Edvandro Luise Sombrio de Souza

Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UNIRIO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFRJ. Possui Licenciatura em Artes Visuais Universidade Estadual de Londrina (2011) e em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor efetivo - Colégio Pedro II, no Campus São Cristóvão I, onde trabalha com Ensino Básico, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, participa do Núcleo de Estudos e Práticas em Arte e Educação - NEPArtE e ministra a disciplina "Gênero e Sexualidade no Ensino de Artes Visuais", no curso de especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais. Suas pesquisas de doutorado, em fase inicial, estão ligadas às questões da representatividade trans e do "transfake" no campo das Artes Cênicas.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes Cênicas

2019 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
José da Costa Filho.

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fronteiras, Lugares de Solidariedade: O que dizem os programas de Artes Visuais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero?,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Monique Andries Nogueira
Palavras-chave: ensino da arte; estudos de gênero; sexualidade; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; currículo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Especialização em Educação Especial: Atend. às necessid especiais

2011 - 2012

Instituto Sao Francisco de Assis de Administração, Comunicação, e Saúde
Título: Jogos Teatrais e Deficiência Intelectual: Motivação e Desenvolvimento de Capacidades Cognitivas
Orientador: Andréa Henrique Franco Bertan

Graduação em Artes Visuais

2009 - 2011

Universidade Estadual de Londrina
Título: Do ?como fazer?? ao ?por que fazer??: Reflexões sobre teatro na escola contemporânea a partir de relatos de experiência em Jaguapitã - PR.
Orientador: Aguinaldo Moreira de Souza

Graduação em Artes Cênicas Bacharelado Interpretação Teatral

1998 - 2002

Universidade Estadual de Londrina
Título: A PERSPECTIVA DE UM ?TEATRO DE ATOR? NO SÉCULO XX
Orientador: Ceres Vittori Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR 2012. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.

2012 - 2012

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.

2011 - 2011

GRUPO DE TRABALHO EM REDE - GTR / 2010. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade Sexual.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos de Gênero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

souza, e.l.s. ; MATTOS, E. M. ; COHN, G. ; SILVA, N. R. B. ; PIRES, A. D. ; BOTELHO, S. . II Seminário de Artes Visuais do Colégio Pedro II. 2017. (Outro).

souza, e.l.s. . I Seminário do DDAV do Colégio Pedro II. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Reunião Científica da ABRACE.A Atriz pode interpretar qualquer papel?: representatividade trans, travesti e não-binária no campo da arte. 2019. (Outra).

II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual ? Fabricações e Acidentes Visuais.?Gênero e Racismo: Cultura Visual e arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental?. 2018. (Seminário).

38ª Reunião Nacional da ANPEd. Formalismo - Elemento de Estabilidade: gênero e sexualidade no ensino da arte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

I Simpósio Internacional Arte na Educação Básica.Ensino de Artes Visuais, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação para a Sexualidade: mapeamento de campos. 2017. (Simpósio).

II Seminário de Artes, Educação e Culturas do Espaço Cultural do Colégio Pedro II.Diversidade sexual e de gênero no ensino da arte. 2016. (Seminário).

I Seminário de Artes Visuais do DDAV do Colégio Pedro II.Mesa: "Reflexões sobre o Ensino da Arte no CPII". 2016. (Seminário).

IX Seminário de Arte e Ensino de Londrina: Visualidades Poéticas no Ensino.Interculturalidade, Relações Étnicas e Arte: relatos de práticas sobre as culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II. 2015. (Seminário).

I Seminário Arte, Educação e Relações Etnicorraciais."Caixa de Memórias": Arte e Ancestralidades no 3 Ano do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

I Seminário Artes, Educação e Culturas do Espaço Cultural do Colégio Pedro II.Comunicação oral. 2014. (Seminário).

V Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.Das profundezas às superfícies: corpo e formas em um estudo expressionista. 2013. (Outra).

IV Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Professor Francisco VillanuevaI.Pintando o 7. 2012. (Outra).

Homofobia e Escola em questão.Homofobia e Escola em questão. 2011. (Outra).

I Feira de Profissões do Col. Est. Prof. Francisco Villanueva.Mesa Redonda: Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. 2011. (Outra).

I Encontro Estadual de Educação LGBT. 2010. (Encontro).

3 Festival UNIPAR de Teatro.Espetáculo "PEPEDEN". 2006. (Outra).

3 Festival UNIPAR de Teatro.Espetáculo "Precioso Amor". 2006. (Outra).

FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina.Espetáculo "PEPEDEN". 2006. (Outra).

FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina.Projeto Criando a Liberdade - espetáculo "O rato, o gato, o cachorro e o homem". 2006. (Outra).

Londrina Mostra Teatro e Circo.Espetáculo "O Nojo". 2005. (Outra).

Londrina Mostra Teatro e Circo.Espetáculo: "Ela não via, Ela nunca via". 2005. (Outra).

4 Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto.Performance teatral "Fim de Temporada". 2003. (Outra).

5 FESTUDO - Festival de Teatro Universitário de Dourados.Espetáculo "Quarador". 2002. (Outra).

VIII Festival Nacional Curta Teatro de Sorocaba.Espetáculo "Ao nosso lado". 2002. (Outra).

FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina.Espetáculo "Precioso Amor". 2001. (Outra).

I Feira de Artes Cênicas.O Mistério de uma noite. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís Machado Silvestre

SOUZA, V. V.;souza, e.l.s.; VERMELHO, R. R.. Obra a Obra: gênero na arte contemporânea em jogo. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) - Colégio Pedro II.

Aluno: Daniel Cavalcante da Silva

ALCANTARA, F. F.; ARAUJO, V. G.;souza, e.l.s.. Patrimônio Local Documentado em Filme. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - EAD) - Colégio Pedro II.

Aluno: Daniele Lopes dos Santos

FERNANDES, V. C.; VIEIRA, C. N. M.;souza, e.l.s.. Isto não é um Manual: reflexões sobre educação antirracista. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - EAD) - Colégio Pedro II.

Aluno: Bianca dos Santos Ramos

MATTOS, E. M.; SALGADO, S. S.;SOUZA, EDVANDRO LUISE SOMBRIO DE. O Patrimônio Imaterial de Matrizes Culturais Africanas e Indígenas nas Aulas de Artes Visuais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II.

Aluno: Melina Aurora Terra Ferreira

SOUZA, EDVANDRO LUISE SOMBRIO DE; REIS, C.; ARAUJO, M. S.. Da Diferença à Diversidade: investigando expressões de gênero e sexualidade entre estudantes do Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II.

Aluno: Débora Cavalcanti de Melo

souza, e.l.s.; MATTOS, E. M.; DOURADO, R. J.. Corpo e Performance: um debate atual e necessário nas aulas de Artes Visuais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Docente) - Colégio Pedro II.

CADILHO, C. C.; PEREIRA, A. C. M.; NJAIME, E. M.;souza, e.l.s.. Processo Seletivo para contratação de professores substitutos - Artes Visuais. 2020. Colégio Pedro II.

STEFEN, A.; DOURADO, R. J.; PINTO, M. L. G. C.;souza, e.l.s.. Admissão ao curso de Especialização "Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais". 2019. Colégio Pedro II.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mauro Roberto Rodrigues

RODRIGUES, Mauro R.. Uma breve história da atuação teatral: na perspectiva de um teatro de ator no século XX. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Adriane Maciel Gomes

GOMES, A. M.. Uma breve história da atuação teatral: a perspectiva de um teatro de ator do século XX. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Monique Andries Nogueira

NOGUEIRA, M. A.; GONCALVES, T.; LOPONTE, L. G.. Fronteiras, lugares de solidariedade: o que dizem os programas de Artes Visuais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monique Andries Nogueira

NOGUEIRA, M. A.; GONCALVES, T.; BAPTISTA, S.. Invisibilidades, ausências e silenciamentos: o que dizem os programas de artes visuais para os anos iniciais do ensino Fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE

LOPONTE, Luciana Gruppelli; Gonçalves, Teresa Paula Nico Rego; NOGUEIRA, Monique Andries. Fronteiras, lugares de solidariedade: o que dizem os programas de artes visuais para os anos iniciais do ensino fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves

Gonçalves, T. N. R.; Nogueira, M. A.. Fronteiras, lugares de solidariedade: o que dizem os programas de Artes Visuais para os anos iniciais do ensino fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves

Nogueira, M. A.;Gonçalves, T. N. R.. nvisibilidades, ausências e silenciamentos: o que dizem os programas de artes visuais para os anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as diversidades sexuais e de gênero. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado em Educação (PPGE-FE/UFRJ)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vanessa Saldanha da Silva

Multiculturalismo e o Currículo Mínimo do Rio de Janeiro; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) - Colégio Pedro II; (Orientador);

Natália Regina Brito da Silva

Os Fundamentos da Afrocentricidade, Afroperspectiva e Afrorreferência e seus discursos: outras possibilidades para o Ensino das Artes Visuais; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) - Colégio Pedro II; Orientador: Edvandro Luise Sombrio de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CERES VITTORI SILVA

UMA BREVE HISTÓRIA DA ATUAÇÃO TEATRAL: a perspectiva de um teatro de ator no século XX; 2002; 90 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ceres Vittori Silva;

José da Costa Filho

A atriz pode interpretar qualquer papel?: a questão do transfake e a representatividade trans no campo da arte; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • REIS, C. S. A. ; SILVA, A. V. G. ; SOUZA, EDVANDRO LUISE SOMBRIO DE . Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de História da UEG , v. 07, p. 113-130, 2018.

  • souza, e.l.s. ; NOGUEIRA, M. A. . CONHECIMENTOS MARGINAIS, FRONTEIRAS E ESTABILIDADE: Diversidade sexual e de gênero no ensino da arte. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE) , v. 13, p. 01, 2017.

  • SOUZA, EDVANDRO LUISE SOMBRIO DE ; NOGUEIRA, MONIQUE ANDRIES . Diversidade sexual e de gênero no ensino de artes visuais para as infâncias: formalismo como elemento de estabilidade nos currículos. CUADERNOS DE MUSICA, ARTES VISUALES Y ARTES ESCENICAS , v. 13, p. XX-XX, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

souza, e.l.s. . Gênero e Artes Visuais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

souza, e.l.s. . Gênero, Diversidade Sexual e Arte: introdução. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

souza, e.l.s. . A Estrutura Acadêmica dos Projetos de Pesquisa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

souza, e.l.s. ; SOUZA, V. V. . O Olhar da Arte na Diversidade Sexual e de Gênero. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

souza, e.l.s. . Jogos Teatrais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

souza, e.l.s. ; SARTRE, J. P. ; VALCAZARAS, L. ; FERREIRA, L. ; THEODORO, A. ; SARDINHA, A. C. . Então é assim. 2007. Teatral.

souza, e.l.s. ; BONFIM, E. ; PROENCA, S. ; FERREIRA, L. . O que vamos apresentar hoje? - Três fábulas Infantis. 2006. Teatral.

souza, e.l.s. ; VALIN, M. . Carpe Diem. 2006. Diversas.

PILCHOWSKI, A. C. ; PILCHOWSKI, V. L. ; souza, e.l.s. ; DORNELLES, R. ; ALMEIDA, M. . PEPEDEN - Programa de Ensino para Pessoas com Dificuldades para Enfrentar a Noite. 2005. Teatral.

FERREIRA, L. ; SARDINHA, A. C. ; souza, e.l.s. . O rato, o gato, o cachorro e o homem. 2005. Teatral.

souza, e.l.s. ; FERREIRA, L. ; SARDINHA, A. C. ; PROENCA, S. . Pinóquio. 2005. Teatral.

souza, e.l.s. ; PROENCA, S. ; SOUZA, A. ; MIGUEZ, B. . O nojo. 2004. Teatral.

souza, e.l.s. ; DORES, R. . Ela não via, Ela nunca via. 2004. Teatral.

FERREIRA, L. ; souza, e.l.s. . A roupa nova do imperador. 2004. Teatral.

FERREIRA, L. ; souza, e.l.s. . O gato de botas. 2004. Teatral.

souza, e.l.s. . Fim de Temporada. 2003. Performática.

souza, e.l.s. ; LIMA, J. R. ; FERREIRA, C. M. C. . Ao nosso lado. 2002. Teatral.

souza, e.l.s. ; GOMES, A. M. ; SCANDOLARA, C. ; PILCHOWSKI, A. C. ; KOVËSDY, V. ; RODRIGUES, M. R. ; ZAMPAR, L. R. . Quarador. 2002. Teatral.

souza, e.l.s. ; SARTRE, J. P. . As Troianas. 2001. Teatral.

souza, e.l.s. ; ROBELLO, N. . Antigona. 2001. Teatral.

souza, e.l.s. ; MOREIRA, C. P. ; PILCHOWSKI, A. C. ; PILCHOWSKI, V. L. . Precioso Amor. 2000. Teatral.

SILVA, C. V. ; souza, e.l.s. . Ensaio n 1: O ator em Artaud. 2000. Teatral.

souza, e.l.s. ; PILCHOWSKI, A. C. ; MOREIRA, C. P. . Mistério de Uma noite. 1999. Teatral.

MAZZIO, E. B. S. ; souza, e.l.s. . Espetáculo de Circo: Brasil 500 anos. 1998. Circense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Núcleo de Estudos e Práticas em Arte e Educação - NEPArtE, Descrição: Grupo de pesquisa formado por docentes do Campus São Cristóvão I, da disciplina de Artes Visuais, que dedica-se a pesquisar a relação entre Arte e Educação, a partir das práticas pedagógicas realizadas com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Edvandro Luise Sombrio de Souza - Integrante / Eliane Mattozo de Mattos - Coordenador / Viviane Viana de Souza - Integrante., Financiador(es): Colégio Pedro II - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Pedro II, Unidade São Cristóvão I. , Rua Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, 20920410 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38911000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Unidade São Cristóvão I Rua Campo de São Cristóvão, 177 São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ

Atividades

  • 03/2019 - 05/2019

    Ensino, Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero e Sexualidade no Ensino de Artes Visuais

2012 - 2013

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Arte - Concurso para a disciplina de Educação Artística (2007) - Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.

2008 - 2011

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSS - Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Para cargo de Professor de Arte no Ensino Fundamental - Anos Finais e no Ensino Médio. Perfaz 3 vínculos: de 14/02/2008 a 31/12/2008; de 09/02/2009 a 31/12/2010 e de 03/02/2011 a 31/12/2011.