Hugo Sávio Penna Aleixo

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG em 2018 , Pós Graduado em Master Internacional BIM Manager pela Zigurat Global Institute of Technology. Possuo mais de 4 anos de experiência com a metodologia BIM com ênfase em processos de implantação, coordenação e desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais, institucionais e industriais de diversas disciplinas. Especialista no software Revit, com capacidade de desenvolvimento de projetos de diferentes disciplinas, com foco em otimização, atribuição de informações aos modelos. Especialista em coordenação e compatibilização de projetos por meio da metodologia BIM, com a utilização de softwares como Navisworks e Solibri com foco na redução de custos e retrabalho no canteiro de obra.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em International Master BIM Manager

2018 - Atual

Zigurat Global Institute of Technology

Graduação em Engenharia Civil

2014 - 2018

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO A FERRAMENTA BIM APLICADA NA MODELAGEM DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Orientador: Ladir Antônio da Silva Júnior

Formação complementar

2016 -

Inglês. , Wizard, WIZARD, Brasil.

2018 - 2018

Eberick. , AltoQi - QiSat, ALTOQI - QISAT, Brasil.

2018 - 2018

QiElétrico. , AltoQi - QiSat, ALTOQI - QISAT, Brasil.

2018 - 2018

QiHidrossanitário. , AltoQi - QiSat, ALTOQI - QISAT, Brasil.

2018 - 2018

Revit. , Udemy, UDEMY, Brasil.

2018 - 2018

QiBuilder - CAD. , AltoQi - QiSat, ALTOQI - QISAT, Brasil.

2018 - 2018

QiBuilder - Gerenciador de arquivos. , AltoQi - QiSat, ALTOQI - QISAT, Brasil.

2018 - 2018

MS Project. , Udemy, UDEMY, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Instalações Prediais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

Participação em eventos

20 Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE PROJETOS OPERANDO SOFTWARES DA ALTOQI COM O EMPREGO DA METODOLOGIA BIM PARA A CONFERÊNCIA DAS INTERFERÊNCIAS ENTRE OS PROJETOS DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO E HIDROSSANITÁRIO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. 2018. (Seminário).

III Congresso de pesquisa, extensão e ensino. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO SOFTWARES DA ALTOQI COM AUXÍLIO DA METODOLOGIA BIM PARA A VERIFICAÇÃO DAS INTERFERÊNCIAS ENTRE OS PROJETOS DE ESTRUTURA E ELÉTRICO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. 2018. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    FERRAMENTA BIM NA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA, Descrição: Dentro de uma sociedade sustentável, o grande desafio da construção civil é lidar com recursos escassos. Por isso o imensurável esforço de inovar os processos que façam mais utilizando menos. Então surge um novo conceito em projetar, o BIM (Building Information Modeling), capaz de diminuir o prazo e reduzir os custos sem comprometer a qualidade. Isso é possível pelo fato de evitar retrabalhos desnecessários, gerando maior produtividade em todas as etapas do projeto de um empreendimento. A intercomunicação das múltiplas disciplinas de projeto que compõem um empreendimento é a chave do sucesso, desde sua concepção até sua completa execução. O BIM permite a interação de múltiplas disciplinas do projeto (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário), podendo-se assim avaliar possíveis interferências e incompatibilidades ainda na fase que antecede a obra, evitando que erros de projeto passem para a fase de execução, poupando custos, evitando desperdícios de materiais e trabalho redobrado. Nesse contexto, o presente projeto se justifica em uma análise da ferramenta BIM e como ela pode ser usada no desenvolvimento de projetos e os benefícios apresentados pela utilização da mesma. Desta forma, este projeto abordará o conceito do BIM apresentando um estudo comparativo do método convencional de projetar com a nova tecnologia. O projeto abrangerá uma gama de procedimentos aos quais o BIM atinge, sendo eles desde a fase de projeto, acompanhamento da execução do empreendimento e a fase pós-realização da obra, objetivando a caracterização do método de trabalho e a aplicabilidade junto aos escritórios de Engenharia e Arquitetura e às instituições de ensino superior. Este ainda possibilitará para os presentes desenvolvedores do projeto um entendimento mais profundo da plataforma, e sua aplicação dentro do curso de Engenharia Civil nas disciplinas como Projeto Arquitetônico, Concreto Armado e Planejamento e Orçamento de Obras, posteriormente a aplicabilidade da tecnologia no desenvolvimento e acompanhamento de obras. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Sávio Penna Aleixo - Coordenador / Matheus Philippe Corcini - Integrante / JUSCELINA ROSIANE FERREIRA - Integrante / Rita de Cássia Mendes - Integrante.

  • 2017 - 2017

    TECNOLOGIA BIM NA OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helena Contaldo em 27/05/2019., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar e avaliar os métodos de projetos utilizando-se do padrão convencional e da plataforma BIM (Building Information Modeling), por meio do desenvolvimento de projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário, e o orçamento de residências unifamiliares. No primeiro momento foram realizados treinamentos com a equipe de trabalho envolvida na pesquisa, a fim de que todos agregassem conhecimento para a elaboração dos projetos utilizando-se da nova tecnologia, sendo esses treinamentos ministrados pelos próprios membros envolvidos. Posteriormente à etapa de treinamento, deu-se início à fase de escolha de projetos residenciais desenvolvidos na tecnologia CAD (Computer Aided Desing) e que tivessem levantamento do quantitativo de materiais e orçamentos elaborados manualmente. Foram obtidos projetos da Pedroso Engenharia, empresa que atua no ramo da construção civil em João Monlevade. Logo após a escolha dos projetos, foi desenvolvida uma análise dos mesmos e dado início à fase de montagem dos templates (arquivos modelos) no software Autodesk Revit. Dessa forma, foi possível elaborar os projetos no software da plataforma BIM a fim de realizar um estudo comparativo. Com o desenvolvimento dos projetos, notou-se a necessidade de um tempo maior na fase de pré-projeto, com a montagem dos templates e os estudos dos materiais utilizados, porém na fase de execução do projeto obteve-se um ganho de tempo e qualidade no processo. A próxima fase do estudo será baseada na avaliação dos resultados dos projetos desenvolvidos em comparação aos resultados encontrados no método convencional, além da criação de um tutorial em forma de apostila para que a tecnologia possa ser difundida entre os acadêmicos e as empresas do setor da construção civil do município. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hugo Sávio Penna Aleixo - Integrante / Matheus Philippe Corcini - Integrante / WILLIAN GONÇALVES RIBEIRO - Integrante / HELENA CONTALDO FERREIRA MARTINS - Coordenador / CAROLINA CRISTINA SILVA - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da matéria TCC I e TCC II, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor da matéria Metodologia Aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso I e II

2017 - 2017

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da matéria Projeto Arquitetônico, Carga horária: 10

2018 - 2018

WMC Engenharia e Projetos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil projetista, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento de obras, elaboração de projetos arquitetônicos, elétricos, estruturais, hidrossanitários e levantamentos topográficos.

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Sem Peixe

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento e fiscalização de obras e elaboração de planilha de custos.

2016 - 2018

Pilar Engenharia Júnior

Vínculo: Serviço voluntário, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
Gerente de Projetos Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil da UEMG.

2019 - Atual

Hugo Sávio Engenheiro Civil

Vínculo: Serviço Autônomo, Enquadramento Funcional: Engenheiro civil projetista, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos e hidrossanitários