Heron Oliveira dos Santos Lima
Heron Oliveira dos Santos Lima atua há 23 anos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. É Professor titular e pesquisador do Departamento de Engenharia Química e Alimentos do Campus Campo Mourão. É Doutor em Engenharia Química pela UNICAMP e possui inúmeros trabalhos científicos e tecnológicos, bem como ampla experiência em cargos administrativos. Foi Vice-Reitor da UTFPR (2020 a 2022) e Diretor Geral do Campus Campo Mourão por duas gestões (2013 a 2020). Também desempenhou o papel de conselheiro eleito do COUNI - UTFPR por dois mandatos consecutivos (2009 a 2016); coordenador do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica); Chefe de Departamento de Projetos (DEPET); Chefe de Pós-graduação (DEPOG) e Gerente de Relações Empresariais e Comunitárias (GEREC). Foi contemplado com o bóton de ouro CEFET 2005, honraria concedida ao servidor destaque em atividades que compreendem ensino, pesquisa e extensão. Foi Presidente do Núcleo Permanente de Progressão Docente da UTFPR Câmpus Campo Mourão por oito anos consecutivos. Possui dezenas de orientações de TCC, estágio, iniciação científica, iniciação tecnológica e desenvolvimento tecnológico industrial de alunos de graduação, sendo a maioria com Bolsas de Fomento. Seu currículo destaca-se pelo comprometimento com a pesquisa e inovação, bem como pela capacidade de liderança e tomada de decisões. Coordenou importantes projetos de fomento dos principais institutos nacionais, que incluem CNPq, FINEP, Fundação Araucária e SEBRAE.No setor produtivo, possui um histórico de parcerias estratégicas e colaborativas com dezenas de empresas do estado do Paraná e do Brasil. Foi idealizador do projeto SEBRAE para implantação do Hotel Tecnológico no Campus Campo Mourão e membro fundador do Arranjo Produtivo Local da Área de Saúde de Campo Mourão (APL saúde CM). É sócio fundador das empresas Clean-up Biotecnologia Ltda. e SoinVie Biossegurança
Informações coletadas do Lattes em 07/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Química
1996 - 2001
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo da Encapsulação de Fármacos de Primeiro Tratamento da Tuberculose em Ciclodextrinas e Lipossomas
Orientador: Maria Helena Andrade Santana
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Tuberculose; Ciclodextrinas; Lipossomas; Encapsulação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Medicamentos. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais; Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
Mestrado em Engenharia Química
1994 - 1996
Universidade Estadual de Maringá
Título: Produção de Ciclodextrinas por Fermentação e Ciclização Simultâneas, Ano de Obtenção: 1996
Gisella Maria Zanin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ciclodextrinas; Produção de ciclodextrinas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Fabricação de Produtos Químicos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Materiais Odontológicos/Especialidade: Correlatos.
Participação em eventos
V workshop de Biocatalise e biotransformação..Extração e concentração de invertase de fermento residual em sistema de ultrasom e ultrafiltração.. 2010. (Outra).
Simpósio de Hidrólise Enzimática de biomassas - IX SHEB.Produção fermentativa de ácido-L-glutâmico empregando melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado por invertase.. 2009. (Simpósio).
III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial.Estudo do Hidrolisado de Bagaço de Cana-de-Açúcar para Fins Fermentativos. 2008. (Encontro).
III Jornada Nacional da Agroindústria.Utilização de Melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado como meio de cultivo na produção de ácido láctico. 2008. (Seminário).
III Jornada Nacional da Agroindústria.Utilização do melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado para obtenção de ácido L-glutâmico. 2008. (Seminário).
Semana de Alimentos.Obtenção de ácido L-glutâmico por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado.. 2008. (Seminário).
Semana de Alimentos.Obtenção de ácido lático por fermentação de melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado.. 2008. (Seminário).
VII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages. Produção Fermentativa de ácido láctico a partir de melaço de cana-de-açúcar por Lactobacillus casei. 2008. (Congresso).
XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Obtenção de Aminoácidos Totais por Fermentação de Melaço de Cana-de-açúcar Previamente Hidrolisado e Suplementado. 2008. (Seminário).
XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Estudo Comparativo da Produção de Ácido Láctico por Fermentação descontínua Empregando Diferentes Meios Fermentativos. 2008. (Seminário).
Dia do Empreendedor - UTFPR. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
LIMA, H. O. S.; ANACLETO, A.; SCHNEIDER, A. V.; LIMA, P. L. S.. ?ENTRE MITOS E IMAGINÁRIOS: O CULTO AO EMPREENDEDORISMO E TRABALHO NA MAÇONARIA?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná.
LIMA, H. O. S.; ANACLETO, A.; SCHNEIDER, A. V.; LIMA, P. L. S.. ?ENTRE MITOS E IMAGINÁRIOS: O CULTO AO EMPREENDEDORISMO E TRABALHO NA MAÇONARIA?. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento) - Universidade Estadual do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Avaliação do uso de controladores eletrônicos em pulverizadores de barras terrestres. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
LIMA, H. O. S.. Análise de Fluxos de Materiais e Energia do Ciclo de Vida de Embalagens para a Indústria de Refrigerantes no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Avaliação de métodos de extração de lipídios totais em carnes. 2005 - Universidade Estadual de Maringá.
LIMA, H. O. S.. Avaliação de métodos de extração de lipídios totais em carnes. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Estadual de Maringá.
LIMA, H. O. S.. Aplicação do Sistema APPCC na linha de Produção da Salsicha. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Teixeira, W.M.;LIMA, H. O. S.VITORIO, A. C.. Implantação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação em Unidade Industrial de Fécula de Mandioca. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Sanitária) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.LIMA, M. V. S.. dos Santos.Beneficiamento e caracterização de sub-produtos da Indústria de Maracujá.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.LIMA, M. V. S.VITORIO, A. C.. Extração e caracterização físico-química do óleo de semente de maracujá.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Validação da eficiência do equipamento Ozony 300 da Empresa Cristofoli Biossegurança LTDA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Avaliação do soja para produção de brotos ou moyashi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Obtençcão de ácido L-láctico através do processamento do melaço de cana-de-açúcar por bactérias lácteas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Avaliação de diferentes concentraçãoes de alginato de sódio e cloreto de cálcio na imobilização de células de S. Cereviseae.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Alimentos Vegetais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, M. V. S.LIMA, H. O. S.VITORIO, A. C.. Gutierres e Valéra Demarchi.Extrato Condensado de Soja.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Extração e quantificação de amido resistente em variedades de bananas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Estudo comparativo da obtenção de xarope de glicose de fécula de mandioca por hidrólise ácida e enzimática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão.
CANOLA, M. K.;LIMA, H. O. S.. Estudo e calibração de parâmetros para utilização de B. Stearothermophilus var. calidolactis na detecção de resíduos de antibióticos em leites. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Concurso para Professor Efetivo - Provas e Títulos. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Concurso para Professor Efetivo 40 horas - Provas e Títulos - UTFPR. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
LIMA, H. O. S.. Concurso Para Professor - Provas e Títulos. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão.
Orientou
Verificação e validação de parâmetros técnicos de equipamento tipo "expander" na Indústria de óleo da COAMO; Início: 2008; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);
Determinação do grau de influência das gerações de Bacillus stearothermophilus na produção de Indicadores Biológicos de Resposta Rápida; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Otimização da suplementação do meio fermentativo na obtenção do ácido glutâmico a partir do melaço da cana-de-açúcar previamente tratado com invertase; ; Início: 2007; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Paraná; (Orientador);
Desenvolvimento e produção piloto do sistema inovador Pharmaco, um produto e um serviço para a farmacovigilância; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
dos Santos; Participação em banca de Pablo Henrique Jandrey e João Carlos I; dos Santos; Beneficiamento e caracterização de sub-produtos da Indústria de Maracujá; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Extração e caracterização físico-química do óleo de semente de maracujá; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Estudo do Hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar para fins fermentativos; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Desenvolvimento de Indicador biológico para monitorar resíduos de antibióticos em leites e derivados; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Extração e Caracterização de Invertase a partir de resíduos da produção de álcool; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia de Alimentos) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Campo Mourão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Clarificação de óleo de soja utilizando ciclodextrinas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Desenvolvimento de indicador biológico para monitorar sistemas de esterilização a vapor; 2005; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heron Oliveira dos Santos Lima;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Obtenção de ácido lático por fermentação decontínua empregando diferentes meios fermentativos.. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos - REBRAPA , v. 1, p. 11-15, 2010.
