Gilmar Carneiro
Possui graduação em Artes Visuais (bacharelado em pintura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Artes Visuais (teoria e crítica de arte) pela mesma instituição (2002). Nas artes visuais, atua como artista e teórico, sendo que neste ultimo campo pesquisou sobre a vida e a obra de Ibere Camargo, alem de ter integrado a equipe de pesquisa para a criação do Catalogue Raisonee de gravura desse mesmo artista. Como docente univiersitário, ministrou as disciplinas Forma e conceito Pictórico na Contemporaneidade e Pintura I e II na Universidade do Estado de Santa Catarina. Também trabalhou como professor contratado na área de pintura do curso de Artes Visuais da Unochapecó/SC (2009-2010). Integrou o corpo docente do curso Artes Visuais: Cultura e Criação do Senac EAD/RS (2009-2013) e desde 2011 trabalha como professor concursado na rede de ensino do município de Porto Alegre.
Atualmente, na área de produção artística, tem trabalhado na criação e pesquisa de gravura em metal junto ao Atelier Jardim (POA).
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Artes Visuais
2000 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: uma poética do destino: transitoriedade e permanência na obra de Ibere Camargo.,Ano de Obtenção: 2002
Francisco Marshall.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte moderna; existencialismo; expressionismo.
Graduação em Artes Visuais
1988 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sem titulo
Orientador: Renato Heuser
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
Participação em eventos
Mostra de trabalhos: Profissão Professor (Câmara Municipal de Porto Alegre).Maquetes: uma construção intuitiva do espaço.. 2019. (Outra).
"Onde não chega o olhar prossegue o pensamento". Santander Cultural. 2016. (Encontro).
Encontro de formação para professores das mostras "Além do corpo" e "Asfixiando um búfalo".. 2016. (Encontro).
Ateliê-Lugar sem Fronteiras. 2015. (Oficina).
Encontro de Orientação para Educadores da Fundação Iberê Camargo/Mostra Limites sem limites: desenhos e traços da Arte Povera.. 2014. (Encontro).
Formação para professores sobre a mostra O tamanho do mundo" , de Vik Muniz. 2014. (Encontro).
Video Arte, da criacao aos dias de hoje. 2006. (Seminário).
Colóquio Internacional de Estética. 2004. (Simpósio).
Expressionismo, história e atualidade. 2004. (Seminário).
Mark Rotko na perspectiva do séclo XXI. 2004. (Seminário).
Ciclo de Palestras Arte e Literatura. 2003. (Outra).
Museologia Digital - novas fronteiras da educação. 2003. (Seminário).
Museus de arte: a experiência brasileira.. 2003. (Seminário).
A Dimensão experimental da pintura. 2002. (Seminário).
XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. 2002. (Outra).
O lugar da Arte na Cultura Contemporânea. 2001. (Seminário).
Eu. 1993. (Outra).
II Simpósio de Artes Plásticas. 1992. (Simpósio).
Seminário Internacional Surrealismo e Novo Mundo. 1992. (Seminário).
Pintura: processo e observação. 1991. (Oficina).
História cultural do Rio Grande do Sul. 1988. (Outra).
Participação em bancas
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira. Práticas Culturais em Bibliotecas Universitárias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação.) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Educação a Distância.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. Mostra de Artistas de Rua: a gestão cultural com ênfase no acesso e democratização da cultura.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
Letícia de Cássia Costa de Oliveira;CARNEIRO, G.; Luiz Armando Capra Filho. Não mais Híbridos: O Humans máquina. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. . Criação ou Plágio: a referência e o Sample nas artes visuais na contemporaneidade.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira. A cinematografia: a digitalização de imagens e ressignificação da cinematografia na filmagem de O tempo e o Vento.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
Letícia de Cássia Costa de Oliveira;CARNEIRO, G.. Apropriação e fotografia: um estudo sobre a obra de Richard Prince.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. Cactu´San: espécie em arte.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. Da arte à Propaganda: um estudo sobre os sentidos da fotomontagem na publicidade.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. Fragmentos da Carne. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Luciane Campana Tomasini; Letícia de Cássia Costa de Oliveira. Uma busca pelo vernáculo no design de móveis no Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação.) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
CARNEIRO, G.; Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho. Design de produtos visuais: cenografia virtual para televisão: estudo de caso Teledomingo 2009.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
Letícia de Cássia Costa de Oliveira; Luiz Armando Capra Filho;CARNEIRO, G.. Consumir Arte, Apreciar Propaganda: a lógica dos Rizomas Aplicada a Leitura de Textos Publicitários nos Diversos Contextos.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
Letícia de Cássia Costa de Oliveira;CARNEIRO, G.; Luciane Campana Tomasini. ECOBAG: inserindo a consciência ambiental no varejo de moda feminina. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.
