Fernanda Mitsue Soares Onuma

Docente na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), lotada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, campus avançado de Varginha-MG, desde 2013. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG (PPGPS/UNIFAL-MG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Gênero pela Não Intolerância (GENI/UNIFAL-MG) desde 2014. Representante da Comunidade Científica no Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) de Varginha-MG. Doutora (2017), Mestre (2011) e Bacharel (2008) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da reprodução social, estudos de gênero, análise crítica do discurso, trabalho e estudos organizacionais.

Informações coletadas do Lattes em 20/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2013 - 2017

Universidade Federal de Lavras
Título: O requisito da sustentabilidade nas universidades públicas brasileiras à luz da Análise Crítica Do Discurso
, Ano de obtenção: 2017. Flávia Luciana Naves Mafra. Coorientador: Gustavo Ximenes Cunha. Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; Sustentabilidade; Universidade; Hegemonia; Autonomia Universitária.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Doutorado interrompido em 2012 em Administração

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Indefinido
Cristina Amelia Pereira de Carvalho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2012

Mestrado em Administração

2009 - 2011

Universidade Federal de Lavras
Título: Sentidos subjetivos do trabalho em uma organização autogestionária de base falimentar
, Ano de Obtenção: 2011.Flávia Luciana Naves Mafra.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: autogestão; Subjetividade; Cooperativismo; Economia Solidária; Sindicato.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social.

Graduação em Administração

2005 - 2008

Universidade Federal de Lavras
Título: Marketing de eventos e relacionamento com clientes: A Volkswagen do Brasil no Salão do Automóvel 2008
Orientador: Daniel Carvalho de Rezende

Formação complementar

2010 - 2010

Curso de Capacitação Didático-Pedagógica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Cooperativismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Organização de eventos

PEREIRA, José Roberto ; SOUZA, M. C. ; MAGRINI, Pedro Rosas ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MARTINS, Douglas Vinícius Vaz ; BARROS, E. C. . III Encontro da Região Sudeste da Rede Universitária de ITCPs. 2007. (Outro).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; PEREIRA, José Roberto ; Pedro Rosas Magrini ; MARTINS, Douglas Vinícius Vaz ; COSTA, R.A.M. da . 1ª Semana Acadêmica da UFLA. 2007. (Outro).

Participação em eventos

XII Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Capitalismo, Racismo, Gênero e Etarismo no território vivo da memória: História de Vida de uma mulher trabalhadora negra e idosa. 2025. (Encontro).

XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Fatores de risco para crimes de violência física em âmbito doméstico contra mulheres em Alfenas-MG, de 2021 a 2022: uma discussão a partir da Teoria da Reprodução Social. 2024. (Congresso).

XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A inserção no mercado de trabalho é a panaceia às violências contra mulheres? Uma análise crítica do discurso da Lei no 14.542, de 3 de abril de 2023. 2023. (Congresso).

XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Mulheres Exaustas na Pandemia: Tempo, Corpo e Reprodução Social no Capitalismo Dependente. 2022. (Congresso).

XLVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A ferida aberta do Colonialismo: Com quais vidas humanas a gente se importa?. 2022. (Congresso).

XLV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Por que o Estado é Ineficaz no Combate ao Feminicídio? Uma Análise Materialista do Estado. 2021. (Congresso).

V Congreso Red Pilares. O requisito da sustentabilidade nas universidades públicas brasileiras à luz da análise crítica do discurso. 2018. (Congresso).

XXXIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Análise das Estratégias Discursivas da UNISOL e da OCB como representantes das cooperativas no Brasil. 2015. (Congresso).

5th LAEMOS - Latin American and European Meeting on Organizational Studies.The experience of UNISOL and the construction of new social spaces for Solidarity Economy in Brazil. 2014. (Encontro).

EnEO 2010 - Encontro de Estudos Organizacionais.Percepções acerca das Relações de Gênero e da Divisão Sexual do Trabalho para Pessoas com Deficiência. 2010. (Encontro).

IV ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.A Gestão Social do Programa de Atenção Integral á Família em Lavras - MG. 2010. (Encontro).

XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração.Autogestão e subjetividade: interfaces e desafios na visão de especialistas da ANTEAG, UNISOL e UNITRABALHO. 2010. (Encontro).

Análise de Conteúdo nas Ciências Sociais. 2009. (Oficina).

XVIII Congresso de Pós-Graduação da UFLA - Ciência e Tecnologia Aplicadas ao Crescimento Sustentável. A ARTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AOS "DESEJOS DE MANICÔMIO? DA SOCIEDADE: O EXEMPLO DO CORAL CÊNICO CIDADÃOS CANTANTES. 2009. (Congresso).

Curso de Legislação Cooperativista. 2008. (Oficina).

XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA. A gestão orçamentária na rede pública municipal de ensino de Lavras - MG. 2008. (Congresso).

3º SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PROCOAS - TRABALHO ASSOCIADO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUDANÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA.Autogestão: uma reflexão sobre as práticas de gestão da INCUBACOOP/UFLA. 2007. (Seminário).

5. Projeto Sacoleco: mudança de práticas culturais para um consumo ético, responsável e solidário. 2007. (Oficina).

Curso de Introdução ao Uso da Calculadora HP-12C. 2007. (Oficina).

I Fórum de Ensino - Aprendizagem em Administração. 2007. (Outra).

III Seminário de Métodos de Incubação da Região Sudeste da Rede de ITCP´s. 2007. (Seminário).

Marcas do Tempo: De Sarney ao Investment Grade. 2007. (Outra).

Mesa Redonda: Mudanças Climáticas - Causas e Conseqüências. 2007. (Outra).

Pré-Encontro da Região Sudeste da Rede de ITCP´s. 2007. (Oficina).

V Encontro Internacional de Economia Solidária.ITCP: um espaço autogestionário?. 2007. (Encontro).

V Encontro Regional de Administração. 2007. (Encontro).

Visita Técnica à COOPFAM. 2007. (Outra).

Visita Técnica à Natura. 2007. (Outra).

32º Encontro Nacional dos Estudantes de Administração. 2006. (Encontro).

3º Casos de Qualidade Empresarial: Os Caminhos para a Competitividade. 2006. (Outra).

I Congresso Nacional da Rede Universitária de ITCP´s. INCUBACOOP/UFLA: A Etnografia do Processo de Formação de Formadores. 2006. (Congresso).

II Congresso de Extensão da UFLA - A Extensão Universitária na Geração de Trabalho, Renda e Cidadania. 2006. (Congresso).

IV Encontro Regional de Administração. 2006. (Encontro).

1ª Jornada de Comércio Exterior. 2005. (Outra).

Curso de Formação Cooperativista. 2005. (Oficina).

Economia Solidária: Comércio Justo para o Desenvolvimento Comunitário. 2005. (Oficina).

Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. 2005. (Outra).

III Encontro Internacional de Economia Solidária - Desenvolvimento Local, Trabalho e Autonomia. 2005. (Encontro).

I Interset e II FIAM - Intercâmbio de Experiências e Novas Perspectivas Sociais. 2005. (Encontro).

Os Caminhos da Gestão Pública: Gestão Social, Desenvolvimento e Cidadania. 2005. (Outra).

Planejamento Estratégico. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Patrícia Marques de Oliveira

OLIVEIRA, A. L.; PEREIRA, C. M.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Análise do relato de uma trabalhadora doméstica de Varginha-MG sobre as violências que sofreu no ambiente do trabalho. 2025. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Rafaela Santos Franco

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; ARAUJO, M. P.; OLIVEIRA, A. L.. FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO AO FEMINICÍDIO: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG NOS ANOS DE 2021 A 2022 À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL. 2024. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Tanisia Celia Messias

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.; SILVA, A. G.. A LENTE TEÓRICA DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM ESTUDOS SOCIAIS NAS AÇÕES DE GUARDA COMPARTILHADA. 2023. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: FERMINA AURELIA GARCIA CHARCA

OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; RIBEIRO, S. A.; MARTINS, C. B.. GESTIÓN PENAL DE LA POBREZA Y REPRODUCCIÓN SOCIAL: UN ANÁLISIS DEL CÓDIGO DE EJECUCIÓN PENAL EN ATENCIÓN A LAS MUJERES PRIVADAS DE SU LIBERTAD EN EL PERÚ. 2021. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: MARIA FERNANDA THIAGO DA CUNHA

MAFRA, L. A. S.; GROPPO, Luís Antônio;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O FIO DA MEADA: análise da trajetória e dos vínculos sociais de adolescentes em conflito com a lei. 2020. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Raquel Ferreira de Figueiredo

OLIVEIRA, A. L.; GOMES, C.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. A assistência estudantil e a permanência de estudantes-mães na UNIFAL-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Cristiane Rodrigues da Silva Silveira

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O trabalho para pessoas com deficiência: um estudo no setor público. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Bruna Carvalho Moura Avelar

CUNHA, G. X.; TOMAZI, M. M.; DIAS, V. T. J.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. A mercantilização do ensino público superior: Análise Crítica do Discurso das missões institucionais de universidades federais brasileiras. 2017. Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Laís Martínez Gallardo

DUTRA, A. S.; GUEVARA, M. L. A. A.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; ARAUJO, H. P. M. H.; MORAES, C. A. S.. RELAÇÕES DE GÊNERO NA AGRICULTURA FAMILIAR COOPERATIVA EM CUBA: Tensões e Possibilidades das Políticas Sociais. 2025. Tese (Doutorado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Iasmin Ribeiro Diniz

Alves Cappelle, Mônica Carvalho; CARVALHO, F. A. P.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; ARANTES, I. C. S.; LOURENCO, C. D. S.. AS CARREIRAS ACADÊMICAS DE MULHERES CIENTISTAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE ATUAM NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: WELLYNGTON RIBAMAR SILVA POLI

SILVA, A. L.; SIQUEIRA, M. V. S.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. ALÉM DAS AÇÕES NOBRES: COMO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL IMPACTA A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; RIBEIRO, S. A.; SILVA, E. R.. ?PANDEMIA COVID-19 E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: MEDIDAS PÚBLICAS, RECONHECIMENTO E ACOLHIMENTO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: MARIA FERNANDA THIAGO DA CUNHA

MAFRA, L. A. S.; GROPPO, Luís Antônio;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O FIO DA MEADA: análise da trajetória e dos vínculos sociais de adolescentes em conflito com a lei. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Marcos Paulo Souza Aguiar

ROMANIELLO, M. M.; KALSING, V. S. S.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O agir profissional após o PNATER: estudo de caso do (das) extensionistas de bem-estar social das regionais de Lavras e Alfenas. 2019.

Aluno: Laura Henrique Correa

OLIVEIRA, A. L.; SILVA, E. R.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Entre o governo de si e dos outros: a experiência-Brasil na formalização dos saberes em administração pública. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Raquel Ferreira de Figueiredo

OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; MARTINS, J. G.. A assistência estudantil e a permanência da estudante-mãe na UNIFAL-MG. 2018.

Aluno: Cristiane Rodrigues da Silva Silveira

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; OLIVEIRA, A. L.; FARIA, D. F.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O trabalho para pessoas com deficiência: um estudo no setor público. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Aline Cangira Medeiros

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.; RIBEIRO, S. A.. Maternidade no cárcere e reprodução social no Estado neoliberal brasileiro: uma análise crítica do discurso da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: David Ribeiro Conde

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.; SOUZA, J. W. C.. CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DE ESTUDOS SOBRE GRUPOS REFLEXIVOS DE AGRESSORES COM BASE EM ESTUDOS DE GÊNERO E NA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Flaviane Aparecida Barbosa Rocha

SILVA, A. M. R.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; SOUZA, K. R.. Desigualdade na distribuição de renda e pobreza no Brasil nos anos de 2016 e 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Leticia de Oliveira

SILVA, A. M. R.; OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Diferença Salarial por sexo no mercado de trabalho brasileiro no primeiro trimestre de 2019 e 2020,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Vinícius Guimarães de Souza

MOREIRA, V. S.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; PESSANHA, G. R. G.. Terceiro Setor à Luz de Aspectos Contábeis e Financeiros: Uma Revisão de Literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Lorrayne Aparecida Lopes

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.; RIBEIRO, S. A.. Percepções de um gestor público sobre possíveis contribuições do projeto Parlamento Jovem para a formação cidadã de estudantes de um município do Sul de Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: EVELISE PAULA FERREIRA

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; RIBEIRO, S. A.; OLIVEIRA, A. L.. Violência doméstica: um estudo de caso sobre a rede de enfrentamento à violência contra mulher em um município mineiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Suzane Elise Petruci

OLIVEIRA, A. L.; RIBEIRO, S. A.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Evasão estudantil do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia a partir da visão dos evadidos. 2019.

Aluno: Maria Julia Tavares Pereira

SANTOS, A. P.; RIBEIRO, S. A.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O trabalho feminino em sua dimensão reprodutiva: a percepção de trabalhadoras terceirizadas de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Renê Willian de Souza Pedroso

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; GUERRA, A. C.; DIAS, V. T. J.. Percepções sobre o trabalho terceirizado em uma universidade federal do interior de Minas Gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Sarah Quintao Machado da Silva Pereira

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; DIAS, V. T. J.; CAMPOS, C. L. O.. Privatização da administração de penitenciárias: análise crítica do discurso do Projeto de Lei nº 3.123/2012. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Pâmela Pallazi Corrêa

DIAS, V. T. J.; LIMA, D. J. P.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Mulher e trabalho: assédio moral e assédio sexual no mundo corporativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Cássio Mateus Firmiano

DIAS, V. T. J.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; MARTINS, J. G.. Os sentidos do trabalho: estratégias de convivência e de sociabilidade de trabalhadores transgêneros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Alexandra Kelly de Barros Cassiano

DIAS, V. T. J.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.. Direitos das trabalhadoras domésticas: uma análise do conteúdo das narrativas proferidas durante a terceira reunião da comissão especial formada para dar parecer à PEC 478/10. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: MARCELLA DE FREITAS GRISANTE

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; RIBEIRO, S. A.; OLIVEIRA, A. L.. Relações de gênero na política: percepções de uma vereadora em uma Câmara Municipal do Sul de Minas Gerais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Diana Chaukat Chaib

DIAS, V. T. J.; LIMA, D. J. P.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. A terceirização do trabalho no setor público: análise de um grupo de trabalhadores do judiciário de uma cidade de Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Luma Prado Tavares

ZWICK, E.; SOUZA, P. R. R.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Jovens no mercado de trabalho pelos estágios não obrigatórios no ensino superior: entre a expectativa e a realidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Ana Paula Rodrigues Camilo

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; DIAS, V. T. J.; RIBEIRO, S. A.. Mulheres "Chefes" de Quem? Uma crítica à noção de "mulher chefe de família".. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Lilian Barbosa Baldoni

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; MIRANDA, Adílio Renê Almeida; MAFRA, L. A. S.. Cooperativismo de crédito: uma análise da concessão de crédito ao PRONAF na cidade de Nepomuceno-MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Rafaela Fernanda Barbosa De Siqueira

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. A ocupação de cargos gerenciais por docentes mulheres nas universidades federais de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Mariane Ferreira Pinto de Paula

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; DIAS, V. T. J.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Mulheres na política: um estudo na Câmara Municipal de Varginha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Juliane Suellen Moreira Borges

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; GUERRA, A. C.; PESSANHA, G. R. G.. Novos olhares sobre a extensão universitária a partir do projeto "Literatura: um outro olhar". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Joyce Arantes de Carvalho

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; OLIVEIRA, A. L.; CARVALHO, V. D.. A atuação de ONGs com musicalização: um estudo sobre o acesso à cultura no município de Varginha/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Carlos Guilherme de Souza

MIRANDA, Adílio Renê Almeida;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; SOUZA, P. R. R.. Evasão discente no ensino superior: o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Mariana Jária Martins

TOLEDO, D. A. C.; GUERRA, A. C.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. O discurso da sustentabilidade na economia solidária: o caso do sítio Rosa dos Ventos- Pocinhos do Rio Verde/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Emerson da Fonseca Nunes

RIBEIRO, W. C.; ALVES, C. C.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Atuações dos participantes do Estado e Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social de Varginha-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Pedro Vaz do Nascimento Almeida

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; CUNHA, G. X.; HONORATO, B. E. F.; DIAS, V. T. J.. O que é o "Terceiro Setor" para o "Terceiro Setor"? Percepções sobre o "Terceiro Setor" e Ideologia Gerencialista em ONGs no município de Varginha/MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Isabela Gimenez Meneguci

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; HONORATO, B. E. F.; SIVIERO, P. C. L.. Qual o tamanho do Terceiro Setor em Varginha/MG? Uma análise comparativa entre dados empíricos e do IBGE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Barbara Ferreira Silveira

CUNHA, G. X.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; DIAS, V. T. J.. Estratégias de composição do discurso governamental: uma abordagem discursiva de cartilhas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Bruno Dias Soares