-
OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Influência das Gerações de Bacillus stearothermophilus na produção dos seus esporos.. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos - REBRAPA , v. 1, p. 53-57, 2010.
-
SILVA, M. V. ; GONÇALVES, O. H. ; VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. . Obtaining lactic acid through discontinuing fermentation using sugarcane molasses, cassava by-product meal, fructose and cassava starch. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos , v. 1, p. 97-102, 2010.
-
SILVA, M. V. ; GONÇALVES, O. H. ; LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. . Obtaining lactic acid through discontinuing fermentation using sugarcane molasses, cassava by-product meal, fructose and cassava starch. Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos , v. 1, p. 97-102, 2010.
-
OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. ; LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. . Produção de ácido lático a partir do melaço de cana-de-açúcar por Lactobacillus casei. Brazilian Journal of Food Technology. Preprint Serie , v. 12, p. 34-40, 2009.
-
LIMA, M. V. S. ; VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. ; Oliveira, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço da cana-de-açúcar por lactobacillus casei. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 12, p. 34-40, 2009.
-
VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DO PERCEVEJO-DE-RENDA Vatiga sp EM QUINZE VARIEDADES DE MANDIOCA, NA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.
-
VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . AVALIAÇÃO DA SELETIVIDADE DE PRAGAS POR QUINZE ESPÉCIES DE MANDIOCA.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.
-
VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . MONITORAMENTO POPULACIONAL DA MOSCA BRANCA Bemisia tabaci EM VARIEDADES DE MANDIOCA NA REGIÃO CENTRO-0CIDENTAL DO PARANÁ.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.
-
VITORIO, A. C. ; PEQUENO, M. G. ; ALVES, M.D. ; LIMA, H. O. S. . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Jatrophobia brasiliensis EM QUINZE VARIEDADES DE MANDIOCA, EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA CONCAM.. RAT. Revista Raízes e Amidos Tropicais (Online) , v. v.3, p. p.3, 2007.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyclodextrin Productiobn by Simultaneous Fermentation and Cyclisation. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 70-72, p. 789-804, 1998.
-
DE SOUZA, JOÃO PEDRO BUSNARDO ; LIMA, JADER TAVARES ; SIMM, VINICIUS SYLVESTRE ; MELLO, MURILO MOREIRA ; COSTA, MATEUS DALLA ; SEIXAS, MONIQUE BORGES ; DE FIGUEIREDO, MARIA FERNANDA OLIVEIRA ; PREMEBIDA, STHEFANIE MONICA ; DOS SANTOS, PAULO VICTOR ; PACHECO, WESLEY ; DOS SANTOS LIMA, HERON OLIVEIRA ; SCOCZYNSKI, MARCELLA . Polyp Detection in Colonoscopy Images Using a Vision Transformer Classifier. In: 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023, São Bernardo do Campo. 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023. v. 1. p. 627-to apeear.