Orientou
Cronotv: série fotográfica:desenhando com a luz; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O Hit Parade dos ambientes: arquitetura temática de inspiração nas tendências musicais jovens; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Da Pompa à Loucura: vestindo os personagens de Hamlet; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Ready-made: da arte para a publicidade; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Sob o véu do tempo: a importância da lembrança na; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
A galinha Princesa: a construção de um conto de fadas caipira; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
A CAIXA DE ESPAÇO Concepção, Estudos e Possibilidades; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
ARTE E TÉCNICA DA MARCHETARIA NO DESIGN DE SUPERFÍCIE DE MÓVEIS CONTEMPORÂNEOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O autorretrato e o visagismo: contribuições para criação de uma imagem pessoal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O OLhar do outro: a intervenção urbana como reflexão de valores e identidade no mundo contemporâneo; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Senses: percepção e relações das cores em uma instalação; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
CACTU´SAN: espécie em arte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
A importância da montagem na videoarte; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
As impressões do tempo na fotografia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Design versus Arte: uma análise de seus processos criativos a partir de estudos de caso; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O Feminino, o ritual e a ornamentação; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O ÍNtimo Visível; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Arte e Cosplay; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O papel do Phothoshop na alteração da imagem a manipulação de imagens operadas na revista Playboy; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Viemos do Barro, somos de plástico; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Caiu na Rede é Pixel: a beatificação de Greice Droney; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Pintura: da superfície da tela para a expressão no espaço: possibilidades de um diálogo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O velho votando a ser novo: O espartilho como suporte de criação plástica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
O QUE VEJO, É O QUE VEJO?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais: cultura e criação) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS; Orientador: Gilmar Carneiro;
Produções bibliográficas
-
CARNEIRO, G. . Iberê Camargo por Gerd Bornheim. Revista digital do MARGS, 2005.
-
CARNEIRO, G. . As cartas de Iberê. Revista digital da fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2002.
-
CARNEIRO, G. . As cartas de Iberê. Jornal do Margs, Porto Alegre, v. 83, p. 6-6, 2002.
-
CARNEIRO, G. . Observações sobre o processo de percepção de Britto Velho e sua pintura. Arte & Educação em Revista, Porto Alegre, p. 2 - 3, 01 dez. 1996.
-
CARNEIRO, G. . Da percepção e do fazer em artes visuais: intersecções. In: VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1995, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1995.
Outras produções
CARNEIRO, G. . Gilmar Andreatta Carneiro. 2016; Tema: Produção visual autoral: pintura, desenho e gravura.. (Site).
CARNEIRO, G. . Gilmar Andreatta Carneiro. 2014. Pintura.
CARNEIRO, G. . Geografia da Criação. 2014. Pintura.
CARNEIRO, G. . MOstra Individual de Pinturas. 2009 (Exposição).
CARNEIRO, G. . Des...pinturas. 2005 (exposição).
CARNEIRO, G. . Un Mondo di Artisti. 2002 (exposição).
CARNEIRO, G. . Exposição coletiva de Pintura / Elisabeth Py de Ermida/Gilmar Carneiro/Suzana Bernherdt. 2000 (exposição).
CARNEIRO, G. . Gilmar Carneiro/Pinturas. 1994 (exposição).
CARNEIRO, G. . IV Salão de Pintura Cidade de Porto Alegre. 1993 (exposição).
CARNEIRO, G. . Nova Pintura. 1993 (exposição).
CARNEIRO, G. . Pinturas, coletiva de Gilmar Carneiro/Núbia A. S. da Silva e Brilhavares Hoch. 1992 (exposição).
CARNEIRO, G. . Coletiva de Abertura. 1991 (exposição).
CARNEIRO, G. . I Salão Nacional de Arte Contemporânea. 1990 (exposição).
CARNEIRO, G. . Coletiva Grupo da Livre Arte Gaúcha. 1985 (exposição).
CARNEIRO, G. . 4º Jovem Arte Sul América. 1984 (exposição).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. , Rua Ana Aurora do Amaral Lisboa, Passo das Pedras, 91230000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 30481732, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2009 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Autônomo
Outras informações:
Professor/Tutor no curso Artes Visuais: Cultura e Criação (Modalidade EAD)
2009 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutoria
Outras informações:
Tutor na Disciplina Arte e Processo - Curso Artes Visuais - REGESD (Rede Gaúcha de Ensino á Distância)
2009 - 2009
Universidade Comunitária da Região de ChapecóVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina de Pintura IV
2005 - 2005
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 12
Atividades
-
04/2005 - 12/2005
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pintura II, Forma e Conceito Pictórico na contemporaneidade, Pintura I
2002 - 2005
Fundação Iberê CamargoVínculo: Prestador de servico, Enquadramento Funcional: autonomo, Carga horária: 30
Outras informações:
Trabalhou como integrante da equipe de catalogacao e pesquisa para o Catalogue Raisonee de gravura do artista Ibere Camargo
Atividades
-
05/2002 - 03/2005
Outras atividades técnico-científicas , Catalogação, Catalogação.,Atividade realizada, Catalogue raisonée da obra de Iberê Camargo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilmar Carneiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?