Alice Dubina Trusz

Possui doutorado (2008), mestrado (2002) e graduação (1989) em História, com formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2011-2012) e estágio de doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris/FR (2005-06). Tem experiência de pesquisa em História da Cultura e da Visualidade, com ênfase em História do Brasil República. Dedica-se ao estudo da trajetória social de manifestações como a imprensa periódica ilustrada, a fotografia, as artes gráficas, a publicidade e o cinema. Atualmente investiga a história da exibição cinematográfica no Brasil. Paralelamente, atua como historiadora profissional, tendo executado pesquisas para instituições públicas e privadas sobre arquitetura e urbanismo, patrimônio material e imaterial, cidade e cultura, arte e tecnologia, história da fotografia e história do cinema. Foi vice-coordenadora do GT História Cultural RS entre 2014-16 e coordenadora entre 2016-18. É autora de "Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre", vencedor do Prêmio SAV - Minc 2010 para Publicação de pesquisas em cinema e audiovisual.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre.1861-1908.
Orientador: Sandra Jatahy Pesavento
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: diversões ópticas século XIX; espetáculos projeções; história exibição cinematográfica Porto Alegre.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em História

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A publicidade nas revistas ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade. Porto Alegre - Anos 1920,Ano de Obtenção: 2002
Sandra Jatahy Pesavento.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: publicidade; artes gráficas; cidade; imprensa periódica; modernização social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em História

1986 - 1989

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Gestão de Acervos Audiovisuais. (Carga horária: 18h). , Cinemateca Capitólio, -, Brasil.

2006 - 2006

O cinema ensaio, por Jean-Claude Bernardet. (Carga horária: 15h). , Santander Cultural, SANTANDER CULTUR, Brasil.

2005 - 2005

As marcas do sujeito, por Ismail Xavier. (Carga horária: 15h). , Santander Cultural, SANTANDER CULTUR, Brasil.

2004 - 2004

Fabricando emoções com o real, por Carlos Gerbase. (Carga horária: 12h). , Santander Cultural, SANTANDER CULTUR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Formação para monitores da III Bienal do Mercosul. (Carga horária: 92h). , Departamento de Artes Visuais do IAV/UFRGS, IAV-UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Leitura cinematográfica, por Giba Assis Brasil e A. (Carga horária: 12h). , Santander Cultural, SANTANDER CULTUR, Brasil.

2000 - 2000

O pensamento de Walter Benjamin, por J-M Gagnebin. (Carga horária: 9h). , PPG Artes VIsuais - IA/UFRGS, PPG - IAV- UFRGS, Brasil.

2000 - 2000

Cinema e Arte. (Carga horária: 36h). , Fundação Iberê Camargo, FIC, Brasil.

1997 - 1997

Formação de monitores da I Bienal do Mercosul. (Carga horária: 60h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBM, Brasil.

1994 - 1994

Olhar de viajante. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, SMC - PMPA, Brasil.

1993 - 1993

A literatura no cinema. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC-PMPA, Brasil.

1993 - 1993

A história do Jazz. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC-PMPA, Brasil.

1990 - 1990

A história da classe trabalhadora. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC-PMPA, Brasil.

1989 - 1989

Introdução ao pensamento político. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC - PMPA, Brasil.

1989 - 1989

História Contemporânea. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, SMC - PMPA, Brasil.

1989 - 1989

A filosofia política contemporânea. (Carga horária: 30h). , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Depto. Filosofia - UFRGS, IFCH - UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história do cinema.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: História de Porto Alegre.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Publicidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TRUSZ, A. D. . Cartazes: Uma história do cinema brasileiro no Capitólio. 2019. (Exposição).

TRUSZ, A. D. . Anos 1930 e 40: A era de ouro do cinema. 2019. (Exposição).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; HERCHMANN, Viviane V. ; KNACK, E. R. J. . Curso de extensão: A História Cultural vai ao cinema. 2017. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; HERCHMANN, Viviane V. ; KNACK, E. R. J. . XIII Jornada de História Cultural - História e Literatura. 2017. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; HERCHMANN, Viviane V. ; ZISMANN, Tatiana. . Leituras de História Cultural: História e Literatura. 2017. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. . Simpósio temático n. 10 - História Cultural e suas interfaces: pesquisas e reflexões. 2016. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; RODEGHERO, Carla S. ; HERCHMANN, Viviane V. . Mostra A Era Vargas - Documentários de Eduardo Escorel. 2016. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; ROSSINI, Miriam . Leituras de História Cultural: : imprensa, memória e história do cinema. 2016. (Outro).

RODEGHERO, Carla S. ; RIBEIRO, C.A. ; HERCHMANN, Viviane V. ; TRUSZ, A. D. . XII Jornada de História Cultural ? História, cultura e imagem. 2015. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; RODEGUERO, C. S. . Simpósio temático - História Cultural e suas interfaces: objetos e propostas de pesquisas. 2014. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; MACHADO JR., C.de S. ; SANTOS, N. M. W. ; RIBEIRO, C.A. . XI Jornada de História Cultural - Cidade, memória e identidade. 2013. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; PÓVOAS, Glênio Nicola . Encontros com o cinema silencioso brasileiro. 2012. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; SANTOS, N. M. W. . Simpósio: História Cultural. Teoria e Metodologia. 2012. (Outro).

TRUSZ, A. D. ; PÓVOAS, Glênio Nicola . Encontros com o cinema silencioso brasileiro. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

23º Encontro SOCINE - Preservação e memória hoje. 2019. (Congresso).

Ciclo de cinema MUSECOM: Wilkens & Leopoldis-Som (13ª Primavera dos Museus.Cinema e estado: a Leopoldis-Som e a produção de documentários institucionais. RS, anos 1950. 2019. (Outra).

