivos; Seleção e construção de instrumentos de coleta de informações demográficas, sociais, diagnósticas e de quantificação de sintomas, bem como de protocolos de atendimento do Serviço de Doenças Afetivas - SEDA; Supervisão de Estágios Curriculares em Psicopatologia de alunos de Psicologia; Ministrava cursos de Psicoterapia Cognitiva; Participação na organização de eventos e na ministração de palestras para público misto - leigo e especializado.

Atividades

  • 03/1992 - 06/1996

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Psicopatologia

  • 09/1991 - 06/1996

    Direção e administração, SEDA: Serviço de Doenças Afetivas - Ambulatório de Depressão, .,Cargo ou função, Direção Científica.

1989 - 1998

Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Benefic Portuguesa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUS, Particular, Gratuito, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/1992 - 01/1998

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágio Curricular em Psicopatologia - Ênfase em T. Mentais-Orgânicos

  • 09/1989 - 01/1998

    Ensino, Residência Médica em Neurologia e Neurocirurgia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminários sobre Transtornos Psiquiátricos e Consultoria Psiquiátrica à Beira do Leito