Geraldo Tadeu da Silva Thiesen

Doutorando em Engenharia no PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Mestre em Engenharia no PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Engenheiro Mecânico graduado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). Pesquisas atuantes nos seguintes temas: Metalurgia do pó, Projeto de matrizes, Metal duro e Materiais Cerâmicos.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Lirio Schaeffer
Coorientador: Vinicius Martins.

Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio suporte em filtro biológico percolador.,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Professor Ing. Lírio Shaeffer
Coorientador: Professor Vinícius Martins. Palavras-chave: meio suporte; metalurgia do pó; cinza de termelétrica; sinterização.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Cerâmicos. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Metalurgia; Extração de Carvão Mineral.

Graduação em Engenharia Mecânica

2010 - 2014

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR.
Orientador: Professor Vinícius Martins

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Tratamento de Não-Conformidades. (Carga horária: 8h). , REDE METROLÓGICA - RS, RMRS, Brasil.

2018 - 2018

5º ENLAR 2018 | ENCONTRO DE LABORATÓRIOS DA REDE METROLÓGICA RS. (Carga horária: 8h). , REDE METROLÓGICA - RS, RMRS, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Estimativa da Incerteza de Medição para Laboratórios de Ensaios e. (Carga horária: 24h). , REDE METROLÓGICA - RS, RMRS, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios segundo a NBR ISO. (Carga horária: 16h). , REDE METROLÓGICA - RS, RMRS, Brasil.

2017 - 2018

Tratamento de Esgotos Domésticos. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2017 - 2017

Qualidade, saúde, meio ambiente e segurança (QSMS) em estações de tratament. (Carga horária: 16h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento em forjamento - Introdução ao Processo. (Carga horária: 7h). , Fundação Luiz Englert, FLE, Brasil.

2015 - 2015

Corte/ Dobra / Repuxo- Estampagem de chapa metálicas. (Carga horária: 7h). , Fundação Luiz Englert, FLE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento - 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE. UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR EM PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES.. 2017. (Congresso).

36° SENAFOR ? 6ª Conferência Internacional de Metalurgia do Pó ? Brasil/RS 12º Encontro de Metalurgia do Pó. APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR.. 2016. (Congresso).

IV INOVTEC - Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul.APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR.. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Cristiano Milke

SCHAEFFER, L.; MARTINS, V.; BERNARDES, A. M.; VERNEY J. C. K.;MILKE, E. C.. Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio suporte em filtro biológico percolador. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José carlos Krause de verney

BERNARDES, A. M.;VERNEY, J. C. K.; MILKE, E.C.;SCHAEFFER, L.; MARTINS, V.. Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio suporte em filtro biológico percolador. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andrea Moura Bernardes

MILKE, E.; VARNEY, J. C.; MARTINS, V.; SCHAEFFER, L.;Bernardes, Andrea Moura. Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sintyerizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio de suporte em filtro biológico percolador. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vinícius Martins

Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio suporte em filtro biológico percolador; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Vinícius Martins

Utilização de compósito de cinza pesada e ferro, obtidos por metalurgia do pó para utilização como meio suporte de biofilme em filtro biológico percolador; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Vinícius Martins;

Lírio Schaeffer

Influência da cinza pesada e do pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados como meio suporte em filtro biológico percolador; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . Compósitos de cinza pesada e ferro como meio suporte de biofilme em filtro biológico percolador em pós-tratamento de efluentes. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 7155-7171, 2019.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; THIESEN, G. T. S. . Compósitos de cinza pesada e ferro como meio suporte de biofilme em filtro biológico percolador em pós-tratamento de efluentes. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 7155-7171, 2019.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . Compósitos de cinza pesada e ferro como meio suporte de biofilme em filtro biológico percolador em pós-tratamento de efluentes. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 7155-7171, 2019.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . USO DE COMPÓSITOS DE CINZA E FERRO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO. HYDRO (SÃO PAULO) , v. 136, p. 28-31, 2018.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . Compósito sinterizado para meio suporte em filtro biológico percolador:Cinza pesada e pó de ferro em compósitos sinterizados obtidos por metalurgia do pó e aplicados no tratamento de esgotos. 1. ed. Riga - Letônia: Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2018.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR EM PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES. In: XXI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento - 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, 2017, Campinas. Trabalhos ASSEMAE, 2017. p. 267-281.