Cine OP - 14ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.A regionalização e a preservação do cinema brasileiro. 2019. (Outra).

Cine OP - 14ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Circuitos regionais e cinema independente - O caso do Rio Grande do Sul. 2019. (Outra).

Pré-Socine - 23º Encontro Socine - Preservação e memória hoje -. A exibição cinematográfica em Porto Alegre: a construção de uma prática cultural. 2019. (Congresso).

Capitólio 90 anos - Dia mundial da Preservação Audiovisual.Resgate histórico do filme Novos horizontes (1934, Ítalo Leopoldis Majeroni). 2018. (Encontro).

Capitólio 90 anos - Programação ACCIRS.Capitólio 90 anos - A preservação dos cinemas de rua. 2018. (Outra).

III Colóquio de Estudios de Cine y Audiovisual Latinoamericano de Montevideo.Os longas-metragens e suas implicações sobre a oferta e a apropriação do cinema na década de 1910. 2018. (Outra).

63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Leituras de História Cultural: História e Literatura. 2017. (Feira).

Curso de extensão A História Cultural vai ao cinema. 2017. (Outra).

Curso de extensão A História Cultural vai ao cinema.História e cinema: as imagens do poder e o poder das imagens. 2017. (Outra).

II Colóquio Internacional de Cinema e História.A introdução dos longas-metragens no mercado cinematográfico brasileiro na década de 1910 e suas implicações sobre o setor exibidor e a relação espectador-filme. 2017. (Outra).

III Jornada Sandra Jatahy Pesavento.Memórias de pesquisa: a trajetória da pesquisadora e seus interlocutores. 2017. (Outra).

XIII Jornada de História Cultural - História e Literatura.Cinema e juventude na Porto Alegre dos anos 1920: história, memória e literatura. 2017. (Outra).

XIII Jornada de História Cultural - História e Literatura. 2017. (Outra).

62ª Feira do Livro de Porto Alegre.Leituras de História Cultural: imprensa, memória e história do cinema. 2016. (Outra).

I Colóquio Internacional Cinema e História.Desafios e possibilidades da atividade cinematográfica no Brasil dos anos 1920 a partir do estudo da produção do cinejornal porto-alegrense Ita-Jornal (1927). 2016. (Outra).

I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural.As revistas ilustradas como fontes visuais de pesquisa histórica: desafios e perspectivas. 2016. (Seminário).

Mostra A Era Vargas - Documentários de Eduardo Escorel.Mostra A Era Vargas - Documentários de Eduardo Escorel. 2016. (Outra).

Os olhares de curadores e críticas sobre as coleções universitárias. 2016. (Seminário).

Salão UFRGS 2016 - Feira do Livro da Editora da UFRGS -. Verdes anos. Memórias de um filme e de uma geração. 2016. (Feira).

XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS.Imprensa periódica ilustrada e política: a revista Kodak e os usos das representações humorísticas na construção da opinião pública. Porto Alegre, 1912-13.. 2016. (Encontro).

I Colóquio discente de estudos históricos latino-americanos.História e historiadores: canteiros abertos, caminhos por trilhar. 2015. (Outra).

XII Jornada de História Cultural ? História, cultura e imagem.História, cultura e imagem. 2015. (Outra).

XII Jornada de História Cultural ? História, cultura e imagem. 2015. (Outra).

XIX Encontro da SOCINE. O público do cinema em foco: os usos das imagens na construção das práticas e identidades culturais. 2015. (Congresso).

12ª Semana Nacional dos Museus - Memorial da Justiça Federal do RS.Sessão comentada do filme A Cidade, de Liliana Sulzbach. 2014. (Encontro).

II Jornada Sandra Jatahy Pesavento ? Os sete pecados da capital.?Feitiço negro em cidade branca: morte em família?. 2014. (Outra).

Jornadas: 10 Fotografía y Educación.. 2014. (Congresso).

XII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS - História, Verdade e Ética.Imprensa e humor no teatro: as conferências do ?trio alegre? carioca em Porto Alegre. 1913. 2014. (Encontro).

100 anos do filme Os óculos do vovô.A produção cinematográfica de Francisco Santos. 2013. (Seminário).

59º Feira do Livro de Porto Alegre - Leituras de História Cultural. História, memória e fotografia. 2013. (Feira).

A Revolução de 1923, sob dois enfoques.Álbum dos bandoleiros: um documento-monumento da Revolução de 1923. 2013. (Outra).

Mostra 300 anos de cinema.Formação do mercado cinematográfico brasileiro. 2013. (Outra).

Seminário de Pesquisa e Lançamento do livro "Imagens: Arte e Cultura".Os usos das imagens na construção das práticas culturais: as fotografias do público do cinema na revista Kodak. 2013. (Seminário).

XVII Encontro da Socine.Os fanáticos do Taquarussú (1914): uma excursão foto-cinematográfica. 2013. (Encontro).

III Seminário de pesquisa da ECA/USP.A dinâmica da construção social do cinema: os modos de organização do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre entre 1908 e 1914. 2012. (Seminário).

Imagem em perspectiva: os acervos do Museu como fonte de pesquisa.Trajetória de pesquisa em história cultural. 2012. (Outra).

LIV Seminário Grupo Pesquisa CNPq História e Audiovisual - Circularidades e formas de comunicação.Cinema, fotografia e imprensa: a dinâmica das práticas de produção audiovisual no Brasil da década de 1910. 2012. (Seminário).

Semana do cinema gaúcho.Relembrando os pioneiros do cinema gaúcho - Emílio Guimarães. 2012. (Seminário).

V Seminário - A Preservação da Herança Audiovisual - 2012. 2012. (Seminário).

XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio.A investigação histórica das práticas cotidianas e dos modos de mostrar e ver do passado: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2012. (Encontro).

XVI Encontro da SOCINE.Cinema nos anos 1910: conexões entre exibição, distribuição e produção. 2012. (Encontro).

XXI Compós.Imprensa e cinema: o papel das revistas ilustradas na promoção das práticas culturais. 2012. (Encontro).

Encontros de Estudos Sistêmicos da Arte - IA/UFRGS.Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908. 2011. (Encontro).

IX Jornada de História e Cultura de Porto Alegre - FAPA.Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908. 2011. (Outra).

Segundas Jornadas de Investigación - Archivo General de la Universidad: ?Cine, arte y política. Aproximaciones desde la historia intelectual?. 2011. (Outra).

Seminário Sessão da classe: Memória do efêmero - A cena na História.Memória do efêmero - A cena na História. 2011. (Seminário).

XV Encontro Socine 2011 - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Emílio Guimarães, ativo fotocinegrafista na Porto Alegre dos anos 1910. 2011. (Congresso).

14º Encontro SOCINE. As imagens, os seus circuitos e modalidades expositivas: o Ita-Jornal. 2010. (Congresso).

CIANIMA 2010 - Semana Acadêmica de Cinema e Animação UFPel.História do cinema no Rio Grande do Sul: origem das projeções no RS. 2010. (Outra).

FURG/ ILA - Palestra.Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908). 2010. (Outra).

Leituras de História Cultural - GT História Cultural Anpuh/RS.Entre lanternas mágicase cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908). 2010. (Encontro).

Artistas em disponibilidade: a educação como espaço para o desenvolvimento de micropolis experimentais. 2009. (Encontro).

Ciclo do Cinema Gaúcho II no Musecom: cinejornais, animação, ficção, documentário.A produção e a exibição cinematográficas em Porto Alegre na década de 1920. 2009. (Outra).

Ciclo do Cinema Gaúcho I no Musecom: Salas de cinema em Porto Alegre: passado, presente e futuro.Hoje tem cinematógrafo? Os primórdios da exibição cinematográfica em Porto Alegre. 2009. (Outra).

Ciclo Fotografia - Quintas no Museu de História da Medicina.Considerações acerca da apropriação das imagens como fontes de pesquisa histórica. 2009. (Seminário).

Preservação e disponibilização eletrônica de acervos históricos e culturais. 2009. (Seminário).

Seminário Malraux. 2009. (Seminário).

XIII Congresso Abracor. 2009. (Congresso).

XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2009. (Encontro).

IV Simpósio Nacional de História Cultural.Entre vistas fixas e animadas: transformações das práticas demostrar e ver nos espetáculos de projeções ópticas pré-cinematográficos em Porto Alegre (1850-1907). 2008. (Simpósio).

Mostra 100 Anos do Recreio Ideal.Centenário do Recreio Ideal, primeira sala de cinema da cidade. 2008. (Outra).

A Madrugada da modernidade.Publicidade e imprensa nos anos 1920: a modernização na aliança entre produção cultural, técnica e mercado. 2006. (Seminário).

III Simpósio Nacional de História Cultural. Mundos da imagem: do texto ao visual.O homem tecnológico: a técnica como mediadora da relação entre o homem e o mundo. 2006. (Simpósio).

VII Jornada de História Cultural. 2006. (Outra).

Seminário Expressionismo: história e atualidade. 2005. (Seminário).

A história fora da história.Almofadinhas.. 2004. (Seminário).

II Simpósio Nacional de História Cultural - História e Linguagens.Sensibilidades modernas: a fotografia como possibilidade de inscrever o tempo no espaço e o espaço no tempo.. 2004. (Simpósio).

II Seminário A palavra em movimento - Roteiros para cinema e TV. 2003. (Seminário).

Reunião do GT de História Cultural.O historiador e suas fontes: a publicidade. 2003. (Encontro).

Seminário Cinema História: A história do Brasil em discussão. 2003. (Seminário).

Seminário Museu e Educação. 2003. (Seminário).

V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. O papel da publicidade na constituição dos novos padrões da vida urbana moderna - Porto Alegre, anos 1920.. 2003. (Congresso).

V Jornada de História Cultural.A efemeridade do sensível: contribuição ao diálogo sobre as perspectivas de estudo das sensibilidades do passado.. 2003. (Outra).

I Simpósio Nacional de História Cultural. 2002. (Simpósio).

As múltiplas vozes de Walter Benjamin. 2001. (Seminário).

Cinema e futuro: filmes, visões e novas tecnologias. 2001. (Seminário).

Cinema e arte: a imagem necessária. 2000. (Seminário).

Seminário internacional de Museus - Arquitetura e gestão. 2000. (Seminário).

V Encontro Estadual de História. 2000. (Encontro).

Seminário Imagem e memória: ver e sentir a cidade. 1998. (Seminário).

Seminário nacional A Experiência do Cinema. 1994. (Seminário).

Seminário nacional A loucura pelas lentes do cinema. 1994. (Seminário).

Seminário "68: da imaginação ao poder 93". 1993. (Seminário).

Simpósio Nacional de Fotografia. 1993. (Simpósio).

Simpósio Internacional A experiência do século. 1992. (Simpósio).

Rede imaginária: televisão e democracia. 1991. (Seminário).

Seminário Internacional A criação Histórica. 1991. (Seminário).

Seminário Nacional Com a palavra a letra. 1991. (Seminário).

Ciclo Conferências A filosofia política contemporânea. 1989. (Outra).

III Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas. 1988. (Outra).

I Simpósio de História Antiga. 1987. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lara Rocho

TRUSZ, A. D.; Claudia Mauch; Ermínia Silva; RODEGHERO, Carla S.. Senhoras e senhores, respeitável público: Albano Pereira e seus circos estáveis em Porto Alegre e Rio Grande, 1875-1887. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Jatahy Pesavento

PESAVENTO, S. J.; TRUSZ, A. D.. A publicidade nas revistas ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sandra Jatahy Pesavento

PESAVENTO, S. J.. Vivendo a experiência do cinema em Porto Alegre entre 1908 e 1929: o problema da conformação do público e das práticas de consumo do cinema e vestuário no Brasil contemporâneo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Luiza Filippozzi Martini

MARTINI, M. L. F.; BERGER, Christa. Vivendo a experiência do cinema em POA entre 1896 e 1929. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Christa Liselote Berger Ramos Kuschick

TRUSZ, A. D.;BERGER, C.; PESAVENTO, S. J.. A Publicidade nas Revistas Ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Christa Liselote Berger Ramos Kuschick

BERGER, C.; PESAVENTO, Sandra; MARTINI, Maria Luisa. Vivendo a experiência do cinema em Porto Alegre entre 1896 e 1929: o processo de formação do público e das práticas de consumo do cinema. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jose Augusto Costa Avancini

AVANCINI, J. A. C.. A publicidade nas revistas ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade. Porto Alegre: anos 1920. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Charles Monteiro

PESAVENTO, Sandra Jatahy; MORETTIN, E. V.; COSTA , Flávia Cesarino;MONTEIRO, C.; LUNARDELLI, Fatimarlei. Entre lantenas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Musa Fay

FAY, C. M.. A publicidade nos cursos ilustrados: o informativo cotidiano da modernidade. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávia Cesarino Costa

PESAVENTO, S. J.; LUNARDELLI, F.; MORETTIN, E. V.;COSTA, Flávia Cesarino; MONTEIRO, C.. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fatimarlei Lunardelli

LUNARDELLI, Fatimarlei; PESAVENTO, Sandra Jatahy. Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre, 1961-1908. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandra Jatahy Pesavento

Vivendo a experiência do cinema em Porto Alegre entre 1908 e 1929: o problema da conformação do público e daspráticas do consumo do cinema; ; Início: 2004; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Sandra Jatahy Pesavento

A publicidade nas revistas ilustradas: o informativo cotidiano da modernidade; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Sandra Jatahy Pesavento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TRUSZ, A. D. . Cinema e juventude na Porto Alegre dos anos 1920: literatura, memória e história. HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL) , v. 23, p. 43-61, 2017.

  • TRUSZ, A. D. . Cidadão Kane: entre as graças da crítica e a incompreensão do público. Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL , v. -, p. 9-26, 2015.

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa periódica ilustrada e política: a revista Kodak e a palheta republicana. Porto Alegre (1912-1913). Tomo (UFS) , v. 1, p. 135-172, 2013.

  • TRUSZ, A. D. . A dinâmica da construção do cinema como gênero espetacular: a exibição cinematográfica em Porto Alegre entre 1896 e 1908. Razón y Palabra , v. 76, p. 16, 2011.

  • TRUSZ, A. D. . Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910.. Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 36, p. 55-85, 2011.

  • TRUSZ, A. D. . Cinema e imprensa ilustrada nos anos de 1910: a vida passa e as imagens ficam.. Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL , v. 1, p. 9-29, 2011.

  • TRUSZ, A. D. . O cruzamento de tradições visuais nos espetáculos de projeções ópticas realizados em Porto Alegre entre 1861 e 1908. Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 18, p. 129-178, 2010.

  • TRUSZ, A. D. . O dia em que as vistas se animaram: a experiência inaugural dos porto-alegrenses com os espetáculos de projeções cinematográficas. Conexão (UCS) , v. 8, p. 11-42, 2009.

  • TRUSZ, A. D. . O papel da publicidade na informação e assimilação cotidianas da modernidade na Porto Alegre dos anos 1920. Historia Hoje, internet, v. 1, n.3, p. 3, 2004.

  • TRUSZ, A. D. . Metrópolis: a modernidade em debate sob a ótica da utopia social. ArtCultura (UFU) , Belo Horizonte/MG, v. 3, n.3, p. 65-80, 2001.

  • TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. (Org.) ; KNACK, E. R. J. (Org.) ; HERCHMANN, Viviane V. (Org.) . História cultural: memórias e perspectivas de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2017. v. 1. 311p .

  • TRUSZ, A. D. . Verdes anos. Memórias de um filme e de uma geração.. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. v. 1. 360p .

  • TRUSZ, A. D. . Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 1861-1908.. 1. ed. São Paulo: Terceiro Nome/Ecofalante, 2010. v. 1. 380p .

  • TRUSZ, A. D. . A produção cinematográfica no Rio Grande do Sul (1896-1915). In: Fernão Pessoa ramos, Sheila Schvarzman. (Org.). Nova história do cinema brasileiro. 1ed.São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2018, v. 1, p. 52-85.

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa e humor no teatro: as conferências do ?Trio alegre? carioca em Porto Alegre (1913). In: Miriam de Souza Rossini; Claudio de Sá Machado Júnior; Nádia Maria Weber Santos. (Org.). Representações e visibilidades na História cultural: imagens, imaginários, memórias. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, v. 1, p. 139-166.

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa e cinema: o papel das revistas ilustradas na promoção das práticas culturais. In: GONÇALVES, Márcio Souza. (Org.). Diálogos de comunicação e cultura. 1ed.Natal: Editora da UFRN, 2014, v. 1, p. 270-291.

  • TRUSZ, A. D. . Os usos das imagens na construção das práticas culturais: as fotogravuras do público do cinema na revista Kodak. In: Alexandre Ricardo dos Santos; Ana Maria Albani de Carvalho. (Org.). Imagens: arte e cultura. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, v. 1, p. 275-290.

  • TRUSZ, A. D. . As imagens, os seus circuitos e modalidades expositivas: o caso do cinejornal Ita-Jornal - Porto Alegre, 1927.. In: Laura Cánepa; Adalberto Muller; Gustavo Souza; Marcel Vieira. (Org.). XII Estudos de cinema e audiovisual. SOCINE. Vol. 2.. 1ed.São Paulo: Socine, 2011, v. 2, p. 209-225.

  • TRUSZ, A. D. . O Cinema: da introdução como novidade técnica à consolidação como experiência cultural (1896-1929). In: Ana Luiza Reckziegel; Gunter Axt. (Org.). História Geral do Rio Grande do Sul. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2007, v. 3 t.2, p. 445-472.

  • TRUSZ, A. D. ; VIANNA, Rosélia Araújo . Uma travessia entre margens e vidas. In: Maria Cristina Wolf de Carvalho; Beatriz Blay. (Org.). A Ponte do Guaíba. São Paulo: M. Carrilho Arquitetos, 2007, v. 1, p. 62-73.

  • RAMOS, Paula ; TRUSZ, A. D. ; MONTEIRO, C. ; COLIN, Cida ; GOMES, Paulo ; FONSECA, J. ; BOZZETTI, N. . Publicidade e imprensa nos anos 1920: a modernização na aliança entre produção cultural, técnica e mercado. In: Paula Ramos. (Org.). A Madrugada da Modernidade. Porto Alegre: UniRitter, 2006, v. 1, p. 70-83.

  • TRUSZ, A. D. ; LORENTZ, K. B. . A fotografia como fonte iconográfica de pesquisa. In: Zita Rosane Possamai. (Org.). A memória cultural numa cidade democrática. Porto Alegre: Unidade Editorial/ SMC/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre., 2001, v. , p. 83-88.

  • TRUSZ, A. D. . A tragicômica cidade: administração, ruas, saúde pública.. In: Sandra Jatahy Pesavento. (Org.). Porto Alegre caricata: a imagem conta a história.. Porto Alegre: Unidade Editorial/SMC/PMPA, 1993, v. , p. 75-76.

  • TRUSZ, A. D. . Uma história do cinema: Capitólio completa 90 anos como referência na preservação da memória audiovisual. Gaúcha ZH - Caderno DOC, Porto Alegre - RS, 04 out. 2018.

  • TRUSZ, A. D. . 'Álbum dos bandoleiros' retrata o levante rio-grandense de 1923. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 6 - 6, 25 maio 2013.

  • TRUSZ, A. D. . Sessões pioneiras. Zero Hora, Porto Alegre, p. 6 - 6, 09 ago. 2008.

  • TRUSZ, A. D. . Almofadinhas. Jornal do Nuances, Porto Alegre, , v. 28, 12 maio 2004.

  • TRUSZ, A. D. . Os fanáticos do Taquaruçu: uma ?excursão fotocinematográfica? ao Contestado. Revista História Catarina, Florianópolis/ Santa Catarina, p. 62 - 69.

  • TRUSZ, A. D. . Cinema nos anos 1910: conexões entre exibição, distribuição e produção. In: 16º Encontro SOCINE - Cinema brasileiro e novas cartografias do cinema mundial, 2013, São Paulo. XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine ? Anais de Textos completos. São Paulo: Socine, 2012. v. I. p. 113-120.

  • TRUSZ, A. D. . A investigação histórica das práticas cotidianas e dos modos de mostrar e ver: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. In: XI Encontro Estadual de História- História, memória e patrimônio, 2012, Rio Grande - RS. ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - História, memória e patrimônio, XI, 2012, Rio Grande. Anais eletrônicos., 2012.

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa e cinema: o papel das revistas ilustradas na promoção das práticas culturais. In: XXI COMPÓS, 2012, Juiz de Fora - MG. ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, XXI, 2012, Juiz de Fora. Anais eletrônicos., 2012.

  • TRUSZ, A. D. . Entre vistas fixas e animadas: transformações das práticas de mostrar e ver nos espetáculos de projeções ópticas pré-cinematográficos em Porto Alegre (1850-1907).. In: Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidade e Sociabilidade, 2008, Goiânia. Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidade e Sociabilidade[recurso eletrônico]. Goiânia: Ed. da UCG, 2008.

  • TRUSZ, A. D. . O homem tecnológico: a técnica como mediadora da relação entre o home e o mundo. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolis: Clicdata Multimídia, 2006. v. 1.

  • TRUSZ, A. D. . O papel da publicidade na constituição dos novos padrões da vida urbana moderna - Porto Alegre, anos 1920. In: V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2003, Porto Alegre. Anais do V Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos.. Porto Alegre: RGB Design Digital, 2003.

  • TRUSZ, A. D. . Sensibilidades modernas: a fotografia como possibilidade de inscrever o tempo no espaço e o espaço no tempo. In: II Simpósio Nacional de História Cultural - História e Linguagens, 2004, Rio de Janeiro. II Simpósio Nacional de História Cultural. História e linguagens. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2004.

  • TRUSZ, A. D. . A exibição cinematográfica em Porto Alegre: a construção de uma prática cultural. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Cinema e estado: a Leopoldis-Som e a produção de documentários institucionais. RS, anos 1950. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Os longas-metragens e suas implicações sobre a oferta e a apropriação do cinema na década de 1910. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Cinema e juventude na Porto Alegre dos anos 1920: história, memória e literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . História e cinema: as imagens do poder e o poder das imagens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . A pesquisa sobre imagens e cidade e a interlocução com a pesquisa de Sandra J. Pesavento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . A introdução dos longas-metragens no mercado cinematográfico brasileiro na década de 1910 e suas implicações sobre o setor exibidor e a relação espectador-filme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa periódica ilustrada e política: a revista Kodak e os usos das representações humorísticas na construção da opinião pública. Porto Alegre, 1912-13.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . As revistas ilustradas como fontes visuais de pesquisa histórica: desafios e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Desafios e possibilidades da atividade cinematográfica no Brasil dos anos 1920 a partir do estudo da produção do cinejornal porto-alegrense Ita-Jornal (1927). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Leituras de História Cultural: imprensa, memória e história do cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TRUSZ, A. D. . O público do cinema em foco: os usos das imagens na construção das práticas e identidades culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . ?Feitiço negro em cidade branca: morte em família?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . O bravo guerreiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa e humor no teatro: as conferências do ?trio alegre? carioca em Porto Alegre. 1913. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Formação do mercado cinematográfico brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . A produção cinematográfica de Francisco Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Os fanático do taquarussú (1914): uma excrusão foto-cinematográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Os usos das imagens na construção das práticas culturais: as fotogravuras do público do cinema na revista Kodak. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Álbum dos ?bandoleiros?: um documento-monumento da Revolução de 1923. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. ; GRAEFF, Lucas ; MACHADO JR., C.de S. . História, memória e fotografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Imprensa e cinema: o papel das revistas ilustradas na promoção das práticas culturais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . A investigação das práticas cotidianas e dos modos de mostrar e ver do passado: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Relembrando os pioneiros do cinema gaúcho: Emílio Guimarães. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TRUSZ, A. D. . Cinema, fotografia e imprensa: a dinâmica das práticas de produção visual no Brasil na década de 1910. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Emílio Guimarães, ativo fotocinegrafista na Porto Alegre dos anos 1910. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . O papel do teatro na dinâmica da construção social do cinema como espetáculo entre 1896 e 1908. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Entre Lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Origem das projeções ópticas no RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . A produção e a exibição cinematográfica em Porto Alegre na década de 1920. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . 'Hoje tem cinematógrafo?' - Os primórdios da exibição cinematográfica em Porto Alegre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Considerações acerca da apropriação das imagens como fontes de pesquisa histórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . Publicidade e imprensa nos anos 1920: a modernização na aliança entre produção cultural, técnica e mercado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRUSZ, A. D. . O homem tecnológico: a técnica como mediadora da relação entre o homem e o mundo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . Sensibilidades modernas: a fotografia como possibilidade de inscrever o tempo no espaço e o espaço no tempo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. . O papel da publicidade na constituição dos novos padrões da vida urbana moderna ? Porto Alegre, anos 1920. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; KNACK, E. R. J. ; HERCHMANN, Viviane V. . História em Revista - Dossiê especial 13ª Jornada de História Cultural:História e Literatura. Pelotas - RS: Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas/UFPel - RS, 2017 (Organização Anais de evento acadêmico).

  • TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; KNACK, E. R. J. ; HERCHMANN, Viviane V. . Caderno de resumos - 13ª Jornada de História Cultural: História e Literatura. Porto Alegre: GT História Cultural RS - Anpuh RS, 2017 (Organização Anais de evento acadêmico).

  • TRUSZ, A. D. ; RODEGHERO, Carla S. ; RIBEIRO, C.A. ; HERCHMANN, Viviane V. . Anais da XII Jornada de História Cultural: História, Cultura e Imagem. Porto Alegre: ANPUH- RS, 2015 (Organização Anais de evento acadêmico).

  • TRUSZ, A. D. . Álbum dos ?bandoleiros?: um documento-monumento da Revolução de 1923. Porto Alegre: Museu de Comunicação Hipólito José da Costa - Governo Estado RS, 2013 (artigo publicado em DVD).

  • TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; SANTOS, N. M. W. ; MACHADO JR., C.de S. . Revista Latino-Americana de História - Dossiê Cidade, memória e identidade. São Leopoldo - RS: Unisinos, 2013 (Editoração/periódico).

  • TRUSZ, A. D. . As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre 2008 (artigo publicado em mídia virtual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TRUSZ, A. D. ; Rodrigo Homem . Série de TV ?Mulheres em quadro? - Produtora Na Lata Filmes. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Rodrigo de Oliveira . Programa Alta Fidelidade - Rádio Unisinos FM 103.3. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Alvaro Grohmann . Programa Estação Cultura - Rádio FM Cultura 107.7. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Domício Grillo . Programa Estação Cultura ? TVE RS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; LEBEDEFF, T. . Literatura - TV OCTO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Roger Lerina . Canal Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Cláudia Petersen Heinzelmann . Programa Folhetim - Rádio da Universidade UFRGS 1080 AM. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Marcus Mello ; Katia Suman ; Diego Grando . Programa Talk Radio - Rádio Elétrica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, Cássia ; TRUSZ, A. D. . Memórias de uma geração. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; Mariane Quadros . Programa Jornal da UFRGS - Rádio da Universidade ? UFRGS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; RODEGHERO, Carla S. ; HERCHMANN, Viviane V. . Anais da XII Jornada de História Cultural: História, Cultura e Imagem. 2015. (Editoração/Anais).

TRUSZ, A. D. ; RODEGHERO, Carla S. ; RIBEIRO, C.A. ; HERCHMANN, Viviane V. . Caderno de resumos - XII Jornada de História Cultural - História, cultura e imagem. 2015. (caderno de resumos).

TRUSZ, A. D. ; MACHADO JR., C.de S. ; SANTOS, N. M. W. ; RIBEIRO, C.A. . XI Jornada de História Cultural - Cidade, memória e identidade. 2013. (Editoração/Anais).

TRUSZ, A. D. ; RIBEIRO, C.A. ; SANTOS, N. M. W. ; MACHADO JR., C.de S. . Caderno de resumos - XI Jornada de História Cultural ? Cidade, memória e identidade. 2013. (Organização de caderno de resumos de evento).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2002

    Projeto de Revitalização do Museu Histórico Farroupilha, Descrição: O Projeto de revitalização do Museu Histórico Farroupilha, localizado em Piratini/RS, teve a sua primeira etapa realizada entre julho de 2002 e julho de 2003. Tratou-se de um projeto multidisciplinar, que envolveu profissionais de diferentes formações e promoveu as seguintes ações: pesquisa histórica de recuperação dos dados dos objetos do acervo; limpeza, conservação, restauração e acondicionamento das peças; realização de seu inventário; organização de uma reserva técnica; realização de uma exposição sobre o Período Farroupilha, montada em caráter permanente na instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alice Dubina Trusz - Coordenador / Andréa Bachettini - Integrante / Maria Teresa Chaves Custódio - Integrante / Ceres Maggi Storchi - Integrante / Angélica Panatieri - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), Instituto Iniciativa Cultural e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2012

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Disciplina ministrada: A exibição cinematográfica no primeiro cinema: a construção social do espetáculo cinematográfico e do seu público espectador no Brasil Nível: Pós-graduação - Programa de Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP Profs. Drs. Alice Dubina Trusz e Eduardo Victorio Morettin Código: CTR 4008

2007 - 2007

Marcos Carrilho Arquitetos S/C Ltda.

Vínculo: Contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultoria histórica geral e pesquisa histórica destinada ao levantamento de documentação textual e iconográfica sobre a Ponte do Guaíba, inaugurada em dezembro 1958 em Porto Alegre. O projeto teve por objetivo a publicação de um livro reunindo textos de diferentes autores sobre o tema, o qual foi investigado sob as perspectivas histórica, geológica, arquitetônica, sócio-econômica e cultural. Numa segunda etapa, foi realizada pesquisa e produzido um texto (em co-autoria) sobre a importância histórica, social e cultural da citada travessia para a cidade e seus habitantes, sobretudo os moradores do bairro Navegantes e ilhas.

2004 - 2004

Restauratus Conservação e Restauração de bens Móveis Ltda.

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa histórica visando a identificação das obras de arte pertencentes ao acervo artístico da Câmara do Comércio da cidade de Rio Grande, realizada como etapa preliminar e paralela ao processo de higienização e restauração das respectivas peças.

2002 - 2002

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: contrato de prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Carga horária: 20

Outras informações:
As atividades desenvolvidas integraram o projeto de revitalização do Museu Histórico Farroupilha, de Piratini/RS, financiado pela FAPERGS. Consistiram elas em pesquisa histórica destinada à identificação dos objetos do acervo da instituição supra-citada e posterior seleção do conjunto dos objetos e documentos textuais e iconográficos pertencentes ao período da Revolução Farroupilha (1835-45) e/ou a ela relacionados. O objetivo final do projeto, além da identificação histórica, higienização, catalogação e acondicionamento das peças do acervo, foi a montagem de uma exposição permanente especializada sobre o tema na mesma instituição. A pesquisa histórica contou com a colaboração de quatro estagiários bolsistas da Universidade Federal de Pelotas, alunos do curso de especialização em Patrimônio Cultural: conservação de artefatos, promovido pelo Instituto de Letras e Artes daquela Universidade.

Atividades

  • 09/2002 - 11/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Museu Histórico Farroupilha.,Linhas de pesquisa

  • 09/2002 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Museu Histórico Farroupilha.,Serviço realizado, pesquisa histórica sobre o acervo material.

2002 - 2002

Naida Lena D'avila

Vínculo: Contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: Historiadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de recuperação das informações históricas sobre determinados espaços de interesse patrimonial (arquitetônico, histórico e cultural) da área central de Porto Alegre, inscritos no Projeto Monumenta; produção de sínteses históricas dos dados coletados sobre os espaços Rua Caldas Jr. e Avenida Sepúlveda

Atividades

  • 03/2002 - 06/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Naida Lena D'avila, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2003

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa histórica sobre a história da velhice em Porto Alegre no século XX, destinada à fundamentação de uma exposição temporária temática a ser organizada pela equipe do Museu Joaquim José Felizardo (Museu de Porto Alegre). O projeto contou com financiamento do FUMPROARTE.

2003 - 2003

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa histórica sobre a história do Mercado Público Central de Porto Alegre no que respeita às religiosidades afro-brasileiras a ele relacionadas e ao culto do Bará. Projeto fiunanciado pelo FUMPAHC.

1999 - 2000

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisa histórica, catalogação e informatização dos dois mil documentos fotográficos mais antigos do acervo da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim José Felizardo. Foi constituído um extenso banco de dados informatizado contendo informações sobre a história da fotografia em Porto Alegre, biografias dos respectivos fotógrafos, antigas técnicas fotográficas e a história da evolução física da cidade, procurando facilitar a identificação dos documentos do acervo em aspectos relativos à data de produção, autoria, técnica fotográfica e temática. O desenvolvimento do projeto, financiado pela Fundação VITAE, foi orientado a partir de consultaria da historiadora Solange Ferraz de Lima, do setor de iconografia do Museu Paulista da USP.

1999 - 1999

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sistematização de pesquisa histórica e definição de textos e imagens para os quatro primeiros pontos da exposição do Museu de Rua da Rua da Praia. O contrato foi estabelecido com a Coordenação de Memória da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e financiado pelo FUMPAHC.

1997 - 1997

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa histórica sobre determinados pontos de interesse histórico e turístico da cidade de Porto Alegre, selecionados para integrarem o trajeto proposto pelo projeto Linha Turismo da EPATUR. O contrato foi estabelecido com a Coordenação de Memória da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e financiado pelo FUNCULTURA.

1995 - 1996

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: contrato prestação serviços, Enquadramento Funcional: historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa histórica sobre a história da Rua da Praia e adjacências, isto é, o centro histórico de Porto Alegre e sua primeira via pública, objetivando-se criar e implantar um museu de rua, em desenvolvimento ao projeto Corredor Cultural. O contrato foi estabelecido com a Coordenação de Memória da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre e financiado pelo FUNCULTURA.

Atividades

  • 09/1999 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Cultura, Museu Joaquim José Felizardo.,Serviço realizado, Pesquisa histórica, catalogação e informatização do acervo da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim José Felizardo. Projeto financiado pela PMPA e Fundação VITAE/SP..

  • 12/1997 - 12/1997

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Cultura, Coordenação da Memória.,Linhas de pesquisa

  • 12/1995 - 02/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Cultura, Coordenação da Memória.,Linhas de pesquisa

  • 09/1995 - 11/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Cultura, Coordenação da Memória.,Linhas de pesquisa

  • 04/1994 - 03/1995

    Estágios , Secretaria Municipal de Cultura, Museu Joaquim José Felizardo.,Estágio realizado, Pesquisa histórica, montagem de exposições e monitoria à rede escolar do Município sobre a história da cidade de Porto Alegre..

1997 - 1997

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Prestação de serviços temp, Enquadramento Funcional: Coordenação espaço de exposições UFRGS, Carga horária: 24

Outras informações:
O trabalho compreendeu atividades de coordenação de espaço de exposição e monitoria a visitantes.

Atividades

  • 09/1997 - 11/1997

    Serviços técnicos especializados , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, .,Serviço realizado, Coordenação de espaço de exposição e realização de monitoras.

2015 - 2015

Companhia Zaffari comércio e Indústria

Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: pesquisador temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa histórica visando a identificação de imagens (preferencialmente fotográficas) sobre aspectos da história e da memória do bairro Petrópolis para exposição permanente no espaço da loja (supermercado) Zaffari Petrópolis.

2017 - 2017

Interativa Construções Ltda., -

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Historiadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O trabalho consistiu em pesquisa histórica sobre o Monumento a Julio de Castilhos, situado na Praça Marechal Deodoro, em Porto Alegre/RS, e teve por objetivo subsidiar o processo de restauração do citado monumento. A empresa contratante é a responsável técnica pela obra, a ser financiada pelo PAC 2 - Cidades Históricas, do Governo Federal, e coordenado pelo IPHAN e PMPA (SMC e SMAM).

2019 - 2019

Fundação Cinema Rs

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Historiadora e curadora exposição, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O objetivo da contratação foi o desenvolvimento de pesquisa histórica e curadoria da exposição "Cartazes: uma história do cinema brasileiro no Capitólio", idealizada pela equipe da Cinemateca Capitólio Petrobras e montada na instituição, onde permaneceu em cartaz de 23 de julho a 29 de setembro de 2019. A exposição integrou o Projeto ?Cinemateca Capitólio Petrobras ? Programação especial 2019?, que compreendeu 26 atividades, entre exposições, mostras de filmes, masterclasses, sessões noturnas e de cinema acessível, desenvolvidas ao longo de 2019 com patrocínio master da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura /Governo Federal. O projeto contou com a produção cultural da Fundacine RS, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual. A expografia foi de Andrea Vigo e Marcus Mello, a concepção visual e design gráfico de Tatiana Sperhacke, a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen e a edição de vídeo de Kevin Agnes.Eduardo Saorin foi responsável pelo Projeto de mobiliário e coordenação de montagem e Nicole Chaffe pela correção de imagens. A exposição foi motivada pelo interesse em explorar e divulgar o acervo da instituição à comunidade, valorizando-o como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Trata-se dos materiais que integram a coleção Telmo Kersting (Triunfo, 1922-1997, POA), doada pela família ao Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras em 2017. Neste caso, as principais fontes de pesquisa e ilustração da exposição foram os cartazes de cinema.

2019 - 2019

Fundação Cinema Rs

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Historiadora e curadora exposição, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O objetivo da contratação foi o desenvolvimento de pesquisa histórica e curadoria da exposição "Anos 1930 e 40: A era de ouro do cinema", idealizada pela equipe da Cinemateca Capitólio Petrobras e montada na instituição, onde permanecerá em cartaz de 18 de outubro a 20 de dezembro de 2019. A exposição integra o Projeto ?Cinemateca Capitólio Petrobras ? Programação especial 2019?, que conta com patrocínio master da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura / Governo Federal. O projeto contou com a produção cultural da Fundacine RS, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual. A expografia foi de Andrea Vigo e Marcus Mello, a concepção visual e design gráfico de Tatiana Sperhacke, a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen e a edição de vídeo de Kevin Agnes.Eduardo Saorin foi responsável pelo Projeto de mobiliário e coordenação de montagem e Nicole Chaffe pela correção de imagens. A exposição foi motivada pelo interesse em explorar e divulgar o acervo da instituição à comunidade, valorizando-o como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, em particular os materiais que integram a coleção Telmo Kersting . Neste caso, as principais fontes de pesquisa e ilustração da exposição foram os pressbooks, isto é, impressos que eram produzidos pelos departamentos de publicidade das agências distribuidoras cinematográficas estadunidenses no Brasil e destinavam-se à promoção comercial dos filmes junto aos exibidores brasileiros. Trata-se de materiais originais, produzidos em português.