Márcia Souza da Fonseca
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1984), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) com estágio sanduíche no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona/ES (2004). É Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática, no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, ênfase em Etnomatemática e nas Reformas Educacionais e Políticas Curriculares e suas interfaces com a Formação de Professores para a Educação Básica. É pesquisadora no GEDEB (Grupo de estudos sobre docência e educação básica).
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2003 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática
Orientador: Marilú Fontoura de Medeiros
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Discurso; Educação matemática; poder; saber; sujeito; identidade. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Doutorado em Educação
2001 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática
Orientador: Marilú Fontoura de Medeiros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação matemática; identidade; Discurso; sujeito; poder; saber. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.
Mestrado em Educação
1996 - 1998
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: As práticas discursivas dos professores e o sujeito na construção do conhecimento matemático,Ano de Obtenção: 1998
Marilú Fontoura de Medeiros.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Educação matemática; sujeito; Discurso; saber; poder.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.
Especialização em Informática na Educação
1988 - 1990
Universidade Federal de Pelotas
Título: O uso da linguagem Logo no estudo de funções
Formação complementar
2006 - 2006
Extensão universitária em Formação Em Ead Para Professores. , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2003 - 2003
Tertúlia Literária de Clasicos Ocidentais. (Carga horária: 100h). , Centro de Formación de Personas Adultas Jaume Tuset, EAJT, Espanha.
2003 - 2003
Tertúlia Literária de Clássicos Não Ocidentais. (Carga horária: 100h). , Centro de Formación de Personas Adultas Jaume Tuset, EAJT, Espanha.
2003 - 2003
Filologia Grega. (Carga horária: 60h). , Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
1998 - 1998
Formação de Formadores. (Carga horária: 48h). , Federação dos trabalhadores nas indústrias da alimentação, FTIA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Organização de eventos
SOARES, Gláucia Potenza ; FONSECA, M. S. ; FERREIRA, A. L. A. . XXI Encontro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. 2017. (Outro).
RIOS, D. F. ; FONSECA, M. S. . XV Seminário Temático: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. 2017. (Outro).
FONSECA, Márcia Souza da . IV Ciclo de oficinas de Matemática e outras Linguagens. 2015. (Outro).
FONSECA, Márcia Souza da . III Ciclo de Oficinas de Matemática. 2014. (Outro).
FONSECA, Márcia Souza da ; SILVEIRA, A. . II Ciclo de oficinas de Matemática. 2013. (Outro).
FONSECA, Márcia Souza da ; FERREIRA, A. L. A. ; SOARES, Gláucia Potenza . Ciclo de Oficinas de Matemática. 2012. (Outro).
Participação em eventos
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS. 2016. (Encontro).
VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PNAIC: a cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico. 2015. (Outra).
VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.GT 14: POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. 2015. (Outra).
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault?. 2014. (Seminário).
XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Milonga e currículo: aproximações. 2014. (Congresso).
5 SBECE e 2 SIECE.POLÍTICA CURRICULAR PARA O ENSINO POLITÉCNICO NO RS: PERSPECTIVA DE SUJEITO EM CONEXÃO COM AS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Seminário).
5 SBECE e 2 SIECE.Uma tecnologia política e a política estratégica: ajustando o currículo de Licenciatura em Matemática em tempos de diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica. 2013. (Seminário).
II Encontro PIBID UFel: socialização das aprendizagens construídas.Apresentação de trabalhos modalidade oral. 2013. (Encontro).
Relme 27.Matemáticas, currículos e subjetivações. 2013. (Outra).
VIII Congresso Internacional de Educação e III Congresso Internacional de Avaliação. PIBID Matemática: um olhar sobre experiência e formação. 2013. (Congresso).
VIII Congresso Internacional de Educação e III Congresso Internacional de Avaliação. O ensino e a pesquisa na formação inicial de professores/as: avaliando experiências do PIBID no sul e nordeste - Painel. 2013. (Congresso).
XI Encontro nacional de educação matemática.PIBID/UFPel: três olhares sobre experiência e formação. 2013. (Encontro).
11 Encontro sobre o Poder Escolar. Práticas para o ensino de matemática. 2012. (Congresso).
3ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1 Encontro Nacional PIBID-Matemática.OLHARES? REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PIBID MATEMÁTICA ? UM RELATO. 2012. (Encontro).
4 Congresso Uruguayo de Educación Matemática. À sombra dos documentos - por uma política da diferença. 2012. (Congresso).
IX ANPEDSul. NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR. 2012. (Congresso).
Pensando nas configurações curriculares de cursos de licenciatura no dia nacional da matemática.Apresentando o PIBID/Matemática/UFPel. 2011. (Seminário).
VII Congresso Internacional de Educação. Tertúlia Literária matemática. 2011. (Congresso).
VII Congresso Internacional de Educação. Tertúlia Literária Matemática. 2011. (Congresso).
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Etnomatemática e arte na construção de ladrilhos hidráulicos - aproximando saberes. 2011. (Congresso).
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Constituição do saber geométrico a partir do princípio da diferença: uma aproximação transcultural. 2010. (Congresso).
Vigésimo Cuarta Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa, RELME 24.Los tigres azules: la imposibilidad de cuantificar la educación matemática. Aproximaciones diferenciadas. 2010. (Outra).
23 Reunion latinoamericana de matematica educativa. Reconocimiento de la identidad de la variable algebraica en estudiantes brasileos y mexicanos. 2009. (Congresso).
IV Congresso nacional e internacional de ciencias en la educación media superior. Interpretación e identificación de los usos de la variable algebraica en estudiantes emxicanos e brasileos. 2009. (Congresso).
X EGEM - Encontro gaúcho de educação matemática.Sexualidade e fertilidade articulando saberes cotidianos e escolares. 2009. (Encontro).
Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2008. (Congresso).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A educação matemática ou os silêncios da história. 2008. (Encontro).
XII Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto: uma experiência em educação matemática. 2007. (Congresso).
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA: SOLIDARIEDADE E EDUCAÇÃO.IV Seminário Internacional da Região Sul. 2005. (Seminário).
III Congreso de Tertúlias Dialógicas Literárias e do I Festival Del Aprendizaje a lo Largo de la Vida y Educación de Personas Adultas. 2003. (Congresso).
V COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - I COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO. V Colóquio sobre questões curriculares - I Colóquio Luso-Brasileiro. 2002. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Educação Superior. 2001. (Simpósio).
Conferência Estadual de Educação. 2000. (Congresso).
I Encontro Nacional de Educadores/as do Ensino Fundamental dos Assentamentos de Reforma Agrária e I Encontro Estadual do Ensino Fundamental do Campo. 1999. (Encontro).
A Escola Cidadã no contexto da globalização. 1998. (Seminário).
Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos - Pedagogia's 97. Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos - Pedagogia's 97. 1997. (Congresso).
18ª Reunião Anual da ANPED. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
FONSECA, M. S.; LARA, I. C. M.; RIOS, D. F.; POZZOBON, M. C. C.. Jogos de linguagem produzidos por mulheres na ocupação do Quadrado e seus movimentos de contraconduta. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
LARA, I. C. M.; OLIVEIRA, C. J.;FONSECA, M. S.. DIFERENTES USOS DA MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DA ETNOMATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FONSECA, M. S.; DUARTE, C. G.; RIOS, D. F.; POZZOBON, M. C. C.. Jogos de Linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; LAZZARIN, M. L. L.; RIOS, D. F.; FERREIRA, A. L. A.. A Representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma Escola Especial de Pelotas/RS: um olhar sobre a matemática escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
RIOS, D. F.; VIANNA, C. A.; LEBEDEFF, T. B.;FONSECA, M. S.. O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares? A produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
OSORIO, M. R. V.;FONSECA, M. S.; MENDES, V.; OSTERMANN, F.. Professores formadores: discursos que produzem o currículo e a conduta docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; FERREIRA, A. L. A.; RIOS, D. F.; MONTOITO, R.. A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENXADRÍSTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; SILVEIRA, D. N.; PEREIRA, E. C.; ZAMPERETTI, M.. Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; DYNNIKOV, C. M. S. S.; OSORIO, M. R. V.; LOPES, A. R. L. V.. A TRADUÇÃO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DE PROJETOS VIVENCIAIS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
JELINEK, K. R.; PEREIRA, E. C.;FONSECA, M. S.. CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E ESCOLA: Como práticas no cotidiano escolar podem influenciar em resultados de avaliações externas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; OSORIO, M. R. V.; ALVES, A. M. M.; COSSIO, M. F.. OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA DA PERFORMATIVIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; WANDERER, F.; OSORIO, M. R. V.; RIOS, D. F.. A Sociedade Educativa e a subjetivação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais da Educação Básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; WANDERER, F.; NOVELLO, T.; FERREIRA, M.. Nas profundezas do mar de oportunidades: um estudo etnomatemático. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; SILVEIRA, D. N.; FRISON, L. M. B.. Traços geométricos como manifestação sociocultural: um olhar criativo sobre a volumetria local. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da; NOVELLO, T.; LORETO, A. B.. A matemática de concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma aplicação pedagógica na educação básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
OSORIO, M. R. V.;FONSECA, Márcia Souza da; ANADON, S. B.. O PANFOR na FURG e os efeitos na constituição das subjetividades das professoras pedagogas. 2014. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.
