Heron Oliveira dos Santos Lima

Heron Oliveira dos Santos Lima atua há 23 anos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. É Professor titular e pesquisador do Departamento de Engenharia Química e Alimentos do Campus Campo Mourão. É Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP e possui inúmeros trabalhos científicos e tecnológicos, bem como ampla experiência em cargos administrativos. Foi Vice-Reitor da UTFPR (2020 a 2022) e Diretor Geral do Campus Campo Mourão por duas gestões (2013 a 2020). Também desempenhou o papel de conselheiro eleito do COUNI - UTFPR por dois mandatos consecutivos (2009 a 2016); coordenador do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); Chefe de Departamento de Projetos (DEPET); Chefe de Pós-graduação (DEPOG) e Gerente de Relações Empresariais e Comunitárias (GEREC). Foi contemplado com o bóton de ouro CEFET 2005, honraria concedida ao servidor destaque em atividades que compreendem ensino, pesquisa e extensão. Foi Presidente do Núcleo Permanente de Progressão Docente da UTFPR Câmpus Campo Mourão por oito anos consecutivos. Possui dezenas de orientações de TCC, estágio, iniciação científica, iniciação tecnológica e desenvolvimento tecnológico industrial de alunos de graduação, sendo a maioria com Bolsas de Fomento. Seu currículo destaca-se pelo comprometimento com a pesquisa e inovação, bem como pela capacidade de liderança e tomada de decisões. Coordenou importantes projetos de fomento dos principais institutos nacionais, que incluem CNPq, FINEP, Fundação Araucária e SEBRAE.No setor produtivo, possui um histórico de parcerias estratégicas e colaborativas com dezenas de empresas do estado do Paraná e do Brasil. Foi idealizador do projeto SEBRAE para implantação do Hotel Tecnológico no Campus Campo Mourão e membro fundador do Arranjo Produtivo Local da Área de Saúde de Campo Mourão (APL saúde CM). É sócio fundador das empresas Clean-up Biotecnologia Ltda. e SoinVie Biossegurança

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

1996 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo da Encapsulação de Fármacos de Primeiro Tratamento da Tuberculose em Ciclodextrinas e Lipossomas
Orientador: Maria Helena Andrade Santana
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Tuberculose; Ciclodextrinas; Lipossomas; Encapsulação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Medicamentos. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.

Mestrado em Engenharia Química

1994 - 1996

Universidade Estadual de Maringá
Título: Produção de Ciclodextrinas por Fermentação e Ciclização Simultâneas, Ano de Obtenção: 1996
Gisella Maria Zanin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ciclodextrinas; Produção de ciclodextrinas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Fabricação de Produtos Químicos.

Graduação em Química Industrial

1987 - 1991

Universidade Federal da Paraíba

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos/Especialidade: Correlatos.

Participação em eventos

V workshop de Biocatalise e biotransformação..Extração e concentração de invertase de fermento residual em sistema de ultrasom e ultrafiltração.. 2010. (Outra).

Simpósio de Hidrólise Enzimática de biomassas - IX SHEB.Produção fermentativa de ácido-L-glutâmico empregando melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado por invertase.. 2009. (Simpósio).

III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial.Estudo do Hidrolisado de Bagaço de Cana-de-Açúcar para Fins Fermentativos. 2008. (Encontro).

III Jornada Nacional da Agroindústria.Utilização de Melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado como meio de cultivo na produção de ácido láctico. 2008. (Seminário).

III Jornada Nacional da Agroindústria.Utilização do melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado para obtenção de ácido L-glutâmico. 2008. (Seminário).

Semana de Alimentos.Obtenção de ácido L-glutâmico por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado.. 2008. (Seminário).

Semana de Alimentos.Obtenção de ácido lático por fermentação de melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado.. 2008. (Seminário).

VII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. Produção Fermentativa de ácido láctico a partir de melaço de cana-de-açúcar por Lactobacillus casei. 2008. (Congresso).

XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Obtenção de Aminoácidos Totais por Fermentação de Melaço de Cana-de-açúcar Previamente Hidrolisado e Suplementado. 2008. (Seminário).

XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Estudo Comparativo da Produção de Ácido Láctico por Fermentação descontínua Empregando Diferentes Meios Fermentativos. 2008. (Seminário).

