Peter Francis Correa Gossweiler

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, na área de concentração em Poéticas Visuais, na linha de pesquisa Desdobramentos da Imagem (2018). Possui pós-graduação - Especialização em Arte e Design pela UNISINOS (2002), graduação em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2015) e graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela PUC-RS (2001). Tem experiência na área das Artes (Arte Visual, Arte Sonora, Música, Design, Fotografia e Vídeo), com trabalhos em exposições coletivas, individuais, residências artísticas, com produção científica e como agente cultural. // Como músico se apresentou na Alemanha, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, China, EUA, Inglaterra, Japão, País de Gales, Taiwan. Produziu 18 edições do Festival Música Livre. Em 2009, teve 6 vídeos catalogados pela UNESCO Multimedia Archives como Elemento Cultural Intangível e, em 2011, como Diversidade Cultural. // Dissertação de Mestrado: UN TONTO CON TINNITUS: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189460

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Visuais

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Un Tonto con Tinnitus: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189460,Ano de Obtenção: 2018
Flávio Roberto Gonçalves.Coorientador: Teresinha Barachini. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. Palavras-chave: Arte Sonora; tinnitus.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Design Gráfico - Arte na Comunicação

2002 - 2002

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Portifólio

Graduação em Artes Visuais

1996 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Três Dispositivos Sonoros: A Desconstrução pela Resistência do Pleno
Orientador: Sandra Terezinha Rey
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

1996 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Existe um Design Autêntico Brasileiro?
Orientador: Leonardo Menna Barreto Gomes

Ensino Médio (2º grau)

1983 - 1995

Colégio Farroupilha

Formação complementar

2017 - 2017

Arte sonoro en espacios públicos. (Carga horária: 24h). , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2016 - 2016

Extensão universitária em O Som na Arte Contemporânea com Hans Peter Kuhn. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentação em Pedagogia Waldorf - Encontro Introdutório Segundo Setênio. (Carga horária: 24h). , Associação Micael de Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul, AMPWRS, Brasil.

2012 - 2012

Técnicas de gravação e mixagem de bateria. (Carga horária: 24h). , Estúdio SOMA, SOMA, Brasil.

2008 - 2008

Projeto de Capacitação de Técnicos de Espetáculos. (Carga horária: 180h). , FunCultural - Governo de Santa Catarina, FUNC, Brasil.

2000 - 2000

III Workshop sobre fatores humanos em sistemas computacionais (IHC 2000). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1999 - 1999

Construção e fechamento de arquivos digitais. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

1999 - 1999

Realidades e Mitos da Arte Eletrônica com Mário Ramiro. , Atelier Livre Xico Stockinger - Prefeitura de Porto Alegre, ALXS-POA, Brasil.

1998 - 1998

Super 8 na prática. , Prefeitura de Porto Alegre - Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, PPOA, Brasil.

1997 - 1997

Computação Gráfica - Conceitos e Aplicação. (Carga horária: 17h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Sonora.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design Gráfico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Música Experimental.

Organização de eventos

KUHNE, L. ; GOSSWEILER, Peter ; BARACHINI, T. . Arte Sonora com Lukas Kühne. 2018. (Outro).

GOSSWEILER, Peter ; BARACHINI, T. . Vídeos sobre Arte Sonora. 2015. (Exposição).

GOSSWEILER, Peter ; UENO, K. . INE #5 - Kunichiro Ueno (Japão). 2012. (Outro).

Christof Kurzman ; GOSSWEILER, Peter ; VANDERMARK, K. . INE #6 - Ken Vandermark + Christof Kurzmann (E.U.A. e Áustria). 2012. (Outro).

LLEMARLY, D. ; Serpa ; GOSSWEILER, Peter . INE #3 - Daniel Llemarly (Chile). 2011. (Outro).

GOSSWEILER, Peter ; Serpa ; PHILIPS, D. . INE #4 - David Philips (Suiça). 2011. (Outro).

Zbigniew Karkowski ; GOSSWEILER, Peter ; Serpa . INE #2 - Zbigniew Karkowski (Polônia). 2010. (Outro).

Fernando Perales ; GOSSWEILER, Peter ; Serpa . INE #1 - Fernando Perales (Argentina). 2010. (Outro).

