Yara Neusa Ngomane Santos

Doutoranda no curso de Antropologia Social - PPGAS/UFRGS. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2007). Atualmente é pesquisadora vinculada ao Núcleo de Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs), no Departamento de Antropologia e vinculado ao PPGAS/UFRGS.

Informações coletadas do Lattes em 09/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Fluídos Corporais: Discursos, percepções, concepções e HIV/SIDA, no Distrito de Chokwé,
Orientador: Ceres Gomes Victora
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Antropologia Social

2008 - 2010

Universidade Federal de São Carlos
Título: Estudantes moçambicanos em Belo Horizonte: uma discussão sobre a construção identitária e das redes de sociabilidade,Ano de Obtenção: 2010
Igor José de Renó Machado.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Abi - Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Relações de gênero em grupos imigratórios no Brasil: um estudo comparativo
Orientador: Ethel Volfzon Kominsky
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2012 - 2012

Curso de SPSS (Statistical Package for Social Science). , Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçambique.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Organização de eventos

Ngomane, Y.S . 9 Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos. 2017. (Congresso).

Ngomane, Y.S . 9 Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

9 Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos. 2017. (Seminário).

Trabalho e infância: perspectivas antropológicas sobre a participação de crianças em atividades produtivas. 2017. (Simpósio).

"Debate sobre Masculinidades": Violência contra Mulheres e Raparigas e Feminização do HIV/SIDA.. 2016. (Seminário).

VI Sessão dos Seminários Interdisciplinares do Departamento de Arqueologia e Antropologia (DAA) da UEM. 2015. (Seminário).

33 Encontro Anual da ANPOCS.2009:?Estudantes moçambicanos em Belo Horizonte: uma discussão sobre a construção identitária e de redes de sociabilidade ? Enfoque metodológico. 2009. (Encontro).

II Reuniao Equatorial de Antropologia/ XI Reuniao de Antropologos do Norte-Nordeste.2009:?Estudantes moçambicanos em Belo Horizonte: uma discussão sobre a construção identitária e de redes de sociabilidade. Análise preliminar dos dados de campo. 2009. (Seminário).

IX Congresso da ALADAA-B, Associação Latino Americana de Estudos Africanos e Asiáticos do Brasil. Estudantes moçambicanos em Belo Horizonte: uma discussão sobre a construção identitária e de redes de sociabilidade ? Discussão do projecto. 2008. (Congresso).

Simpósio de Antropologia - Entre o Legal e o Ilegal. 2008. (Simpósio).

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil: um balanço das migrações antigas e contemporâneas.Relações de gênero em grupos imigratórios no Brasil: um estudo comparativo. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Relações de Gênero e de Geração em Grupos Imigratórios no Brasil: Um estudo comparativo. 2006. (Seminário).

X Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos "Celso Furtado". 2006. (Simpósio).

XVIII Congresso de Iniciação Científica - Unesp. Relações de gênero em grupos imigratórios no Brasil: um estudo comparativo?.. 2006. (Congresso).

I Colóquio de História da Filosofia - Bicentenário da Morte de Kant. 2004. (Simpósio).

IV Seminário do Trabalho: perspectivas do trabalho no século XXI. 2004. (Seminário).

IX Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos " Roberto Cardoso De Oliveira?. 2004. (Simpósio).

XI Foro Estudantil Latinoamericano de Antropologia y Arqueologia.A educação da mulher rural em Moçambique. 2004. (Seminário).

XI Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília.?Relações de gênero em grupos imigratórios no Brasil: um estudo comparativo. 2004. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Arcénia Adimão

Ngomane, Y.S. Reprodução de Identidades Sociais: um estudo de caso sobre as bancas zambezianas na feira de artesanato e grastronomia de Maputo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique.

Aluno: Ercília Muchanga

Ngomane, Y.S. A reprodução da Identidade Rastafari num contexto pluri-identitário na comunidade do Intaka. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique.

Orientou

Carla S

E; S Chissumba; O trabalho infantil como estrategia de sobrevivencia em familias carenciadas: o caso das criancas vendedeiras no mercado de Xipamanine; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique; Orientador: Yara Neusa Ngomane Santos;

Vasconcelos Duvane

O uso do Hijab e a violência simbólica nas alunas muçulmanas da Escola Secundária Josina Machel; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique; Orientador: Yara Neusa Ngomane Santos;

Dilson da Graça Alfredo Mabjaia

Contibuto dos Megaprojectos no Desenvolvimento Social das Comunidades; Caso: Mozal sobre a Comunidade de Beluluane; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique; Orientador: Yara Neusa Ngomane Santos;

Maria Divina Tonela Barbosa

Estratégias Adoptadas pelos Doentes de Sida para Superar o Estigma e Descriminação; Estudo de Caso do Bairro de Lichenani, Incaia, Posto Administrativo de Chissano, Distrito de Bilene, Província de Gaza; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade São Tomás de Moçambique; Orientador: Yara Neusa Ngomane Santos;

Produções bibliográficas

  • Ngomane, Y.S . A fabricação do parentesco entre estudantes moçambicanos. In: Igor José de Renó Machado. (Org.). Deslocamentos e Parentesco. 1ed.São Carlos: Edufscar, 2015, v. , p. 01-.

  • Ngomane, Y.S . Racismo, colonialismo e trajetória acadêmica de mulheres negras. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ngomane, Y.S . ?Eu também estou em tratamento: Narrativas sobre a experiência do tratamento antirretroviral em Chokwé, Provincia de Gaza,?.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ngomane, Y.S . ?Antropologia diante do racismo: corporalidades, instituições e sutilezas?.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ngomane, Y.S . Quando o corpo e saúde entram na tela: percorrendo contornos do corpo, do gênero e da saúde a partir do cinema. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ngomane, Y.S . A experiência do HIV/AIDS em Moçambique: trajetórias políticas, saberes e emoçoes?.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ngomane, Y.S . ?Fluídos corporais: saberes, práticas e HIV/Aids no Distrito de Chokwé?.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ngomane, Y.S . Reflexões teóricas sobre políticas, programa de HIV/Aids e fluídos corporais em Moçambique. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Ngomane, Y.S . Escrita de artigos científicos com Rodrigo Toniol (UNICAMP). 2019. .

Ngomane, Y.S . Comunicação científica de pesquisas antropológicas com Fabíola Rohden (PPGAS/UFRGS). 2019. .

Ngomane, Y.S . Estrutura de teses e dissertações com Emerson Giumbelli (PPGAS/UFRGS). 2019. .

Ngomane, Y.S . Interditas e inauditas: colonialidade, solidão e justiça cognitiva na experiência intelectual de mulheres negras. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Ngomane, Y.S . Ngomane, Y. Barcelos Neto, Aristótels. Apapaatai: Rituais De Máscaras No Alto Xingu. 2009 (resenha) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade São Tomás de Moçambique

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Docente

2013 - 2015

Diagonal Moçambique

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultora para estudos sociais

2011 - 2011

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

Vínculo: Trabalhador temporário, Enquadramento Funcional: Docente