Ana Luiza Rosa Severo

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2025). Possui experiência de atuação no Museu Campos Gerais, na cidade de Ponta Grossa - PR, através de um estágio voluntario,(2022-22). Experiência de atuação no Museu Municipal Aristides Spósito, na cidade de Ponta Grossa - PR, através de um estágio voluntário (2023-23). Experiência de atuação no Museu Parque Histórico de Carambeí, através de um estágio não obrigatório (2023-24). Possui experiência de atuação como Monitora no Laboratório do Centro de Documentação e Pesquisa em História, do departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG-PR).

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2022 - 2025

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: LEI DE ACESSIBILIDADE VS. TOMBAMENTO: DIFICULDADES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO EM EDIFÍCIOS HISTÓRICOS Museu Campos Gerais, Ponta Grossa-PR, 2025.
Orientador: Lorena Zomer

Formação complementar

2024 - 2024

Educação e Diversidade Cultural. (Carga horária: 20h). , Universidade Virtual do Paraná, UVPR, Brasil.

2024 - 2024

Práticas Sustentáveis. (Carga horária: 20h). , Universidade Virtual do Paraná, UVPR, Brasil.

2024 - 2024

Antropologia do Corpo e Saúde. (Carga horária: 20h). , Universidade Virtual do Paraná, UVPR, Brasil.

2024 - 2024

Identidade Empreendedora. (Carga horária: 20h). , Universidade Virtual do Paraná, UVPR, Brasil.

Participação em eventos

I Colóquio do GPHI - Intelectuais, Racismos e Desigualdades: Memória e Historiografia. 2024. (Congresso).

1° Feira de Profições da UEPG. Equipe de apoio na apresentação do curso de bacharelado em história. 2023. (Exposição).

3° Jornada Amarela, saúde mental e enfermagem. 2023. (Encontro).

Atividade de extensão - INTERPET.História das Mulheres em Ponta Grossa. 2023. (Encontro).

SEMINÁRIO TEMÁTICO LINGUAGENS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS na palestra - NÃO É BRINCADEIRA: LINGUAGEM E RACISMO,. 2023. (Seminário).

16ª Primavera Nacional dos Museus: Independências e Museus - Outros 200,Outras Histórias. 2022. (Encontro).

21ª Semana Nacional de Museus; 1º Encontro da Associação dos Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG); 1º Encontro de História Pública do Museu Campos Gerais. 2022. (Encontro).

22ª Semana Nacional de Museus; 2º Encontro de História Pública do Museu Campos Gerais. 2022. (Encontro).

Ações Culturais no Museu Campos Gerais - 2ª edição.Ações Culturais no Museu Campos Gerais - 2ª edição. 2022. (Encontro).

Seção de Tombamento. 2022. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Museu Campos Gerais

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Conservação, Carga horária: 10

Outras informações:
Integrei a equipe de organização do Acervo Foto Tanko Museu Campos Gerais, contribuindo com os processos de identificação, higienização e organização do referido acervo.

2023 - 2023

Museu Municipal Aristides Spósito

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Conservação, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão e Conservação do acervo Museológico

2023 - 2024

Museu Parque Histórico de Carambeí

Vínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: Conservação, Carga horária: 20

Outras informações:
Conservação de objetos museológicos, manutenção de espaços expositivos.

2025 - 2025

Universidade Estadual de Ponta Gorssa

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Catalogação, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Levantamento de dados dos Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História incluindo autoria, orientação, data, tema e nota final. Capacitação com a equipe do NTI-UEPG para alimentar o site do Departamento de História com as informações levantadas. Criação da página e alimentação com as informações dos trabalhos defendidos entre os anos de 2005 a 2023.