-
SIMM, VINICIUS SYLVESTRE ; LIMA, JADER TAVARES ; DE SOUZA, JOAO PEDRO BUSNARDO ; MELLO, MURILO MOREIRA ; COSTA, MATEUS DALLA ; SEIXAS, MONIQUE BORGES ; DE FIGUEIREDO, MARIA FERNANDA OLIVEIRA ; PREMEBIDA, STHEFANIE MONICA ; DOS SANTOS, PAULO VICTOR ; PACHECO, WESLEY ; DOS SANTOS LIMA, HERON OLIVEIRA ; SCOCZYNSKI, MARCELLA . Polyp Segmentation in Colonoscopy Images for Detection and Diagnosis of Colorectal Cancer. In: 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023, São Bernardo do Campo. 2023 15th IEEE International Conference on Industry Applications (INDUSCON), 2023. p. 989.
-
INHOATO, L. A. ; E. S. Esperança, LIMA ; LIMA, H. O. S. ; Gonçalves, O.H. . Influência do uso de nitrogênio gasoso na polimerização do L lactídeo. In: II SIMTEA, 2010, Campo Mourão. II SIMTEA, 2010.
-
SILVA, M. V. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. . Estudo da influência do gás ozônio na morte de esporos de Bacillus subtilis ATCC9372. In: I SIMTEA - I Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, 2009, Campo Mourão. Anais do I SIMTEA , 2009, 2009.
-
Teixeira W.M. ; VITORIO, A. C. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Implantação do Sistema de Boas Práticas de Fabricação em Unidade Industrial de Fécula de Mandioca. In: XIII Congresso Brasileiro de Mandioca., 2009, Botucatu. Inovações e Desafios., 2009. v. v.4.
-
OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. . Influencia das gerações de Bacillus Stearothermophilus na produção de seus esporos.. In: I SIMTEA, 2009, Campo Mourão. Anais do I SIMTEA. , 2009., 2009.
-
OLIVEIRA, R. F. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; SOUSDALEFF, M. . Obtenção de ácido lático por fermentação de melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado. In: I Semana de Alimentos, 2008, Campo Mourão. Anais da I Semana de Alimentos., 2008.
-
SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; OLIVEIRA, R. F. . Obtenção de ácido l-glutâmico por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado In: I Semana de Alimentos.. In: I Semana de Alimentos., 2008, Campo Mourão. Anais da I Semana de Alimentos., 2008.
-
SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. . PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUTÂMICO POR FERMENTAÇÃO EMPREGANDO CORYNEBACTERIUM GLUTAMICUM E MELAÇO PREVIAMENTE HIDROLISADO E SUPLEMENTADO COMO MEIO DE CULTIVO.. In: 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages (BMCFB), 2008, Lorena. Anais do 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages., 2008.
-
LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço da cana-de-açúcar por lactobacillus casei. In: 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2008, Lorena. Anais do 7th Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2008.
-
LIMA, H. O. S. . Fermento Residual de Saccharomyces cerevisiae de indústria de álcool como fonte de invertase. In: II ENTEC, 2004, Campo Mourão. II ENTEC, 2004.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . The association B-cyclodextrins inclusion complexes containing tuberculosis drugs with conventionalliposomes.. In: 10th International Cyclodextrin Symposium, 2000, Michigan. Proceedinigs of The 10th International Cyclodextrin Symposium, 2000.
-
SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; LIMA, H. O. S. . Beta-Cyclodextrins as Host to Primary Treatment of Tuberculosis Drugs.. In: Ninth European Congress on Biotechnology, 2000. Proceedingh of the Ninth European Congress on Biotechnology, 2000.
-
LIMA, H. O. S. ; PINTO, L. M. ; SANTANA, M. H. A. ; PAULA, E. . Cyclodextrins Complexation with anti-drugs diminish its hemolytic effect.. In: IV PHARMATECH, 1999, Natal. Programs and Abstracts, 1999.
-
SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. ; LIMA, H. O. S. . Preparation and Characterization of Inclusion Complexes of Ò-Cyclodextrin and Tuberculosis Primary Treatment Drugs.. In: 9th International Symposium on Cyclodextrins, 1999. Proceedings of the 9th International Symposium on Cyclodextrins, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Preparation and Characterization of Inclusion Complexes of B-cyclodextrins and Tuberculosis Primary Treatment Drugs. In: 9th International Cyclodextrin Symposium, 1998, Santiago de Compostela. Proceedings of The 9th International Cyclodextrin Symposium, 1998. p. 463-466.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhancced Cyclodextrin Production by Fermentation.. In: 8th International Cyclodextrin Symposium, 1996. Proceedings oh The 8th International Cyclodextrin Symposium. Netherlands: KLuwer Academic Publishers, 1996. p. 51-54.