MARTINS, M. F. D.;FONSECA, Márcia Souza da. SABERES MOBILIZADOS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: BUSCANDO FIOS QUE TECEM ESTA RELAÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; BELLO, S. E. L.; VIEIRA, J. S.. Reforma Curricular no RS: As (poli)técnicas de governamento. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
VIEIRA, J. S.;FONSECA, Márcia Souza da. INOVAÇÃO E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da; LORETO, A. B.; ANGELO, C. L.. A História e O Blog na Formação Inicial do Professor de Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; BELLO, S. E. L.; VIEIRA, J. S.. PRÁTICAS CURRICULARES NO RS: As (poli)técnicas de governamento. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; SIMAO, A. M. V.; DAMIANI, M. F.; FRISON, L. M. B.. PIBID/UFPel: contribuições das oficinas para a autorregulação da aprendizagem e formação docente de matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; RODRIGUES, S. C.; NOVELLO, T.. Professores que somos, educadores que queremos ser: reflexões sobre o processo de formação inicial do professor de matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande.
FONSECA, Márcia Souza da; VIEIRA, J. S.; BELLO, S. E. L.. Políticas curriculares, matemática e subjetivação: o jogo das representações. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
MARTINS, M. F. D.;FONSECA, Márcia Souza da; RODRIGUES, C. G.; PACHECO, S. B.. Saberes mobilizados pelo professor de matemática na educação de jovens e adultos: buscando fios que tecem esta relação. 2012.
FONSECA, Márcia Souza da; FRAGA, Alex Branco; Klein, Madalena. Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza daGARCIA, Maria Manuela Alves; FRAGA, Alex Branco. A arquitetura do gênero: a construção das feminilidades através do discurso curricular e suas articulações com o espaço do recreio - banca de qualificação de projeto. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
LAURINO, D. P.; DIAS, R. O.;FONSECA, M. S.; MACHADO, C. C.. TERRITÓRIOS DO EU: emoções que habitam uma aula de Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Pranke, Amanda; FRISON, L. M. B.; SIMAO, A. M. V.;FONSECA, M. S.; BUSSOLETTI, D.; CAMARGO, S. P. H.; MORAES, M. A. C.. CONHECIMENTOS DO CONTEXTO E ESTRATÉGIAS AUTORREGULATÓRIAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA AGRÍCOLA. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
LARA, I. C. M.; WANDERER, F.;FONSECA, M. S.; DALCIN, A.. ETNOMATEMÁTICA & HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: MECANISMOS DE CONTRACONDUTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
MIRANDA, S. A.; PEREIRA, E. C.; PEREIRA, V. A.;FONSECA, M. S.; ZITKOSKI, J. J.; GALIAZZI, M. C.. ONTOLOGIA DO SER MAIS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DA PESCA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LAURINO, D. P.; MACHADO, C. C.;FONSECA, M. S.; DIAS, R. O.. AULAS DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFIA DO EMOCIONAR. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
POZZOBON, M. C. C.;FONSECA, M. S.; RIOS, D. F.; OLIVEIRA, C. J.. As matemáticas de um grupo de crianças e de adolescentes do Projeto Talentos da Vila. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; RIOS, D. F.; POZZOBON, M. C. C.; LARA, I. C. M.. Jogos de linguagem matemáticos produzidos por mulheres do Quadrado. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; RIOS, D. F.; POZZOBON, M. C. C.; DUARTE, C. G.. JOGOS DE LINGUAGEM PRATICADOS POR AGRICULTORES ORGÂNICOS EM UMA COMUNIDADE DE PELOTAS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
LOPES, A. R. L. V.; ROOS, L. T. W.;FONSECA, M. S.; POZEBON, S.; FAJARDO, R.. TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APROXIMANDO-SE DOS ANOS INICIAIS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria.
FERREIRA, M.; TAUCHEN, G.; BICCA, A. D. N.;FONSECA, M. S.. DESENHO DE MANGÁ E PAPERTOYS: A CULTURA OTAKU E A LINGUAGEM AUDIOVISUAL ARTICULANDO MATEMÁTICA E ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
RIOS, D. F.; VIANNA, C. A.; LEBEDEFF, T. B.;FONSECA, Márcia Souza da. Memória de surdos, ex-alunos da educação básica, sobre suas experiências no processo de escolarização matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; SILVEIRA, D. N.; ZAMPERETTI, M.; PEREIRA, E. C.. A Etnomatemática e o pensamento algébrico de artesãs redeiras da Colônia Z3 de Pelotas/RS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
OSORIO, M. R. V.;FONSECA, Márcia Souza da; OSTERMANN, F.. O que deseja o currículo de Licenciatura em Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça para a formação de professores?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
JELINEK, K. R.; PEREIRA, E. C.;FONSECA, Márcia Souza da. POLÍTICA CURRICULAR:Uma análise das competências e habilidades em matemática exigidas para o 9 ano do Ensino Fundamental e seus impactos na Prova Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FONSECA, M. S.; FERREIRA, A. L. A.; RIOS, D. F.; MONTOITO, R.. A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENXADRÍSTICOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, M. S.; DYNNIKOV, C. M. S. S.; OSORIO, M. R. V.; LOPES, A. R. L. V.. A RESSIGNIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DOS PROJETOS VIVENCIAIS DO EMPOL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; RIOS, D. F.; LAZZARIN, M. L. L.. A representação surda em instrumentos orientadores de práticas escolares e documentos curriculares de escolas de Pelotas?RS: um olhar sobre a matemática escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; OSORIO, M. R. V.; ALVES, A. M. M.; SILVA, J. A.. Um olhar sobre a performance de professoras de matemática formadas a partir do pacto nacional pela alfabetização na idade certa/PNAIC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; WANDERER, F.; OSORIO, M. R. V.; RIOS, D. F.. A Sociedade Educativa e a subjetivação de professores nas formas de ver e dizer a matemática nas séries iniciais da Educação Básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da; LORETO, A. B.; ANGELO, C. L.. A História e O Blog na Formação Inicial do Professor de Matemática. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; WANDERER, F.; FERREIRA, M.. CAIC E ETNOMATEMÁTICA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; SILVEIRA, D. N.; FRISON, L. M. B.. TRAÇOS GEOMÉTRICOS COMO MANIFESTAÇÃO SÓCIOCULTURAL:UM OLHAR SOBRE A VOLUMETRIA LOCAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; SILVEIRA, D. N.; FRISON, L. M. B.. Traços Geométricos como Manifestação Sociocultural: um olhar atento sobre a volumetria local. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; WANDERER, F.; NOVELLO, T.; FERREIRA, M.. CAIC e etnomatemática: uma proposta de releitura das práticas escolares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da; LORETO, A. B.; NOVELLO, T.. A matemática de concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma aplicação pedagógica na educação básica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
VIEIRA, J. S.;FONSECA, Márcia Souza da. INOVAÇÃO E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; VIEIRA, J. S.; BELLO, S. E. L.. Matemáticas, currículos e subjetivações. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas.
