Juliana de Menezes Freire

Atua profissionalmente como Professora de Biologia, Ciências e Educação Ambiental na Educação Básica. Além de orientar projetos na área. É Especialista no Ensino de Ciências e Biologia formada pela PROPGPEC do Colégio Pedro II (2020); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade UniGranRio (2015); Possui Extensão em Educação, Ambiente e Sociedade pela Escola de Botânica Tropical; É Co-autora do Livro As Cartas Ciganas e o Mundo Natural, livro que difunde o conhecimento sobre o meio ambiente para pessoas leigas no tema.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização no Ensino de Ciências e Biologia

2018 - 2019

Colégio Pedro II
Título: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Orientador: Elizabeth Posoti Pazin

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2015

Universidade do Grande Rio
Título: MÉTODO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: APRENDENDO A FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Orientador: Carlos Henrique de Freitas Burity

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2010

Colegio Estadual Ignacio Azevedo Amaral

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Extensão em Meio Ambiente, Educação e Sociedade. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ciencias.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Compostando e plantando em diversas utilizações do espaço escolar. 2018. (Seminário).

Leitura em perspectivas interdisciplinares. 2018. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FREIRE, J. M. ; DURAO, T. . O Mundo Natural e as Cartas Ciganas. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2022. v. 1. 123p .

  • FREIRE, J. M. . Estratégias pedagógicas para fomento da educação ambiental na educação infantil e no ensino fundamental I. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATOS, D. S. F. ; FREIRE, J. M. ; FERREIRA, P. S. . Método lúdico como estratégia de ensino de ciências: aprendendo a fisiologia do sistema digestório. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

FREIRE, J. M. . Florais de Bach. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREIRE, J. M. . Baralho Cigano Animal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Paraíso Infantil Popeye

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências; Educadora Ambiental, Carga horária: 15

2017 - 2018

Colégio e Curso ZeroHum

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 11

2013 - 2016

Popeye Espaço de Educação Infantil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil e Fundamental I, Carga horária: 20

2012 - 2013

Colégio Pinheiro Guimarães

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil e Fundamental I, Carga horária: 20

2012 - 2012

Centro Educacional Da Criança

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil e Fundamental I, Carga horária: 20

2012 - 2012

CRECHE ESCOLA GIRASSOL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Colônia de Férias, Carga horária: 40