Bárbara Sparapan

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2015). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade São Francisco de Campinas (2017). Atualmente é Psicopedagoga Clínica atendendo crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Tem experiência na área de Educação e de Psicologia Educacional, atuando e ministrando palestras principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Clima de Sala de Aula; Ambiente Sociomoral; Desempenho Escolar; Autorregulação da aprendizagem; Desenvolvimento da Autonomia Moral Infantil; Bullying Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Melhorias no clima de sala de aula em turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de autorregulação,Orientador:
Jussara Cristina Barboza Tortella.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: clima de sala de aula; ambiente sociomoral; desempenho escolar; autorregulação; ensino fundamental.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2016 - 2017

Universidade São Francisco
Título: Contribuições da psicopedagogia para o desenvolvimento da moralidade infantil
Orientador: Eleusa Maria Ferreira Leardini

Graduação em Pedagogia

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: As práticas pedagógicas do professor da Educação Infantil que contribuem para a prevenção do bullying escolar e para o desenvolvimento da autonomia moral das crianças
Orientador: Mônica Piccione Gomes Rios
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Vestibular Social, PUCC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

A autorregulação nos domínios da escrita e da compreensão leitora: fundamen. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Workshop "Autorregulação da aprendizagem". (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Desenvolvimento e Aprendizagem. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Introdução ao Estudo de Bioética. (Carga horária: 17h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Inclusão da Criança com Deficiência. (Carga horária: 17h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Neurociência e Educação. (Carga horária: 34h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Aperfeiçoamento dos Recursos de Comunicação Oral. (Carga horária: 17h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SPARAPAN, B. . Apoio técnico de sessão no XIII Seminário da faculdade de educação e XI seminário do programa de pós-graduação em educação da PUC-campinas. 2018. (Outro).

SPARAPAN, B. . Comissão Científica no XIII Seminário da faculdade de educação e XI seminário do programa de pós-graduação em educação da PUC-campinas. 2018. (Outro).

SPARAPAN, B. . Comissão Científica no XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos. 2017. (Outro).

SPARAPAN, B. . IV Mostra de Profissões da PUC Campinas. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13ª Reunião Regional Anped Sudeste - Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências. Clima de sala de aula positivo: contribuições de um projeto de autorregulação. 2018. (Congresso).

13ª Reunião Regional Anped Sudeste - Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências. 2018. (Congresso).

Colóquio: ?Método na Perspectiva da Teoria Histórico-cultural?. 2018. (Outra).

II Colóquio de Psicologia e Educação da PUC-Campinas.Autorregulação da aprendizagem: conceitos e definições. 2018. (Outra).

II Colóquio de Psicologia e Educação da PUC-Campinas.Projeto de intervenção: ?As Travessuras do Amarelo? nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Outra).

IX Simpósio de Pesquisa em Educação e IX Encontro de Ex-Alunos da PUC-Campinas. 2018. (Simpósio).

IX Simpósio de Pesquisa em Educação e IX Encontro de Ex-Alunos da PUC-Campinas. 2018. (Simpósio).

Mesa redonda "A criança como sujeito de direito". 2018. (Outra).

Palestra ?Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização?. 2018. (Encontro).

Palestra "Clínica da Atividade e Pesquisa em Educação". 2018. (Outra).

Palestra "Plágio na Ciência". 2018. (Outra).

XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Campinas.Clima de sala de aula: contribuições de um projeto de intervenção. 2018. (Seminário).

Colóquio "Pós-doutorado do PPGE em debate". 2017. (Outra).

Colóquio "Questões de oportunidade". 2017. (Outra).

Colóquio "Tendências e desafios na educação superior". 2017. (Outra).

Colóquio "Tendências no estudo sobre avaliação educacional". 2017. (Outra).

Comunicação Oral "A pesquisa de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Contribuições do ensino de estratégias autorreguladoras de leitura nas aulas de matemática" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Impactos do ENADE no curso de gestão empresarial da FATEC Indaiatuba" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Implicações das tics na melhoria da qualidade do ensino fundamental: percepção de gestores escolares e professores" VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Inovação curricular em tempos de SINAES: o caso dos cursos exitosos de engenharia de produção" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Por uma filosofia do sentido: o ensino de filosofia em debate a partir de considerações de seus protagonistas no ensino médio" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de EX-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

Comunicação Oral "Possibilidades de reverberação nas práticas docentes de professoras de primeiro ciclo a partir da formação de matemática" - VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas. 2017. (Simpósio).

II Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate - UNESP-Rio Claro. 2017. (Seminário).

Palestra "Pesquisa em educação: requisitos de qualidade e condições de produção e divulgação do conhecimento" - Profa. Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa. 2017. (Outra).