FERREIRA, L. V.;FONSECA, Márcia Souza da. O USO DE INSTRUMENTOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE ÂNGULOS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
BRETTAS, Luiz Alberto; FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da. A importância dos jogos na Matemática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática e Linguagem) - Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; LUZ, Arisa Araújo da; SILVA, Adalberto Freire da. O Terra Solidária no município de Planalto - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; LIMA, Salete Maria Galvan de; PEIXOTO, Tadeu. Potencialidades e dificuldades na forma de organização da Comunidade de Santa Cruz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; LIMA, Salete Maria Galvan de; PEIXOTO, Tadeu. Formas organizativas comunitárias da mulher na Comunidade de são Caetano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; FREIRE, Adalberto; PEIXOTO, Tadeu. Análise dos principais entraves que levaram as agroindústrias da rede AGRECO a encerrarem suas atividades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; SAVI, Aline; TIVIDINI, Luiz Fernando. O outro lado do êxodo: causas e conseqüências do retorno de algumas famílias da zona urbana para o seu local de origem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; DORNELES, Elizabeth. Reflexões sobre educação popular: uma experiência do centro de Educação popular - CEPO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; KNIJNIK, Gelsa; GRITTI, Silvana. A busca de alternativas para a formação dos educadores na Escola Itinerante Dandara - RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; KNIJNIK, Gelsa; GRITTI, Silvana. Relações de gênero: um processo em construção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; CODONA, Célio; GRITTI, Silvana. Como se dá o processo de formação de educadores do MAB na região sul?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FONSECA, Márcia Souza da; CODONA, Célio; GRITTI, Silvana. Evasão e permanência de educadores e educadoras após os cursos de formação da Educação de Jovens e Adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FREIRE, Adalberto; PIEVE, M. G. P.;FONSECA, Márcia Souza da. Conhecendo a Escola Estadual Deputado Carlos Santos - CIEP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
HARTMANN, A. M.;FONSECA, Márcia Souza da; KAIBER, C. T.. Concurso público de provas e títulos para professor assistente. 2013. Universidade do Pampa - campus Itaqui.
FERREIRA, A. L. A.;FONSECA, Márcia Souza da; PAULA, M. B.. Concurso público de provas e títulos para professor assistente. 2011. Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; FERREIRA, A. L. A.; BRETTAS, Luiz Alberto. Concurso público de provas e títulos para professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da; Klein, Madalena; RODRIGUES, C. G.. XV Encontro de pós-graduação. 2013. Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da. XVIII Congresso de Iniciação Científica. 2009. Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da. XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação. 2008. Universidade Federal de Pelotas.
FONSECA, Márcia Souza da. Parecerista da revista Poíesis - artículos y conferencias.. 2005. Universidade Autonoma de Queretaro.
FONSECA, Márcia Souza da. Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. 2000. Secretaria de Estado de Educação.
FONSECA, Márcia Souza da. Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. 1999. Secretaria de Estado de Educação.
FONSECA, Márcia Souza da; DULAC, Elaine. Relatórios técnicos relativos ao edital 01/99 - FAPERGS - Programa de apoio em ciências e tecnologia para subsidiar a formação de políticas públicas. 1999. Secretaria de Estado da Educação.
Orientou
Potencialidades da interdisciplinaridade para a Educação Matemática; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
NARRATIVAS PRODUZIDAS POR MULHERES DO ?QUADRADO? POR SEUS JOGOS DE LINGUAGENS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Etnomatemática na Agricultura Orgânica; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
Jogos de linguagem produzidos por mulheres na ocupação do Quadrado e seus movimentos de contraconduta; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Experiências de si: formas de fazer cotidiano em sala de aula; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Jogos de Linguagem matemáticos produzidos por uma família de agricultores orgânicos: da lavoura à feira; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A REPRESENTAÇÃO SURDA NO DISCURSO DA LEGISLAÇÃO NACIONAL E NO DISCURSO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESPECIAL DE PELOTAS/RS, COM ATENÇÃO À MATEMÁTICA ESCOLAR; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENXADRÍSTICOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Os Jogos de Linguagem Matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 de Pelotas/RS; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A TRADUÇÃO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DE PROJETOS VIVENCIAIS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
OS IMPACTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA DA PERFORMATIVIDADE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A Sociedade Educativa e a subjetivação de professores de matemática nos anos iniciais da Educação Básica; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Traços geométricos como manifestação sociocultural: um olhar criativo sobre a volumetria local; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Nas profundezas do mar de oportunidades: um estudo etnomatemático; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Reforma Curricular no RS: as (poli)técnicas de governamento; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Análises de conteúdos matemáticos no currículo dos cursos presenciais de Pedagogia em Pelotas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS A PARTIR DAS RESOLUÇÕES DE 1969 E 2006 PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
TEMPO E DISCURSO: OS LUGARES ONDE SE CONSTITUI O CONHECIMENTO MATEMÁTICO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
COMO SE DÁ O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática e Linguagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática e Linguagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
MATEMÁTICA E ARTE: UM DRIBLE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática e Linguagem) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A brincadeira na escola rural; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Avaliação participativa e emancipatória: só depende de nós?; 2006; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Porque os agricultores da Comunidade do Cruzeirinho estão praticando agricultura orgânica?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Educação Especial: um olhar para a inclusão dos alunos da Escola Estadual Carlos Santos - CIEP; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
O OLHAR DE ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA E SEUS SABERES: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES ESPAÇOS POPULARES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
MATEMÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM NA REALIZAÇÃO DE UM SONHO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SOCIAL: UM ESTUDO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
CONTANDO CAUSOS SUL-RIO-GRANDENSES ? UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Aplicações de frac-soma; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
A arte da costura: uma investigação na perspectiva etnomatemática; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Souza da Fonseca;
Produções bibliográficas
-
CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, M. S. . COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI:visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO , v. 29, p. 145-167, 2021.
-
FONSECA, LETIANE OLIVEIRA DA ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA ; QUEVEDO, JAÍNE TELLES ; CORREA, MÔNICA ROXO . A Base Nacional Comum Curricular e as formas de subjetivação do professor de Matemática. Educação e Políticas em Debate , v. 10, p. 469-481, 2021.
-
Pranke, Amanda ; FRISON, L. M. B. ; FONSECA, M. S. . Etnomatemática do contexto agrícola: elaboração e resolução de problemas de Matemática. REVEMAT , v. 15, p. 1-17, 2020.
-
CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, M. S. . Estudantes e seus Jogos de Linguagem em Aulas de Matemática: uma Análise das Experiências de si. Educação Matemática em Revista , v. 25, p. 137-152, 2020.
-
PIOVESAN, C. ; CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, L. O. ; FONSECA, M. S. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE UM CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino , v. 4, p. 115-126, 2020.
-
CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, M. S. . OS JOGOS DE LINGUAGEM E A COMPREENSÃO DE SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES DE 1 GRAU COM DUAS INCÓGNITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE , v. 7, p. 108-130, 2020.
-
DA FONSECA, LETIANE OLIVEIRA ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . Etnomatemática, jogos de linguagem e movimentos de contraconduta de mulheres no ocupar o Quadrado. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 8, p. 34-51, 2020.
-
FONSECA, L. O. ; FONSECA, M. S. . SABERES MATEMÁTICOS E RECICLAGEM: ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES. Educação Matemática em Revista , v. 24, p. 42-53, 2019.
-
FONSECA, M. S. ; OSORIO, M. R. V. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; Araujo, J.J. . A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas.. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44, p. 1-25, 2019.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, M. S. . Cultura: sujeitos e olhares sobre a cidade. Educação e Cultura Contemporânea , v. 16, p. 272-299, 2019.
-
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico: a formação matemática nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , p. 809-830, 2017.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, M. S. . DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: análise do desenho animado O Pequeno Príncipe. Revista Espaço do Currículo , v. 10, p. 542-552, 2017.
-
OSORIO, M. R. V. ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . Ajustando um currículo de licenciatura em matemática em tempos de diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica. Revista Acta Scientiae , v. 18, p. 637-648, 2016.
-
GARCIA, Maria Manuela Alves ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA ; LEITE, Vanessa Caldeira . Teoria e prática na formação de professores: a prática como tecnologia do eu docente. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 29, p. 233-264, 2013.
-
FONSECA, Márcia Souza da . O discurso filosófico na tecitura da matemática escolar. Zetetike (UNICAMP) , v. 20, p. 107-118, 2012.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; OLIVEIRA, Renata Engrácio ; PEREIRA, Gabriela Gimenes ; NORNBERG, G. . A etnomatemática da indústria de laticínios: possibilidades educativas. Revista de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia , v. 3, p. 8-12, 2011.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Sobre a matematização do mundo. Revista Iberoamericana de Educación (Online) , Madrid/Espaa, v. 35, n.7, p. 01-09, 2005.
