Alex Hagiwara

Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (1998). Realizou pesquisa sobre a história da imprensa na cidade de São Paulo, em particular, sobre a publicidade nos jornais do fim do século XIX e início do XX, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Posteriormente, desenvolveu pesquisa sobre as relações entre a imprensa da cidade do Rio de Janeiro e o presidente Floriano Peixoto. Atualmente, realiza o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua área de interesse está voltada para o ensino de História, materiais didáticos de História e a produção historiográfica sobre o ensino de História.Exerce a função de diretor adjunto na rede particular de ensino na cidade de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 15/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação: História, Política, Sociedade

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Análise dos materiais didáticos de História dos sistemas de ensino privados
Orientador: Kazumi Munakata
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

1994 - 1998

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os hábitos e valores da sociedade paulistana nos anúncios do jornal O Estado de S. Paulo (1875-1914)
Orientador: Tania Regina de Luca
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-graduandos. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em O Jacobinismo da Primeira Década Republicana.. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Organização de eventos

HAGIWARA, A. . XVI Semana de História. 1998. (Congresso).

HAGIWARA, A. . XIII Encontro Regional da ANPUH. 1996. (Congresso).

Participação em eventos

Simpósio Nacional de História.Política, imprensa e cultura: a imagem de Floriano Peixoto nos jornais. 2007. (Simpósio).

XIV Encontro Regional da ANPUH. 1999. (Simpósio).

XVI Semana de História.Os hábitos e valores da sociedade paulistana nos anúncios do jornal O Estado de S. Paulo (1875-1914). 1998. (Encontro).

I Encontro do CEDAP. 1997. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa.Cem anos de Canudos: História e Memória. 1997. (Encontro).

IV Jornada de Educação. 1997. (Encontro).

III Jornada de Filosofia. 1996. (Encontro).

Reunião Anual da SBPC. 1996. (Congresso).

XIII Encontro Regional da ANPUH. 1996. (Simpósio).

XI Semana de História. 1996. (Encontro).

II Jornada de Educação. 1995. (Encontro).

XV Semana de História. 1995. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • HAGIWARA, A. . História, 7º ano. 1. ed. São Paulo: Editora Vicentinos, 2011. v. 01. 51p .

  • HAGIWARA, A. . Política, imprensa e cultura: a imagem de Floriano Peixoto nos jornais. In: Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidiscipliaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. Único.

  • HAGIWARA, A. . A cidade e os anúncios de jornal: o palco e a platéia no espetáculo da vida urbana, São Paulo 1875-1914.. In: XVII Semana de História da Unesp-Assis, 1999, Assis. Caderno de Resumos da XVII Semana de História, 1999.

  • HAGIWARA, A. . Hábitos e valores nos anúncios do jornal O Estado de S. Paulo (1875-1914). In: XVII Semana de História da Unesp - Franca, 1999, Franca. Caderno de resumos da XIII Semana de História da Unesp-Franca, 1999.

  • HAGIWARA, A. . Os hábitos e valores da sociedade paulistana nos anúncios do jornal O Estado de S. Paulo (1875-1914). In: XVI Semana de História, 1998. Caderno de resumos, 1998.

  • HAGIWARA, A. . Cem anos de Canudos: História e Memória. In: II Jornada de Pesquisa, 1997, Assis. II Jornada de Pesquisa da FCL-Assis, 1997.

  • HAGIWARA, A. . A juventude brasileira no alvorecer do século XXI. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

HAGIWARA, A. . Canudos: História e Memória. 1997. (Organização de Exposição).

HAGIWARA, A. . A participação dos jovens nas eleições - 2002. 2002.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Colégios Vicentinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de História, Carga horária: 40

2013 - Atual

EXTERNATO SANTO ANTONIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 6