GOSSWEILER, Peter ; KELLER, M. ; ORLANDI, G. ; Haro ; Serpa ; Gewdner ; Zimmer ; XuXu ; Damo Suzuki . 17° Festival Música Livre - Damo Suzuki (Japão). 2009. (Festival).

Fernando Perales ; Guilherme Darisbo ; Marcelo Armani ; GOSSWEILER, Peter . 16° Festival Música Livre - Perales (BsAs, Argentina), Darisbo e Armani (POA, Brasil). 2009. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Isabela Castelan . 15° Festival Música Livre - Isabela Castelar (London, UK). 2009. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Haro ; Serpa ; KELLER, M. ; Tiago Romagnani ; Christof Kurzman . 14° Festival Música Livre. 2008. (Festival).

Tetuzi Akliyama ; Horacio Pollard ; Isaac Varzim ; GOSSWEILER, Peter . 13° Festival Música Livre. 2008. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Haro ; Gewdner ; Mario Del Nuncio ; Henrique Iwao . 12° Festival Música Livre. 2008. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Haro ; Bernhard Gal . 11° Festival Música Livre - Benhard Gal (Viena, Áustria). 2008. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro ; Christof Kurzman ; Cristiano Rosa . 10° Festival Música Livre - Christof Kurzmann (Viena, Áustria). 2008. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro ; Blu ; Zimmer . 9° Festival Música Livre. 2007. (Festival).

Zbigniew Karkowski ; Cristiano Rosa ; Serpa ; Zimmer ; GOSSWEILER, Peter . 8° Festival Música Livre. 2007. (Festival).

Serpa ; Zimmer ; Cristiano Rosa ; GOSSWEILER, Peter . 7° Festival Música Livre. 2007. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro ; Blu . 6° Festival Música Livre. 2007. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . 5° Festival Música Livre - RuidoMM (CWB). 2007. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . 4° Festival Música Livre - Airton Perrone (FLO- Brasil). 2007. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . 3° Festival Música Livre - Constantina (MG, Brasil). 2007. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . 2° Festival Música Livre - Índios Eleletrônicos (CWB-Brasil). 2006. (Festival).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . 1° Festival Música Livre - Constantina (MG-Brasil). 2006. (Festival).

Participação em eventos

PARAGEM. 862 Hz. 2017. (Exposição).

| INTER | DITO | (Porto Alegre, BR). Nocturne 955 Hz. 2015. (Exposição).

Exposição Ado Malagoli (Porto Alegre, BR). Payadores Eletrônicos (2015). 2015. (Exposição).

XXVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Vídeo Experimental: Antagonismos entre a imagem e o som de uma bateria. 2015. (Outra).

XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Vídeo Experimental: Antagonismos entre a imagem e o som de uma bateria. 2014. (Outra).

Semana de Música do Colégio Aplicação (Viamão, BR).Oficina de Bateria. 2012. (Oficina).

VII Festival Tsonami de Arte Sonora (Valparaíso, Chile).Micro-instalación sonora: Abuelo Ego. 2012. (Outra).

Intervenciones e intersecciones: sonorización en vivo de cine y video (Buenos Aires, AR).Nunca vi em minha vida uma praia tão cheia de carros. 2011. (Outra).

Songwriters #5 (Florianópolis, BR).Tambor Elétrico. 2011. (Outra).

VI Festival Tsonami de Arte Sonora (Valparaíso, Chile).Tambor Elétrico. 2011. (Outra).

II Festival de Música Experimental no CCSP (São Paulo, BR).GHSerpa + Peter Gossweiler. 2010. (Outra).

III Festival de Musica Contemporânea da Aliança Francesa (Florianópolis, BR).Música Extrema. 2010. (Outra).

Djerassi Resident Artist Program (Woodside, USA).Vídeos: Heart of Gold. 2009. (Outra).

Fukuoka Extreme Music Festival (Fukuoka, Japan).Peter Gossweiler e Bata. 2009. (Outra).

14 Goiânia Noise (Goiânia, BR).Os Ambervisions. 2008. (Outra).

Guna's Enigma (Guangzhou, China).VICIO na China. 2008. (Outra).

