Leonardo Silva Faria

Possui graduação (2015) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente trabalha na empresa Acústica e Sônica no ramo de consultoria em acústica. Trabalhou em diversos escritórios de projeto em engenharia mecânica assim como em escritórios de consultoria. Suas áreas de interesse são Mecânica dos Sólidos, Otimização Estrutural, Acústica Aplicada, entre outras. Possui artigo publicado no 23rd ABCM International Congress of Mechanical Engineering.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2008 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Metaheurística da Evolução Diferencial para a Otimização Estrutural no Projeto de Torres de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica
Orientador: Herbert Martins Gomes

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colégio Raymundo Carvalho

Áreas de atuação

Grande área: Outros.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Acústica & Sônica. , Rua Girassol, 139/12, Vila Madalena, 05433000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38198970

Experiência profissional

2015 - Atual

Acústica e Sônica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista em Engenharia, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Controle de Ruído em Sistemas Mecânicos. Desenvolvimento de ferramentas para análise de ruído em VBA.

2014 - 2015

CAETE ENGENHARIA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Mecânica, Carga horária: 25

Outras informações:
Análise termo-elétrico-estrutural de células redutoras de Alumínio; Simulação de modelos em elementos finitos utilizando o software ANSYS Multiphysics; Análise estrutural de cubas eletrolíticas.

2014 - 2014

Luftech Soluções Ambientais

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Mecânica, Carga horária: 25

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de incineradores e estações de tratamento de efluentes; Modelagem da construção mecânica em Solidworks; Desenvolvimento de protótipo de incinerador rotativo.

2012 - 2013

NEUERO Industrietechnik

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Mecânica, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa e desenvolvimento de carregadores de navios; Modelagem mecânica em Solidworks; Desenvolvimento de protótipo de descarregador de granéis.

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Acústica Aplicada, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de metodologias de ensino.