-
FONSECA, Márcia Souza da . O discurso da mídia e a construção do novo estatuto da escola pública. Educação As Faces do Novo, Universidade de caxias do Sul, p. 201-214, 2005.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto (ensaio sobre uma experiência em Educação Matemática). Olhar de Professor (UEPG) , UEPG - Paraná, v. 8, n.1, p. 127-139, 2005.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Currículo matemático e reforma educacional: discutindo a experiência da rede pública de ensino de Porto Alegre. Curriculo e Produção de Identidades , Braga/PT, v. 1, n.1, p. 1109-1117, 2002.
-
GARCIA, Maria Manuela Alves (Org.) ; OSORIO, M. R. V. (Org.) ; FONSECA, M. S. (Org.) . Currículos e profissionalidades docentes: licenciaturas em Pedagogia e Matemática em universidades públicas gaúchas. 1. ed. São Leopoldo: Editora Oikos, 2019. 156p .
-
FONSECA, Márcia Souza da ; LORETO, A. B. (Org.) ; GIL, R. L. (Org.) . Escritas de professores - experiências de formação. 1. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2016. v. 1. 163p .
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FERREIRA, A. L. A. (Org.) . PIBID Matemática/UFPel - Narrativas de formação. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. v. 1. 103p .
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FERREIRA, A. L. A. (Org.) ; ALVES, A. M. M. (Org.) ; SILVEIRA, D. N. (Org.) ; LORETO, A. B. (Org.) . Matemáticas - Educação e Pesquisa. 1. ed. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2014. v. 1. 150p .
-
FONSECA, M. S. ; COSTA, J. B. ; Araujo, J.J. . Os saberes da Psicologia e a Pedagogia Construtivista na formação de professores de Matemática das universidades públicas gaúchas. In: GARCIA, M.M.A.; OSÓRIO, M.R.V; FONSECA, M.S.. (Org.). Currículos e profissionalidades docentes: licenciaturas em Pedagogia e Matemática em universidades públicas gaúchas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2019, v. 1, p. 111-123.
-
FONSECA, M. S. ; Araujo, J.J. ; COSTA, J. B. . Profissionalismo docente e saberes curriculares em projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática em universidades públicas do Rio Grande do Sul. In: GARCIA, M.M.A.; OSÓRIO, M.R.V; FONSECA, M.S.. (Org.). Currículos e profissionalidades docentes: licenciaturas em Pedagogia e Matemática em universidades públicas gaúchas. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2019, v. 1, p. 124-150.
-
FONSECA, M. S. ; RIOS, D. F. . O LIVRO DIDÁTICO COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Celiane Costa Machado; Denise de Sena Pinho; Eliane Corréa Pereira; Joice Rejane Pardo Maurell; Leandro da Silva Saggiomo; Liliane Silva de Antiqueira. (Org.). Formação de professores e práticas educativas: olhares e reflexões. 1ed.Porto Alegre: Editora Casaletras, 2018, v. 1, p. 71-85.
-
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, Márcia Souza da . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO FORMA DE POLÍTICA CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE. In: MURIA, J.A.; AGUIAR, M.A.S.; MOREIRA, A.F.B.. (Org.). Currículo, formação e trabalho docente. 5ed.Recife: ANPAE, 2017, v. 1, p. 940-948.
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . Práticas curriculares no RS: as (poli)técnicas de governamento. In: Loreto, A.B.; Fonseca, M.S.; Gil, R.L.. (Org.). Escritas de professores - experiências de formação. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2016, v. 1, p. 11-28.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Apresentação. In: Loreto,A.B.; Fonseca, M.S.; Gil, R.L.. (Org.). Escritas de professores - experiências de formação. 1ed.Pelotas: Editora da UFPel, 2016, v. 1, p. 5-10.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; OSORIO, M. R. V. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; COSTA, J. B. . A OFERTA DAS LICENCIATURAS PRESENCIAIS EM PEDAGOGIA, MATEMÁTICA E LETRAS NO MOVIMENTO DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES GAÚCHAS. In: AGUIAR, M.A.S.; GUIMARÃES, E.R.; MORGADO, J.C.. (Org.). Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares. 1ed.Recife: ANPAE, 2016, v. 1, p. 207-2016.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; GUIMARAES, M. . PIBID/Matemática: relatos sobre experiência e formação. In: Fonseca, Márcia Souza; Ferreira, A.L.A.. (Org.). PIBID Matemática/UFPel - narrativas de formação. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, v. 1, p. 60-71.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Apresentação. In: Fonseca, M.S.; Ferreira, A.L.A.. (Org.). PIBID Matemática/UFPel - narrativas de formação. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, v. 1, p. 5-8.
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . Tempo e discurso: os lugares onde se constitui o conhecimento matemático. In: Fonseca, Márcia Souza da; Ferreira, André Luis; Alves, Antônio Maurício Medeiros; Silveira, Denise Nascimento; Loreto, Aline Brum. (Org.). Matemáticas - Educação e Pesquisa. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2014, v. , p. 11-34.
-
ALVES, G. L. P. ; LORETO, A. B. ; FONSECA, Márcia Souza da . O ângulo reto fora do papel - as relações entre o saber escolarizado e a prática do canteiro de obras. In: Fonseca, Márcia Souza da; Ferreira, André Luis; Alves, Antônio Maurício Medeiros; Silveira, Denise Nascimento; Loreto, Aline Brum. (Org.). Matemáticas - Educação e Pesquisa. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2014, v. 1, p. 85-105.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Sexualidade, a arte de ouvir nosso corpo!. In: KRUGER, Verno. (Org.). PIBID/UFPEL: Projetos Interdisciplinares. 1ed.Pelotas: Editora Universitária - UFPel, 2011, v. 1, p. 117-175.
-
FERREIRA, A. L. A. ; SIMCH, M. R. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel: um histórico. In: Paulo José G. Gaiger; Maria das Graças G. Pinto; Sandro de castro Pitano. (Org.). Currículo e projeto pedagógico, estágio e formação continuada: olhares e reflexões. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2010, v. 1, p. 07-22.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; GRAZZIOTIN, L. S. ; RIBEIRO, Liane Ribeiro . Italianidade: entrelaçando história e memórias. In: Carla Sotero dos Santos; Dóris Bittencourt Almeida. (Org.). Educação o uno e o múltiplo. 1ed.Caxias do Sul: UDUCS Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2009, v. 1, p. 67-82.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Sobre la desmundanización de las matematicas. In: ZAPATA, Jacqueline M.. (Org.). La educación és para pensar-se. 1ed.Santiago de Queretaro/ Qro.: FUNDAp Editorial, 2008, v. 1, p. 67-88.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Crise de identidade pós-moderna e educação. Revista Presença - informativo do SINPRO-Caxias, Caxias do Sul, p. 10 - 11, 30 nov. 2006.
-
COSTA, J. B. ; FONSECA, M. S. ; Araujo, J.J. . MODOS DE FORMAR PROFESSORES ESTIMULADOS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual paulista sobre Formação de Professores, 2018, Águas de Lindóia. Anais do IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual paulista sobre Formação de Professores. São Paulo: Editora da UNESP, 2018. v. 1. p. 1-12.
-
SOARES, Gláucia Potenza ; FONSECA, M. S. . PROBLEMATIZANDO O SABER ESTATÍSTICO E SUA CURRICULARIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. In: 5a Escola de Inverno de Educação Matemática, 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do 5a Escola de Inverno de Educação Matemática 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática. Santa Maria: Editora da UFSM, 2018. p. 1031-1039.
-
PIOVESAN, C. ; CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, L. O. ; FONSECA, M. S. . CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E GEOMETRIA NÃO-EUCLIDIANA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. In: 5a Escola de Inverno de Educação Matemática, 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do 5a Escola de Inverno de Educação Matemática 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 207-2017.
-
CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, M. S. . DISCUTINDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. Anais da VIII Jornada Nacional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF, 2018. p. 1-11.
