Jéssyca da Rosa Santos Barcellos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Mestrado em andamento em Psicologia Social e Institucional na UFRGS. Atualmente trabalha como Tutora ao Apoio Institucional na pesquisa Estudo sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Rio Grande do Sul: avaliação e implantação. Trabalhou na Secretária Estadual de Saúde como Apoiadora institucional da Cooperação Interfederativa de enfrentamento ao HIV. No enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS do Estado do RS focando em 15 municípios prioritários Possui experiência em relações étnicas- raciais tendo sido este o foco para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso - FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO SOBRE OS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EM PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLITANA.

Informações coletadas do Lattes em 11/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia Social e Institucional

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador:Lilian Rodrigues da Cruz.

Graduação em Psicologia

2009 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Formação em psicologia e a educação das relações raciais: um estudo sobre os currículos de graduação em psicologia em Porto Alegre e região Metropolitana
Orientador: Raquel Silveira

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Técnica Estadual Parobé

Formação complementar

2017 - 2017

Oficina Técnica de Médicos sobre Doenças Prevalentes na População Negra. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação para a Promoção da vida e Prevenção do Suicídio. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Vigilância em Saúde, CEVS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Psicologia Forense - Perícia Psicológica. (Carga horária: 8h). , Renova Cursos, RC, Brasil.

2012 - 2012

Psicologia Jurídica: A Reforma Psiquiátrica e os Direitos dos Portadores de. (Carga horária: 15h). , Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.

2010 - 2011

Programa de Inglês Básico. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.

Participação em eventos

Olhares Diversos e Contemporâneos.Olhares Cruzados: As emoções na vida acadêmica a partir da experiência de estudantes que integram o perfil do ingresso por ações afirmativas. 2017. (Seminário).

Escritos Negros: o protagonismo negro na produção acadêmica.Escritos Negros: o protagonismo negro na produção acadêmica. 2016. (Outra).

Palestra na aula Temas Contemporâneos em Psicanálise.O impacto do Racismo na Saúde Mental. 2016. (Seminário).

Semana Acadêmica da Faculdade São Francisco de Assis.As implicações do Racismo na Saúde Mental. 2016. (Outra).

V Semana de reflexões sobre negritude, gênero e reça do instituto federal de Brasília.Formação em psicologia e educação das relações raciais: um estudo sobre os currículos de graduação em psicologia em Porto Alegre e Região Metropolitana. 2016. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BARCELLOS, J. R. S. . Raça e Psiquê. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. . Olhares Cruzados: As emoções na vida acadêmica a partir da experiência de estudantes que integram o perfil do ingresso por ações afirmativas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARCELLOS, J. R. S. ; SILVA, C. D. . Racismo como atravessador na subjetividade de negros e brancos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. ; SILVA, C. D. . Aula aberta sobre Racismo Pet Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. . Escritos Negros: o protagonismo negro na produção acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. . O impacto do Racismo na Saúde Mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. . As implicações do racismo na Saúde Mental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARCELLOS, J. R. S. ; SILVA, R. S. . Formação em psicologia e a educação das relações raciais: um estudo sobre os currículos de graduação em psicologia em Porto Alegre e Região Metropolitana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

CARVALHO, F. ; MORAES, H. ; BARCELLOS, J. R. S. . Nação discute o hino do Rio Grande do Sul. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ATZ, M. V. ; BARCELLOS, J. R. S. . Psico no Exterior. 2017; Tema: A Psico no Exterior se destina a todo(a) brasileiro(a) maior de 18 anos que resida fora do país e que sinta necessidade de apoio e orientação pontuais.. (Site).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Rio Grande do Sul: avaliação e implantação através do apoio institucional., Descrição: O objetivo do presente estudo é desenvolver estratégias para implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra segundo as diretrizes do Ministério da Saúde. O delineamento do estudo será do tipo intervenção, com avaliação antes e depois, combinando metodologias qualitativas e quantitativas. O mesmo será desenvolvido em 20 municípios prioritários do RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jéssyca da Rosa Santos Barcellos - Integrante / caroline damazio da silva - Integrante / Jaqueline Oliveira - Integrante / Alisson Ferreira Batista - Integrante / Caroline da Rosa dos Santos - Integrante / Fernanda Souza de Bairros - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretária Estadual de Saúde (RS). , Avenida Borges de Medeiros - até 0364 - lado par, Centro Histórico, 90020020 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32887904, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (RS)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora ao Apoio Institucional, Carga horária: 30

Outras informações:
Atualmente trabalho como Tutora ao Apoio Institucional na pesquisa Estudo sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Rio Grande do Sul: avaliação e implantação. O objeitovo da pesuisa é implantar a PNSPN em 20 municípios prioritários através do Apoio Institucional.

2017 - 2018

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (RS)

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora da Cooperação Interfederativa RS, Carga horária: 30

Outras informações:
A Cooperação Interfederativa para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS no Rio Grande do Sul (RS), foi criada através do termo n.03/2013 assinado em 01/12/2013 e publicado no DOU em 19 de dezembro de 2013. Conforme já explicitado em produto anterior, a Cooperação tem como objetivo enfrentar a epidemia de HIV/AIDS do Estado focando em 15 municípios prioritários, que juntos detém cerca de 67% dos casos de HIV/AIDS do Estado, são eles: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntaria, Carga horária: 20

Outras informações:
Coleta de dados com usuários do SUS, referentes a pesquisa Racismo e Saúde Mental, coordenada pela professora Raquel Silveira.

2015 - 2017

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20

Outras informações:
Aconselhamento psicológico com pacientes portadores do vírus HIV, e coordenadora de grupos terapêuticos com familiares e pacientes portadores do viris HIV dentro do SAE -Serviço de Atendimento Especializado- Santa Marta.

2014 - 2015

Centro Cultural James Kulisz

Vínculo: Estagio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 18

Outras informações:
Atendimento aos usuários do SUAS do bairro Bom Jesus, no SAF - Serviço de Atendimento a Família-acompanhamento de grupos com adolescentes frequentardes do SCFV, palestras educativas com os diversos setores dentro do CEJAK

2013 - 2015

Superintendência de Serviços Penitenciários

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalho desenvolvido na Coordenadoria da Juventude SUSEPE. Coordenar e organizar o grupo MC?s para Paz com jovens em situação prisional, trabalhos administrativos referentes ao funcionamento dos grupos e da Coordenadoria da Juventude da SUSEPE