Maria do Socorro de Holanda Assunção

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Especialização em Metodologia da Educação Básica pelo Instituto Adventista de Educação Superior do Nordeste- IAENE. Mestrado pelo programa de Pós- Graduação mestrado profissional - PROFLETRAS pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL com ênfase em linguagens e letramentos. Participou como Tutora no programa de aperfeiçoamento para formação de Orientadores de estudos em Linguagem e Alfabetização para séries iniciais, Pró- Letramento pelo CEEL/UFPE. Participou com supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Atuou como professora substituta do Instituto Federal de Alagoas- IFAL, com Língua portuguesa e Literatura. Atualmente é professora supervisora do Programa de Residência Pedagogica (PRP) - IFAL, é professora no Colégio Adventista de Maceió, professora de português e projeto de vida na Escola Estadual DR. Fernandes Lima. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português e Espanhol e na formação de professores com ênfase nos estudos das competências e habilidades da BNCC.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Letras e Lingüística

2016 - 2018

Universidade Federal de Alagoas
Título: Narrativas digitais: uma proposta para leitura e produção de textos multimodais, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Multiletramento. Leitura. Multimodalidade.Tecnolo.

Especialização em METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2008 - 2011

Faculdade Adventista de Educação do Nordeste
Título: Ler e Escrever: um desafio para todos e prioridade da escola
Orientador: Selena Castelão Rivas

Graduação em Letras

2001 - 2005

Universidade Federal de Alagoas
Título: O estatuto sintático das orações de gerúndio: Nova possibilidade de classificação
Orientador: Profª Drª Adna de Almeida Lopes

Formação complementar

2011 - 2011

Aperfeiçoamento da Prática Docente. (Carga horária: 30h). , Departamento de Educação Missão Alagoas, DEMA, Brasil.

2008 - 2011

Curso de Aperfeiçoamento para Formação de Orientadores de Estudos em Língua. (Carga horária: 180h). , Centro de Estudo em Linguagem e Educação, CEEL, Brasil.

2009 - 2009

Educação Inclusiva. (Carga horária: 80h). , Superintedencia de Gestão do Sistema Educacional Diretoria de Formação, SUGERE, Brasil.

2009 - 2009

Aperfeiçoamento da Prática Docente. (Carga horária: 30h). , Sistema Adventista de Ensino, MISAL, Brasil.

2009 - 2009

Gerência de Educação Especial. (Carga horária: 40h). , Secretária Estadual da Educação e do Esporte, SEEE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Participação em eventos

III SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS.NARRATIVAS DIGITAIS: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS. 2018. (Seminário).

II SEPE ? SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS/FALE/UFAL: Língua e Literatura ? pesquisa e intervenção em sala de aula.NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS.. 2017. (Seminário).

I SEPE ? SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO PROFLETRAS/FALE/UFAL: Língua e Literatura ? pesquisa e intervenção em sala de aula. 2016. (Seminário).

Curso de Formação inicial do Programa Pró-letramento.. 2012. (Oficina).

Seminário de Acompanhamento do Programa Pró-letramento. 2011. (Seminário).

Capacitação Pedagógica Educar com Compromisso. 2010. (Oficina).

Palestra A Arte no Ensino de Espanhol. 2009. (Outra).

V Encontro Alagoano do PROLER,III Encontro Estadual de Gestores de de Bibliotecas Públicas e II Fórum do Plano Estadual do livro e leitura sob o tema: Politicas Públicas de leitura no Brasil. dt. 2009. (Encontro).

IV Encontro Alagoano do Proler. 2008. (Encontro).

Capacitação Pedagógica Escola Empreendedora e Professor Criativo. 2007. (Oficina).

Capacitação de Docentes das Escolas Adventistas. 2006. (Outra).

Palestra Sobre Literatura Brasileira em Dialógos. 2004. (Outra).

Seminário de Linguistica Análise Textual Interativa. 2004. (Seminário).

Ciclo de Palestras de Estudo da Linguagem. 2002. (Oficina).

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. 2001. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. . Língua e literatura: práticas pedagógicas em diferentes linguagens. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2019. v. 1. 282p .

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. . Narrativas digitais: leitura e escrita de textos multimodais.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. . NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. . Narrativas digitais: uma proposta para produção e leitura de textos multimodais 2018 (Dissertação).

  • ASSUNÇÃO, M. S. H. . Seminário de Acompanhamento do Programa Pró-Letramento. 2012. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Adventista de Maceió, Colégio. , Avenida Juca Sampaio, Barro Duro, 57045365 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141196, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 20

2005 - 2006

colegio maria jose omena

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2004 - 2005

Colégio Olavo Bilac

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

2003 - Atual

Colégio Adventista de Maceió

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 11

2001 - 2003

Colégio Cenecista Élio Lemos

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2001 - 2002

Colégio Professor Crispiniano Portal

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2016 - Atual

ESCOLA ESTADUAL DRº FERNANDEZ LIMA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2021 - 2021

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40