Cafe Saki (Manchester, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Calorie@Yeuh Restaurant (Foshan, China).Colorir. 2007. (Outra).

Chameleon (Nottingham, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Class A Audio (Liverpool, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Colchester Arts Centre (Colchester, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Color@Ninliho Gallery (Foshan, China).Colorir. 2007. (Outra).

Gramaphone (London, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Gula Art Space (Guangzhou, China).Colorir. 2007. (Outra).

National Taiwan Museum of Fine Arts ‧ Digital Art Ark (Taichung, Taiwan).Dickson Dee + Colorir. 2007. (Outra).

Slak Bar (Cheltenham, UK).Colorir. 2007. (Outra).

Taiwan City Fables (Taipei, China).Colorir. 2007. (Outra).

The Crypt (Bristol, UK).Colorir. 2007. (Outra).

The Prince Albert (Brighton,UK).Colorir. 2007. (Outra).

XII Salão de iniciação Científica da UFRGS.Design de superfície: integração entre arte, tecnologia e indústria. 2000. (Outra).

1o. Salão de Extensão da UFRGS. Aplicação do processo criativo no produto industrial. 1999. (Congresso).

1o. Salão de Iniciação Científica do Instituto de Artes.Mantas Fiateci: uma experiência de integração entre universidade e empresa.. 1999. (Outra).

Onde está o Design? - Design Industrial - ULBRA.Design de superfície: integração entre arte, tecnologia e industria. 1999. (Outra).

XI Salão de iniciação Científica da UFRGS.Design de superfície: integração entre arte, tecnologia e industria. 1999. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Ricardo dos Santos

SANTOS, A. R.; REY, S. T.; FRITSCH, E.. Três dispositivos sonoros: a desconstrução pela resistência do pleno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Raquel da Silva Stolf

GONCALVES, F. R.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; TEDESCO, E.; BARACHINI, T.. La Imagen Acústica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flavio Roberto Gonçalves

TEDESCO, Elaine A. A.; BARACHINI, Teresinha; STOLF, Raquel;GONÇALVES, F. R.. A imagem acústica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teresinha Barachini

GONCALVES, F. R.BARACHINI, T.STOLF, M. R. S.TEDESCO, E. A. A.. Un tonto con tinnitus. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teresinha Barachini

GONCALVES, F. R.BARACHINI, T.TEDESCO, E. A. A.STOLF, M. R. S.. La imagen acústica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi orientado por

Sandra Terezinha Rey

Paisagens sonoras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARTES VISUAIS) - DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS-UFRGS; Orientador: Sandra Terezinha Rey;

Sandra Terezinha Rey

Vídeo Experimental: Antagonismos entre a imagem e o som de uma bateria; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em ARTES VISUAIS) - DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS-UFRGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sandra Terezinha Rey;

João Carlos Machado

Além da ilustração: o exercício de relações insubordinadas entre textos cênicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: João Carlos Machado;

Flavio Roberto Gonçalves

Um Tonto com Tinitus; 2018; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flavio Roberto Gonçalves;

Produções bibliográficas

  • GOSSWEILER, Peter . Arte Sonora com Hertz. ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE) , v. 1, p. 1, 2018.

  • GOSSWEILER, Peter . A acústica do Estacionamento da Fundação Iberê Camargo. ANAIS DO ... ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP (ONLINE) , v. 1, p. 1, 2017.

  • FRITSCH, E. F. ; GOSSWEILER, Peter ; ALVES, A. ; DREYER, F. ; OLIVEIRA, L. . Projeto de Extensão Inovadora MpME ? Música Por Meios Eletrônicos. Revista da Extensão, Porto Alegre - RS, p. 38 - 45, 01 jul. 2019.

  • Ruthschilling ; GOSSWEILER, Peter . Mantas Fiateci: uma experiência de integração entre universidade e empresa.. In: P&D Design 2000 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Design,, 2000, Novo Hamburgo. Anais do P&D Design 2000. Rio de Janeiro: AenD-BR Estudos em Design (out 2000), 2000.

