Daniel Barbosa Mapurunga Matos
Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEC/UFRGS) e Mestre em Engenharia Civil com ênfase em estruturas pelo mesmo programa (2021). Engenheiro civil pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2018). Tem experiência em projetos de estruturas de concreto armado e protendido, com o auxílio dos programas TQS, EBERICK e Adapt. Foi monitor de estruturas de concreto armado e participou de estudos sobre zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. Atuou como professor de física da rede particular de ensino de Fortaleza. Atualmente é membro do Laboratório de Dinâmica Estrutural e Confiabilidade (LDEC/UFRGS) e pesquisa nos seguintes temas: mecânica dos sólidos, dinâmica estrutural, controle de vibrações, otimização estrutural e confiabilidade estrutural.
Informações coletadas do Lattes em 06/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Civil
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Não definido
Orientador: Letícia Fleck Fadel Miguel
Mestrado em Engenharia Civil
2019 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Otimização do posionamento da alvenaria estrutural de vedação para minimização de deslocamentos laterais em edifícios submetidos a excitações sísmicas, Ano de Obtenção: 2021
Letícia Fleck Fadel Miguel.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia Civil
2014 - 2018
Universidade de Fortaleza
Título: Validação experimental de métodos para o cálculo de concentração de tensão: uma análise de chapas de aço com furo circular central submetidas a tração uniforme
Orientador: Italo Linhares Salomão
Formação complementar
2019 - 2019
Python para técnicos e engenheiros. (Carga horária: 5h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2018 - 2019
Programa de formação de monitores acadêmicos. (Carga horária: 6h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2012
Inglês. (Carga horária: 544h). , Fisk, FISK, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Dinâmica estrutural.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas de Concreto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Fundações e Escavações.
Organização de eventos
MATOS, D. B. M. . Feira de Profissões Unifor. 2018. .
Participação em eventos
Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade. A influência do paisagismo no projeto estrutural de edifícios. 2018. (Congresso).
Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade.A interoperabilidade de modelos BIM em projetos estruturais de concreto armado no Brasil. 2018. (Seminário).
XLVI Congresso Brasieiro de educação em engenharia. Uma análise de utilização do pré-requisito para a adequação do método STEM nas disciplinas de engenharia estrutural. 2018. (Congresso).
Alvenaria estrutural- edificios verticais economicos. 2017. (Seminário).
Dia T: VI Exposição de Projetos CCT. Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. 2016. analise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. 2017. (Exposição).
fundação de aerogeradores. 2017. (Outra).
introdução ao metodo dos elementos finitos. 2017. (Outra).
I semana integrada da engenharia civil. 2017. (Seminário).
I semana integrada da engenharia civil. Análise de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. 2017. (Feira).
Segurança contra erosão interna em barragens. 2017. (Seminário).
treinamento ABNT biblioteca virtual. 2017. (Outra).
Estruturas de concreto-ATEX BRASIL. 2016. (Seminário).
Participação em bancas
MOTA, J. E.MATOS, D. B. M.; MOTA, M. M. C.. Análise Sísmica de uma Estrutura de Concreto no Domínio do Tempo e no Domínio da Frequência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará.
da Silva, M.O.L; COSTA, D. A.;MATOS, D. B. M.. Aplicação da metodologia PPC (porcentagem de programação concluída) e diagrama de causas na gestão de projetos de uma empresa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.
da Silva, M.O.L; COSTA, D. A.;MATOS, D. B. M.. Aplicação do gerenciamento de riscos no planejamento e controle de uma obra de reforma residencial de alto padrão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.
COSTA, D. A.; da Silva, M.O.L;MATOS, D. B. M.. Análise comparativa dos serviços de alvenaria de gesso e tijolo cerâmico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade de Fortaleza.
Orientou
Análise Sísmica de uma Estrutura de Concreto no Domínio do Tempo e no Domínio da Frequência; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Daniel Barbosa Mapurunga Matos;
Produções bibliográficas
-
SILVA NETO, J. A. ; RABELO, G. O. ; PALHANO, A. L. M. ; OLIVEIRA, V. L. M. ; MATOS, D. B. M. ; SALOMAO, I. L. . DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSTANTE PARA O CÁLCULO DE CONCENTRAÇÕES DE TENSÕES EM PLACAS COM FURO CENTRAL SUBMETIDAS À FLEXÃO NÃO UNIFORME. REVISTA SUL-AMERICANA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL (ONLINE) , v. 15, p. 66-82, 2018.
-
RODRIGUES, L. A. ; SALOMAO, I. L. ; MATOS, D. B. M. ; BESERRA, R. T. S. . A interoperabilidade de modelos BIM em projetos estruturais de concreto armado no Brasil.. In: Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade, 2018, Fortaleza. Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade, 2018. v. 1. p. 38-46.
-
MATOS, D. B. M. ; MATOS, V. B. M. ; SALOMAO, I. L. ; RABELO, G. O. . A influência do paisagismo no projeto estrutural de edifícios. In: Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade, 2018, Fortaleza. Encontro de pesquisa sobre o edifício e a cidade, 2018. v. 1. p. 30-37.
-
MATOS, D. B. M. ; SALOMAO, I. L. ; PONTE, E. C. R. ; CARDOSO, R. P. L. . Uma análise de utilização do pré-requisito para a adequação do método STEM nas disciplinas de engenharia estrutural. In: XLVI Congresso brasileiro de educação em engenharia, 2018, Salvador. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2018.
-
MATOS, D. B. M. ; SALOMAO, I. L. ; PONTE, E. C. R. ; CARDOSO, R. P. L. . UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PRÉ-REQUISITO PARA A ADEQUAÇÃO DO MÉTODO STEM NAS DISCIPLINAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MATOS, D. B. M. ; TITELLO, E. P. . Python Aplicado à análise de estruturas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATOS, D. B. M. ; TITELLO, E. P. . Python Aplicado à análise de estruturas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de desenvolvimento
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa mapurunga Matos - Coordenador / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Integrante / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
-
2016 - 2017
grupo de estudo- Análise de zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado, Descrição: desenvolvimento de pesquisa utilizando softwares de elementos finitos, com o objetivo de analisar zonas de concentração de tensão em vigas e lajes de concreto armado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Barbosa Mapurunga Matos - Integrante / Osmar Alexandre do Amaral neto - Integrante / Andressa lena mota palhano - Integrante / ícaro Rodrigues marques - Integrante / guilherme oliveira rabelo - Integrante / vitor levi de melo Oliveira - Integrante / italo linhares Salomão - Coordenador / julio Alves da silva neto - Integrante / michel bruno de Andrade Santana - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2019
P&M projetos e consultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de engenharia civil, Carga horária: 20
Outras informações:
Auxílio na realização de projetos de superestruturas e infraestruturas em concreto armado, protendido e premoldado e alvenaria estrutural.
Dimensionamento e detalhamento de Radiers protendidos com auxílio do programa Adapt mat.
2018 - 2018
Universidade de FortalezaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor da disciplina Estruturas de concreto 2-N651
2017 - 2017
Construtora Borges CarneiroVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
2017 - 2018
Colégio Dáulia BringelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações:
Professor de física das turmas de ensino médio e pré-vestibular
2014 - 2019
Curso ConceitoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10
2019 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - Atual
Centro dos Estudantes Universitários de EngenhariaVínculo: Professor de física, Enquadramento Funcional: Professor de física do Pré-Vestibular popula, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Barbosa Mapurunga Matos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?