Bruna Cadete Martins

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2018) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio e Curso Prioridade Hum(2011). Tem experiência na área de Nutrição.

Informações coletadas do Lattes em 19/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Nutrição

2013 - 2018

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: EFEITOS METABÓLICOS DA FARINHA DE BANANA VERDE NO GANHO DE PESO E METABOLISMO GLICÍDICO DE CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA
Orientador: Alessandra da Rocha Pinheiro Mulder

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2011

Colégio e Curso Prioridade Hum

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabrícia Junqueira das Neves

NEVES, F.J.. Efeitos metabólicos da farinha de banana verde no ganho de peso e metabolismo glicídico de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica. 2018.

Patricia Coelho de Velasco

NEVES, F. J.;DE VELASCO, P.C.. Efeitos metabólicos da farinha de banana verde no ganho de peso e metabolismo glicídico de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thaís da Silva Ferreira

EFEITOS DA FARINHA DE BANANA VERDE NO GANHO DE PESO E METABOLISMO GLICÍDICO DE CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADOS COM DIETA HIPERLIPÍDICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thaís da Silva Ferreira;

Thaís da Silva Ferreira

Disciplina de Nutrição Clínica Pediátrica do Curso Noturno: Construindo conhecimento e proporcionando uma experiência prática; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thaís da Silva Ferreira;

Thaís da Silva Ferreira

Atualização de protocolo e elaboração de orientações para atendimento nutricional de pacientes com doença inflamatória intestinal acompanhados no ambulatório de Gastroenterologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thaís da Silva Ferreira;

Júlio Beltrame Daleprane

Modulação Da Adipogênese Pelo Kahweol Em Adipócitos 3t3-L1; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Alessandra da Rocha Pinheiro Mulder

Efeitos da farinha de banana verde no ganho de peso e metabolismo glicídico de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alessandra da Rocha Pinheiro Mulder;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, L. C. S. ; MARTINS, B. C. ; DOS SANTOS, I. C. L. ; DAS NEVES, F. J. ; FERREIRA, T. S. . Prevalência de Excesso de Peso e Hipertensão Arterial em Pacientes com Doença Inflamatória Atendidos no Hospital Universitário Gaffree e Guinle. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, B. C. ; ROSA, V. H. C. ; SOUZA, L. C. B. ; DELAPRANE, J. B. ; PINHEIRO, A. R. . Efeitos da Farinha de Banana Verde no Ganho de Peso e Metabolismo Glicídico de Camundongos C57BL/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, B. C. ; SOUZA, L. C. B. ; ROSA, V. H. C. ; DELAPRANE, J. B. ; PINHEIRO, A. R. . Efeitos Metabólicos do Consumo da Farinha de Banana Verde no Ganho de Peso e Metabolismo Glicídico de Camundongos C57BL/6 Alimentados Com Dieta Hiperlipídica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, B. C. ; ROSA, V. H. C. ; SOUZA, L. C. B. ; DELAPRANE, J. B. ; PINHEIRO, A. R. . EFEITOS DA FARINHA DE BANANA VERDE NO GANHO DE PESO E METABOLISMO GLICÍDIO DE CAMUNDONGOS C57BL/6 ALIMENTADO COM DIETA HIPERLIPÍDICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, L. C. B. ; MARTINS, B. C. ; ROSA, V. H. C. ; PINHEIRO, A. R. ; DELAPRANE, J. B. . Efeitos Metabólicos do Consumo da Farinha de Banana Verde no Ganho Ponderal e Produção de Citocinas Inflamatórias em Camundongos C57B/6 Alimentados com Dieta Hiperlipídica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Dos Santos, R. S. M. ; MARTINS, B. C. ; DE SOUZA, T. M. ; MENEZES, E. M. S. . ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS E COMPLEMENTARES NA ROTULAGEM DE QUEIJOS DO TIPO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Efeitos da farinha de banana verde no ganho de peso e metabolismo glicídico de camundongos C57BL/6 alimentados com dieta hiperlipídica, Descrição: A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que induz importantes alterações metabólicas. Atualmente, a obesidade tem sido considerada uma importante desordem nutricional nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, devido ao aumento da sua incidência. O estabelecimento das comorbidades associadas à obesidade (doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dentre outras doenças crônicas) tem sido diretamente relacionadas ao tipo de dieta mais consumida à nível global. Uma das recomendações mais eminentes para reversão deste quadro é a adição de uma alimentação rica em fibras, carboidratos complexos não processados (maior tempo de absorção e menor conversão de glicose em gordura), entre outros que assumem caráter funcional em relação às alterações metabólicas causadas pela obesidade promovendo maior saciedade, limitando o consumo de outras formas de calorias. Tais benefícios podem ser obtidos através dos vegetais, sementes, frutas, cereais, entre outros. A banana verde pode ter de 55 a 93% de seu amido na forma resistente (AR), uma forma de carboidrato complexo estruturalmente composto por cadeias de amilose e amilopectina que desempenham benefícios à flora intestinal. O AR tem sido identificado como o principal substrato para a microbiota intestinal humana e parece ter uma participação no organismo humano semelhante à da fibra alimentar. Embora o AR seja analiticamente quantificado na fração insolúvel,este composto se comporta fisiologicamente como fibra solúvel. O AR é fermentado de forma significativa pela microbiota colônica, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), os quais exercem inúmeros efeitos benéficos sobre o metabolismo e manutenção da saúde intestinal. Este projeto tem como objetivo, estudar a influência da utilização da farinha de banana verde (Musa spp) no controle de obesidade e sua importância no tratamento das comorbidades relacionadas a obesidade, em especial, nas alterações do metabolismo glícidico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bruna Cadete Martins - Coordenador / Victor Hugo Cordeiro Rosa - Integrante / Luiza Castello Branco de Souza - Integrante / Julio Beltrame Delaprane - Integrante / Alessandra da Rocha Pinheiro - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

2° Lugar na Sessão Tema Livre no 34° Congresso de Cardiologia - SOCERJ, SOCERJ.

2017

3° Lugar na Sessão Tema Livre no 38° Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, Instituto Nacional de Cardiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional