Karoline Massari Hernandes

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com experiência na área de Assistência Farmacêutica e Micologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, prevalência, prevenção e infecções fúngicas. Cursando Pós-graduação em Farmácia Estética e Doutorado em Ciências da Saúde, ambos pelo Instituto de Saúde Esportiva, Estética e Clínica (ISEEC).

Informações coletadas do Lattes em 13/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Farmácia

2011 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação da atividade antifúngica de óleos essenciais frente a diferentes espécies de dermatófitos: uma revisão da literatura
Orientador: Adelina Mezzari

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Imigrante

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção de micoses. (Carga horária: 720h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção de micoses. (Carga horária: 760h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção de micoses. (Carga horária: 680h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em 37ª Semana Acadêmica de Estudos Farmacêuticos - SAEF. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Participação em eventos

II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. 2022. (Congresso).

2º Congresso de Extensão das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção dos fungos agentes de micoses superficiais em pacientes do LAC. 2015. (Congresso).

XVI SALÃO DE EXTENSÃO / 2015.Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção dos fungos agentes de micoses superficiais em pacientes do LAC. 2015. (Outra).

XV SALÃO DE EXTENSÃO / 2014.Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção dos fungos agentes de micoses superficiais em pacientes do LAC. 2014. (Outra).

XIV SALÃO DE EXTENSÃO / 2013.Caracterização da epidemiologia, e proposta para prevenção dos fungos agentes de micoses superficiais em pacientes do LAC. 2013. (Outra).

XXIV Salão de Iniciação Científica UFRGS. Efeitos do consumo materno do etanol durante a gestação e lactação sobre os filamentos intermediários cerebrais da prole. 2012. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • ROCHA, L. F. ; BITTENCOURT, F. M. ; HERNANDES, K. M. ; GONCALVES, S. M. B. ; RODRIGUES, D. M. ; BERGAMO, V. Z. ; L. N. Calil ; MEZZARI, A. . Epidemiological profile of cutaneous superficial mycoses in South, Brazil. SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 11, p. 133-137, 2018.

  • MEZZARI, A. ; HERNANDES, K. M. ; FOGACA, R. F. H. ; L. N. Calil . Prevalência de micoses superficiais e cutâneas em pacientes atendidos numa atividade de extensão universitária. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 21, p. 151-156, 2017.

  • HERNANDES, K. M. . CARACTERIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA, E PROPOSTA DE PREVENÇÃO DOS AGENTES DE MICOSES SUPERFICIAIS EM PACIENTES DO LAC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEZZARI, A. ; HERNANDES, K. M. . CARACTERIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA, E PROPOSTA DE PREVENÇÃO DOS AGENTES DE MICOSES SUPERFICIAIS EM PACIENTES DO LAC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HERNANDES, K. M. . CARACTERIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA, E PROPOSTA DE PREVENÇÃO DOS AGENTES DE MICOSES SUPERFICIAIS EM PACIENTES DO LAC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HERNANDES, K. M. . CARACTERIZAÇÃO DA EPIDEMIOLOGIA, E PROPOSTA DE PREVENÇÃO DOS AGENTES DE MICOSES SUPERFICIAIS EM PACIENTES DO LAC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HERNANDES, K. M. ; PUREUR, R. P. . Efeitos do consumo materno do etanol durante a gestação e lactação sobre os filamentos intermediários cerebrais da prole. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul. , Avenida Ipiranga 2752, Petrópolis, 90610000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33085257

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista PROREXT/UFRGS em projeto de Extensão " Características da epidemiologia, e proposta para prevenção dos fungos agentes de micoses superficiais em paciente do LAC ( Laboratório de Análises Clínicas) da faculdade de Farmácia da UFRGS, coordenado pela Profª. Drª. Adelina Mezzari. Atuando no atendimento nos pacientes atendidos no LAC que apresentem manifestações clínicas características de micoses, assim como na elaboração e aplicação de medidas de prevenção nos pacientes estudados e na população à qual eles pertencem.

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista BIC na Instituição através do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica "Estudo das vias de sinalização envolvidas nos efeitos do ácido quinolínico sobre o citoesqueleto de cérebro de ratos", coordenado pela Profª. Drª. Regina Pessoa Pureur. Atuando no setor de pesquisa na área de efeitos do etanol sobre o citoesqueleto de células neurais de ratos expostos durante a gestação e a lactação.

Atividades

  • 06/2021

    Estágios , Prefeitura de Porto Alegre.Estágio realizado, Estágio Curricular obrigatório na Farmácia Distrital Navegantes. Atuando nas demandas de atendimento a população, dispensação de medicamentos, atenção e assistência farmacêutica.

  • 10/2020 - 04/2021

    Estágios , DIMED S/A DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS.Estágio realizado, Estágio Extracurricular não obrigatório realizado na Farmácia Panvel. Atuando nas demandas práticas e burocráticas do cotidiano do profissional farmacêutico - 30 H semanais.

  • 10/2015 - 10/2015

    Extensão universitária , PROREXT/ UFRGS.Atividade de extensão realizada, XVI Salão de Extensão UFRGS 3 H.

  • 10/2014 - 04/2015

    Estágios , Associação Hospitalar Moinhos de Vento.Estágio realizado, Estágio Extracurrícular não obrigatório realizado na Farmácia Central do Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre/ RS. Atuando na vivência das demandas hospitalares diárias - 30 H semanais.

  • 10/2014 - 10/2014

    Extensão universitária , PROREXT/ UFRGS.Atividade de extensão realizada, XV Salão de Extensão UFRGS - 3 H.

  • 10/2013 - 10/2013

    Extensão universitária , PROREXT/ UFRGS.Atividade de extensão realizada, XIV Salão de Extensão UFRGS - 3 H.

2014 - 2015

Hospital Moinhos de Vento

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio extracurricular, realizado na instituição, sob coordenação da farmacêutica Shirley Frosi Keller. Atuando no auxilio nas demandas diárias da rotina do farmacêutico clínico, na verificação de temperaturas das geladeiras e ambientes de armazenagem de medicamentos, controle de estoque e validade de medicamentos, preparo de soluções químicas, unitarização de materiais e medicamentos, manutenção de quimioterapia e preparo de quimioterápicos, entre outros.

2020 - 2021

Dimed S/A Distribuidora de Medicamentos

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Extracurricular não obrigatório realizado na Farmácia Panvel, coordenado pela farmacêutica Bruna Scherer Seibert. Atuando como auxiliar o farmacêutica nas demandas diárias práticas, burocráticas e administrativas, controle de temperatura e de medicamentos termolábeis, conferência de nota fiscal, controle de armazenagem e dispensação de antibióticos e medicamentos controlados, atendimento ao púbico e demandas de loja necessárias, entre outros.