-
CONRADO, G. D. R. ; FONSECA, M. S. . EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 5a Escola de Inverno de Educação Matemática 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do 5a Escola de Inverno de Educação Matemática 13o Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM), 4o Encontro Nacional PIBID-Matemática. Santa Maria: UFSM, 2018. p. 276-285.
-
COSTA, J. B. ; Araujo, J.J. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; OSORIO, M. R. V. ; FONSECA, M. S. ; Silveira, T. M. . Expansão e Interiorização das Licenciaturas em Letras Português, Matemática e Pedagogia nas Universidades Públicas Gaúchas. In: IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO, 2017, Campinas. Anais do IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. Campinas: Editora da UNICAMP, 2017. v. 1. p. 1-17.
-
HEIDT, M. V. ; MELLO, M. S. ; DYLEWSKI, J. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . IV CICLO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA E OUTRAS LINGUAGENS: A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-10.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; RIOS, D. F. . SILÊNCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: Reflexões a Respeito de uma Publicação Gaúcha. In: XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. Anais do XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?. Natal: Editora da UFRN, 2016. v. 1. p. 1-9.
-
ROCHA, Kátia Martins ; FONSECA, Márcia Souza da . CURRÍCULO E ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São paulo. Anais do XII ENEM. São Paulo, 2016. v. 1. p. 1-12.
-
SOARES, Gláucia Potenza ; FONSECA, Márcia Souza da . Um estado da arte do trabalho interdisciplinar nos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. In: XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, Curitiba. Anais do XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Curitiba: Editora UFP, 2016. v. 1. p. 1-11.
-
SOARES, Gláucia Potenza ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . Um estado da arte do trabalho interdisciplinar nos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul. In: XX EBRAPEM, 2016, Curitiba. Anais do XX EBRAPEM. Curitiba: SBEM, 2016. v. 1. p. 1-11.
-
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, Márcia Souza da . UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE ORIENTADORES DE ESTUDOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação, 2015, Guarulhos. Anais do I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa e II II Seminário Internacional de Questões de Pesquisa em Educação. Guarulhos: UNIFESP, 2015. v. 1. p. 1-18.
-
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, Márcia Souza da . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELO PNAIC: a cultura da performatividade na organização do trabalho pedagógico. In: VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. Anais do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa: Editora da UFPE, 2015. v. 14. p. 2878-2896.
-
SOUZA, S. M. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . Educação Matemática: A criatividade como elemento motivador no ensino da Geometria. In: CUREM5 ? 5 Congreso Uruguayo de Educación Matemática, 2015, Montevidéo. Actas do CUREM5 ? 5 Congreso Uruguayo de Educación Matemática. Montevidéo: SEMUR, 2015. p. 445-451.
-
WROBLEWSKI, C. ; PEREIRA, L. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . ETNOMATEMÁTICA: NARRATIVAS SOBRE A DIFERENÇA. In: V CONGRESO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Montevidéo. Anais do V CONGRESO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Montevidéo, 2015. v. 1. p. 1-7.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . Nas profundezas do mar de oportunidades: um estudo etnomatemático. In: X ANPED Sul, 2014, Florianópolis. Anais da X ANPED Sul. Folrianópolis: Editora da UDESC, 2014. p. 1-19.
-
XAVIER, B. F. ; FONSECA, Márcia Souza da . OLHAR DE ESTUDANTES SOBRE A ESCOLA E SEUS SABERES: UMA ANÁLISE EM DIFERENTES ESPAÇOS POPULARES. In: Matemática na escola - Seminário comemorativo dos10 anos do PPGEMAT, 2014, Porto Alegre. Seminário comemorativo dos10 anos do PPGEMAT. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014. p. 1-10.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FELIX, A. M. . Milonga e currículo: aproximações. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Anais do XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Braga: Editora da Universidade do Minho, 2014.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; OSORIO, M. R. V. . Uma tecnologia política e a política estratégica: ajustando o currículo de Licenciatura em Matemática em tempos de diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica. In: 5 SBECE e 2 SIECE, 2013, Canoas/RS. Anais do 5 SBECE e 2 SIECE. Canoas: ULBRA, 2013.
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . POLÍTICA CURRICULAR PARA O ENSINO POLITÉCNICO NO RS: PERSPECTIVA DE SUJEITO EM CONEXÃO COM AS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE. In: 5 SBECE e 2 SIECE, 2013, Canoas/RS. 5 SBECE e 2 SIECE. Canoas: ULBRA, 2013.
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . LADRILHOS HIDRÁULICOS - APROXIMANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevidéo. Actas del VII CIBEM. Montevidéo, 2013. p. 3636-3643.
-
Massena, Elisa Prestes ; FONSECA, Márcia Souza da ; FABRIS, E. H. ; DAL?IGNA, M. C. . O ensino e a pesquisa na formação inicial de professores/as: avaliando experiências do PIBID no sul e nordeste - Painel. In: VIII Congresso Internacional de Educação e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado/RS. Anais do VIII Congresso Internacional de Educação e III Congresso Internacional de Avaliação. São Leopoldo/RS: UNISINOS, 2013.
-
SOUZA, S. M. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL DE PELOTAS. In: XV ENPÓS, 2013, Pelotas/RS. Anais do XV ENPÓS. Pelotas/RS: Editora da UFPel, 2013.
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR. In: IX ANPEDSul, 2012, Caxias do Sul. Anais da IX ANPEDSul. Caxias do Sul, 2012. p. 01-06.
-
GUIMARAES, M. ; FONSECA, Márcia Souza da . Olhares...reflexões sobre as experiências no PIBID Matemática - um relato. In: III Escola de Inverno de Educação Matemática e I Encontro nacional do PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria. Anais da III Escola de Inverno de Educação Matemática e I Encontro nacional do PIBID-Matemática. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012. v. 1.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FERREIRA, A. L. A. . Etnomatemática e arte na construção de ladrilhos hidráulicos - aproximando saberes. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife/PE. Anais XIII CIAEM. Recife: Comitê Interamericano de Educação Matemática, 2011. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . Tertúlia Literária Matemática. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação. São leopoldo: Casa Leiria, 2011. p. 1-10.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; Pranke, Amanda ; Heling, Gabriela Iven ; ROCHA, Kátia Martins . Matemática e interdisciplinaridade no Ensino Médio: experienciando possibilidades no projeto PIBID/UFPel. In: XIII CIAEM, 2011, Recife. Anais do XIII CIAEM, 2011. p. 1-9.
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . A LINGUAGEM COMO DESCONSTRUÇÃO DAS TRÊS VERDADES MATEMÁTICAS. In: XIII Encontro de pós-graduação, 2011, Pelotas. Anais Enpos 2011. Pelotas: UFPel, 2011. p. 1-4.
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . Concepções metodológicas no Laboratório de Ensino de Matemática. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; PINEDA, Andrea López ; FERREIRA, A. L. A. ; Moreno, Beatriz . Constutuição do saber geométrico a partir do princípio da diferença. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas/RS. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas/RS, 2010.
-
Pranke, Amanda ; Heling, Gabriela Iven ; Silva, Kelly Lopes Griebler ; FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . PRÁTICAS DIFERENCIADAS DE APRENDIZAGEM: O SABER MATEMÁTICO SOB UM NOVO OLHAR. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. v. 1. p. 1-5.
-
PINEDA, Andrea López ; FONSECA, Márcia Souza da ; Moreno, Beatriz . Reconocimiento de la identidad de la variable algebraica en estudiantes brasilenos y mexicanos. In: Reunion latinoamericana de matemática educativa, 2009, Santo Domingo. Comité Latinoamericano de matemática educativa, 2009. v. 23.
-
FONSECA, Márcia Souza da . A educação matemática ou os silêncios da história. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: edipucrs, 2008. v. 1. p. 1-13.
-
FONSECA, Márcia Souza da . O Discurso flosófico na tecitura da matemática escolar. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis/SC. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Costurando nossos retalhos ponto-a-ponto: uma experiência em educação matemática. In: XII Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2007, Querétaro. Investigación internacional en educación matemática. México: Edebé, 2007.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Parâmetros Curriculares Nacionais: uma geometria para o currículo. In: VIII Congresso Galaico-portugues de Psicopedagogia, 2005, Braga. Anais do VIII Congresso Galaico-portugues de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.
