Gabriela Mendonça de Macedo
Formada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada no Curso Normal Superior pelo Instituto Singularidades (2007). Mestrado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo concluído em 2015. Especialista em Clínica e Escolarização de Crianças com Distúrbios Globais do Desenvolvimento na Escola Lugar de Vida do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2002). Foi orientadora educacional no ensino fundamental da Escola Vera Cruz. Formadora de professores alfabetizadores que atuam em escolas públicas, em projeto do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária / CEDAC. Foi professora da Educação Infantil no Atelier Arte e Expressão Escola Viva (1998-2001) e na Escola Vera Cruz (2008 a 2010), onde também participou de um projeto de formação de professores da Rede Municipal de São Paulo (convênio Escola Vera Cruz e Banco Itaú-BBA).
Informações coletadas do Lattes em 06/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
2012 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: A relação entre conhecimento implícito e explícito em atividades de uso do dicionário no Programa Ler e Escrever,Ano de Obtenção: 2015
Fraulein Vidigal de Paula.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: aprendizagem; morfologia; material didático; dicionario.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Clínica e Escolarização de Crianças com Distúrbios
2001 - 2002
Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida
Título: Caso Clínico de uma Criança com Distúrbio Global do Desenvolvimento
Orientador: Daniela Waldman Teperman
Graduação em Habilitação para Magistério da Educação Infantil
2005 - 2007
Instituto Superior de Educação Singularidades
Título: Representações de crianças de cinco anos de idade sobre lendas e contos de fadas
Orientador: Ivanilde Dantas da Silva
Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP
1994 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os mistérios de uma bolsa ? a sexualidade feminina na latência
Orientador: Miriam Debieux Rosa
Formação complementar
2016 - 2016
C11 Instrumentos de avaliação a favor da autorregulação do aluno. (Carga horária: 18h). , Escola da Vila - Centro de Formação, EVCF, Brasil.
2014 - 2014
Miradas,interpretaciones y practicas pedagógicas. (Carga horária: 13h). , Redsolare, RS, Argentina.
2013 - 2013
PSA5898 Morfologia vocabulário e aprendiz. leitura. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2004
Extensão universitária em Módulo de psicanálise lacaniana. , Projeto Análise, PA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Psicanálise de Orientação Lacaniana. , Instituto de Pesquisas em Psicanálise de São Paulo, IPPSP, Brasil.
1995 - 2000
Curso de Francês. , Aulas Particulares, AP, Brasil.
1998 - 1998
Saber, Desejo e Responsabilidade. , Instituto de Pesquisas em Psicanálise de São Paulo, IPPSP, Brasil.
1988 - 1992
Curso de Inglês. , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Clínica Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores - Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Supervisores do Ensino Fundamental.
Participação em eventos
Seminário Internacional em Busca da Qualidade do Clima e da Convivência Ética na Escola 2017 - I Encontro Nacional dos Alunos de Equipes de Ajuda do Brasil. 2017. (Encontro).
Seminário Internacional A Coinvivência Ética nas Escolas 2015. 2015. (Seminário).
I Encontro de Educação FAACG - Caminhos de experiências: Educação Infantil & Ensino Fundamental, Reggio Emília & Brasil, entre outras pontes. 2014. (Encontro).
Jornada Abierta a Educadores Visibilidad e Invisibilidad de la infânica. Poesías e Imaginários Culturales Dr. Alfredo Hoyuelos. 2014. (Outra).
Seminário Educacional Pueri Domus - A competência leitora e escritora na era digital. 2014. (Seminário).
III Jornada de Psicanálise e Educação: o tempo e o sujeito da experiência na era dos excessos. 2013. (Outra).
Seminário Tecnologia a favor da aprendizagem significativa. 2013. (Seminário).
A estruturação das funções executivas no desenvolvimento infantil ne suas relações com neuro desenvolvimento - Profº Drº Saul Cypel no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. 2012. (Outra).
A formação do sujeito moral na pós-modernidade, proferida pela Profª Drª Luciene Togueta no Instituto de Psicologia. 2012. (Outra).
Desempenho Escolar:relações com o contexto familiar e as relações sociais na escola proferida pela Dra Selma de Cássia Martinelli. 2012. (Outra).
Educação Moral proferida pela Professora Telma P.Vinha no Instituto de Psicologia USP. 2012. (Outra).
Palestra Afetividade e Cognição proferida pela Professora Luciana M.Caetano no Instituto de Psicologia. 2012. (Outra).
Simpósio de metalinguagem e Alfabetização. 2011. (Simpósio).
29ª Bienal há sempre um copo de mar para um homem navegar - Formção em Educação e Arte Comtemporânea. 2010. (Outra).
Grupo de estudos com Lino de Macedo.Piaget para professores da Educação Infantil. 2010. (Outra).
Palestra ?Imaginário, Representação e expressão?. 2008. (Outra).
Documentação Pedagógica ? Fotos e videos: uma nova forma de compreender as crianças. 2007. (Seminário).
Seminário ?Vergonha, Honra.Seminário ?Vergonha, Honra. 2003. (Seminário).
8º Congresso de Educação para o Desenvolvimento, ?O mundo do trabalho e a produção escolar ? novos compromissos sociais?. 2000. (Congresso).
A Solidão Feminina. 2000. (Seminário).
As Psicoses nos Quarenta Anos de Ensino de Lacan. 2000. (Seminário).
Colóquio ?As medidas do inconsciente ? existe pesquisa em psicanálise??.As medidas do inconsciente ? existe pesquisa em psicanálise?. 2000. (Outra).
O que é Psicanálise de Orientação Lacaniana. 2000. (Seminário).
Os desvarios do amor na globalização.Os desvarios do amor na globalização. 2000. (Outra).
Seminário V - A dialética do desejo e da demanda na clínica e no tratamento das neuroses. 2000. (Seminário).
Seminário V - A lógica da castração. 2000. (Seminário).
Seminário V - O valor da significação do falo. 2000. (Seminário).
Sobre o início do tratamento. 2000. (Seminário).
?Palavras e corpos na 2ª clínica de Lacan?. 1999. (Seminário).
Colóquio de Psicanálise e Educação ?Adolescência Rave?. 1999. (Outra).
?Irresponsável mundo novo: A clínica psicanalítica além do ideal edípico?. 1998. (Outra).
Ciclo de Debates ?Ética e exclusão social?. 1998. (Outra).
I Jornada Internacional de Psicanálise e Educação ?Fracasso Escolar: Impasses do saber e do desejo?. 1998. (Outra).
Brinquedo e Educação. 1996. (Seminário).
Brinquedo e educação na formação escolar: um outro olhar. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
MACEDO, G. M.. O brincar e as experiências compartilhadas do cuidado: o que evoca do humano?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação lúdica) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.
Produções bibliográficas
-
MACEDO, G. M. . Exposição de Artes 2009 - Educação Infantil G1 ao G4. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MACEDO, G. M. . Grupo de Estudos - Metacognição - Coordenado pela Profª Drª Fraulein Vidigal de Paula da Universidade de São Paulo. 2012.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2015
Aquisição do conhecimento morfológico derivacional no ensino fundamental: relações com o desenvolvimento metalingüístico e a alfabetização, Descrição: Temos no Brasil um desenvolvimento crescente de pesquisas sobre a aprendizagem e ensino da leitura e da escrita e a respeito de como esta se relaciona ao desenvolvimento metalinguístico, o que envolve habilidades de pensar, expressar e manipular intencionalmente o conhecimento da língua com a finalidade de aperfeiçoar seu uso e sua aprendizagem. Uma das dimensões de nossa língua é a morfologia que trata da construção do sentido das palavras. Neste projeto de pesquisa temos o propósito de investigar o conhecimento morfológico de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da Grande São Paulo e suas relações com o desenvolvimento metalinguísitco, aquisição de vocabulário, habilidade de leitura e de escrita de palavras. Objetivos específicos: verificar o conhecimento sobre morfologia no ensino fundamental; aperfeiçoar alguns dos instrumentos de coleta de dados desenvolvimentos em investigações anteriores, que serão utilizados nesse projeto de pesquisa; identificar tipos de relação entre conhecimento morfológico derivacional e de vocabulário nos anos escolares estudados; verificar o efeito da morfologia na leitura de palavras complexas; verificar o efeito da morfologia para a ortografia de palavras; identificar a concepção sobre quando e o que deve ser abordado a esse respeito no processo de ensino presente em material didático e documentos oficiais sobre o ensino da morfologia derivacional nas escolas envolvidas na pesquisa. Também nos interessa conhecer os tipos exercícios que envolvem manipulação de conhecimento morfológico derivacional com as quais os aprendizes se defrontam nos materiais didáticos utilizados o contexto de ensino. Estão previstas análises de dados inéditos já coletados no contexto de outra pesquisa concluída em 2007 e ampliação da base de dados da pesquisa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Gabriela Mendonça de Macedo - Coordenador / Jose Siqueira - Integrante / Luiz Silva Santos - Integrante / TicianaChiarastelli Salomão - Integrante / Daniela Tankevicius Ferraz - Integrante / Júlia Maria Migot - Integrante / Christina Jeanne Marie d Albertas - Integrante / Ellen M. Barbosa de Moura - Integrante / Fraulein Vidigal de Paula - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2011 - 2015
A prática da leitura em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental: sua relevância, estratégias e implicações, Descrição: Conteúdos relacionados à importância da leitura feita pelo professor para seus alunos como uma prática diária nas escolas e estratégias que qualificam este tipo de atividade são trabalhados na formação continuada pela qual sou responsável em três municípios. Através de reuniões bimestrais com duração de oito horas com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal , reuniões de cinco horas com os supervisores e duas horas de trabalho de campo, os conteúdos mencionados são abordados. Além das questões relacionadas à Língua Portuguesa, também são trabalhados com os supervisores conteúdos relacionados à sua função e estratégias formativas para que possam aprimorar seu trabalho com os professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Mendonça de Macedo - Coordenador.
-
2010 - 2010
Concepções e Práticas no CEI: Produções da Infância, Descrição: Com a intenção de promover reflexões e investigações por parte dos professores sobre as possibilidades de aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos, esta formação se baseou nas práticas em sala de aula como material para discussão em encontros coletivos quinzenais, de três horas de duração, dos quais sou coordenadora. Foi escolhido o Campo de Experiência ?Exploração da natureza e da cultura, em sua intersecção com outros campos da experiência? para desenvolvermos planejamentos e atividades de exploração de misturas, objetos e espaço como práticas privilegiadas para as atividades em parceria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Mendonça de Macedo - Coordenador.
-
2008 - 2009
Como podem as práticas no CEI contribuir para o desenvolvimento da linguagem verbal da criança, Descrição: A partir desta questão, foi desenvolvido um trabalho de atividades em parceria, no qual eu participava das práticas em sala de aula com as professoras do CEI e as crianças. Através dos registros escritos e fotográficos elaborados por elas, sob minha supervisão, discutíamos estas práticas com as outras professoras, a diretora e a coordenadora da unidade, em encontros semanais com duração de uma hora. Estes encontros objetivavam a reflexão e investigação sobre como as crianças de 0 a 3 anos aprendem e a relevância da qualidade das interações no CEI para estas aprendizagens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Mendonça de Macedo - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2017
Escola Vera CruzVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional - Escola Vera Cruz, Carga horária: 8
2008 - 2010
Escola Vera CruzVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2009 - 12/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Artes Plásticas na Educação Infantil
-
01/2008 - 12/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Titular de Educação Infantil
-
01/2006 - 12/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Auxiliar de Educação Infantil
2012 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Aluna de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluna de Pós-Graduação - Mestrado, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2012 - 05/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .,Linhas de pesquisa
2008 - 2010
Assessoria Externa Vera Cruz.Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Formadora de Professores
Atividades
-
01/2008 - 12/2010
Ensino, Professores da DRE, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professores da DRE
1998 - 2001
Atelier Arte e Expressão Escola Viva.Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/1998 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
-
01/1995 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Atelier e Expressão Escola Viva, .,Serviço realizado, Trabalho de auxiliar pedagógica.
2002 - 2004
Clínica ParticularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Atividades
-
01/2002 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Clínica Particular, .,Serviço realizado, Atendimento psicanalítico individual de crianças com dificuldade escolar..
1998 - 1999
Colégio São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária
Atividades
-
01/1998 - 12/1999
Estágios , Colégio São Paulo, .,Estágio realizado, Estágio como Coordenadora das reuniões do corpo pedagógico.
2011 - 2012
Comunidade Educativa CEDACVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Formadora de Professores
Atividades
-
01/2011 - 12/2012
Ensino, Professores do Ensino Fundamental, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal
1998 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária
Atividades
-
01/1998 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Psicologia, .,Estágio realizado, Supervisão de estágio com Isabel Khan.
-
01/1998 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Psicologia, .,Estágio realizado, Estágio em clínica geriátrica com técnicas de grupo.
-
01/1998 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Psicologia, .,Estágio realizado, Estágio em Psicologia Clínica: atendimento infantil e familiar.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriela Mendonça de Macedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?