-
SILVA, M. V. ; SOUSDALEFF, M. ; Silva, A. V. ; LIMA, H. O. S. . Extração e concentração de invertase de fermento residual em sistema de ultrasom e ultrafiltração.. In: V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010, Maringá. Anais do V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010.
-
SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SILVA, M. V. ; LIMA, H. O. S. . Produção de ácido L-glutamico por fermentação em melaço de cana-de-açúcar. In: V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010, Maringá. Anais do V workshop de Biocatalise e biotransformação., 2010.
-
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Utilização do melaço de cana-de-açúcar hidrolisado e suplementado como meio de cultivo na produção de ácido lactico. In: III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008, Bananeiras-PB. Anais da III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008.
-
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Utilização de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado para obtenção de ácido L-glutâmico. In: III Jornada Nacional da Agroindústria, 2008, Bananeiras. Anais da III Jornada Nacional da Agroindústria. Bananeiras - PB, 2008.
-
LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. . Obtenção de aminoácidos totais por fermentação de melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado e suplementado. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008.
-
LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Estudo comparativo da produção de ácido lático por fermentação descontínua empregando diferentes meios fermentativos. In: XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2008. v. 01. p. 693-696.
-
LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; Zielke, D. H. N. . III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008.
-
LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; BARBOSA, N. V. ; SILVA, R. C. . Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água.. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008.
-
LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Estudo comparativo da produção de ácido lático por fermentação descontínua empregando diferentes meios fermentativos. In: XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008, Curitiba. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008. v. 01. p. 693-696.
-
LIMA, M. V. S. ; LIMA, H. O. S. ; Zielke, D. H. N. . Estudo do Hidrolisado de Bagaço de cana-de-açúcar para fins fermentativos. In: III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Produção Agroindustrial da Fecilcam, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro Brasileiro de Engenharia de Produção Agroindustrial e II Encontro de Produção Agroindustrial da Fecilcam., 2008.
-
LIMA, H. O. S. ; Silva, A. V. . Clarificação de óleo de soja utilizando ciclodextrinas. In: VII Seminário de Iniciação Científica, 2002, Curitiba. VII Seminário de Iniciação Científica. Curitiba: CEFET-PR, 2002.
-
LIMA, J. T. ; BUSNARDO, J. P. ; SEIXAS, M. B. ; SIMM, V. S. ; MELLO, M. M. ; COSTA, M. D. ; FIGUEIREDO, M. F. O. ; PREMEBIDA, S. M. ; SANTOS, P. V. ; PACHECO, W. ; LIMA, H. O. S. ; MARTINS, M. . Detection of polyps in colonoscopy images via attention mechanism. In: Xmeeting 2023, 2023, Curitiba. Anais do X meeting 2023, 2023. v. 1.
-
SEIXAS, M. B. ; LIMA, J. T. ; BUSNARDO, J. P. ; SIMM, V. S. ; MELLO, M. M. ; COSTA, M. D. ; FIGUEIREDO, M. F. O. ; PREMEBIDA, S. M. ; SANTOS, P. V. ; PACHECO, W. ; LIMA, H. O. S. ; MARTINS, M. . Polyp segmentation in colonoscopy images for detection of Colorectal cancer. In: X meeting 2023, 2023, Curitiba. anais do X meeting 2023, 2023. v. 1.
-
INHOATO, L. A. ; LIMA, H. O. S. ; LIMA, M. V. S. ; Araújo, P.H.H. ; Gonçalves, O.H. . Use of Gaseous NItrogen as Inertizing Agent in the Polymerization of L-lactide. In: 7th International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2010, Gramado. XII International Macromolecular Colloquium. , 2010. p.65 -, 2010. p. 65.
-
SOUSDALEFF, M. ; LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Produção fermentativa de ácido L-Glutâmico empregando melaço de cana-de-açúcar previamente hidrolisado por invertase.. In: IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de biomassas - IX SHEB, 2009, Maringá-PR. IX SIMPOSIO DE HIDROLISE ENZIMÁTICA E BIOMASSAS, 2009.
-
LIMA, H. O. S. ; SILVA, M. V. . Avaliação do Potencial Catalítico de Levedura Residual de Destilaria para Obtenção de B-D-Frutofuranosidase. In: V Semana de Iniciação Científica de Campo Mourão, 2004, Campo Mourão. Programação e Resumos. CAmpo Mourão: Fecilcam, 2004. p. 56-56.
-
LIMA, H. O. S. ; LETTRARI, J. ; CANOLA, M. K. . Efeito da Temperatura, Pressão e Tempo na Destruição Térmica de Esporos de Bacillus Estearothermophilus. In: V Semana de Iniciação científica de Campo Mourão, 2004, Campo Mourão. Programação e Resumos. Campo Mourão: Fecilcam, 2004. v. 1. p. 38-39.
-
LIMA, H. O. S. . Estudo preliminar do comportamento do Bacillus Stearothermophillus a diferentes, pressões, tempo e temperatura. In: II ENTEC - Encontro Tecnológico do CEFET-PR, 2004, Campo Mourão. II ENTEC - CEFET-PR, 2004.
-
LIMA, H. O. S. . Extração e Caracterização de Invertase a Partir de Resíduos da Produção de Álcool. In: II ENTEC, 2004, Campo Mourão. II ENETC - CEFET-PR, 2004.
-
LIMA, H. O. S. ; SANTANA, M. H. A. ; PAULA, E. . Hemolitic Studies involving plain formulations and B-cyclodextrin-trapped drugs.. In: XXIX Reunião Anual da SBBq., 2000, Caxambu. Programs and abstrcts, 2000. p. p 161.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; PAULA, E. ; PINTO, L. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. . Produção de B-ciclodextrina e aplicação no encapsulamento de drogas de primeiro tratamento da tuberculose. In: VI Seminário de hIdrólise Enzimática e Biomassas, 1999, Matringá. Program and Abstrcts, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. . Preparação, Caracterização e Efeito do Encapsulamento dos Fármacos de Primeiro Tratamento da Tuberculose em B-ciclodextrinas. In: I EPFEQ, 1999, Campinas. Resumo do EFFEQ, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; JUSTOS, O. R. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulamento de Isoniazida e Pirazinamida em Lipossomas para a Administração por Injeção Intravenosa e por Inalação. In: I EPEFEQ, 1999, Campinas. Resumos I EPEFEQ, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; JUSTOS, O. R. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulation of Isoniazid and Pyrazinamide in Liposomes for Intravenous and Pulmonary administration. In: IV PHARMATECH: New Perspectives in drug delivery systems., 1999, Natal - RG. Programs and Abstracts, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Encapsulamento de Drogas Usadas no Tratamento Primário da Tuberculose em Beta-Ciclodextria: Efeitos na Hemólise de Células, Fotoestabilidade e Solubilidade das Drogas.. In: I Workshop de Biomateriais, 1999, Campinas - SP, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; L JÚNIOR, A. ; BARICCATTI, R. A. ; SANTANA, M. H. A. ; MARSAIOLI, A. J. ; PESSINE, F. B. T. . NMR experiments applied to the encapsulation of clarithromycin. In: VII Encontro de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 1999, Rio de Janeiro, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; SANTANA, M. H. A. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Inclusion of Drugs Used in the Primary Treatment of Tuberculosis in Beta-cyclodextrin: Effects on the Hemolysis of Cells, Photostability and Solubility of Drugs.. In: 2nd Congress of Pharmaceutial Sciences, 1999, Ribeirão Preto. Programs and Abstracts, Pôster NT-22, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. ; MORAES, A. M. ; PINTO, L. M. ; PAULA, E. ; SANTANA, M. H. A. ; VILLARES, M. C. B. . Desenvolvimento de Tuberculostáticos com Drogas de Primeiro Tratamento da Tuberculose Complexadas em Beta-Ciclodextrina: Um Trabalho Multidisciplinar. In: Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Palestra, 1999.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Preparation and Characterization of Beta-Cyclodextrins Complexing Drugs Used to the Tuberculosis Therapy.. In: Bioencapsulation VII and 1998 Mini Symposium on Microencapsulation, Tidewater Inn, 1998, Easton, Maryland. Program and Abstracts, 1998. p. 12-15.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Drug Encapsulation in Liposomes and Beta-Cyclodextrins for the Therapy of Tuberculosis.. In: 20th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 1998, Gatlinburg. Program and Abstracts, Pôster 112, 1998.
-
LIMA, H. O. S. ; MORAES, A. M. ; MORAES, F. F. ; ZANIN, G. M. ; SANTANA, M. H. A. . Preparation and Characterization of Beta-Cyclodextrins Complexing Drugs Used to the Tuberculosis Therapy. In: Bioencapsulation VII and 1998 Mini-Symposium on Microencapsulation,, 1998, Easton, Mayland. Program and Abstracts, 1998.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyclodextrin Production by Simultaneos Fermentation and Cyclization. In: 8th European Congress on Biotechnology - ECB8, 1997, Budapest. Abstracts, 1997. p. 365.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Beta-Cyckidextrin Production by Simultaneous Fermentation and Cyclization. In: 19th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 1997, Colorado Spring. Program and Abstracts, Pôster 145, 1997.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhanced Cyclodextrin Production by Fermentation. In: 8th International Cyclodextrin Symposium, 1996, Budapest. Abstracts, 1996. p. 01-15.
-
LIMA, H. O. S. ; ZANIN, G. M. ; MORAES, F. F. . Enhanced Cyclodextrin Production by Fermentation. In: V Seminário de Hidrólise de Biomassas, 1996, Maringá - PR, 1996.
-
LIMA, H. O. S. . Estratégias para seleção e retenção de talentos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, H. O. S. . Da ideia a concepção. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, H. O. S. . 'Cenário Atual: emprego, empreendedorismo e empregabilidade'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, H. O. S. . 'Relação Empresa x Escola: Um jogo de ganha-ganha'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, H. O. S. . Cenário atual e reavaliação do nosso papel como agente de transformação: empreendedorismo, emprego e empregabilidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. ; SOUSDALEFF, M. ; OLIVEIRA, R. F. . Produção de ácido glutâmico por fermentação empregando corynebacterium glutamicum e melaço previamente hidrolisado e suplementado como meio de cultivo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VANIN, M. ; LIMA, H. O. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SOUSDALEFF, M. . Produção fermentativa de ácido lático a partir do melaço de cana de açúcar por lactobacillus casei.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Validação do equipamento OZONY 300 da empresa Cristofoli Biosegurança Ltda na desinfecção de água.. 2008.
LIMA, H. O. S. . Validação de autoclave a vapor LISTER 21 da empresa Sieger Equipamentos Médicos Laboratoriais. 2007.
LIMA, H. O. S. . Validação de borracha de vedação das autoclaves a vapor da Cristofoli Biossegurança Ltda.. 2006.
LIMA, H. O. S. . Desenvolvimento de aparelho de profilaxia dentária. 2002.
LIMA, H. O. S. . Implantação de Laboratório de Qualidade na Indústria de açúcar mascavo orgânico ECOÇÚCAR LTDA.. 2001.
LIMA, H. O. S. . Complexação de Claritromicina em Ciclodextrinas. 1998.
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Desenvolvimento de tecnologia para produção de leitora e indicador biológico de resposta rápida.. 2007.
LIMA, H. O. S. ; VANIN, M. . Desenvolvimento de Tecnologia para Produção de Indicador Biológico Autocontido.. 2004.
LIMA, H. O. S. . Indicador de níveis de antibióticos no leite - bioclean. 2004.
Projetos de pesquisa
-
2009 - 2011
Valorização de matérias-primas regionais: a produção e purificação do ácido lático, Descrição: Projeto aprovado pela Fundação Araucária de apoio à pesquisa do Estado do Paraná. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heron Oliveira dos Santos Lima - Coordenador.
-
2007 - 2008
Obtenção de ácido lático por via fermentativa empregando diferentes meios de cultivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heron Oliveira dos Santos Lima - Coordenador / Mirela Vanin dos Santos Lima - Integrante.
Prêmios
2005
Bóton de ouro CEFET-PR, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Alimentos, Laboratório de Desenvolvimento de Processos. , Rodovia BR 369 - Km 0,5, Rodovia, 87301-005 - Campo Mourao, PR - Brasil - Caixa-postal: 271, Telefone: (44) 5234156, Ramal: 230, Fax: (44) 5234156, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2003
Centro Integrado de Ensino SuperiorVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002 - 01/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
2003 - Atual
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Consultoria na área de Desnvolvimento de novos
Produtos e Processos:
Laticínio KI-LATTE, Ecoçúcar, etc.
Consultoria em tecnologia Biomédica.
Fundação Educere, Ortus, etc.
2000 - 2003
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Substituto/Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2000
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Alimentos/Proc. de Cana de Açúcar, Gestão Tecnológica, Operações Unitárias na Ind. de Alimentos, Operações Unitárias na Ind. de Grãos, Cereais e Amido
-
07/2004 - 07/2006
Extensão universitária , PROEM - CEFET-PR.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de projeto FINEP/CNPq para viabilização de Incubadora de Empresas CEFET-PR/Fundação Educere.
-
03/2004 - 03/2005
Direção e administração, Gerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias.,Cargo ou função, Diretor de Projetos Funcefet.
-
03/2004 - 03/2005
Direção e administração, Campus Campo Mourão.,Cargo ou função, Gerente de Relações Empresariais e Comunitárias.
-
08/2003 - 08/2004
Pesquisa e desenvolvimento, GEREP.,Linhas de pesquisa
-
06/2000 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Gerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detecc Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Serviço realizado, Desenvolvimento de Equipamento de Profilaxia Dentária - Ortus.
-
08/2001 - 08/2002
Pesquisa e desenvolvimento, GEREP.,Linhas de pesquisa
-
05/2001 - 05/2002
Direção e administração, Pós Graduação, Campo Mourão.,Cargo ou função, Coordenador de Programa PIBIC.
-
01/2001 - 05/2002
Direção e administração, Cerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detec Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento - DETEC/DEPET.
-
06/2001 - 12/2001
Ensino, Tecnologia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Operações Unitárias, Tratamento de efluentes
-
06/2000 - 06/2001
Serviços técnicos especializados , Cerec Gerência de Relações Empresariais e Comunitárias, Detec Departamento de Serviços e Projetos Tecnológicos.,Serviço realizado, Consultoria tecnológica em Açúcar Mascavo (ecoçúcar).
1995 - 1996
Usina Santa TerezinhaVínculo: Gerente de Processo/Produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40
1995 - 1996
Usina Santa TerezinhaVínculo: Químico de Processo e produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1995 - 11/1996
Serviços técnicos especializados , Departamento de Produção.,Serviço realizado, Químico de processo e produção.
1992 - 1994
Usina Santa mariaVínculo: Gerente de Processo/Produção, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1992 - 02/1994
Serviços técnicos especializados , Departamento de Processo.,Serviço realizado, Químico Processo e Produção.
Propriedade Intelectual
Patentes (2)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Reator de inertização por nitrogênio gasoso e vácuo | 12/12/2012 |
| INVENTOR | Incubadora para indicadores biológicos | 03/10/2011 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Heron Oliveira dos Santos Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?