Palestra "Pesquisa em educação em seus compromissos com a formação de professores" - Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão. 2017. (Outra).

VIII Simpósio de Pesquisa em Educação e VIII Encontro de Ex-alunos da PUC-Campinas.Melhorias no clima de sala de aula: contribuições de um projeto de autorregulação. 2017. (Simpósio).

XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos.Clima de sala de aula: melhorias a partir de um projeto de autorregulação. 2017. (Seminário).

XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos. 2017. (Seminário).

XI Seminário da Faculdade de Educação e IX Seminário do Programa de Pós Graduação em Educação: Cidadania, direito e qualidade da educação básica - O professor em tempos de direitos, gestão da escola pública, currículo escolar..O desenvolvimento da moralidade infantil e sua relação com o bullying escolar. 2016. (Seminário).

8ª Conferência de Orquestras (Orquestra Sinfônica de Limeira), promovida pelo Centro de Cultura e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2015. (Outra).

II Mostra de Experiências Pedagógicas das Licenciaturas da PUC-Campinas. 2015. (Encontro).

Palestra "A escola da degenerescência: niilismo e decadência como pressupostos da revaloração de valores" - Prof. Dr. Samuel Mendonça.. 2015. (Outra).

VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação Sobre a Produção do Conhecimento em Educação - Tensões da/na escola: homogênea? Singular?.A prevenção do bullying escolar e o desenvolvimento da autonomia moral infantil. 2015. (Seminário).

VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação Sobre a Produção do Conhecimento em Educação - Tensões da/na escola: homogênea? Singular?. 2015. (Seminário).

Palestra "A formação da pessoa e o sistema preventivo" - Ir. Adair Sberga.. 2014. (Outra).

Palestra "Democracia, ética e cidadania" - Prof. Dr. Fábio Augusto Morales Soares.. 2014. (Outra).

Palestra "Desafios da pedagogia Salesiana na formação do educador" - Pe. Fernando Campane Vidal.. 2014. (Outra).

Palestra "O sistema preventivo de Dom Bosco e o perfil do educador Salesiano - Pe. Antônio Carlos Galhardo.. 2014. (Outra).

Palestra "Professor Digital" - Martha Gabriel.. 2014. (Outra).

Palestra "Relações de Trabalho" - Prof. Dr. Glauco Barsalini.. 2014. (Outra).

Mesa redonda "O ENADE no contexto das Políticas Públicas de Avaliação Externa", promovida pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2013. (Outra).

Palestra "Memória: política e educação", atividade do Projeto Operacional Palavra Livre, promovido pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SPARAPAN, B.. COMO PÃO E ROSAS: DA VIDA DA ESCOLA PARA A ESCOLA DA VIDA. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

SPARAPAN, B.. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICODE HISTÓRIA COM VISTA À LEI Nº 10.639/03: PROBLEMATIZAÇÕES E PROPOSTAS. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

SPARAPAN, B.. AS REDES COLABORATIVAS NA ESCOLA SOB A ÓTICA DO PROFESSOR. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

SPARAPAN, B.. EUGENIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: A FORMAÇÃO DISCURSIVA DOS SABERES EUGÊNICOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2018. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jussara Cristina Barboza Tortella

TORTELLA, Jussara. C. B.; VINHA, T. P.; TOGNETTA, L. P. T.. Melhorias no clima de sala de aula em turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de autorregulação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Telma Pileggi Vinha

TORTELLA, J. C. B.; TOGNETTA, L. P.;VINHA, TELMA PILEGGI. Melhorias no clima de sala de aula em turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de autorregulação.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mônica Piccione Gomes Rios

As práticas pedagógicas do professor da educação infantil que contribuem para a prevenção do bullying escolar e para o desenvolvimento da autonomia moral das crianças; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Monica Piccione Gomes Rios;

Jussara Cristina Barboza Tortella

A relação existente entre a prevenção do bullying escolar e o desenvolvimento da autonomia moral infantil; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SPARAPAN, B. ; TORTELLA, J. C. B. . Clima de sala de aula positivo: contribuições de um projeto de autorregulação. In: 13ª Reunião Regional Anped Sudeste - Em defesa da educação pública, laica e gratuita: políticas e resistências, 2018, Campinas. Os anais serão publicados em breve, 2018.

  • SPARAPAN, B. ; TORTELLA, J. C. B. . Clima de sala de aula: contribuições de um projeto de intervenção. In: XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Campinas, 2018, Campinas. Os anais serão publicados em breve, 2018.