  • GOSSWEILER, Peter . LA ESCUCHA ESPEJO DE UNA IMAGEN SONORA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOSSWEILER, Peter . Un Tango por la Ventana (2017) - Um objeto sensível da Residência Artística no OM-LAB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOSSWEILER, Peter . Un Tonto con Tinnitus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOSSWEILER, Peter . A percepção do tinnitus pelo pensamento e pela alma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOSSWEILER, Peter . Estacionamento da Fundação Iberê Camargo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOSSWEILER, Peter . Arte Sonora com Hertz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOSSWEILER, Peter . The Acoustics of Fundação Iberê Camargo's Parking Lot. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOSSWEILER, Peter . Sound Arty with Hertz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOSSWEILER, Peter . Três Dispositivos Sonoros: A Desconstrução pela Resistência do Pleno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOSSWEILER, Peter . Existe um Design Autêntico Brasileiro?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

RUTHSCHILING ; GOSSWEILER, Peter ; Straliotto . Coleção Mantas-cobertor FIATECI. 1999.

Ruthschilling ; GOSSWEILER, Peter ; Straliotto . COLEÇÃO DE MANTAS-COBERTORES. 1999.

GOSSWEILER, Peter . Entrevista para o Blog COMO A GENTE. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOSSWEILER, Peter . Radio Aldeia Rio Branco, ACRE. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Serpa ; GOSSWEILER, Peter . Entrevista NO TUNEL. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. A. T. ; BERNARDO, A. M. ; GOSSWEILER, Peter . T.C.C.: De segunda a um ano.. 2009. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOSSWEILER, Peter . Tramavirtual: Peter no Japão. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACHADO, J. C. ; GOSSWEILER, Peter ; RODRIGUES, M. P. ; GEIKE, I. . Insubordinados - Princípios Gerais da Transoperatividade. 2016. Performática.

Luciana Paludo ; GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . Humores do Poeta. 2007. Coreográfica.

GOSSWEILER, Peter ; DIAS, D. . Musikatenta II. 2014. Registro Fonográfico.

GOSSWEILER, Peter ; Haro . Piano & Bateria. 2012. Registro Fonográfico.

GOSSWEILER, Peter . Tambor Elétrico - Tsonami Festival de Arte Sonora. 2011. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Fernando Perales ; Christof Kurzman . Nunca vi em minha vida uma praia tão cheia de carros. 2011. Trilha Sonora.

Serpa ; GOSSWEILER, Peter . GHSerpa e Peter Gossweiler - II Festival Ibrasotope. 2010. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Serpa . Bata & Peter Gossweiler - Fukuoka Extreme Music Festival 2009. 2009. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter . UNESCO- Aschberg Bursaries - Djerassi Resident Artists Program. 2009. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter . Vaska Emanouilova Gallery. 2008. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter . Young Austerlitz Quartet. 2008. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter . Gojira Versus J-Pop. 2008. Interpretação.

BERNARDO, A. M. ; MELLO, Clélia ; GOSSWEILER, Peter ; MONTENEGRO, A. . Polifonia orgânica. 2008. Composição (estréia).

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . Colorir no GULA 艺术空间 (art space). 2007. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . Colorir no Teatro Álvaro de Carvalho. 2007. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter . Caixa Ultrasônica. 2007. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . Colorir na Praia da Joaquina. 2006. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro ; MUERTOS, L. D. L. . Colorir no Hospital Psiquiátrico São Pedro. 2005. Interpretação.

GOSSWEILER, Peter ; Dom Pedro . Colorir e Jocó. 2005. Interpretação.

Debora Lago Santini ; GOSSWEILER, Peter . Bem Cuidado. 2005. Trilha Sonora.

GOSSWEILER, Peter . O Som do Laboratório do Dr.Frankenstein - 200 anos do Prometeu Moderno. 2018. Instalação.

GOSSWEILER, Peter . Instituto de Arte Sonora. 2018. Instalação.

GOSSWEILER, Peter . Dime de tu tinnitus (Como assim, chamar o sintoma de tinnitus de amigo?). 2018. Instalação.

GOSSWEILER, Peter . 862 Hz. 2017. Outra.

GOSSWEILER, Peter . No direito olha o muro - No direito dá as costas pro muro. 2017. Instalação.

