Rosangela Rosendo da Silva
Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Microbiologia e Saúde Coletiva, Mestre em Medicina Tropical (UFPE) e Doutora em Nutrição (UFPE). Atuou no início de sua vida acadêmica com alterações do sistema imunológico devido a estresse e desnutrição. Tem experiência nas áreas de Microbiologia, Imunologia e Nutrição, com ênfase na resposta do hospedeiro aos processos infecciosos. Docente da Faculdade de Ciências de Timbaúba (FACET) em Timbaúba (2018 - atual), onde ministro as disciplinas de Microbiologia e Imunologia, Parasitologia, Patologia, Citologia, Histologia e Embriologia e Interpretação de Exames laboratoriais. Membro do Grupo de Estudo e pesquisa: Interdisciplinar em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Nutrição
2008 - 2012
Universidade Federal de Pernambuco
Título: EFEITO DA DIETA HIPERLIPÍDICA SOBRE CRESCIMENTO PONDERAL E PARÂMETROS DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA EM RATOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA
Dra. Célia Maria Machado Barbosa de Castro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: DIETA HIPERLIPÍDICA; resposta imune; ENDOTOXEMIA.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.
Mestrado em Medicina Tropical
2005 - 2007
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Úlcera corneana em serviço oftalmológico de referência
, Ano de Obtenção: 2007.Célia Maria Machado Barbosa de Castro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ÚLCERA DE CÓRNEA; PERFIL MICROBIOLÓGICO; CERATITE.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia. Setores de atividade: Saúde Humana.
Especialização em andamento em Especialização em Tutoria para Cursos em Atenção Primária à Saúde e Vigilân
2025 - Atual
Especialização em SAÚDE COLETIVA
2014 - 2016
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: INFECÇÃO HOSPITALAR COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Especialização em MICROBIOLOGIA
2010 - 2012
Faculdade Frassinetti do Recife
Título: INDICADORES DE QUALIDADE EM SAÚDE NO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
Orientador: STELLA MARIS
Aperfeiçoamento em IMUNOLOGIA
2022 - 2022
Faculdades Metropolitanas de São Paulo
Título: .. Ano de finalização: 2022
Graduação em andamento em Ciências Biológicas
2024 - Atual
Graduação em Ciências Biomédicas
2000 - 2004
Universidade Federal de Pernambuco
Título: EFEITOS DA GLUTAMINA OU DO TREINAMENTO FÍSICO, SOBRE A TAXA DE FAGOCITOSE EM MACRÓFAGOS DE RATOS SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE
Orientador: CÉLIA MARIA MACHADO BARBOSA DE CASTRO
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Formação de Tutores e Preceptores. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2023 - 2023
TREINAMENTO DE DIAGNÓSTICO ENTOMOLÓGICO E PESQUISA DE TRIPANOSSOMATÍDEOS. (Carga horária: 24h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2023 - 2023
Capacitação no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). (Carga horária: 6h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2021 - 2023
Extensão universitária em TRIAGEM NEONATAL: TESTE DO PEZINHO. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2022 - 2022
Enfrentamento das Arboviroses. (Carga horária: 145h). , Universidade aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2022 - 2022
Enfrentamento da COVID-19 e demais doenças virais. (Carga horária: 100h). , Universidade aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2021 - 2021
Treinamento Teórico/Prático do Produto NAT HIV/HCV/HBV de Bio-manguinhos. (Carga horária: 43h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2019 - 2019
Gestão de Práticas Integrativas e Complementares. (Carga horária: 80h). , AVASUS, AVASUS, Brasil.
2019 - 2019
O cuidado de pessoas com HIV/aids na Atenção Básica. (Carga horária: 120h). , AVASUS, AVASUS, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação naTriagem Neonatal Biológica?TestedoPezinho. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde de Pernambuco, SES - PE, Brasil.
2017 - 2017
Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma ABNT NBR ISO 15189:2015. (Carga horária: 16h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2017 - 2017
Ação Hanseníase Pernambuco 2017 na 1ª Macrorregional de Saúde. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Hansenologia, SBH, Brasil.
2014 - 2014
Sistema de Gestão da Qualidade e Biossegurança. (Carga horária: 32h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Sorologia da Dengue. (Carga horária: 16h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Sorologia das Hepatites Virais B e C. (Carga horária: 16h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2013 - 2013
Noções de Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 4h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2013 - 2013
Noções de Gestão e Garantia da qualidade. (Carga horária: 4h). , Laboratório Central de Pernambuco, LACEN, Brasil.
2010 - 2010
IMUNOLOGIA E MARCAÇÃO DE ANTICORPOS.... (Carga horária: 3h). , FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, FESBE, Brasil.
2010 - 2010
COMO REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO. (Carga horária: 3h). , FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, FESBE, Brasil.
2010 - 2010
AVALIAÇÃO DO CONSUMO DIETÉTICO EM INDIVÍDUOS.... (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Neuroimunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: análises clínicas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Organização de eventos
SILVA, R. R. . I Café Científico: Saúde Sexual e Prevenção as IST's. 2023. (Outro).
SILVA, R. R. . Semana da Enferemagem FACET. 2023. (Outro).
SILVA, R. R. . X SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM NUTRIÇÃO: UM PANORAMA SECULAR.. 2008. (Outro).
Participação em eventos
V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. 2010. (Congresso).