  • THIESEN, G. T. S. ; SCHAEFFER, L. ; MARTINS, V. . APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR.. In: 36º SENAFOR? 12º Encontro Nacional de Metalurgia do Pó / 6ª Conferência Internacional de Metalurgia do Pó, 2016, Porto Alegre. APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR., 2016.

  • THIESEN, G. T. S. ; MARTINS, V. ; SCHAEFFER, L. . APLICAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO, OBTIDOS VIA METALURGIA DO PÓ, PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR.. In: IV INOVTEC - Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul, 2015, Sapucaia do Sul. IV INOVTEC. Sapucaia do Sul: Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul, 2015. v. 4.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Utilização de compósitos de cinza pesada e ferro, obtidos via metalurgia do pó, para utilização como meio suporte de biofilme em filtro biológico percolador., Descrição: utilização da cinza pesada de termoelétrica na fabricação de um Compósito Cerâmica Metal (CCM), com cinza pesada e 10% de ferro puro sinterizado (Cz-10Fe), obtido por metalurgia do pó e testou seu potencial de aplicação como meio suporte para biofilme em filtro biológico percolador, no pós-tratamento de efluentes. Foram realizados estudos com os principais componentes da cinza, tais como a sílica (SiO2) e a alumina (Al2O3) para avaliação da interação dos mesmos com o ferro e avaliação de suas propriedades mecânicas sob influência da variação dos percentuais de ferro e da temperatura de sinterização. Para a fabricação do compósito, foi utilizada cinza com maior tamanho de partícula, com 2 horas de moagem, a fim de obter um material altamente permeável e que possa proporcionar o desenvolvimento de microrganismos na sua superfície e em seu interior, formando micro-reatores para oxidação da matéria orgânica presente nos efluentes. O compósito tem adição de 10% de ferro puro em pó, visando melhorar as propriedades mecânicas do material cerâmico. A sinterização foi realizada em forno resistivo e atmosfera de controle com argônio. A microestrutura dos corpos de prova e a homogeneidade da cinza foram avaliadas utilizando-se Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Em seguida foi realizada a curva de compressibilidade para determinar a melhor pressão de compactação. Também determinou-se a densidade aparente e a densidade à verde. Realizou-se a sinterização e foi verificada a densidade das amostras sinterizadas. Mediu-se a microdureza, realizou-se o ensaio de MEV e EDS da amostra sinterizada para uma estimativa de composição e difusão do ferro na matriz cerâmica. Foi utilizado um protótipo construído para aplicação dos corpos de prova no polimento de efluentes da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da COMUSA visando a remoção de Demanda Química de Oxigênio (DQO).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Geraldo Tadeu da Silva Thiesen - Integrante / Vinícius Martins - Integrante / Lirio Schaeffer - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia. , Av. Bento Gonçalves,9500, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086134

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    COMUSA-Companhia de Água e Esgoto de Novo Hamburgo - RS - Brasil

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Tratamento de Água e Esgoto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    -Atuação com ênfase em processos de tratamento de água e esgoto; -Amostragem para controle de qualidade; -Participação na implantação do processo de reconhecimento do laboratório na ISO IEC 17025/2017.

  • 2009 - 2011

    TACOSOLA BORRACHAS

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Frenzel Indústria de Borrachas e Plásticos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2008

    Amapá do Sul Indústria da Borracha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2002

    Amapá do Sul Indústria da Borracha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Químico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2004

    Bayer CropScience

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2000

    Microsul, Microsul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregado de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.