Dia do Empreendedor - UTFPR. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Isadora de Paula Bandeira

LIMA, H. O. S.; ANACLETO, A.; SCHNEIDER, A. V.; LIMA, P. L. S.. ?ENTRE MITOS E IMAGINÁRIOS: O CULTO AO EMPREENDEDORISMO E TRABALHO NA MAÇONARIA?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Isadora de Paula Bandeira

LIMA, H. O. S.; ANACLETO, A.; SCHNEIDER, A. V.; LIMA, P. L. S.. ?ENTRE MITOS E IMAGINÁRIOS: O CULTO AO EMPREENDEDORISMO E TRABALHO NA MAÇONARIA?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Vanessa Kelly Lermen

LIMA, H. O. S.. Avaliação do uso de controladores eletrônicos em pulverizadores de barras terrestres. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcelo Real Prado

LIMA, H. O. S.. Análise de Fluxos de Materiais e Energia do Ciclo de Vida de Embalagens para a Indústria de Refrigerantes no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Augusto Tanamati

LIMA, H. O. S.. Avaliação de métodos de extração de lipídios totais em carnes. 2005 - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Augusto Tanamati

LIMA, H. O. S.. Avaliação de métodos de extração de lipídios totais em carnes. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Paula de Oliveira Camargo

LIMA, H. O. S.. Aplicação do Sistema APPCC na linha de Produção da Salsicha. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Willian Marques Teixeira

Teixeira, W.M.;LIMA, H. O. S.VITORIO, A. C.. Implantação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação em Unidade Industrial de Fécula de Mandioca. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Pablo Henrique Jandrey e João Carlos I

LIMA, H. O. S.LIMA, M. V. S.. dos Santos.Beneficiamento e caracterização de sub-produtos da Indústria de Maracujá.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Souza Celoni e Marcilene Warzovski

LIMA, H. O. S.LIMA, M. V. S.VITORIO, A. C.. Extração e caracterização físico-química do óleo de semente de maracujá.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Natália Viotto Barbosa

LIMA, H. O. S.. Validação da eficiência do equipamento Ozony 300 da Empresa Cristofoli Biossegurança LTDA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: SIMONE REGINA RAMOS

LIMA, H. O. S.. Avaliação do soja para produção de brotos ou moyashi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabrieli Alves de Oliveira

LIMA, H. O. S.. Obtençcão de ácido L-láctico através do processamento do melaço de cana-de-açúcar por bactérias lácteas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Clari Farias Batista

LIMA, H. O. S.. Avaliação de diferentes concentraçãoes de alginato de sódio e cloreto de cálcio na imobilização de células de S. Cereviseae.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria de Lourdes de F

LIMA, M. V. S.LIMA, H. O. S.VITORIO, A. C.. Gutierres e Valéra Demarchi.Extrato Condensado de Soja.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Eliane Bocato

LIMA, H. O. S.. Extração e quantificação de amido resistente em variedades de bananas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Cleidimar de Oliveira

LIMA, H. O. S.. Estudo comparativo da obtenção de xarope de glicose de fécula de mandioca por hidrólise ácida e enzimática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão.

Aluno: Katiussa Michele Canola

CANOLA, M. K.;LIMA, H. O. S.. Estudo e calibração de parâmetros para utilização de B. Stearothermophilus var. calidolactis na detecção de resíduos de antibióticos em leites. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LIMA, H. O. S.. Concurso para Professor Efetivo - Provas e Títulos. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LIMA, H. O. S.. Concurso para Professor Efetivo 40 horas - Provas e Títulos - UTFPR. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LIMA, H. O. S.. Concurso Para Professor - Provas e Títulos. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão.

Orientou

Maciel Nogueira/Josiane Pereira dos Santos

Verificação e validação de parâmetros técnicos de equipamento tipo "expander" na Indústria de óleo da COAMO; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Roselene Ferreira Oliveira

Determinação do grau de influência das gerações de Bacillus stearothermophilus na produção de Indicadores Biológicos de Resposta Rápida; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mírian Sausdalef

Otimização da suplementação do meio fermentativo na obtenção do ácido glutâmico a partir do melaço da cana-de-açúcar previamente tratado com invertase; ; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Paraná; (Orientador);

Carolina Rocha Faber

Desenvolvimento e produção piloto do sistema inovador Pharmaco, um produto e um serviço para a farmacovigilância; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Pablo Henrique Jandrey e João Carlos I

dos Santos; Participação em banca de Pablo Henrique Jandrey e João Carlos I; dos Santos; Beneficiamento e caracterização de sub-produtos da Indústria de Maracujá; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Juliana Souza Celoni e Marcilene Warzovski

Extração e caracterização físico-química do óleo de semente de maracujá; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Dgenes Hudreich Nascimento Zielke

Estudo do Hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar para fins fermentativos; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Natália Viotto Barbosa/Rosiclér Cardoso Silva

Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Katiussa Canola

Desenvolvimento de Indicador biológico para monitorar resíduos de antibióticos em leites e derivados; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Marcos Vieira da Silva

Extração e Caracterização de Invertase a partir de resíduos da produção de álcool; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia de Alimentos) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Andréia Vieira da Silva

Clarificação de óleo de soja utilizando ciclodextrinas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Juliana Lettrari

Desenvolvimento de indicador biológico para monitorar sistemas de esterilização a vapor; 2005; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Obtenção de ácido lático por fermentação decontínua empregando diferentes meios fermentativos.. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos - REBRAPA , v. 1, p. 11-15, 2010.

  • OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Influência das Gerações de Bacillus stearothermophilus na produção dos seus esporos.. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos - REBRAPA , v. 1, p. 53-57, 2010.

  • SILVA, M. V. ; GONÇALVES, O. H. ; VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. . Obtaining lactic acid through discontinuing fermentation using sugarcane molasses, cassava by-product meal, fructose and cassava starch. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos , v. 1, p. 97-102, 2010.

  • SILVA, M. V. ; GONÇALVES, O. H. ; LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. . Obtaining lactic acid through discontinuing fermentation using sugarcane molasses, cassava by-product meal, fructose and cassava starch. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos , v. 1, p. 97-102, 2010.

  • OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. ; LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. . Produção de ácido lático a partir do melaço de cana-de-açúcar por Lactobacillus casei. Brazilian Journal of Food Technology. Preprint Serie , v. 12, p. 34-40, 2009.

  • LIMA, M. V. S. ; VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. ; Oliveira, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço da cana-de-açúcar por lactobacillus casei. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 12, p. 34-40, 2009.

  • VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DO PERCEVEJO-DE-RENDA Vatiga sp EM QUINZE VARIEDADES DE MANDIOCA, NA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.

  • VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . AVALIAÇÃO DA SELETIVIDADE DE PRAGAS POR QUINZE ESPÉCIES DE MANDIOCA.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.

  • VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . MONITORAMENTO POPULACIONAL DA MOSCA BRANCA Bemisia tabaci EM VARIEDADES DE MANDIOCA NA REGIÃO CENTRO-0CIDENTAL DO PARANÁ.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.

  • VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Jatrophobia brasiliensis EM QUINZE VARIEDADES DE MANDIOCA, EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA CONCAM.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyclodextrin Productiobn by Simultaneous Fermentation and Cyclisation. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 70-72, p. 789-804, 1998.

  • DE SOUZA, JOÃO PEDRO BUSNARDO ; LIMA, JADER TAVARES ; SIMM, VINICIUS SYLVESTRE ; MELLO, MURILO MOREIRA ; COSTA, MATEUS DALLA ; SEIXAS, MONIQUE BORGES ; DE FIGUEIREDO, MARIA FERNANDA OLIVEIRA ; PREMEBIDA, STHEFANIE MONICA ; DOS SANTOS, PAULO VICTOR ; PACHECO, WESLEY ; DOS SANTOS LIMA, HERON OLIVEIRA ; SCOCZYNSKI, MARCELLA . Polyp Detection in Colonoscopy Images Using a Vision Transformer Classifier. In: 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023, São Bernardo do Campo. 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023. v. 1. p. 627-to apeear.

  • SIMM, VINICIUS SYLVESTRE ; LIMA, JADER TAVARES ; DE SOUZA, JOAO PEDRO BUSNARDO ; MELLO, MURILO MOREIRA ; COSTA, MATEUS DALLA ; SEIXAS, MONIQUE BORGES ; DE FIGUEIREDO, MARIA FERNANDA OLIVEIRA ; PREMEBIDA, STHEFANIE MONICA ; DOS SANTOS, PAULO VICTOR ; PACHECO, WESLEY ; DOS SANTOS LIMA, HERON OLIVEIRA ; SCOCZYNSKI, MARCELLA . Polyp Segmentation in Colonoscopy Images for Detection and Diagnosis of Colorectal Cancer. In: 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023, São Bernardo do Campo. 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023. p. 989.