XXV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL- FESBE. 2010. (Congresso).
I SIMPÓSIO REGIONAL NORTE-NORDESTE COBEA. 2003. (Simpósio).
I ENCONTRO REGIONAL SOBRE LEUCEMIAS. 2002. (Encontro).
X SIMPÓSIO SOBRE O CÉREBRO. 2002. (Simpósio).
XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FESBE. 2002. (Congresso).
I SIMPÓSIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UFPE. 2001. (Simpósio).
XV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE. 2000. (Congresso).
VII SIMPÓSIO SOBRE O CÉREBRO. 1999. (Simpósio).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO. Fatores relacionados a adesão dos profissionais de enfermagem ao uso dos equipamentos de proteção individual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO. Assistência de enfermagem de baixo risco na perspectiva da enfermagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO. Potencialidades e desafios da inserção da população nos conselhos de saúde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A importância do diagnóstico precoce da trombofilia no pré-natal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Autismo: Aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. O uso de psicotrópicos na população idosa: uma luz na literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Um toque na masculinidade: o itinerário do câncer de próstata. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A importância do pré-natal na adolescência: Uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A importância do exame de citologia oncótica: Uma revisão a luz da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. O itinerário da assistência de enfermagem à gestantes usuárias de drogas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Assistência de enfermagem: da descoberta a cura do câncer de mama. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. O papel do enfermeiro no contexto da violência obstétrica: uma produção científica a luz da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Acolhimento com classificação de risco no serviço de urgência e emergência hospitalar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Fatores que influenciam o surgimento de lesões por pressão em idosos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A atuação do enfermeiro na obesidade infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A ozonioterapia coo adjuvante no tratamento de lesões cutâneas: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A assistência holística do enfermeiro nas lesões por pressão: Revisando as evidências científicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Assistência de enfermagem na prevenção de doenças cardiovasculares na atenção básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Invisibilidade da puérpera: Uma questão de saúde mental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Abordagem terapêutica de Enfermagem, a Mulher com Diabetes gestacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Fatores de risco relacionados á síndrome de aspiração de mecônio em recém-nascidos: uma revisão integrativa da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Assistência da enfermagem no tratamento da hanseníase na atenção primária a saúd. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Impacto e características dos óbitos por covid-19 no município de Camutanga-PE: Um estudo observacional da pandemia e vacinação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Enfrentamento emocional de enfermeiros cuidadores de pacientes oncológicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Triagem neonatal: O papel do enfermeiro na detecção precoce do teste do pezinho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Fragilidade na adesão do homem no pré-natal sob a ótica dos enfermeiros na atenção primária a saúde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. O papel da enfermagem na assistência ao aleitamento materno: analisando as evidências científicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Parto humanizado sob a ótica do enfermeiro: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. A Importância da educação continuada aos Enfermeiros de urgência e emergência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
SILVA, R. R.. Assistência da enfermagem à mulher vítima de violência doméstica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba.
ANDRADE, R. F.;SILVA, R. R.PORTO, S. M. M. S.. BACTEREMIA EM RATOS ADULTOS NUTRIDOS E DESNUTRIDOS APÓS PROCESSO DE ALVEOLITE DENTÁRIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, R. R.PORTO, S. M. M. S.; ANDRADE, R. F.. FUNÇÃO MICROBICODA DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS ADULTOS DESNUTRIDOS PRECOCEMENTE SUBMETIDOS AO TREINAMENTO FÍSICO MODERADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, R. R.PORTO, S. M. M. S.ARAUJO, F. R. G.. MICROBIOTA GASTROINTESTINAL NA ESQUISTOSSOMOSE EXPERIMENTAL: ESTUDO DA TRANSLOCAÇÃO BACTERIANA NA FASE CRÔNICA EM CAMUNDONGOS COM E SEM INFECÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, R. R.. ÍNDICE DE ADERÊNCIA E PRODUÇÃO DE ÓXIDO NÍTRICO EM MACRÓFAGOS ALVEOLARES INFECTADOS, IN VITRO POR Staphylococcus aureus METICILINA - SENSÍVEL E METICILINA - RESISTENTE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOMEDICINA) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, R. R.PORTO, S. M. M. S.; LIMA, K. M.. EFEITO DA DESNUTRIÇÃO NEONATAL SOBRE A CONTAGEM DE CÉLULAS-TRONCO DE MEDULA ÓSSEA EM RATOS ADULTOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO, J. F.; ALMEIDA, F. R.;SILVA, R. R.. Avaliação da microbiota normal oral em ratos adultos, submetidos à desnutricão neonatal e ao treinamento físico moderado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biomédicas) - Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Gerência de Enfermagem em Âmbito Hospitalar ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A importância do atendimento humanizado da enfermagem em situação de urgência e emergência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Praticas integrativas: conhecimento e atuação de enfermagem na saúde do trabalhador; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Cuidados de enfermagem à pacientes com diagnóstico de diabetes mellitus gestacional; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Método START: aplicabilidade no atendimento pré -hospitalar em incidentes