  • SPARAPAN, B. ; TORTELLA, J. C. B. . Clima de sala de aula: melhorias a partir de um projeto de autorregulação. In: XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos, 2017, Campinas. Caderno de Resumos - Eixo: Práticas Pedagógicas. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. v. 1. p. 117-117.

  • SPARAPAN, B. ; RIOS, M. P. G. . O desenvolvimento da moralidade infantil e sua relação com o bullying escolar. In: XI Seminário da Faculdade de Educação e IX Seminário do Programa de Pós Graduação em Educação, 2016, Campinas. Cidadania, direito e qualidade da educação básica - O professor em tempos de direitos, gestão da escola pública, currículo escolar. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2016. v. 1. p. 59-59.

  • SPARAPAN, B. ; RIOS, M. P. G. . A prevenção do bullying escolar e o desenvolvimento da autonomia moral infantil. In: VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação PUCC, 2015, Campinas. A Produção do Conhecimento em Educação - Tensões da/na escola: homogênea? Singular?. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2015. v. 1. p. 88-89.

  • SPARAPAN, B. ; TORTELLA, J. C. B. . Conferência ?Reflexões sobre a importância da autorregulação da aprendizagem e do bom clima de sala de aula para o sucesso acadêmico no Ensino Fundamental?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPARAPAN, B. ; TORTELLA, J. C. B. . Palestra 'Reflexões sobre a importância da autorregulação da aprendizagem e do clima de sala de aula para o sucesso escolar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPARAPAN, B. . Palestra ?Atuação psicopedagógica: possibilidades e desafios?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPARAPAN, B. . Palestra: 'Melhorias para o clima de sala de aula em turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SPARAPAN, B. ; RIOS, M. P. G. . As práticas pedagógicas do professor da Educação Infantil que contribuem para a prevenção do bullying escolar e para o desenvolvimento da autonomia moral das crianças. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SPARAPAN, B. . Encontro Formativo de Implementação da BNCC. 2018.

SPARAPAN, B. . Oficina 'Como construir um ambiente cooperativo em sala de aula? Propostas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SPARAPAN, B. . Oficina 'Como construir um ambiente cooperativo em sala de aula? Propostas para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental' - XII Seminário da Faculdade de Educação e X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Políticas Públicas de Educação: caminhos e descaminhos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    MELHORIAS NO CLIMA DE SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO VISANDO À AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E À QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, Descrição: O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os alunos e entre os próprios pares, dentre outros aspectos. O clima pode ser diagnosticado como positivo ou negativo, e realizar intervenções visando melhorá-lo pode gerar boas consequências para o processo de ensino-aprendizagem. Ainda, estudos apontam os benefícios da aprendizagem autorregulada para o sucesso escolar dos estudantes. O construto da autorregulação da aprendizagem compreende que o aluno precisa ter responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem, o que contribui para a promoção de um estudante autônomo. Diante dessas constatações, emergiu-se o seguinte problema de pesquisa: haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais? Sendo assim, definiu-se como objetivo geral deste estudo: investigar se haverá melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental a partir de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais. Os objetivos específicos são: a) avaliar a qualidade do clima de sala de aula antes e depois do projeto de intervenção identificando as possíveis diferenças; b) avaliar os processos de autorregulação dos alunos antes e depois do projeto de intervenção identificando as possíveis diferenças; c) investigar a percepção dos alunos e das professoras em relação aos impactos do projeto de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter explicativo baseada na perspectiva teórica piagetiana, na qual foi utilizado o método quase-experimental de grupo único e os seguintes instrumentos: intervenção, questionário, observação sistemática e narrativa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Campinas-SP e contou com a participação de uma turma de 4º ano com 23 alunos e uma turma de 5º ano com 19 alunos. A partir da análise qualitativa verificou-se que o projeto de intervenção contribuiu para a melhoria do clima de sala de aula, mais especificamente para os processos autorregulatórios dos alunos e para a qualidade das relações interpessoais; contudo, a análise quantitativa mostrou que estatisticamente não ocorreram mudanças significativas. Este resultado vai ao encontro do aporte teórico que salienta a necessidade de as intervenções serem realizadas com intencionalidade docente, aspecto que esteve fragilizado no início da aplicação. Pretende-se que este estudo propicie, aos gestores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma reflexão acerca das implicações pedagógicas de um clima de sala de aula positivo e de como um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais pode contribuir nessa direção. Ainda, enseja-se que as publicações em espaços científicos possam contribuir com o avanço do entendimento do papel do clima de sala de aula para a aprendizagem. Palavras-chave: Clima de sala de aula. Ambiente sociomoral. Desempenho escolar. Autorregulação. Ensino Fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Sparapan - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional