Lorena de Souza Rosa

Graduada em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU) com habilitação em licenciatura e bacharelado. Mestre em História, na linha de pesquisa Política e Imaginário, pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI-UFU). Bolsista CAPES com pesquisa em História Social, com foco na percepção de mulheres artistas acerca de suas jornadas e dinâmicas de trabalho durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). Seus interesses de produção plástica permeiam entre a pintura, a ilustração, a instalação e o bordado livre.

Informações coletadas do Lattes em 13/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2020 - 2022

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Sentir que não fiz nada enquanto faço tudo: Mulheres artistas, trabalho e pandemia, Ano de Obtenção: 2022
Gilberto Cézar de Noronha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trabalho; mulheres artistas; Covid-19; Teoria da Reprodução Social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Abi - Artes Visuais

2014 - 2019

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Bordado e Resistência: A prática tradicional feminina como potência para a autonomia.
Orientador: Raquel Mello Salimeno de Sá

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Colegio Objetivo Ipameri

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Formação em Direitos Humanos e Cidadania. (Carga horária: 60h). , Escola de Formação em Direitos Humanos de Minas Gerais, EFDH, Brasil.

2017 - 2017

Fenomenologia e educação no ensino de Artes Visuais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2017 - 2017

Ensinar e pesquisar psicologia por meio da Arte. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Participação em eventos

II Seminário Interno PPGHI - UFU. 2021. (Seminário).

Primeiros passos rumo à gestão cultural 2021: Uma professora trans-formando a escola. 2021. (Outra).

Semana de História UFU 2021 ? XVI Edição: O outono de Clio: o fim da História como conhecemos? Vestígios, Revoltas e Transformações.'MULHERES ARTISTAS, TRABALHO E PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL DOMICILIAR. 2021. (Seminário).

Workshop Internacional Espaços De Memória E Cultura. 2021. (Outra).

Do Caos ao Cais: Insubmissões em Pandemia, Mesa II: Feminismos e Pandemia. 2020. (Encontro).

História e Política: trajetória e desafios contemporâneos. 2020. (Encontro).

I Seminário Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica: Análise Estrutural do Fascismo,. 2020. (Seminário).

Mesa Redonda Mulheres, trabalho acadêmico e cuidados: os impactos da COVID-19. 2020. (Encontro).

Identitarismo e lutas antiopressão. 2019. (Encontro).

Mês do Respeito. 2019. (Simpósio).

Estirpe / Transbordamentos: debates sobre a produção discente do Curso de Artes Visuais da UFU. Estirpe / Transbordamentos: debates sobre a produção discente do Curso de Artes Visuais da UFU. 2018. (Exposição).

Estirpe / Transbordamentos: debates sobre a produção discente do Curso de Artes Visuais da UFU.Estirpe / Transbordamentos: debates sobre a produção discente do Curso de Artes Visuais da UFU. 2018. (Outra).

Meu Choro não é nada além de Carnaval. 2018. (Encontro).

O papel da Universidade e a BNCC: perspectivas de formação. 2018. (Seminário).

Festival de Artes - Fiz Artes e agora?.Festival de Artes - Fiz Artes e Agora?. 2017. (Simpósio).

SEMANA DA HISTÓRIA 2015. 2015. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Dienniffer Nascimento

ROSA, L. S.; SILVA, A. C. G.. ?BEM - VINDO! É A SUA PRIMEIRA VEZ COM O BTS?!? (어서 와!!! 방탄은 처음이지?!) Uma análise histórica da juventude contemporânea por meio do K-Pop/K-Music. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kelly Cristina da Silva

ROSA, L. S.; MELO, R. M.. Mã(e)ternidade: bordando a invisibilização da maternidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Produções bibliográficas

  • ROSA, L. S. . Mulheres artistas, trabalho e pandemia: um estudo sobre o isolamento social domiciliar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROSA, L. S. . História Editada: Entender para Reescrever.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSA, L. S. . Mesa Nísia Floresta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSA, L. S. . Palestra Mulheres Radicais, Festival de artes Visuais - Arte em Movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ROSA, L. S. . Bordado e Resistência. 2017; Tema: De um anseio enorme para por para fora as percepções de uma artista surgiu este blog. Nele abordo a presença (ou a ausência) feminina no mundo da arte e o peso do artesanato na história das mulheres.. (Blog).

ROSA, L. S. . Bordado e Resistência: uma prática tradicional como potência para a autonomia feminina?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, L. S. . Bordado e Resistência 3. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, L. S. . Bordado e Resistência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSA, L. S. . Bordado e Resistência 2. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, L. S. . Angústia: Vídeo Processo. - Ação realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 ? Lei Aldir Blanc. 2020. Vídeo.

ROSA, L. S. . L'Origine de la Violence - Exposição 'Corpos Pulsantes', curadoria de Clarissa Borges, I Fórum Nacional NUAVIDAS. 2019. Outra.

ROSA, L. S. . Só's - Exposição 'Estirpe/Transbordamentos: debates sobre a produção discente do Curso de Artes Visuais da UFU', MUNA., curadoria de Alexander Gaiotto Miyoshi. 2018. Instalação.

ROSA, L. S. . Mácula - Exposição 'Afluência', Laboratório Galeria - IARTE/UFU. 2017. Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Bordado e Resistência: A prática tradicional feminina que agora empodera., Descrição: Com base no materialismo cultural, essa pesquisa, busca investigar como os resquícios do bordado, enquanto prática tradicional feminina, estão presentes nos bordados contemporâneos como arte e forma de empoderamento. Dessa maneira a pesquisa, aproxima a História Cultural da Cultura Visual e se integra ao corpus de pesquisas que nos permita elaborar discussões num campo da historiografia que se interessa cada vez mais pelas sociobiografias e por fontes visuais, tomando a cultura como traço que define o estudo para uma proposta bem mais ampla que a de leitura de imagens baseada no formalismo perceptivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lorena de Souza Rosa - Integrante / Raquel Mello Salimeno de Sa - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora PIBID, Carga horária: 10

2016 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Equipe Executora Administrativo, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 20

2018 - 2019

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2022 - Atual

Prefeitura Municipal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Carga horária: 20