OLIVEIRA, A. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; HONORATO, B. E. F.. Estudo bibliométrico da produção científica brasileira sobre currículo de graduação em administração de 1997 a 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Laís Ribeiro Carvalho

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; MIRANDA, Adílio Renê Almeida; OLIVEIRA, A. L.. Percepções dos docentes do ensino fundamental de uma escola pública do Sul de Minas Gerais em relação ao seu trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Lorrania Pereira

NOGUEIRA, L. R. T.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; PESSANHA, G. R. G.. Relação do IDEB com os gastos públicos em educação: o caso do estado de Minas Gerais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Sarah Santos Alves

ZWICK, E.; CARVALHO, V. D.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Influência das ONGs no perfil dos estabelecimentos de saúde do município de Varginha/MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: João Gabriel Moreira Benedetti

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; GUERRA, A. C.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Um estudo sobre o orçamento participativo em uma cidade do Sul de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Clóvis de Piza

MENDONCA, J. M. A.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; BAQUIAO FILHO, C.. Caracterização da cafeicultura certificada pelo Certifica Minas Café no sul de Minas Gerais: percepção da assistência técnica e da certificação da propriedade pelos produtores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: João Paulo de Souza

MENDONCA, L. M. V. L.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; MENDONCA, J. M. A.. Perfil do consumo de café pelas famílias da cidade de Botelhos, região sul de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

MAFRA, L. A. S.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares. Membro da banca examinadora do CONCURSO PÚBLICO de Prova(s) e Títulos para o cargo de Professor do Magistério Superior, referente ao Edital 120/2013 - REABERTURA, disciplina(s) Instituições Brasileiras, Gestão Ambiental, Tópicos Especiais em Administração Pública I, Fundamentos de Administração Pública e Trabalho de Conclusão de Curso II., de 21/01/2014 a 23/01/2014. 2014. Universidade Federal de Alfenas.

SILVA, E. R.;ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; SOUZA, P. R. R.. Membro da banca examinadora do PROCESSO SELETIVO de Prova(s) e Títulos para o cargo de Professor Substituto, referente ao Edital 045/2017, disciplina(s) Marketing no setor público, Instituições Políticas Brasileiras, Administração Pública Brasileira, Modelos de Democracia., de 29/05/2017 a 02/06/2017. 2017. Universidade Federal de Alfenas.

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares; GUERRA, A. C.; MARTINS, J. G.. Presidente da banca examinadora do PROCESSO SELETIVO - SUBSTITUTO de Prova(s) e Títulos para o cargo de Professor Substituto, referente ao Edital 087/2015, disciplina(s) Teoria das organizações e demais Unidades Curriculares da Área, de 13/07/2015 a 14/07/2015. 2015. Universidade Federal de Alfenas.

Orientou

Meirieli Jheinnifer Souza

Mulheres em situação de refúgio no Brasil conforme dados do CONARE de 2022 a 2024: uma discussão a partir da Teoria da Reprodução Social; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Marques Brito de Souza

Sentidos do Trabalho Reprodutivo para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social em Varginha-MG; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas; (Orientador);

Lucas Caliari Pereira

Análise Crítica do Discurso do Auxílio Brasil: uma discussão a partir da Teoria da Reprodução Social; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Camilly Vitoria Bernardes de Sousa

?Grades invisíveis?: efeitos extrapenais e reprodução social para mulheres familiares de pessoas em situação de cárcere no Sul de Minas Gerais; ; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Ciências Atuariais) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mônica Junqueira Cardoso

HISTÓRIA DE VIDA DE UMA TRABALHADORA NEGRA: CAPITALISMO, RACISMO E GÊNERO NO TERRITÓRIO VIVO DA MEMÓRIA; 2025; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Rafaela Santos Franco

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO AO FEMINICÍDIO: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS/MG NOS ANOS DE 2021 A 2022 À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL; 2023; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Tanisia Celia Messias

A LENTE TEÓRICA DA REPRODUÇÃO SOCIAL EM ESTUDOS SOCIAIS NAS AÇÕES DE GUARDA COMPARTILHADA; 2023; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Mônica Junqueira Cardoso

Desafios percebidos por uma trabalhadora negra para articular trabalho produtivo, trabalho reprodutivo e atividades políticas em sua comunidade, em um município Sul-Mineiro; ; 2023; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

FERMINA AURELIA GARCIA CHARCA

GESTIÓN PENAL DE LA POBREZA Y REPRODUCCIÓN SOCIAL: UN ANÁLISIS DEL CÓDIGO DE EJECUCIÓN PENAL EN ATENCIÓN A LAS MUJERES PRIVADAS DE SU LIBERTAD EN EL PERÚ; 2021; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Coorientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos

O Reconhecimento em Nancy Fraser para a reflexão e ação contra o duplo isolamento imposto às pessoas em situação de rua; 2020; Dissertação (Mestrado em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE) - Universidade Federal de Alfenas, ; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Joyce Augusto Xavier

TRAJETÓRIA DE TRABALHO DE MULHERES NEGRAS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO: uma análise a partir da teoria da reprodução social; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Rosa Elena Pereira Ramos

Capitalismo, Racismo, Gênero e Etarismo no território vivo da memória: História de Vida de uma mulher trabalhadora negra e idosa; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Amanda Marques Brito de Souza

OS SENTIDOS DO TRABALHO REPRODUTIVO PARA MULHERES PARTICIPANTES DO PROJETO ??ESCREVIVÊNCIAS? FEMININAS? À LUZ DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Jady Oliveira Borges

?O PRÍNCIPE VIROU SAPO?: DISPOSITIVOS DE GÊNERO E REPRODUÇÃO SOCIAL NAS NARRATIVAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA"; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Caio Correia dos Santos Quina

POR QUE ENDIVIDAR QUEM NÃO PODE PAGAR? EXPROPRIAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO ENDIVIDAMENTO DE MULHERES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Flávio Henrique da Silva Pereira

OPRESSÕES POR HOMENS CIS GAYS NO AMBIENTE DE TRABALHO: SEJA GAY, MAS NÃO PAREÇA GAY; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Bruna Ferreira Alves

"Pedras no caminho" profissional de docentes negras de uma universidade pública federal mineira: racismo estrutural, relações de gênero e classe; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Meirieli Jheinnifer Souza

O estado da arte dos estudos na Administração Pública sobre mulheres imigrantes e refugiadas no Brasil: uma análise bibliométrica à luz da Teoria da Reprodução Social; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Flaviane Aparecida Barbosa Rocha Análise

Análise Crítica do Discurso da Lei Ordinária n° 7000/2022 de Combate ao Feminicídio em Varginha - MG; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Aline Cangira Medeiros

EFEITOS EXTRAPENAIS DO SISTEMA CARCERÁRIO: AQUELAS QUE ESTÃO ?FORA?, SOFREM JUNTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Larissa Lemos Dias

A Ferida Aberta do Colonialismo: A Implicação das Escolhas do Estado na Sistematização da Dinâmica Colonial e Racista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Aline Cangira Medeiros

Maternidade no cárcere e reprodução social no Estado neoliberal brasileiro: uma análise crítica do discurso da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

David Ribeiro Conde

CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DE ESTUDOS SOBRE GRUPOS REFLEXIVOS DE AGRESSORES COM BASE EM ESTUDOS DE GÊNERO E NA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Larissa Lemos Dias

As políticas públicas para a primeira infância: uma análise sob o olhar de classe, raça e sexo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

EVELISE PAULA FERREIRA

Violência doméstica: um estudo de caso sobre a rede de enfrentamento à violência contra mulher em um município mineiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Caio Correia dos Santos Quina

Por que o Estado é ineficaz no combate ao feminicídio? Uma análise materialista do Estado a partir do relato de sobreviventes de tentativas de feminicídio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Renê Willian de Souza Pedroso

Percepções sobre o trabalho terceirizado em uma universidade federal do interior de Minas Gerais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Sarah Quintao Machado da Silva Pereira

Privatização da administração de penitenciárias: análise crítica do discurso do Projeto de Lei nº 3; 123/2012; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

MARCELLA DE FREITAS GRISANTE

RELAÇÕES DE GÊNERO NA POLÍTICA: percepções de uma vereadora em uma Câmara Municipal do Sul de Minas Gerais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Lilian Barbosa Baldoni

Cooperativismo de crédito: uma análise da concessão de crédito ao PRONAF na cidade de Nepomuceno-MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Ana Paula Rodrigues Camilo

Mulheres "Chefes" de Quem? Uma crítica à noção de "mulher chefe de família"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Joyce Arantes de Carvalho

A atuação de ONGs com musicalização: um estudo sobre o acesso à cultura no município de Varginha-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Juliane Suellen Moreira Borges

Novos olhares sobre a extensão universitária a partir do projeto "Literatura: um outro olhar"; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Isabela Gimenez Meneguci

Qual o tamanho do Terceiro Setor em Varginha/MG? Uma análise comparativa entre dados empíricos e do IBGE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Pedro Vaz do Nascimento Almeida

O que é o "Terceiro Setor" para o "Terceiro Setor": percepções sobre o "Terceiro Setor" e Ideologia Gerencialista em ONGs do município de Varginha/MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Laís Ribeiro Carvalho

Percepções de docentes do ensino fundamental de uma escola pública do sul de Minas Gerais em relação ao seu trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Letícia da Silva Matias dos Santos

Efeitos extrapenais do encarceramento para mulheres familiares de pessoas em situação de cárcere; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Jady Oliveira Borges

Lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas em Varginha-MG; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Caio Correia dos Santos Quina

Por que endividar quem não pode? Expropriação e Reprodução Social no Endividamento de Mulheres Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Amanda Marques Brito de Souza

QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? ESTRATÉGIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA PARA CONCILIAR OS TRABALHOS PRODUTIVO E REPRODUTIVO; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Aline Cangira Medeiros

ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO OFICIAL SOBRE O ENCARCERAMENTO FEMININO EM MASSA NO BRASIL: AUMENTO DA CRIMINALIDADE FEMININA OU MECANISMO DE ADMINISTRAÇÃO DA POBREZA?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Joyce Arantes Carvalho

Voluntários com compromisso: unindo forças em ONGs de Varginha; 2013; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas, Edital Interno PROBEXT - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Leandro Coli de Souza

Café com a Administração Pública; 2013; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Ciência e Economia) - Universidade Federal de Alfenas, Edital Interno PROBEXT - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Fernanda Mitsue Soares Onuma;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Construindo Políticas Públicas para e pelas Mulheres no Município de Varginha, em Minas Gerais. https://doi.org/10.12957/interag.2025.86318 , v. e2025007, p. 1-19, 2025.

  • SANTOS, C. S. A. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Espremendo até o Bagaço: Pessoas em Situação de Rua, capitalismo e pandemia. FAROL - REVISTA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS E SOCIEDADE , v. 11, p. 402-442, 2024.

  • PEREIRA, CILENE MARGARETE ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, ALINE LOURENÇO DE . ESCREVIVÊNCIAS FEMININAS: TRAÇANDO LINHAS EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM VARGINHA/MG. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO , v. 25, p. 69-80, 2024.

  • FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Mulheres em situação de refúgio: as mais vulneráveis dentre as vulneráveis, segundo a teoria da reprodução social. CADERNOS EBAPE.BR (FGV) , v. 22, p. e2023-0124, 2024.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . Raízes da exaustão de mulheres trabalhadoras brasileiras: contribuições do materialismo histórico dialético. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE) , v. 27, p. 1-10, 2023.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . ?CORTINA DE FUMAÇA? OU MISOGINIA? DESVELANDO A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE AVANÇO DO CONSERVADORISMO MORAL E DA AUSTERIDADE ECONÔMICA NO BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS , v. 10, p. 216-250, 2023.

  • ROCHA, F. A. B. ; QUINA, C. C. S. ; CARDOSO, M. J. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Análise Crítica do Discurso da Lei ordinária N° 7000/2022 de combate ao feminicídio em Varginha-MG. CADERNOS DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES , v. 5, p. 42-62, 2023.

  • MEDEIROS, A. C. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A RELAÇÃO ENTRE MATERNIDADE, REPRODUÇÃO SOCIAL E NEOLIBERALISMO NA POLÍTICA NACIONAL DEATENÇÃO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL (PNAMPE). Revista Eletronica de Administracao , v. 28, p. 372-401, 2022.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; RIBEIRO, S. A. ; DIAS, V. T. J. . Por que trabalhadores e trabalhadoras têm encontrado dificuldades para receber a renda básica emergencial?. REVISTA DEBATE ECONÔMICO , v. 8, p. 24, 2021.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Contribuição da Análise Crítica do Discurso em Norman Fairclough para além de seu uso como método: novo olhar sobre as organizações. ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE (IMPRESSO) , v. 27, p. 585-607, 2020.

  • MARTINS, M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . As contribuições da economia solidária através da ITCP/UNIFALMG e o papel do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o desenvolvimento local: O caso da Associação Sabor & Saúde, Varginha ? Minas Gerais. REVISTA NERA (UNESP) , v. 21, p. 134-158, 2018.

  • PEREIRA, S. Q. M. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Privatização da administração de penitenciárias: análise crítica do discurso do projeto de Lei nº 3.123/2012. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS , v. 145, p. 395-431, 2018.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; ZWICK, ELISA ; BRITO, MOZAR JOSÉ DE . Ideologia Gerencialista, Poder e Gestão de Pessoas na Administração Pública e Privada: uma interpretação sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. Revista de Ciências da Administração , v. 1, p. 106-120, 2015.

  • BITTENCOURT, B. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; PICCININI, V. C. ; MOREIRA, Lilian Barros . Sentidos do trabalho para jovens de um empreendimento solidário e para trainees. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia , v. 7, p. 142-155, 2014.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; MOREIRA, Lilian Barros . Autogestão e subjetividade: interfaces e desafios na visão de especialistas da ANTEAG, UNISOL e UNITRABALHO. CADERNOS EBAPE.BR (FGV) , v. X, p. 65-81, 2012.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; Soares Onuma, Fernanda Mitsue ; Naves Mafra, Flávia Luciana ; Alves Cappelle, Mônica Carvalho ; Souza Oliveira, Maria De Lourdes . Percepções acerca das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho para pessoas com deficiência doi:10.5007/1807-1384.2011v8n2p158. INTERthesis (Florianópolis) , v. 8, p. 158-184, 2011.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MIRANDA, Adílio Renê Almeida ; BORGES, Ceyça Lia Palerosi . O Trabalho para Pessoas com Deficiência: Uma Discussão Preliminar sobre Diversidade, Poder, Minoria e Deficiência. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 6, p. 139-148, 2011.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. (Org.) ; PEREIRA, C. M. (Org.) . O livro invisível: estudos de gênero. 1. ed. Sorocaba: Cajuína, 2024. v. 1. 336p .

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Por uma crítica anticolonial e anticapitalista à ?Interseccionalidade? nos Estudos Organizacionais Brasileiros. In: Fernanda Mitsue Soares Onuma; Aline Lourenço de Oliveira; Cilene Margarete Pereira. (Org.). O livro invisível: estudos de gênero. 1ed.Sorocaba: Cajuína, 2024, v. 1, p. 92-121.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO EM NORMAN FAIRCLOUGH E OS GÊNEROS DISCURSIVOS COMO ELEMENTOS PARA A COMPREENSÃO DA POLÍTICA COGNITIVA E DO FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES. In: SARAIVA, Luiz Alex Silva; BATINGA, Georgiana Luna. (Org.). Discursos e organizações. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 178-241.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; CUNHA, G. X. . Sentidos subjetivos do trabalho em uma organização autogestionária. In: Flávia Naves. (Org.). Trabalho e trabalhadores nas sociedades contemporâneas. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, v. , p. 161-.

  • RAMOS, R. E. P. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; CARDOSO, M. J. . Capitalismo, Racismo, Gênero e Etarismo no território vivo da memória: História de Vida de uma mulher trabalhadora negra e idosa. In: XII Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2025, Goiânia. Anais do XII Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2025.

  • SANTOS, L. S. M. ; FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . ?O ESTADO NÃO GOSTA QUANDO EU ESTUDO?: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS. In: XII Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2025, Goiânia. Anais do XII Encontro de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2025.

  • PEREIRA, C. M. ; OLIVEIRA, A. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; RIBEIRO, S. A. . Efeitos extrapenais do cárcere para mulheres familiares de pessoas privadas de liberdade: história(s) da Associação das Andorinhas Unidas de Três Corações/MG. In: IX Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2025, Curitiba. Anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2025.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; FERNANDES, J. M. . Desafios da Extensão com interface em Pesquisa na APAC de Alfenas-MG: diálogos sobre racismo, abolicionismo penal e estigma. In: IX Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2025, Curitiba. Anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão, 2025.

  • FRANCO, R. S. ; BORGES, J. O. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . Fatores de risco para crimes de violência física em âmbito doméstico contra mulheres em Alfenas-MG, de 2021 a 2022: uma discussão a partir da Teoria da Reprodução Social. In: XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2024, Florianópolis. Anais do XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2024.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . A inserção no mercado de trabalho é a panaceia às violências contra mulheres? Uma análise crítica do discurso da Lei nº 14.542, de 3 de abril de 2023. In: XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2023, São Paulo. Anais do XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2023.

  • QUINA, C. C. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . POR QUE ENDIVIDAR QUEM NÃO PODE PAGAR? EXPROPRIAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO ENDIVIDAMENTO DE MULHERES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL. In: XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2023, São Paulo. Anais do XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2023.

  • DIAS, L. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; SANTOS, A. P. S. . 'A ferida aberta do Colonialismo: Com quais vidas humanas a gente se importa?. In: XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022, Evento On-Line. Anais do XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022.

  • MEDEIROS, A. C. ; QUINA, C. C. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A Política de Acumulação em Tempos de Globalização é o Encarceramento Feminino. In: XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2022, Evento On-Line. Anais do XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2022.

  • SANTOS, C. S. A. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Expropriação, Reprodução Social e Neoliberalismo: a tríade por detrás do aumento da população em situação de rua no Brasil durante a pandemia da COVID-19. In: XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2022, Evento On-Line. Anais do XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, 2022.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . Mulheres Exaustas na Pandemia: Tempo, Corpo e Reprodução Social no Capitalismo Dependente. In: XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022, Evento On-Line. Anais do XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022.

  • FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; CHAGAS, K. M. . 'Governança Pública e Participação no Município de VarginhaMG: crítica ao exercício democrático nos Conselhos Municipais. In: IX ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ANPAD ? EnAPG 2022, 2022. Anais do IX ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ANPAD ? EnAPG 2022, 2022.

  • QUINA, C. C. S. ; DIAS, L. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Por que o Estado é Ineficaz no Combate ao Feminicídio? Uma Análise Materialista do Estado.. In: XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021, On-Line. Anais do XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021.

  • SANTOS, C. S. A. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Panorama das Medidas Públicas para Pessoas em Situação de Rua na Pandemia COVID-19 à luz da Teoria Crítica de Nancy Fraser. In: XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021. Anais do XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . A lente teórica da reprodução social contra a miopia sexista da ?cortina de fumaça? da falsa dicotomia entre lutas feministas e austeridade econômica no Brasil atual. In: XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021, On-Line. Anais do XLV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2021.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Aumento da população carcerária feminina brasileira: resultado da luta feminista ou projeto do Estado?. In: XXXII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS PERÚ 2019, 2019, Lima. Anais de lo XXXII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS PERÚ 2019, 2019.

  • DIAS, V. T. J. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O modelo APAC em Minas Gerais: humanização ou reinvenção hegemônica do Estado Penal brasileiro?. In: XXXII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS PERÚ 2019, 2019, Lima. Anais de lo XXXII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS PERÚ 2019, 2019.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; PINTO, L. B. ; CUNHA, G. X. ; BRITO, M. J. . Análise das Estratégias Discursivas da UNISOL e da OCB como representantes das cooperativas no Brasil. In: XXXIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015, Belo Horizonte. Anais do XXXIX EnANPAD, 2015.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves ; Naves Mafra, Flávia Luciana . Aproximações entre a autogestão na Economia Solidária e em Proudhon: um convite à reflexão no campo da Economia Solidária. In: XXXIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2015, Belo Horizonte. Anais do XXXIX EnANPAD, 2015.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MOREIRA, Lilian Barros ; MAFRA, F. L. N. . The experience of UNISOL and the construction of new social spaces for Solidarity Economy in Brazil. In: 5th LAEMOS - Latin American and European Meeting on Organizational Studies, 2014, Havana. Anais do 5th LAEMOS 2014, 2014.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; ZWICK, E. ; BRITO, M. J. . Ideologia Gerencialista, Poder e Gestão de Pessoas na Administração Pública e Privada: uma interpretação sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. In: VI Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD, 2014, Belo Horizonte. Anais do EnAPG 2014 ? VI Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD, 2014.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, Maria De Lourdes Souza ; OLIVEIRA, A. L. . Em Busca De Legitimidade Junto Às Políticas Públicas Culturais: O Caso Do Coral Cênico Cidadãos Cantantes. In: II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2014, Uberlândia. Anais do II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2014.

  • OLIVEIRA, A. L. ; LOURENCO, C. D. S. ; CASTRO, C. C. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O ethos capitalista como a ?Caverna de Platão? do gestor organizacional. In: II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2014, Uberlândia. Anais do II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2014.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; BITTENCOURT, B. M. . Reflections on the social production of space and work for people with disabilities. In: 29th Colloquium of the European Group for Organizational Studies, 2013, Montreal. 29th Colloquium of the European Group for Organizational Studies. Montreal: EGOS, 2013.

  • MAFRA, F. L. N. ; FURTADO, R. P. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MOREIRA, Lilian Barros . Desenvolvimento e management: como construir cenários harmônicos com o uso da análise de stakeholders. In: XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; TEIXEIRA, J. C. ; MOREIRA, Lilian Barros . Reflexões acerca do campo dos estudos organizacionais: perspectivismo teórico e organizações como espaços socialmente construídos. In: XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; MOREIRA, Lilian Barros ; Souza Oliveira, Maria De Lourdes ; KEMP, V. H. . Rebuilding an organization and hundreds of lives in a self-managed worker-recuperated organization: achievments and challenges through the lens of the subjective senses. In: LAEMOS 2012 - 4th Latin American and European Meeting on Organization Studies, 2012, Ajijic. LAEMOS 2012: 4th Latin American and European Meeting on Organization Studies, 2012.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MISOCZKY, M. C. A. . Uma reflexão sobre a noção de desterritorialização identitária e suas implicações para políticas de acolhida de refugiados. In: XXXVI EnANPAD 2012 - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XXXVI EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2012.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves ; MIRANDA, Adílio Renê Almeida ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Socialização organizacional de pessoas com deficiência: um estudo no Brasil e nos Estados Unidos. In: III Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho/EnGPR, 2011, João Pessoa. Anais do III Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho/EnGPR, 2011.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. . Percepções acerca das Relações de Gênero e da Divisão Sexual do Trabalho para Pessoas com Deficiência. In: EnEO 2010 - Encontro de Estudos Organizacionais, 2010, Florianópolis. Anais do EnEO 2010, 2010.

  • MUNIZ, A. A. R. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; PEREIRA, José Roberto . A Gestão Social do Programa de Atenção Integral á Família em Lavras - MG. In: IV ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2010, Lavras. Anais do IV ENAPEGS, 2010.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; MOREIRA, Lilian Barros . Autogestão e subjetividade: interfaces e desafios na visão de especialistas da ANTEAG, UNISOL e UNITRABALHO. In: XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração, 2010, Rio e Janeiro. Anais do XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração, 2010.

  • MUNIZ, A. A. R. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O lugar das mulheres e das famílias na política pública de assistência social: o caso do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lavras - MG. In: XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Administração, 2010.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; BORGES, Ceyça Lia Palerosi ; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves . O Trabalho para os Portadores de Necessidades Especiais: Um Caminhar pela Diversidade Através dos Conceitos de Poder, Minoria e Deficiência. In: II Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho - EnGPR 2009, 2009, Curitiba. Anais do II Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2009.

  • OLIVEIRA, Elias Rodrigues ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A Dimensão Institucional do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. In: EnANPAD 2008, 2008, Rio de Janeiro. Anais EnANPAD 2008, 2008.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; Pedro Rosas Magrini ; SOUZA, M. C. . ITCP: um espaço autogestionário?. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: DISCURSO E PRÁTICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, 2007, São Paulo. V ENCONTRO INTERNACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, 2007.

  • MAGRINI, Pedro Rosas ; MARTINS, Douglas Vinícius Vaz ; BARROS, E. C. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . INCUBACOOP/UFLA: a etnografia do processo de formação de formadores. In: I Congresso Nacional da Rede Universitária de ITCP´s, 2006, Recife. Anais do I CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIVERSITÁRIA DE ITCP´S, 2006.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; CUNHA, G. X. . O requisito da sustentabilidade nas universidades públicas brasileiras à luz da análise crítica do discurso. In: V Congreso Red Pilares, 2018, Santiago. Anais do V Congreso Red Pilares, 2018. v. 1. p. 9.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; BORGES, Ceyça Lia Palerosi ; MOREIRA, Lilian Barros ; OLIVEIRA, Maria De Lourdes Souza . A ARTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AOS. In: XVIII Congresso de Pós-Graduação da UFLA - Ciência e Tecnologia Aplicadas ao Crescimento Sustentável, 2009, Lavras. l, 2009.

  • MOREIRA, Lilian Barros ; BORGES, Ceyça Lia Palerosi ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O PLANEJAMENTO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS. In: XVIII Congresso de Pós-Graduação da UFLA - Ciência e Tecnologia Aplicadas ao Crescimento Sustentável, 2009, Lavras. Anais do XVIII Congresso de Pós-Graduação da UFLA - Ciência e Tecnologia Aplicadas ao Crescimento Sustentável, 2009.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; COSTA, R.A.M. da ; MEIRELLES, A.G.C. ; DEL GIOVANNINO, L. . A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE LAVRAS ? MG. In: XXI CIUFLA - Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2008, Lavras - MG. Anais do XXI CIUFLA - Congresso de Iniciação Científica da UFLA, 2008.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Identificação de grupos em potencial condição de serem incubados como cooperativa popular no município de Lavras - MG. In: XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 2008, Lavras. ANAIS do XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 2008.

  • MAGRINI, Pedro Rosas ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; SOUZA, M. C. ; PEREIRA, José Roberto . Formação de Formadores: a experiência de uma incubadora de cooperativas populares. In: 3º SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PROCOAS - TRABALHO ASSOCIADO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUDANÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA, 2007, Marília. 3º SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PROCOAS - TRABALHO ASSOCIADO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUDANÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA, 2007.

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAGRINI, Pedro Rosas ; SOUZA, M. C. ; PEREIRA, José Roberto . Autogestão: uma reflexão sobre as práticas de gestão da INCUBACOOP/UFLA. In: 3º SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PROCOAS - TRABALHO ASSOCIADO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUDANÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA, 2007, Marília. Resumos do 3º SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PROCOAS - TRABALHO ASSOCIADO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MUDANÇA SOCIAL NA AMÉRICA LATINA, 2007.

  • FRANCO, R. S. ; BORGES, J. O. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . Fatores de risco para crimes de violência física em âmbito doméstico contra mulheres em Alfenas-MG, de 2021 a 2022: uma discussão a partir da Teoria da Reprodução Social. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . A inserção no mercado de trabalho é a panaceia às violências contra mulheres? Uma análise crítica do discurso da Lei nº 14.542, de 3 de abril de 2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUINA, C. C. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . POR QUE ENDIVIDAR QUEM NÃO PODE PAGAR? EXPROPRIAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO ENDIVIDAMENTO DE MULHERES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; SANTOS, A. P. S. . A ferida aberta do Colonialismo: Com quais vidas humanas a gente se importa?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUINA, C. C. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Expropriação, Reprodução Social e Neoliberalismo: a tríade por detrás do aumento da população em situação de rua no Brasil durante a pandemia da COVID-19. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, A. C. ; QUINA, C. C. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A Política de Acumulação em Tempos de Globalização é o Encarceramento Feminino. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . Mulheres Exaustas na Pandemia: Tempo, Corpo e Reprodução Social no Capitalismo Dependente. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. S. A. S. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Panorama das Medidas Públicas para Pessoas em Situação de Rua na Pandemia COVID-19 à luz da Teoria Crítica de Nancy Fraser. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; AMANCIO, J. M. . A lente teórica da reprodução social contra a miopia sexista da ?cortina de fumaça? da falsa dicotomia entre lutas feministas e austeridade econômica no Brasil atual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUINA, C. C. S. ; DIAS, L. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Por que o Estado é Ineficaz no Combate ao Feminicídio? Uma Análise Materialista do Estado.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Aumento da população carcerária feminina brasileira: resultado da luta feminista ou projeto do Estado?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, V. T. J. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O modelo APAC em Minas Gerais: humanização ou reinvenção hegemônica do Estado Penal brasileiro?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MOREIRA, Lilian Barros ; MAFRA, F. L. N. . The experience of UNISOL and the construction of new social spaces for Solidarity Economy in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, Lilian Barros ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; BITTENCOURT, B. M. . Reflections on the social production of space and work for people with disabilities. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; TEIXEIRA, J. C. ; MOREIRA, Lilian Barros . Reflexões acerca do campo dos estudos organizacionais: perspectivismo teórico e organizações como espaços socialmente construídos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAFRA, F. L. N. ; FURTADO, R. P. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MOREIRA, Lilian Barros . Desenvolvimento e management: como construir cenários harmônicos com o uso da análise de stakeholders. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. ; MOREIRA, Lilian Barros ; Souza Oliveira, Maria De Lourdes ; KEMP, V. H. . Rebuilding an organization and hundreds of lives in a self-managed worker-recuperated organization: achievments and challenges through the lens of the subjective senses. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Soares Onuma, Fernanda Mitsue ; MISOCZKY, M. C. A. . Uma reflexão sobre a noção de desterritorialização identitária e suas implicações para políticas de acolhida de refugiados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, Lilian Barros ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; MAFRA, F. L. N. . Percepções acerca das Relações de Gênero e da Divisão Sexual do Trabalho para Pessoas com Deficiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUNIZ, A. A. R. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; PEREIRA, José Roberto . A Gestão Social do Programa de Atenção Integral à Família em Lavras - MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Identificação de grupos em potencial condição de serem incubados como cooperativa popular no município de Lavras - MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; COSTA, R.A.M. da ; MEIRELLES, A.G.C. ; DEL GIOVANNINO, L. . A gestão orçamentária na rede pública municipal de ensino de Lavras - MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; SOUZA, M. C. ; MAGRINI, Pedro Rosas ; PEREIRA, José Roberto . ITCP: um espaço autogestionário?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . A administração a serviço da fé, da esperança e da caridade: os desafios da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo 2008 (Relatório de Estágio Supervisionado I).

Outras produções

CARDOSO, M. J. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . EM DEBATE DOS DIREITOS DA MULHER. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Pelo menos 20 mulheres são vítimas de estupro ou importunação sexual diariamente em MG. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; ROVAI, M. G. O. . ?É preciso que cada vez mais homens ajam efetivamente no combate a formas de violências contra mulheres?, afirma pesquisadora da UNIFAL-MG sobre fim da violência contra as mulheres. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Evento: Inclusão de pessoas com deficiência em organizações: Universidade e Trabalho. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . UNIFAL-MG promove encontro para elaboração pela comunidade de políticas públicas em defesa de mulheres em Varginha-MG. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . Docente da UNIFAL-MG fala sobre subnotificação de denúncias de violência doméstica durante pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; SANTOS, P. M. ; RABELO, M. . Lar e Pandemia - Quando o cuidado, o trabalho e a violência se encontram. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; RODRIGUEZ, R. P. ; CORDEIRO, M. R. ; ROVAI, M. G. O. . Mesa Redonda: Mulheres na Ciência - VI Simpósio Integrado UNIFAL-MG. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. ; PEREIRA, C. M. . Dia infraordinário de pessoas desimportantes? Ou: mais um texto que só mulheres lerão. 2023; Tema: Dia Internacional das Mulheres. (Site).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . Sobre vetores do feminicídio. 2022; Tema: Feminicídio. (Site).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; OLIVEIRA, A. L. . 364 Dias Internacionais dos Homens. 2022; Tema: Dia Internacional das Mulheres. (Site).

FERNANDES, J. M. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . As mais vulneráveis entre os vulneráveis: A situação da mulher em busca de refúgio. 2022; Tema: Pessoas em situação de Refúgio. (Site).

FERREIRA, E. P. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . ?Uma Força que nos Alerta?: pela atenção a casos como o Feminicídio de Maria no Sul de Minas Gerais durante e após a pandemia da COVID-19. 2020; Tema: Feminicídios no Sul de MG durante a Pandemia da COVID-19. (Site).

OLIVEIRA, A. L. ; ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . O ?Paradoxo da Pandemia? no registro de casos de Violência Doméstica contra Mulheres nas quatro cidades mais populosas do Sul de Minas Gerais. 2020; Tema: Violência contra Mulheres durante a Pandemia da COVID-19. (Site).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares ; RIBEIRO, S. A. ; DIAS, V. T. J. . Por que trabalhadores e trabalhadoras têm encontrado dificuldades para receber a renda básica emergencial?. 2020; Tema: Auxílio Emergencial durante a Pandemia da COVID-19. (Site).