  • INHOATO, L. A. ; E. S. Esperança, LIMA ; LIMA, H. O. S. ; Gonçalves, O.H. . Influência do uso de nitrogênio gasoso na polimerização do L lactídeo. In: II SIMTEA, 2010, Campo Mourão. II SIMTEA, 2010.

  • SILVA, M. V. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. . Estudo da influência do gás ozônio na morte de esporos de Bacillus subtilis ATCC9372. In: I SIMTEA - I Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, 2009, Campo Mourão. Anais do I SIMTEA , 2009, 2009.

  • Teixeira W.M. ; VITORIO, A. C. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Implantação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação em Unidade Industrial de Fécula de Mandioca. In: XIII Congresso Brasileiro de Mandioca., 2009, Botucatu. Inovações e Desafios., 2009. v. v.4.

  • OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Influencia das gerações de Bacillus Stearothermophilus na produção de seus esporos.. In: I SIMTEA, 2009, Campo Mourão. Anais do I SIMTEA. , 2009., 2009.

  • OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; SOUSDALEFF, M. . Obtenção de ácido lático por fermentação de melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado. In: I Semana de Alimentos, 2008, Campo Mourão. Anais da I Semana de Alimentos., 2008.

  • SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; OLIVEIRA, R. F. . Obtenção de ácido l-glutâmico por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado In: I Semana de Alimentos.. In: I Semana de Alimentos., 2008, Campo Mourão. Anais da I Semana de Alimentos., 2008.

  • SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. . PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUTÂMICO POR FERMENTAÇÃO EMPREGANDO CORYNEBACTERIUM GLUTAMICUM E MELAÇO PREVIAMENTE HIDROLISADO E SUPLEMENTADO COMO MEIO DE CULTIVO.. In: 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages (BMCFB), 2008, Lorena. Anais do 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages., 2008.

  • LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço da cana-de-açúcar por lactobacillus casei. In: 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2008, Lorena. Anais do 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2008.

  • LIMA, H. O. S. . Fermento Residual de Saccharomyces cerevisiae de indústria de álcool como fonte de invertase. In: II ENTEC, 2004, Campo Mourão. II ENTEC, 2004.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . The association B-cyclodextrins inclusion complexes containing tuberculosis drugs with conventionalliposomes.. In: 10th International Cyclodextrin Symposium, 2000, Michigan. Proceedinigs of The 10th International Cyclodextrin Symposium, 2000.

  • SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; LIMA, H. O. S. . Beta-Cyclodextrins as Host to Primary Treatment of Tuberculosis Drugs.. In: Ninth European Congress on Biotechnology, 2000. Proceedingh of the Ninth European Congress on Biotechnology, 2000.

  • LIMA, H. O. S. ; PINTO, L. M. ; SANTANA, M. H. A. ; PAULA, E. . Cyclodextrins Complexation with anti-drugs diminish its hemolytic effect.. In: IV PHARMATECH, 1999, Natal. Programs and Abstracts, 1999.

  • SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. ; LIMA, H. O. S. . Preparation and Characterization of Inclusion Complexes of Ò-Cyclodextrin and Tuberculosis Primary Treatment Drugs.. In: 9th International Symposium on Cyclodextrins, 1999. Proceedings of the 9th International Symposium on Cyclodextrins, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Preparation and Characterization of Inclusion Complexes of B-cyclodextrins and Tuberculosis Primary Treatment Drugs. In: 9th International Cyclodextrin Symposium, 1998, Santiago de Compostela. Proceedings of The 9th International Cyclodextrin Symposium, 1998. p. 463-466.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhancced Cyclodextrin Production by Fermentation.. In: 8th International Cyclodextrin Symposium, 1996. Proceedings oh The 8th International Cyclodextrin Symposium. Netherlands: KLuwer Academic Publishers, 1996. p. 51-54.

  • SILVA, M. V. ; SOUSDALEFF, M. ; Silva, A. V. ; LIMA, H. O. S. . Extração e concentração de invertase de fermento residual em sistema de ultrasom e ultrafiltração.. In: V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010, Maringá. Anais do V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010.

  • SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SILVA, M. V. ; LIMA, H. O. S. . Produção de ácido L-glutamico por fermentação em melaço de cana-de-açúcar. In: V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010, Maringá. Anais do V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010.

  • LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Utilização do melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado como meio de cultivo na produção de ácido lactico. In: III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008, Bananeiras-PB. Anais da III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008.

  • LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Utilização de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado para obtenção de ácido L-glutâmico. In: III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008, Bananeiras. Anais da III Jornada Nacional da Agroindústria. Bananeiras - PB, 2008.

  • LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. . Obtenção de aminoácidos totais por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008.

  • LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Estudo comparativo da produção de ácido lático por fermentação descontínua empregando diferentes meios fermentativos. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008. v. 01. p. 693-696.

  • LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; Zielke, D. H. N. . III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008.

  • LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; BARBOSA, N. V. ; SILVA, R. C. . Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água.. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008.

  • LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Estudo comparativo da produção de ácido lático por fermentação descontínua empregando diferentes meios fermentativos. In: XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008. v. 01. p. 693-696.

  • LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; Zielke, D. H. N. . Estudo do Hidrolisado de Bagaço de cana-de-açúcar para fins fermentativos. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Produção Agroindustrial da Fecilcam., 2008.

  • LIMA, H. O. S. ; Silva, A. V. . Clarificação de óleo de soja utilizando ciclodextrinas. In: VII Seminário de Iniciação Científica, 2002, Curitiba. VII Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: CEFET-PR, 2002.

  • LIMA, J. T. ; BUSNARDO, J. P. ; SEIXAS, M. B. ; SIMM, V. S. ; MELLO, M. M. ; COSTA, M. D. ; FIGUEIREDO, M. F. O. ; PREMEBIDA, S. M. ; SANTOS, P. V. ; PACHECO, W. ; LIMA, H. O. S. ; MARTINS, M. . Detection of polyps in colonoscopy images via attention mechanism. In: Xmeeting 2023, 2023, Curitiba. Anais do X meeting 2023, 2023. v. 1.

  • SEIXAS, M. B. ; LIMA, J. T. ; BUSNARDO, J. P. ; SIMM, V. S. ; MELLO, M. M. ; COSTA, M. D. ; FIGUEIREDO, M. F. O. ; PREMEBIDA, S. M. ; SANTOS, P. V. ; PACHECO, W. ; LIMA, H. O. S. ; MARTINS, M. . Polyp segmentation in colonoscopy images for detection of Colorectal cancer. In: X meeting 2023, 2023, Curitiba. anais do X meeting 2023, 2023. v. 1.

  • INHOATO, L. A. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; Araújo, P.H.H. ; Gonçalves, O.H. . Use of Gaseous NItrogen as Inertizing Agent in the Polymerization of L-lactide. In: 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010, Gramado. XII International Macromolecular Colloquium. , 2010. p.65 -, 2010. p. 65.

  • SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Produção fermentativa de ácido L-Glutâmico empregando melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado por invertase.. In: IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de biomassas - IX SHEB, 2009, Maringá-PR. IX SIMPOSIO DE HIDROLISE ENZIMÁTICA E BIOMASSAS, 2009.

  • LIMA, H. O. S. ; SILVA, M. V. . Avaliação do Potencial Catalítico de Levedura Residual de Destilaria para Obtenção de B-D-Frutofuranosidase. In: V Semana de Iniciação Científica de Campo Mourão, 2004, Campo Mourão. Programação e Resumos. CAmpo Mourão: Fecilcam, 2004. p. 56-56.

  • LIMA, H. O. S. ; LETTRARI, J. ; CANOLA, M. K. . Efeito da Temperatura, Pressão e Tempo na Destruição Térmica de Esporos de Bacillus Estearothermophilus. In: V Semana de Iniciação científica de Campo Mourão, 2004, Campo Mourão. Programação e Resumos. Campo Mourão: Fecilcam, 2004. v. 1. p. 38-39.

  • LIMA, H. O. S. . Estudo preliminar do comportamento do Bacillus Stearothermophillus a diferentes, pressões, tempo e temperatura. In: II ENTEC - Encontro Tecnológico do CEFET-PR, 2004, Campo Mourão. II ENTEC - CEFET-PR, 2004.

  • LIMA, H. O. S. . Extração e Caracterização de Invertase a Partir de Resíduos da Produção de Álcool. In: II ENTEC, 2004, Campo Mourão. II ENETC - CEFET-PR, 2004.

  • LIMA, H. O. S. ; SANTANA, M. H. A. ; PAULA, E. . Hemolitic Studies involving plain formulations and B-cyclodextrin-trapped drugs.. In: XXIX Reunião Anual da SBBq., 2000, Caxambu. Programs and abstrcts, 2000. p. p 161.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; PAULA, E. ; PINTO, L. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Produção de B-ciclodextrina e aplicação no encapsulamento de drogas de primeiro tratamento da tuberculose. In: VI Seminário de hIdrólise Enzimática e Biomassas, 1999, Matringá. Program and Abstrcts, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. . Preparação, Caracterização e Efeito do Encapsulamento dos Fármacos de Primeiro Tratamento da Tuberculose em B-ciclodextrinas. In: I EPFEQ, 1999, Campinas. Resumo do EFFEQ, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; JUSTOS, O. R. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulamento de Isoniazida e Pirazinamida em Lipossomas para a Administração por Injeção Intravenosa e por Inalação. In: I EPEFEQ, 1999, Campinas. Resumos I EPEFEQ, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; JUSTOS, O. R. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulation of Isoniazid and Pyrazinamide in Liposomes for Intravenous and Pulmonary administration. In: IV PHARMATECH: New Perspectives in drug delivery systems., 1999, Natal - RG. Programs and Abstracts, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulamento de Drogas Usadas no Tratamento Primário da Tuberculose em Beta-Ciclodextria: Efeitos na Hemólise de Células, Fotoestabilidade e Solubilidade das Drogas.. In: I Workshop de Biomateriais, 1999, Campinas - SP, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; L JÚNIOR, A. ; BARICCATTI, R. A. ; SANTANA, M. H. A. ; MARSAIOLI, A. J. ; PESSINE, F. B. T. . NMR experiments applied to the encapsulation of clarithromycin. In: VII Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Inclusion of Drugs Used in the Primary Treatment of Tuberculosis in Beta-cyclodextrin: Effects on the Hemolysis of Cells, Photostability and Solubility of Drugs.. In: 2nd Congress of Pharmaceutial Sciences, 1999, Ribeirão Preto. Programs and Abstracts, Pôster NT-22, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. ; MORAES, A. M. ; PINTO, L. M. ; PAULA, E. ; SANTANA, M. H. A. ; VILLARES, M. C. B. . Desenvolvimento de Tuberculostáticos com Drogas de Primeiro Tratamento da Tuberculose Complexadas em Beta-Ciclodextrina: Um Trabalho Multidisciplinar. In: Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Palestra, 1999.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Preparation and Characterization of Beta-Cyclodextrins Complexing Drugs Used to the Tuberculosis Therapy.. In: Bioencapsulation VII and 1998 Mini Symposium on Microencapsulation, Tidewater Inn, 1998, Easton, Maryland. Program and Abstracts, 1998. p. 12-15.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Drug Encapsulation in Liposomes and Beta-Cyclodextrins for the Therapy of Tuberculosis.. In: 20th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 1998, Gatlinburg. Program and Abstracts, Pôster 112, 1998.

  • LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Preparation and Characterization of Beta-Cyclodextrins Complexing Drugs Used to the Tuberculosis Therapy. In: Bioencapsulation VII and 1998 Mini-Symposium on Microencapsulation,, 1998, Easton, Mayland. Program and Abstracts, 1998.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyclodextrin Production by Simultaneos Fermentation and Cyclization. In: 8th European Congress on Biotechnology - ECB8, 1997, Budapest. Abstracts, 1997. p. 365.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyckidextrin Production by Simultaneous Fermentation and Cyclization. In: 19th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 1997, Colorado Spring. Program and Abstracts, Pôster 145, 1997.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhanced Cyclodextrin Production by Fermentation. In: 8th International Cyclodextrin Symposium, 1996, Budapest. Abstracts, 1996. p. 01-15.

  • LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhanced Cyclodextrin Production by Fermentation. In: V Seminário de Hidrólise de Biomassas, 1996, Maringá - PR, 1996.

  • LIMA, H. O. S. . Estratégias para seleção e retenção de talentos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, H. O. S. . Da ideia a concepção. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, H. O. S. . 'Cenário Atual: emprego, empreendedorismo e empregabilidade'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, H. O. S. . 'Relação Empresa x Escola: Um jogo de ganha-ganha'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, H. O. S. . Cenário atual e reavaliação do nosso papel como agente de transformação: empreendedorismo, emprego e empregabilidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. . Produção de ácido glutâmico por fermentação empregando corynebacterium glutamicum e melaço previamente hidrolisado e suplementado como meio de cultivo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço de cana de açúcar por lactobacillus casei.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água.. 2008.

LIMA, H. O. S. . Validação de autoclave a vapor LISTER 21 da empresa Sieger Equipamentos Médicos Laboratoriais. 2007.

LIMA, H. O. S. . Validação de borracha de vedação das autoclaves a vapor da Cristofoli Biossegurança Ltda.. 2006.

LIMA, H. O. S. . Desenvolvimento de aparelho de profilaxia dentária. 2002.

LIMA, H. O. S. . Implantação de Laboratório de Qualidade na Indústria de açúcar mascavo orgânico ECOÇÚCAR LTDA.. 2001.

LIMA, H. O. S. . Complexação de Claritromicina em Ciclodextrinas. 1998.

LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Desenvolvimento de tecnologia para produção de leitora e indicador biológico de resposta rápida.. 2007.

LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Desenvolvimento de Tecnologia para Produção de Indicador Biológico Autocontido.. 2004.

LIMA, H. O. S. . Indicador de níveis de antibióticos no leite - bioclean. 2004.

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Valorização de matérias-primas regionais: a produção e purificação do ácido lático, Descrição: Projeto aprovado pela Fundação Araucária de apoio à pesquisa do Estado do Paraná. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heron Oliveira dos Santos Lima - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Obtenção de ácido lático por via fermentativa empregando diferentes meios de cultivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heron Oliveira dos Santos Lima - Coordenador / Mirela Vanin dos Santos Lima - Integrante.

Prêmios

2005

Bóton de ouro CEFET-PR, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Alimentos, Laboratório de Desenvolvimento de Processos. , Rodovia BR 369 - Km 0,5, Rodovia, 87301-005 - Campo Mourao, PR - Brasil - Caixa-postal: 271, Telefone: (44) 5234156, Ramal: 230, Fax: (44) 5234156, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2003

Centro Integrado de Ensino Superior

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2002 - 01/2003

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I

2003 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultoria na área de Desnvolvimento de novos Produtos e Processos: Laticínio KI-LATTE, Ecoçúcar, etc. Consultoria em tecnologia Biomédica. Fundação Educere, Ortus, etc.

2000 - 2003

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Substituto/Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2000

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Alimentos/Proc. de Cana de Açúcar, Gestão Tecnológica, Operações Unitárias na Ind. de Alimentos, Operações Unitárias na Ind. de Grãos, Cereais e Amido

  • 07/2004 - 07/2006

    Extensão universitária , PROEM - CEFET-PR.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de projeto FINEP/CNPq para viabilização de Incubadora de Empresas CEFET-PR/Fundação Educere.

  • 03/2004 - 03/2005

    Direção e administração, Gerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias.,Cargo ou função, Diretor de Projetos Funcefet.

  • 03/2004 - 03/2005

    Direção e administração, Campus Campo Mourão.,Cargo ou função, Gerente de Relações Empresariais e Comunitárias.

  • 08/2003 - 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, GEREP.,Linhas de pesquisa

  • 06/2000 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Gerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detecc Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Serviço realizado, Desenvolvimento de Equipamento de Profilaxia Dentária - Ortus.

  • 08/2001 - 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, GEREP.,Linhas de pesquisa

  • 05/2001 - 05/2002

    Direção e administração, Pós Graduação, Campo Mourão.,Cargo ou função, Coordenador de Programa PIBIC.

  • 01/2001 - 05/2002

    Direção e administração, Cerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detec Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento - DETEC/DEPET.

  • 06/2001 - 12/2001

    Ensino, Tecnologia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Operações Unitárias, Tratamento de efluentes

  • 06/2000 - 06/2001

    Serviços técnicos especializados , Cerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detec Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Serviço realizado, Consultoria tecnológica em Açúcar Mascavo (ecoçúcar).

1995 - 1996

Usina Santa Terezinha

Vínculo: Gerente de Processo/Produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

1995 - 1996

Usina Santa Terezinha

Vínculo: Químico de Processo e produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1995 - 11/1996

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Produção.,Serviço realizado, Químico de processo e produção.

1992 - 1994

Usina Santa maria

Vínculo: Gerente de Processo/Produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1992 - 02/1994

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Processo.,Serviço realizado, Químico Processo e Produção.

Propriedade Intelectual

Patentes (2)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Reator de inertização por nitrogênio gasoso e vácuo 12/12/2012
INVENTOR Incubadora para indicadores biológicos 03/10/2011