GOSSWEILER, Peter . Residencia OM- LAB Un Tango por la Ventana. 2017. Vídeo.

GOSSWEILER, Peter . Video-arte MpME (Música por Meios Eletrônicos). 2017. Vídeo.

GOSSWEILER, Peter . Un Tango por la Ventana. 2017. Vídeo.

MUERTOS, L. D. L. ; GOSSWEILER, Peter ; OSORIO, J. M. . Exposição XIII - Obras de Leo Dias de Los Muertos. 2016. Fotografia.

GOSSWEILER, Peter ; SOMMER, A. C. ; LAWISCH, A. ; SALVATERRA, B. ; ZIEGLER, E. ; MAISTER, C. ; MARCHIORO, G. ; ASSARIAN, G. ; GORSKY, L. ; LASTA, M. D. ; KULCZYNSKY, N. ; MARTINELLI, P. ; DANTONA, R. ; GOMES, S. ; FRANTZ, T. . DeFORMADOS - Projetos de Graduação em Artes Visuais 2015. 2016. Instalação.

FRITSCH, E. F. ; GOSSWEILER, Peter ; DREYER, F. ; OLIVEIRA, L. C. R. . Apresentações didáticas de Música Computacional e Eletrônica - MpME - Colégio Estadual Júlio de Castilhos. 2016. Computação Gráfica.

GOSSWEILER, Peter ; BRAGA, M. M. . HERTZ do lugar onde estamos. 2016. Instalação.

GOSSWEILER, Peter ; CORSINO, D. S. . Frequencias Sonoras no Gothe-Institut POA - O Som na Arte Contemporânea com Hans Peter Kuhn. 2016. Instalação.

STOLF, R. ; GOSSWEILER, Peter . Adorei os silêncios/brancos listrados (na imagem e no áudio). 2011. Outra.

SPOLIDORO, G. ; GOSSWEILER, Peter . 10:15 Sábado à noite (Super 8, RS, 1998). 1998. Filme.

GOSSWEILER, Peter . Mostra de Vídeos de Música Experimental no SESC Rio Branco, ACRE. 2011.

PRETTO, D. ; CARBONI, B. ; Dom Pedro ; GOSSWEILER, Peter . Música Livre. 2007 (Documentário).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Práticas Urbanas: Poéticas de Aproximação, Descrição: O projeto tem como objetivo realizar uma série de aproximações poéticas no espaço urbano de Porto Alegre, através de estratégias de errâncias e ações de inserção, com o intuito de desenvolver uma pesquisa poética-teórica, que se coloca no espaço urbano e ou a partir dele propor objetos senséveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / Teresinha Barachini - Coordenador / Lucas Frota Strey - Integrante / Marcia Machado Braga - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Apresentações didáticas de Música Computacional e Eletrônica - MpME, Descrição: Música por Meios Eletrônicos MpME é um projeto criado para levar até a sua instituição de ensino uma atividade musical didática sobre como é feita atualmente a música por meios eletrônicos. Grande parte da produção da música moderna que ouvimos é composta e executada por meios eletrônicos. A Universidade tem o papel de popularizar o conhecimento científico, tecnológico e artístico, possibilitando a divulgação de projetos produzidos no âmbito acadêmico. Neste sentido, a UFRGS apresenta uma proposta de educação não-formal reunindo atividades musicais interativas e performáticas com o uso da tecnologia aplicada às artes. Objetivos: O projeto MpME tem por objetivos: propiciar a popularização do conhecimento produzido na Universidade; possibilitar a interação entre participantes, pesquisadores; realizar atividades de educação não-formal e despertar o interesse da comunidade pela música e suas possibilidades. Atividades propostas: - Apresentação musical - arranjos para trilhas sonoras, composições autorais e temas da música erudita executados através de sintetizadores, bateria eletrônica e meios eletrônicos não convencionais acompanhados de projeções de vídeo-arte e cenas de filmes. - Atividade interativa ? após a apresentação musical os participantes serão convidados a interagir com os instrumentos eletrônicos e experimentar possibilidades musicais sob orientação dos performers. - Palestra sobre música e tecnologia - Distribuição gratuita de material didático (CDs e DVDs) aos participantes. Financiamento: UFRGS ? Pró-Reitoria de Pesquisa Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola Em parceira com: Secretaria Estadual de Educação - DEB/SEDUC/RS Coordenação Pedagógica: Profa. Náia La-Bella https://www.ufrgs.br/prorext/wp-content/uploads/2019/08/EXT_RevExt_18__2018__site_e_seer___viaID-3.pdf. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / Eloi Fernando Fritsch - Coordenador / Felipe Dreyer - Integrante / Luiz Carlos Rauber Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Além da ilustração: o exercício de relações insubordinadas entre textos cênicos, Descrição: O trabalho procura conexões não ilustrativas entre os diversos elementos da criação cênica. Propõe analisar os critérios e o pensamento do fazer cênico, trazendo os problemas técnicos e conceituais do artista e os seus processos de constituição de sentido interno. Privilegiando modos de relação não subordinados entre os diversos meios, o principio norteador desta experimentação é conceito de transoperatividade, definido como a qualidade de uma ação ou de um procedimento realizado com alguma coisa que gera mais de um efeito e, por extensão, gera outra ação ou procedimento. Desta forma os efeitos gerados pelas ações em algum meio produzem resultados em outros meios. Buscamos operações com a manipulação de recursos técnicos mecânicos e eletrônicos na performance, fazendo predominar o que se poderia chamar das camadas tautológicas ou concretas presentes nas ações realizadas. Projeto de Pesquisa 28889. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Coordenador / João Carlos Machado - Integrante / Sebastian Guimarães Habib - Integrante / Marçal Rodrigues - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Processos Híbridos na Arte Contemporânea, Descrição: O Projeto Integrado visa acolher num quadro institucional intercâmbios com artistas pesquisadores, teóricos e estudantes de pós-graduação, no Brasil e Exterior, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos em colaboração, reunidos sob o escopo da investigação de processos artísticos e de estudos teóricos elaborados a partir de processos de criação. O grupo de pesquisas constitui-se como espaço de criação, reflexão, produção artística e teórica no âmbito das Artes Visuais reunindo projetos que tem como foco principal as proposições artísticas instauradas a partir de cruzamentos operatórios entre diversos procedimentos e registros, incluindo a fotografia e as tecnologias digitais. Reúne pesquisas cujo objeto são os processos artísticos e a obra de arte do ponto de vista dos seus processos de instauração. Os estudos abordam a relação teórico-prática dos processos incluindo conceitos, procedimentos técnicos e tecnológicos, pesquisas com materiais, elaborações de códigos semânticos, ações de deslocamento enquanto prática artística e atitude estética, operações de apropriação e procedimentos de pós-produção, constituição de arquivos, análises comparativas de obras da HA e de produções contemporâneas, assim como relações com campos de conhecimento afins. O projeto insere-se na Linha de Pesquisas "Processos híbridos de criação" do PPG Artes Visuais da UFRGS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / Sandra Rey - Coordenador / Elaine Tedesco - Integrante / Lurdi Blauth - Integrante / François Soulages - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    OBJETO TRIDIMENSIONAL: TRANSVERSALIDADES E COMPARTILHAMENTOS., Descrição: O projeto pretende no que concerne ao objeto tridimensional, abordar a relação existente entre os diferentes conceitos e aos vários procedimentos criativos e recursos materiais, bem como, os recursos imateriais advindos das tecnologias de forma ampla, pertinentes ou próximos a esta categoria - objeto - e , assim, aprofundar as investigações práticas-teóricas sobre as inter-relações do objeto com os espaços urbanos, bem como, com espaços institucionais e destes com o sujeito, coautor e/ou coparticipador. No período de 2015-2016 os pesquisadores envolvidos escolheram como objeto a ser ativado: o MURO da Av. Mauá, em Porto Alegre. E, a partir deste monumento urbano propor a poética visual e as reflexões teóricas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / Teresinha Barachini - Coordenador / Lucas Frota Strey - Integrante / Karine de Almeida Paz - Integrante / Licia Heydrich - Integrante / Liziane Ungaretti Minuzzo - Integrante / Manoela Farias Nogueira - Integrante / Denise Souza Corsino - Integrante / João Gilberto Salton Schleder - Integrante / Thiago Trindade Oliveira - Integrante / Bruna Gazzi Costa - Integrante / Filipe Conde Pereira - Integrante / Pedro Gomes Ferraz - Integrante / Paola L Guimarães - Integrante / Marcia Machado Braga - Integrante / Talita Bezerra Procópio - Integrante.

  • 2000 - 2001

    CROMOS - Crowd Modeling Simulation, Descrição: O Projeto CROMOS - CROwd Modeling and Simulation visa descrever/estudar/implementar ferramentas para simulação de multidões em ambientes públicos onde o fato de um grande número de pessoas estarem fisicamente agrupadas pode ocasionar problemas, tais como: Bloqueio do fluxo de pessoas Impedimento de movimento de pessoas Grande densidade de pessoas em ambientes fechados ou abertos Problemas de evacuação de pessoas nos casos de emergência e etc O objetivo do Projeto CROMOS é desenvolver principalmente tecnologia para a simulação de multidões em computador. As finalidades desta pesquisa são: Simulação de evacuação de multidões em ambientes públicos Simulação do fluxo de multidões Simulação do comportamento de grupos de pessoas que interagem dentro de uma multidão Interação com a multidão usando periféricos de realidade virtual, neste caso, deseja-se que CROMOS possa ser usado como plataforma para treinamento de policiais, por exemplo, onde eles poderão penetrar num mundo virtual e simular a interação com uma multidão real. Isso propiciará a verificação de problemas que poderão acontecer em casos reais. Em Cooperação internacional com a Empresa LEGION. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / Soraia Raupp Musse - Coordenador / Marta Villamil - Integrante / Leandro Barros - Integrante / Tatiana Figueiredo Evers - Integrante / Adriana Braun - Integrante / Fernando Pinho Marson - Integrante.

  • 1998 - 2001

    Design de Superfície: Integração entre Arte, Tecnologia e Indústria, Descrição: : Design de Superfície é um projeto que promove a interação entre os conhecimentos gerados na Universidade com os desenvolvidos pelos profissionais do mercado de trabalho na área de design. Consiste no desenvolvimento de trabalhos (pesquisa, consultoria e prestação de serviços) e experiências integrando universidade e comunidade, de forma presencial e a distância (Internet) com posterior divulgação dos resultados à comunidade. Este projeto busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa da Universidade, possibilitando o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias à comunidade, além de validar os conhecimentos acadêmicos. Promove uma nova relação entre Universidade e Sociedade quando integra conhecimentos advindos dos dois segmentos no desenvolvimento em conjunto de trabalhos que, além de garantir uma inserção do aluno no mercado de trabalho e auxiliar o desenvolvimento de sua competência profissional, colhe dados para pesquisa e fomenta ambiente propício à testagem de trabalho teórico desenvolvido para Tese de Doutorado em Informática na Educação- UFRGS. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Peter Francis Correa Gossweiler - Integrante / evelise anicet - Coordenador / Luiz Marcelo Straliotto - Integrante.

Prêmios

2016

Fundo de Apoio à Cultura - Vila Flores: Uma Experiência Aberta, A Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do RGS.

2012

Edital de Apoio às Culturas de 2012, Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.

2009

Elemento Cultural Intangível, Unesco - Multimedia Archives eServices.

2009

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, Ministério da Cultura - Governo Brasileiro.

2009

Djerassi Resident Artist Program, Unesco - Aschberg Bursaries.

2000

Prêmio Destaque no XII Salão de Iniciação Científica, UFRGS Propesq.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2000

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2001

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

2014 - 2015

PROBIC FAPERGS-UFRGS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista

Outras informações:
Projeto: desDOBRAmentos da paisagem : um processo artístico com base na fotografia digital Orientador: SANDRA TEREZINHA REY

1999 - 2000

PIBIC CNPq-UFRGS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Projeto: Design de Superficie: integracao entre Arte, Tecnologia e Industria Orientador: EVELISE ANICET RUTHSCHILLING

2015 - 2015

Iniciação Científica Voluntária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista voluntário

Outras informações:
Além da ilustração: o exercício de relações insubordinadas entre textos cênicos Orientador: JOÃO CARLOS MACHADO