LETÍCIA DOS SANTOS ALVES

Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2023). Atualmente é analista de engajamento corporativo pleno da Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza. Tem experiência na área de ambiental, com ênfase em ESG.

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Ambientais

2019 - 2023

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Interseccionalidade e luta contra o racismo ambiental: mulheres e vulnerabilidades em busca de justiça climática
Orientador: Paulo de Bessa Antunes

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2013 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Técnico em Meio Ambiente.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza. , Quadra CLS 114 Bloco D, Asa Sul, 70377540 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33647400

Experiência profissional

2019 - 2020

Aqualab Quimica e Serviços Ltda

Vínculo: Auxiliar de Laboratório, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Boas práticas de laboratório; Realizar ensaios físico-químicos e microbiológicos de águas de diversas origens; Preparar soluções e meios de cultura referentes a cada tipo de análise; Preparar e esterilizar materiais; Manter o controle e efetividade de limpeza do laboratório; Realizar o descarte devido de materiais biológicos gerados durante as análises; Realizar contagem de fungos do ar e fungos da água; Realizar verificação de balanças e equipamentos de medição de temperatura e garantir que os mesmos estão de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025.

2020 - 2021

Alliance Ambiental

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Qualidade e SMS, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitorar plano de treinamento; cumprir o cronograma de medição e monitoramentode todas as unidade; atualização de indicadores de desempenho e estatística do departamento;monitorar e divulgar os indicadores de desempenho; realização de treinamentos de QSMS, aplicação de orientação em DDS/DSS; orientar as equipes sobre o arquivamento de registros físicos e eletrônicos conforme padrão do SGI; implementar e contribuir para a melhoria contínua do sistema de gestão de QSMS com base nos referenciais normativos NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, ISO 45001; monitoramento de documentação interna e de fornecedores no sistema; Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto a coleta seletiva, o tratamento e destinação dos resíduos, incentivando e conscientizando o trabalhador quanto a importância de segregar o resíduo e de manter seu posto de trabalho sempre limpo e organizado (?House Keeping?); identificação de aspectos e impactos, perigos e danos associados às atividades da empresa.

2021 - 2022

NEOENERGIA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Meio Ambiente, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento dos processos de Licenciamento Ambiental das Usinas Hidrelétricas; Auxilio nas métricas e indicadores de desempenho e de resultados e impactos voltadas à sustentabilidade; Apoiar na elaboração e operacionalização do plano de ação; Suporte na gestão e análise de requisitos legais ambientais; Elaboração de Especificação Técnica.

2022 - 2022

Braskem - Unib 4 e PE 9 DCX, Braskem

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de SSMA, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio no empresariamento da Área de Meio Ambiente das unidades Q4, PE9 e PP5 visando a excelência sustentável de SSMA e a eficiência operacional com foco em: Requisitos Legais, Resíduos Sólidos, Efluentes Industriais, Emissões Atmosféricas, Águas Subterrâneas e Remediação de Áreas Contaminadas.

2024 - Atual

Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Engajamento Corporativo Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo atendimento de demandas corporativas de média e alta complexidade para parcerias com o WWF-Brasil. Planejamento e execução da prospecção de novas parcerias; desenvolvimento e apresentações de propostas de projetos, coordenação na construção de orçamentos e formalização de parcerias seguindo os padrões da organização. Mantém interface com lideranças internas, elaboração de materiais para interação com o setor corporativo e colaboração com diversas áreas internas. Monitoramento e apresentação de indicadores de desempenho, aprimorando os processos de coleta de dados, além de promover abordagens inovadoras alinhadas à missão do WWF-Brasil.