-
FONSECA, Márcia Souza da . Currículo matemático e reforma educacional: discutindo a experiência da rede pública de ensino de Porto Alegre. In: V Colóquio sobre questões curriculares (I Colóqio Luso-Brasileiro), 2002, Braga. Currículo e Produção de Identidades. Braga: Centro de Investigação em Educação/ Universidade do Minho, 2002. v. 1. p. 1109-1117.
-
FONSECA, Márcia Souza da ; BRAIGHI, Daisy ; KOCH, Heloisa Orsi ; OLIVEIRA, Antonio Castellan de ; SOUZA, Valdemarina Bidone de Azevedo e . A interdisciplinaridade em uma perspectiva dialética. In: Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos, 1997, Havana. Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos - Pedagogia's 97, 1997.
-
FONSECA, L. O. ; RODEGHIERO, A. ; MARQUEZ, F. G. ; MORAES, G. C. ; SILVEIRA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: COMO A TEORIA ESTA SENDO COLOCADA EM PRÁTICA. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2014, Pelotas. nais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2014.
-
BORCHARDT, T. T. ; FONSECA, Márcia Souza da . Formação matemática em cursos de Pedagogia em dois tempos: um estudo. In: X ANPED Sul, 2014, Florianópolis. Anais da X ANPED Sul. Folrianópolis: Editora da UFSC, 2014. p. 1-5.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . Etnomatemática: uma proposta de ação pedagógica no processo de releitura das práticas escolares. In: XV ENPÓS, 2013, Pelotas/RS. Anais do XV ENPÓS. Pelotas/RS: Editora da UFPel, 2013.
-
BORCHARDT, T. T. ; FONSECA, Márcia Souza da . FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO. In: XV ENPÓS, 2013, Pelotas/RS. Anais do XV ENPÓS. Pelotas/RS: Editora da UFPel, 2013.
-
MORAES, G. C. ; LUPI, M. E. A. ; OLIVEIRA, M. G. ; FONSECA, Márcia Souza da . APRENDER CONTEXTUALIZANDO. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2013, Pelotas. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2013.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . CAIC e Etnomatemática: Uma proposta de ação pedagógica no processo de releitura das práticas escolares. In: XV Encontro de pós-graduação - Mostra de Produção Universitária da FURG, 2013, Rio Grande. Anais do Mostra de Produção Universitária - MPU/FURG 2013. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
-
DOMINGUES, M.F. ; FONSECA, M. S. ; CABRERA, L.C. . Desvendando o Mundo de Escher por uma Perspectiva de Educação Matemática Crítica.. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2017, Pelotas. Anais do XXVI Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: Editora da UFPel, 2017. v. 1. p. 1-4.
-
Ludtke, Emanoele ; Jacobsen, Daniela Renata ; FONSECA, Márcia Souza da . A Etnomatemática no cultivo do arroz. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
Heling, Gabriela Iven ; FONSECA, Márcia Souza da . GEOGEBRA: UMA POSSIBILIDADE PARA TRABALHAR AS FUNÇÕES QUADRÁTICAS. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
FONSECA, M. S. ; OSORIO, M. R. V. ; GARCIA, Maria Manuela Alves ; Araujo, J.J. . A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas. EDUCAÇÃO (UFSM) , 2018.
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, M. S. . A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIOCULTURAL: EXPERIÊNCIA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Matemática em Revista , 2018.
-
COSTA, J. B. ; Araujo, J.J. ; FONSECA, M. S. . Os Saberes Da Psicologia E A Pedagogia Construtivista Na Formação De Professores De Matemática Das Universidades Públicas Gaúchas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . Apresentação do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA . Tendências no ensino e na pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, Márcia Souza da . Currículo e Educação Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, Márcia Souza da . Desafios das políticas para formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FELIX, A. M. . Milonga e currículo: aproximações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FELIX, A. M. ; BORCHARDT, T. T. . Matemáticas, currículos e subjetivações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; FERREIRA, A. L. A. . Ladrilhos hidráulicos pelotenses ? aproximando cultura e educação matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; GUIMARAES, M. ; BORCHARDT, T. T. . PIBID/UFPel: três olhares sobre experiência e formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . Matemática e cotidiano: um diálogo possível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Massena, Elisa Prestes ; FONSECA, Márcia Souza da ; FABRIS, E. H. ; DAL?IGNA, M. C. . O ensino e a pesquisa na formação inicial de professores/as: avaliando experiências do PIBID no sul e nordeste - Painel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, Márcia Souza da . PIBID Matemática: um olhar sobre experiência e formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIMARAES, M. ; FONSECA, Márcia Souza da . OLHARES? REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PIBID MATEMÁTICA ? UM RELATO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FELIX, A. M. ; FONSECA, Márcia Souza da . À sombra dos documentos - por uma política da diferença. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . Tertúlia Literária Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . Etnomatemática e arte na construção de ladrilhos hidráulicos - aproximando saberes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; PINEDA, Andrea López ; FERREIRA, A. L. A. ; Moreno, Beatriz . Constituição do saber geométrico a partir do princípio da diferença: uma aproximação transcultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, A. L. A. ; FONSECA, Márcia Souza da . Concepções metodológicas no laboratório de ensino de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, R. T. T. ; MELLO, J. T. ; FONSECA, Márcia Souza da . Sexualidade e fertilidade - articulando saberes cotidianos e escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FONSECA, Márcia Souza da . Sobre la matematización del mundo y el pensamiento etnomatemático. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, Márcia Souza da . Pensando sobre currículo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FONSECA, Márcia Souza da . Currículo e Etnomatemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VIEIRA, J. S. ; FONSECA, M. S. . A justiça curricular nas atuais políticas educativas e curriculares. Porto Alegre: Sulina, 2018. (Tradução/Outra).
-
VIEIRA, J. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . Natureza do trabalho docente. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010 (Verbete).
-
FONSECA, Márcia Souza da ; MAZZOCHI, Nílcia ; EDELWEIS, Karen ; GAUER, Gustavo . Desenvolvimento Sustentável I e II; Higiêne e Tecnologia de Alimentos; Gestão e Gerenciamento de Empreendimentos I, II, III; Informática. Porto Alegre: Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - Projeto Integrar/RS, 1997 (Cadernos Pedagógicos).
Outras produções
FONSECA, Márcia Souza da . 11 Encontro sobre o Poder Escolar. 2012.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). 2011.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Educação (PUCRS). 2011.
ROCHA, Kátia Martins ; FONSECA, M. S. . Percepções sobre narrativas de professores que ensinam matemática em uma Escola de Educação Especial para surdos. 2018.
MARQUES, B. M. ; FONSECA, M. S. . JOGANDO XADREZ E CRIANDO PROBLEMAS DE XEQUE-MATE. 2018.
WROBLEWSKI, C. ; FONSECA, M. S. . Os Jogos de Linguagem matemáticos de Artesãs Redeiras da Colônia de Pescadores Z3 ? Pelotas/RS. 2018.
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, M. S. . ORIENTADORES DE ESTUDOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA. 2016.
BORCHARDT, T. T. ; FONSECA, M. S. . A SOCIEDADE EDUCATIVA E A SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015.
SILVA, J. R. ; FONSECA, M. S. . NAS PROFUNDEZAS DO MAR DE OPORTUNIDADES: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO. 2014.
FELIX, A. M. ; FONSECA, M. S. . Análise dos Projetos Vivenciais do Colégio Estadual Getúlio Vargas ? As Práticas de si. 2013.
SOUZA, S. M. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . Estudos Volumétricos. 2013.
FONSECA, M. S. . 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 13 Encontro Gaúcho de Educação Matemática e 4ª Encontro Nacional do PIBID-Matemática. 2018.
FONSECA, M. S. . Revista Imagens da Educação. 2018.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Imagens da Educação. 2017.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Imagens da Educação. 2016.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Cadernos de Educação. 2015.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Unopar Científica Ciências Humanas e Educação. 2015.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Imagens da Educação. 2015.
FONSECA, MÁRCIA SOUZA DA ; RIOS, D. F. ; ALVES, R. S. . Programa de pós-graduação em Educação Matemática. 2015.
FONSECA, Márcia Souza da . X ANPED Sul. 2014.
FONSECA, Márcia Souza da . VII Congresso Luso brasileiro sobre Currículo. 2014.
FONSECA, Márcia Souza da . XVIII Encontro de pós-graduação da UFPel. 2014.
FONSECA, Márcia Souza da . Imagens da Educação. 2014.
FONSECA, Márcia Souza da . XVII Encontro de pós-graduação da UFPel. 2013.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Brasileira de Educação. 2012.
FONSECA, Márcia Souza da . IX ANPEDSul. 2012.
FONSECA, Márcia Souza da . X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso-brasileiro sobre currículo. 2012.
FONSECA, Márcia Souza da . Revista Brasileira de educação. 2012.
PEREIRA, Gabriela Gimenes ; FONSECA, Márcia Souza da . Os labirintos da matemática: estudo de caso. 2011.
OLIVEIRA, Renata Engrácio ; FONSECA, Márcia Souza da . Explorando funções com auxílio do Geogebra: um estudo de caso. 2011.
SASSI, J. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . Perfil conceitual: uma análise sobre os conhecimentos prévios dos alunos referentes às plantas. 2010.
GOBBI, Cristiane Costa ; FONSECA, Márcia Souza da . A biologia no ensino médio: investigando a relação entre conhecimentos prévios e apropriação de saberes escolares. 2010.
FONSECA, Márcia Souza da . XVIII Congresso de Iniciação Científica. 2009.
FERREIRA, P. F. ; FONSECA, Márcia Souza da . ORIENTADORES DE ESTUDOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - produto educativo).
SOUZA, S. M. S. ; FONSECA, Márcia Souza da . Estudos Volumétricos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educativo).
SILVA, J. R. ; FONSECA, Márcia Souza da . Um novo olhar sob a prática pedagógica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educativo).
GARCIA, Maria Manuela Alves ; OSORIO, M. R. V. ; FONSECA, Márcia Souza da ; FINOQUETO, L. C. ; ANADON, S. B. ; LEITE, V. C. ; MACIEL, P. ; PEREIRA, J. C. ; MASCARENHAS, A. G. ; MORAES, F. ; VIEIRA, N. F. . TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTOS DA REFORMA EM CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UFPEL. 2012. (Relatório de pesquisa).
FONSECA, Márcia Souza da ; GRAZZIOTIN, L. S. ; SAYAO, S. . X da questão. 2007.
FONSECA, Márcia Souza da . Oficina de Matemática. 2002 (Oficina Pedagógica) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2020
Estudos sobre currículo e etnomatemática, Descrição: O presente projeto, que envolve acadêmicos dos Cursos do Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, objetiva compreender diferentes manifestações culturais produzidas por comunidades de Pelotas e Região da Costa Doce, no que se relaciona aos saberes matemáticos; diferentes Etnomatemáticas e sua aproximação com a matemática escolar nas séries finais do EF. Busca, também, analisar como a matemática escolar vem sendo tratada no Ensino Médio, em contexto de interdisciplinaridade e, se e como as manifestações culturais das comunidades são recuperadas e valorizadas no trabalho educativo. Teremos como suporte teórico estudos do campo do Currículo, Etnomatemática e Interdisciplinaridade. Buscaremos junto aos documentos curriculares oficiais para Educação Básica e aos documentos escolares entender os processos de organização escolar e do trabalho pedagógico e propor outras possibilidades de trabalho que se aproximem às diferentes Etnomatemáticas dos grupos observados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Coordenador / Letiane Oliveira da Fonseca - Integrante / gabriela Dutra Rodrigues Conrado - Integrante / Caliandra Piovesan - Integrante., Número de orientações: 3
-
2015 - 2019
Formação Inicial de Professores em Universidades do Estado do Rio Grande do Sul (RS): Currículos, Formas de Profissionalismo e Identidades Docentes, Descrição: A pesquisa tem como tema as formas de profissionalismo e as identidades docentes que estão sendo estimuladas pelos currículos de licenciatura para a formação dos professores da Educação Básica de 55 cursos de licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras, habilitação Português, e licenciatura em Matemática, modalidade presencial, de um total de 19 instituições universitárias do estado do RS, públicas e privadas, que atualmente recobrem as sete mesorregiões do Estado. O estudo tem como objetivo geral traçar um diagnóstico da situação atual do campo da formação inicial de professores nas três áreas de conhecimento indicadas, com a finalidade de verificar, em um nível ao mesmo tempo regional e local, os efeitos das políticas curriculares oficiais na emergência de novas formas de profissionalismo e identidades docentes. Tem-se como objetivos específicos: analisar as normativas legais da reforma dos cursos de licenciatura do início da década de 2000 a fim de identificar as formas de profissionalismo e a identidade profissional proposta pelas políticas oficiais para a formação inicial de professores no Brasil; analisar os projetos pedagógicos dos cursos que serão objetos da pesquisa verificando em que medida as mudanças trazidas pelas novas políticas de formação de professores impactam a organização dos currículos e as formas de profissionalismo e profissionalidade emergente nesses cursos; analisar o perfil profissional que fundamenta o currículo dos cursos investigados; as competências e habilidades propostas no curso da formação das licenciaturas investigadas; analisar a organização dos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nesses diferentes cursos, suas tipologias, distribuição no tempo e relações no currículo; identificar Programas, Projetos institucionais de cooperação/integração com o sistema de ensino de Educação Básica em desenvolvimento nos cursos e que sejam parte constitutiva do processo de formação inicial; e, por último, analisar as relações que esses Programas mantêm com os currículos e com a construção da identidade profissional dos futuros mestres. Do ponto de vista metodológico a proposta deste estudo pode ser denominada de multimétodo, pois pretende utilizar tanto uma abordagem metodológica de pesquisa de cunho qualitativo, como a análise documental, como de cunho quantitativo, a realização de um survey. O estudo se desenvolverá através de dois movimentos ou fases fundamentais. Uma primeira fase de análise documental, que terá como fonte de dados os documentos da legislação curricular oficial e os projetos pedagógicos, além dos currículos dos cursos investigados; e uma segunda fase que prevê a aplicação de um questionário estruturado (a realização de um survey) com os coordenadores dos cursos a serem investigados. Os dados obtidos através desses procedimentos constituirão uma base de dados que será analisada por meio de dois softwares NVIVO 10 e SPSS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Integrante / Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Mara Rejane Vieira Osório - Integrante / Patrícia de Faria Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2019
Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas (1890 e 1970), Descrição: Durante as tratativas de localização e disponibilização dos acervos documentais do Colégio Pelotense e do Félix da Cunha (RIOS, 2013), fizemos contato com vários ex-alunos e professores do Estado que sinalizaram para uma vasta possibilidade de instituições e personagens que participaram dos processos de circulação e apropriação de modelos e práticas de ensino de matemática nos diversos níveis de ensino, desde a escola primária até o ensino superior, durante o século XX e que ainda não foram analisadas historicamente. O presente projeto pretende ampliar a identificação de instituições e personagens que estiveram ligados ao ensino de matemática durante o século XX (quando da Proclamação da República, a partir da criação dos "grupos escolares" até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos) no Rio Grande do Sul. Essa identificação priorizará estabelecer relações entre a circulação de modelos e práticas relacionadas ao ensino de matemática que estiveram em voga no país e no estado e como estas foram apropriadas pelos personagens e instituições identificadas. Pretende-se ainda identificar e analisar a existências de redes de colaboração entre esses sujeitos e suas instituições visando a implementação de propostas educacionais a que tiveram acesso e que circularam no contexto educacional gaúcho no período. Para o cumprimento dessa proposta, pretende-se localizar documentos institucionais e pessoais referentes a tais processos (tanto de professores quanto de alunos), além de rastrear, em alguns periódicos que circularam no estado, menções a práticas educativas de matemática e circulação de modelos mais amplos. Pretende-se, por fim, recorrer à História Oral em busca de outras fontes para a realização da análise aqui proposta, uma vez que, em função das políticas públicas de preservação do nosso patrimônio cultural (particularmente, da memória educacional) que admitiram ou, mesmo, orientaram um descarte generalizado dos documentos relacionados às práticas de ensino, suporte para o registro da memória institucional (em especial, os de matemática), comprometeu-se a memória institucional e, consequentemente, produziu um desafio adicional às pesquisas que pretendam tomar fontes dessa natureza para realização de suas análises. Referência citada: RIOS, D. F. A modernização da matemática em instituições escolares de Pelotas-RS (1950-1979). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Integrante / Diogo Franco Rios - Coordenador.
