Ana Júlia Miranda Castro

Professora de língua inglesa; Mestre (com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)) em Linguística com área de concentração em Linguagem e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL - UnB). É licenciada em Letras Inglês pelo Instituto Federal de Brasília, durante a graduação foi bolsista pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP - DF).

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

2020 - 2023

Universidade de Brasília, UnB
Título: Políticas linguísticas em editais de seleção para programas de pós-graduação em Linguística, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Márcia Elenita Franca Niederauer
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras - Inglês

2016 - 2019

Instituto Federal de Brasília
Título: DOCUMENTOS OFICIAIS: GÊNESE DE CONCEPÇÕES E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE INGLÊS?
Orientador: Mara Lúcia Castilho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

CASTRO, A. J. M. . I Colóquio de Formação de Professores de Línguas. 2017. (Outro).

Participação em eventos

ConectaIF.Ensino de inglês nos PCNs e na BNCC: concepções, metodologias e práticas docentes. 2019. (Outra).

ConcetaIF.As representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. 2018. (Outra).

III Semana de Letras do Campus Riacho Fundo - IFB.As representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. 2018. (Outra).

IV Semana de Ciências, Arte e Cultura - SCAC.A relação da violência simbólica no processo de aprendizagem dos estudantes em uma escola pública do DF. 2017. (Outra).

VIII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia, VIII Conferência Linguística e Cognição e XVIII Semana Acadêmica de Letras. "QUEM BATE À MINHA PORTA" POEMA DE FERNANDO PESSOA NA ESTILÍSTICA PORTUGUESA E NA MÚSICA BRASILEIRA. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • CASTRO, A. J. M. ; LIMA, A. S ; SOUSA, R. M. . Mayé yamunhã bgu, a sociolinguistic approach about the origin of wooden canoe. Cambridge Open Engage , v. 2, p. 1-75, 2020.

  • CASTRO, A. J. M. . A incompletude na literatura com Alguma Coisa Urgentemente e no cinema com Nunca fomos tão felizes. Diário da Manhã, Goiás, 14 maio 2018.

  • CASTRO, A. J. M. ; JÚNIOR, Clóvis Meireles Nóbrega . As representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. In: ConcetaIF, 2018, Brasília. As representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho. Brasília: Editora IFB, 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    As representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Júlia Miranda Castro - Integrante / Clóvis Meireles Nóbrega Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2023

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado - CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no Programa de Residência Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no Programa de Residência Pedagógica promovido pela CAPES. O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, durante um período de 18 meses.

2017 - 2018

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista em Iniciação Científica na pesquisa sobre Representações do espaço e outras estratégias narrativas e discursivas em O filho da mãe, de Bernardo Carvalho

2017 - 2017

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor da disciplina Leitura e Produção de Textos

2017 - 2017

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de apoio da 1ª Semana Pedagógica, Carga horária: 20

2016 - 2016

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor de Inglês do PROEXT - campus Ceilândia

Atividades

  • 04/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Brasília.,Cargo ou função, Membro discente do Colegiado de Letras Inglês.

2022 - 2023

COLEGIO SIGMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 38

2022 - 2022

COLÉGIO EDUSESC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2019 - 2020

Cultura Inglesa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

2023 - Atual

Vila Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora