Fernando Felizardo Nicolazzi

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004-2006) e professor adjunto de Historiografia Brasileira na Universidade Federal de Ouro Preto (2008-2011). Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado/LUPPA-UFRGS e pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade/NEHM-UFOP. Foi coordenador do GT Teoria da História e Historiografia/ANPUH-RS (2012-2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, historiografia moderna e historiografia brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Um estilo de história: a viagem, a memória, o ensaio. Sobre Casa-grande & senzala e a representação do passado
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( François Hartog)
com Temístocles Cezar. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Escrita da história; Casa-grande & senzala; Historiografia Brasileira.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da história e historiografia.

Mestrado em História

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica,Ano de Obtenção: 2004
Temístocles Cezar.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Escrita da história; Historiografia; Teoria da história.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

1997 - 2001

Universidade Federal do Paraná
Título: A experiência historiográfica: estudos sobre Michel Foucault
Orientador: Ana Maria de Oliveira Burmester

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universitat de Barcelona, UB, Espanha. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da história e historiografia/Especialidade: Teoria da História e Historiografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia Ocidental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia Brasileira.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NICOLAZZI, F . Diálogos Luppa. 2020. (Outro).

NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; TURIN, R. . III Encontro A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 2018. (Outro).

NICOLAZZI, F ; TURIN, R. ; ÁVILA, Arthur . II Encontro A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 2016. (Outro).

NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; CEZAR, Temistocles . 7ª. Jornada de História da Historiografia. 2015. (Outro).

NICOLAZZI, F ; TURIN, R. ; CEZAR, Temistocles ; ÁVILA, Arthur . II Encontro A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 2015. (Outro).

NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; CEZAR, Temistocles . 5ª. Jornada de História da historiografia. 2014. (Outro).

NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; CEZAR, Temistocles . 6ª. Jornada de História da Historiografia. 2014. (Outro).

NICOLAZZI, F ; CEZAR, Temistocles ; ARAUJO, M. . 3ª. Jornada de História da Historiografia. 2013. (Outro).

NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; CEZAR, Temistocles . 4ª. Jornada de História da Historiografia. 2013. (Outro).

NICOLAZZI, F ; SANTOS, E. ; ARAUJO, M. . 1ª. Jornada de História da Historiografia. 2012. (Outro).

NICOLAZZI, F . 2ª. Jornada de História da Historiografia. 2012. (Outro).

NICOLAZZI, F ; VARELLA, Flavia ; MOLLO, Helena Miranda ; DA MATA, Sérgio Ricardo. ; ARAUJO, V. L. ; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria . 4 Seminário Nacional de História da Historiografia. 2010. (Outro).

NICOLAZZI, F ; VARELLA, Flavia ; MOLLO, Helena Miranda ; DA MATA, Sérgio Ricardo. ; ARAUJO, V. L. . 3 Seminário Nacional de História da Historiografia. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Coloquio Internacional Diversidad de las Culturas.Entre o lucro e o afeto: considerações sobre o negacionismo histórico. 2021. (Outra).

VIII Encontro Regional da ANPUH/DF.Tempos precários. Reflexões sobre a condição presentista. 2018. (Encontro).

XVI Encontro Regional de História - ANPUH/PR.Tempo precário. Reflexões sobre a condição presentista. 2018. (Encontro).

2nd. Conference of the International Network for Theory of History. The readable past: historiographical regimes and the reading of history. 2016. (Congresso).

II Encontro A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico.Públicos da história e usos do passado. 2016. (Encontro).

IX Seminario Internacional Políticas de la Memoria.Culturas de passado e experiências de tempo. 2016. (Seminário).

XV Semana de História/UFGO.Os fins da história: culturas de passado e experiência do tempo. 2016. (Encontro).

II Congresso Internacional de História UEPG-UNICENTRO. O historiador e seus públicos: regimes historiográficos e leitura da história. 2015. (Congresso).

Semana Acadêmica de História.O historiador e o falsário: considerações sobre alguns marcos da historiografia contemporânea. 2015. (Outra).

8. Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Erudição e ceticismo na cultura histórica moderna: Henri Corneille Aggripa e os abusos da história. 2014. (Seminário).

História: modos de fazer. A função social da história e do historiador no mundo contemporâneo.A dimensão pública da história: função social e função profissional do historiador. 2014. (Outra).

Fórum da Revista Almanack.Entre innovación y tradición. Cambio, continuidad y ruptura en historia intelectual. 2013. (Outra).

II Ciclo de Conferencias da Cátedra de Historia de Brasil/UBA."Os sertões", de Euclides da Cunha e "Casa-grande & senzala", de Gilberto Freyre.. 2013. (Outra).

I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História.A história e seus passados: regimes historiográficos e escrita da história no Brasil, 1870-1940. 2013. (Seminário).

Seminário Histórias.Ordem do tempo e escrita da história: considerações sobre o ensaio histórico no Brasil. 2013. (Seminário).

XIV Jornadas Interescuelas. Ordem do tempo e escrita da história: considerações sobre o ensaio histórico no Brasil. 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História.Erudição crítica e leitura da história: Jean Bodin e o pensamento histórico francês do século XVII. 2013. (Simpósio).

XI Encontro Estadual de História - ANPUH/RS.Erudição e crítica no alvorecer da época moderna. O Methodus de Jean Bodin e a idéia de história no século XVI. 2012. (Encontro).

5. Seminário Nacional de História da Historiografia.Um prelúdio à história da historiografia. Jean Bodin e a ars historica do século XVI. 2011. (Seminário).

4 Seminário Nacional de História da Historiografia.O ensaio como estilo: considerações sobre a historiografia moderna. 2010. (Seminário).

Conversando Cinema 6.Comentário do filme "Valsa com Bashir", de Ari Folman. 2010. (Encontro).

IV Simpósio Antigos e Modernos - UFPR: Diálogos.O tempo do sertão, o sertão no tempo: antigos, modernos, selvagens. Leitura de Os sertões. 2010. (Simpósio).

Seminário Pesquisa e Ensino de História.Experiências de ensino em teoria e metodologia da história. 2010. (Seminário).

3° Seminário Nacional de História da Historiografia.Como se deve ler a história: Jean Bodin e o método para a fácil compreensão da história. 2009. (Seminário).

Reunião do GT de Teoria da História e Historiografia ? ANPUH/RS.Como se deve ler a história? Considerações sobre a historiografia moderna. 2009. (Encontro).

XXV Simpósio Nacional de História.A história como disputa. Dissertações históricas da Academia dos Esquecidos, 1724. 2009. (Simpósio).

2°. Seminário Nacional de História da Historiografia.O historicismo hegemônico: o século XIX. 2008. (Seminário).

I Seminário Internacional Administrando Impérios.Câmaras municipais: restauração, radicalismo e liberalismo. 2008. (Seminário).

VII Encontro Estadual de História.Entre a nuvem e o corpo: memoria e representação do passado em Casa-grande & senzala. 2006. (Encontro).

Jornada de Historiografia e História Política.Gilberto Freyre viajante: olhos seus, olhares alheios. 2005. (Outra).

V Jornada de História Cultural.Sobre as marcas do passado. 2003. (Outra).

XXII Simpósio Nacional de História.Teoria da história e hermenêutica: acerca do estatuto do texto historiográfico. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carolina Suriz dos Santos

NICOLAZZI, F; POZZER, K.; ÁVILA, Arthur; QUINSANI, R.. The power of the West compels you! A memória cultural orientalista na narrativa cinematográfica de horror estadunidense em O exorcista (1973). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maritsa Gonçalves Rieth

NICOLAZZI, F; GIL, C. Z. V.; COSTA, M. A. F.; SANTOS, C. B. M.. Historiopédia: ensino de história e pesquisa na internet. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alicy de Oliveira Simas

NICOLAZZI, F; RODRIGUES, R. R.; LOHN, R. L.. ?Praça pública do pensamento?: historiadoras e historiadores no suplemento Cultura do jornal O Estado de S. Paulo (1980-1991). 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mara Betina Forneck

NICOLAZZI, F; RODRIGUES, Mara Cristina de M.; MENDEZ, N. P.; MAGALHAES, M.. Ensino de história, noções de tempo e relações de temporalidade: uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo da Cruz Cortes

NICOLAZZI, F; ÁVILA, Arthur; GUAZZELLI, C. A. M.; ROCHA, B. L.. O Estado, a ciência e a revolução na história em Piotr Kropotkin. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jacson Schwengber

NICOLAZZI, F; VARGAS, Anderson Z.; RODRIGUES, Mara Cristina de M.; GOUVEIA, A. C.. Ler os clássicos com os 'olhos modernos', ou como a história antiga deveria ser lida no século XVIII português: método e crítica em Verney (1713-1792). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Michelini Menoncello

NICOLAZZI, F; CARDOSO JUNIOR, H. R.; COSTA, M. C.. Pedro Lessa, um juiz-historiador: nação, história e raça. 2016. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Diego José Fernandes

NICOLAZZI, F; ALBUQUERQUE JR., D. M.; ARRAIS, R. P. A.. Contando o passado, tecendo a saudade: a construção simbólica do engenho açucareiro em José Lins do Rego (1919-1943). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriela Correa da Silva Goettems

NICOLAZZI, F; RODRIGUES, Mara Cristina de M.; NEDEL, L. B.; KERBER, A. M.. A representação do passado nos estudos históricos de Athos Damasceno: a história do Rio Grande do Sul escrita a partir da cidade (1940-1970). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabrício Antônio Antunes Soares

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; ÁVILA, Arthur; ARMANI, Carlos Henrique. A construção narrativa dos conceitos de estrutura e sujeito na obra A miséria da teoria de E. P. Thompson. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Diniz Silva

NICOLAZZI, F; ARAUJO, V. L.; PIMENTA, João Paulo Garrido. Da Restauração à Regeneração: linguagens políticas em José das Silva Lisboa (1808-1830). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Evandro dos Santos

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; RODRIGUES, Mara Cristina de M.; OLIVEIRA, Maria da Gloria. Temp(l)os da pesquisa, temp(l)os da escrita. A biografia em Francisco Adolfo de Varnhagen. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ramon Castellano Ferreira

NICOLAZZI, F; GONTIJO, Rebeca; OLIVEIRA, Maria da Gloria; ALCIDES, Sérgio; RODRIGUES, H. E.. O desarrazoado patológico: O Guesa, a história e a crítica do tempo. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Bianchi Moreira

NICOLAZZI, F; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; PEREIRA, A. C. B.; FERNANDES, L. E. O.; ABREU, M. S.. Deslocamentos da Historicidade: Tempo e Política em Mundos Ameríndios. 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Thiago Augusto Modesto Rudi

NICOLAZZI, F; ARAUJO, K. A.; CAMILOTTI, V.; ARAUJO, V. L.; CARDOSO JUNIOR, H. R.. De l'histoirede l'histoire: o passado dos estudos históricos na França (1810-1933. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

NICOLAZZI, F; LIMA, L. C.; FERREIRA, W.; EYLER, F. M. S.; MATTOS, R. A.. A musa e o elefante. Cultura historiográfica e crônica na primeira modernidade. Portugal e as visões da Ásia (séculos XVI e XVII). 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Magalhães Rocha

NICOLAZZI, F; DA MATA, Sérgio Ricardo.; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; MOLLO, Helena Miranda; BENTHIEN, Rafael Faraco. Os periódicos e a crítica da história: a recepção de Lucien Febvre e Marc Bloch por seus contemporâneos (1911-1942). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Felipe Souza

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; IEGELSKI, F.; FREITAS, R. D. S.; ÁVILA, Arthur. Entre evolução e cultura: um estudo da ideia de história de Marshall Sahlins (1950-1980). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Brandt Bauer

NICOLAZZI, F; SCHMIDT, B. B.; RUBINO, S. B.; POSSAMAI, Z.; KERBER, A. M.. O homem e o monumento: criações e recriações de Rodrigo Melo Franco de Andrade. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Dias da Silva

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; TURIN, R.; MARTINS, M. C. B.; MARSHALL, F.. LinkA recepção da antiguidade nas Inscripções e tradições da America prehistorica de Bernardo de Azevedo da Silva Ramos (1930-1939). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Florentino Varella

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles. LinkReunindo o passado : contextos discursivos e linguagens historiográficas na History of Brazil de Robert Southey. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Igor Guedes Ramos

NICOLAZZI, F; CARDOSO JUNIOR, H. R.; COSTA, M. C.; ARAUJO, K. A.; JOANILHO, A. L.. Genealogia de uma operação historiográfica: as apropriações dos pensamentos de Edward Palmer Thompson de Michel Foucault pelos historiadores brasileiros na década de 1980. 2014. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Evandro dos Santos

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; ARAUJO, V. L.; TURIN, R.; ÁVILA, Arthur. Ensaio sobre a constituição de uma ética historiográfica no Brasil oitocentista: Francisco Adolfo de Varnhagen, o historiador no tempo. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Bragio Bonaldo

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; PIRES, F. M.; CHARBEL, F.; SCHMIDT, B. B.. LinkComemorações e efemérides: ensaio episódico sobre a história de dois paralelos. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiago Augusto Modesto Rudi

NICOLAZZI, F; ARAUJO, K. A.; CAMILOTTI, V.. Não tivemos a ambição de fazer uma história do movimento histórico na França do século XIX. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

NICOLAZZI, F; LIMA, L. C.; EYLER, F. M. S.. A musa e o camelo. História, moral e virtude em João de Barros e Diogo do Couto. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Bauer

NICOLAZZI, F; SCHMIDT, B. B.; POSSAMAI, Z.. O homem e o monumento: criações e recriações da figra de Rodrigo Melo Franco de Andrade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vítor Batalhone Junior

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; KUHN, F.. Os campeões de Clio: controle discursivo e edição de documentos históricos por Capistrano de Abreu e Rodolfo Garcia (1878-1953). 2013.

Aluno: Flávia Florentino Varella

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; KANTOR, Iris. Reunindo o passado: erudição e narrativa na History of Brazil de Robert Southey. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marina Corrêa da Silva de Araújo

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; ÁVILA, Arthur. Produção cultural alternativa e renovação da estrutura do tempo: o desenvolvimento da poesia brasileira e nova-iorquina, 1950 a 1970". 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Bragio Bonaldo

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; SCHMIDT, B. B.. A narrativa jornalística da história: ensaio sobre diferentes formas de se representar e publicar o passado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Barbosa da Silva Amorim

NICOLAZZI, F; ARAUJO, K. A.; COSTA, W. P.. "Obras primas de nossa literatura militar": a guerra, o sertão e o povo sertanejo na escrita de Alfredo Taunay e Euclides da Cunha. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patrícia Spceht Moreira

NICOLAZZI, F; ANTONI, E.; PACIEVITCH, C.. Produção historiográfica na Educação Básica: aproximações da Escola com a Universidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Meri Emeli Alves Machado

NICOLAZZI, F; ÁVILA, Arthur; PACIEVITCH, C.. Ensino de História e as diferentes representações sobre o passado: a construção dos conceitos e da imaginação histórica através de produtos culturais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Terra Dall'Agnol

NICOLAZZI, F; CEZAR, Temistocles; SCHMIDT, B. B.. Plutarco brasileiro: imaginação histórica e escrita biográfica no século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Michelini Menoncello

NICOLAZZI, F; CARDOSO JUNIOR, H. R.; COSTA, M. C.. Pedro Lessa, um juiz-historiador: nação, história e raça. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rafael Orcelli Marques

NICOLAZZI, F; RODRIGUES, Mara Cristina de M.; CEZAR, Temistocles. O arquiteto do tempo: a configuração do tempo em Capistrano de Abreu (1853-1927). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Augusto Zorzi

NICOLAZZI, F; WEBER, Regina; FONSECA, Claudia Lee. Estudos culturais e multiculturalismo: uma perspectiva das relações entre campos de Estudos em Stuart Hall. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jacson Schwengber

NICOLAZZI, F; VARGAS, Anderson Z.; KOCH, Adolar. Verney leitor de Quintiliano: a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Fanni Dias Resende

NICOLAZZI, F; ARAUJO, V. L.; PIMENTA, João Paulo Garrido. Os horizontes da Independência: operações discursivas no Revérbero Constitucional Fluminense (1821-1822). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luara Galvão de França

NICOLAZZI, F; ARAUJO, V. L.; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Passageiro clandestino: a presença do passado como forma de conhecimento histórico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carolina Ramos de Souza

NICOLAZZI, F; DA MATA, Sérgio Ricardo.; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Motivos tolstoinianos na obra de Max Weber (1877-1919). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: ANDRÉ PEREIRA ROCHA

NICOLAZZI, F; TAVEIRA, Celso; SILVEIRA, Marco Antonio. As questões políticas de um processo religioso: a complexidade do julgamento de Joana d'Arc. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rafael da Silva Alves

NICOLAZZI, F; ANDRADE, Francisco Eduardo de; ARAUJO, V. L.. O Museu da Inconfidência: jogo de espelhos entre a historiografia e a museografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Elvis Hahn Rodrigues

NICOLAZZI, F; CARVALHO, Roseana Areal de; BUARQUE, Virginia A. Castro. Os manuais escolares de História e o grupo escolar de Mariana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F. Cargo de Historiógrafo. 2014. Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

NICOLAZZI, F; BUARQUE, Virginia A. Castro; ANTUNES, Álvaro de Araújo.. Professor Temporário - Prática do Ensino da História. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; DANTAS, Sandra Mara; CAMPOS, Raquel Discini; MAHL, Marcelo Lapuente; RIBEIRO JR., Florisvaldo Paulo. Professor Adjunto - EDP/Prática de Ensino, Atividades acadêmico-científico-culturais, Formação sócio-histórica da sociedade brasileira, demais unidades temáticas que envolvem Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História. 2009. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

NICOLAZZI, F; MOLLO, Helena Miranda; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; GONTIJO, Rebeca. Qualificação de mestrado de Erika Cerqueira -. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; DA MATA, Sérgio Ricardo.; MOLLO, Helena Miranda. Qualificação de mestrado de Sabrina Magalhães Rocha -. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; CHAVES, Cláudia Maria G.; FRANCO, Stella Maria Scatena. Qualificação de mestrado de Juliana Jardim de Oliveira e Oliveira -. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; DA MATA, Sérgio Ricardo.; ARAUJO, V. L.. Qualificação de mestrado de Walter F. F. Lowande -. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; ARAUJO, V. L.; GONÇALVES, Andréa Lisly. Qualificação de mestrado de Bruno Diniz Silva -. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F. XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F; ARAUJO, V. L.; GONÇALVES, Andréa Lisly; ANDRADE, Francisco Eduardo de; FAVERSANI, Fábio. Comissão de seleção para a turma de mestrado em história, 2010-2012. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

NICOLAZZI, F. XVII Salão de Iniciação Científica/UFRGS. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NICOLAZZI, F. XVI Salão de Iniciação Científica/UFRGS. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Jatahy Pesavento

PESAVENTO, S. J.. Entre a escritura e a prova: a escrita da história em Casa Grande & Senzala.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silvia Regina Ferraz Petersen

PETERSEN, S. R. F.. O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica.. 2004. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudio Pereira Elmir

CEZAR, Temístocles Américo Correa;ELMIR, C. P.; PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz; GUIMARÃES, Manoel Luiz Lima Salgado. O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mara Cristina de Matos Rodrigues

RODRIGUES, M. C. M.; KUHN, F.; PEIXOTO, F. A.; GAUER, R. M. C.. Um estilo de história: a viagem, a memória, a escrita. Sobre Casa Grande e Senzala e a representação do passado. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fábio Kuhn

CEZAR, T.; PEIXOTO, F. A.; GAUER, R. M. C.; RODRIGUES, M. C. M.;KÜHN, F.. UM ESTILO DE HISTÓRIA: AVIAGEM, A MEMÓRIA, A ESCRITA. SOBRE CASA GRANDE & SENZALA E A REPRESENTAÇÃO DO PASSADO. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ruth Maria Chittó Gauer

GAUER, R. M. C.; PEIXOTO, F.; RODRIGUES, M. C. M.; KUHN, F.; CEZAR, Temístocles. Um estilo de História: a viagem, a memória, o ensaio. Sobre Casa-grande e Senzala e a representação do passado. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Tubino Pianta

Do Ipiranga às plataformas Wikimedia: a Iniciativa Wikipédia Novo Museu do Ipiranga e a transformação digital da equipe do Museu Paulista da USP; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Pedro Henrique Batistella

Usos políticos e performatividade do passado: uma análise das comemorações do Centenário da Abolição da Escravidão (1988) e do V Centenário do Descobrimento do Brasil (2000); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Vicente da Silveira Detoni

A pós-vida do Império do Brasil no tempo presente: usos do passado nacional e a questão da autoridade da historiografia no ocaso da Nova República brasileira; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Filipe Cambraia do Canto

O retorno do passado em Soldados de Salamina (2001) e O impostor (2014), de Javier Cercas: anatomia de uma conjuntura; Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Erick Vargas da Silva

A historicidade neoliberal: tempo, presentismo e distopia; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Guilherme da Silva Cardoso

Tempos do adoecimento: a aids e a auto-ficção de Hervé Guibert; 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Miguel Barboza Castro

Wikipedia e usos da história: a edição de uma história pública digital por historiadores e multidões; 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

João Camilo Grazziotin Portal

Uma curadora de memórias traumáticas: testemunho, violência e autoria em Svetlana Aleksiévitch; 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Filipe Cambraia do Canto

As aporias da memória em O Impostor, de Javier Cercas; 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Vicente Silveira Detoni

A moderna história mestra da vida de José Oiticica: regimes historiográficos e a ordem do tempo na Primeira República; 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Carlos Eduardo Querotti

Aldeia Mundo; Para ouvir os silêncios dos outros que vivem em nós; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Julia Helena Dias

O ?mal-estar"na História em Three Guineas de Virginia Woolf: escrita feminista e a crise do historicismo; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Luciano Pinheiro Paltian

Cartografias do tempo: uma proposta de mapa interativo para o ensino da história; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Ricardo Eusébio Valentini

Pensando o tempo com o outro; Reflexões sobre a temática indígena na sala de aula e as possibilidades a partir de vídeos postados no Youtube; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Said Lucas de Oliveira Salomón

Buenas latinoamérica digital: o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Gabriel Fleck de Abreu

É difícil como o quê? Escravidão e usos públicos do passado nas telenovelas Escrava Isaura (1976) e Xica da Silva (1996); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Mateus Cavalcanti Melo

Borges & História em dois atos: sobre fazer/escrever história e personagens tradicionais argentinos; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Pedro Henrique de Moraes Alvez

Giorgio Vasari por ele mesmo: a construção da imagem de si na obra de um artista, historiador e cortesão do Renascimento (1511 ? 1574); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

FRANCIELE MACHADO

Uma análise sobre as representações em Roger Chartier e as diversas apropriações no Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Gabriela Jaquet

Um historiador do presente: a atualidade e o diagnóstico através das narrativas históricas de Michel Foucault; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cesar Saad

Uma Teoria para a historiografia Brasileira: a matriz disciplinar em Teoria da História do Brasil de José Honório Rodrigues (1949 - 1978); 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Piero Di Cristo Detoni

A síntese como desafio historiográfico na Primeira República; Pequenos estudos de caso; 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Dalton Sanches

Heresia buarqueana: itinerário do ensaísmo histórico entre o modernismo e as Raízes do Brasil (1920-1955); 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Eduardo Wright Cardoso

A cor local e a escrita da história no século XIX: o uso da retórica pictórica na historiografia nacional; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Pedro Telles Da Silveira

O cego e o coxo: crítica e retórica nas dissertações históricas da Academia Brasílica dos Esquecidos (1724-1725); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Valdemir Ferreira Lopes

Os prefácios de Sobrados & Mucambos: a história de um livro em busca do universal; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Vanessa Carnielo Ramos Gomes

Ao pé da página: estudo sobre as notas de rodapé em Casa- Grande & Senzala; 2011; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Jacson Schwengber

Obsceno, cético, ateu; Crítica, conhecimento histórico e cultura impressa em Pierre Bayle (1647-1706); 2022; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Eliete Tiburski

Um hiato no tempo e no espaço: Os Sertões e a experiência temporal; 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Diego José Fernandes Freire

Um passado para a história: os historiadores e as historiadoras da Universidade de São Paulo e a história da historiografia brasileira na década de 1970; 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Jaime Fernando dos Santos Junior

Revolução e história: tempo, mudança e continuidade na Inglaterra moderna; 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Pedro Telles Da Silveira

História, técnica, novas mídias: reflexões sobre a história na era digital; 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Julia Helena Dias

As mulheres e a escrita do tempo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Gisele Alvares Gonçalves

"O Perdão"; Um romance da Belle Époque porto-alegrense; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Guilherme da Silva Cardoso

Escrevendo o tempo, repensando a vida: a aids em obras e cartas de Caio Fernando Abreu (1983 ? 1996); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Arthur Maia Baby Gomes

De Westeros para a Escola: A Idade Média e a recepção de As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones por alunos de ensino médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Claudio Quintero Macedo

Guerra pelo cérebro no Instituto Histórico da França: uma disputa médica que adentrou o lugar do historiador (1834-1836); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Carlos Eugenio da Silva Negreiros

Anacefaleose da história portuguesa: profecia e messianismo em Manuel Bocarro Francês (1593 ? 1662); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

ANDRÉ DANIEL REINKE

Isto é Esparta; A operação historiográfica na construção ficcional dos quadrinhos Os 300 de Espartade Frank Miller; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Gabriela Menezes Jaquet

O entendimento de prática intelectual através do diagnóstico do presente nos escritos de Michel Foucault de 1970 a 1984; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Gabriel Fleck de Abreu

Foucault do cabaré ao lar: um estudo sobre a apropriação de Michel Foucault por Margareth Rago em Do cabaré ao lar de 1985; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Luiz Guilherme H

Lopes; A prática histórica foucaultiana na Cátedra História dos Sistemas de Pensamento, de 1970 a 1975; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Entre a crítica e a moral: a escrita da história na pena de Lúcio dos Santos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Piero Di Cristo Detoni

Populações meridionaes do Brazil e a experiência historiográfica da Primeira República; Sobre temporalidade, erudição e síntese histórica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Dalton Sanches

A ante-sala das Raízes do Brasil: reflexões sobre modernidade, modernismo e escrita da história em Sérgio Buarque de Holanda; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Pedro Henrique Battistella

A presença da memória do Holocausto na cultura histórica brasileira; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Mariana da Silva Severo

História pública e mediações com o passado: o caso do Brasil Paralelo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

João Camilo Grazziotin Portal

O tempo presente em Sarte; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Karen Pereira

Lacunas na memória do Holocausto; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Guilherme da Silva Cardoso

(Re)construções e memórias da aids nos anos 1980 e 1990; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo

Guerra pelo cérebro no Institute Historique de France: uma disputa médica que adentrou o lugar do historiador (1834-1836); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

João Camilo Grazziotin Portal

A construção de uma narrativa traumática: as memórias de Primo Levi; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Pedro Henrique Batistella

Leis memoriais e ensino do Holocausto; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo

Guerra pelo cérebro no Institute Historique de France: uma disputa médica que adentrou o lugar do historiador (1834-1836); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

João Cláudio Rocha Moraes

Erudição e ceticismo em Michel de Montaigne; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo

O Instituto Histórico de Paris e a historiografia do século XIX; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Deiner Lucian Barili

Jean Bodin e a leitura da história no século XVI; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Wilson Arnhold Chagas Júnior

Ensaio histórico e escrita da história: a historiografia brasileira entre 1870 e 1940; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Allejandro Gomes Romero

Ensaio histórico e escrita da história: a historiografia brasileira entre 1870 e 1940; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

João Cláudio Rocha Moraes

Montaigne: ceticismo e cultura histórica no século XVI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo

Entre antigos e modernos: o humanismo renascentista na historiografia francesa do século XIX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Cristian Cláudio Quinteiro Macedo

O Instituto Histórico de Paris e a historiografia do século XIX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Mayra de Souza Marques

Erudição e crítica no alvorecer da época moderna; O Methodus de Jean Bodin e a idéia de história no século XVI; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Piero Di Cristo Detoni

Ensaio histórico e escrita da história: a historiografia brasileira entre 1870 e 1940; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Clayton José Ferreira

Raízes do Brasil e o ensaísmo histórico brasileiro: emergência, consolidação e crise de um gênero historiográfico; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Entre a crítica e a moral: a escrita da história na pena de Lúcio dos Santos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Piero Di Cristo Detoni

Ensaio histórico e escrita da história: a historiografia brasileira entre 1870 e 1940; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Dalton Sanches

Raízes do Brasil e o ensaísmo histórico brasileiro: emergência, consolidação e crise de um gênero historiográfico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e a escrita da história na República Velha, 1907-1930; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Maria Karina Ferraretto

Estágio de Bacharelado; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Clayton José Ferreira

Banco de Dados de Historiografia Brasileira: a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1838-1940; 2010; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Fernando Felizardo Nicolazzi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Maria de Oliveira Burmester

Foucault: história e literatura; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ana Maria de Oliveira Burmester;

Sergio Odilon Nadalin

"História da Família Brasileira no Século XVIII"; 2000; Orientação de outra natureza; (Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal do Paraná, UFPR (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Coordenadoria de Extensão); Orientador: Sergio Odilon Nadalin;

Temístocles Américo Corrêa Cezar

O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica; 2004; 149 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar;

Temístocles Américo Corrêa Cezar

Um estilo de história: a viagem, a memória, o ensaio; Sobre Casa Grande & Senzala e a representação do passado; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Temístocles Américo Corrêa Cezar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NICOLAZZI, FERNANDO . Disoriented Time and Social Knowledge. The Historical Essay in Brazil, c. 1870-1940. The American Sociologist , v. 51, p. 1-14, 2020.

  • NICOLAZZI, FERNANDO . Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos, recepção da história e história pública. REVISTA HISTÓRIA HOJE , v. 8, p. 203-222, 2019.

  • NICOLAZZI, F . Muito além das virtudes epistêmicas: o historiador público em um mundo não linear. REVISTA MARACANAN , v. 1, p. 18-34, 2018.

  • NICOLAZZI, F ; MOLLO, Helena Miranda ; TURIN, R. . The thickness of time: the writing of history and appropriation of the past in Brazil, 1830-1930. Historein , v. 17, p. 1-20, 2018.

  • NICOLAZZI, F . O capelão do rei, o livreiro da Sorbonne, o advogado da corte: livros, bibliotecas e leitura da história na França do século XVI. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 18, p. 584-607, 2017.

  • NICOLAZZI, F ; BAUER, C. S. . O historiador e o falsário: Usos públicos do passado e alguns marcos da cultura histórica contemporânea. Varia Historia (UFMG. Impresso) , v. 32, p. 807-835, 2016.

  • NICOLAZZI, F . Raízes do Brasil e o ensaio histórico brasileiro: da história filosófica à síntese sociológica, 1836-1936. Revista Brasileira de História (Online) , v. 36, p. 1-22, 2016.

  • NICOLAZZI, F . Orden del tiempo y escritura de la historia: consideraciones sobre el ensayo histórico en el Brasil, 1870-1940. Prismas , v. 19, p. 47-66, 2015.

  • NICOLAZZI, F . História da historiografia e temporalidades: notas sobre tradição e inovação na história intelectual. Almanack , v. 1, p. 27-32, 2014.

  • NICOLAZZI, F ; GONCALVES, T. M. . Inventando a historiografia mineira: o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais em sua 'primeira fase', 1907-1927. Revista de Teoria da História , v. 6, p. 93-109, 2014.

  • NICOLAZZI, F . O historiador enquanto leitor: história da historiografia e leitura da história. História da Historiografia , v. 13, p. 63-77, 2013.

  • NICOLAZZI, F . As virtudes do herege: ensaio, modernismo e escrita da história em Casa-grande e senzala. Remate de Males , v. 31, p. 255-282, 2011.

  • NICOLAZZI, F . Como se deve ler a história? Leitura e legitimação na historiografia moderna. Varia História (UFMG. Impresso) , v. 26, p. 523-545, 2010.

  • NICOLAZZI, F . À sombra de um mestre. Gilberto Freyre leitor de Euclides da Cunha. História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004) , v. 29, p. 254-277, 2010.

  • NICOLAZZI, F . Entre "letras & armas", a história como disputa. Considerações sobre a historiografia luso-brasileira do século XVIII. Almanack Braziliense , v. 11, p. 40-51, 2010.

  • NICOLAZZI, F . O tempo do sertão, o sertão no tempo: antigos, modernos, selvagens. Leitura de Os sertões. Anos 90 (UFRGS. Impresso) , v. 17, p. 261-285, 2010.

  • NICOLAZZI, F . A história entre tempos: François Hartog e a conjuntura historiográfica contemporânea. História. Questões e Debates , v. 53, p. 229-257, 2010.

  • NICOLAZZI, F . O narrador e o viajante: notas sobre a retórica do olhar em Os sertões. História da Historiografia , v. 2, p. 67-85, 2009.

  • NICOLAZZI, F . O olhar francês sobre Minas. Revista do Arquivo Público Mineiro , v. XLV, p. 150-158, 2009.

  • NICOLAZZI, F . Experiência histórica e narrativa historiográfica: um diálogo entre Paul Ricoeur e Reinhardt Koselleck. Ágora (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 11, n.1, p. 139-159, 2005.

  • NICOLAZZI, F . História, nação e identidade: alguns comentários. Diálogos (Maringá) , Maringá/PR, v. 8, n.1, p. 67-76, 2004.

  • NICOLAZZI, F . A narrativa da experiência em Foucault e Thompson. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre, v. 11, n.19/20, p. 101-138, 2004.

  • NICOLAZZI, F . História: memória e contramemória. Métis (UCS) , Caxias do Sul/RS, v. 2, n.3, p. 217-234, 2003.

  • NICOLAZZI, F . A conceituação na escrita da história. História & Perspectivas , Uberlândia/MG, v. 27/28, p. 175-197, 2003.

  • NICOLAZZI, F . Uma teoria da história: Paul Ricoeur e a hermenêutica do discurso historiográfico. História em Revista (UFPel) , Pelotas/RS, v. 9, p. 45-76, 2003.

  • NICOLAZZI, F . As histórias de Michel Foucault. Klepsidra. Revista Virtual de História , v. 2, n.12, p. 1, 2002.

  • NICOLAZZI, F . História das mentalidades e história cultural. Revista Vernáculo , Curitiba, v. 1, n.01, p. 52-64, 2000.

  • NICOLAZZI, F . A fabricação do sorriso: ortodontia social em Curitiba na virada dos século XIX e XX. Klepsidra. Revista Virtual de História , São Paulo, v. 1, n.03, p. 1, 2000.

  • NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur (Org.) ; TURIN, R. (Org.) . A história (in)disciplinada. Teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 1. ed. Vitória/ES: Milfontes, 2019. v. 1. 275p .

  • NICOLAZZI, F . História e historiadores no Brasil : do fim do império ao alvorecer da República: c. 1870-1940. 1. ed. Porto Alegre: Edtora da Puc/RS, 2015. v. 1. 420p .

  • NICOLAZZI, F ; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria (Org.) ; SILVA, Ana Rosa Cloclet (Org.) . Contribuições à história da historiografia luso-brasileira. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. v. 1. 473p .

  • NICOLAZZI, F ; MOLLO, Helena Miranda (Org.) ; ARAUJO, V. L. (Org.) . Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. v. 1. 256p .

  • NICOLAZZI, F . Um estilo de história: a viagem, a memória, o ensaio. Sobre Casa-Grande & Senzala e a representação do passado. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011. v. 1. 486p .

  • NICOLAZZI, F ; SOLETTI, E. F. . Pedal pela memória. In: SCHMIDT, Benito Bisso; MALERBA, Jurandir.. (Org.). Fazendo História Pública. 1ed.Vitória/ES: Milfontes, 2021, v. , p. 115-126.

  • NICOLAZZI, F . A educação no Brasil hoje: o fundamental e o fundamentalismo. In: Magali Mendes de Menezes; Carlos Eduardo Sperb; Alesandra de Oliveira Petry; Wagner Machado da Silva; Olívia de Andrade Soares. (Org.). Direitos humanos em debate. Educação e marcadores sociais da diferença. 1ed.Porto Alegre: Cirkula, 2019, v. , p. 73-82.

  • NICOLAZZI, F . Culturas de passado e eurocentrismo: o périplo de Tláloc. In: AVILA, Arthur Lima de; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo. (Org.). A história (in)disciplinada. Teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. 1ed.Vitória/ES: Milfontes, 2019, v. 1, p. 211-244.

  • NICOLAZZI, F . François Hartog e o espelho da história: o outro e o tempo. In: Julio Bentivoglio; Alexandre de Sá Avelar. (Org.). O futuro da história: da crise à reconstrução de teorias e abordagens. 1ed.Vitória: Milfontes, 2019, v. 1, p. 121-154.

  • NICOLAZZI, F ; GONCALVES, T. M. . O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais: fundação e 'primeira' fase, 1907-1927 (capítulo anteriormente publicado na Revista de Teoria da História, vol. 6, 2014). In: FERREIRA, Antonio Celso; MAHL, Marcelo Lapuente. (Org.). Os Institutos Históricos e Geográficos: nação e região na historiografia brasileira. 1ed.Campinas: Pontos Editores, 2017, v. , p. 175-192.

  • NICOLAZZI, F . A história e seus passados: regimes historiográficos e escrita da história. In: BENTIVOGLIO, Julio; NASCIMENTO, Bruno César. (Org.). Escrever história. Historiadores e historiografia brasileira nos séculos XIX e XX. 1ed.Vitória: Milfontes, 2017, v. 1, p. 7-38.

  • NICOLAZZI, F . Representação e distância: naturalismo, linguagem e alteridade na escrita de Os sertões. In: NICOLAZZI, Fernando; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; SILVA, Ana Rosa Cloclet da.. (Org.). Contribuições à história da historiografia luso-brasileira. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2014, v. 1, p. 241-283.

  • NICOLAZZI, F . Paul Ricoeur (1913-2005). In: Maurício Parada. (Org.). Os historiadores clássicos da história, vol. 3. 1ed.Campinas: Vozes, 2014, v. 3, p. 15-45.

  • NICOLAZZI, F . Como se deve ler a história: Jean Bodin e a ars historica do século XVI. In: Nicolazzi, Fernando; Mollo, Helena Miranda; Araujo, Valdei Lopes De. (Org.). Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. 1, p. 207-234.

  • NICOLAZZI, F . Tempo histórico, memória e identidade: reflexões sobre a representação do passado em Casa-grande & senzala. In: Francisco Régis Lopes Ramos; Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. (Org.). Cultura e memória: os usos do passado na escrita da história. 1ed.Fortaleza: Núcleo de Documentação Cultural/UFC; Instituto Frei Tito de Alencar, 2011, v. 1, p. 235-255.

  • NICOLAZZI, F ; ARAUJO, V. L. . Introdução. In: VARELLA, Flavia Florentino; MOLLO, Helena; MATA, Sérgio da; ARAÚJO, Valdei Lopes de.. (Org.). A dinâmica do historicismo. Revisitando a historiografia moderna. 1ed.Belo Horizonte: Argumentum, 2008, v. , p. 7-14.

  • NICOLAZZI, F . Gilberto Freyre viajante: olhos seus, olhares alheios. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. (Org.). Estudos sobre a escrita da história. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, v. , p. 240-265.

  • NICOLAZZI, F . Fui processado pelo David Coimbra. Sul21, Porto Alegre, 22 dez. 2019.

  • NICOLAZZI, F . Um mosaico de passados: o Bairro Gótico de Barcelona. Café História, 16 set. 2019.

  • NICOLAZZI, F . Violência, memória e trauma: o terrorismo do ETA em discursos da literatura e da história. Café História, 05 ago. 2019.

  • NICOLAZZI, F . Democracia, violência e sociedade: o ETA e os usos do seu passado na Espanha. Café História, 15 jul. 2019.

  • NICOLAZZI, F ; BAUER, C. S. . Os passados presentes da Espanha: série especial. Café História, Rio de Janeiro, 03 jun. 2019.

  • NICOLAZZI, F . 2019 ? O Brasil Paralelo entre o passado histórico e a picanha de papelão. Sul21, Porto Alegre, 07 abr. 2019.

  • NICOLAZZI, F . A história da ditadura contada pelo Brasil Paralelo. Sul21, Porto Alegre, 23 mar. 2019.

  • NICOLAZZI, F . O idiota do David Coimbra. Sul21, Porto Alegre, 07 jul. 2018.

  • NICOLAZZI, F . O que se esconde entre as árvores? O Instituto Cultural Floresta, o MBL e a captura neoliberal do Estado. Sul21, Porto Alegre, 08 maio 2018.

  • NICOLAZZI, F . Ana Amélia, da tribuna para a história. Sul21, Porto Alegre, 21 abr. 2018.

  • NICOLAZZI, F . A educação pelas armas. O Instituto Cultural Floresta e nossos passados presentes. Sul21, 31 mar. 2018.

  • NICOLAZZI, F . A face de Marielle e o rosto dos difamadores. Sul21, Porto Alegre, 20 mar. 2018.

  • NICOLAZZI, F . O deputado, o Visconde, o papagaio: Marcel van Hattem e a história. Sul21, Porto Alegre/RS, 31 ago. 2017.

  • NICOLAZZI, F . A zona cinzenta do Escola sem Partido: Valter Nagelstein e o ensino do Holocausto. Sul21, Porto Alegre/RS, 10 jul. 2017.

  • NICOLAZZI, F . Novos liberais ou velhos escravocratas? Ou: o século XIX está logo adiante. Sul21, Porto Alegre/RS, 09 maio 2017.

  • NICOLAZZI, F . A docência e o sagrado. Valter Nagelstein e a educação amordaçada. Sul21, Porto Alegre, 04 abr. 2017.

  • NICOLAZZI, F . A campanha dos ?R$ 10 mil já?: singela sugestão ao David Coimbra. Sul21, Porto Alegre/RS, 09 mar. 2017.

  • NICOLAZZI, F . O golpe e o cultivo do ódio. Sul21, Porto Alegre/RS, 10 fev. 2017.

  • NICOLAZZI, F . E o governador disse: façamos o estado à nossa imagem e semelhança. Sul21, Porto Alegre/RS, 22 dez. 2016.

  • NICOLAZZI, F . A PEC 55 e o Estado de mal-estar social no Brasil. Sul21, Porto Alegre/RS, 13 dez. 2016.

  • NICOLAZZI, F . Valter Nagelstein e a educação extirpada. Sul21, Porto Alegre/RS, 17 out. 2016.

  • NICOLAZZI, F . Qual o partido da escola sem partido?. Sul21, Porto Alegre/RS, 02 jun. 2016.

  • NICOLAZZI, F . Escolas ocupadas, o mérito é dos estudantes. Zero Hora, Porto Alegre/RS, 01 jun. 2016.

  • NICOLAZZI, F . A rede e o sertão. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 98 - 98, 01 set. 2014.

  • NICOLAZZI, F . O outro lado da razão (seção "Memória", sobre o cinquentenário da publicação de História da Loucura, de Michel Foucault). Ciência Hoje, , v. 48, p. 80 - 82, 01 jul. 2011.

  • NICOLAZZI, F . Teoria da história e hermenêutica: acerca do estatuto do texto historiográfico. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais eletrônicos do XXII Simpósio Nacional de História, 2003.

  • NICOLAZZI, F . Erudição e crítica no alvorecer da época moderna. O Methodus de Jean Bodin e a idéia de história no século XVI. In: XI Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2012, Rio Grande. XI Encontro Estadual de História. História, memória, patrimônio. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2012. v. 1. p. 58-58.

  • NICOLAZZI, F . Um prelúdio à história da historiografia: Jean Bodin e a ars historica do século XVI. In: 5 Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual, 2011, Mariana/MG. Caderno de resumos & Anais do 5. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual. Ouro Preto: Edufop, 2011. v. 1. p. 0-0.

  • NICOLAZZI, F . O ensaio como estilo: considerações sobre a historiografia brasileira. In: 4 Seminário Nacional de História da Historiografia. Tempo presente & usos do passado, 2010, Mariana/MG. Caderno de resumos & Anais do 4. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: Edufop, 2010. v. 1. p. 0-0.

  • NICOLAZZI, F . A história como disputa. Dissertações históricas da Academia dos Esquecidos, 1724. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e ética: simpósios temáticos e resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009. p. 137.

  • NICOLAZZI, F . História, memória, democracia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Há públicos para a história em tempos de autoritarismo? Culturas de passado e memórias reativas no Brasil contemporâneo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Pandemia e usos políticos do passado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NICOLAZZI, F . Culturas de Passado e Revisionismo Histórico no Brasil Contemporâneo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . A história do Brasil Paralelo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . O século XIX redivivo: usos do passado e disputas no presente na histórias da Brasil Paralelo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Com quantas revisões se faz uma história?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Regimes historiográficos e recepção. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Na minha época não era assim. Como narramos e representamos o passado hoje. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Teoria da História e História da Historiografia: revisionismos, negacionismos e usos públicos do passado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Ensino de História: história pública, mídias e usos sociais do passado. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Com quantos passados se faz uma sociedade? Usos da História em contextos de crise. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Regimes de Verdade e Produção Científica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Anticientificismo e negacionismos no Brasil e no mundo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . O século XIX redivivo. Usos políticos do passado na série Brasil: a última cruzada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Histórias globais, eurocentrismo, culturas de passado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Tempo precário. Reflexões sobre a condição presentista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Tempos precários. Reflexões sobre a condição presentista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Culturas de passado e usos da história: algumas notas historiográficas sobre dilemas contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Ensaio, erudição e leitura da história. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Muito além das virtudes epistêmicas (Diálogos contemporâneos). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Culturas de passado e experiências de tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . A temporalização do espaço: Euclides da Cunha e a experiência de tempo d'os Sertões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NICOLAZZI, F . The readable past: historiographical regimes and the reading of history. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Os fins da história: culturas de passado e experiência do tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Culturas de passado e experiências de tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Culturas de passado e experiências de tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . O historiador e o falsário: considerações sobre alguns marcos da historiografia contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . O historiador e seus públicos: regimes historiográficos e leitura da história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Regimes historiográficos e leitura da história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . A profissão do historiador e as demandas sobre a história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Narcisismo e identidade do brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Erudição e ceticismo na cultura histórica moderna: Henri Corneille Aggripa e os abusos da história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Erudição crítica e leitura da história: Jean Bodin e o pensamento histórico francês do século XVI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Ordem do tempo e escrita da história: considerações sobre o ensaio histórico no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Entre innovación y tradición. Cambio, continuidad y ruptura en historia intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Erudição e crítica no alvorecer da época moderna: o Methodus de Jean Bodin e a idéia de história no século XVI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . As virtudes do herege: ensaio, modernismo e escrita da história em Casa-grande & senzala. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLAZZI, F . Um prelúdio à história da historiografia: Jean Bodin e a ars historica do século XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . O ensaio como estilo: considerações sobre a historiografia brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . A história como disputa. Dissertações históricas da Academia dos Esquecidos, 1724. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Entre a nuvem e o corpo: memória e representação do passado em Casa-grande & senzala. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Teoria da história e hermenêutica: acerca do estatuto do texto historiográfico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NICOLAZZI, F . Prefácio: Revisando o revisionismo. São Paulo, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NICOLAZZI, F ; ÁVILA, Arthur ; TURIN, R. . Apresentação. Vitória/ES, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NICOLAZZI, F . Prefácio, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NICOLAZZI, F . Prefácio a Como será o passado? História, historiadores e a Comissão Nacional da Verdade. de Caroline Silveira Bauer. Jundiaí/SP, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NICOLAZZI, F . Prefácio a O cego e o coxo. Historiografia, erudição e retórica no Brasil do século XVIII, de Pedro Telles da Silveira. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NICOLAZZI, F . História e cultura histórica no alvorecer da época moderna (séculos XIV-XVII). Porto Alegre, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NICOLAZZI, F . História e historiadores na França, das guerras da Itália à morte de Louis XIV. Oxford: Oxford University Press, 2014. (Tradução/Artigo).

  • NICOLAZZI, F . Prefácio a Crítica, método e escrita da história em João Capistrano de Abreu, de Maria da Glória de Oliveira. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NICOLAZZI, F . As muitas máscaras de Euclides da Cunha. Mariana/MG: Revista de História da Historiografia, 2012 (Resenha).

  • NICOLAZZI, F ; RODRIGUES, H. E. ; HARTOG, F. . Entrevista com François Hartog: história, historiografia e tempo presente. Mariana/MG: Revista História da Historiografia, 2012. (Tradução/Outra).

  • NICOLAZZI, F . Algumas reflexões sobre história e cinema. Mariana/MG: Revista de História da Historiografia, 2011 (Resenha).

  • NICOLAZZI, F . Momigliano e as raízes da historiografia moderna. Santa Cruz do Sul: Revista Ágora, 2004 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Antítesis. 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Brasileira de História. 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Práticas da História. 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PQ). 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PQ). 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PQ). 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PQ). 2019.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História Unisinos. 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História Crítica. 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Anos 90. 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Aedos. 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PQ). 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa PDJ). 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa - Bolsa Pósdoc). 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (apoio à participação em eventos científicos no exterior). 2017.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Ars Historica. 2014.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa). 2014.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa). 2014.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Topoi: Revista de História - UFRJ. 2013.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História da Historiografia - NEHM. 2013.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa). 2013.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc CNPq (projeto de pesquisa). 2013.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História da Historiografia - NEHM. 2012.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Aedos - UFRGS. 2010.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista LPH: Revista de História - UFOP. 2009.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Anos 90 - UFRGS. 2009.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Ars Historica - UFRJ. 2009.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História da Historiografia - NEHM. 2008.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Estudo Históricos - FGV. 2008.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Eletrônica Cadernos de História. 2008.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Eletrônica Cadernos de História. 2008.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista História da Historiografia - NEHM. 2008.

NICOLAZZI, F . Parecer ad hoc Revista Humanas - UFRGS. 2006.

NICOLAZZI, F . TV ligada ao MEC traz História preconceituosa, diz especialista. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLAZZI, F . Entrevista com Fernando Nicolazzi (Revista Temporalidades). 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLAZZI, F . Gilberto Freyre e a representação do passado. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

NICOLAZZI, F . Erudição crítica e leitura da história: Jean Bodin e o pensamento histórico francês do século XVI. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Tempo presente e culturas de passado: usos públicos da história na contemporaneidade, Descrição: A proposta aqui apresentada tem por pretensão realizar uma pesquisa sobre o estatuto do passado na cultura histórica atual e a partir disso investigar algumas de suas condições e modalidades de uso na sociedade contemporânea, particularmente aquela que se organiza desde as décadas finais do século XX, momento ressaltado por diversos intérpretes como caracterizado pela emergência da memória como elemento central, pela aceleração cada vez mais veloz dos processos sociais e por uma transformação considerável nas formas pelas quais o tempo é experimentado. Em outras palavras, a intenção é discutir o que pode ser chamado de culturas de passado em sua relação íntima com certas formas de experiência do tempo, tomando como problema norteador da reflexão os variados usos públicos da história que são feitos atualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador / João Camilo Grazziotin Portal - Integrante / Pedro Henrique Batistella - Integrante / Guilherme da Silva Cardoso - Integrante / Filipe Cambraia do Canto - Integrante / Eduarda Ferrari Soletti - Integrante / Carlos Eduardo Querotti - Integrante / Miguel Barboza Castro - Integrante / Vicente da Silveira Detoni - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2016 - Atual

    Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos e leitura da história, Descrição: O projeto de pesquisa que aqui se apresenta tem por objetivo investigar teoricamente o papel que a prática da leitura desempenha no processo de legitimação do conhecimento histórico. A partir do desenvolvimento da noção de regime historiográfico como categoria teórica propícia para uma história da historiografia preocupada não apenas com as condições sociais, metodológicas ou discursivas da produção do conhecimento histórico (um lugar, uma prática, uma escrita, segundo o difundido modelo da operação historiográfica de Michel de Certeau), mas também com suas formas de difusão, circulação e recepção, o intuito é oferecer uma re-flexão teórica sobre os efeitos do texto de história em seu leitor, os modos pelos quais este se apropria daquele, os mecanismos de persuasão e convencimento realizados, as maneiras pelas quais o leitor acredita no texto que lhe é oferecido etc. Para tanto, serão utilizadas fontes vari-adas, no jogo sempre proveitoso entre antigos e modernos, valendo-se igualmente das discus-sões realizadas em outros campos de saber, como a estética da recepção, a fenomenologia e a psicologia da leitura, a teoria e a crítica literárias entre outros. O objetivo é oferecer categorias analíticas para estudos preocupados com os modos pelos quais o saber histórico circula e é apreendido em diferentes contextos sociais e intelectuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador / Jacson Schwengber - Integrante / Diego José Fernandes Freire - Integrante / Erick Kaiser Vargas da Silva - Integrante / Lucas Tubino Piantá - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2014 - 2018

    Regimes de historicidade e regimes historiográficos: experiências do tempo e ensino da história, Descrição: A presente pesquisa se enquadra na linha ?Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória?, do programa interinstitucional de pós-graduação stricto sensu em Ensino da História/PROFHISTÓRIA. Seu objetivo é propor uma articulação teórica entre as categorias de regime de historicidade e de regime historiográfico a partir das relações entre produção do conhecimento histórico e ensino e aprendizagem da história. Assim, trata-se de refletir sobre a noção de regime de historicidade como uma modalidade de se conceituar a experiência contemporânea do tempo, possibilitando oferecer uma compreensão sobre o estatuto atual do conhecimento histórico na esfera pública, ou seja, para além dos lugares tradicionais de ensino e pesquisa. Além disso, a categoria se torna válida para se problematizar as relações entre história e memória no presente contexto, ponderando sobre as formas de aproximação e distanciamento entre ambas. Já a noção de regime historiográfico permite pensar sobre as diferentes maneiras pelas quais o saber histórico se manifesta em um determinado regime de historicidade, contribuindo para a reflexão sobre as modalidades de ensino e aprendizagem da história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador / Luciano Pinheiro Paltian - Integrante / Marcello do Amaral Mello - Integrante / João Camilo Grazziotin Portal - Integrante / Pedro Henrique Batistella - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2013 - 2018

    Erudição, ceticismo, historiografia: a cultura histórica francesa no século XVI (Bodin, Montaigne, La Popelinière), Descrição: A pesquisa aqui proposta tem por intenção realizar um estudo sobre a cultura histórica francesa da segunda metade do século XVI, a partir da articulação de três pontos importantes: as definições que à época se formulavam sobre os contornos da erudição crítica voltada para o estudo do passado; certo ceticismo histórico que colocava em outros parâmetros as relações entre antigos e modernos, inclusive deixando em suspeição a própria legitimidade da história enquanto saber; por fim, e em função dos dois pontos anteriores, uma perspectiva singular por meio da qual a própria historiografia, entendida aqui como a prática da escrita da história, passa a ser ela mesma historicizada, ou seja, objeto para a erudição e alvo do ceticismo. O foco será voltado para o estudo de três obras principais: o Methodus ad facilem historiarum cognitionem (1566), de Jean Bodin; os Essais (1580/1588), compostos por Michel de Montaigne; e L?histoire des histoires, suivi de L?Idée de l?histoire accomplie (1599), escrita por Henri Voisin de La Popelinière. A hipótese que norteia o estudo, fundada, sobretudo, no livro de Bodin, sugere que o historicismo jurídico da chamada escola francesa do direito (mos gallicus), definidor da cultura histórica aqui investigada, ?contaminou? também os estudos voltados à história, contribuindo para a elaboração do que se poderia, hoje, definir como uma complexa teoria da historiografia, a qual era também atravessada, não apenas pela preocupação com as formas segundo as quais a história deveria ser escrita, mas também pelas diferentes modalidades de leitura da história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador / Pedro Telles da Silveira - Integrante / João Claudio Rocha Moraes - Integrante / Cristian Cláudio Quinteiro Macedo - Integrante / Deiner Lucian Barili - Integrante / Pedro Henrique de Moraes Alvez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 2010 - 2012

    Erudição e crítica no alvorecer da época moderna. O Methodus de Jean Bodin e a idéia de história no século XVI, Descrição: A pesquisa proposta pretende estudar alguns aspectos da história da historiografia moderna, notadamente a formulação de uma idéia de história na obra Methodus ad facilem historiarum cognitionem, publicada originalmente em 1566, pelo filósofo e jurista francês Jean Bodin. Parte-se da hipótese de que a obra condensa em si uma série de questões abertas nos dois séculos precedentes, desde o contexto humanista do Renascimento italiano, bem como descortina uma variedade de elementos que serviram, entre os séculos XVII e XVIII, para a (re)organização do saber histórico na modernidade, notadamente no âmbito da Ilustração européia. Além disso, o foco da análise será concentrado tanto nas definições elaboradas por Bodin no que concerne a escrita da história, quanto nas suas considerações sobre a maneira adequada pela qual a história deveria ser lida, por meio dos preceitos concebidos dentro da tradição das artes historicae do século XVI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2008 - 2013

    Ensaio histórico e escrita da história: a historiografia brasileira entre 1870 e 1940, Descrição: O projeto pretende investigar a produção historiográfica realizada entre as décadas de 1870 e 1940, no sentido de compreender os princípios culturais e as estratégias discursivas que amparam uma certa idéia de escrita da história no referido período. Tendo por eixo norteador a noção de ensaio histórico, intenta-se perceber as relações do gênero ensaístico com a prática historiográfica propriamente dita, investigando tanto suas relações com outras formas literárias quanto com os aspectos críticos do método histórico. Além disso, pretende-se também analisar, no plano cultural mais amplo, as formas de experiência do tempo que estão implicadas na escrita ensaística do contexto em torno da Primeira República.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador / Piero Di Cristo Detoni - Integrante / Dalton Sanches - Integrante / Wilson Arnhold Chagas Junior - Integrante / Allejandro Gomes Romero - Integrante., Número de produções C, T & A: 30

  • 2004 - 2008

    Um estilo de história: a viagem, a memória, o ensaio. Sobre Casa-grande & senzala e a representação do passado, Descrição: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a historiografia brasileira em um momento singular e importante para a definição da disciplina da história no Brasil. Ela tem por assunto geral as formas possíveis de consciência histórica durante as primeiras décadas do século XX, explicitadas pelo gênero de ensaio histórico então produzido, e tem como seu objeto particular o conhecido livro de Gilberto Freyre, Casa-grande & senzala. Partindo da hipótese de que tal obra condensa as principais tensões que marcaram o saber histórico para aquele contexto, definindo as condições fundamentais para a emergência da ?história profissional? tal como a praticada no âmbito das universidades brasileiras desde meados daquele século no país, a pesquisa voltou-se para a temática da representação do passado produzida por Freyre no livro, bem como para as formas de legitimação por ele utilizadas no sentido de validar seu registro histórico. Dessa maneira, estudando-o a partir de outra obra-mestra como Os sertões, de Euclides da Cunha, defende-se o lugar original ocupado pelo autor dentro da tradição ensaística nacional, assim como a singularidade que marca seu estilo de escrita da história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2002 - 2004

    O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica, Descrição: Pesquisa sobre a temática da escrita da história em geral e, em particular, sobre a maneira como um texto de história organiza, na unidade de uma narrativa, a pluralidade de uma experiência de tempo. Para tanto, a ênfase é colocada sobre a tarefa de conceituação na historiografia, especialmente na utilização do conceito de experiência histórica como articulador do tempo da ação humana e como organizador da narrativa historiográfica. Um diálogo é estabelecido entre os trabalhos de Paul Ricoeur, e sua compreensão poética da narrativa historiográfica, e de Reinhardt Koselleck, com sua concepção plural de tempo histórico. Analisam-se duas obras em particular, A formação da classe operária inglesa, de Edward Palmer Thompson, e História da sexualidade II: o uso dos prazeres, de Michel Foucault, nas quais o conceito em questão e utilizado. Além disso, procurou-se delimitar precisamente um possível campo de atuação para a teoria da história, como uma análise tomando o texto como paradigma e a hermenêutica do discurso como modelo analítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Felizardo Nicolazzi - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Menção Honrosa no XVIII Seminário de Iniciação Científica (Bolsista: Dalton Sanches), Universidade Federal de Ouro Preto.

2010

Primeiro lugar no 2 Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães de teses de doutorado, Associação Nacional de História - Anpuh.

2009

Menção Honrosa no XVII Seminário de Iniciação Científica (Bolsista: Dalton Sanches), Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. , Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33086625

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2010 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Presidente do Comitê de Pesquisa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas..

  • 09/2009 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Pesquisa - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas..

  • 08/2008 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de História..

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira, Teoria da História

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Historiografia Geral, Historiografia Brasileira

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Mestrado em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, idéias, historiografia

  • 11/2009 - 12/2009

    Ensino, Mestrado em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História, memória, testemunho e patrimônio

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos sobre a escrita da história no Brasil, Historiografia Brasileira

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira, História da Historiografia Geral

  • 02/2009 - 02/2009

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento..

  • 08/2008 - 08/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira, Seminário de Filosofia VII

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de história e história pública

  • 01/2022

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e metodologia da história

  • 01/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/UFRGS.,Cargo ou função, Conselheiro Titular.

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História e História Pública

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Leitura e Escrita de Textos Históricos

  • 01/2021 - 05/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História e História Pública

  • 01/2021 - 05/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Leitura e Escrita de Textos Históricos

  • 03/2020 - 07/2020

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino da História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 09/2018 - 10/2018

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I

  • 09/2018 - 10/2018

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão História Pública e Mediações com o Passado.

  • 10/2017 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de História.

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História (Turma A), Introdução à História (Turma B)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Problemas de Historiografia Antiga e Moderna

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia - Análise Bibliográfica 3

  • 10/2015 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em História.

  • 10/2015 - 10/2017

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de História.

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História (turma A), Introdução à História (turma C)

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino da História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Tutorial

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia Brasileira

  • 02/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Pesquisa do IFCH.

  • 01/2013 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão de Pesquisa do IFCH.

  • 06/2013 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em História.

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino da História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino da História e Temporalidades

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia - Estudo Monográfico 1

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História, Teoria e Metodologia da História I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História, Técnicas da Pesquisa Histórica

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História II

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História do Brasil

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Ocidental

  • 10/2005 - 10/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Comissão Julgadora da Sessão Teoria da História e Historiografia, do XVII Salão de Iniciação Científica.

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 08/2004 - 01/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira

  • 08/2004 - 01/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História do Brasil

  • 10/2004 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Comissão Julgadora da sessão História, memória e identidades A, do XVI Salão de Iniciação Científica.

  • 10/2004 - 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Comissão Julgadora da sessão História, memória e identidades B, do XVI Salão de Iniciação Científica.

2018 - 2019

Universitat de Barcelona

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador convidado, Carga horária: 40