DENISE BERWANGER

Bacharel em Geografia e Técnica em Geoprocessamento com formação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Greaduação em Geografia (POSGea) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Análise Ambiental. Tem experiência nas Geotecnologias (Sistemas de Informação Geográfica, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Cartografia) aplicadas a análise espacial e na identificação e resolução de problemas socioambientais. Experiência com levantamentos topográficos, licenciamento ambiental, estudos ambientais diversos e na elaboração de mapas em ambiente QGIS, ArcGIS, Envi, AutoCAd e AutoCAd civil 3D.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Áreas de risco de inundação aplicadas nos municípios de Arroio do Meio e Roca Sales, RS, Brasil.
Luís Eduardo de Souza Robaina.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Cartografia e Sensoriamento Remoto

2022 - Atual

Faculdade Metropolitana

Graduação em Geografia

2016 - 2022

Universidade Federal de Santa Maria
Título: ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL, RS SOB A ÓTICA DO SENSORIAMENTO REMOTO
Orientador: Anderson Augusto Volpato Sccoti

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Geoprocessamento

2018 - 2021

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes

Formação complementar

2018 - 2018

English Online 3D. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoprocessamento.

Organização de eventos

BERWANGER, D. . XII Semana Acadêmica da Geografia - Os Alimentos na Geografia e a Geografia dos Alimentos: diferentes perspectivas. 2022. (Congresso).

BERWANGER, D. . XI Semana Acadêmica da Geografia - Saberes Geográficos: a ciência em uma linguagem popular. 2021. (Congresso).

BERWANGER, D. . DESCUBRA sua melhor história - UFSM - Edição 2021 - Curso de Geografia. 2021. .

BERWANGER, D. . 34° Jornada Acadêmica Integrada. 2019. (Congresso).

BERWANGER, D. . DESCUBRA sua nova realidade - UFSM. 2019. .

BERWANGER, D. . 33° Jornada Acadêmica Integrada. 2018. (Congresso).

BERWANGER, D. . DESCUBRA seu universo na UFSM - Estande do Técnico em Geoprocessamento. 2018. .

Participação em eventos

Análisis Espacial y Geoinformática en la Ordenación del Territorio. 2019. (Seminário).

XXII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia - Geobrasilidades: Uma juventud que jamais temerá. 2017. (Encontro).

VIII Encuentro Latinoamericanos de estudiantes de Geografia: revalorizando espacios y culturas. 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • BERWANGER, D. ; TRENTIN, R. . Conflito do uso e cobertura do solo em Áreas de Preservação Permanente (APP?s) no município de São Gabriel ? RS. In: XIII SINAGEO, 2022, São José dos Campos, SP. XIII SINAGEO: GEOMORFOLOGIA: COMPLEXIDADE E INTERESCALARIDADE DA PAISAGEM. São José dos Campos, SP: Livro Eletrônico - Comum Design, 2021. v. 1. ed. p. 3-4260.

  • SILVA, G. M. ; BERWANGER, D. ; BINDER, T. G. ; TRENTIN, R. ; PETSCH, C. . O GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO TEMÁTICO: O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA SANGA DO CHORÃO, TUPANCIRETÃ/RS. In: 5 Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2019, Porto Alegre, RS. 5 SSS - Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. Porto Alegre, RS: GFM, 2019. v. 1. p. 3-1537.

  • BINDER, T. G. ; MOREIRA, G. ; BERWANGER, D. ; SCCOTI, A. A. V. ; PETSCH, C. . VARIAÇÃO DA EROSIVIDADE DA CHUVA NA BACIA DO RIO SANTA MARIA (RS). In: 5 Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2019, Porto Alegre, RS. 5 SSS - Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis. Porto Alegre, RS: GFM, 2019. v. 1. p. 3-1537.

  • BERWANGER, D. ; KOGLIN, A. P. . Comparação das variáveis limnológicas do rio Toropi ? RS e do rio Forqueta ? RS. In: XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada / I Congresso Nacional de Geografia Física, 2017, Campinas/ São Paulo. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, 2017. v. 1.

  • BERWANGER, D. ; TRENTIN, R. . Conflito do Uso e Cobertura do Solo em áreas de preservação permanente (APPs) no município de São Gabriel. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BERWANGER, D. . Diagnóstico das transformações recentes no espaço urbano da região administrativa Sul de Santa Maria, RS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERWANGER, D. . Panel 'Internacionalización del rol del estudiante universitario: experiencias y saberes en torno al intercambio estudiantil universitario'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Compartimentação geomorfológica e a relação com o uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí ? centro do estado do Rio Grande do Sul, Descrição: As modificações no ambiente, fazem parte de um conjunto de processos atuantes em escala global e que atuam na superfície do planeta Terra desde sua origem. As transferências de matéria e energia, compõem um conjunto dialético entre os grandes estratos do Planeta. O acelerado aumento na utilização dos recursos naturais, fomentado pelo aumento demográfico e os excessivos padrões de consumo, exercem uma forte pressão sobre o ambiente natural, prejudicando de maneira continua e crescente o equilíbrio dinâmico entre os sistemas que compõem a Terra. A bacia hidrográfica, ao ser caracterizada como um sistema aberto, representa uma unidade natural, que tem seu equilíbrio dinâmico, facilmente alterado pelas ações antropogênicas. O objetivo desta proposta é Determinar uma compartimentação geomorfológica da bacia hidrográfica do Rio Vacacaí, identificando as relações de fragilidades e potencialidade no uso e ocupação do solo. Por se tratar de uma análise sistêmica, é necessário conhecer a dinâmica entre os componentes do meio físico e o uso e ocupação antrópico na BHRV. Essa proposta e baseada na identificação das peculiaridades de cada um dos componentes do ambiente (diagnóstico ambiental), destacando que o termo ambiente pode ser aplicado a diferentes escalas. Para cumprir o objetivo desta proposta, será utilizado um amplo conjunto de informações cartográficas manipuladas através do uso de geoprocessamento. Os trabalhos de campo serão necessários e indispensáveis para se chegar aos resultados e discussões. As informações quantitativas serão analisadas e discutidas de forma qualitativa sob uma ótica dialética e holística que aborde a relação sociedade e natureza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Berwanger - Coordenador / Romário Trentin - Integrante / ANDERSON AUGUSTO VOLPATO SCCOTI - Integrante / CARINA PETSCH - Integrante / Gerson Jonas Schirmer - Integrante / Giorge Gabriel Schnorr - Integrante / Joao Victor Bergamo De Siqueira - Integrante / LAÍS REGINA NEGRINI - Integrante / LUIS EDUARDO DE SOUZA ROBAINA - Integrante.

  • 2017 - 2018

    O município de Arroio do Meio/RS sob a ótica da cartografia temática, Descrição: A Geografia tem papel importante no planejamento urbano no sentido de que através da compreensão das formas e das funções da cidade busca-se alternativas que atuem de forma positiva sobre os problemas urbanos, minimizando-os. Essas alternativas são materializadas através do planejamento urbano. Neste sentido, torna-se fundamental analisar a estrutura urbana de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul, Brasil, para compreender como esse espaço se organiza e quais as implicações dessa organização para a população que ali vive. Assim, o presente projeto teve como objetivo compreender a emancipação e a constituição da infraestrutura urbana do município de Arroio do Meio, Rio Grande do Sul, Brasil, por meio da Cartografia Temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Berwanger - Integrante / Maurício Rizzatti - Integrante / Natália Lampert Batista - Integrante / Guilherme Moreira da Silva - Integrante / Josiane Oliveira de Campos - Integrante / ROBERTO CASSOL - Coordenador.

  • 2016 - 2021

    Sistematização de banco de dados cartográficos e produção de mapas temáticos nos municípios do Rio Grande do Sul, Descrição: O desenvolvimento cartográfico através do constante desenvolvimento de técnicas e tecnologias tem contribuído cada vez mais para o desenvolvimento e atualização da base cartográfica dos municípios. As geotecnologias utilizadas pelo geoprocessamento permitem o tratamento dos dados, desde a sua entrada (dados levantados em fontes primárias secundárias e trabalhos de campo), passando pela edição (normalização dos dados levantados a fim de adequação à área de estudo), armazenamento (disposição dos dados de forma organizada em um banco de dados a fim de posterior recuperação e consultas de forma rápida e segura) e, finalmente, as análises ambientais, com a extração das informações registradas nos mapas (processamentos e correlações dos dados armazenados). Frente a isso o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de mapas temáticos e auxilio na organização de banco de dados a fim de fortalecer as tomadas de decisão em questões de planejamento e educação, permitindo ainda a geração e transferência de conhecimento, de forma a produzir impactos relevantes para o desenvolvimento e bem estar da sociedade residente nos municípios do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento dos trabalhos iniciam com o levantamento e identificação da base cartográfica e mapas existentes no municípios, que possa auxiliar na construção dos mapas físicos da área, bem como a possibilidade de atualização destes mapas e a organização de bancos de dados cartográficos destes municípios. Os Sistemas de Informação Geográfica são as ferramentas computacionais para Geoprocessamento, que permitem realizar análises complexas, possibilitando integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georeferenciados. Estes sistemas tornam possível automatizar a produção de documentos cartográficos (CÂMARA et al., 2008). Como resultados esperados pretende-se a organização do banco de dados cartográficos com disponibilização dos mapas existentes em formato digital e de fácil recuperação e consulta; a construção de série cartográfica que venha a incrementar o acervo de mapas disponíveis nos municípios; a transferência de conhecimento e experiências entre os participantes e órgãos envolvidos no projeto, entre outras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Berwanger - Integrante / Romário Trentin - Coordenador / ANDERSON AUGUSTO VOLPATO SCCOTI - Integrante / Ademir Giongo - Integrante / Andressa Caroline Trautenmüller - Integrante / André Ricardo Furlan - Integrante / Carla Cargnin Faccin - Integrante / Debora Da Silva Baratto - Integrante / Eloisa Penna Da Rosa - Integrante / Jonatas Giovani Silva Aimon - Integrante / Lucas Krein Rademann - Integrante / Luis Eduardo De Souza Robaina - Integrante / Marinêz Da Silva - Integrante / Ricardo Vieira Da Silva - Integrante / Wílson Oliveira Da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Utilização de sensores remotos para avaliar o índice de estado trófico da água, em uma área piloto na margem esquerda do reservatório da hidrelétrica de Itaipu, Descrição: O reservatório da UHE Itaipu proporciona a maior produção de energia elétrica do mundo. O lago de grandes dimensões está vulnerável a diferentes efeitos ambientais proporcionado pela natureza e pela ação antrópica. O sensoriamento remoto consiste em um recurso que permite o seu monitoramento, no que se refere a variáveis oticamente ativas, tanto no tempo quanto no espaço. Neste sentido, o projeto prevê a identificação das características espectrais da sua água avaliada a nível de campo e orbital, a avaliação das condições limnológicas, monitoramento da ocorrência de macrófitas aquáticas e a identificação do estado trófico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Berwanger - Integrante / ROBERTO CASSOL - Integrante / Waterloo Pereira Filho - Coordenador / Cristiano Niederauer Da Rosa - Integrante / Diego De Almeida Prado - Integrante / Douglas Stefanello Facco - Integrante / Eduardo Andre Kaiser - Integrante / Felipe Correa Dos Santos - Integrante / Gisieli Kramer - Integrante / Gustavo Rodrigues Toniolo - Integrante / Janderlei Velasque Dal Osto - Integrante / Joceli Augusto Gross - Integrante / RAFAEL DEZORDI - Integrante / William Gaida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Geomorfologia

2019 - 2019

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Estratigrafia e Ambientes Geológicos

2021 - Atual

Engeambih Soluções em Engenharia e Meio Ambiente

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Analista de Geoprocessamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Empresa de consultoria e prestação de serviços relacionados a engenharia e ao meio ambiente. Trabalha nas mais diversas áreas dentro desse âmbito, realizando as suas atividades de Consultoria, Perícias e Auditorias, por meio de diferentes ferramentas tecnológicas modernas e atualizadas, operadas por equipes multidisciplinares com profissionais experientes nas suas respectivas áreas de atuação.

2020 - 2021

Sustembio Serviços de Engenharia e Meio Ambiente

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Geografia, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Elaboração de produtos cartográficos para diversos fins, possibilitando uma base sólida no desenvolvimento de informações geográficas; -Produção de mapas e plantas planimétricas e planialtimétricas nos seguintes softwares: QGIS, ArcGIS, AutoCad e AutoCad civil 3D; - Realização de Levantamentos Topográficos com RTK, Drone e estação total; -Elaboração de relatórios de Licenciamento Ambiental, cadastro e retificações do CAR

2021 - 2021

Drakkar ? Agricultura de Precisão

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária como Técnica em Geoprocessamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar na geração de mapas de fertilidade, gráficos e apresentações com o objetivo de atender as demandas do assistente técnico.

2022 - 2023

GAUSSGEO Geotecnologia e Engenharia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Geoprocessamento Júnior, Carga horária: 40

Outras informações:
Edição de dados cartográficos e cadastrais, com o uso do geoprocessamento e visando a implantação de sistemas de informações geográficas (sig). Vetorização e Edição de lotes, edificações, quadras e eixos de acordo com a imagem VANT.