-
2013 - Atual
O LUGAR DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: IMPACTOS DAS REFORMAS CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA E NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: A presente pesquisa objetiva analisar os discursos oficiais para a educação básica, na área de matemática e as novas diretrizes para formação inicial dos professores ? licenciaturas e pedagogia licenciatura ?, tendo como foco o saber-fazer da formação inicial e os saberes da prática docente. Em conjunto buscamos problematizar os modos como os currículos reformados para a educação básica aproximam o saber-fazer da prática docente com o conhecimento matemático, as re-significações operadas pelos professores e seus impactos nas formas de subjetivação e na identidade profissional docente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Coordenador / Adriani Melo Félix - Integrante / Thiago Tavares Borchardt - Integrante / Izabel Moraes Caldeira - Integrante / Patrícia de Faria Ferreira - Integrante., Número de orientações: 3
-
2009 - 2011
TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTOS DA REFORMA EM CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UFPEL, Descrição: Pretende-se com este estudo de inspiração etnográfica, investir na análise da legislação e em observações do currículo em ação, tendo como foco a Prática como Componente Curricular, a fim de problematizar os modos como a reforma e os currículos vêm tratando a questão da relação teoria e prática na constituição dos saberes e da identidade profissional dos docentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Integrante / Maria Manuela Alves Garcia - Coordenador / Leila Cristiane Finoqueto - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante / Vanessa Caldeira Leite - Integrante / Patrícia Maciel - Integrante / Mara Rejane Vieira Osório - Integrante / Nitéri Ferreira Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2009 - 2010
O sentido das palavras na aprendizagem matemática, Descrição: A pesquisa tem por objetivo entender as diferentes formas de manifestação da matemática escolar na vida de alunos do Ensino Fundamental e Médio, seus gostos, interesses, necessidades, a partir das diferentes falas que circulam na escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Coordenador / Rosana dos Santos - Integrante.
-
2006 - 2009
El dominio del Principio de Identidad. DIiversas interpretaciones de estudiantes de bachillerato brasileos y mexicanos a expresiones algebraicas., Descrição: La intención del presente trabajo de investigación es abrir la discusión sobre la pertinencia de los contenidos matemáticos incluidos en el currículo escolar de bachillerato en ambos países. Así mismo pretende proporcionar a los profesores de matemáticas algunos elementos de análisis para ampliar la perspectiva de su práctica docente, revalorando tanto su quehacer como el de sus estudiantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Integrante / Andrea López Pineda - Coordenador.
-
2002 - 2002
A cultura alimentar da comunidade guaporense e o quanto se trabalha para comer, Descrição: Esta pesquisa partiu de uma idéia de educação multicultural e interdisciplinar na busca de fortalecimento dos saberes matemáticos, marcados pela diversidade cultural existente nas zonas urbana e rural do município de Guaporé. Para tanto, pesquisamos a cultura alimentar da comunidade - seus hábitos e costumes, relacionada com os gastos despedidos nesta alimentação, discutindo possibilidades de trabalho com a matemática num determinado contexto sócioeconômico e cultural. Buscamos, assim, uma proposta de ensino que reconheça e respeite os diferentes estilos de aprendizagem, subordinando os conteúdos programáticos à cultura local. Este trabalho, buscou um novo olhar sobre o ensinar e aprender matemática. De posse de dados sobre a cultura alimentar do povo guaporense e do conhecimento da riqueza desta realidade, trabalhamos conceitos, numa abordagem etnomatemática, onde as áreas do saber se relacionam e se fundem nos possibilitando nelas incursionar/excursionar, dando liberdade às nossas construções. Nos contatos com as famílias percebemos que a diversidade de hábitos alimentares está bastante relacionada ao poder aquisitivo, necessidades básicas e preferências pessoais da comunidade; que a população de menor renda tem dificuldade de manter uma alimentação balanceada e que a maioria gasta mais da metade do seu salário com alimentação. Observamos, também, que a maior parte das famílias ainda conserva os hábitos alimentares originados da sua descendência italiana. Em educação, dentro de uma perspectiva que contemple o cotidiano do educando e a interdisciplinaridade nos currículos escolares, trabalhar com dados reais e significativos permite dar sentido e condições de conhecer e intervir na realidade social em que se vive.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcia Souza da Fonseca - Coordenador / Flávia Marcolina - Integrante.
Prêmios
2010
Professora Paraninfa, CLM/IFM/UFPel.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matemática. , Campus Universitário, s/nº, 96010-900 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 354, Telefone: (53) 32757346, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2014
Instituto Federal de Educação Tecnológica Sul Riograndense/PelotasVínculo: , Enquadramento Funcional:
2008 - Atual
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2016
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo e Educação Matemática no Brasil, Currículo e Ensino, Matemática e suas metodologias
-
05/2016
Direção e administração, Instituto de Física e Matemática.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação Matemática.
-
03/2011
Ensino, Estudos Matemáticos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociedade, educação matemática e experimentação curricular, Teorias Curriculares, Seminário de Conclusão de Curso
-
01/2010
Direção e administração, Instituto de Física e Matemática.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Especialização em Estudos Matemáticos.
-
09/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física e Matemática, Instituto de Física e Matemática.,Atividade realizada, Coordenação sub-projeto matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência/PIBID.
-
09/2008
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Matemática no Brasil, Estágio em Matemática I, Iniciação à Pesquisa na Ensino de Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática II, Laboratório de Ensino de Matemática III, Laboratório de Ensino de Matemática IV, Pré Cálculo, Trabalho de Campo I
-
08/2012 - 07/2016
Ensino, Mestrado profissinal em Ensino de Ciências e Matem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, mídias e educação, Matemática e suas Metodologias, S.A. Variações filosóficas sobre o tema da experiência, Currículo e Ensino, S.A. Cultura Local e Educação Matemática
-
09/2010 - 03/2012
Extensão universitária , Instituto de Física e Matemática.,Atividade de extensão realizada, Novos talentos: atividades extra-curriculares em matemática.
-
02/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Instituto de Física e Matemática.,Atividade de extensão realizada, Projeto Sexualidade, a arte de ouvir nosso corpo, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes.
2001 - 2008
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Atividades
-
04/2008 - 12/2008
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Olhares sobre a Matemática na Educação Infantil
-
05/2008 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de História.
-
03/2008 - 08/2008
Ensino, Especialização Permanente em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cultura, Currículo e Identidade
-
01/2008 - 08/2008
Outras atividades técnico-científicas , Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa, Pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa.,Atividade realizada, Coordenação específica da ênfase em Cultura, Memória e Identidade do Curso de Especialização Permanente em Educação.
-
03/2001 - 08/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I, História da Educação I, Metodologia do Ensino Fundamental, PPP do ensino de Ciências para as séries iniciais do ensino fundamental, PPP do ensino de Matemática para a Educação Infantil I, PPP do ensino de Matemática para Educação Infantil II, PPP do ensino de Matemática para series inicias do ensino fundamental I, PPP do ensino de Matemática para séries inicias do ensino fundamental II
2005 - 2008
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2007 - 04/2008
Ensino, Programa Especial Formação Pedagógica para Docente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Fundamentos Antropológicaos e Sócio-históricos da Educação
-
04/2005 - 04/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Matemática: conteúdo e método, Estágio em anos iniciais - EJA, Estágio em anos iniciais anos iniciais - crianças, Filosofia da Educação, Projeto Pedagógico, Teorias do Currículo, Trabalho de Conclusão I, Trabalho de Conclusão II
-
08/2005 - 04/2007
Ensino, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração e Análise de Projetos, Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão
2006 - 2010
Universidad Autonoma de QueretaroVínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 24
2006 - 2006
Universidad Autonoma de QueretaroVínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2006 - 02/2006
Ensino, Doutorado Em Psicologia e Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Especializado "Sobre la desmundanización de las matemáticas"
1998 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: professora contratada, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Séries Iniciais II, Prática de Ensino em Séries Iniciais I
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Licenciatura Em Ciencias e Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática para Séries Iniciais
1984 - 1994
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas RSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1984 - 04/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
1998 - 1998
Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da AlimentaçãoVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Atividades
-
01/1998 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Projeto Integrar.,Serviço realizado, Coordenação pedagógica estadual.
1999 - 2000
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
04/1998 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.,Serviço realizado, Forum interdisciplinar por níveis e modalidades de ensino.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Souza da Fonseca e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?