ONUMA, Fernanda Mitsue Soares . IDENTIFICAÇÃO DE GRUPOS EM POTENCIAL CONDIÇÃO DE SEREM INCUBADOS COMO COOPERATIVA POPULAR. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    A Administração do Processo de Refúgio no Brasil pela Perspectiva do Perfildo Solicitante de Refúgio, Descrição: Os processos administrativos que envolvem a entrada de estrangeiros no Brasil, maisespecificamente a entrada de refugiados e a solicitação da condição de refúgio, são diversos eenvolvem diferentes corpos burocráticos do Estado Brasileiro. Ao estudar a velocidade de taisprocessos, por meio da data de entrada do pedido e data de julgamento dele, trouxemos a luzas dificuldades enfrentadas pela administração pública do Estado em relação a concessão derefúgio. No intuito de traçar sugestões, com objetivo de diminuir os gargalos nos processosadministrativos geridos pelo Estado brasileiro, torna-se necessário mapear a quantidade depedidos refúgio no Brasil e a velocidade de julgamento do comitê que o julga os pedidos, oComitê Nacional para os Refugiados (CONARE), além de conhecer em profundidade o perfil dosolicitante e se esse perfil impacta a velocidade do tramite do processo de solicitação de refúgio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Integrante / Janaína de Mendonça Fernandes - Coordenador / Letícia Lima Milani Rodrigues - Integrante / Manoel Vitor de Souza Veloso - Integrante / Meirieli Jheinnifer Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2025 - Atual

    Sistema prisional, a construção do masculino, o racismo e os estigmas nos recuperandos e em seus familiares, Descrição: O Brasil, país estruturalmente racista, possui uma população carcerária majoritariamente composta por homens negros. Dito isto, este projeto tem como premissa que as pessoas no sistema prisional sofrem estigmas sociais e racismo e, portanto, busca o entendimento dos estigmas gerados pelo encarceramento na sociedade brasileira, observando a existência de encarceramento em massa de homens negros no Brasil. Observando também os estigmas que essa população em situação de cárcere enfrenta, assim como das mulheres familiares destas pessoas, tendo em conta que as pessoas próximas a quem é estigmatizado, como profissionais que atuam junto a estas pessoas, mulheres familiares e amigas, podem sofrer o que se denomina estigma de cortesia, que ocorre quando o estigma é socialmente estendido a pessoas aliadas a quem é discriminado por estigma social. Assim, por meio de pesquisa qualitativa, questionários semiestruturados, que serão analisados pela técnica de análise de conteúdo, com base na teoria, esse projeto irá procurar investigar de forma crítica como aprisionamento interfere na construção de estigmas para pessoas encarceradas, em espacial negros. Pretende-se também observar como estigmas de cortesia afetam as pessoas em situação de cárcere e mulheres familiares de egressos ou internos do sistema prisional, bem como profissionais atuantes no sistema prisional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Janaína de Mendonça Fernandes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2024 - Atual

    EFEITOS EXTRAPENAIS PARA MULHERES FAMILIARES DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE, Descrição: O Relatório de Informações Penais (BRASIL, 2023) aponta que a população carcerária masculina no Brasil é formada por 619.930 pessoas, sendo cerca de 60 autodeclaradas pretas e pardas e com baixa escolaridade (mais de 50 possuem até o ensino fundamental). O crescimento exponencial do sistema carcerário é resultado de políticas de repressão intensivas praticadas no país nas últimas décadas, o que aponta o caráter ideológico de nosso direito penal, que legitima sua função na intervenção repressiva de tudo que possa representar ameaças ao modo de produção capitalista (KILDUFF, 2010). Trata-se de um projeto atualizado de criminalização da pobreza em contextos de acumulação capitalista (MEDEIROS, 2002), conforme estudado por Wacquant (2008) e Davis (2018), que alcança não só quem está dentro do sistema prisional, mas também seus familiares, particularmente as mulheres, mães, irmãs e filhas e companheiras de apenados, que assumem o gerenciamento familiar e atividades precárias de trabalho. Uma das consequências visíveis do aprisionamento para os familiares (mas não o único) é o sentimento de exclusão social, traduzido pelo estigma que passa a acompanhar a família. A partir deste contexto, lança-se a seguinte questão orientadora da pesquisa: como a privação de liberdade afeta quem está fora do sistema prisional, sobretudo mulheres que possuem parentes (filhos, pais, irmãos e/ou companheiros) apenados? Interessa-nos discutir, a partir de uma pesquisa bibliográfica-documental e de campo, por meio da realização de grupos focais e de entrevistas, quais os sentidos construídos pelas mulheres familiares de apenados da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Alfenas/MG a respeito do cárcere. Trata-se de um projeto de pesquisa que se associa ao campo dos direitos humanos e à necessidade de se pensar na inclusão social de indivíduos e grupos marginalizados, as chamadas minorias sociais (SODRÉ, 2005), dando-lhes visibilidade e representatividade social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Aline Lourenço de Oliveira - Integrante / Santiane Arias Ribeiro - Integrante / Cilene Margarete Pereira - Integrante / Janaína de Mendonça Fernandes - Integrante / Amanda Marques Brito de Souza - Integrante / Jady Oliveira Borges - Integrante / Rita de Cássia Amorim de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2022 - Atual

    Escrevivências femininas: traçando linhas em educação, direitos humanos e políticas públicas em Varginha-MG, Descrição: O projeto Escrevivências femininas: traçando linhas em educação, direitos humanos epolíticas públicas em Varginha-MG, proposto por docentes e discentes da UniversidadeFederal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), dos Institutos de Ciências Humanas e Letras(ICHL/UNIFAL-MG), campus de Alfenas-MG, e de Ciências Sociais Aplicadas(ICSA/UNIFAL-MG), campus avançado de Varginha-MG, se associa, em suas ações depesquisa e extensão, à educação em direitos humanos, que tem por finalidade a capacitação depessoas e a difusão de informações para a promoção de uma cultura em direitos humanos emespaços sociais diversos (ONU, 2006). O projeto tem como objetivo compreender as estratégiasde conciliação entre maternidade e o trabalho produtivo, bem como as estratégias deenfrentamento às violências de gênero adotadas por mulheres em situação de vulnerabilidadesocioeconômica, assistidas pelo NUCAP (Núcleo de Capacitação para a Paz) de Varginha-MG,com fins de elaboração de propostas de políticas públicas municipais. O projeto é amparado,metodologicamente, pela experiência das Tertúlias Dialógicas (adaptada ao contexto) e peloconceito de escrevivência da escritora mineira Conceição Evaristo. A dinâmica fundamentaldas Tertúlias Dialógicas é o diálogo entre seus participantes e a promoção de um sabercompartilhado e não hierarquizado. Conceição Evaristo propõe, a partir da noção de"escrevivência", que o ato de escrever implica em refletir sobre a vivência de quem escreve,sendo de fundamental importância para mulheres de origem marginalizada socialmente pensare tomar consciência sobre sua própria identidade, cotidiano, afetos e pensamentos, rompendocom opressões que são, muitas vezes, internalizadas por elas, configurando uma violênciasimbólica (BOURDIEU, 2014). Espera-se que, pela interação dialógica com estas mulherespor meio das Tertúlias Dialógicas, realizar pesquisas acerca das estratégias que estas adotamcotidianamente para enfrentar violências de gênero e para conciliar maternidade com trabalhoprodutivo, a fim de apresentar, com base nas suas vivências, propostas de políticas públicas aomunicípio que atendam a demandas sociais destas mulheres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Aline Lourenço de Oliveira - Integrante / Marta Gouveia de Oliveira Rovai - Integrante / Cilene Margarete Pereira - Integrante / Tanísia Célia Messias - Integrante / Amanda Marques Brito de Souza - Integrante / Jady Oliveira Borges - Integrante / Letícia da Silva Matias dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1

  • 2021 - 2022

    PANDEMIA COVID-19 E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: MEDIDAS PÚBLICAS, RECONHECIMENTO E ACOLHIMENTO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS, Descrição: A partir da crítica ao neoliberalismo em Nancy Fraser e seu conceito de expropriação, este trabalho objetiva analisar as percepções de agentes públicos e de pessoas em situação de rua a respeito das principais medidas adotadas em favor deste grupo no período de março de 2020 a março de 2021 da pandemia da COVID-19 pelo poder público em um município do Sul de Minas Gerais. A proposta é realizar uma pesquisa descritiva, qualitativa, em que a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes públicos que trabalham com pessoas em situação de rua em nível municipal e com pessoas em situação de rua, elaboradas com a finalidade de entender as percepções destes profissionais sobre medidas públicas tomadas para este grupo social no período da pandemia COVID-19. A análise dos dados obtidos serárealizada por meio da Análise de Conteúdo, com seleção e categorização dos principais argumentos dos entrevistados para análise à luz da Teoria Crítica de Nancy Fraser. Dentre as categorias de análise, a priori, estão o papel da moradia, o papel do Estado em políticas de moradia, reprodução social e reconhecimento. Desta forma, pela compreensão de como os representantes de políticas locais priorizaram o cuidado, o acolhimento e a proteção deste grupo, pretende-se entender a relação intrínseca entre condições de enfrentamento a doenças e desigualdades socioeconômicas e a função deste grupo para o sistema capitalista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Aline Lourenço de Oliveira - Integrante / Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos - Integrante / Cilene Margarete Pereira - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2020 - 2021

    ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO OFICIAL SOBRE O ENCARCERAMENTO FEMININO EM MASSA NO BRASIL: AUMENTO DA CRIMINALIDADE FEMININA OU MECANISMO DE ADMINISTRAÇÃO DA POBREZA?, Descrição: O Brasil é o país latino-americano que mais encarcera mulheres. De 2000 a junho de 2016, houve um aumento de 656 de sua população carcerária feminina, enquanto, no mesmo período, a masculina cresceu em 293. Ainda assim, somente 5,46 dos crimes cometidos no país tiveram autoria feminina. Como explicar tamanho aumento na população carcerária feminina no país? Utilizando a Análise Crítica do Discurso em Norman Fairclough como ferramenta teórico-metodológica propomos analisar documentos oficiais sobre a política de encarceramento de mulheres em vigor no Brasil a fim de buscarmos compreender o processo em curso de uso do encarceramento feminino em massa como estratégia neoliberal de administração da pobreza. Esperamos que os resultados da pesquisa ofereçam visibilidade ao objetivo extrapenal do aumento do encarceramento feminino no país, contribuindo para a compreensão, no âmbito da Administração Pública, do caráter funcional do avanço de discursos de liberalismo econômico atrelados ao conservadorismo moral e sexismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Aline Lourenço de Oliveira - Integrante / Aline Cangira Medeiros - Integrante / Larissa Lemos Dias - Integrante / Caio Correia dos Santos Quina - Integrante / Maria Júlia de Lima Marques - Integrante / Carla Sandra Aguiar Siqueira dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 17

  • 2020 - Atual

    Mulheres e políticas públicas: compreendendo as relações entre pobreza, trabalho, maternidade e encarceramento no Estado brasileiro, Descrição: Este projeto volta-se às mulheres, entendendo-as como pilares da produção capitalista, devido ao seu envolvimento em diversas formas de trabalho, remunerado ou não. Além disso, reconhece a maternidade como uma condição especial vivida pela mulher, que a colocando em uma situação de vulnerabilidade social e econômica, muitas vezes a limitando ou excluindo do mundo do trabalho. O interesse de pesquisa está em torno de discussões que abarcam as relações entre as mulheres e a pobreza, o trabalho e as politicas públicas. De modo mais específico tem-se um as questões da violência contra a mulher, a maternidade e o encarceramento de mulheres pelo Estado brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernanda Mitsue Soares Onuma - Coordenador / Aline Lourenço de Oliveira - Integrante / Ana Márcia Rodrigues da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

Prêmios

2022

Menção Honrosa na Linha Temática de Estudos Organizacionais (EOR), XLVI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

2021

Menção Honrosa na linha temática de Estudos Organizacionais (EOR), XLV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

2009

Mérito Acadêmico, UFLA.

2009

Discente Homenageada, CRA-MG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alfenas, Diretoria Geral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA. , Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000, Padre Vitor, 37048395 - Varginha, MG - Brasil - Caixa-postal: 02, Telefone: (35) 32198708

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Terceiro Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2019

    Ensino, GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Introdução à Teoria da Reprodução Social, Feminismo Marxista e Crítica à Colonialidade, Efeitos Extrapenais do Cárcere e Dispositivos de Gênero, Gestão Pública e Sociedade

  • 02/2018

    Ensino, Administração Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Pública Brasileira, Administração Pública Contemporânea, Organizações Sociais e Terceiro Setor, Teorias das Organizações

  • 03/2013

    Direção e administração, NDE do Bacharelado em Administração Pública.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Administração Pública.

  • 07/2022 - 07/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior.Cargo ou função, Representante Titular Docente do ICSA.

  • 08/2021 - 10/2021

    Direção e administração, Curso de Bacharelado em Administração Pública.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração Pública.

  • 08/2019 - 08/2021

    Direção e administração, Curso de Bacharelado em Administração Pública.Cargo ou função, Vice-coordenadora de Curso.

  • 02/2017 - 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.Cargo ou função, Membro Titular da Congregação do ICSA.

  • 08/2017 - 08/2019

    Direção e administração, Diretoria Geral, Pró-Diretoria de Graduação.Cargo ou função, Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração Pública.

  • 03/2013 - 07/2018

    Extensão universitária , Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFAL.Atividade de extensão realizada, Assessoria à formação de grupos populares de geração de trabalho e renda.

  • 04/2017 - 12/2017

    Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Economia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Pública Brasileira, Administração Pública Contemporânea

  • 05/2013 - 04/2017

    Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Economia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Administração

  • 12/2013 - 12/2016

    Ensino, Gestão Pública e Sociedade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração e Avaliação de Projetos

  • 05/2013 - 06/2015

    Extensão universitária , Diretoria Geral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.Atividade de extensão realizada, Projeto - Voluntários com Compromisso.

  • 03/2013 - 06/2015

    Direção e administração, Diretoria Geral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.Cargo ou função, Membro do Colegiado do PIEPEX.

  • 05/2013 - 06/2014

    Extensão universitária , Diretoria Geral, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA.Atividade de extensão realizada, Projeto - Café com a Administração Pública.

2012 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprovada em primeiro lugar no Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, conforme resultado publicado no D.O.U. de número 230, seção 3, página 79, de 01 de dezembro de 2011.

Atividades

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração e Economia Rural

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia

  • 07/2012 - 01/2013

    Ensino, Cafeicultura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração e Economia na Atividade Cafeeira

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Cafeicultura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projetos em Cafeicultura e Empreendedorismo

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Doutorado em Administração interrompido em razão de aprovação em primeiro lugar no Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, conforme resultado publicado no D.O.U. de número 230, seção 3, página 79, de 01 de dezembro de 2011.

2009 - 2011

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 25

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina de Redação Oficial, do curso de graduação à distância em Administração Pública, da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2010 - 2010

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 16

Outras informações:
Tutora da disciplina de Marketing no curso de graduação à distância em Administração da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2010 - 2010

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 24

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina de Comércio Exterior, do curso de graduação à distância em Administração da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2010 - 2010

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina de Teoria Geral da Administração II - TGA II, do curso de graduação à distância em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2010 - 2010

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina de Empreendedorismo, do curso de graduação à distância em Administração da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2010 - 2010

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora à distância da disciplina de Psicologia Organizacional, do curso de graduação à distância em Administração Pública, da Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

2009 - 2009

Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional

Vínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista da UAB, Carga horária: 16

Outras informações:
Tutora das disciplinas de Economia (Micro e Macro) e Responsabilidade Social Corporativa no curso de graduação à distância em Administração da Universidade Federal de Lavras - MG(UFLA) pela UAB - Universidade Aberta do Brasil.

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Administração Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Redação Oficial

  • 10/2010 - 11/2010

    Ensino, Administração Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 09/2010 - 10/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo

  • 08/2010 - 09/2010

    Ensino, Administração Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Geral da Administração II

  • 06/2010 - 07/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comércio Exterior

  • 02/2010 - 03/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Marketing

  • 04/2009 - 06/2009

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia (Micro e Macro), Responsabilidade Social Corporativa

2008 - 2008

Volkswagen do Brasil - Matriz

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária no departamento de Merchandising e Eventos da área de Marketing e Vendas da empresa para atuação no evento "Salão do Automóvel de São Paulo", edição de 2008.

2008 - 2008

Cáritas Arquidiocesana de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio temporário de um mês realizado na área de Projetos Alternativos Comunitários, que visam a geração de trabalho e renda para pessoas em situação de risco, da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.

2005 - 2008

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFLA

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria para a formação de associações e cooperativas populares, consultoria para associações e cooperativas populares já existentes e apresentação de palestras e cursos educativos sobre os temas de associativismo, cooperativismo e economia solidária.

2005 - 2005

Instituto Amigos do Hospital Vaz Monteiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Capacitação em captação de recursos para organizações filantrópicas e organização de estatuto para fundação de cooperativa médica.