com múltiplas vítimas; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A Importância da Assistência de Enfermagem na Consulta Puerperal: Contribuições para a Saúde Materno-Infantil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Violência obstétrica vivida pelas parturientes na assistência do parto: uma revisão bibliográfica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Fatores que intensificam os sintomas depressivos em adolescentes no ensino médio dentro do ambiente escolar; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Obesidade infantil: perspectivas e desafios da enfermagem na atenção primária de saúde; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Acolhimento de enfermagem em situação traumática de urgência e emergência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Estresse ocupacional em enfermeiros de urgência e emergência: uma visão da literatura; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Transtorno disfórico pré-mestrual e seu impacto na vida das mulheres; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A importância do enfermeiro no apoio ao aleitamento materno; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Assistência de enfermagem frente ao diagnóstico precoce da diabetes gestacional; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Cuidados de Enfermagem na prevenção da síndrome hipertensiva específica da gestação; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Assistência de enfermagem no cuidado ao paciente portador de diabetes mellitus tipo 1; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Cobertura vacinal do HPV: Uma análise sobre a baixa adesão à vacina no Município de Timbaúba-PE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Subnotificação de agravos na percepção dos profissionais de saúde: Usos da vigilância e monitorização nos serviços de saúde; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Aleitamento materno e problemas relacionados ao desmame precoce; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Assistência de enfermagem na prevenção de doenças cardiovasculares na atenção básica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem no contexto da Covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A importância da detecção e controle dos fatores de riscos que aumentam a probabilidade de acidente vascular encefálico : uma revisão a luz da literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Papel do enfermeiro da atenção primária na prevenção do câncer de mama; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Dificuldade ao acesso do paciente em vulnerabilidade social nos serviços de saúde na atenção primária: Uma revisão bibliográfica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A importância da biossegurança nas ações de enfermagem em tempos de pandemia de Covid?19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Feridas crônicas e o cuidado de enfermagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Assistência de enfermagem ao paciente paliativo com câncer e o manejo da dor; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
O papel do enfermeiro na inserção do dispositivo intrauterino no pós-parto e pós aborto imediato: Revisando as evidências científicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Avaliação da cobertura vacinal da poliomielite no Brasil, com foco no Estado de Pernambuco e no Município de Timbaúba-PE, entre os anos de 2017- 2021; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Enfermagem nocuidado ao paciente com doença renal crônica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Residência terapêutica: uma revisão de Literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Papel do enfermeiro na prevenção da mastite lactacional; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
A atuação do enfermeiro na prevenção da violência obstétrica: Episiotomia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Gravidez em tempos e covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciências de Timbaúba; Orientador: Rosangela Rosendo da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, CECÍLIA TARGINO DA ; SILVA, MICAELLY TARGINO ANDRADE ; SILVA, MICAEL TARGINO ANDRADE DA ; JÚNIOR, JOSE UILSON FERREIRA GALINDO ; SILVA, ROSANGELA ROSENDO DA ; RAMOS, THAÍS MONARA BEZERRA . NURSING CARE FOR MENTAL HEALTH IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY. International Journal of Health Science , v. 5, p. 1-5, 2025.
-
COSTA, R. V. ; BAIA, S. R. D. ; ALMEIDA, K. M. ; CHAGAS, 4. C. N. ; SILVA, L. P. ; SILVA, T. L. ; PIMENTEL, G. M. C. ; COSTA, S. S. ; ALENCAR, B. E. B. ; RIBEIRO, 1. R. A. ; PEREIRA, A. E. S. ; RAMOS, T. M. B. ; SANTO, M. L. B. E. ; SILVA, R. R. . AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR DESEMPENHADAPOR CUIDADORES FORMAIS E INFORMAIS PARA PACIENTES EM TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 13, p. 61674-61678, 2023.
-
DE ARRUDA, MARÍLIA ANDREZA ; BEZERRA, KAIQUE BRUNO FERREIRA ; DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO ; RAMOS, THAIS MONARA BEZERRA ; E SILVA, SARAH ELLEN LOPES DE ALBUQUERQUE ALVES ; DE LIRA, JAQUELINE VIEIRA ; AVELINO, JOSE EDUARDO ; DA SILVA, RAQUEL BEZERRA PEREIRA ; DUARTE, KESIA VALETIM DO NASCIMENTO . PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS VÍTIMAS DE FRATURA DE FÊMUR EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA CIDADE DE RECIFE- PE, 2019. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. e3409, 2023.
-
PORTO, S. M. M. S. ; ARAUJO, F. R. G. ; MELO, J. F. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . CINÉTICA DO PERFIL LEUCOCITÁRIO ANTES E APÓS TREINAMENTO FÍSICO MODERADO EM RATOS ADULTOS DESNUTRIDOS NO PERÍODO NEONATAL.. Anais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco , v. 51, p. 59-65, 2006.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; FEITOZA, E. G. ; MEDEIROS, J. M. B. ; LIMA, K. M. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . THE EXPRESSION OF AN INTRAESPECIFIC AGGRESSIVE REACTION BEFORE A STRESSOR ALTERS THE IMMUNE RESPONSE IN RATES. Brazilian Journal of Biology , Brasil, v. 65, n.2, p. 203-209, 2005.
-
DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; SENA, A. D. M. ; SILVA, R. R. ; FERREIRA, F. M. . TRATAMENTO NEONATAL COM AGONISTA 5-HT1A ALTERA IMUNIDADE HUMORAL NO ADULTO. Anais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco , v. 2, p. 107-111, 2000.
-
ARAUJO, J. M. ; LIRA, J. V. ; RAMOS, T. M. B. ; PESSOA FILHO, F. M. ; DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO . O Cuidado integral em Enfermagem para a Saúde e o bem-estar humano. 1. ed. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2025. v. 2.
-
PESSOA FILHO, F. M. ; DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO ; LIRA, J. V. ; ARAUJO, J. M. ; RAMOS, THAIS MONARA BEZERRA . O Cuidado integral em Enfermagem para a Saúde e o bem-estar humano. O Cuidado integral em Enfermagem para a Saúde e o bem-estar humano. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2025, v. , p. 126-134.
-
SILVA, R. R. . VULNERABILIDADES VIVENCIADAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMPO PERTINENTE PARA AÇÕES PREVENTIVAS EM SAÚDE. VULNERABILIDADES VIVENCIADAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMPO PERTINENTE PARA AÇÕES PREVENTIVAS EM SAÚDE. 1ed.: , 2023, v. , p. 50-60.
-
SILVA, AUREA DE FATIMA FARIAS ; SILVA, ROSANGELA ROSENDO DA ; SILVA, MYLLENA BARBOSA DA . ANÁLISE SOBRE A BAIXA COBERTURA DA VACINA CONTRA O HPV NO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE. In: I Congresso Nacional de Saúde da Família Online, 2023. Anais do I Congresso Nacional de Saúde da Família On-line, 2023. v. 4.
-
SILVA, ANNA REGINA GOMES DA ; FARIAS, MARIA EDUARDA BARROS DE ; COUTINHO, THAÍS GOUVEIA DE MORAIS ; RAMOS, THAIS MONARA BEZERRA ; SILVA, ROSANGELA ROSENDO DA . POLIOMIELITE: ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO. In: II Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas Online, 2022. Anais do II Congresso Brasileiro de Doenças Infectocontagiosas On-line, 2023.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL COM L-GLUTAMINA E/OU TREINAMENTO FÍSICO (TF), SOBRE A RESPOSTA IMUNE (RI) EM RATOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE (E). In: XII SIMPÓSIO SOBRE O CÉREBRO, 2004, RECIFE/PE. NEUROBIOLOGIA, 2004. v. 67. p. 163.
-
DE CASTRO, C. M. M. B. ; MEDEIROS, J. M. B. ; LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MAGALHAES, V. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . AGRESSIVIDADE INTTRAESPECÍFICA ALTERA PADRÃO LEUCOCITÁRIO EM RATOS ADULTOS. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL, 2001, SALVADOR/BA. JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA, 2001. v. 37. p. 173.
-
SOUSA, P. D. ; SANTOS, E. A. A. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DO CONSUMO DE DIETA HIPERCALÓRICA E HIPERLIPÍDICA SOBRE PADRÃO LEUCOCITÁRIO DO LAVADO BRONCOALVEOLAR (LBA). In: V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ARACAJÚ. V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010. v. 1.
-
SANTANA, V. O. ; SOUSA, P. D. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . PARÂMETROS DA SÉRIE VERMELHA DO SANGUE EM RATOS SUBMETIDOS À DIETA HIPERLIPÍDICA. In: V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ATACAJÚ-SE. V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SILVA, R. R. ; SANTANA, V. O. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SAMPAIO, B ; DE CASTRO, C. M. M. B. . TAXA DE FAGOCITOSE EE ATIVIDADE OXIDANTE DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS OBESOS. In: V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ARACAJÚ-SE. V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SOUSA, P. D. ; SANTANA, V. O. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DA DIETA HIPERLIPÍDICA SOBRE DOSAGENS BIOQUÍMICAS EM RATOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA. In: V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2010, ARACAJÚ-SE. V REUNIÃO REGIONAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2010.
-
SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, K. M. F. ; SAMPAIO, B ; SOUSA, P. D. ; SANTANA, V. O. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . OBESIDADE REDUZ PRODUÇÃO DE ÓXIDO NÍTRICO POR MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS ENDOTOXÊMICOS. In: XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SAMPAIO, B ; SOUSA, P. D. ; SANTANA, V. O. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DA OBESIDADE SOBRE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM RATOS ENDOTOXÊMICOS. In: XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA. XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SALES, T. H. A. ; PORTO, S. M. M. S. ; SANTANA, V. O. ; SOUSA, P. D. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DA DIETA HIPERLIPÍDICA NA PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO POR MACROFAGOS ALVEOLARES EM RATOS TREINADOS. In: XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SALES, T. H. A. ; SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, K. M. F. ; SAMPAIO, B ; SANTANA, V. O. . PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO POR MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS OBESOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA. In: XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
RIBAS, K. H. S. ; SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; SAMPAIO, B ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; SILVA, K. M. F. . PRODUÇÃO DE ÓXIDO NÍTRICO POR MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS ADULTOS OBESOS SUBMETIDOS À NATAÇÃO. In: XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
MENEZES, M. A. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SAMPAIO, B ; SOUSA, P. D. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA ENDOTOXEMIA SOBRE A TAXA DE FAGOCITOSE E A RESPOSTA INFLAMATÓRIA PULMONAR EM RATOS OBESOS. In: XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
RIBAS, K. H. S. ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SAMPAIO, B ; SOUSA, P. D. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . AVALIAÇÃO DO LEUCOGRAMA EM RATOS OBESOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA. In: XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
MENEZES, M. A. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, K. M. F. ; SILVA, R. R. ; SANTANA, V. O. ; SAMPAIO, B ; DE CASTRO, C. M. M. B. . OBESIDADE ALTERA PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS EM RATOS ENDOTOXÊMICOS. In: XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
SAMPAIO, B ; SILVA, R. R. ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SOUSA, P. D. ; SANTANA, V. O. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . A OBESIDADE ALTERA A MICROBIOTA ORAL DE RATOS. In: XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010, ÁGUAS DE LINDÓIA-SP. XXV REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2010.
-
BEZERRA, A. A. ; SILVA, R. R. ; SILVEIRA, A. K. T. ; Diniz, M. F. A ; DE CASTRO, C. M. M. B. . PERFIL MICROBIOLÓGICO DA ÚLCERA DE CÓRNEA EM PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA. In: XXI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2006, ÁGUAS DE LINDÓIA/SP. XXI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE, 2006.
-
BEZERRA, A. A. ; SILVA, R. R. ; SILVEIRA, A. K. T. ; Diniz, M. F. A ; DE CASTRO, C. M. M. B. . PERFIL MICROBIOLÓGICO DE ÚLCERA DE CÓRNEA EM PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA. In: II JORNADA CIENTÍFICA DO LABORATÓRIO DE IMUNOPATOLOGIA KEIZO ASAMI, 2006, RECIFE/PE. SEM ANAIS, 2006.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL COM L-GLUTAMINA E TREINAMENTO FÍSICO, SOBRE ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE HUMORAL EM RATOS ADULTOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE. In: IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, RECIFE/PE. IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA GLUTAMINA OU TREINAMENTO FÍSICO SOBRE TAXA DE FAGOCITOSE EM MACRÓFAGOS DE RATOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE. In: V CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, RECIFE/PE. V CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004.
-
MUDO, C. E. G. ; LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; SILVA, R. R. ; DEIRÓ, T. C. B. DE J. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . AGRESSIVIDADE INTRAESPECÍFICA ALTERA ÍNDICE DE ADERÊNCIA DE MACRÓFAGOS EM RATOS ADULTOS. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FESBE, 2002. p. 71.
-
DA SILVEIRA SILVA, R. L. ; RODRIGUES FERREIRA, R. A. ; GILCO SILVA, I. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MARINHO, S. M. O. C. ; FERREIRA E SILVA, W. T. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . DESNUTRIÇÃO PRECOCE REDUZ RECRUTAMENTO DE NEUTRÓFILOS-PMN (RPMN) PARA O PULMÃO DE RATOS ADULTOS EM RESPOSTA AO LPS. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL - FESBE, 2002. p. 91.
-
SILVA, R. R. ; LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; MUDO, C. E. G. ; Dubeux, B. A. ; SANTOS, A. Q. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . DESNUTRIÇÃO NEONATAL ALTERA ÍNDICE DE ADERÊNCIA DE MACRÓFAGOS EM RATOS ADULTOS. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002. p. 95.
-
FEITOZA, E. G. ; LIMA, K. M. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM ATIVADOR DE RECAPTURA DE SEROTONINA SOBRE O PADRÃO LEUCOCITÁRIO EM RATOS ADULTOS. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002. p. 126.
-
LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MENDES DA SILVA, C. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . TRATAMENTO CRÔNICO COM ATIVADOR DE RECAPTURA DE SERATONINA ALTERA AGRESSIVIDADE INTRAESPECÍFICA EM RATOS ADULTOS. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002. p. 126.
-
RODRIGUES FERREIRA, R. A. ; GILCO SILVA, I. ; DA SILVEIRA SILVA, R. L. ; LIMA DA SILVA, A. A. ; SILVA, R. R. ; MUDO, C. E. G. ; MARINHO, S. M. O. C. ; FERREIRA E SILVA, W. T. ; SANTOS, A. Q. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . EFEITOS DOS ESTRESSES FÍSICO E PSICOLÓGICO SOBRE O PADRÃO LEUCOCITÁRIO E A TEMPERATURA RETAL EM RATOS COM DESNUTRIÇÃO PREGRESSA. In: XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002, SALVADOR/BA. XVII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2002. p. 143.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO NEONATAL E ADRENALECTOMIA EM PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS (PH) DO SANGUE PERIFÉRICO E DA IMUNIDADE HUMORAL (IH). In: X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE, 2002, RECIFE/PE. X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE, 2002.
-
FERREIRA E SILVA, W. T. ; TELLES, A. M. S. ; SILVA, R. R. ; FERREIRA, F. M. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . INFLUÊNCIA DE DIFERENTES ESTRESSORES SOBRE O PADRÃO LEUCOCITÁIRO ( PL) E A TEMPERATURA RETAL (TR) EM RATOS ADULTOS. In: XVI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2001, CAXAMBU/MG. XVI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2001. p. 458.
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO PRECOCE NA FUNÇÃO DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES (MA) EM RATOS ADULTOS. In: II CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2001, RECIFE. II CONGRESSO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPE - IX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2001. v. 1. p. 146.
-
MEDEIROS, J. M. B. ; FEITOZA, E. G. ; LIMA, K. M. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . INFLUÊNCIA DA AGRESSIVIDADE INTRAESPECÍFICA NO PADRÃO LEUCOCITÁRIO EM RATOS ADULTOS. In: XVI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2001, CAXAMBU/MG. XVI REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2001. p. 263.
-
SILVA, R. R. ; SILVA, F. J. A. ; SOARES, T. M. ; MARINHO, S. M. O. C. ; FERREIRA E SILVA, W. T. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO POR MACRÓFAGOS ALVEOLARES: REDUZIDA POR SORO DE ANIMAL SUBMETIDO A SITUAÇÃO DE ESTRESSE. In: VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2000, RECIFE. VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2000. v. 1. p. 134.
-
SILVA, R. R. ; FERREIRA, F. M. ; SOARES, T. M. ; SENA, A. D. M. ; SOUZA, I. L. ; LEAL, J. D. B. ; MUDO, C. E. G. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . DESNUTRIÇÃO (D) E BUSPIRONA (B) NEONATAL: SEQÜELAS EM PADRÃO LEUCOCITÁRIO (PL) E IMUNIDADE HUMORAL (IH). In: XV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2000, CAXAMBU/MG. XV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL/FESBE, 2000. p. 87.
-
SILVA, F. J. A. ; SILVA, R. R. ; FERREIRA, F. M. ; MARINHO, S. M. O. C. ; FERREIRA E SILVA, W. T. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO POR MACRÓFAGOS ALVEOLARES É INIBIDA PELA DEXAMETASONA. In: VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2000, RECIFE. VIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2000. v. 2. p. 90.
-
SILVA, R. R. ; LIMA, M. F. ; FERREIRA E SILVA, W. T. ; SANTOS, A. Q. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . ESTRESSE AGUDO ALTERA LEUCOGRAMA DE ANIMAIS DESNUTRIDOS OU NÃO NO PERÍODO NEONATAL. In: VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, RECIFE. VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999.
-
RAMOS, T. M. B. ; DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO ; SILVA, S. R. ; ALBUQUERQUE, C. S. G. ; BULHOES, C. S. G. ; AVELINO, J. E. . A importância da comunicação eficaz e a relação com a gerência de enfermagem nas instituições de saúde. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . Saúde Sexual e prevenção as IST's mitos e verdades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, ROSANGELA ROSENDO DA . 'ANÁLISE SOBRE A BAIXA COBERTURA DA VACINA CONTRA O HPV NO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. R. . FATORES DESENCADEANTES DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . Violência contra crianças e adolescentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: O SONHO QUE VIROU PESADELO DE MÃES SILENCIADAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . VIOLÊNCIA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . UM OLHAR VOLTADO PARA IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. R. . Alterações laboratoriais dos pacientes com COVID 19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, R. R. . EFEITO DA OBESIDADE SOBRE PERFIL BIOQUÍMICO DA ENDOTOXEMIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAELE, R. A. ; SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, K. M. F. ; SAMPAIO, B ; SANTANA, V. O. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . ATIVIDADE OXIDANTE DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS OBESOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SAMPAIO, B ; SILVA, K. M. F. ; SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . REPERCUSSÃO DA DIETA HIPERLIPÍDICA SOBRE A TAXA DE FAGOCITOSE DE MACRÓFAGOS ALVEOLARES EM RATOS ADULTOS ENDOTOXÊMICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RAFAEL ACIOLI ; SILVA, K. M. F. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, R. R. ; ETIENE A. A. DOS SANTOS ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DA OBESIDADE SOBRE PARÂMETROS DA SÉRIE VERMELHA DO SANGUE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T.M. ; SILVA, R. R. ; PORTO, S. M. M. S. ; SILVA, K. M. F. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . DOSAGENS BIOQUÍMICAS EM RATOS OBESOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL COM L-GLUTAMINA E/OU TREINAMENTO FÍSICO (TF), SOBRE ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE (RI) EM RATOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM ATIVADOR DE RECAPTURA DE SEROTONINA SOBRE A AGRESSIVIDADE INTRAESPECÍFICA EM RATOS ADULTOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FEITOZA, E. G. ; LIMA, K. M. ; MUDO, C. E. G. ; SILVA, R. R. ; MEDEIROS, J. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . TRATAMENTO CRÔNICO COM ATIVADOR DE RECAPTURA DE SEROTONINA INFLUENCIA O PADRÃO LEUCOCITÁRIO EM RATOS ADULTOS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, R. R. ; LIMA, K. M. ; FEITOZA, E. G. ; MUDO, C. E. G. ; MEDEIROS, J. M. B. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . AGRESSIVIDADE INTRAESPECÍFICA ALTERA PADRÃO LEUCOCITÁRIO EM RATOS ADULTOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA E SILVA, W. T. ; TELLES, A. M. S. ; MARINHO, S. M. O. C. ; SILVA, R. R. ; MUDO, C. E. G. ; DE CASTRO, C. M. M. B. ; MANHÃES DE CASTRO, R. . IFLUÊNCIA DE DIFERENTES ESTRESSORES SOBRE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS (PH) E A TEMPERATURA RETAL (TR) EM ADULTOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA E SILVA, W. T. ; SANTOS, A. Q. ; FERREIRA, F. M. ; SILVA, R. R. ; ANTAS, M. G. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . LIBERAÇÃO DE O2 EM MACRÓFAGOS É ALTERADA POR SORO PROVENIENTE DE RATO ESTRESSADO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA E SILVA, W. T. ; SILVA, R. R. ; SANTOS, A. Q. ; SILVA, K. C. ; LIMA FILHO, J. L. ; MANHÃES DE CASTRO, R. ; DE CASTRO, C. M. M. B. . ESTRESSE ALTERA PRODUÇÃO MACROFÁGICA DE SUPERÓXIDO. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO . Importância dos exames laboratoriais de rotina na saúde da mulher. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
DA SILVA, ROSANGELA ROSENDO . Teste rápido para detecção de IST's em gestantes. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SILVA, R. R. . Inovação Tecnológica no Diagnóstico de Sífilis e HIV/AIDS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SILVA, R. R. . EFEITOS DA GLUTAMINA OU DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE TAXA DE FAGOCITOSE EM MACRÓFAGOS DE RATOS SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE. 2004 (TRABALHO MONOGRÁFICO PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Processo saúde doença da criança e do adolescente em diferentes contextos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rosangela Rosendo da Silva - Coordenador / Thaís Monara Bezerra Ramos - Integrante / Luiz Mario da Silva Neto - Integrante / Raquel Bezerra Pereira da Silva - Integrante / Emanuelle Kaline Rodrigues da Silva - Integrante / Thuany Pereira dos Santos - Integrante / Maria Izabel do Nascimento - Integrante.
-
2008 - 2012
EFEITO DA DIETA HIPERLIPÍDICA E TREINAMENTO FÍSICO MODERADO SOBRE PARÂMETROS DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA EM RATOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA, Descrição: Objetivo geral: Avaliar o efeito da obesidade ou treinamento físico moderado sobre evolução ponderal e a resposta imunitária após endotoxemia em ratos adultos. Objetivos específicos:Avaliar a repercussão das dietas aplicadas sobre a evolução ponderal; Observar possíveis alterações nas séries vermelha e branca do sangue periférico; Avaliar o recrutamento de células inflamatórias para o pulmão; Analisar a taxa de fagocitose em macrófagos alveolares;Avaliadas a atividade oxidante e antioxidante de macrófagos alveolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosangela Rosendo da Silva - Coordenador / Célia Maria Machado Barbosa de Castro - Integrante / Solange Maria Magalhães da Silva Porto - Integrante / Karla Melo Ferreira da Silva - Integrante.
-
2005 - 2007
PERFIL MICROBIOLÓGICO E FATORES PREDISPONENTES DE ÚLCERA CORNEANA EM PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA, Descrição: Descrição: OBJETIVOS: Gerais: identificar o perfil microbiológico e os fatores predisponentes de úlcera corneana em pacientes atendidos na emergência da Fundação Altino Ventura, Recife-PE, durante o período de outubro de 2005 a outubro de 2006. Específicos: - Descrever quais os microorganismos mais frequentemente isolados; - Descrever o padrão de resistência aos antimicrobianos; - Descrever os principais fatores predisponentes; e - Descrever os dados demográficos associados a úlceras corneanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosangela Rosendo da Silva - Integrante / Célia Maria Machado Barbosa de Castro - Coordenador.
Prêmios
2010
TRABALHO PREMIADO COM MENÇÃO HONROSA: EFEITOS DA ENDOTOXEMIA SOBRE A TAXA DE FAGOCITOSE E A RESPOSTA INFLAMATÓRIA PULMONAR EM RATOS OBESOS, FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL-FESBE.
2009
PRIMEIRO LUGAR PARA O TRABALHO: EFEITO DA OBESIDADE SOBRE PARÂMETROS DA SÉRIE VERMELHA DO SANGUE APRESENTADO NO 7º CONGRESSO REGIONAL DE ANÁLISES CLÍNICAS DO NORDESTE, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS.
2009
SEGUNDO LUGAR PARA O TRABALHO: DOSAGENS BIOQUÍMICAS EM RATOS OBESOS SUBMETIDOS À ENDOTOXEMIA, APRESENTADO NO 7º CONGRESSO REGIONAL DE ANÁLISES CLÍNICAS DO NORDESTE, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS.
2007
Trabalho Premiado com Menção Honrosa na II Jornada Científica do LIKA, Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami.
2000
PRÊMIO GALDINO LORETO, CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/UFPE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - 2009
Faculdade Frassinetti do RecifeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de psiconeuroimunologia, Carga horária: 8
Outras informações:
Aulas ministradas ao curso de especialização em psicologia clínica no hospital
2008 - 2012
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Doutorado em Nutrição, Enquadramento Funcional: Aluna Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2007
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Mestrado em Medicina Tropical, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq com o projeto intitulado: PERFIL MICROBIOLÓGICO E FATORES PREDISPONENTES DE ÚLCERA CORNEANA EM PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA, sob a orientação da Profa. Dra. Célia Maria Machado Barbosa de Castro.
2006 - 2006
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Professora de microbiologia e imunologia, Carga horária: 30
Outras informações:
Aulas teóricas e práticas de Imunologia e Bacteriologia na Disciplina de Microbiologia e Imunologia, para os cursos de Nutrição, Enfermagem e Biomedicina.
2003 - 2004
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluna Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto intitulado "EFEITOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL COM L-GLUTAMINA E TREINAMENTO FÍSICO, SOBRE TAXA DE FAGOCITOSE EM MACRÓFAGOS ALVEOLARES DE RATOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE", sob a orientação da Profa. Dra. Célia Maria Machado Barbosa de Castro, vinculada ao Depto. de Medicina Tropical do CCS/UFPE.
2002 - 2003
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluna Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto intitulado "EFEITOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL COM L-GLUTAMINA E TREINAMENTO FÍSICO, SOBRE ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNE HUMORAL EM RATOS ADULTOS, SUBMETIDOS OU NÃO AO ESTRESSE", sob a orientação da Profa. Dra. Célia Maria Machado Barbosa de Castro, vinculada ao Depto. de Medicina Tropical do CCS/UFPE.
2001 - 2002
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Aluna Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto intitulado "ESTUDO DE ASPECTOS DA RESPOSTA IMUNITÁRIA EM RATOS NUTRIDOS OU DESNUTRIDOS NO PERÍODO NEONATAL, ADRENALECTOMIZADOS OU NÃO", sob a orientação do Prof. Carlos Teixeira Brandt, vinculado ao Dep. de Cirurgia do CCS/UFPE.
2000 - 2001
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio voluntário no Laboratório de Laboratório de Imunologia keizo Asami/UFPE, sob a orientação da Profa. Dra. Célia Maria Machado Barbosa de Castro.
1999 - 2000
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista de iniciação cient., Enquadramento Funcional: Aluna bolsista de iniciaçao Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto intitulado: RESPOSTA IMUNE EM RATOS NORMAIS OU DESNUTRIDOS: EFEITOS DO AGONISTA DO RECEPTOR SEROTONINÉRGICO DO TIPO 1A (BUSPIRONA) DURANTE O PERÍODO DE CRESCIMENTO RÁPIDO DO ENCÉFALO, sob a orientação da Profa. Dr. Célia Maria Machado Barbosa de Castro, vinculada ao Depto. de Medicina Tropical do CCS/UFPE.
1999 - 1999
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Estagiária voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio voluntário no Laboratório de Laboratório de Imunopatologia keizo Asami/UFPE, sob a orientação da Profa. Dr.Célia Maria Machado Barbosa de Castro.
Atividades
-
08/2002 - 07/2004
Estágios , Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto: Efeitos da nutrição parenteral com L-glutamina e treinamento físico, sobre aspectos da resposta imunitária em ratos adultos, submetidos ou não ao estresse. Orientação: Profa. Dr. Célia.
-
04/2001 - 07/2002
Estágios , Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto: Efeitos da desnutrição neonatal e/ou de estresses agudos sobre aspectos da resposta imunitária em ratos adultos adrenalectomizados ou não. Orientação: Prof. Dr. Carlos Teixeira Brandt.
-
09/1999 - 07/2000
Estágios , Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami.,Estágio realizado, Bolsista PIBIC/CNPq/UFPE, com o Projeto: Resposta imune em ratos normais ou desnutridos: efeitos do agonista do receptor serotoninérgico do tipo 1A durante o período de crescimento rápido do encéfalo? Orientação: Célia Maria Machado Barbosa de Castro.
2021 - 2023
Fundação de Hematologia e Hemoterapia de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 24
2002 - 2003
Fundação de Hematologia e Hemoterapia de PernambucoVínculo: ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2002 - 02/2003
Estágios , HEMOPE.,Estágio realizado, ESTÁGIO NO LABORATÓRIO DE IMUNOFENOTIPAGEM. CARGA HORÁRIA TOTAL DE 494h.
2004 - 2004
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando FigueiraVínculo: ESTÁGIO CURRICULAR, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2004 - 08/2004
Estágios , INSTITUTO MATERNO INFANTIL DE PERNAMBUCO - IMIP.,Estágio realizado, ESTÁGIO NOS SETORES DE UROANÁLISE, PARASITOLOGIA, HEMATOLOGIA, BIOQUÍMICA, BACTERIOLOGIA E IMUNOLOGIA, ESTERILIZAÇÃO E COLETA. CARGA HORÁRIA DE 510h.
2008 - 2008
Escola Técnica de Enfermagem Irmã DulceVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Imunologia clinica, Carga horária: 4
2013 - 2019
LABORATORIO CENTRAL DE PERNAMBUCOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde II, Carga horária: 40
2012 - 2012
Núcleo de Ensino de Matérias EspecíficasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Ensino. Curso Técnico em enfermagem,
Disciplina ministrada: Segurança no Trabalho e Biossegurança nas Ações de Saúde.
2012 - 2012
Núcleo de Ensino de Matérias EspecíficasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso Especialização em enfermagem do trabalho,
Disciplina ministrada: Diretrizes políticas e legislação em saúde
2018 - Atual
Faculdade de Ciências de TimbaúbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Atividades
-
02/2018
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CITOLOGIA E HISTOLOGIA, EMBRIOLOGIA, ÉTICA E BIOÉTICA, INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS APLICADOS A ENFERMAGEM, MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA, PATOLOGIA GERAL E IMUNOLOGIA
-
02/2018
Ensino, ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR, TCC 1, TCC 2
2017 - 2020
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMBAÚBAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 30
2021 - 2024
HOSPITAL BELARMINO CORRÊIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 24
2023 - Atual
ECI EST EFM JOSE LINS DO REGOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor do curso Técnico em Análises Clínicas
Atividades
-
09/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Uroanálise, Hematologia Clínica, Imunologia, Bacteriologia, Parasitologia, Trabalho de Conclusão de Curso
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosangela Rosendo da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?