Gabriel Rodrigues Santos

Tem experiência na área de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em Engenharia de Software. Estudou Informática na modalidade integrada ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (2014-2018) e possui bacharelado em Sistemas de Informação pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2018-2022). Desde 2025, desenvolve pesquisa de mestrado na linha de integração neurossimbólica entre grafos de conhecimento e modelos de linguagem de grande porte (LLMs).

Informações coletadas do Lattes em 11/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação

2025 - Atual

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
Orientador: JOSÉ DE JESUS PÉREZ ALCAZÁR
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Sistemas de Informação

2018 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: Transmissão eficiente e processamento de vídeo para segmentação de faces usando Haar Features
Orientador: João Luiz Bernardes Júnior

Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2018

2014 - Atual

Instituto Federal da Bahia
Ano de interrupção: 2018

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2013

Centro Educacional Rodrigues Almeida

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.

Participação em eventos

XIV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI).Explorando as ideias da Teoria Especial da Relatividade no contexto ensino médio. 2017. (Seminário).

Curso básico de Modelagem no SketchUp. 2015. (Seminário).

Galileu Galilei: Luz, Ciência e Vida. 2015. (Oficina).

Modelagem de jogos utilizando Blender. 2015. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Exposição).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, G. R. ; PEDREIRA, D. O. . EXPLORANDO AS IDEIAS DA TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE NO CONTEXTO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SANTOS, G. R. ; PEDREIRA, D. O. . T. E. Relatividade. 2017.

SANTOS, G. R. ; RODRIGUES, M. B. ; SANTOS, M. P ; Raykil, Eladyr Boaventura . CONECTA. 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Explorando as ideias da Teoria Especial da Relatividade no Contexto Ensino Médio, Descrição: Neste estudo, nós analisamos algumas questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Física no âmbito da Teoria Especial da Relatividade. Buscamos entender as atuais dificuldades sob a óptica da didática a fim de encontrar mecanismos que permitam uma melhor exploração do conteúdo supracitado. Baseado nas análises realizadas, nós produzimos um acessível e didático conteúdo focado em estudantes do ensino médio e outros curiosos sobre o tópico que foi indexado em uma aplicação android, implementada usando a linguagem de programação Java, chamada "T. E. Relatividade", recentemente publicada na Google Play Store, que funciona como um meio dinâmico de interação no processo de aprendizagem, também tornando possível que se analise os resultados dessa interação usando quizzes e outros conteúdos relacionados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel Rodrigues Santos - Coordenador / Danilo Oliveira Pedreira - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal da Bahia - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina de Lógica de Programação sob orientação do professor Diogo Pereira Novaes no Instituto Federal da Bahia - Campus Porto Seguro

2016 - 2017

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Projeto de Iniciação Científica na modalidade Ensino Médio intitulado "Explorando as ideias da Teoria Especial da Relatividade no contexto Ensino Médio"